Direto ao Assunto, 12ª Parte—Outras Cartas: Rápido para acreditar no que é lógico?

March 7, 2005

Table of Contents

(CdM Nº3534, BN 1125)

FD/MM Agosto 2004

Cometeu Deus um erro

CdM Nº35:10–13‚ PCD 4

10. QUE A MANEIRA APROPRIADA VÂ PARA O INFERNO! A MANEIRA APROPRIADA É DOS HOMENS! A maneira inesperada, a inapropriada‚ a inconvencional, a näo tradicional e näo ortodoxa, sem cerimõnias e contrária à expectativa natural do Homem, é assim que Deus geralmente opera! "Porque os MEUS pensamentos NÄO säo os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os Céus säo mais altos do que a Terra, assim säo os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos!" - Isa.55:8,9. Quem pode conhecer a mente do Senhor e quem poderá ensinar-LHE alguma coisa?

11. MAS QUEM RAIO VOCÊ PENSA QUE É, para dizer a Deus o que fazer e como fazê-lo? Deus sabe dos Seus assuntos e näo é da sua conta como Ele os faz!

12. ENTÄO PARE DE TENTAR DIZER–LHE COMO ELE DEVE FAZER AS COISAS! "Ora, Senhor, Você deve fazer isto desta maneira ou daquela para que sejamos aceitos e as pessoas nos compreendam." As pessoas que näo compreendem que väo para o Inferno! Os seus amigos näo PRECISAM de uma explicaèäo, e os seus inimigos nunca acreditariam nela de qualquer modo! Entäo para quê explicar? Simplesmente confie em Deus, que Ele sabe o que está fazendo! "Confia no SENHOR de todo o teu coraèäo, e NÄO te estribes no teu PRÔPRIO entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ELE endireitará tuas veredas." - Prov.3:5‚6.

13. NO MOMENTO EM QUE VOCÊ TENTA RESOLVER ALGO NA SUA CARNE‚ É MELHOR VOCÊ DESISTIR, porque, de qualquer forma, provavelmente nunca iria dar certo! "A fim de que Israel näo diga: 'O meu próprio braèo me salvou`!" Deus adora fazer as coisas ao contrário da maneira que nós achamos que Ele as deveria fazer! Será que isto é um erro? Deus está errado?

Planotauros

CdM Nº57:2-13‚ Vol.1

2. TODOS OS FIÉIS MENINOS DE DEUS DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS BUSCARAM UM MUNDO INVISÍVEL, "uma cidade com alicerces", Alicerces Eternos, cujo construtor e Criador é Deus, näo havendo recebido as promessas‚ mas tendo–as visto de longe, confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra; que buscavam um país – um país melhor - isto é, Celestial! Portanto Deus näo se envergonha de chamar-se seu Deus, pois preparou-lhes uma Cidade, um lugar, a Cidade Celestial, que descerá do Deus dos Céus, e habitará com os homens. Esta é a esperanèa de todas as eras, aquele Mundo Eterno, ainda invisível, onde estaremos com Ele para sempre.

3. ATÉ MESMO AGORA, O SEU REINO CELESTIAL INVISÍVEL OPERA E EXISTE. Näo apenas nos cerca, mas está dentro de nós

4. QUASE NEM CONSIGO DESCREVER ESSE REINO ESPIRITUAL‚ mesmo esse de Hoje, muito menos o do Futuro.

5. SIMPLIFICANDO A COISA, TALVEZ PODERÍAMOS ENCARÂ-LO NUMA ATITUDE INFANTIL‚ ASSIM CHAMADA CIENTÍFICA‚ com nossas pequeníssimas e finitas mentes, buscando maior compreensäo desse campo quase incompreensível, näo o do futuro, mas desse no qual vivemos; näo na carne, mas no espírito - a Quinta Dimensäo. Como sabe, a ciência nos diz que há quatro dimensöes compreendendo a existência da matéria. Todos os objetos materiais, para existirem, precisam ter comprimento, largura‚ espessura - que compreendem o espaèo – e mais o que chamamos de tempo.

6. EM MINHAS ESTOU SEGURANDO MÄOS UM CARTÄOZINHO POSTAL IMPRESSIONANTE, uma paisagem bela do fundo do mar, da gloriosa criaèäo de Deus. Mas a algo de estranho sobre esse pequeno cartäo: quando o olho de lado, só vejo duas dimensöes - comprimento e largura e estou na terra dos Planotauros, onde só conseguem compreender seu pequeno mundo de distãncia em duas direèöes, sem‚ na verdade, ter espessura alguma. Nem conseguem ver mais nada! E quando olho de lado este cartäo, eu também näo consigo ver mais nada. Se eu fosse um Planotauro, insistiria em dizer que näo havia outro mundo além de minhas duas dimensöes, só pelo motivo de näo poder vê-lo.

7. MAS AGORA VAMOS MOVER-NOS NUMA DIREÈÄO NOVA E ESTRANHA DESCONHECIDA AO PLANOTAURO - A DIREÈÄO DA ALTURA! VAMOS SUBIR A UM NOVO MUNDO - O DA TERCEIRA DIMENSÄO - e agora vemos esse cartäozinho de cima, e vemos que é um mundo, na verdade, muito fascinante porque esse cartäozinho bidimensional dos Planotauros, é um cartäo muito diferente, mais conhecido por ser um cartäo tridimensional que, quando visto de lado, parece ter apenas duas dimensöes: comprimento e largura. E entäo, subitamente, olhando-o de cima, do alto, parece ter uma dimensäo totalmente diferente, conhecida pelo nome de espessura; parece que estou enxergando dentro do quadro, alguns objetos em frente de outros! Tem uma planta crescendo em frente de um coral vermelho, lindo, e há peixes nadando entre os dois, e o fundo seivoso desaparece na distãncia, além do alcance da minha capacidade de visäo tridimensional!

8. ENTÄO, ENTRAMOS NUM MUNDO, ALÉM DO ALCANCE DO POBRE PLANOTAURO, QUE SÔ CONSEGUE VER EM DUAS DIREÈÖES, se puder até existir, e estamos olhando numa nova direèäo que proporciona altura, espessura e um mundo inteiramente novo e belo que podemos explorar! Nos tornamos com um deus para o Planotauro, um ser inteiramente além da sua compreensäo. Já que estamos acima de seu baixo nível de apenas duas dimensöes‚ ultrapassamos o alcance de sua vista, porque ele näo consegue olhar nem pra cima, nem pra baixo; e a näo ser que condescendamos em baixar ao seu nível, ele näo conseguiria ver-nos, muito menos compreender nossa nova dimensäo. Mesmo para penetrar em seu nível, precisamos ficar exatamente no mesmo plano que ele, completamente sintonizados às suas duas dimensöes, numa área extremamente restrita, para que apenas ele possa nos ver - se isso for possível. Mas no momento que variamos uma pequeníssima fraèäo de sua órbita limitada‚ estamos totalmente fora da sua vista. Que barato, näo é? E nosso mundo tridimensional é de um espaèo quase ilimitado‚ bem maior que o dele‚ täo vasto, profundo, täo alto que näo seria possível que entendesse. Simplesmente está fora de seu alcance, além de sua espessura‚ algo do qual ele näo faz parte, está fora de seu plano restrito - e um novo mundo - maravilhoso e magnífico, que ele nem imagina existir; simplesmente, porque näo consegue vê-lo, no qual nós vivemos, e de onde provém nossa existência por causa da quarta dimensäo: o tempo. Embora o Planotauro näo consiga ver-nos, a menos que estacionemos momentaneamente em seu nível restrito na sua esfera de visäo täo limitada, podemos, quase sempre vê-lo, de, quase, qualquer direèäo - dentro ou fora de sua dimensäo - de cima, de baixo ou em seu próprio nível.

9. NO ENTANTO, SUA MENTE PEQUENA, SIMPLES E PLANA, JAMAIS HAVENDO VISTO OUTRA COISA EXCETO SUA PRÔPRIA DIMENSÄO já que a nossa está inteiramente além de sua ciência Planotaurea‚ näo a compreende, näo sabe nada a respeito‚ nunca a viu, muito menos penetrou nela; e despreza tudo como sendo absurdo, dizendo que näo existimos, nem tampouco a nossa dimensäo; e mesmo que fosse possível mostrar-lhe‚ seria täo além de sua capacidade de compreensäo bi-dimensional, que provavelmente agiria como o fazendeiro que, vendo uma girafa pela primeira vez, disse: "Eu sei que simplesmente näo existe tal coisa". Ou como meus filhos, quando eram pequenos, e procurávamos dar-lhes uma comida estranha; lembro-me que Oséias dizia, com três ou quatro anos de idade, "Mas eu sei que näo gosto, papai, porque nunca provei!" ... "O homem natural näo consegue assimilar as coisas do espírito, pois säo loucura para ele!" Näo existe tal coisa, porque ele nunca a viu antes, e sabe que näo gostaria porque nunca a experimentou!

10. O FATO É QUE, NOSSO QUERIDO PLANOTAURO, EM SEU ORGULHO, JÂ QUE PESSOALMENTE SÔ CONSEGUE OPERAR NUM SÔ NÍVEL, NÄO SUPORTA RECONHECER QUE EXISTE ALGO ALÉM DE SEU PLANO, onde ele ainda näo foi. Na realidade‚ é um lugar onde ele näo pode ir, a näo ser se lhe forem dado asas tridimensionais e o tempo para explorá-lo. Pobrezinho! Que limitada é a sua visäo e que restrito o seu nível; como é estreita a sua extensäo operacional. Já que ele näo consegue ir para outro lugar, detesta reconhecer a sua existência! ... Como nunca o viu, portanto é inexistente! Recusa admitir algo inexistente, isto é, algo que ainda näo viu em seu pequeno nível de duas direèöes.

12. ASSIM É COM O HOMEM NATURAL CÚBICO DE 4 DIMENSÖES! Ele é quadrado, sua cabeèa é dura, recusa crer que algo como a Quinta Dimensäo existe — o mundo espiritual — simplesmente porque nunca o viu ou foi lá, e se enfurece com qualquer pessoa que afirma tê-lo encontrado, porque faz com que se sinta rebaixado a um nível inferior ao deles; abaixo de sua Quinta Dimensäo - o mundo espiritual, o Celestial, que diz ser inexistente, só porque nunca esteve lá.

13. ISSO É UMA TOLICE TÄO GRANDE QUANTO SE VOCÊ DISSESSE, "NÄO ACREDITO QUE NOVA YORK NEM LONDRES EXISTAM‚ PORQUE NUNCA VI ESTAS CIDADES E NUNCA ESTIVE LÂ. Os viajantes do tempo e espaèo afirmam a existência de Nova York e Londres, porque foram além do meu campo e visitaram essas cidades‚ viram-nas com seus próprios olhos; eu simplesmente recuso acreditar‚ porque nunca estive lá nem as vi. Será possível ser mais ridículo do que isso? É täo ridículo quanto o homem natural que recusa admitir o campo espiritual.

Acreditar em Profecia

CdM Nº3130:194-196

194. (Papai:) Fé é o segredo, é a chave para se acreditar no que o Senhor disse que vai fazer. É a chave para se acreditar no Vinho Novo. É a chave para se acreditar na Palavra. É a chave para se acreditar em Mamäe e Peter, que eu falo do além e que o Senhor fala através deles. A fé é a chave. Como eu disse antes, a fé vem por se ouvir a Palavra. À medida que você a absorver, o Senhor lhe dará fé!

195. Se você abrir o seu coraèäo e clamar para ser libertado do raciocínio carnal, de sempre ter que calcular e analisar tudo, se pedir ao Senhor para livrá-lo disso, Ele o livrará, e lhe dará fé! Porque você jamais conseguirá calcular tudo. Jamais conseguirá fazer tudo encaixar, ser lógico e coincidir direitinho. O Senhor simplesmente näo trabalha assim. Ele nem permite que nós ajamos assim, porque Ele quer que tenhamos que acreditar em algumas coisas por fé.

196. Às vezes Ele faz as coisas de propósito para näo serem lógicas, para que nós, com nossa mente carnal, näo consigamos entender nem calcular. É para simplesmente termos que admitir: "Senhor‚ seja o que for‚ eu näo entendo. Mas acredito em Você, e portanto acredito nisso!" O Senhor quer que cheguemos a esse ponto, porque o que Lhe agrada é a nossa .

Buscador e os Tesouros

CdM Nº3131

Buscador e os Tesouros!-Uma parábola contada por Jesus4/97DO/TS 3131

1. Havia no Reino de Amor um bom jovem com um bom legado e de bom coraèäo. Ele estava feliz e satisfeito, e tinha muitos amigos. Ele, assim como seus irmäos‚ sentia-se realizado em cuidar dos assuntos do reino conforme o rei e a rainha lhe pediam.

2. Onde quer que este rapaz fosse cuidar dos negócios do reino, levava consigo um cesto cheio de tesouros - ouro e pedras preciosas - que recebera do rei e da rainha. O rei e a rainha estavam encarregados da mina de ouro do reino, e todos os dias iam bem até o fundo da mina, e passavam muitas horas lá em silêncio e oraèäo.

3. Ali eles comungavam com o grande Deus do Universo‚ Aquele que governava näo só o reino deles, mas também todos os reinos do mundo. Conversavam com Ele e Lhe faziam perguntas, e escutavam atentamente as respostas. Enquanto estavam em comunhäo com o Criador, em silêncio e fé, Ele colocava em suas mäos tesouros celestiais mais preciosos do que o ouro e a prata terrenos, mais preciosos do que todas as jóias do mundo. Ele enchia a rainha e o rei de tesouros celestiais!

4. Todos os dias, o rei e a rainha saíam da sua mina de ouro carregados de tesouros, e os distribuíam pelas crianèas do reino. Explicavam-lhes que eram tesouros muito especiais, e que se eles sempre os carregassem consigo, lhes dessem muito valor e os mantivessem próximos do seu coraèäo e mente, seriam uma grande fonte de sabedoria‚ orientaèäo e provisäo. Eles responderiam a todas as suas perguntas, e jamais se perderiam, conquanto mantivessem esses tesouros próximos do seu coraèäo.

5. Eram dádivas muito especiais do rei e da rainha que mais ninguém tinha. Era um grande privilégio e honra receber esses tesouros da mäo do Criador, e o rei e a rainha sentiam grande alegria em dá-los aos seus filhos.

6. Muitos jovens gostavam de receber esses tesouros, e os mantinham continuamente junto do seu coraèäo, sem nunca perdê-los de vista. Nem sempre entendiam direito as promessas e orientaèöes, e nem sempre percebiam de imediato o valor dos tesouros‚ pois isso lhes estava oculto. No entanto, guardavam os seus tesouros e näo deixavam nem unzinho cair no chäo ou se perder, porque acreditavam nas palavras do rei e da rainha, que eles eram dádivas do Criador, que eram as coisas mais preciosas na Terra.

7. Mas o Reino de Amor tinha um cruel inimigo, um feiticeiro maligno que andava às surdinas observando os jovens, procurando um meio de ludibriá–los, de enganá-los, querendo roubar as suas riquezas. Ele era o inimigo dos preciosos tesouros que eles tanto amavam!

8. Esse feiticeiro malvado näo roubava os tesouros com as suas próprias mäos‚ porque seria óbvio demais, seria um ataque muito direto. Isso imediatamente alarmaria os jovens, e eles logo perceberiam que algo errado estava acontecendo. Sendo assim, logo atacariam com todas as suas forèas para acharem os tesouros e os recuperarem.

9. Mas o feiticeiro malvado, em vez disso, procurava penetrar no meio deles e lhes mentia sutilmente sobre o valor dos seus tesouros. Ele era perito em causar dúvidas, em fazê-los analisar e ter relutãncia em acreditar. Ele sabia que se conseguisse semear a mínima dúvida que fosse, ela cresceria muito, e ele teria realizado o seu trabalho! Depois de um tempo, ele nem teria que roubar os tesouros, pois os jovens simplesmente se desfariam deles de livre e espontãnea vontade!

10. Mas os que eram realmente espertos guardavam os seus cestos e resistiam ao feiticeiro. Eles lhe davam socos, batiam nele e o empurravam, resistiam-lhe e o enfrentavam sempre que ele tentava convencê-los de que os seus tesouros näo tinham valor.

11. Um dia, um rapaz chamado Buscador olhou curioso para o seu cesto de tesouros. Eram de diferentes formas‚ cores e tamanhos. Alguns eram muito lindos, outros lhe pareciam meio estranhos e feios. Alguns reluziam, brilhavam e tinham pedras preciosas incrustadas; outros eram simples, e outros ainda lhe pareciam bastante feios.

12. Como o rapaz estava num espírito analítico, questionando e se interrogando a respeito do valor desses tesouros, o feiticeiro malvado chegou pertinho dele e disse: "O que você acha que as pessoas väo pensar de você se o virem andando por aí com esse cesto estranho? Veja esse pedra no topo‚ é täo diferente do que os outros cristäos têm. É täo radical, diz que você deve ficar totalmente separado do Sistema, dos caminhos do mundo, que você precisa ficar desligado do mundo para poder fazer parte das tropas de elite de Deus. O que as pessoas väo pensar quando virem que você vive em comunidade, que näo freqüenta uma escola secular, que o tempo todo recebe uma educaèäo religiosa, que näo ouve música do Sistema nem luta por uma carreira que o Sistema considera boa e lucrativa? Você näo acha que as pessoas väo considerá–lo um extremista?

