Etiqueta para Discípulos, 1a Parte

Maria
August 14, 2006

MariaFD/MM/FM 3603 6/06

Etiqueta — aqueles pequenos atos de amor e respeito — são os morangos e o creme do bolo da vida. Sirva os outros com generosidade e eles o amaram por isso!

íNDICE

Cortesia entre pessoas do sexo oposto4

Apreço8

Ensinar etiqueta correta às crianças 12

Modos com as crianças13

Afeto15

Querida Família,

Quando eu estava trabalhando na Carta "A Arte da Guerra, 6ª Parte", enfocando a arma da Lei de Amor‚ o Senhor falou ao meu coração que eu precisava publicar mais conselhos práticos dentro do tema de etiqueta e bons modos. A Palavra nos dá muitos conselhos maravilhosos sobre amor, fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco, sermos gentis e termos consideração, mas não publicamos muitos exemplos ou dicas práticas de como podemos demonstrar amor no dia-a-dia.

2. Sei que ter bons modos, etiqueta e ser cortês não são as únicas formas de se demonstrar amor — e não estou minimizando as outras, tais como, ajudar uns aos outros de forma sacrificada, dar financeiramente, orar uns pelos outros‚ etc. Mas os bons modos são uma parte muito importante de se demonstrar amor. É um aspecto no qual todos podemos melhorar e nem requer tanto esforço assim. Quando temos bons modos com as pessoas, demonstramos que nos importamos com elas, que as amamos e que sua felicidade é importante para nós. É algo que ajuda muito no sentido de fomentar união e irmandade, além de tornar a vida comunitária muito mais agradável.

3. Ter bons modos e melhorar a nossa etiqueta fará mais do que apenas melhorar a qualidade da nossa vida no Lar e nos fazer nos sentirmos mais felizes e amados. Também vai melhorar consideravelmente nosso testemunho e exemplo para as pessoas de fora e os amigos, ovelhas e contatos com quem interagimos. Dar esses simples passos para demonstrar amor de formas tão práticas representa muito não só para aqueles com quem vivemos, mas também para qualquer pessoa com quem tenhamos contato.

4. Você pode ser uma pessoa cheia de amor no coração, ter boas intenções e tudo o mais, pode até ter pensamentos amorosos pelos outros, mas se não sabe demonstrar este amor pelos outros, então não serve para nada. É como aquela citação‚ "O amor não foi colocado no seu coração para ficar, amor só é amor quando você o dá". Temos que dar amor. Temos que demonstrar amor. E uma maneira de fazer isso é desenterrando nossos bons modos e aprendendo um pouco de cortesia e consideração à moda antiga. Boa etiqueta é uma forma prática de se demonstrar amor.

5. Infelizmente‚ muitos de nós na Família carecemos de certa forma de bons modos e cortesia básicos. Não sei o porque disso. Talvez para alguns seja por nunca terem sido ensinados a forma cortês de se fazer as coisas; nunca receberam este treinamento. Alguns de vocês talvez até conheçam as regras básicas de etiqueta, mas permitiram que as pressões da vida sufocassem este aspecto tão importante. Talvez outros tenham ficado familiares demais com as pessoas com quem vivem e não consideram mais que seja necessário demonstrar amor de todas essas pequenas maneiras; talvez achem que dá muito trabalho. Ou pensam, "Não é tão necessário assim aprimorar meus modos para com as pessoas com quem vivo; elas vão compreender e me amar de qualquer forma."

6. Você talvez até tenha tentado elevar o seu padrão de bons modos e encorajar outros a fazerem o mesmo, mas acabou se sentindo frustrado por nunca ver progresso. Ou talvez seus bons modos se perderam no seu grande Lar, pois todos estão tão ocupados e acham que não têm tempo para praticar etiqueta. Talvez seja a última coisa da sua lista de afazeres; e como sente que há tantas outras coisas importantes para fazer para quê se dar ao trabalho de melhorar a etiqueta.

7. Sejam quais forem as nossas razões por termos perdido o espírito altruísta de cortesia e bons modos em nossos Lares, temos que reverter este quadro. Temos que entender que é algo importante. Faz parte de se demonstrar amor, contribui para a união e a formação de uma equipe vencedora forte; faz parte de nosso exemplo e testemunho para o mundo; aumenta a nossa camaradagem. É uma forma de usar ofensivamente a arma da Lei de Amor‚ de ensinar e treinar nossos filhos para que possam ser exemplos radiantes de amor e consideração quando se tornarem adultos.

8. Temos que entender que termos etiqueta e bons modos e sermos corteses não é apenas algo legal; é necessário. É uma necessidade. Não estou me referindo a cairmos na "letra da lei" com relação a isto, e tampouco ficarmos metidos, formais e termos um comportamento polido demais. Refiro-me apenas a tornarmos a etiqueta e bons modos simples e amorosos uma parte integrante de nossas vidas cotidianas — não só por amor a nós mesmos, mas por amor aos nossos filhos e ao nosso testemunho. O Senhor espera isso de nós, e nós deveríamos fazer o mesmo.

9. Quando seus amigos ou membros Ativos visitam seu Lar, esperam ver amor em ação — e vocês têm essa obrigação para com eles. Como sabemos tão bem, são os pequenos atos de amor e bondade no dia-a-dia que são mais óbvios e exprimem amor. E para isso ficar aparente, você tem que praticar a etiqueta e bons modos amorosos o tempo todo. Você e seus filhos não podem fingir um bom exemplo diante daqueles a quem ministram. Ou os seus modos são bons e amorosos, ou não são, e as pessoas vão enxergar isso e sacar a diferença.

10. Então, como o treinamento em etiqueta é uma necessidade tão grande na Família‚ oramos sobre isso e o Senhor e Papai nos deram muitas mensagens sobre o assunto. Esquadrinhamos essas mensagens e extraímos todas as principais citações, dicas e diretrizes e as incluímos aqui. Também as organizamos em categorias para facilitar a leitura e revisão destes pontos. Aposto que vão encontrar aspectos nos quais já se saem bem, e outros nos quais precisam melhorar e talvez algumas coisas que serão pequenas revelações para vocês por nunca terem percebido que fazem parte do amor e bons modos.

11. Muitos destes pontos serão apenas uma revisão para vocês. Então não se surpreendam se ao começarem a ler pensarem, "Isso tudo eu já sei". É bem provável que já saibam mesmo muito desses pontos. Mas estamos incluindo muitos desses que vocês já conhecem bem justamente por serem áreas nas quais ainda precisamos melhorar. Infelizmente, por ficarmos tão desacostumados aos bons modos, começamos a desconsiderar até mesmo algumas coisas básicas e elementares nas nossas vidas. Então, por favor, atentem bem às questões que para vocês forem apenas "revisões", e não as deixem de lado. Perguntem ao Senhor como podem melhorar também nessas áreas.

