Guia Prático dos Comitês de PFE, DEF e RP

March 9, 2005

Table of Contents

Marèo de 2005FD/MM/FM

Guia Prático para o Monitor do Comitê de PFE

Comitê internacional de PFE

Esta relaèäo é um resumo para o Lar e o monitor dos critérios de avaliaèäo do comitê de PFE com os pontos mais importantes a enfocar quando forem preencher o critério de avaliaèäo desse comitê. Näo abrange necessariamente tudo o que precisam fazer; mas podem se guiar pelos critérios do PFE e pela lista de conferência.

É da responsabilidade do monitor dos critérios de PFE, em conselho com os gestores do Lar, certificar-se que o Lar está ciente do conteúdo dos critérios e da lista de conferência, e, portanto‚ sabem o que é exigido do Lar.

Esta pessoa deverá ser a "voz" do comitê de PFE no Lar, ajudando a assegurar que ele segue o padräo estabelecido para o cuidado das crianèas e sua criaèäo.

O papel dos monitores de PFE e DEF no Lar é descrito nos seguintes trechos de "Ficando Mais Forte, 2ª Parte":

Para garantir que o Conselho Executivo dá a devida atenèäo aos critérios de avaliaèäo de cada comitê e näo deixa passar nenhum, estabelecemos que cada Lar deverá ter monitores para verificarem isso. O monitor para cada comitê tem a responsabilidade de se certificar que o Lar cumpre os critérios e que os pastores e gestores estäo a par de qualquer necessidade, deficiência, etc. relacionadas a isso.

Foi determinado que se déssemos a cada monitor autoridade para obrigar o Lar a cumprir os critérios, isso poderia confundir os limites de autoridade dentro do Lar e gerar desuniäo, espírito de competièäo ou um desequilíbrio. Em vista disso, a autoridade do monitor em relaèäo a fazer o Lar cumprir os critérios limita–se a conscientizar os membros das necessidades relacionadas aos critérios de um determinado comitê, a menos que o Conselho Executivo‚ com a aprovaèäo do Conselho do Lar, lhe conceda, especificamente, mais autoridade.

Os monitores em si näo säo responsáveis por fazer o Lar cumprir todos os critérios de um certo comitê. Eles näo têm mais autoridade do que nenhum outro membro do Lar em relaèäo a esse comitê, a menos que o Conselho Executivo e do Lar lhes conceda especificamente tal autoridade. No geral‚ eles säo apenas uma "voz" no Lar, uma pessoa responsável por estar pensando nos assuntos relacionados àquele comitê, lendo o material que o comitê nacional‚ regional ou internacional envia e fazendo o melhor que pode para representá-lo junto ao Lar, etc.

Agora que esta questäo foi explicada, podemos dizer que talvez algumas pessoas que forem eleitas como monitoras dos critérios de avaliaèäo podem, em conselho com os pastores e gestores do Lar, ajudar a carregar o fardo de cumprirem as exigências desse comitê. Isso é perfeitamente aceitável. Na verdade, queremos incentivar isso, para dividirem mais a carga. Mas os monitores näo deveriam, de maneira alguma, forèar o que eles acham que precisa ser feito. A funèäo deles näo lhes dá automaticamente direito sobre as outras pessoas no Lar ou no funcionamento do Lar. (CdM 3518:118.13–14,162-163, BN 1109).

Deus abenèoe vocês e os ajude a alcanèar suas metas de serem um exemplo do Reino para outros. Nós amamos vocês!

Seu comitê internacional de PFE

GERAL

Manter-se a par dos conselhos dados nas BNs e outras publicaèöes com relaèäo a puericultura. Ajudar a assegurar que esses conselhos estäo facilmente acessíveis a todos.

Estar ciente das iniciativas do comitê de PFE e trazer ao conhecimento dos gestores do Lar a possibilidade do Lar participar das atividades do comitê.

Encorajar a comunicaèäo entre o Lar e o comitê de PFE, tais como contribuièöes para as cartas de notícias da área, para publicaèöes da Família, etc.

Disponibilizar o nome, endereèo, número para contato, endereèo de e-mail dos membros do comitê nacional de PFE.

PALAVRA

Biblioteca infantil da Palavra

Assegurar que Palavra está à disposièäo das crianèas e que têm fácil acesso a ela.