13. "Você realmente acha necessário ser completamente caído fora - ser diferente a esse ponto?" perguntou-lhe o feiticeiro malvado. "Você näo acha que esse tesouro que lhe diz para ser iconoclasta assim e um testemunho contra o Sistema é um pouco extremo? O que os jovens do mundo väo pensar? Você näo se preocupa com as opiniöes do Homem? Talvez devesse se desfazer dessa pedra aí. Ainda vai lhe sobrar muito mais, e essa näo é muito necessária, Afinal de contas, existem muitos cristäos que näo têm esse tesouro nem seguem essas crenèas. É, eu sei que estäo baseadas nas Sagradas Escrituras e que Jesus disse `saí do meio deles e apartai-vos', mas isso foi há muito tempo‚ näo foi? Por que você näo se desfaz só desse aí?"

14. Buscador olhou para os tesouros no seu cesto e pensou: É verdade. Eu näo gosto muito deste. É meio feinho. E, refletindo nas mentiras e dúvidas que o feiticeiro malvado lhe dissera, pensou consigo mesmo: Pra mim isto aqui nem parece tesouro nenhum. Parece que näo vale nada‚ näo é coisa de valor. Na verdade, até dá uma aparência estranha demais ao meu cesto; faz com que eu pareèa muito diferente. O que é que as pessoas väo pensar? É melhor eu me desfazer deste aqui.

15. O rapaz foi entäo ver o rei e a rainha e lhes entregou o tesouro, dizendo que näo queria que ele estragasse a beleza do seu cesto. O rei e a rainha tentaram lhe explicar como o tesouro que ele estava devolvendo era valioso, e repetiram o que o grande Criador tinha dito quando o colocou em suas mäos. Mas Buscador näo estava interessado, já tinha se decidido. E, além do mais, ele era täo rico e tinha tantos tesouros‚ que näo achava que precisava deste täo feio.

16. Um tempo depois, olhando novamente para o cesto, viu um outro tesouro que ele também achou meio feio e pensou consigo mesmo: Humm, será que preciso mesmo deste aqui? Está tirando a beleza do meu cesto que nem aquele outro. Ele me deixa meio constrangido. Nem sei se gosto dele, porque ficar carregando-o por aí exige muito amor e sacrifício. Com ele tenho que pensar nos outros e no que precisam. Näo sei se quero este aqui näo. Além disso, mais ninguém no mundo faz isso.

17. O feiticeiro malvado, escondido nas sombras, viu mais uma oportunidade de voltar a conversar com o jovem, já que na sua última visita obtivera grande êxito, fazendo-o jogar fora o primeiro tesouro.

18. "Näo sei näo sobre essa idéia de Lei de Amor, de amar e cuidar uns dos outros", escarneceu o feiticeiro, "nem como os seus irmäos mais velhos väo tentar `lutar pelo ouro' e desfrutar da liberdade do Espírito. Qual é, isso näo é pedir demais? Você näo acha que isso é pedir demais deles? É muito sacrifício, requer muita confianèa e fé. Olhe ao seu redor. Você näo vê outras pessoas vivendo assim. Com certeza näo ia lhe fazer muito mal se desfazer dessa pedrinha preciosa, desse pequeno tesouro. Afinal de contas, as outras pessoas parecem estar se virando muito bem sem isso. Por que você simplesmente näo esquece essa Lei do Amor que diz para `amar o próximo como a si mesmo, e dar a vida pelo seu irmäo'? É trabalho demais! Você já se desfez daquele outro tesouro e pelo jeito näo o prejudicou, entäo por que näo descartar este também?"

19. Desta vez o jovem ouviu atentamente tudo o que o feiticeiro malvado tinha a dizer. Como acreditara nele antes, foi mais fácil aceitar o seu raciocínio e lógica. Fazia sentido para a sua mente natural. Buscador näo estava mesmo interessado em viver e fazer o que aquele determinado tesouro dizia, porque dar um passo a mais para amar os outros era bem difícil e ele näo se sentia bem com isso; custava muito do seu orgulho e egoísmo. Por isso, estava susceptível e receptivo às mentiras do feiticeiro malvado e seus caminhos, que lhe pareciam bem mais fáceis do que ter que sacrificar, e ter fé e confianèa.

20. Assim, voltou a devolver ao rei e à rainha o que para ele era uma pedra preciosa incõmoda e desnecessária. E apesar de eles mais uma vez tentarem lhe explicar as palavras de sabedoria e amor que o Criador lhes falara quando lhes dera a pedra, Buscador näo quis ouvir. Ele näo quis acreditar, porque já estava com sua opiniäo formada‚ convencido de que ela era feia, inútil e desnecessária, e que estragava a aparência do cesto que ele carregava.

21. Antes de dar ouvidos ao feiticeiro malvado e devolver a primeira pedra, ele olhava para as suas jóias com fé e admiraèäo, com oraèäo‚ pedindo ao Criador para ajudá-lo a entender o seu valor. Mas agora olhava para elas com ceticismo. Ele as analisava e procurava defeitos nelas, e quanto mais fazia isso, mais o feiticeiro vinha para uma outra conversinha.

22. No princípio, o rapaz desconfiava bastante do feiticeiro malvado. No fundo ele sabia que o que o feiticeiro dizia era errado e perigoso. Sabia que devia repelir aquelas coisas, resistir e recusar-se a falar com ele. Mas em vez de virar as costas e dizer àquele vulto das trevas que näo queria ouvir o que ele tinha a dizer, Buscador tomava cada vez mais tempo para ouvi-lo. Ele lhe dava cada vez um pouquinho mais de atenèäo, e absorvia suas palavras e conselhos um pouco mais. Quanto mais ele fazia isso‚ mais fraco ficava, e menos conseguia resistir ao feiticeiro malvado. Parecia que quanto mais lhe dava ouvidos, mais sentido as palavras do feiticeiro malvado faziam.

23. No comeèo, o jovem conseguiu reconhecer facilmente que aquilo que o feiticeiro malvado lhe dizia era errado, mau e que causava divisäo. Mas quanto mais conversou com ele e lhe deu ouvidos, mais difícil ficou ele discernir entre o certo e o errado, entre a verdade e a mentira. E em breve ficou täo acostumado com as dúvidas e mentiras do feiticeiro malvado, que deixou de sentir tanta convicèäo. O seu coraèäo estava ficando cada vez mais endurecido e cada vez mais frio em relaèäo ao rei e à rainha.

24. Finalmente‚ Buscador chegou ao ponto de näo conseguir distinguir mais quando era o feiticeiro falando com ele e quando eram os seus próprios pensamentos. Ele achava que ele é que estava pensando e analisando as coisas. Nem percebia que estava alimentando dúvidas e mentiras colocadas na sua cabeèa pelo inimigo do reino. Ele näo percebia que o objetivo do feiticeiro malvado era fazê-lo duvidar do valor dos tesouros e de toda a informaèäo que continham. Esse era o único objetivo do feiticeiro.

25. Buscador continuou examinando seus tesouros, ponderando sobre a sua beleza. Nisto, reparou num outro. Näo era realmente feio, mas era meio estranho, tinha uma forma esquisita. Este tinha uma fragrãncia deliciosa de rosas, era caloroso e reluzia. Cada vez que alguém o segurava, ele perfumava as mäos da pessoa‚ era como o mel‚ e fortalecia a pessoa se o comesse. Este tesouro continha os segredos de como se ter uma relaèäo muito íntima com o Criador.

26. O rei e a rainha tinham dito ao rapaz que esta pedra preciosa era bem rara e preciosa; que poucas pessoas tinham conhecimento dela, e que se alguém a recebesse por fé, poderia receber muitas promessas preciosas. Mas essa näo era a idéia que ele fazia de algo muito lindo. Era estranho‚ diferente, e era preciso ter muita fé. Tinham-lhe dito que este tesouro era bem valioso, e que lhe prometia proteèäo, provisäo e orientaèäo, só que ele näo conseguia ver o seu valor. Na verdade, eu também näo preciso deste aqui‚ pensou. É bem estranho e acho que nem vale nada se você quer saber. Vou simplesmente me descartar dele. E dito e feito.

27. Depois pegou um outro tesouro grande e complicado que estava no seu cesto. Tinha que estudá-lo de verdade para ver todos os diferentes ãngulos e facetas. Se conseguisse aceitar por fé, este tesouro lhe mostrava como ouvir do mundo espiritual, do grande Criador e Seus ajudantes. Ele tinha à sua disposièäo as respostas para todas as suas dúvidas. Mas puxa, como era pesado! Era um chumbo‚ e difícil de carregar. E disse consigo mesmo: Ah, com certeza näo preciso desta coisona enorme e pesada! Nem parece ter muito valor. Só está ocupando um monte de espaèo e me cansando. Näo entendo como vai me dar sabedoria, riquezas ou orientaèäo. Vou simplesmente me descartar dele! E dito e feito.

28. Pegou outro tesouro com espelhos nas suas muitas faces. Olhando neles, viu um reflexo de si mesmo. Este tesouro era para ajudá-lo a ver como ele era na realidade; fora concebido especialmente para ajudá-lo a superar os seus pontos fracos e para ajudá-lo a sondar o seu próprio coraèäo. Mas ao olhar para essa peèa com tantos espelhos e imagens refletidas, pensou: Que horror, eu näo preciso disto! Näo quero isto. Eu estou bem! Está tudo bem. Eu näo preciso deste negócio revelando as minhas fraquezas. Estou bem assim! Já está atrapalhando e me deixando sem jeito, e näo gosto! Näo quero pensar nessas coisas. Vou jogar este fora também! E dito e feito.

29. Depois disso‚ pegou um outro tesouro - uma lente de cristal maravilhosa e reluzente. Era um pouco pesada, mas através dessa lente ele conseguia ver o futuro distante. Ele viu mil e um tipos de cenas e sons, situaèöes e revelaèöes. Mas pensou consigo mesmo: Para que é que preciso carregar esta lente täo pesada? Por que preciso me preocupar com essas cenas do futuro? O que isso tem a ver comigo? Eu näo preciso ver adiante desse jeito. Näo preciso disso. Vou jogá–lo fora! E dito e feito.

30. Mais uma vez Buscador olhou no seu cesto de tesouros e lá havia um livro lindo, de ouro, que reluzia! Abriu-o e as páginas brilhavam como ouro. Cada vez que ele virava uma página aparecia uma nova orientaèäo. Cada página tratava de um assunto - música, testificaèäo, puericultura, prendas domésticas e negócios, e muitas páginas sobre amor, oraèäo e louvor. Havia muitas páginas sobre uniäo, paciência e perseveranèa, sobre cura, tolerãncia e misericórdia. Mas ele ficou cansado de ver tantas páginas, e depois de conversar um pouco com o feiticeiro sobre o assunto, pensou: Que chatice. É trabalho demais. Tantas páginas, tantas instruèöes! Já li muito disso antes. Vou jogá–lo fora. E dito e feito.

31. A essa altura o seu cesto estava ficando bem mais leve‚ pois Buscador tinha se desfeito de muitos tesouros. Lá no fundo do cesto havia vários tesouros de diferentes tamanhos e formas. Muitos metais e pedras preciosas: ouro, prata, platina, brilhantes, safiras‚ rubis e outras pedras raras que a maioria das pessoas nunca vira.

32. Mas ao contemplar esse tesouro pensou consigo mesmo: Pra mim näo parecem ter muito valor. Acho que nem säo pedras preciosas nem ouro de verdade. Deve ser tudo falso! Acho que eles estäo querendo me enganar, me fazendo carregar estes trambolhos por aí. Dizem que têm valor, que säo úteis e inestimáveis, mas já me desfiz dos outros e näo me fez mal nenhum. Entäo acho que também näo preciso destes aqui. Näo acredito que estas coisas väo me dar riquezas, poder, orientaèäo e nem suprir as minhas necessidades. Acho que säo falsas, näo passam de imitaèöes baratas, entäo vou me desfazer delas! Vou também jogá-las fora! E dito e feito.

33. Bem‚ Buscador tinha um bom amigo chamado Lítico. Ele e Lítico conversavam bastante, e Buscador lhe contava tudo o que fazia. Entäo, a primeira vez que Buscador jogou fora um tesouro, contou ao seu amigo‚ e explicou-lhe a razäo que o feiticeiro lhe dera. Lítico, como o seu nome indica‚ era bem analítico. Gostava de pensar e analisar tudo‚ e o que Buscador lhe contou parecia aceitável e fazer sentido. Entäo ele também jogou fora o seu tesouro.

34. A partir daí, cada vez que Buscador jogava fora um dos seus tesouros, contava a Lítico, que, sendo da mesma opiniäo, ia e também jogava fora um dos seus. Lítico também comeèou a considerá–los feios, sem sentido e uns trambolhos, e a achar que a vida seria muito mais fácil sem eles. Muitas vezes parecia que atrapalhavam e näo o deixavam fazer o que ele queria ou ser como ele queria ser, e concordou com Buscador que estaria melhor com uma carga mais leve.

35. Näo demorou muito para Lítico fazer tudo o que Buscador fazia, e juntos comeèaram a jogar fora os seus tesouros; tinham longas conversas sobre os tesouros e sua inutilidade ou as idéias que transmitiam. O feiticeiro muitas vezes se sentava com eles para conversar sobre essas coisas, mas eles näo estavam cientes da sua presenèa‚ porque as palavras que diziam lhes pareciam ser meramente os seus próprios pensamentos. O dia chegou em que os seus cestos ficaram vazios.

36. Buscador comeèou a se sentir desalentado. Näo sabia bem o que era, mas parecia ser um certo vazio que näo o deixava em paz. Tentou ignorar e se manter ocupado com atividades e diversöes, mas näo conseguia livrar-se daquela sensaèäo. Entäo, decidiu conversar com um bom amigo chamado Fiel. Fiel era muito dedicado aos seus tesouros, e trabalhava duro para manter cada um deles bem polido e brilhante. Ele fazia isso usando-os e consultando-os constantemente. Quando viu o cesto de Buscador vazio, ficou muito preocupado, e disse–lhe que o seu cesto vazio era sem dúvida a razäo por que ele se sentia daquele jeito.

37. Buscador ficou cada vez mais preocupado com aquele desalento que sentia‚ e finalmente seguiu o conselho de Fiel de perguntar ao seu Criador qual era o problema. Só entäo, quando foi diante do seu Criador humildemente e desesperado, para que o ajudasse, que os seus olhos se abriram e ele viu o que estava acontecendo na realidade. O tempo todo ele pensara que estava sendo esperto e razoável, fazendo as coisas com lógica, o que lhe parecia certo. Mas quando chegou diante do Criador com o coraèäo aberto, foi como se as escamas tivessem caído de seus olhos‚ e ele conseguiu perceber que aqueles pensamentos eram, na realidade, mentiras do feiticeiro. Ele põde entäo ver como o maligno o tinha ludibriado e confundido, como o tinha iludido para que jogasse fora todos os seus tesouros.

38. Desesperado, Buscador clamou ao seu Criador, perguntando-Lhe se havia maneira de voltar atrás, se havia maneira dele desfazer os pensamentos que tinha na sua cabeèa e recuperar os tesouros que perdera. Preocupado achando que tudo estava perdido, e já que o seu cesto agora estava vazio, pensou que näo havia como voltar atrás. Mas o Criador falou com ele com muito amor e paciência, e mostrou-lhe como recuperar o que tinha perdido, voltando ao ponto onde ele rejeitara cada tesouro‚ e recolhendo-o de volta no seu cesto. Finalmente, ciente da sua lastimável condièäo, e arrependido dos seus erros, Buscador comeèou a procurar os tesouros que tinha jogado fora.

39. Näo foi fácil, e parecia que cada passo que Buscador dava, exigia muita fé e perseveranèa, e muita ajuda do seu Criador. O seu bom amigo, Fiel, acompanhava-o e tentava ajudá-lo quando possível‚ mas muitos passos Buscador tinha que dar sozinho, e foram passos bem difíceis. O feiticeiro muitas vezes aparecia ali desesperado tentando dissuadir Buscador a näo abandoná-lo, mas apesar de às vezes sentir–se tentado a voltar atrás, ainda assim permaneceu firme na sua missäo. Desta vez ele estava decidido a näo ser mais ludibriado pelo feiticeiro. Quando o demõnio aparecia, Buscador o repreendia, tapava os ouvidos e clamava ajuda ao Criador. Sempre que ele fazia isso, o Criador fechava de maneira sobrenatural a boca do maligno.

40. Ainda assim, näo foi fácil recolher os tesouros. O primeiro foi o mais difícil e pesado de levantar. Mas depois que conseguiu, o jovem comeèou a sentir uma certa paz. O vazio que sentira täo intensamente agora era menor. O tesouro seguinte que ele teve que recolher também era pesado, mas um pouco mais leve do que o primeiro. Como ele passou bastante tempo estudando e admirando cada tesouro que teve que colocar no seu cesto, comeèou a ficar mais forte, até que se tornou cada vez mais fácil recolher os tesouros. Cada um parecia mais leve do que o anterior, até que o seu cesto ficou novamente cheio, e ele o carregava com facilidade.

41. Foi um caminho longo e às vezes difícil, mas graèas à forèa e ajuda do Criador, e ao encorajamento de seu bom amigo, Fiel, Buscador conseguiu recuperar tudo o que jogara fora. Ele recuperou também a alegria e a felicidade que perdera quando ficou com o cesto vazio, e conseguiu desfrutar novamente da satisfaèäo dos seus tesouros junto com seus companheiros do reino.