12. Mas não se desanimem com tantos pontos diferentes. Vocês não precisam se tornar especialistas em etiqueta de um dia para o outro. Mas eu gostaria de pedir que pedissem para o Senhor ajudá–los a mudar, e que comecem hoje mesmo a dar passos para progredirem neste aspecto de sua vida. Façam com que serem gentis e corteses, como também terem bons modos, uma meta pessoal sua pela qual vão lutar. Decidam que querem ser conhecidos pela sua consideração e cortesia, por seus bons modos e amor altruísta. Façam disso uma meta pessoal, algo no qual acreditam.

13. Não precisam começar com tudo de uma vez, mas podem começar a implementar algumas das dicas desta BN para que se tornem hábitos. Ou podem escolher uma categoria e começar com ela, e quando forem proficientes nesse aspecto, podem passar para outro. E não se preocupem com o que os outros vão pensar se começarem a praticar o que consta nesta BN. A meta é justamente esta: colocar a Palavra em prática e começar a obedecer. E se fizerem isto, as vantagens serão todas suas. Talvez no começo façam só porque a Palavra pede, e pode ser um pouco humilhante. Mas com o passar do tempo‚ passará a ser sua reação natural.

14. Facilitaria bastante se fizessem disso uma campanha do Lar. Se estiverem todos se empenhando em melhorar juntos, facilitará as coisas para todos. Ninguém vai se sentir constrangido ou isolado se estiverem aprendendo todos juntos, conversando sobre como estão implementando algumas das dicas desta BN. Simplesmente façam porque Eu pedi — e o que é mais importante, porque Papai e Jesus pediram!

15. Como observação, quero que saibam que estas seções com dicas sobre diversos assuntos não são completos. Ou seja, seria impossível incluirmos todas as dicas e diretrizes de cada categoria para cada país, além de não ser o plano do Senhor nem de Papai. Eles deram seus conselhos sobre algumas das coisas mais importantes, aspectos nos quais podemos começar a melhorar. Mas não se trata de um manual completo de etiqueta. Caso fosse, seria muito mais comprido, ha! Mas é um bom começo e uma direção na qual podemos nos empenhar.

16. Obrigada, querida Família, por levar esta BN a sério e iniciarem uma revolução de etiqueta em seus Lares! Mas, em seus esforços para integrar mais a etiqueta às nossas vidas, não nos esqueçamos que o amor é o mais importante, não regras e formalidades. Nossa etiqueta não será perfeita o tempo todo, mas se estivermos tentando ser amorosos e ter consideração, e estivermos cientes destas regras, então faremos o melhor que podemos, e é só isso que o Senhor espera de nós.

Com amor, Mamãe

(Caixa de texto:)

17. (Jesus:) "Etiqueta" é uma palavra meio pomposa e sóbria mas seu significado é simples: o comportamento adequando em qualquer situação. E esse comportamento é algo ainda mais simples — amor. Converse com amor, aja com amor, reaja com amor. Etiqueta, bons modos, cortesia e consideração são formas de demonstrar seu amor pelos outros. Se algum dia ficar sem saber o que pediria a etiqueta numa situação qualquer‚ faça a coisa amorosa. Amor nunca falha!

(Fim de caixa de texto:)

Obs.: Todas as dicas e trechos de profecias são de Jesus, salvo outra indicação.

Cortesia entre pessoas do sexo oposto

18. Algumas coisas são ultrapassadas‚ mas abrir uma porta para uma mulher, puxar a cadeira para ela se sentar e carregar algo pesado para ela não.

19. Homens, procurem maneiras de usar sua força física natural para demonstrar o seu apreço às mulheres. Por exemplo, ofereça-se para carregar, levantar ou abrir algo por ela se perceber que sua ajuda seria bem-vinda.

20. Mulheres, fiquem atentas às coisinhas que podem fazer pelos homens para demonstrar o seu apreço‚ como costurar um botão‚ passar uma camisa ou preparar um lanchinho para ele.

21. Homens, tratem as mulheres com carinho.

22. (Papai:) Vamos voltar aos dias em que os homens agiam como homens de verdade sendo gentis e respeitando as mulheres, e quando as mulheres não tentavam dar uma de duronas, fingindo não precisar da ajuda dos homens.

23. Homens, se quiserem que as mulheres os respeitem e amem, terão que tratá-las com amor e respeito também. Demonstre apreço, gentileza genuína, e lhes será retribuído cem vezes mais. Se dedicar um tempo para dizer às mulheres à sua volta como estão bonitas e que apreciam as coisas que fazem por você, verão que elas estarão mais dispostas a se desdobrarem para fazer coisas por vocês.

24. Quando há mais mulheres do que homens, é fácil elas ficarem desencorajadas e sentirem que não têm ninguém para elas. É fácil ficarem negativas e sentirem que não são amadas. Então se você for um dos poucos homens na área, esforce-se ao máximo para amar a todas e se desdobrar para demonstrar apreço a todas.

25. (Papai:) Os homens às vezes têm medo de demonstrar amor às mulheres‚ elogiá-las e ser carinhosos com elas por receio que elas vão ficar com sentimentos ou ligadas a eles. E se você não está emocionalmente envolvido com a mulher em questão, não quer que ela pense que está. Isso pode, muitas vezes, representar um dilema. Mas uma maneira de resolver isso é sendo imparcial no afeto e atenção que dá às pessoas. Elogie todas as mulheres à sua volta e seja amoroso com todas‚ de ambas as gerações. Depois‚ caso surja algo que pareça estar ficando complicado, em vez de se retrair e deixar de ser amoroso e afetuoso, procure o Senhor e pergunte-Lhe como Ele quer que você lide com a situação e qual a melhor maneira de resolvê–la. Ele vai mostrar como cuidar disso da forma mais amorosa possível.

26. Mulheres, vou dar um conselho sobre como tratar os homens: Sejam positivas a respeito deles, mesmo que não pareçam "Príncipes Encantados", e mesmo que não as apreciem tanto quanto vocês gostariam. Se falarem bem deles tanto em público como em particular, conquistarão o apreço e o respeito deles.