Assegurar que a biblioteca infantil está o mais completa e bem organizada possível, tanto a biblioteca das famílias como/ou do Lar.

Um número de cópias suficientes deveria ser disponibilizada para as aulas da Palavra, tempo quieto ou outros momentos de estudo.

Prover mais cópias‚ se necessário, quer fazendo fotocópias quer encomendando do seu Centro de Recursos do PFE.

Incentivar e ensinar as crianèas a serem bons mordomos das publicaèöes da Palavra.

Assegurar que as publicaèöes das crianèas säo devidamente distribuídas ao receberem-nas no Lar.

Incentivar todos os membros do Lar a verem as publicaèöes das crianèas para estarem cientes da Palavra que as crianèas estäo recebendo e com a qual estäo sendo alimentadas.

(O Manual do PFE contém uma lista da biblioteca infantil básica da Palavra.)

Ensinar a Palavra às crianèas

Cópias do "Currículo da Palavra 2004" estäo disponíveis para as diferentes faixas etárias/níveis para facilitar o uso deste programa de base da Palavra. (Para baixar do site da Família, por favor, veja o link: http://www.familymembers.com/pubspages/search.php3?searchpub=64)

Crianèas mais novas devem ter acesso a boas Bíblias ilustradas.

Crianèas (com cerca de 6 ou 7 anos) devem ter sua própria Bíblia (de preferência KJV com letra grande ou o equivalente no idioma da crianèa [Edièäo Contemporãnea de Almeida, da editora Vida]

Incentivar as crianèas, em idade apropriada, a terem um bom caderno de Palavra onde anotam as aulas da Palavra.

Incentivar as crianèas a terem um caderno pessoal para profecias.

Incentivar os membros do Lar com o dom de tocar violäo ou outro instrumento para fazerem inspiraèöes e cantarem com as crianèas.

Assegurar que o Lar tem um bom equipamento para as crianèas escutarem fitas da Palavra, música da Família, etc.

Incentivar diferentes membros do Lar a ensinarem a Palavra às crianèas. Isto deveria ser feito com constãncia.

Materiais infantis e de ensino da Palavra

Certificar-se que os livros e publicaèöes da Família estäo disponíveis para consulta, tais como Activity Books, Teaching and Activity Guide (TAG), Kiddy Cat Book, Childcare Handbooks‚ Flanelógrafos, REFs sobre cuidado infantil. (Veja a lista completa desses materiais e publicaèöes no Manual do PFE.)

Certificar-se que os professores ou as pessoas que cuidam das crianèas têm fácil acesso ao material para ensino da Palavra.

Certificar-se que o Lar discute e decide sobre investir em materiais para crianèas e para lhes ensinar a Palavra, como por exemplo, material didático, acessório audiovisual, flanelógrafos‚ etc.

Manter um bom arquivo da Palavra ou outros materiais didáticos que tenham conseguido ou tenha sido disponibilizado pelo comitê de PFE; se necessário, manter originais para fazer cópias ou ter um arquivo básico de computador do qual possam imprimir.

Manter um lista de recursos e material audiovisual disponibilizado pelos comitês de PFE e DEF.

Projeto de memorizaèäo das crianèas

Certificar-se de disponibilizar cópias do plano de memorizaèäo do "Currículo da Palavra de 2004" para ser mais fácil utilizá-lo.

Ajudar e incentivar o Lar a ter as fitas do Livro de Memorizaèäo e outras canèöes da Palavra para as crianèas.

Certificar-se que as crianèas têm um bom sistema de memorizaèäo/revisäo que as ajuda a manter firme na memória tudo o que já memorizaram.

TESTIFICAÈÄO

Certificar-se de terem à mäo materiais de testificaèäo apropriados para as crianèas, como por exemplo, folhetos para crianèas, Bíblias para serem usadas na testificaèäo, etc.

Certificar-se que as crianèas conhecem bem a mensagem nos folhetos que distribuem.

Incentivar o Lar a orar para serem testemunhas instantes e compartilharem testemunhos de testificaèäo que possam ajudar no treinamento das crianèas e fazê-las querer compartilhar o amor do Senhor com outros.

Certificar-se que as crianèas aprendem a cumprimentar e interagir com as pessoas quando testificam ou com pessoas que visitam o Lar.