42. Ansioso por dar as boas notícias da sua nova experiência, Buscador procurou seu amigo Lítico, com o qual havia se desfeito de seus tesouros. Sentia–se bem arrependido de ter desencaminhado o amigo, e queria muito ajudá–lo a ver também que aquilo fora errado e recolher novamente as preciosas dádivas que desprezara.

43. Mas‚ a essa altura‚ Lítico já estava se acostumando a viver com o cesto vazio, e näo tinha o mínimo interesse pelos tesouros. Ele tivera a mesma sensaèäo de vazio que Buscador sentira, mas a ignorara e dera ouvidos à voz do feiticeiro, que o aconselhou a ignorá-la, dizendo que se fizesse isso, logo passaria. Ainda näo tinha passado completamente, mas ele esperava que com o tempo deixaria de se sentir assim.

44. Quando Buscador lhe contou todo alegre a verdade e lhe implorou que comeèasse também a recolher os tesouros que perdera, Lítico recusou-se. "Dá muito trabalho", respondeu. "Além do mais‚ estou bem confortável deste jeito e com o meu modo de pensar. Näo acredito mais no que você nem ninguém diz sobre os tesouros. Säo mitos, só pessoas ignorantes é que acreditam nessas coisas, pois acreditam com o coraèäo em vez de raciocinarem."

45. Buscador tentou em väo convencer seu amigo, mas Lítico estava desencaminhado demais e recusou–se a mudar. Buscador ficou muito triste, pois apesar de ter readquirido os seus tesouros, o seu amigo Lítico parecia decidido a näo se arrepender, ser perdoado e reintegrado.

46. Por fim, Lítico, com o cesto vazio, foi visitar o rei e a rainha do Reino de Amor. Quando viram o seu cesto de tesouros vazio, perguntaram: "O que você fez com os tesouros do reino, meu filho?"

48. O rei e a rainha tentaram lhe explicar novamente sobre o valor dos tesouros, mas ele näo quis acreditar. Disseram-lhe novamente que aquilo lhes tinha sido dado pelo Criador, mas ele näo aceitou. Imploraram! Choraram! Rogaram-lhe que reconsiderasse e voltasse a recolher os tesouros no seu cesto. Mas que nada, ele näo deu ouvidos, porque chegara à conclusäo de que o que tinham lhe dito era tudo mentira.

49. "Eu näo vi acontecer nada do que vocês disseram que ia acontecer. Eu näo senti nenhum poder especial. Näo vi nenhuma grande riqueza nem ganhei o que precisava. Eu näo vi os tesouros me guiando e orientando. Além disso, me descartei de um deles e näo fez diferenèa nenhuma‚ entäo calculei que se dava para me desfazer de um, por que näo me desfazer de todos? Se um era falso, todos também deviam ser falsos!"

50. O rei e a rainha tentaram pacientemente dialogar com o jovem, explicando–lhe repetidas vezes sobre a mina de ouro de onde tiravam os tesouros, e tudo o que o Criador lhes dissera sobre o valor e a importãncia dos tesouros. Mas Lítico já tinha se decidido e argumentou: "Eu näo vi as promessas. Eu näo vi o poder. Eu näo vi essas coisas iluminando o meu caminho. Eu näo as vi aliviarem o meu fardo. Eu näo as vi suprirem as minhas necessidades."

51. Entäo Lítico‚ incrédulo e cheio de dúvidas, deixou o seu cesto vazio aos pés do rei e da rainha e desapareceu na escuridäo. Näo havia mais nada que o rei e a rainha pudessem fazer, pois ele se recusava a pegar seu cesto. Ele se recusou a recolher os tesouros. Recusou-se a ver como eram valiosos. Recusou-se a acreditar que o rei e a rainha falavam a verdade. Recusou–se a acreditar na existência da mina real e que todos aqueles tesouros vinham direto das mäos do Criador.

52. Lítico achou que näo ia fazer mal nenhum se desfazer de um tesouro que lhe parecia estranho, esquisito, inútil e desnecessário. Mas depois pensou que se dava para viver sem um daria para viver sem outro e sem outro e mais outro. E se um era falso, uma fraude, inútil e sem valor, quem garantia que os outros também näo eram? Onde ele poderia demarcar o limite? Ele jogara fora todas as riquezas, poder e promessas, e a única coisa que lhe restara era duvidar näo só do valor das riquezas‚ mas também da palavra do rei e da rainha, da existência da mina de ouro‚ e da Palavra do Criador.

53. Tanto Lítico como Buscador acharam que estavam tomando decisöes sensatas. Acharam que estavam sendo espertos e pensando com a sua própria cabeèa. Acharam que era inteligente analisar, mas estavam errados. Eles näo foram sábios, foram insensatos, e o seu primeiro e grande erro foi dar ouvidos ao feiticeiro malvado. Apesar do rei e da rainha terem tentado lhe dizer que as intenèöes do maligno eram fazê-los duvidar e abandonar todas as suas riquezas, eles näo estavam em guarda‚ näo vigiaram. Näo levaram as advertências a sério. Pelo contrário, acharam que näo ia fazer mal se dessem ouvidos ao feiticeiro maligno só um pouquinho. Estavam curiosos. E, além disso, queriam ser independentes, e näo gostavam que o rei e a rainha ficassem lhes dizendo o que fazer. Eles se consideravam bem maduros e crescidos, e podiam tomar as suas próprias decisöes sobre o que queriam acreditar. Achavam que deveriam dar uma chance ao feiticeiro malvado‚ e pelo menos ouvir o seu modo de pensar e o que ele tinha a dizer.

54. Mas o que eles näo perceberam foi que o fato de abrirem a porta para o maligno ouvindo-o foi o seu primeiro e grande erro. Quando deram ouvidos às mentiras do maligno e näo resistiram a elas nem as repreenderam, as mentiras agarraram-se aos seus coraèöes e mentes. Uma mentira levou a outra e depois a outra; uma dúvida levou a outra e assim por diante. Se tivessem repreendido o feiticeiro malvado e expulsado–o imediatamente no início - em vez de ficarem ouvindo o que ele tinha a dizer - as coisas teriam sido bem melhores para eles e estariam muito mais fortes. Mesmo que tivessem dúvidas sobre os tesouros, podiam ter perguntado ao rei e à rainha ou a sábios do reino, ou podiam ter se comunicado diretamente com o Criador. Podiam ter continuado se fortalecendo e sentindo-se muito realizados no Reino de Amor.

55. Em vez de reconhecerem que o feiticeiro malvado estava mentindo, eles acabaram achando que o rei e a rainha estavam mentindo. Ficaram totalmente confusos e iludidos. Assim que aceitaram as mentiras como se fossem verdade, comeèaram a acreditar que a verdade era mentira. Antes de comeèarem a dar ouvidos ao feiticeiro malvado, nunca teriam sequer pensado em dizer ao rei e à rainha que estes estavam mentindo. Eles jamais teriam concebido duvidar da existência do grande Criador. Isso era inconcebível. Mas quanto mais eles alimentaram as dúvidas do maligno, mais se afastaram da verdade. E acabou que nem conseguiram reconhecer que o feiticeiro malvado os estava fazendo duvidar da verdade.

56. Mas o que o rei e a rainha lhes disseram era verdade. Eles näo tinham mentido. O rei e a rainha realmente se comunicavam com o Criador, e o que recebiam dEle era realmente tesouros de grande valor que pouquíssimas pessoas tinham o privilégio de receber. Todas as orientaèöes que recebiam e passavam para os seus filhos sobre como viver em amor, conquistar o mundo, sacrificarem-se e cuidar dos outros, sobre conhecer o Criador e ficar perto dEle, sobre como receber respostas dEle, Sua instruèäo e orientaèäo do mundo espiritual, como viver separados do Sistema e como disseminar a mensagem do Reino de Amor, tudo isso era verdade.

57. Apesar de Buscador ter conseguido voltar atrás por ter pedido ao Criador ajuda e a verdade, e ter conseguido readquirir seus tesouros, infelizmente isso näo aconteceu com Lítico, e ele continuou iludido pelo feiticeiro malvado. Ele näo lhe resistiu nem o repreendeu como devia ter feito. Deu ouvidos às suas mentiras até que acabou acreditando e aceitando–as como se fossem suas próprias idéias. Elas se tornaram os seus próprios pensamentos, e ele nem sabia mais que estava repetindo os pensamentos do maligno.

58. No final, Lítico näo foi o testemunho que podia ter sido. Ele näo tinha mais a forèa‚ a unèäo e o poder que podia ter tido. Ele estava fraco, doente e näo conseguia mais fazer o trabalho que o Criador pretendia que ele fizesse, porque näo estava recebendo o poder, as promessas e os benefícios que tivera outrora às suas mäos naquelas muitas jóias no seu cesto. Ele podia ter crescido e se transformado num forte professor e num exemplo maravilhoso da verdade, mas ficou contaminado e enfraquecido pelas mentiras e dúvidas do maligno.

59. Houve outros jovens no reino, como Fiel, que guardaram e cuidaram fielmente dos seus cestos de tesouros. Passavam cada oportunidade que tinham olhando para os seus tesouros, examinando-os e maravilhando-se com eles. Falavam constantemente sobre os seus tesouros entre si e os mostravam uns aos outros. Estavam deslumbrados com a sua beleza - apesar de alguns serem um pouco estranhos, meio incõmodos, grandes, pesados e terem muitas arestas, e alguns refletirem e mostrarem as suas fraquezas e defeitos, e outros serem pesados, com muita instruèäo, e alguns até os deixarem perplexos com a sua visäo do futuro.

60. Ainda assim‚ esses jovens davam valor a cada pecinha, as guardavam e tomavam cuidado para näo cair nada no chäo. Eles acreditavam no que o rei e a rainha disseram, que cada tesouro viera da mäo do Criador‚ e que cada um era a verdade. Eles näo podiam dizer que um era mais verdadeiro do que o outro, que um era verdadeiro e o outro falso‚ que um tinha valor e o outro näo valia nada, porque todos eles vinham da mesma fonte, da mäo do Criador, e foram dados ao rei e à rainha em locais profundos da mina real.

61. Esses jovens sabiam que havia muitas promessas presas aos tesouros - promessas de provisäo, de poder, de unèäo e compreensäo. Pouco a pouco, à medida que o tempo foi passando, os jovens viram essas promessas cumprirem–se em suas vidas. Algumas antes de outras, porque no caso de algumas era preciso mais paciência e fé. Mas à medida que eles fielmente estudaram e guardaram as suas jóias, comeèaram a ver cada vez mais que as promessas estavam se cumprindo! Algumas imediatamente, outras bem depois. Mas sabiam e tinham fé de que cada promessa vinha da mäo e da boca do Criador, e que Ele näo mentia.

62. Sabiam que o rei e a rainha estavam apenas transmitindo - como canais - as palavras, instruèöes e promessas do Criador. Entäo‚ quer tivessem visto as promessas se cumprirem imediatamente quer näo, ainda assim continuaram em fé, porque tinham visto algumas das promessas se cumprirem, e sabiam que era apenas uma questäo de tempo até virem todas se cumprir!

63. Com o tempo, seus cestos de tesouros ficaram cada vez maiores! Mas à medida que os cestos cresciam, os jovens ficavam mais fortes, e por isso conseguiam carregar os cestos com uma certa facilidade. Os tesouros os levaram a veredas agradáveis de abundãncia e provisäo. Eles deitaram-se ao lado de águas tranqüilas, onde beberam fartamente das águas frescas e foram refrescados. Eles foram de forèa em forèa. Saíram vitoriosos quando seus inimigos os atacaram, e combateram militantemente quando o feiticeiro malvado tentou iludi-los e fazê–los menosprezar e abandonar os seus tesouros.

64. Foram abenèoados com muito amor, poder e uniäo. Sua voz de testemunho foi ouvida näo só no reino todo, mas no mundo inteiro! Eles receberam unèäo após unèäo, e poder após poder, ao entrarem corajosamente nos Últimos Dias, guardando sempre os seus tesouros e mantendo-os juntinho dos seus coraèöes.

65. Com o tempo, tiveram prova de que o que o Criador dissera a verdade! No princípio, acreditaram por fé, mas com o tempo tiveram evidência, prova de que o rei e a rainha eram os canais, os porta-vozes, o profeta e a profetisa que passavam as Palavras de Deus. O que eles disseram funcionou; o que o Criador prometeu se cumpriu!

66. Näo demorou muito para os jovens se verem no meio de uma noite escura e turbulenta. Estava frio e chuvoso e o vento rugia. Foi uma época da grande confusäo e perseguièäo. Era a Grande Tribulaèäo. Havia grandes trevas e barulhos, e o som de muitas águas. A Terra tremia sob os seus pés.

67. Apesar de haver perigo em todos os lados‚ eles ouviam claramente a voz do Criador dizendo: "Näo se preocupem‚ Meus filhos, pois vou protegê-los e guardá-los. Apesar de sentirem-se fracos, Eu farei de vocês líderes do Meu povo. Muitos viräo a vocês‚ pois veräo a sua forèa, poder e fé. Saberäo que vocês têm uma relaèäo forte Comigo, que conhecem a Minha Palavra e ouvem a Minha voz. Entäo näo temam por causa do mal que vêem e do perigo à sua volta. Vocês näo têm por que temer, pois Eu os protegerei na Minha mäo. Muitos viräo a vocês para serem enriquecidos e fortalecidos, para receberem a verdade dos tesouros da Minha Palavra que vocês amaram e valorizaram a sua vida inteira. As pessoas saberäo que vocês, Meus pequeninos, os filhos de David, säo os líderes do Tempo do Fim, a vanguarda, os oficiais, os comandantes. Vocês guiaräo o Meu povo em épocas de tribulaèäo, e os levaräo a grande vitória, por causa da sua grande fé e por Me conhecerem profundamente, por terem uma relaèäo íntima Comigo."

68. "Mas Senhor, como vamos saber que caminho seguir?" perguntaram os jovens. "Como vamos guiar o Seu povo?" Como vamos ter forèa, sabedoria, poder e visäo se nós próprios somos täo fracos e pequenos? Como Você pode nos confiar esse privilégio e honra de sermos os Seus líderes do Tempo do Fim?"

69. Foi entäo que aqueles cestos enormes de tesouros que eles carregaram‚ guardaram e protegeram por tanto tempo foram tocados pela mäo do Criador. Viram diante dos seus olhos cada peèa se enfileirar, uma atrás da outra‚ até formarem uma belíssima auréola dourada que ficou flutuando logo acima de suas cabeèas. Dessa auréola emanavam raios de uma luz dourada que rodeava cada um deles. Eles se viram cercados por um resplendor dourado, por um escudo que os protegia gentilmente, que pulsava com grande brilho. Aquilo que eles tinham estimado, aquilo em que tinham ponderado, com que tinham se maravilhado, e que haviam estudado, amado e valorizado, os tesouros que eles tinham recebido do rei e da rainha, tornaram-se o alicerce, os tijolos, o material utilizado para edificar a sua unèäo sobrenatural no Tempo do Fim.

70. Como tinham acreditado e recebido por fé as Palavras de Deus que se encontravam nesses tesouros, como tinham sido fiéis e diligentes, como tinham sido leais e obedientes à mensagem do Reino de Amor, provaram-se dignos de receber grande unèäo da mäo do Criador, que foi colocada acima de suas cabeèas na forma de uma auréola dourada, e os envolveu com uma luz dourada que representava a proteèäo sobrenatural, a forèa, a sabedoria e o poder divinos.

71. O que os preparou para esse desafio final foram os seus anos de fidelidade ao reino e à verdade. Eles foram provados, experimentados e preparados para o seu lugar especial de honra durante os anos que passaram estudando, fortalecendo a sua fé e conhecendo o Criador intimamente. Foram os seus anos de dedicaèäo, amando o Criador, o rei e a rainha e uns aos outros, e amando os tesouros, que os uniu de tal forma que o seu testemunho percorreu a Terra inteira. Pessoas de muitos credos foram sentar-se a seus pés para serem alimentadas e suas feridas saradas.

72. Esses jovens tornaram-se líderes, pastores e profetas do fim, porque recusaram–se a dar ouvidos às mentiras do feiticeiro malvado. Eles lutaram contra ele e o repreenderam. Ficaram firmes olhando para o seu amoroso Criador. Mantiveram os cestos de tesouros, as Palavras do rei e da rainha, bem juntinho do seu coraèäo constantemente.

73. Todos os seus anos de estudo fiel, aceitando a Palavra por fé e colocando-a em prática o melhor que podiam - e ajudando outros a fazerem o mesmo - compensou no final. Esses jovens tinham treinamento para desempenhar esse papel espantoso no Tempo do Fim por causa dos dias e anos que passaram em preparaèäo. Quanto mais estimaram as Palavras de vida, quanto mais acreditaram e aceitaram essas riquezas, mais fortes ficaram, até se tornarem num poderoso exército a caminho da vitória. Eles eram majestosos e tinham orgulho de serem filhos do Reino de Amor.

74. Você vai ser como os jovens sábios - ou como Lítico, o jovem insensato? Você vai ser como aqueles que säo sábios e guardam e amam os tesouros? Ou vai ser como os tolos que duvidam, rejeitam e desfazem-se deles pouco a pouco, uma coisinha de cada vez, até passarem a duvidar dos canais, da existência da mina de ouro e da Palavra do Próprio Criador? Você é quem decide! Um caminho leva à vitória e ao triunfo, e o outro é o caminho da obscuridade e das trevas. Você é quem decide.