27. (Papai:) É fácil vocês, mulheres da Família, compararem os homens ao seu redor com os que conhecem quando saem para testificar. Os caras do Sistema parecem dispostos a fazer qualquer coisa por vocês. Eles as tratam bem e as respeitam. Mas muitas vezes os homens do seu Lar agem como se vocês nem existissem. Isso pode gerar batalhas para muitas garotas. Sinto muito por isso, e eu gostaria que nossos rapazes tratassem vocês melhor. Fico muito triste ao vê-las sentindo-se não amadas e achando que teriam que sair da Família para encontrar um homem que realmente as tratasse bem. As coisas não deveriam ser assim, nem é assim que eu e o Senhor queremos que seja na Família.

28. Mas em vez de reclamarem e ficarem desanimadas e desencorajadas por isso, orem pelos rapazes ao seu redor. Orem para que aprendam a tratá-las melhor, e depois se desdobrem para fazer com que eles se sintam amados e apreciados.

29. (Papai:) Nenhum homem na Terra gosta de ser humilhado por uma mulher. Então se quiserem que os homens as amem, terão que aprender a tratá-los direito. Nossos homens são maravilhosos e o Senhor está trabalhando na vida deles constantemente para ajudá-los a serem humildes, a serem Suas noivas e não machões. Mas, por via de regra, os homens são muito orgulhosos e esse orgulho pode ser facilmente ferido se vocês não agirem em oração e amor nas suas interações com eles. Mas caso sintam que algum homem precisa ser mais humilde e ficar no seu devido lugar, deixem isso com o Senhor e com seus pastores. Peçam ao Senhor que trabalhe na vida dele para mantê–lo humilde‚ mas, mulheres, não tentem fazer isso vocês.

30. Mulheres‚ rebaixar um homem intelectualmente ou até fisicamente quando você tenta provar o quanto é capaz fisicamente só o afasta. Ele quer ter diálogos interessantes com você, e alguns homens gostam de mulheres que são mais duronas e não tão frágeis. Mas tentar provar que é mais esperta que ele‚ que sabe mais do que ele, que tem mais experiência e que pode fazer algumas coisas físicas melhor do que ele, não é como você vai conquistar o coração de homem algum.

31. Mulheres, se vocês se intrometem nas conversas, contradizem os homens na frente de outros e os criticam na frente de outras mulheres por não serem como vocês gostariam que fossem, como podem esperar que eles as amem e sejam amorosos com vocês? Vocês descobrirão que é mais fácil conquistar, e manter, um homem se o tratar da maneira que gostaria que ele a tratasse.

32. Vocês acham que esse é o seu jeito, que não sabe ser diferente e que o homem certo para você vai amá–la mesmo assim. Isso pode ser verdade. Mas quando o conquistar, o seu relacionamento vai ser bem menos conturbado se aprender essas coisas agora. E até lá, se aprender a tratar direito os homens‚ isso pode tornar a sua vida com eles muito mais divertida hoje.

33. Homens, algumas mulheres adoram quando vocês beijam a mão delas; é um gesto humilde e nobre, típico de um cavalheiro. De modo geral‚ as mulheres gostam e apreciam, e é algo que todos podem fazer de tempos em tempos. Essa é uma dica prática de quem entende do assunto que podem tentar de vez em quando: na hora do jantar, quando todos estão sentados, dêem as mãos quando orarem; e se estiver segurando a mão de uma mulher, beije-a após a oração. É um gesto simples‚ mas é uma forma carinhosa de demonstrar amor.

34. Diga, "Eu te amo!" "Aprecio você!" "Eu dou graças a Deus por você!" Diga sempre palavras de amor. Às vezes palavras podem significar mais para uma mulher que qualquer outra coisa — principalmente se as disser com amor, ternura‚ sentido e sinceridade.

35. E, mulheres, o mesmo pode se aplicar aos homens também!

36. A maioria das mulheres gosta que um homem repare quando usa uma roupa ou um vestido novo, ou quando faz um penteado diferente e tenta ficar bonita para eles. A mulher aprecia quando um homem presta atenção nesses detalhes da sua aparência e faz elogios sinceros.

37. A maioria das mulheres gosta de ser tratada como uma dama, com delicadeza e respeito por sua individualidade. Ela não aprecia quando a tratam ou se referem à ela como um "objeto sexual", como fazem muitos homens do mundo; mas ela reage bem a elogios sinceros sobre suas qualidades e atrativos singulares, tanto exteriores como interiores.

38. Um gesto testado e comprovado pelo tempo que os homens podem fazer para demonstrar cortesia e cavalheirismo para uma mulher é abrir a porta do carro para ela e depois fechá-la. Ou puxar a cadeira para ela se sentar à mesa. O que ela aprecia nisso nem é tanto o ato em si‚ mas a consideração por ela.

39. Agradeça aos seus homens por todas as coisinhas da casa das quais cuidam, os negócios que resolvem e com os quais vocês não têm que se preocupar.

40. Façam noites especiais de apreço ou festas para o sexo oposto — uma homenageando os homens, e outra homenageando as mulheres.

41. Mulheres‚ aceitem elogios dos homens, demonstrando que apreciam o seu gesto. Diga algo como, "Obrigada. Que gentil de sua parte!" Reconheça, usando as palavras que preferir, o esforço do homem em fazer a coisa humilde e elogiá-la. Não importa se você concorda ou não com o que ele disse. Homens‚ façam o mesmo quando receberem um elogio de uma mulher.

42. Um homem que não cuida de sua própria aparência faz uma mulher questionar se é assim que ele cuidaria dela.

43. Manter uma aparência limpa é uma das formas mais fáceis de um homem demonstrar cortesia às mulheres.

44. Muitos caras gostam de brincar e provocar as garotas. Embora seja divertido brincar e às vezes até ser moleque, não é bom agir sempre assim quando está com mulheres, pois fazer isso consistentemente demonstra falta de respeito e amor.

45. Homens, ao sentarem-se à mesa com um monte de homens e uma ou duas mulheres‚ tentem não dominar por completo a conversa nem ignorarem totalmente as mulheres. Em vez disso, incluam-nas na conversa. É verdade que muitas vezes as mulheres não se interessam pelas mesmas coisas que vocês gostam de conversar‚ mas vocês deveriam se esforçar para incluí-las e conversar sobre coisas pelas quais elas também se interessam.