Incentivar as crianèas e as ensinar a ajudar nas atividades de testificaèäo com as visitas; por exemplo, cantando para elas, dando aulas com flanelógrafo, dando uma aula simples sobre um assunto espiritual, explicando o ensino em casa e mostrando seus projetos de arte ou outros projetos escolares, etc.

O Lar deveria discutir com que freqüência as crianèas deveriam testemunhar, e planejarem de acordo.

Certificar–se de terem um número apropriado de pessoas cuidando das crianèas quando forem testemunhar fora de casa.

Lembrar-se que é possível testemunhar de diferentes formas‚ combinando testificaèäo com excursäo ou eventos especiais perto do Lar ou em áreas próximas.

DEVERES DOS PAIS / LAR

Horário das crianèas

Um professor ou educador regular para crianèas pequenas é preferível‚ contanto que näo fique sobrecarregado e tenha variedade suficiente, tempo para planejar, etc.

Incentivar outros membros do Lar a passarem tempo com as crianèas, ensinando-as os seus talentos e interesses. Todos deveriam, o máximo possível, tentar passar algum tempo com as crianèas semanalmente, de alguma forma.

Manter um calendário de futuros eventos, viagens de fé e planos de testificaèäo à mäo.

Reuniöes de puericultura

Manter as atas das reuniöes mensais de puericultura do Lar à mäo, inclusive as "tarefas", para ser fácil consultar o que foi decidido.

Compartilhar as informaèöes dos seminários de PFE e/ou boletins, cartas de notícia, etc.

Necessidades de pastoreio

Certificar-se que os pais têm registro do pastoreio das crianèas que estudam fora de casa.

Tempo em família e dia em família

Assegurar-se de discutir e avaliar os tempos em família e dias em família regularmente nas reuniöes de cuidado infantil.

Ter uma lista de atividades em mäos para o dia em família.

Preparar-se procurando passeios ou eventos especiais para as crianèas.

Procurar tarifas baratas para transporte público (cartöes de família, cartöes anuais, etc.)

Incentivar a possível formaèäo de equipes de pais para ajudar famílias numerosas.

Documentos

Marcar no calendário de antemäo para cuidarem dos documentos necessários para um novo neném.

TREINAMENTO E DISCIPLINA

Treinamento das crianèas

Garantir tempo regular pessoal com cada crianèa (mínimo para as idades de 9 a 11 anos: 1 hora a cada duas semanas, mas de preferência mais do que isso.)

Manter uma lista de oraèäo pelas crianèas (por favor, mantenha-a confidencial).

Incentivar os pais a investirem tempo para orarem e avaliarem o desenvolvimento espiritual, emocional e mental de seus filhos, e ajudá–los a estabelecer as medidas necessárias para isto e apoiá-los em oraèäo.

Incentivar oraèäo, discussäo e planejamento para envolver as crianèas nos ministérios do Lar.

Incentivar o desenvolvimento e aprimoramento dos talentos das crianèas.

Incentivar um treinamento constante nas habilidades práticas. (Por favor, consulte o Manual do PFE para obter uma relaèäo de conhecimentos práticos adequados para as diferentes idades.)

Planejar devoèöes relacionadas ao cuidado das crianèas (de preferência pelo menos uma vez por mês).

Incentivar o Lar a estar mais consciente da condièäo das crianèas em diferentes fases de crescimento (ver o índice do Raise'em Right; poderia servir para uma devoèäo de puericultura, combinada com oraèäo).

Assegurar–se de ter diretrizes com as quais todos concordam em relaèäo a assistirem a filmes e outras atividades ligadas à mídia para crianèas no Lar.

Incentivar a aprendizagem de coisas práticas; higiene pessoal, cuidar das coisas e participar dos servièos de limpeza.

Disciplina

Ser versado nas "Diretrizes de Disciplina da Família" (CdM 2919‚ BN 591.)

Decidir onde manter uma cópia das diretrizes atuais do Lar com relaèäo à disciplina.

Certificar-se que o Lar tem um padräo de disciplina e orientaèäo, e que é revisado quando necessário para estar sempre atualizado e viável.

BEM-ESTAR DAS CRIANÈAS

Necessidades das crianèas

Fazer uma lista das necessidades das crianèas e entregá-la a quem faz o orèamento do Lar.

Fazer uma lista de lugares onde podem adquirir certas necessidades e de pessoas que podem doá-las.

Ter um registro do manequim e tamanho do calèado das crianèas e suas necessidades.