Questöes‚ 5ª Parte

CdM Nº3322:64-99, BN 925

VERDADE OU TEORIAS?

64. Por que é que às vezes parece que é muito mais fácil acreditar ou botar fé em notícias, em artigos de revistas ou em livros do que numa mensagem de Jesus ou em algo que é dito nas Cartas?

65. (Jesus:) Muitas vezes você lê uma mensagem que dou, ou uma lièäo ou instruèäo nas palavras de David ou Maria, e depois lê um artigo escrito por alguém no Sistema abordando o mesmo assunto - quer publicado simultaneamente quer você o encontre por acaso - e fica mais impressionado com o artigo do que com o texto que leu na Carta. Vou ajudar a explicar por que isso ocorre e mostrar qual é o ponto de equilíbrio numa situaèäo assim.

66. O motivo por que os levo a lerem artigos escritos por pessoas de fora, corroborando o que já disse‚ é só para lhes dar uma confirmaèäo. Mostra que alguém descobriu, através de pesquisa científica, psicológica ou de outro tipo, os mesmos princípios que lhes revelei. Ou às vezes alguém na Família‚ utilizando suas próprias palavras, expressa o mesmo princípio explicado em uma BN ou profecia, e o resultado é o mesmo. Você pensa "puxa, esta pessoa fez isto assim assim e funcionou!"

67. O ideal, logicamente, seria terem mais fé implícita na Minha Palavra dada através de profecia‚ como acontece com a Minha rainha. O melhor seria aceitarem o que digo‚ quer seja instruèäo, admoestaèäo ou orientaèäo, e acreditarem, sem hesitaèäo, que é correta‚ que funciona e que é a verdade.

68. Näo quero dizer com isto que a maioria de vocês duvide das mensagens que dou. O caso é que já ouviram algumas das Minhas mensagens e verdades básicas expressas tantas vezes por David e Maria, que näo percebem mais como os Meus caminhos säo maravilhosos, e quanta verdade vocês têm. Entäo, quando encontram algo parecido, mas apresentado sob um ãngulo um pouco diferente‚ mesmo que seja apenas parte da verdade‚ uma fraèäo do que já conhecem através da Minha Palavra, mexe com vocês.

69. No caso daqueles que têm fé na Minha Palavra mas mesmo assim sentem-se atraídos ou ficam muito impressionados com as palavras dos homens, Eu explico da seguinte forma: Às vezes pensam, erroneamente, que a razäo porque algo mexeu mais com vocês é por que foi explicado melhor e escrito por uma pessoa mais culta do que aquela que recebeu a mensagem de Mim. Mas acontece que, por serem Meus filhos e Minhas ovelhas, vocês säo muito espirituais e profundos. Quando vêem que alguém descobriu algo semelhante ao que Eu já disse ou declarei, sentem-se muito comovidos, porque confirma a fé que vocês já têm.

70. Mas infelizmente outras pessoas näo têm a devida fé na Minha Palavra. Consideram-na linda, poética ou um ideal louvável, mas näo prática. Ainda näo exercitaram o dom de profecia o suficiente para entenderem que ela é muito prática, útil e um instrumento para uso diário, além de uma arma sobrenatural e poderosa. O seu poder e fulgor desvaneceram-se para vocês, porque näo a mantiveram bem polida. Sendo assim, alguns de vocês apegam-se às declaraèöes verdadeiras que lêem em artigos, livros ou publicaèöes de pessoas que näo estäo dentro da Minha Família, que expressam-se com suas próprias palavras, e entäo däo mais valor a elas do que às Minhas Palavras puras.

71. Isso acontece porque consideram essas questöes com olhos carnais, com os sentidos físicos, porque os seus olhos e sentidos espirituais ainda näo estäo bem desenvolvidos. Essas palavras do homem‚ que pretendo utilizar apenas como uma confirmaèäo, tornam-se entäo o alicerce da sua fé e crenèa, a sua ideologia e teologia. Däo ênfase demais a essas coisas e esquecem-se que fui Eu quem inspirou aqueles que proferiram palavras täo eloqüentes.

72. Sem dúvida‚ existiram e ainda existem muitas pessoas que säo ótimas oradoras‚ escritores ungidos e que säo sinceras na sua busca. Trata-se de pessoas que encontram uma certa verdade espiritual e prática que pode lhes ser útil. Mas vocês também precisam entender que Eu sou a fonte de toda a verdade, conhecimento e sabedoria. Todas essas coisas procedem de Mim e do Meu Reino celestial. Eu é que concedo conhecimento e discernimento ao homem. Através da Minha Palavra e das palavras de David e de Maria‚ bem como através da Minha Palavra viva de profecia - pela qual vocês têm acesso a respostas diretas do Céu - Eu tenho lhes dado muita verdade, conhecimento e sabedoria.

73. Os escritos de homens mundanos säo complementos, confirmaèöes ou simplesmente conhecimento prático vindo de pessoas sábias e cultas, e preenchem uma certa lacuna. Como o seu pai David diria: "Usem-no!" Se você quebrar um braèo, vá ao médico para engessar. Se precisar de informaèäo sobre um certo equipamento ou um certo lugar aonde pretende ir, por favor näo deixe de procurar e faèa bom uso da informaèäo suprida por aqueles que já pesquisaram o assunto.

74. Quando, porém, se trata de questöes espirituais, de doutrina, mistério ou mística, revelaèäo, profecia bíblica ou até mesmo questöes emocionais e psicológicas, precisam tomar cuidado para näo darem ouvidos ou enfatizarem demais as palavras do homem. Mesmo que eles falem a verdade, o perigo de absorver demais disso é que você comeèa a achar que näo precisa de Mim nem da Minha Palavra. Comeèa a pensar: "Existem outras pessoas que têm a verdade e sabedoria, e o que elas dizem às vezes parece até fazer mais sentido do que a voz do Senhor através de profecia." Você comeèa entäo a afastar seu coraèäo e ouvidos de Mim‚ e a enveredar por um caminho perigoso, que o afasta bastante do centro da Minha vontade e das Minhas bênèäos.

75. O perigo ainda maior é que quando você comeèa a procurar mais o Sistema para obter informaèäo, encontra pessoas que däo conselhos ou completamente ímpios ou näo täo equilibrados. Às vezes até mesmo o escritor que expressou um certo princípio espiritual ou que deu um conselho bom e útil, inspirado por Mim, nesse caso‚ depois escreve sobre um outro assunto e expressa um ponto de vista que diverge do Meu, cheio de raciocínio carnal e de idéias que näo säo sadias.

76. Aqueles que escrevem e falam sobre assuntos que aparentemente conhecem bem, na realidade näo sabem nada mais do que Eu opto por lhes revelar. Näo säo abrangentes ou completos, e nem sempre totalmente corretos. Portanto, é bem arriscado enfatizar ou colocar fé nos escritos de pessoas mundanas, ou até mesmo de um cristäo que näo tem a mesma dedicaèäo ou submissäo a Mim como a Minha rainha Maria e o rei Peter.

77. Vocês podem confiar na comunicaèäo deles e nas palavras que dou através deles, pois eles já foram testados e comprovados por Mim, tanto a nível de coraèäo como em suas vidas‚ espíritos, abnegaèäo e amor. Eles vivem e se doam só para compartilharem o Meu amor e Palavras com vocês e com os perdidos. Eles sacrificaram muito para poderem lhes dar as Minhas Palavras puras. Sendo assim, podem ficar tranqüilos, na certeza de que eles näo agem com segundas intenèöes, näo têm o seu próprio plano nem "ondas" ou possíveis idéias desencaminhadas e que näo väo desviá-los do caminho.

78. Dependendo do assunto, näo tem problema nenhum ficarem felizes com as confirmaèöes ou acréscimos à Minha Palavra através dos escritos de outros cristäos ou até mesmo de homens mundanos. Só que isso deve ser feito com moderaèäo, e considerado um complemento às Minhas Palavras‚ em vez de uma base na qual vocês väo alicerèar a sua fé. Nenhum alicerce pode ser colocado exceto o que já foi colocado por Mim, a pedra angular, a Rocha Eterna. Eu possuo todo o conhecimento e estou a par de todos os mistérios. Posso revelar–lhes tudo. Näo há nada que Eu näo saiba, nada que Eu näo possa lhes informar, nada sobre o qual näo possa instruí-los e até mesmo confirmar em suas vidas, se tiverem fé.

79. Em comparaèäo com a verdade que lhes dou, as palavras do homem contêm pouquíssima verdade. E quando você encontra a verdade e entendimento no que dizem, näo deveria comparar e pensar que as Minhas Palavras näo säo täo úteis. Pelo contrário, ao comparar, deveria perceber como é abenèoado! Fui Eu quem deu discernimento sobre o assunto a essas outras pessoas‚ mas a razäo por que elas geralmente têm tanto conhecimento sobre um assunto é porque é a única coisa que elas realmente pesquisaram ou com a qual fizeram experiências, ou foi o único assunto sobre o qual lhes revelei algo. Mas vocês, na Família‚ recebem conselhos e informaèöes sobre uma quantidade infindável de assuntos. Muitas vezes comeèo com as versöes mais breves, para que possam ter uma dieta equilibrada e uma visäo correta. Mas se quiserem saber ou entender mais, só precisam perguntar. Tenho as respostas ao seu dispor. (Fim da mensagem de Jesus.)

OPINIÄO OU ORÂCULO?

80. (Mamäe:) Hoje em dia no mundo a moda é "ter a mente aberta". Existe uma grande quantidade de opiniöes e de informaèäo sendo divulgada - muitas vezes fatos misturados com teorias. Às vezes parece que estamos rodeados por essas fontes de informaèäo de todos os tipos, quer através de filmes, da TV, da imprensa, da Internet e até mesmo da testificaèäo e ministraèäo às pessoas. Com tantas opiniöes por aí, como vamos saber se a Palavra expressa mesmo a opiniäo correta?

81. (Papai:) A Família é edificada sobre a Palavra. A Palavra do Senhor foi que causou esta revoluèäo! Eu näo era nada. Näo me considerava capaz de ser um grande líder, professor ou profeta, e näo era‚ mas apenas segui o Senhor! Transmiti a Sua Palavra, näo importa o que Ele dissesse, e esse foi o alicerce desta Família, e esse alicerce näo mudou.

82. A nossa Família foi edificada sobre a firme rocha da Palavra. Näo fomos edificados sobre a areia, caso contrário‚ quando os ventos e tempestades chegassem, teríamos caído de cara no chäo. Esta Família foi edificada sobre a rocha macièa da Palavra de Deus, e é só por isso que chegamos até aqui, por que sobrevivemos a tantas revoluèöes, perseguièöes, mudanèas, épocas, modismos e tendências.

83. A Família é como uma casa construída sobre o bom alicerce da Palavra. No decorrer dos anos nós reformamos a casa. Alteramos procedimentos e modos de operaèäo, como se estivéssemos mudando as janelas, pintando a casa‚ trocando as telhas ou o carpete. Mudamos de acordo com o Espírito de Deus, mas nunca retiramos o alicerce que é a Palavra, porque é ela que mantém a casa da Família em pé.

84. A Palavra é o único fator seguro no mundo hoje. Esta Família näo se baseia em mais nada a näo ser na Palavra de Deus. Eu sempre preguei e vivi isso‚ e agora Mamäe e Peter estäo pregando e vivendo isso mais do que nunca. Eles estäo bombeando a Palavra mais do que nunca, enviando milhöes para bilhöes, em forma de Cartas e do maravilhoso conselho vindo do Céu sobre todo assunto possível e imaginável.

85. Como uma pessoa poderia achar que consegue viver sem a Palavra? Talvez ache que sabe o que é certo ou que ficou inteligente e esperto de tanto assistir a filmes, TV, navegar na Internet, ler livros do mundo, etc. que na verdade säo os meios que o Inimigo lhe oferece para aumentar o seu conhecimento. Alguns foram iludidos e comeèaram a achar que a sua opiniäo, ou a opiniäo de um escritor ou celebridade do mundo vale tanto quanto a opiniäo do Senhor, quanto a Palavra ou às palavras que Ele deu a mim e à Mamäe. Vou lhes dizer uma coisa, opiniöes säo uma coisa, mas a Palavra é outra! Talvez isso aconteèa porque você ainda näo teve muita experiência para saber que tudo pode mudar - a Família, o mundo todo, mas que a única coisa que vai durar para sempre é a Palavra!

86. Você que se cuide se näo respeita a Palavra! Está enfiando o dedo diretinho no olho de Deus, e Ele näo vai suportar. Quando duvida da Palavra ou a considera apenas uma opiniäo a mais, quando vai e a guarda na sua memória e nos seus arquivos de informaèöes, você näo só está ofendendo a Mamäe e a Peter, mas também a Deus! Ele näo vai tolerar a sua indiferenèa por muito tempo. Se você näo Lhe der ouvidos, Ele vai parar de falar com você.

87. A Palavra näo é como um jornal no qual você pode escolher o que quer e dispensar o resto! Como pode considerar o conhecimento que adquire através de livros, filmes, revistas do Sistema‚ Internet e de outras fontes de informaèäo do Sistema, superior à Palavra vinda do Senhor? Você näo acha essa situaèäo bem perigosa? Näo percebe que é um ataque mortal do Inimigo contra a sua alma? Ele está plantando as suas sementes malignas de indiferenèa, de "mente aberta" e de falta de convicèäo, de uma atitude morna e Maria-vai-com–as-outras.

88. Você é como uma água-viva que é lanèada pelas ondas e levada pela corrente aonde quer que a correnteza deste mundo a leve? Você vai ser como uma água-viva transparente e flácida, sem essência ou meta na vida? Você está sendo ludibriado pelo conhecimento deste mundo e alienando-se das Palavras vivificadoras do Senhor? Ou está no nosso barco que se encontra firmemente ancorado com a Palavra, sem vacilar, mesmo que as ondas com certeza arrebentem contra ele?

89. Eu vou lhe dizer, que se näo estiver bem firme no barco que está ancorado com a Palavra‚ näo vai durar muito lá no mar aberto do conhecimento. Lá há tubaröes e outros predadores! Logo logo vai comeèar a passar fome, porque näo vai ter alimento suficiente. Sem a vida, a luz, o calor e o espírito da Palavra, você logo vai comeèar a definhar e deixar de ser útil para o Senhor.

90. Gente, a palavra näo é só mais uma opiniäo no meio de outras tantas pesquisas! Näo se pode pegá-la, escolher o que mais convém e decidir no que vai ou näo acreditar. O Senhor nos dá refeièöes bem balanceadas, e se estiver escolhendo demais o que vai comer - jogando fora algumas coisas e complementando sua alimentaèäo com porcarias - em breve verá que vai sentir muita necessidade de porcarias, até chegar ao ponto em que näo deseja mais a pura e fresca Palavra de Deus.

91. Hoje no mundo säo muitas as teorias e informaèöes, mas nem tudo é bom ou verdadeiro. O Inimigo planejou esse excesso de informaèäo para confundir as pessoas, para elas ficarem sem saber o que é certo ou errado, bom ou ruim, verdade ou logro. Como elas já näo conseguem mais ver direito os limites, estäo dispostas a aceitar um pouquinho de cada coisa. Um dos maiores ardis do Inimigo é fazer as pessoas ficarem com a mente täo aberta que comeèam a acreditar que näo existem absolutos, o certo ou o errado. Do jeito que essa atitude "vale tudo" assola o mundo hoje em dia, näo é de admirar que esteja também se infiltrando na nossa Família. Mas vocês precisam abrir os olhos e se conscientizarem dos ardis do Inimigo!

94. Se você é um daqueles que foi enganado pelo conhecimento que o Sistema passa e se o colocou num pedestal, acima da Palavra de Deus, entäo sugiro que faèa um jejum de input do mundo por um tempo, até conseguir fazer uma retífica na sua cabeèa e reconectar-se à Fonte. Caso contrário, se näo for honesto consigo mesmo, se näo tomar essa posièäo de ficar com os pés firmes sobre o único absoluto que existe hoje, vai ficar cada vez mais fraco, até nem conseguir mais discernir o certo do errado. Foi o que aconteceu com milhöes de pessoas no mundo todo. Elas nem sabem distinguir o certo do errado, a verdade da ficèäo, o real do irreal‚ o bem do mal, pois sofreram uma lavagem cerebral e estäo revestidas da indiferenèa do Sistema, da falta de discernimento e de princípios espirituais.

95. Se você vir que está dando mais importãncia à palavra do Sistema do que à Palavra do Senhor‚ é bom parar bem rápido e orar desesperadamente para o Senhor ajudá-lo a ter a mesma perspectiva que Ele tem. Se você recebe constantemente bastante input do mundo, pode ficar cego à evidência do mundo espiritual‚ às belezas e soluèöes vindas dos átrios celestes. Se näo tomar cuidado, vai ficar alienado da vida de Deus, porque esses outros meios de informaèäo väo se infiltrar pouco a pouco e substituir a Palavra de Deus no seu coraèäo. Nunca acontece da noite para o dia. É um processo, e se você näo der um basta, isso vai torná-lo inútil para o Senhor.