46. O mesmo vale para vocês, mulheres. Se estiverem sentadas com um grupo de amigas e tiver um ou dois caras presentes, tentem não falar apenas de assuntos de mulher, que seriam absolutamente maçantes para os homens. Quando houver um grupo de pessoas reunido, tentem conversar sobre coisas que vão incluir a todos. Ampliem sua perspectiva das coisas que gostam de fazer ou das quais gostam de falar, para poderem assim incluir mais as pessoas do sexo oposto em suas conversas e atividades. No final das contas, vocês vão desfrutar muito mais e lhes dará mais variedade.

47. Uma coisa que muitas mulheres não percebem é que os homens não são imunes ao constrangimento. Ficar constrangido em público é algo que os homens não engolem fácil, e algo que pode parecer pequeno mas pode crescer e se tornar num grande problema. Os homens podem parecer não muito sensíveis, mas isso não significa que não possam estar magoados por dentro. Então cuidem para não dizerem nem fazerem coisas em público que poderiam constrangê-los na frente dos outros.

48. Quando um homem fizer algo gentil por você, mulher, agradeça-lhe. Se ele se oferecer para carregar algo para você, aceite a ajuda — mesmo que se sinta capaz de fazer sozinha. Permitir que os homens sejam cavalheiros os encoraja de que são cavalheiros.

49. Guarde um prato de comida para ele/ela se perceber que não está presente na hora da refeição ou que vai se atrasar.

50. (Papai: ) Quando quiser elogiar uma mulher, peça ao Senhor que lhe mostre sua verdadeira beleza. São apenas as roupas bonitas e a maquiagem de bom gosto que a faz ser atraente? Ou essas coisas não são nada sem aquelas qualidades femininas lindas e carinhosas que você vê quando olha bem nos olhos dela? Onde está a verdadeira beleza?

51. (Papai:) Diga a uma mulher que aprecia o esforço que ela faz para ficar bonita. Diga que aprecia o fato dela colocar maquiagem na medida certa de modo que define sua beleza, sem sobrepujá-la. Diga que aprecia o trabalho duro e a dedicação dela e o fato dela desempenhar tão bem a sua função. Diga que aprecia sua pele macia‚ o brilho em seus olhos e sua graciosidade ao caminhar.

52. Diga-lhe como acha seu nariz bonitinho, ou os seus lábios ou olhos. É claro que não vai querer que soe com uma conotação sexual, mas não há nada de errado em manifestar apreço pela linda criação de Deus. Seja o que for que disser ou fizer, seja sincero e não leviano ou insincero.

53. Expresse seu amor e apreço por seu namorado ou namorada demonstrando-lhe respeito — nunca fale negativamente dele (a) pelas suas costas nem na frente dos outros.

(Caixa de texto:)

54. (Pergunta:) Agora vai ser o padrão da Família que sejam sempre os homens a abrirem as portas, puxar as cadeiras e ajudar as mulheres dessas formas "cavalheirescas"? É realista achar que vamos poder fazer isso nos nossos Lares da Família tão ocupados?

55. (Jesus:) Vocês não têm que ser tão rigorosos inflexíveis de modo a sempre fazerem essas coisas — a ponto das mulheres não se sentarem sem que um homem puxe sua cadeira, ou que o homem tenha sempre que abrir a porta do carro para ela, etc. Mas eu gostaria de ver muitos mais desses pequenos gestos de amor em seus Lares, pois hoje são quase inexistentes. Não é bom os homens criarem o hábito de nunca fazerem esse tipo de coisinhas pelas mulheres, e tampouco é bom que as mulheres caiam no hábito de nunca permitir aos homens fazerem isso. Não faz bem para vocês pessoalmente‚ nem para o seu exemplo e testemunho.

56. Não espero perfeição nas regras de etiqueta mas espero que vocês, homens, tomem o tempo para pensar nesses pequenos gestos de amor e serem cavalheiros de tempos em tempos, quando a situação for propícia. E quando os homens fizerem essas coisas, vocês, mulheres, deveriam ser humildes o bastante para aceitarem o gesto de amor. Se vocês homens não estiverem preparados e versados na prática dessas coisas, então quando surgir uma situação em que se espera esse comportamento, como uma do tipo "ministre para os ricos", pode acabar realmente ofendendo alguém. O mesmo se aplica a vocês, mulheres, se não estiverem acostumadas a aceitar esses gestos de cavalheirismo.

57. Não é preciso fazerem essas coisas o tempo todo, mas criem o hábito de fazê-las quando possível. Por exemplo, se o seu Lar estiver servindo um jantar especial, os homens poderiam fazer um esforço para puxar a cadeira para as mulheres. Ou, se estiver levando sua esposa ou namorada num passeio ou jantar especial, abra a porta do carro para ela. Ou faça essas coisas sempre que sentir que o estou cutucando para fazer um esforço extra para mostrar a alguém que a ama e aprecia. Mas, é claro que se quiser criar o hábito de ser um cavalheiro sempre que possível, então sinta-se à vontade para fazer estas coisas — como puxar a cadeira e abrir a porta para as mulheres.

58. O objetivo não é seguirem agora na "letra da lei" com relação a isso, mas quero que esses pequenos atos de amor entre pessoas do sexo oposto sejam muito mais prevalentes na Família do que acontece hoje. E não se trata apenas de abrir portas e puxar cadeiras. São muitas as coisas que se pode fazer, como oferecer carregar algo para uma mulher, caminhar do lado da rua que é mais perigoso (mais perto dos carros), dar a mão à mulher para subir ou descer de um transporte coletivo, etc. Existem várias maneiras de se demonstrar amor, então esforce-se para praticar mais essas coisas.

(Fim de caixa de texto: )

Apreço

59. Dê o mérito a quem merece. Se alguém lhe agradecer ou demonstrar apreço por algo que envolveu outras pessoas — se foi idéia de outro que você ajudou a implementar, ou se outras pessoas estavam envolvidas nos bastidores ajudando algo a se realizar — certifique-se de dar o mérito às pessoas certas. Não o aceite só para si. Aceitar o louvor sozinho sem dar mérito aos outros por terem ajudado e por suas boas idéias são péssimos modos e demonstra falta de amor.

60. Não importa se a pessoa está ou não presente. Se não estiver, você ainda assim pode lhe dar o mérito nas suas costas e dizer algo como, "Deus abençoe o fulano que fez a maior parte desse trabalho". Ou "Graças ao sicrano, foi idéia dele". Muitas vezes, o mérito que as pessoas recebem quando não estão presentes representa muito mais se ouvirem o que foi dito mais tarde.

61. (Papai:) Peça ao Senhor para ajudá-lo a reparar nas contribuições das pessoas — quem deu banho no cachorro, guardou o aprovisionamento‚ planejou o tempo de oração ou ministrou para o seu contato — para poder lhes agradecer.