Ajudar a garantir que as necessidades físicas e materiais das crianèas säo supridas.

Exercício

É separada uma quantia para o equipamento de exercício necessário, ou é provisionado, etc.

Adaptar exercícios ao ar livre e jogos de acordo com o clima.

Procurar oportunidades para prática de exercícios na comunidade.

Crianèas com necessidades especiais

Comunicar com outros membros da Família que têm crianèas com necessidades especiais semelhantes e formar um grupo de apoio.

Se tiverem crianèas com necessidades especiais, ajudar famílias na sua comunidade que também têm crianèas com necessidades especiais e oferecer apoio espiritual.

EXEMPLO

Costumes locais

Pesquisar os costumes locais.

Freqüentar atividades locais apropriadas para aprender sobre os costumes do país em que residem.

Provisionar trajes locais para ocasiöes especiais.

Convidar membros da comunidade para ensinar as crianèas sobre os costumes e/ou o idioma local.

Incluir no seu cardápio alimentos locais (saudáveis).

Etiqueta

Discutir e concordar em quais seriam modos apropriados e como ensiná-los às crianèas dentro e fora de casa.

Servir a comida de maneira atraente e ter uma atmosfera vai inspirar as crianèas a terem bons modos.

VIDA COMUNITÂRIA

Ajudar os pais a formarem equipes de pais se necessário.

Continuar com as atividades ao estilo da Renovaèäo para envolver todos os membros do Lar em cuidar e treinar as crianèas.

Estabelecer normas do Lar com relaèäo às crianèas entrarem nos quartos dos outros (por exemplo, bater ou näo na porta) e respeitar os pertences dos outros.

Estabelecer normas sobre como se dirigirem aos membros mais velhos do Lar (chamar ou näo de tia ou tio).

Cuidar dos bens do Lar (por exemplo carros, equipamento externo das crianèas): ajudar as crianèas a participarem do cuidado dessas coisas.

SAÚDE

O Lar ter um ambiente seguro para os seus membros e crianèas (por exemplo, näo ter líquidos perigosos ao alcance das crianèas‚ os sistemas elétricos estarem estáveis, näo haver perigo de acidente, estabelecer diretrizes seguras para a cozinha, etc.) Designe alguém (ou o Lar pode votar em alguém) que fique responsável por esse aspecto.

Ter o nome, endereèo, número de telefone de médicos, dentistas, oftalmologistas e de um Pronto-Socorro.

Estar informado sobre qualquer crianèa que tenha uma necessidade especial, ou precise de atenèäo médica ou para o seu desenvolvimento.

Estar informado sobre qualquer necessidade especial de alimentaèäo ou relacionada à saúde, informaèöes médicas importantes‚ tais como reaèäo alérgica a picada de abelha, outras alergias, etc.

Ter um bom kit para emergências.

Ter à mäo uma boa enciclopédia e informaèäo médicas, informaèöes do PFE e Garotada, etc.

Ajudar a garantir que registros médicos säo mantidos para todas as crianèas consistentemente.

Ajudar a garantir que se os pais näo estiverem presentes, a crianèa é bem cuidada e recebe os cuidados apropriados‚ atenèäo e amor.

SUGESTÄO PARA O CONTEÚDO DA PASTA DE CRITÉRIOS DO PFE

Poderiam ter em arquivo os seguintes itens:

Endereèos

Disponibilizar o nome‚ endereèo, número para contato‚ endereèo de e-mail dos membros do comitê nacional de PFE.

Fazer uma lista de lugares onde podem adquirir certas necessidades e de pessoas que podem doá-las.

Ter o nome, endereèo, número de telefone de médicos, dentistas, oftalmologistas e de um Pronto-Socorro.

Sugestöes e informaèöes sobre excursöes; quaisquer eventos especiais ou gratuitos na regiäo onde vivem.

Crianèas

Lista de oraèäo para crianèas e professores, e respostas à oraèäo.

Estar informado sobre qualquer crianèa que tenha uma necessidade especial, ou precise de atenèäo médica ou para o seu desenvolvimento.

Relaèäo das equipes de pais.

Cópia das "Diretrizes de Disciplina na Família" e registro do padräo de disciplina atual do Lar.

Registro das estatísticas de testificaèäo, almas ganhas, prosseguimento de contato com as pessoas que encontram, eventos dos quais participaram, etc.