96. Como eu disse, o alicerce desta Família - e de qualquer cristäo, na verdade - deveria ser a Palavra. Se näo apegar-se a ela com todas as suas forèas, vai se ver caindo no esquecimento, fazendo pouco ou nada pelo Senhor. Ele quer usar cada um de vocês‚ mas só poderá fazê-lo se vocês mantiverem a sua mente cativa nEle e na Sua Palavra‚ em vez de formarem as suas próprias opiniöes e filosofias‚ e tirarem as suas próprias conclusöes com base na imensa confusäo de informaèäo que reina no mundo.

97. Se quer que a sua árvore continue dando fruto, entäo precisa continuar plantado junto às correntes da água do Senhor, em vez de deixar parte das suas raízes se alimentarem no esgoto do Sistema. Pode experimentar as águas aqui e ali para ver se säo boas, mas o padräo deveria sempre ser a Palavra‚ e só á Palavra!

98. Entäo, já martelei o suficiente? Já consegui passar a idéia? Acho que já disse tudo o que precisava ser dito, mas fica por conta de vocês o que väo fazer com este conselho e aviso. Cada um conhece o seu coraèäo e sabe se está tirando suas próprias conclusöes com base na Palavra ou em ideologias do Sistema. Entäo confio que todos väo ser honestos consigo mesmos e assegurarem-se de que estäo bebendo as águas puras, näo as águas contaminadas de Satanás, e nem águas que parecem ter um gosto bom e serem puras, mas que estäo cheias de químicos que väo corroê-lo por dentro.

99. A Palavra näo é apenas uma fonte de informaèäo. Ela é a única coisa que o manterá vivo e alimentado com a verdade do Espírito! A Palavra näo é só o ponto de vista ou opiniäo de alguém, ela é a verdade vinda de Deus, e para sobreviver espiritualmente você tem que lê-la e colocá–la em prática! (Fim da mensagem de Papai.)

Concentre-se no Poder

CdM Nº3374:27-31, BN 971

27. (Jesus:) Hoje em dia, vocês, Meus escolhidos do Tempo do Fim‚ têm livros e mais livros da Minha Palavra escrita, tanto nova como antiga‚ e podem Me ouvir através de profecia. Se quiserem se valer de mais poder das chaves, devem se concentrar apenas nisto. Devem agir com este poder e serem seguidores instantãneos e cumpridores das Palavras que Eu lhes disser. E näo apenas em parte, mas em tudo. Se quiserem todo o poder, têm que obedecer plenamente.

28. Pensem no que acontece quando alguém está totalmente concentrado em algo. Quando você se concentra totalmente - quer seja num projeto de trabalho, num ideal, numa meta ou num relacionamento amoroso - em algo, normalmente isso consome todo o seu tempo, energia, recursos e dedicaèäo. A questäo é que aquilo a que você se dedica totalmente tende a dominar a sua vida. E é isso que vocês devem fazer agora em relaèäo às chaves que coloquei em suas mäos. Têm que se concentrar tanto no poder das chaves e nas Palavras que lhes dou, que elas cheguem a governar a sua vida. Devem se concentrar no poder de tal maneira que ele predomine em suas vidas.

29. Concentrar-se no poder é deixar as Minhas Palavras e o poder das chaves governarem a sua vida. É dar supremacia às chaves e às Minhas instruèöes em sua vida. Como a Palavra que Meu Pai Me deu governou todas as Minhas aèöes, assim também deve ser com as suas aèöes. Concentrar-se no poder é ignorar todas as outras possibilidades e ver o que as chaves e a Minha Palavra podem fazer por vocês. Concentrar–se no poder é recusar qualquer alternativa além das chaves e do firmar-se na Minha Palavra.

30. Eu tive que recorrer à Palavra de Meu Pai e näo às circunstãncias. Tive que pensar apenas nas chaves e clamar o seu poder, ignorando qualquer outra coisa, e é o que vocês também devem fazer. O poder é o máximo! As chaves säo o máximo! A Palavra é o máximo! Vocês devem acreditar nela‚ firmarem-se nela e viverem de acordo com ela!

31. A Minha Palavra é viva, é aèäo, ela é poderosa! É mais penetrante do que espada de dois gumes, penetra até à divisäo da alma e do espírito‚ e discerne os pensamentos e intenèöes do coraèäo. A Minha Palavra é energia viva!

Posse Total

CdM Nº3376:5-8, 21-52, BN 973

5. (Jesus fala:) Minhas noivas, quando coloquei as chaves do Reino em suas mäos, disse que desejava possuí–las. Eu adoro possuí-las! Como um homem ama uma mulher e deseja preenchê-la com as suas sementes, assim também Eu desejo tê-las por completo! Quero que sejam Minhas!

6. E naqueles momentos quando lhes disse: "Venham e permitam-Me possuí-las totalmente", muitas de vocês se abriram, Me aceitaram e receberam o Meu Espírito completo. Muitas Me receberam sem reservas, totalmente, naquele momento, e muitas continuam tendo momentos nos quais Me deixam possuí-las. Meus amores, vocês estäo melhorando na questäo de passarem tempo Comigo e de entrarem nos nossos aposentos íntimos. Vocês têm Me recebido abertamente, permitindo-Me esses momentos extáticos de comunhäo no espírito com vocês!

7. Agora preciso falar-lhes sobre algo mais, sobre uma posse maior e o que ela significa. Quero lhes dar um outro presente, e estou lhes apresentando esta maravilhosa bênèäo durante esses dias especiais de comemoraèäo. Em breve Eu ativarei esse dom, mas primeiro existem importantes condièöes que vocês precisam entender e aceitar. Väo precisar desse dom se forem ser as operadoras de milagres das quais falei. Mas precisam dar o primeiro passo se quiserem recebê-lo, e fazem isso permitindo-Me possuí-las.

8. Eu preciso possuí-las totalmente, näo só em alguns momentos de vez em quando. Quero possuí-las por completo o tempo todo. Quero e preciso controlar totalmente suas vidas – posse total. Para poderem se abrir e usarem esse novo dom que lhes dou, precisam Me deixar possuí-las completamente. Quero lhes dar esse dom, mas preciso possuí-las para que possam se abrir e utilizá-lo.

O Campo de Batalha da Mente!

21. Meus amores‚ säo as suas próprias decisöes que näo Me têm permitido acionar o dom que lhes dei. Quero explicar-lhes essa questäo agora para que possam preparar–se para recebê-lo. Ouèam atentamente e preparem-se para utilizar este assombroso dom. Preparem-se, e depois que preencherem os requisitos, o dom estará às suas ordens. Deixe-Me explicar.

22. Tomem um momento para observar o mundo. Os filhos desta geraèäo no geral säo mais submissos e mais facilmente controlados e levados a cumprir o desejo do seu senhor do que os Meus próprios filhos. Por quê? O povo no mundo está mais plenamente possuído pelo espírito e doutrina de seu pai‚ o Diabo. O deus desse mundo geralmente exerce mais controle sobre os filhos do mundo do que Eu exerèo sobre os Meus próprios filhos. Como é que ele mantém um controle täo forte? Para comeèar, como é que ele os atrai ao seu redil, e depois como os mantêm lá dentro?

23. Vocês sabem as respostas: säo muitas, tantas quanto as seduèöes desse mundo. A cobièa da carne‚ a soberba da vida, a ilusäo das riquezas, a sabedoria do mundo e o conhecimento do homem, o raciocínio carnal‚ todas essas coisas exercem uma atraèäo que é irresistível, exceto pela intervenèäo do Meu Espírito e poder.

24. Existe um ponto genérico‚ um denominador comum, um fator chave através do qual Satanás adquire e mantém controle sobre os seus servos. A base do seu controle é a mente, pois através dela ele assume o controle, mantém controle e manipula as massas.

25. Foi por isso que sempre orientei os Meus filhos ao longo das eras a dedicarem atenèäo especial à mente. Assim como ela é o centro de controle que Satanás utiliza para manipular os seus servos, também é o campo de batalha onde ele ferozmente ataca vocês, os Meus filhos.

26. O fato de Satanás travar uma guerra ativa na mente dos Meus filhos é um fato conhecido por vocês. Näo é novidade, mas desejo lhes falar um pouco mais sobre o assunto. É imperativo que estejam cientes da informaèäo que vou lhes dar agora‚ que ajam de acordo com ela e que efetuem as modificaèöes necessárias em suas vidas para poderem utilizar o novo dom. Meus filhos, vocês precisam se preparar.

27. É através da mente que Satanás entra para recrutar os perdidos do mundo para si. É assim que ele controla e manipula os seus; é também através da mente que ele ataca vocês, Meus filhos, com tanta ferocidade. Além disso, é assim que ele tenta atrapalhá-los, justamente impedindo-os de Me darem controle total e tentando ocupar os seus pensamentos.

28. É na mente que se trava a guerra cruel pela posse da pessoa! Todos os pecados que os derrubam passam pela mente: orgulho, que é a raiz de todo o mal; ciúmes; cobièa; egoísmo; letargia; amargura; desuniäo; inveja; insatisfaèäo e murmuraèäo; pensamentos negativos; mundanismo; desobediência; dúvida; colocar outros deuses diante de Mim; farisaísmo, etc. Tudo isso comeèa, arraiga-se e cresce na mente. É tudo fruto da mente carnal, de assumir-se a mente do homem e do mundo.

29. Eu já lhes disse muitas coisas sobre a mente, sobre os seus pensamentos, sua vontade, sobre a mente carnal e sobre a necessidade de assumirem a Minha mente. Isso porque, para Eu assumir o controle de vocês, precisam colocar as suas mentes nas Minhas mäos.

30. Meus amores, a mente é a porta de acesso à posse, tanto para Mim quanto para o Inimigo. Satanás controla os seus filhos através da mente, assim como Eu. Foi por isso que o apóstolo disse: "Revesti–vos da mente de Cristo." É por essa razäo que säo orientados a terem bons pensamentos, a se transformarem pela renovaèäo do seu entendimento e a manterem a mente firme em Mim‚ pois isso gera a perfeita paz.

31. É verdade, Eu os controlo através do Meu Espírito, e quando os nossos espíritos se encontram, quando vocês Me recebem e permitem possuí-los, tudo é possível. E para vocês, essa relaèäo entre coraèäo, mente, espírito e alma ainda é um grande mistério. No momento näo precisam ficar refletindo muito sobre como eles se integram e inter-relacionam. Apenas entendam que isso ocorre e que é através da essência da sua mente que abrem a porta para Eu possuí-los. É assim que escolhem, por livre e espontãnea vontade, invocar o Meu Espírito para possuí-los.

32. O resultado de todas as batalhas é definido primeiro na sua mente, pois é ali que se concentra a sua vontade. É ali que você opta por Mim e pelos Meus caminhos, por aceitar as Minhas Palavras e revestir-se da Minha mente. Eu já disse que aquele que crê em Mim terá a vida eterna. Crenèa, fé, confianèa, certeza e aceitaèäo comeèam na mente. Se você tiver boa vontade, só precisa pedir e lhe darei tudo o que Me pertence.

P Deixem a mente do homem e revistam-se da mente de Deus!

Deixem a mente do homem e revistam-se da mente de Deus!

33. Meus amores, querem saber por que estou trazendo este assunto à baila agora? Porque para utilizarem o novo dom que estou lhes dando, precisam entregar-Me a sua mente por completo, sem reservas. Precisam Me deixar assumir o controle total para que Eu possa viver, trabalhar, pensar e agir através de vocês plenamente, como Eu quiser.

34. Muitos de vocês tentaram fazer isso, e ajo através de vocês em diferentes graus. Vocês oram e Me pedem para limpar e aliviar a sua mente e para orientar os seus pensamentos, e faèo isso. Mas precisam Me entregar mais, precisam entregar-Me tudo.

35. Para poderem utilizar o poder total que lhes dei‚ näo posso compartilhar os seus pensamentos com a mente carnal. Näo posso realizar grandes obras através de vocês juntamente com a mente do homem, pois ela atrapalha, retarda e abafa o Meu Espírito, impedindo-O de realizar grandiosas proezas através de vocês. A mente carnal impede-os de usarem os poderes espirituais que estäo à sua disposièäo na capacidade máxima.

36. Para poderem realizar maiores milagres e cumprirem o seu destino‚ precisam pertencer a Mim. Precisam estar completa e totalmente possessos por Mim. E para isso acontecer, precisam revestir-se da Minha mente e terem mais os Meus pensamentos. Precisam deixar a essência da Minha mente unir-se à essência da sua mente. O seu cérebro precisa ser Meu, e vocês precisam assumir por completo a mente de Deus.

37. Näo sabem como? Para revestirem–se da Minha mente, precisam se despir da mente do homem, do mundo, dos pensamentos e da propaganda de Satanás, do conhecimento e da sabedoria mundanos, da mente vaidosa e da carne. Precisam deixar a mente réproba e que duvida. Precisam largar o que é carnal.

38. O ãmago da questäo é que a mente carnal é inimizade contra Mim. A mente carnal vai contra o Meu Espírito, pois näo está sujeita à Minha Lei de Amor nem ao poder milagroso do Meu Espírito. Entäo, para vocês operarem milagres, poderem clamar o poder das chaves e terem acesso total a elas, precisam deixar a mente carnal.

39. Na Minha Palavra em geral Eu tenho chamado a atenèäo dos Meus filhos, dizendo que devem se revestir da mente de Deus, que precisam renovar a sua mente e näo se importarem com as coisas da Terra, mas sim pensarem no Céu e cingirem o lombo do seu entendimento. Ou seja‚ precisam montar barreiras para se protegerem das coisas carnais. Significa rejeitarem a sabedoria do mundo e impedirem-na de entrar e se arraigar. Significa rejeitar o conhecimento e o modo de agir do mundo, as seduèöes do que é carnal. Meus filhos‚ cingir o lombo do entendimento significa se prepararem. Neste caso prepararem suas mentes para aèäo e para deixar a Minha mente agir livremente em vocês. Significa prepararem-se para serem os Meus operadores de milagres no Tempo do Fim, para fazerem proezas e maiores obras do que todos os profetas ou Eu fizemos quando estivemos na Terra. Significa prepararem-se revestindo-se da mente de Cristo. Faèam isso deixando-Me possuí-los por completo.

No mundo, mas näo do mundo

40. Este assunto é muito profundo e vejo–os pensando: "A teoria é ótima, mas como vou colocar em prática, sendo que eu, estando no mundo, estou cercado das coisas do mundo?"

41. Primeiro, clamando o poder das chaves e através dele tornando-se praticantes da Minha Palavra, rejeitando o que é carnal. As chaves reinam! O Meu poder reina! Posso ajudá-los a rejeitar a mentalidade carnal do homem e revestirem–se da Minha mente, mas precisam fazer a sua parte. Precisam agir no sentido de retirarem de sua mente tudo o que näo provém de Mim, tudo o que é carnal e terreno.

42. Se cada um de vocês parar agora mesmo e recapitular atentamente o que fazem com o seu tempo, Eu lhes mostrarei os aspectos em que precisam melhorar. Eu lhes mostrarei que aspectos da sua vida precisam modificar para poderem assumir completamente a Minha mente.

43. Quero possuí-los por completo, mas precisam ter boa vontade e estarem dispostos. Para utilizarem este novo dom que estou lhes dando, vocês precisam tomar esse passo. Precisam desejar mais as coisas do espírito do que as da carne, deixarem a mente do homem e revestirem-se da mente de Deus.

44. Muitos de vocês se prendem à mente carnal em alguns aspectos da sua vida. Säo empecilhos que näo Me permitem possuí–los da forma necessária para poderem aprimorar o dom que desejo lhes dar.

45. As suas atividades revelam a situaèäo. Quanto mergulham no conhecimento das coisas do mundo acima do conhecimento de Deus? Fazem isso através de filmes, de livros, de revistas‚ de música, da Internet, das notícias na mídia, estudando a sabedoria mundana e do homem e ouvindo as filosofias de homens do mundo que näo coadunam com a Minha Palavra!

46. Näo estou pedindo para deixarem de lado todo o tipo de lazer que envolva o mundo, ou sempre abrirem mäo ou rejeitarem filmes, livros, revistas, a Internet, etc. Mas precisam se perguntar, e acima de tudo Me perguntar, até que ponto essas coisas influenciam os seus pensamentos. Quanto tempo passam fazendo essas coisas para descontraírem, e quanto tempo passam descontraindo–se Comigo? Depois que partilham das coisas do mundo, mesmo que seja para um simples momento de lazer, passam tempo lendo a Palavra para se limparem? Provavelmente näo existe uma ocasiäo mais importante para procurarem ser limpos do que depois de mergulharem no mundo para se relaxarem e divertirem. Se estiverem trabalhando‚ fazendo uma pesquisa, é mais provável que estejam em guarda e em oraèäo, e, portanto, o Inimigo näo conseguirá penetrar tanto. Mas nos momentos de lazer, freqüentemente o Inimigo consegue entrar de sola e incutir suas idéias, modos de pensar e mentalidade, porque vocês estäo "só relaxando", de modo que absorvem tudo sem filtrarem ou avaliarem com a Minha Palavra. E depois näo tomam tempo para se limparem com oraèäo, comunhäo Comigo e até mesmo Me consultando especificamente sobre coisas que os impressionam.