62. (Comentário de um membro da Família:) "Uma amiga minha quase nunca recebe uma demonstração de gratidão. Certa vez ela fez sozinha sete travessas de lasanha para o Lar, ficou de pé na cozinha o dia todo para que ficasse bem legal para todos‚ e o único comentário que fizeram foi, 'Já acabou?' Acho isso horrível, e o mesmo me aconteceu em vários Lares. Talvez seja algo comum nos esquecermos de apreciar as pessoas que fazem o Lar ir para frente. Não sei qual é o problema; só sei que é errado."

63. (Mamãe:) Amém, é errado! É muito triste e espero que isso nunca mais aconteça a ninguém. Por favor, aprendam a expressar apreço às pessoas que estão tornando sua vida uma bênção.

64. É legal ser específico em seu apreço, se for possível, pois pode representar mais do que algo mais generalizado. Por exemplo, se souber que alguém dedicou tempo para pesquisar nas BNs e preparar uma atividade de louvor em conjunto, em vez de dizer, "Obrigado por guiar o tempo de louvor", experimente algo mais específico como‚ "Obrigado por experimentar a idéia de louvor "no lugar do seu irmão'. Foi muito inspirador."

65. No entanto, caso não consiga lembrar ou pensar em coisas específicas, não use isso como desculpa para não demonstrar apreço à pessoa. Apreço generalizado é melhor do que nenhum apreço, e ainda serve para encorajar e elevar o espírito de quem o recebe.

66. O melhor apreço que há é aquele que vem do coração, com sinceridade. Mas até mesmo o apreço tipo "frase decorada" é melhor do que nada‚ se achar que é só isso que consegue dar. Só o fato de ter dito algo para apreciar a pessoa e lhe agradecer demonstra que está tentando amá-la, mesmo que ainda esteja aprendendo a se expressar de maneira mais pessoal e específica.

67. Uma demonstração de apreço pode ser simples. Você pode dizer apenas, "Obrigado pelo bom trabalho que fez lavando a louça", ou "Obrigado por ajudar com o JJT de hoje", ou "Obrigado pela bênção que você é para a Família através de seu ministério". Você não tem que ser eloqüente nem ter um vocabulário imenso para ser um ávido apreciador.

68. Apreço é:

►Relativamente simples de se dar.

►Uma maneira prática de se demonstrar amor e aumentar a união.

►Uma forma de fazer quem o recebe sentir que é necessário e que seu trabalho vale a pena.

►Um passo simples e amoroso para ajudar a melhorar os relacionamentos entre as pessoas.

►Elogiar alguém por sua aparência.

►Agradecer a alguém pelo que fez.

►Dedicar um tempo para parar e até se desdobrar para fazer alguém se sentir amado e apreciado.

►Fazer um esforço adicional para falar palavras de amor‚ não só quando for prático ou fácil, mas mesmo quando for desconfortável para você.

►Uma força positiva que faz as pessoas quererem ter um desempenho ainda melhor.

►Uma força que eleva o espírito e pode tirar alguém do desencorajamento e da monotonia, restaurando a sua alegria de viver.

►Um músculo que precisa ser exercitado e praticado, e conforme é usado‚ torna-se num valioso recurso.

►Uma ferramenta que deixa de lado as diferenças e traz união num espírito de amor e consideração.

69. Apreço pode fazer maravilhas no sentido de gerar ou renovar o amor entre você e alguém de quem se sente distante.

70. Às vezes é difícil dizer palavras de encorajamento. Requer humildade dizê-las, portanto é difícil fazer isso. Mas depois que começar, ficará cada vez mais fácil, e em pouco tempo vai parecer algo natural.

71. Não posso alcançar as pessoas à sua volta sem a sua ajuda.

72. Considero cada um de vocês responsável pelas pessoas se sentirem apreciadas ou não.

73. Apreço não é nenhum grande show nem apresentação que tem que ser encenada; é demonstrado nas pequenas coisas que você repara em outras pessoas e sobre as quais as elogia. É quando você não passa indiferente por alguém, mas cumprimenta a pessoa, aproveitando a oportunidade para estender-lhe a mão e demonstrar-lhe afeto e apreço.

74. Não importa o quanto se sinta piegas, nem quão humilhante seja; o apreço é muitíssimo importante para a outra pessoa.

75. Você talvez não se sinta muito eloqüente, mas o amor e o apreço que há em seu coração vai transparecer e as pessoas vão sentir isso.

76. É fácil se prender na luta do dia-a-dia e questionar se as coisas que faz fazem diferença ou têm algum efeito. Mas quando outras pessoas se dão ao trabalho de verbalizar o seu apreço, isso ajuda a reacender o seu ánimo no trabalho que faz.

77. Quando perceber algo que admira em alguém, não fique só admirando em silêncio. Expresse em palavras e fale o que está pensando.

78. Peça um ajudante espiritual de encorajamento e apreço, e ele o ajudará a progredir nessa área de sua vida.

79. Posso suplantar quaisquer áreas nas quais se sente em falta no tocante a demonstrar apreço.

80. Tome o tempo necessário para dizer algo gentil a alguém. Pode parecer besteira para você, mas pode ser exatamente o que a pessoa precisava naquele momento‚ e você a estará ajudando mais do que poderia imaginar.

81. (Papai:) Você precisa ser capaz de ver cada pessoa como o Senhor a vê. Precisa ver o bom e o positivo — e mencioná-lo. Não é que seja cego às coisas negativas, mas faz vista grossa. Não pode viver pensando nas coisas que não são positivas.

82. As pessoas têm problemas e tendências que nos incomodam‚ mas muitas vezes a sua atitude positiva em relação a isso pode ajudá-las a superar esses problemas, ou atenuar a importáncia deles.

83. As chaves de humildade e amor destrancarão a cámara de apreço e possibilitarão que você veja as qualidades maravilhosas dos seus cónjuges.

84. (Papai:) Pergunte ao Senhor o que você pode apreciar em cada pessoa. Peça ao Senhor que abra os seus olhos para conseguir ver, como Ele vê, o valor de cada pessoa. Quando você começar a trilhar essa estrada de apreço, nunca mais voltará.

85. (Papai:) As pessoas que recebem as demonstrações de apreço precisam de humildade para aceitar com graciosidade aquilo que a pessoa está fazendo ou dizendo, e têm que entender que foi preciso esforço e fé para ela dar esse passo e demonstrar apreço. Recusar-se a receber apreço é tão ruim quanto se recusar a dá-lo. É preciso humildade de ambas as partes. Quando se está dando ou recebendo apreço, você é o amor de Deus para aquela pessoa.