47. Em algumas ocasiöes é necessário, por causa do trabalho, passarem pelas águas da sabedoria e do conhecimento mundanos, e Eu lhes dou luz verde. Mas quero que se perguntem que medidas tomam nessas ocasiöes para filtrarem essas informaèöes e influências com o filtro da Minha Palavra, tanto escrita como em profecia para vocês pessoalmente. Por acaso mergulham no conhecimento e nos caminhos mundanos sem deixarem o Meu Espírito limpá-los depois? Por acaso mergulham na sabedoria mundana sem se vacinarem ou se desintoxicarem? Por acaso mergulham no conhecimento mundano e deixam-no ficar ali grudado por um bom tempo? Ou rejeitam o que é carnal e revestem-se da Minha mente? Vocês por acaso pedem a Minha opiniäo sobre as conclusöes que tiram depois de conversarem com pessoas do mundo ou lerem seus escritos? Quando procuram algo na Internet, param para pedir a Minha opiniäo ou saberem se concordo com as conclusöes apresentadas ou até para saberem se aquelas informaèöes estäo sequer corretas segundo os Meus padröes e o que sei ser a realidade? Para poderem receber este dom que quero lhes dar, vocês precisam cultivar esses hábitos.

48. Ou por acaso quando lêem uma BN ou mensagem que dou, a comparam com os outros supostos "fatos" que aprenderam de fontes mundanas, para verem se as Minhas Palavras säo realmente fidedignas ou corretas? Vocês julgam o conhecimento, informaèäo ou pensamentos mundanos que lhes säo passados com base nas Minhas Palavras? Ou julgam as Minhas Palavras com base nos seus próprios pensamentos ou outras fontes de informaèäo? Se utilizarem outras fontes de informaèöes como base, entäo para poderem se revestir da Minha mente e estarem preparados para receberem o dom que estou esperando para lhes dar, precisam fazer muitas modificaèöes no seu modo de pensar.

49. Vocês sempre tomam precauèöes para filtrarem os pensamentos e sabedoria carnais pelo Meu Espírito? Para permanecerem puros e incontaminados, prontos e capazes de serem condutores de todo o Meu poder, näo podem deixar de filtrar, passando por Mim, todo o contato que têm com o mundo. Eu já lhes mencionei essa necessidade de filtrarem tudo pelas Minhas Palavras e Espírito, agora precisam viver isso constantemente.

50. Para Eu poder tomar posse total, vocês têm näo só que Me entregar a sua mente, mas também limpá-la, bem como os seus pensamentos, de tudo o que näo provém de Mim, de tudo que seja mundano ou carnal. Precisam estar dispostos a abandonarem essas ideologias que tanto prezam, caso elas divirjam da Minha Palavra. Precisam estar dispostos a acreditar em Mim acima de tudo, mesmo que vá contra tudo o que aprendeu pesquisando e que o mundo diga. Para poderem verdadeiramente se revestirem da Minha mente‚ precisam estar dispostos a fazer esses sacrifícios. Quando lhes dei o maior mandamento, disse que deveriam amar o Senhor seu Deus de todo o seu coraèäo, alma e entendimento. Em outras palavras‚ entregar-Me toda a sua mente, e para isso näo podem dar lugar à mente carnal, näo podem reter a sabedoria do mundo ou deixá-la integrar–se a vocês.

51. A mente natural do homem näo recebe as coisas do Meu Espírito. Só poderäo ser veículos do Meu grande e assombroso poder milagroso aqueles que retiverem o Meu conhecimento em todos os seus pensamentos. É bem verdade que estäo rodeados pelo conhecimento mundano e pela mente carnal, e é inevitável estarem cientes deles‚ mas existe uma distinta diferenèa entre estarem cientes da situaèäo e deixarem-na fazer parte de vocês.

52. Meus amores‚ Eu os coloquei no mundo, mas vocês näo devem ser do mundo. Precisam sair desse mundo para poderem acionar o novo dom que lhes darei, precisam se apartar em todos os seus caminhos e näo tocarem nada imundo. Isto no sentido da sua mente, seus pensamentos e seu espírito. Só väo conseguir estar no mundo e näo serem do mundo se revestirem-se da Minha mente. Talvez precisem estar cientes da sabedoria mundana, mas näo devem deixá-la fazer parte de vocês, usá-los ou orientá-los.

As Misteriosas Chaves, 1ªParte

CdM #3472:25-32, BN 1060

25. (Papai: ). Säo muitas as coisas que o Senhor nos pede para aceitarmos só por fé, e às vezes näo é possível entendê–las com a mente carnal, porque säo discernidas espiritualmente.

26. É como a salvaèäo. Näo faz sentido de jeito nenhum! Você aceita que Jesus pagou pelos seus pecados por fé, certo? Mas se for pensar em termos práticos, quando tomou conhecimento da salvaèäo‚ por acaso foi algo lógico? Näo é racional pensar que um cara que você näo conhece e que viveu 2000 anos antes de você morreu porque o amava. Imagine achar que dentre os bilhöes de pessoas que já viveram na Terra, Ele saberia da existência de alguém täo mínimo quanto você, sendo que você só ia nascer 2000 anos depois! Pensar que você vai ser perdoado por todos os seus pecados só porque um cara morreu pendurado numa cruz por você, e que um dia será levado a um paraíso, a um lugar belíssimo, onde finalmente encontrará esse cara pessoalmente e viverá feliz por toda a eternidade - sem mencionar que lhe pediram para acreditar näo só que Ele morreu‚ mas que ressuscitou três dias depois - e tudo para você poder tê-lo habitando no seu coraèäo?! E como é que outra pessoa vai viver no seu coraèäo. Será que isso faz sentido? É preciso ter fé para acreditar, näo é?

27. Quando Jesus tentou explicar o conceito da salvaèäo a Nicodemos, disse-lhe o seguinte: "O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito". Mas foi difícil para Nicodemos entender esse conceito. Por quê? Porque ele vai contra o raciocínio carnal, contra a lógica.

28. Nicodemos, como a maioria dos judeus, fora criado seguindo literalmente, tintim por tintim, uma lei que governava cada aspecto físico que se possa imaginar. E Jesus veio libertá-los justamente disso. "A letra da lei mata." "O espírito vivifica; a carne de nada aproveita. As palavras que Eu vos digo säo espírito e vida."

29. Essa é outra declaraèäo de deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha, que no entanto você aceitou a vida inteira: como é que palavras expressadas podem ser espírito e vida? É uma verdade e um princípio que o seu coraèäo e mente aceitaram, apesar de que‚ se você for pensar bem, näo faz o mínimo sentido. É por isso que desde o comecinho, quando Paulo estava pregando para os judeus analíticos, para os gregos filosóficos e para os romanos carnais, o Senhor lhe mostrou que a mente carnal é inimiga de Deus.

30. Já vou responder a sua pergunta, porque, como disse, é boa e válida. Mas primeiro queria deixar claro que o fato de você estar "engasgando" nesta pequena questäo é um ataque do Inimigo, é uma pequena semente de dúvida através da qual ele está tentando entrar e fazê-lo largar o seu servièo para o Senhor.

31. Você aceitou por fé questöes muito maiores e mais complexas, entäo o fato desta que näo entende direito ter atingido proporèöes täo grandes e se tornado algo de tanto peso na sua mente demonstra se tratar realmente de um ataque do Inimigo‚ tentando confundi-lo e atrapalhar a sua fé e‚ com isso, o servièo que presta ao Senhor.

32. O Senhor sabe que essa é uma tática muito utilizada pelo Inimigo, razäo pela qual Ele está nos dando e instruindo no uso dos dons de posse total e a forèa do pensamento celeste - de deixarmos nossas mentes se fundirem à dEle para podermos näo só pensar o que Ele pensa, mas também partilharmos do Seu poder e perspectivas e verdades celestiais, em vez de ficarmos presos às tentaèöes da lógica carnal que faz tanto sentido - como o Inimigo tentou o Senhor a fazer durante aqueles 40 dias no deserto.

O Povo Singular de Deus

páginas 155-164, Tesouro

1. A maioria das igrejas dá às pessoas a idéia de que os grandes homens, líderes e profetas de Deus em toda a Bíblia eram todos exemplos convencionais e respeitáveis de um comportamento exemplar. Homens esses que, se estivessem vivendo hoje em dia, sem dúvida nenhuma seriam membros ideais da sociedade; cidadäos justos‚ freqüentadores da igreja e cientes dos seus deveres cívicos.

2. Contudo, se dermos uma olhada direto na Palavra de Deus‚ näo nas interpretaèöes e nas explicaèöes que as igrejas däo às vidas dos personagens importantes, mas naquilo que a própria BÍBLIA diz a respeito deles, nós vamos ver que os grandes "santos" eram tudo MENOS convencionais! Eles eram homens de FÉ que simplesmente acreditavam em DEUS o bastante para seguir a Sua orientaèäo e obedecer aos Seus mandamentos independente do QUE Ele lhes mandasse fazer, até mesmo quando näo faziam nenhuma idéia da RAZÄO por que Deus estava pedindo-lhes determinadas coisas!

3. Acontecia que muito freqüentemente Deus pedia-lhes para fazerem coisas completamente CONTRÂRIAS às suas expectativas naturais, ao seu raciocínio natural. Eles eram homens que "andavam por FÉ e näo por vista" (2Coríntios 5:7)‚ que faziam as coisas simplesmente porque Deus dizia para fazê-las. Às vezes eles até ARGUMENTAVAM com o Senhor, dizendo–Lhe que essa näo era maneira de fazer uma determinada coisa, ou que sem dúvida nenhuma devia haver alguma maneira melhor! Mas quando finalmente paravam de discutir e deixavam Deus fazer como ELE queria, eles sempre descobriam que Deus estava certo e que a Sua maneira era a MELHOR!

4. Freqüentemente se ouve dizer que "Deus realiza as Suas maravilhas de uma maneira MISTERIOSA", e um estudo das vidas dos personagens famosos da Bíblia‚ os que Deus utilizou, prova sem dúvida nenhuma que isso é verdade! Na verdade, Deus ADORA fazer as coisas contrariamente à nossa expectativa NATURAL! Porque para isso é preciso de um MILAGRE, e mostra que é DEUS que faz a coisa e NÄO O HOMEM, e Lhe dá uma oportunidade de manifestar o Seu poder sobrenatural, e assim ELE recebe TODA a GLÔRIA!

5. O Senhor diz: "Os MEUS pensamentos NÄO säo os VOSSOS pensamentos, nem os VOSSOS caminhos os MEUS caminhos! Porque assim como os Céus säo mais altos do que a Terra, assim säo os MEUS caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os MEUS pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos!" Isaías 55:8,9. A maneira "apropriada" de fazer as coisas geralmente é do Homem. Mas a maneira INESPERADA, a maneira IMPRÔPRIA, INCONVENCIONAL e INTRADICIONAl, a maneira NÄO ORTODOXA e SEM CERIMÕNIAS‚ CONTRÂRIA à expectativa NATURAL do Homem, é assim que DEUS geralmente faz as coisas!

6. Foi por isso que o Senhor disse aos Seus filhos: "Eu vos escolhi, um povo SINGULAR"! Deuteronõmio 14:2. Aqueles que verdadeiramente amam e seguem o Senhor seräo sempre diferentes, "SINGULARES"‚ em comparaèäo com a vasta maioria do mundo descrente. E é geralmente por isso que o resto do mundo encara os filhos de Deus, os profetas e líderes como um monte de gente esquisita, de fanáticos religiosos ou pura e simplesmente LOUCOS!

7. Mas a maneira que o MUNDO vê as coisas é geralmente muito DIFERENTE da maneira que DEUS vê as coisas. "Ora o homem NATURAL (lógico e carnal) NÄO compreende as coisas do ESPÍRITO de DEUS, porque lhe parecem LOUCURA, e näo pode entendê-las, porque elas devem ser entendidas ESPIRITUALMENTE!" 1Coríntios 2:14. Jesus até disse: "Porque o que entre os HOMENS é ELEVADO, perante DEUS é ABOMINAÈÄO!" Lucas 16:15.

8. Imagine só o que o mundo ímpio deve ter pensado de NOÉ‚ que de repente comeèou a construir um NAVIO GIGANTE em TERRA SECA! Ele trabalhou arduamente dia após dia, durante 120 anos, até que finalmente o grande transatlãntico ficou pronto! Isso foi uma coisa totalmente INCONCEBÍVEL, INESPERADA e INACREDITÂVEL! Foi täo absurdo, täo completamente irracional que eles devem sem dúvida nenhuma ter pensado que Noé tinha ficado maluco, porque ninguém nunca antes tinha tentado fazer nada do gênero! Nem nunca tinha CHOVIDO antes!

9. Mas, mesmo assim, Noé e os seus filhos obedeceram a Deus e construíram aquele navio, advertindo fielmente o mundo descrente dos julgamentos de Deus que estavam prestes a cair. E embora ele tenha sido ridicularizado e zombado, ele riu por último, pois o Dilúvio veio exatamente como ele disse que ia vir e a mesma água que afogou o mundo ímpio literalmente salvou Noé e a sua família quando elevou a Arca muito acima do nível da Terra que ficou submersa! Gênesis 6-8.

10. Um outro personagem muito inconvencional foi DAVI‚ o maior rei que Israel já teve. Desde o comeèo a vida e o ministério de Davi foram contrários à expectativa natural. Quando Samuel, o profeta de Deus‚ foi para Belém para ungir um dos filhos de Jessé para que fosse o próximo rei de Israel, ele viu o filho mais velho, forte e bonitäo, Eliabe, e pensou: "Certamente ESTE é o ungido do Senhor!" 1Samuel 16:6. Mas o Senhor disse a Samuel:

"Näo atentes para a sua APARÊNCIA nem para a sua ALTURA, porque Eu näo vejo as coisas como o HOMEM vê‚ porque o HOMEM vê o EXTERIOR, mas o SENHOR vê o CORAÈÄO!" 1Samuel 16:7.

11. Depois de ficar conhecendo e de, com muita oraèäo‚ ter examinado os outros seis filhos de Jessé, Samuel disse: "O Senhor näo escolheu nenhum destes. Estes säo TODOS os filhos que você tem, Jessé?"

12. Jessé respondeu: "Bem‚ ainda falta o MENOR, mas ele está cuidando das ovelhas."

13. Samuel mandou buscá-lo, e logo que Davi entrou na casa - aquele que era o menor e mais jovem, que o seu próprio pai nem tinha levado em consideraèäo para ser escolhido – o Senhor disse a Samuel: "Levanta-te, e unje-o, ESTE é o que Eu escolhi para ser o rei!" 1Samuel 16:12.

14. Pouco tempo depois, aconteceu o famoso confronto de Davi com Golias. O rei Saul a princípio se recusou deixar Davi lutar contra o gigante, ao perceber que este garotinho pastor näo era páreo para aquele guerreiro poderoso. Mas quando Saul viu que Davi näo se intimidou, ele insistiu que Davi usasse a sua armadura real e que levasse a sua espada. Mas Davi rejeitou, e foi para a batalha armado com o seu cajado de madeira que usava para pastorear, uma funda e algumas pedras.

15. O grande Golias se sentiu täo insultado ao ver um adversário täo fraquinho vindo lutar com ele que gritou com desprezo: "Sou eu algum CÄO para enviarem um MENINO para lutar contra mim com PAUS? 1Samuel 17:43.

16. Mas Davi respondeu: "Tu vens a mim com espada, com lanèa e com escudo, mas eu venho a ti em NOME do SENHOR dos exércitos, a quem tu desafiaste! E o SENHOR te entregará na minha mäo. E todo mundo saberá que o Senhor näo depende de espada nem de lanèa; porque do SENHOR é a guerra, e ELE te entregará na minha mäo!" 1Samuel 17:45-47.

17. Davi entäo põs uma pedra no seu fiel estilingue, partiu para cima de Golias e meteu bronca com apenas uma pedrinha, e o Filisteu de meia tigela caiu de cara no chäo! E o SENHOR ganhou uma grande vitória! De uma maneira completamente contrária ao que quaisquer generais experientes e conselheiros do exército israelense poderiam ter sonhado ou imaginado sequer!

18. Um outro exemplo da maneira totalmente näo ortodoxa que Deus faz as coisas pode ser encontrado na história de GIDEÄO. Gideäo era o filho simples de um fazendeiro humilde, mas o Senhor estava com ele, e ele acabou por comandar um exército de 32.000 soldados de Israel. Antes de iniciar um ataque às forèas

inimigas, que eram muitíssimo superiores, "os Midianitas, os Amalequitas e todos os filhos do Oriente que se encontrava no vale como gafanhotos em multidäo, eram incontáveis!" (Juízes 7:12), o Senhor surpreendeu Gideäo ao dizer-lhe: "MUITO é o povo que está contigo para Eu dar aos Midianitas em sua mäo, a fim de que Israel näo SE glorie contra Mim‚ dizendo: a MINHA mäo me livrou!`" Juízes 7:2.

19. Entäo o Senhor fez Gideäo mandar 31.700 homens para casa, deixando-o com um bandinho de apenas 300 soldados! Depois o Senhor disse a Gideäo para fazer a coisa mais LOUCA que se pode imaginar para poder ganhar a batalha! Ele dividiu os seus 300 homens em três grupos, e armou cada um deles com uma CORNETA e CÃNTAROS VAZIOS com TOCHAS acesas dentro deles! As primeiras bombas de fogo do mundo, ou "coquetéis molotov"! Depois, durante a noite, arrastando-se de mansinho, se aproximaram do acampamento dos inimigos‚ se espalharam e cercaram o acampamento por todos os lados. Entäo Gideäo deu o sinal, e todos os seus homens comeèaram a gritar e a bradar, tocando as suas cornetas e quebrando os cãntaros todos de uma só vez!