86. Quando você menciona que aprecia uma qualidade específica de alguém que talvez não seja tão evidente, isso demonstra que você orou e pensou nas boas qualidades dessa pessoa.

87. (Papai: ) Demonstrar apreço pelas coisas pequenas é muitas vezes igualmente importante. A maioria das pessoas se lembra de agradecer os outros e lhes demonstrar apreço pelas coisas grandes que fazem, coisas notáveis e difíceis de passarem despercebidas. Mas muita gente não se dá ao trabalho de demonstrar apreço ou agradecer os outros pelas coisas menores, pois reparar nessas coisas exige mais esforço e insight, portanto o apreço demonstrado por essas coisas representa muito para quem o recebe. Então‚ tentem apreciar tanto as coisas grandes como as pequenas.

88. Diligência requer dedicação, trabalho duro e disciplina. Vemos os frutos da diligência, mas muitas vezes o que não vemos é o que está por trás dessa diligência — o compromisso de fazer as coisas de maneira ordenada e adequada. Você apreciou isto em algum de seus cónjuges ultimamente?

89. Se estiver ocupado demonstrando apreço a alguém, não vai ter tempo para criticá-lo nem para implicar com a pessoa.

90. Peça-Me para ajudá-lo a apreciar mais os outros. Peça-Me este dom, e a chave de apreço.

91. (Papai:) Não pense que não pode começar a demonstrar mais apreço hoje por não ser muito bom nisso ou por não ter muita experiência. Você tem que começar em algum lugar, então dê esse passo de fé. Diga a alguém o que você aprecia nele. Peça ao Senhor algo específico que pode mencionar à pessoa. Não precisa ser nada grande‚ apenas algo simples e sincero.

92. Demonstrem apreço batendo palmas para o cozinheiro.

93. (Papai:) Vocês se lembram da história de Tommy‚ o garoto aleijado que achava que não podia fazer muita coisa para o Senhor por causa de sua condição — mas apesar disso, fez o que póde para demonstrar amor a outros? Todos vocês podem ser como o Tommy. Podem deixar um pouquinho de amor nos corações de quem passa. Podem fazer isso com uma palavra, um sorriso, um olhar terno‚ um toque suave, um abraço, um beijo, um ouvido atento, um ombro amigo, um aperto carinhoso, um tapinha nas costas, um beijo na mão, um carinho no rosto ou com palavras simples de reconhecimento e apreço.

94. (Papai:) Se pensar algo positivo sobre alguém, fale! E se não passam muitas coisas positivas sobre as outras pessoas pela sua cabeça, ore e peça a ajuda do Senhor e Ele o ajudará.

95. Gratidão e apreço regam as sementes da gentileza e do amor que foram semeadas, e as faz crescer e se transformar em mais atos de amor e gentileza. Nada mata os atos de gentileza e cortesia mais do que falta de apreço, pois as pessoas ficam queimadas. E uma vez que alguém fica queimado, pode demorar algum tempo antes de voltar a ter vontade de tentar novamente.

96. Agradeça…

4À mãe, professora ou quem ajuda a cuidar das crianças por dedicarem suas vidas aos Meus pequeninos, que dão tanta alegria ao seu Lar.

4Aos testificadores por tudo que fazem para disseminar a Minha mensagem, alimentar e ministrar para os perdidos e necessitados, apesar das muitas dificuldades que enfrentam cada dia.

4A cada pessoa do seu Lar por alguma coisa. Se parar para pensar no que fazem‚ encontrará motivos para agradecer-lhes e apreciar-lhes.

97. Aceite o apreço e os agradecimentos de outros; entesoure seus elogios em vez de rejeitá-los. Você talvez se sinta um pouco constrangido com louvor e apreço, mas recebê-lo com humildade e gratidão faz parte do amor. Se protestar muito e falar demais do quanto você é pecador e indigno que qualquer coisa, rejeita então o presente de amor que estão tentando lhe dar. Você também dificulta os outros de lhe demonstrarem apreço no futuro quando oferece tanta resistência a receber presentes de amor e apreço.

98. Toda a admiração e encorajamento do mundo não vai fazer bem algum se ficarem trancados nos seus pensamentos.

99. Pode ser que o que alguém faz não passa de "seu trabalho", mas ainda assim é importante lhe agradecer, reconhecer seu esforço e trabalho e demonstrar gratidão e apreço.

100. Se você souber que alguém é tímido e ficaria constrangido se lhe agradecesse em público‚ agradeça-lhe então em particular. E vice versa‚ se souber que alguém não se importa de ficar sob os holofotes, agradeça-lhe em público. Ou talvez uma notinha escrita à mão, um e-mail, ou de repente uma xícara de chá ou um abraço seria mais importante para a pessoa. Descubra como as pessoas gostam que lhes demonstrem apreço, quer perguntando pessoalmente quer Me perguntando, depois agradeça-lhes de acordo.

101. Se for difícil para você aceitar elogios sinceros, provavelmente o seu orgulho é a causa disso. Aceite apreço com humildade.

102. Às vezes a melhor maneira de demonstrar apreço é "provando o que diz". Se vir que o cozinheiro investiu muito na refeição e você está muito agradecido, ajude a lavar a louça. Caso alguém o convide a uma festa, pergunte o que pode levar para contribuir. Se está agradecido porque outro Lar o deixou passar a noite numa viagem que está fazendo, ajude na limpeza, deixe o local onde dormiu mais bonito do que quando chegou, e ofereça uma doação em dinheiro. Se pegar algo emprestado de alguém e sabe que foi um sacrifício para aquela pessoa emprestar tal coisa, faça algo em retribuição para demonstrar que apreciou o seu sacrifício e reparou nele. Às vezes requer mais que umas poucas palavras de amor para demonstrar apreço adequadamente. Principalmente se foi um sacrifício ou um presente muito grande‚ pode ser necessário agradecer à pessoa repetidas vezes, pergunte-Me o que pode fazer para ajudá-la ou o que pode lhe dar‚ e não deixar o acontecido passar batido com nada mais que um bilhetinho de agradecimento.

Ensinar etiqueta correta às crianças

103. As crianças devem agradecer a quem cuida delas, as leva para passear, prepara sua comida ou faz ou compra as suas roupas ou outras necessidades.