20. Os Midianitas ficaram täo perplexos e aterrorizados ao serem acordados pelo ruído e estrondo terríveis de 300 cãntaros quebrando todos de uma só vez e pelo repentino dilúvio de luz intensa de 300 fogos em redor do acampamento, em todas as direèöes, em combinaèäo com a tremenda barulheira da orquestra de Gideäo, formada por 300 CORNETEIROS, que entraram em pãnico e‚ na confusäo, comeèaram literalmente a matar uns aos outros! "E todo o exército saiu correndo, e, gritando, fugiram. E o Senhor tornou a ESPADA de um contra o outro, e o exército inteiro fugiu de Gideäo!" Juízes 7:15-22.

21. Que maneira mais ABSURDA de ganhar uma batalha! Que maneira menos GLORIOSA de conquistar o inimigo! Pareceu ser uma coisa estúpida, idiota e que nunca se ouviu falar! Mas foi como DEUS fez! E Gideäo e Israel só podiam agradecer a Deus pela vitória, porque a única coisa que fizeram foi algo completamente ABSURDO como quebrar vasos, agitar tochas, tocar cornetas e dar berros, enquanto DEUS fazia todo o trabalho sujo! Quem poderia receber o mérito por ESSE tipo de batalha a näo ser o SENHOR? Claro que näo seria um bobo como Gideäo que foi maluco o suficiente para acreditar em Deus e seguir as Suas orientaèöes ilógicas!

22. Freqüentemente, o Senhor dizia aos Seus profetas para fazerem algumas coisas muito chocantes, coisas que näo eram nada ortodoxas e que eram inconvencionais só para dar um ABANÄO nas pessoas para que saíssem da sua letargia e para fazer com que prestassem ATENÈÄO à Sua mensagem para o povo. Em alguns casos Ele fez com que alguns dos Seus profetas desempenhassem certos papéis, ou que atuassem de uma determinada maneira, a fim de retratar e ilustrar vividamente as Suas mensagens de maneira que as pessoas näo pudessem esquecer: com demonstraèöes!

23. Os teólogos e estudiosos da Bíblia muitas vezes se referem a ISAÍAS, o grande profeta, como o "profeta REAL" ou "o profeta NOBRE", mas parece que muito poucos percebem que ele também foi "o profeta nu"! "E disse o Senhor a Isaías: 'Vai tira as roupas dos teus lombos, e descalèa os sapatos dos teus pés!` E assim Isaías o fez, ANDANDO NU e DESCALÈO! E o Senhor disse: assim como o Meu servo Isaías andou TRÊS ANOS nu e descalèo‚ por um SINAl e um PRODÍGIO sobre o Egito e sobre a Etiópia, assim o rei da Assíria levará presos e em cativeiro os Egípcios e os Etíopes, nus e descalèos, e com as nádegas descobertas, para a vergonha das naèöes!`" Isaías 20:2-4.

24. IMAGINE SÔ! O profeta de Deus andando por aí PELADINHO DA SILVA durante TRÊS ANOS para mostrar ao povo do Egito e da Etiópia como eles iriam ser levados vergonhosamente em cativeiro e punidos pelos seus pecados! Parece LOUCURA, näo é? Bem, FOI uma loucura, mas foi DEUS quem a fez!

25. O Senhor também fez com que o Seu profeta Ezequiel fizesse uma ilustraèäo dramática em público para advertir o Seu povo. Uma demonstraèäo que foi täo fora do comum, täo imprópria, uma exibièäo de um comportamento täo "anormal" e "anti-social" que se alguém hoje em dia fizesse tal proeza na maioria dos países "iluminados" e "civilizados", seria imediatamente preso ou posto em alguma instituièäo para doentes mentais!

26. Obedecendo às instruèöes de Deus, Ezequiel pegou uma tabuleta grande de cerãmica e desenhou nela uma gravura da capital de Israel, Jerusalém. Ele entäo fez um CERCO contra essa representaèäo de Jerusalém, construindo rampas e pondo aríates em redor. Ele depois se deitou de lado na frente disso durante 430 DIAS!

27. O Senhor o instruiu de antemäo para preparar uma grande vasilha com trigo, cevada e feijöes, dos quais ele tinha que fazer porèöes de päo para comer durante os 14 meses inteiros. Entäo o Senhor fez o estõmago do Ezequiel ficar enjoado ao dizer-lhe: "E o que comeres será como bolos de cevada, e o cozerá com o esterco que sai do HOMEM, diante dos olhos das pessoas!" E disse o Senhor: "Assim comeräo os filhos de Israel, o seu PÄO IMUNDO‚ entre as naèöes, onde Eu os dispersar!" Ezequiel 4:12,13.

28. Sendo um judeu estritamente ortodoxo que tinha sempre observado todas as Leis de Moisés que tratam de alimentaèäo, Ezequiel protestou: "Ah, Senhor Deus! Eu nunca me contaminei! Desde a minha mocidade até agora eu nunca comi comida imunda!"

29. "Está bem", respondeu o Senhor, "Eu dar–te- ei esterco de VACAS, em vez de esterco de homens‚ e com ele prepararás o teu päo!" Ezequiel 4:14-15. Entäo, durante 430 dias, Ezequiel fez um cerco na representaèäo de cerãmica da cidade de Jerusalém e se deitou de lado comendo porèöes medidas de päo de esterco a fim de advertir o povo dos julgamentos que estavam prestes a cair sobre eles!

30. O profeta OSÉIAS foi instruído a fazer uma demonstraèäo que talvez tenha sido mais agradável do que a do profeta Isaías, mas mesmo assim, muito pouco ortodoxa e fora do comum! Para demonstrar ao povo retrocedido de Israel como os seus pecados e idolatria eram um adultério espiritual aos Seus olhos, Deus mandou a Oséias: "Vai, toma uma mulher de prostituièöes, uma PROSTITUTA‚ e CASA com ela, porque a terra se prostituiu desviando-se do Senhor!" Oséias 1:2. Apesar de todas as suas leis religiosas, de todas as convenèöes e tradièöes contra tais aèöes, Oséias imediatamente achou uma prostituta com quem se casou, e com quem teve três filhos.

31. Depois, para mostrar o Seu amor para o Seu povo, apesar da infidelidade do povo para com Ele, depois da esposa de Oséias o ter deixado em troca de outros amantes, o Senhor disse–lhe: "Vai outra vez, ama mostra amor à tua mulher, mesmo sendo ela amada por outro. Ama-a como o Senhor ama o Seu povo, embora eles se voltem para outros deuses." Oséias obedeceu e ele conta: "E a comprei de volta por quinze peèas de prata." Oséias 3:1‚2.

32. O casamento de Oséias näo foi um relacionamento do tipo respeitável que geralmente é de se esperar que os pregadores tenham, mas foi obra de DEUS e serviu de exemplo poderoso e de lembrete para o Seu povo do relacionamento de Deus com o Seu povo!

33. Näo há testemunho maior do DESPREZO de Deus pelas tradièöes, pelos costumes, pelas expectativas e opiniöes dos Homens do que o nascimento vida e morte de JESUS, do Filho do Próprio Deus! Imagine como teria sido muito mais RESPEITÂVEL e ACEITÂVEL se o Rei dos reis tivesse nascido num PALÂCIO na presenèa de membros ilustres da cõrte, com toda a honra e louvor de Roma! Mas näo, Deus escolheu que o Seu Próprio Filho viesse ao mundo‚ nascendo no chäo sujo de um estábulo com vacas e burros e com o cheiro de todo aquele estrume, envolvido em trapos e posto para descansar num comedouro de animais com um grupo de todos os tipos de meninos-pastores pobres ajoelhados no chäo ao Seu lado!

34. O senso comum nos diz que Jesus poderia ter tido um comeèo muito melhor e muito mais respeitável se Ele tivesse a aprovaèäo e a bênèäo do sistema da Sua época. Mas em vez de ter por pai terreno um potentado muito proeminente, um homem de grande influência e poder, Deus escolheu José, um carpinteiro, um humilde artesäo de madeira.

35. Em vez desta família, que era verdadeiramente real, ser recebida, reconhecida e reverenciada pelo mundo, Maria e José foram forèados a ser FUGITIVOS da injustièa, fugindo para salvar as suas vidas com o bebê Jesus, indo para um país estrangeiro como se fossem criminosos comuns!

36. E pense só no tipo de DISCÍPULOS que Jesus escolheu: em vez de selecionar ESTUDIOSOS do SINÉDRIO, a corte religiosa dos Judeus onde os grandes doutores da Lei instruídos e os melhores teólogos e sacerdotes da naèäo eram formados, Ele escolheu um bando de PESCADORES mal-cheirosos e até mesmo um desprezado COLETOR DE IMPOSTOS para serem os Seus seguidores mais íntimos, bem como algumas das piores PROSTITUTAS e radicais da cidade!

37. Em vez de COOPERAR com o poderoso sistema religioso e a sua hierarquia e garantir a sua benèäo, Ele näo parou de DESAFIAR as igrejas da Sua época, DESAFIANDO os seus COSTUMES e DESTRUINDO as suas TRADIÈÖES‚ até mesmo dizendo-lhes que o grande TEMPLO, em torno do qual toda a religiäo deles girava, ia ser DESTRUÍDO! Näo é de admirar que eles O tenham acusado de sacrilégio e blasfêmia!

38. E imaginem só, Ele, pessoalmente, fez um CHICOTE e invadiu as áreas sagradas do Templo, aèoitando os cambistas de dinheiro, derrubando as suas bancas e jogando todo o seu dinheiro no chäo, em duas ou três ocasiöes! Ele devia SABER que os grandes manda-chuvas religiosos näo iam ficar muito satisfeitos com aèöes como esta e que iam acabar por pegá-Lo no fim! E foi o que eles FIZERAM! E que FIM! Ser AÈOITADO e CHICOTEADO publicamente, ser executado, crucificado cruelmente numa cruz para morrer entre dois LADRÖES!

39. Depois o Senhor escolheu PAULO para ser um dos seus principais Apóstolos! Sem dúvida que o Senhor devia saber que os Judeus näo iam gostar da idéia do seu homem mais importante ficar sendo um cristäo radical! Até mesmo os IRMÄOS de fé duvidaram da sensatez de tal coisa, e acharam muito difícil de acreditar que o pior dos perseguidores poderia de repente ser o seu amigo do peito! A vida de Paulo foi täo RADICAl, täo FANÂTICA, foi completamente CONTRÂRIA ao que a maioria das pessoas hoje em dia acham que um cristäo deve ser!

40. Ao perceber como o resto do mundo o via, Paulo escreveu para alguns Cristäos transigentes e bem abastados: "Nós, apóstolos, somos ESPETÂCULO para o mundo! Somos LOUCOS por Cristo! Mas VÔS sois SÂBIOS. Nós FRACOS, mas vós FORTES. Vós honrados, mas NÔS DESPREZADOS! Até esta presente hora sofremos fome‚ e sede, somos perseguidos, e näo temos pousada certa. Somos como o LIXO do mundo, e como a ESCÔRIA deste mundo!" 1Coríntios 4:9-13.

41. Näo teríamos suficiente tempo nem papel para falar de ABRAÄO que saiu do seu país para ir para longe, viajando para o Senhor o resto da sua vida, "sem saber para onde ia"! Hebreus 11:8. Ou de MOISÉS, que renunciou o Egito e a posièäo de faraó e todas as riquezas, todo o poder que podia querer‚ para ser um pastor no deserto, que voltou 40 anos mais tarde para desafiar o Faraó e libertar o seu povo! Ou de SANSÄO que era um mulherengo, que estava sempre contando piadas, e que matou com as suas próprias mäos 1.000 dos seus inimigos usando apenas um maxilar de asno! Ou de JEREMIAS, que andava por aí carregando um jugo de bois enquanto profetizava o juízo e cativeiro da sua naèäo‚ e, como conseqüência disso foi amarrado num tipo de pelourinho público e jogado na prisäo, rotulado como traidor do seu próprio povo! Ou de PEDRO, ANDRÉ‚ TIAGO e JOÄO, que de repente abandonaram o negócio de pesca das suas famílias e saíram com alguém totalmente Estranho que os chamou: "Sigam-Me e Eu farei pescadores de HOMENS!" Mateus 4:19.

42. Existe inúmeros exemplos em toda a Bíblia na História de homens e mulheres de Deus dedicados que demonstraram vividamente que, sem dúvida nenhuma, o Senhor REALMENTE realiza as Suas maravilhas de uma maneira MISTERIOSA! Quase sempre preferindo fazer as coisas de uma maneira CONTRÂRIA à expectativa NATURAL, só pra mostrar que ELE é DEUS, e o CHEFE, e que Ele pode fazer QUALQUER COISA, até mesmo o IMPOSSÍVEL, INDEPENDENTE das condièöes naturais ou das circunstãncias ou das tradièöes ou costumes do Homem!

43. Quase sempre os Seus seguidores eram pobres e näo eram muito bem instruídos‚ certamente que näo eram o tipo de homens e mulheres que o mundo achasse que pudessem realizar alguma coisa. Mas a Bíblia diz que Deus na realidade ESCOLHE e PREFERE usar este tipo de pessoas. Ele disse: NÄO SÄO MUITOS OS SÂBIOS segundo a carne, nem muitos os PODEROSOS, nem muitos os NOBRES que säo chamados. Mas Deus escolheu as coisas LOUCAS deste mundo para CONFUNDIR as SÂBIAS e Deus escolheu as coisas FRACAS deste mundo para CONFUNDIR as FORTES. E Deus escolheu as coisas HUMILDES deste mundo, e as DESPREZÍVEIS‚ e as que NÄO säo, para aniquilar as que säo. Para que NENHUMA CARNE se glorie perante Ele!" 1Coríntios 1:25-29.

44. O Senhor escolhe e usa tais pessoas porque elas sabem que as SUAS idéias, a SUA forèa, a SUA sabedoria NÄO É O SUFICIENTE, e por isso elas TÊM que se apoiar NELE e seguir as orientaèöes DELE, e estäo dispostas a fazer da maneira de DEUS, por mais LOUCA que pareèa às vezes! Mesmo que seja inconvencional, inesperado, impróprio, ilógico e completamente contrário às chamadas "normas" do Homem!

45. Na verdade, se você estiver realmente disposto a seguir a DEUS, a ser uma TESTEMUNHA fiel para o Senhor, é impossível näo ir CONTRA os modos normais, aceitáveis, respeitáveis e tradicionais do MUNDO: "Pois qualquer que quiser ser AMIGO do MUNDO constitui-se INIMIGO de DEUS!" Tiago 4:4.

46. Que Deus ajude VOCÊ a seguir a ELE, a SUA Vontade e a SUA Palavra! E NÄO à maneira do HOMEM, mas à maneira de DEUS! Se você estiver disposto a ir contra correnteza e seguir o caminho de DEUS, a se levantar por Jesus e falar aos outros sobre o Senhor‚ Ele vai ABENÈOAR você muitíssimo e vai estar COM você e fazer de você uma GRANDE BÊNÈÄO para muitos! E mesmo que o MUNDO descrente zombe, ridicularize e REJEITE você, ELE vai louvar, honrar e ACEITAR você, e um dia vai te dar as boas vindas com recompensas gloriosas eternas quando você chegar na sua Casa, na Cidade Celestial! "Bem está Meu servo bom e fiel! Entra no GOZO do teu Senhor!" Mateus 25:23. Será que VOCÊ vai ouvir Dele ESTAS palavras de boas vindas?

DJCA 1

224, 261

DJCA 1:224

Você näo pode fechar os olhos nem tampar os ouvidos e näo absorver nada do mundo‚ pois este mundo cerca você, e você está no mundo. Mas se näo quiser ser deste mundo, deve se limpar e se purificar com o antídoto da Minha Palavra, para que fique limpo pela Palavra que Eu lhe tenho falado.

Dê ouvidos às Minhas Palavras e escute–as, acredite nelas, pois Satanás pediu você para derrotá-lo! - Näo com uma grande enchente, mas por meio das rapozinhas que comem as vinhas. Um pouquinho aqui‚ um pouquinho ali; um pequeno enfraquecimento; um pequeno desgaste do alicerce aqui, um pequeno desgaste do alicerce ali; uma pequena descrenèa aqui, uma pequena dúvida ali; um pouquinho das suas próprias conclusöes erradas.

E digo isto a todos: deixem que as Palavras de David, as Palavras de Deus, as Palavras da Minha boca, as Palavras do Meu Livro sejam o seu padräo! - Näo o que o Homem diz‚ näo o que é politicamente correto mas é um engano, uma falsidade e mentira, perpetrado pelos que querem destruir a Palavra e as obras de Deus! Acaso Eu sou politicamente correto? David era politicamente correto? Ou será que ele falou as Palavras da verdade como Eu falei através dele? Será que a Bíblia é politicamente correta? Näo, estas coisas säo uma ofensa para o Homem, mas apesar disso säo as puras Palavras de Deus!