104. As crianças deveriam aprender sobre a hora certa e a hora errada de abordar as pessoas. Deveriam evitar tanto quanto possível interromper os outros ou perturbar o seu trabalho. Deveriam aprender a respeitar as reuniões, tempos de oração‚ de profecia, dias de folga, os tempos quietos dos pais e quaisquer outros momentos em que as pessoas estão se concentrando e precisam de paz e silêncio. Deveriam aprender a ficar em silêncio nesses momentos, ou a ir para outra parte da casa, se possível. Deveriam aprender em que conversas sua participação é apropriada ou não.

105. Conforme as crianças aprendem sobre o valor do tempo e da importáncia de se ter um horário, podem também aprender a demonstrar respeito pelo tempo e horário dos outros.

106. Ajude as crianças a apreciarem os presentes e agrados que recebem para que não tomem tais coisas por certo ou tenham um espírito exigente e de "quero mais".

107. Alguns de vocês se perguntam se vale a pena ensinar seus filhos a serem corteses e educados, pois sentem que é uma batalha perdida, e que como outras pessoas do Lar não fazem essas coisas, não podem esperar isso de seus filhos. Ensine-lhes mesmo assim.

108. As crianças deveriam ser ensinadas a responder de forma adequada quando alguém as cumprimenta ou fala com elas.

109. As crianças deveriam aprender desde cedo a ajudar na limpeza e fazer o que puderem para deixar o Lar bonito para todos. Por exemplo, podem aprender ao menos a lavar a própria louça, e também às vezes oferecerem–se para lavar a louça de outra pessoa. Ou aprender a recolher seus brinquedos quando terminam de brincar, ajudar a ajeitar os sofás depois de assistirem a um filme, etc. É pura alegria ter por perto uma criança que aprende desde cedo a ver a necessidade e a ter responsabilidade.

(Caixa de texto:)

110. (Pergunta: ) Quais são algumas boas maneiras de se ensinar as crianças a melhorarem nos seus bons modos?

111. (Jesus:) Pergunte-Me qual a maneira mais eficaz de se ensinar os seus filhos a terem bons modos. Por exemplo‚ se estiverem numa campanha para ensiná-los a ter bons modos à mesa, brincar com aparelho de chá pode dar bons resultados.

112. Ou poderiam fazer um jantar especial em que os adultos são cozinheiros, garçons e garçonetes que servem às crianças, e no qual espera-se que as crianças comam educadamente, como se estivessem num restaurante chique. Arrumem a mesa de acordo, com os talheres nos lugares certos, e sirvam os vários pratos separadamente. Preparem as crianças de antemão, explicando o que é considerado bons e maus modos em sua cidade ou país‚ e permitam que "ponham à prova" suas habilidades.

113. Poderiam até discutir com elas, numa aula em algum momento depois da refeição, os aspectos nos quais se saíram bem, como também aqueles nos quais não se saíram bem‚ e elas podem tentar melhorar seus pontos fracos em refeições futuras. Faça uma tabela registrando seu progresso.

114. Ou, se estiverem tentando ensinar seus filhos a terem bons modos ao se apresentarem para as pessoas, ou quando testificam ou visitam amigos/ovelhas/contatos, façam teatrinhos nos quais elas encenam situações.

115. Ou, se estiverem tentando ensinar-lhes a serem mais agradecidas e a demonstrar mais apreço, façam disso um jogo. Vejam se cada criança consegue dizer uma coisa encorajadora e de apreço para cada pessoa do Lar uma vez por dia. Dê a cada criança uma tabela e elas podem assinalar o nome de cada pessoa depois que lhe disserem algo gentil e um apreço.

(Fim de caixa de texto: )

Modos com as crianças

116. Dirijam-se às crianças com respeito, tal como fariam com um adulto. Mesmo quando as corrigir, nunca fale de forma impaciente, com ares de superioridade, argumentativa ou rude.

117. É fácil entrar numa de mandar e desmandar nas crianças‚ mas imagine como se sentiria se alguém o tratasse assim.

118. Faça aos outros (às crianças) o que gostaria que fizessem a você.

►Fale com amor.

►Não seja mandão nem dominador.

►Seja meigo e gentil, nunca ríspido.

►Aja com gentileza e consideração.

►Tenha consideração pelos seus sentimentos.

►Não as interrompa.

►Não as atropele começando a falar se estiverem falando alguma coisa.

►Espere o mesmo de si que espera delas.

119. Não ignore as crianças quando as vir — a não ser, é claro, se elas estiverem ocupadas com alguma coisa e fosse melhor não as interromper. Tente puxar conversa com elas, quando isso for conveniente tanto para você como para elas. Ou tente ao menos cumprimentá–las e lhes perguntar como estão, sempre que possível. Pode até tentar cumprimentar cada criança individualmente. Isso talvez não seja sempre possível em Lares ocupados com muitas crianças‚ mas sempre que possível, pode fazer cada criança sentir que é notada e amada pessoalmente.

120. Converse com as crianças sobre elas; pergunte o que estão aprendendo na escola, qual foi o último versículo que memorizaram, que jogos têm jogado, etc.

121. Não menospreze os sentimentos das crianças nem caia numa de ser rabugento nas suas interações com elas. Responda com amor.

122. Não fique mandando nas crianças, esperando que se apresentem de imediato sem sequer uma explicação. Aborde-as com respeito e amor quando precisar de um favor — tentando ser sensível e transmitir um espírito doce e gentil.

123. Olhe nos olhos das crianças, desça à altura delas quando conversar com elas quando, por exemplo, for lhes dizer alguma coisa ou lhes transmitir alguma instrução.

124. Tome mais do seu tempo para se sintonizar de verdade nas crianças.

125. Demonstre que dá importáncia às idéias das crianças. Não as descarte de imediato. Embora elas não compreendam tudo como você, ou mesmo se a idéia delas não fizer sentido, você ainda assim pode explicar-lhes os por quês e poréns com gentileza.

126. Não zombe de uma criança quando ela cometer algum erro ou fizer algo meio bobo, pois pode magoá-las muito. Isso não significa que não possam ensiná-las a rir de si mesmas quando algo dá errado, mas ore por discernimento, pois às vezes tudo que as crianças precisam é alguém que as compreendam.

127. Ore por olhos espirituais adicionais, que vêem o positivo, e as virtudes em seus filhos.

128. Quando falar das crianças na presença delas, levem em consideração os sentimentos delas e certifique-se de que o que diz é edificante. Tenha consideração pelos sentimentos delas e qualquer conversa "negativa" — bem como qualquer coisa que não diga respeito a elas, ou que seja apropriado apenas para adultos — em particular.

129. Quando as crianças precisarem de correção‚ ajude-as a não se sentirem constrangidas corrigindo-as com o máximo de privacidade que a situação permitir.

130. Encontre uma maneira de se conectar com cada criança individualmente. Não coloque todas elas simplesmente numa caixa como "as crianças".

131. Demonstre às crianças que elas são importantes para você pela maneira como as trata. Dê-lhes a mesma atenção que espera receber delas.

132. Quando uma criança vier lhe contar algo‚ pare e escute. Dê-lhe toda a sua atenção quando a estiver ouvindo e reaja ao que dizem. Não a escute pela metade, enquanto pensa em outra coisa ou continua a fazer seja o que for que estava fazendo.

133. Pare e reconheça a presença das crianças. Isso encoraja não só as crianças, mas também seus professores e pais. Faz com que sintam que seu trabalho de treinar as crianças é importante.

Afeto

134. Você não precisa "tocar" exageradamente as pessoas, mas dê amor de pequenas maneiras. Representa muito quando alguém o toca suavemente, o envolve com o braço, lhe dá um tapinha nas costas ou dá um abraço ou um beijo. Esses pequenos gestos demonstram o quanto se importam com você.

135. Sem afeto, a união vai por água abaixo, mas o afeto fortalece a união.

136. (Papai:) Afeto é…

►O circuito elétrico pelo qual Jesus flui.

►Um toque de esperança.

►Um bálsamo de cura.

►Restaurar.

►Sobrenatural.

►O mecanismo que Deus usa para reparar e restaurar Seus servos.

►Um princípio da vida.

►Uma necessidade básica.

►Os braços de Deus.

►A ternura de Deus.

►Um abraço de fé.

►Uma comunhão de espíritos.

►Uma afirmação poderosa da sua fé no poder do amor.

►Um toque do amor e união do Céu.

►Uma forma elevada de louvor e apreço.

►Uma manifestação de esperança.

►Um testemunho poderoso.

►Elétrico.

►A chave que liga as luzes dentro de nós.

►Como um arrepio gostoso.

137. Afeto pode curar alguém que está sentindo dor, ou até morrendo.

138. Afeto tem poder para mudar as coisas. Tem imenso poder espiritual.

139. Em vez de dar um abraço formal‚ dê um caloroso, um toque amoroso, um tapinha que reassegura e diz, "Você consegue!"

140. Se você sempre dá afeto, e nunca recebe, pode ficar desencorajado depois de um tempo, pensando que as pessoas só lhe dão abraços porque você pede, e não porque querem abraçá-lo. É por isso que é importante que todos dêem e recebam afeto. Mesmo que ache que não precisa receber afeto, ainda precisa se esforçar para dá-lo, pois isso encoraja as pessoas à sua volta e as faz se sentirem amadas.

141. Não saia de uma reunião ou das devoções sem abraçar pelo menos duas pessoas. E não vale sair de fininho para evitar os abraços.

142. Peça-Me para ajudá-lo a nunca passar por nenhum membro da Família sem uma palavra, uma saudação‚ um toque no braço ou algum tipo de reconhecimento amoroso.

143. (Papai:) É tão triste quando as pessoas deixam a Família por se sentirem solitárias ou que não têm ninguém para amá-las. A Família deveria ser a Família de Amor, um lugar onde todos se sentem amados e cuidados. Então, por favor, vamos nos desdobrar para fazer os outros sentirem esse amor, essa união com aqueles com quem vivem. Vamos nos assegurar que todos sentem que são importantes para as pessoas à sua volta.

144. Levem em consideração que "Tudo quanto fizerdes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes". O tratamento que você da àquela pessoa é o que dá a Mim. Sua reação àquela pessoa é como reage a Mim. Quando abraça aquela pessoa, se desdobra por ela e tenta atender aos seus pedidos é assim que atende e lida Comigo.

145. Afeto pode ser forçado e egoísta, ou…

►Pode ser transmitido em doses discretas, recatadas e aceitáveis para aqueles que não ficam à vontade ao receberem afeto físico‚ por sejam quais forem suas razões pessoais.

►Transmitido pelos olhos; um olhar meigo, compreensivo e um sorriso; um aperto suave na mão; um sinal tranqüilizador com a cabeça.

►Transmitido quando se pára para ouvir.

►Transmitido quando Me busca para obter poder para compreender e ter consideração.

146. (Papai: ) Se dar afeto, apesar de ser difícil para alguns de vocês, detonasse o orgulho e os ajudasse a dar passos imensos de forma relativamente simples, você não toparia na hora? Ora, a verdade é que realiza isso tudo e muito mais. Você recebe mais posse total, mais resultados nas suas investidas contra o orgulho e, sem dúvida, mais união por praticarem o afeto do jeito que Deus quer que seja praticado.

147. (Papai:) O poder do amor de Deus diminuiu porque algumas pessoas que viram Jesus não apreciaram o Seu amor? Sem dúvida que não. Então se outras pessoas não parecem apreciar o amor e o afeto que você lhes demonstra — talvez por serem tímidas, ou negativas em relação a si mesmas, ou não se sentirem à vontade por causa de seus corpos, ou por não terem sido criadas com muito afeto, ou por ser uma característica da sua personalidade serem mais reservadas ou seja qual for o motivo — seu mérito será menor por dar amor a elas? É claro que não! Não espere que o amor seja sempre recíproco; simplesmente continue derramando! Eles cuspiram em Jesus, O espancaram e mataram porque Ele demonstrou amor. Isso não vai acontecer com você, mas caso acontecesse, provaria que você é como Ele.

148. Dar amor e afeto é contagioso. Se você for assim com alguém e ele se sentir amado, é mais fácil essa pessoa dar amor a outro. E assim o ciclo continua até que todos estejam amando, e até haver amor suficiente para todos.

149. (Papai:) Às vezes é difícil dar um abraço em alguém por razões físicas. Por exemplo, se a pessoa tem mau hálito ou cheira mal; se não fez a barba; se o cabelo estiver oleoso ou com um cheiro ruim; se seus sapatos ou roupas fedem; se tem aquele filme nos dentes que sumiriam se os escovassem um pouco mais; se sua pele está sempre suada, coisa que tomar banho com mais freqüência resolveria; ou se apertam demais quando abraçam, e isso machuca. Ore e pergunte ao Senhor, e aconselhe-se com seus pastores de Lar quanto a como explicar essas coisas a elas de forma amorosa para que deixem de ser obstáculos ao afeto amoroso.

Continua

Copyright © 2006 por A Família Internacional

fim de arquivo