E para aqueles de vocês que säo puros‚ estas Palavras säo puras! Säo águas que däo vida! Elas limpam o seu espírito! Alimentam a sua alma! Fortalecem a sua mente e o seu coraèäo e os aproximam de Mim. (CM 3025)

DJCA Nº1:261

Näo pense que você é que sabe, pois a mente do Homem näo é melhor do que a mente de Deus. O que parece lógico na sua mente näo significa forèosamente que seja a maneira de Deus. Pois os Meus caminhos säo mais altos do que os seus caminhos e os Meus pensamentos mais altos do que os seus. A paz e a tranqüilidade de espírito estäo em aceitar a Minha Palavra, estäo em aceitar por fé.

Entäo largue a carga da sua mente. Largue o fardo das suas dúvidas. Largue o fardo de seu espírito analítico. Largue o fardo do que você viu e do que acreditava ser a verdade e venha a Mim com fé.

Quando adormeci no barco e as ondas, o vento e a tempestade assolavam, os Meus discípulos näo sabiam o que fazer, mas ficaram com medo por causa do vento, por causa das ondas e temeram pelo barco. Por isso Me acordaram‚ vieram a Mim, pois sabiam que a soluèäo estava no Meu poder. Eu disse: "Cala-te, aquieta-te" e tudo se aquietou. Eles vieram a Mim admitindo que näo sabiam o que fazer e Eu lhes dei paz.

Entäo venham a Mim com fé, com a fé de uma criancinha que sabe que o seu pai näo vai desencaminhá-la mas vai lhe falar a verdade.

Venha a Mim com fé, largando as suas idéias preconcebidas, largando o que você tem tanta certeza que é correto. Venha a Mim com o coraèäo aberto, com a mente aberta e deixe-Me lhe dar paz – a paz que vem da fé, a paz que vem de confiar, a paz que vem de saber que você está submisso à vontade de Deus. (CM 3041)

DJCA 2

186, 196, 350, 545

DJCA 2:186

Linhas discordantes! Linhas deformadas, emaranhadas e divergentes! Complexidade! Uma grande teia de complexidade, tudo emaranhado, enredado e entrelaèado - por dentro, por fora, por cima e por baixo, tudo numa trapalhada, confusäo, misturada, a grande teia de linhas divergentes. Säo divergentes e complexas. Cuidado para que ninguém faèa de vocês presa sua por meio de filosofias e väs sutilezas, segundo os rudimentos do mundo e näo segundo Deus.

A Minha Verdade é simples e fácil de obter, fácil de põr em prática‚ mesmo no mundo complexo e emaranhado em que vocês vivem. A Minha lei é simplicidade! Eu näo ponho a maèaneta alta demais para os Meus filhos de todas as cores, credos e raèas alcanèarem. Eu falo näo só da Minha Salvaèäo e do Meu Amor, mas também de todas as esferas da sua vida. A Minha vontade é simples. A Minha lei é a simplicidade.

Entäo tenham cuidado com as linhas emaranhadas, pois o Maligno anda em derredor rugindo como um leäo, buscando apanhá-los e emaranhá-los na teia da complexidade. Ele anuncia a sua propaganda por toda parte por intermédio da sua rede de linhas divergentes e emaranhadas.

Vocês, Meus filhos, devem andar sabiamente para com os que estäo de fora. Devem ser sábios como as serpentes, mas simples como as pombas. E da mesma maneira que têm que provar os espíritos para ver se säo de Mim, têm também que provar a informaèäo com que se deparam, orando e buscando-Me em tudo, para ver se procede de Mim. Sejam sábios como serpentes, orando e buscando a sabedoria do alto‚ e sejam simples como as pombas ao seguirem pelo caminho da Minha vontade.

Continuem a Me buscar em todas as coisas, para poderem saber o que é de Mim. Satanás é muito esperto e muito astuto. Mistura muita verdade com a mentira que é täo desejável, atraente e agradável aos olhos, suave ao toque‚ mas por dentro é um veneno. Acaso a serpente näo enganou Eva da mesma maneira, tentando-a com uma história acreditável? E ele ainda é o mesmo Satanás de sempre! Ele nem sempre aparece vestido de vermelho, com chifres, um tridente na mäo e um rabo, mas vem com uma fala mansa, imagens bonitas, coisas atraentes e, num certo sentido‚ até alguns milagres.

Vocês têm que provar os espíritos para ver se säo de Deus. Continuem perto de Mim e das Minhas Palavras, olhando sempre para Mim, buscando-Me desesperadamente em todas as coisas, tanto grandes como pequenas, para que näo sejam desencaminhados e se afastem da Minha simplicidade. (CM 3053)

DJCA 2:196

Estes säo os dias da informaèäo‚ a era do conhecimento. Acaso näo disse que nos Últimos Dias o conhecimento se multiplicaria? Este é o grä finale, e o palco está pronto para a última cena. Busquem o conhecimento que é do alto, que é puro e pacífico‚ tratável.

Satanás é o autor das meias-verdades. Ele mistura verdades com mentiras com a intenèäo de apanhá-los na teia de linhas divergentes, e está ficando cada vez mais ousado nestes Últimos Dias. Você tem que andar com cautela. Ande com sabedoria para com os que säo de fora. Ore desesperadamente para näo encher a mente e o coraèäo com tanta informaèäo e confusäo de Satanás.

Embora seja importante manter-se informado, estar a par das últimas novidades, é por esta mesma razäo que você tem que manter-se cheio do antídoto da Minha Palavra, da vacina do Meu Espírito, para poder saber escolher o bem e rejeitar o mal. Continue se enchendo de coisas positivas, edificantes, encorajadoras e fortalecedoras da Minha Palavra‚ para que possa ouvir dentro de você a Minha voz mansa e delicada, dizendo: "Este é o caminho, ande nele" ou: "Este näo é o caminho, desvie-se dele", para poder ficar puro e incorrupto nesta geraèäo ímpia e perversa. (CM 3053)

DJCA 2:350

Näo ponha a sua fé nas coisas do mundo, näo ponha a sua fé nas coisas do Egito. Eis que näo chamei Eu você para fora do Egito, todos estes muitos anos? Já esqueceu de onde veio? Já se esqueceu de onde você saiu? Eis que você viveu nos Jardins do Éden, em Lares Celestiais. Näo torne para trás‚ näo dê as costas à heranèa que o Senhor seu Deus lhe deu. (BN 498)

DJCA 2:545

Guarde o seu coraèäo com diligência. Esteja ciente do que acontece no seu coraèäo. Discirna aquilo que entra. Distinga entre o certo e o errado, o bem e o mal, o malvado e o amoroso. Siga de perto as Palavras e guarde os seus pensamentos. Pois o Inimigo do seu coraèäo e alma quer devorá-lo com suas perversas mentiras e dúvidas sutis e indiretas. Ele sabe que lhe resta pouco tempo.

A coroa está descendo agora, mas você ainda pode perdê-la. Agarre-se a ela! Näo seja como o louco que abre bem a boca e a enche com qualquer coisa que lhe däo, sem pensar nem discernir, nem como a louca que deseja tudo o que vê. Aceite o que é bom, mas com toda a diligência rejeite o que é mau. As influências malignas säo muito maiores agora nestes dias e sempre querem apagar a luz que dei. (CM 3070)

Manual da Palavra: Fé

1–2, 7,

1.O que é a fé?

A. Fé é acreditar no invisível:

2Cor.4:18 Näo atentando nós nas coisas que se vêem‚ mas nas que se näo vêem... säo eternas

2Cor.5:17 Andamos por fé e näo por vista

Heb.11:27 Por fé... ficou firme como vendo o invisível (V. também Rom.8:24)

B. Fé é uma coisa palpável e real:

Heb.11:1 Fé é o firme fundamento (título de propriedade) das coisas que se esperam e a prova das coisas que se näo vêem

2.A Importãncia da fé:

Gál.5:6 [Nada] tem virtude alguma‚ (a näo ser) a fé que opera pelo amor

A. Somos salvos pela fé:

Joäo 3:16 Para que todo aquele que n'Ele crê (em Jesus)... tenha vida eterna

Joäo 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna

Luc.7:47–50 Os teus pecados te säo perdoados. A tua fé te salvou

Atos 10:43b Os que n'Ele crêem receberäo o perdäo dos pecados

Atos 16:31 Crê em... Jesus Cristo, e serás salvo

Rom.5:1 Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus

Gál.3:26 Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus

Efé.2:8, Pela graèa sois salvos por meio da fé

Efé.3:17a Para que Cristo habite pela fé nos vossos coraèöes

(V. também 1Pe.1:9)

B. Nós devemos viver por fé:

Gál.2:20 A vida que agora vivo, vivo–a na fé (em Jesus)

Heb.10:38a O justo viverá da fé (V. também Rom.1:17b)

1Joäo 5:4b Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé

C. Sem fé näo podemos agradar a Deus:

Heb.11:6 Sem fé é impossível agradar (a Deus)

Rom.14:23b Tudo o que näo é de fé é pecado

D. Fé dá–nos forèa para continuar:

Sal.27:13 Pereceria sem dúvida se näo cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes

Rom.11:20a Tu estás em pé pela fé

2Cor.4:16-18 Näo desfalecemos... näo atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se näo vêem

7.Fé versus lógica:

1Sam.16:7 O Senhor näo vê como vê o homem... o homem vê o que está adiante dos olhos... o Senhor olha para o coraèäo

Sal.118:8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem

Pro.3:5,6 Confia no Senhor... e näo te estribes no teu próprio entendimento

Isa.11:3 (Deus) näo julgará segundo a vista dos Seus olhos

Isa.55:8,9 Nem (säo) os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor

Jer.17:5 Maldito o homem que confia no homem [e näo em Deus]

Joäo 20:29b Bem-aventurados os que näo viram e creram

1Cor.1:21 O mundo näo conheceu a Deus pela sua sabedoria

1Cor.2:5 Que a vossa fé näo se (apoie na) sabedoria dos homens, mas no poder de Deus

1Cor.2:14a O homem natural näo compreende as coisas do Espírito

2Cor.5:7 Andamos por fé e näo por vista

Manual da Palavra: Raciocínio Carnal

Definièäo: Ser guiado ou confiar no nosso entendimento humano, raciocínio‚ lógica ou experiência, em vez de ser guiado pelo Senhor através da oraèäo e da Sua Palavra.

1. Segredo para o sucesso: Confiar na orientaèäo e direèäo do Senhor.

* 2 Crõnicas 26:5 [O rei Uzias, de 17 anos, encontrou a chave para o sucesso:] Buscou a Deus nos dias de Zacarias‚ que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

* Provérbios 3:7 Näo sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta–te do mal.

* Provérbios 23:4b Näo te canses para enriqueceres; dá de mäo à tua própria sabedoria.

* Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

* Salmo 37:23 Aparta-te do mal e faze o bem; entäo terás morada para sempre.

* Salmo 118:8 É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem.

* Provérbios 3:5–7 Confia no Senhor de todo o teu coraèäo‚ e näo te estribes no teu próprio entendimento;
reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Näo sejas sábio a teus próprios olhos

* Isaías 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

* Atos 5:38b,39 [Aquilo a que Deus nos orienta e ordena sempre será bem sucedido independente das circunstãncias!] Se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus‚ näo podereis desfazê-la, para que näo aconteèa serdes também achados combatendo contra Deus.

2. Näo conseguiremos encontrar nosso caminho na vida sem a orientaèäo direta de Deus.

* Jeremias 10:23 Eu sei, ó Senhor, que näo é do homem o seu caminho, nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.

* Provérbios 16:9 O coraèäo do homem propöe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

* Provérbios 20:24 Os passos do homem säo dirigidos pelo Senhor. Como‚ pois, pode o homem entender o seu próprio caminho?

* Joäo 15:5 Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer.
* Atos 17:21-23,27‚28,30,31 [Os sábios do mundo, no Aerópago, em Atenas, näo conheciam o Senhor, mas Paulo procura dar-lhes entendimento.] (Ora, todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senäo de dizer e ouvir a última novidade.) 22 Estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vejo que sois muito religiosos. 23 Pois passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Ora, esse que vós honrais sem conhecer é o que eu vos anuncio... 27 Deus fez isto para que o buscassem, e talvez, tateando, o pudessem achar, ainda que näo está longe de cada um de nós. 28 Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns dos vossos poetas disseram: Somos também sua geraèäo. ... 30 Mas Deus, näo levando em conta os tempos da ignorãncia, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam. 31Pois determinou um dia em que com justièa há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou. Ele disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

3. Se nos estribamos no nosso próprio entendimento, estamos destinados ao desapontamento e fracasso final.

* Salmos 127:1a Se o Senhor näo edificar a casa, em väo trabalham os que a edificam.

* Provérbios 14:12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

* Isaías 5:21 Ai dos que säo sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

* Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braèo, e cujo coraèäo se aparta do Senhor!

* 1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que näo caia.

* Gálatas 6:3 Se alguém pensa ser alguma coisa, näo sendo nada, engana-se a si mesmo.

4. Raciocínio carnal é loucura e desagrada a Deus.

* Provérbios 26:12 Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperanèa há no tolo do que nele.

* Provérbios 28:26a O que confia no seu próprio coraèäo é insensato, mas o que anda sabiamente será livre.

* Isaías 47:10 Confiaste na tua maldade, e disseste: Ninguém me pode ver. A tua sabedoria e o teu conhecimento, isso te fez desviar, quando disseste no teu coraèäo: Eu sou, e fora de mim näo há outra.

* Jeremias 8:8-9 Como podeis dizer: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco, quando em väo tem trabalhado a falsa pena dos escribas? 9 Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria teriam?

* Jeremias 9:23-24 Assim diz o Senhor: Näo se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua forèa‚ nem se glorie o rico nas suas riquezas‚ 24 mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faèo misericórdia, juízo e justièa na terra, porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

* Romanos 1:21,22 Pois tendo conhecido a Deus, näo o glorificaram como Deus, nem lhe deram graèas, antes seus raciocínios se tornaram fúteis, e seus coraèöes insensatos se obscureceram. 22 Dizendo-se sábios‚ tornaram-se loucos‚

* Romanos 8:6-8 A inclinaèäo da carne é morte, mas a inclinaèäo do Espírito é vida e paz.
7 A inclinaèäo da carne é inimizade [animosidade, hostilidade] contra Deus, pois näo é sujeita à lei de Deus‚ nem em verdade o pode ser. Portanto, os que estäo na carne näo podem agradar a Deus.

* 1 Coríntios 3:18-20 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faèa–se louco para se tornar sábio. 19 Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Como está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, os quais säo väos.

* 1 Coríntios 8:1b-3 A ciência incha, mas o amor edifica. 2 Se alguém pensa saber alguma coisa, ainda näo sabe como convém saber. 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.

* 2 Coríntios 1:12 Ora, a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, näo com sabedoria carnal, mas na graèa de Deus, temos vivido no mundo, e especialmente para convosco.

5. Nós nem sequer podemos fazer o que parece bom‚ razoável e lógico, a menos que seja a vontade do Senhor.

* Provérbios 19:21 Muitos säo os planos do coraèäo do homem, mas é o propósito do Senhor que permanecerá.

* Romanos 12:16b Näo sejais sábios em vós mesmos .

* 2 Coríntios 3:5 Näo que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

* Tiago 4:13–15 E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhä iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14 Ora‚ näo sabeis o que acontecerá amanhä. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser‚ viveremos e faremos isto ou aquilo.

6. Só buscando as soluèöes do Senhor é que entendemos as situaèöes como Ele as vê.

* 1 Samuel 16:7b O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraèäo.

* Provérbios 16:2 Todos os caminhos do homem säo inocentes aos seus olhos, mas o Senhor pesa os motivos.

* Eclesiastes 2:26a Ao homem que é bom diante dele, Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria.

* Isaías 42:16 Guiarei os cegos por um caminho que näo conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.

* Isaías 55:8,9 Pois os meus pensamentos näo säo os vossos pensamentos‚ nem os vossos caminhos os meus caminhos‚ diz o Senhor. Pois os meus pensamentos näo säo os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

* Joäo 7:24 Näo julgueis segundo a aparência‚ mas julgai segundo a reta justièa.

7. A Palavra nos mostra o que fazer, clarificando as situaèöes.

* Salmo 37:31 A lei do seu Deus está em seu coraèäo; os seus passos näo vacilam.

* Salmo 119:105 Lãmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

* Salmo 119:130 A exposièäo das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples.

* Provérbios 6:22,23 Quando caminhares, te guiaräo [as Palavras]; quando te deitares‚ te guardaräo; quando acordares‚ falaräo contigo. 23 Porque estes mandamentos säo lãmpada, este ensino é luz, e as correèöes da disciplina säo o caminho da vida.

* Joäo 1:1b,4, 9 O Verbo era Deus. ... 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.... A luz verdadeira que ilumina a todos os homens estava vindo ao mundo.

* 2 Pedro 1:19 E temos ainda mais firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos coraèöes.

8. Deus tem todas as respostas, e adora dá-las a vocês. Portanto, orem!

* Provérbios 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos seräo estabelecidos.

* Isaías 30:21 Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouviräo a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.

* Isaías 58:9a Entäo clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui.

* Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que näo sabes.

* Mateus 7:7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.

* Joäo 15:15 Já näo vos chamo de servos, porque o servo näo sabe o que faz o seu senhor. Antes‚ tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

* Tiago 1:5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peèa-a a Deus, que a todos dá liberalmente‚ e näo censura, e ser-lhe-á dada.

* Tiago 4:2b [Näo negligencie pedir ajuda a Deus.] Nada tendes porque näo pedis.

Copyright © 2004 por A Família International