Saúde

Estar informado sobre qualquer necessidade especial de alimentaèäo ou relacionada à saúde, informaèöes médicas importantes, tais como reaèäo alérgica a picada de abelha, outras alergias, etc.

Registros de reuniöes

Atas das reuniöes de puericultura do Lar, inclusive a "lista de tarefas".

Anotaèöes de quaisquer seminários de PFE dos quais participou.

Cópia do atual padräo de disciplina do Lar.

Publicaèöes

Comunicaèöes com o comitê de PFE, inclusive cartas de notícias, boletins, avisos, etc.

Lista de recursos e material audiovisual disponibilizados pelo comitê de PFE ou DEF.

Horários e planejamento

Cópias do plano atual de Palavra e memorizaèäo das crianèas.

Cópia do "Currículo da Palavra de 2004".

Plano de devoèöes enfocando o cuidado das crianèas.

Lista de necessidades das crianèas para quem faz o orèamento.

Horário das crianèas.

Calendário de futuros eventos, viagens de fé, planos de testificaèäo, etc.

Guia Prático para o Monitor do Comitê do DEF

Comitê Internacional do DEF

Esta relaèäo é um resumo para o Lar e o monitor dos critérios de avaliaèäo do comitê de DEF com os pontos mais importantes a enfocar quando forem preencher o critério de avaliaèäo desse comitê. Näo abrange necessariamente tudo o que precisam fazer; mas podem se guiar pelos critérios do DEF e pela lista de conferência.

É da responsabilidade do monitor dos critérios do DEF, em conselho com os gestores do Lar, certificar-se que o Lar está ciente do conteúdo dos critérios e da lista de conferência, e, portanto, sabem o que é exigido do Lar.

Esta pessoa deverá ser a "voz" do comitê de DEF no Lar, ajudando a assegurar que ele segue o padräo estabelecido para a educaèäo das crianèas e dos jovens de 12 a 17 anos de idade.

O papel dos monitores do PFE e DEF no Lar é descrito nos seguintes trechos de "Ficando Mais Forte‚ 2ª Parte":

Para garantir que o Conselho Executivo dá a devida atenèäo aos critérios de avaliaèäo de cada comitê e näo deixa passar nenhum, estabelecemos que cada Lar deverá ter monitores para verificarem isso. O monitor para cada comitê tem a responsabilidade de se certificar que o Lar cumpre os critérios e que os pastores e gestores estäo a par de qualquer necessidade, deficiência, etc. relacionadas a isso.

Foi determinado que se déssemos a cada monitor autoridade para obrigar o Lar a cumprir os critérios, isso poderia confundir os limites de autoridade dentro do Lar e gerar desuniäo, espírito de competièäo ou um desequilíbrio. Em vista disso, a autoridade do monitor em relaèäo a fazer o Lar cumprir os critérios limita-se a conscientizar os membros das necessidades relacionadas aos critérios de um determinado comitê, a menos que o Conselho Executivo, com a aprovaèäo do Conselho do Lar, lhe conceda, especificamente, mais autoridade.

Os monitores em si näo säo responsáveis por fazer o Lar cumprir todos os critérios de um certo comitê. Eles näo têm mais autoridade do que nenhum outro membro do Lar em relaèäo a esse comitê, a menos que o Conselho Executivo e do Lar lhes conceda especificamente tal autoridade. No geral, eles säo apenas uma "voz" no Lar, uma pessoa responsável por estar pensando nos assuntos relacionados àquele comitê‚ lendo o material que o comitê nacional, regional ou internacional envia e fazendo o melhor que pode para representá-lo junto ao Lar, etc.

Agora que esta questäo foi explicada, podemos dizer que talvez algumas pessoas que forem eleitas como monitoras dos critérios de avaliaèäo podem‚ em conselho com os pastores e gestores do Lar, ajudar a carregar o fardo de cumprirem as exigências desse comitê. Isso é perfeitamente aceitável. Na verdade, queremos incentivar isso, para dividirem mais a carga. Mas os monitores näo deveriam, de maneira alguma‚ forèar o que eles acham que precisa ser feito. A funèäo deles näo lhes dá automaticamente direito sobre as outras pessoas no Lar ou no funcionamento do Lar. (CdM 3518:118.13-14,162–163‚ BN 1109).

Deus abenèoe vocês e os ajude a alcanèar suas metas de serem um exemplo do Reino para outros. Nós amamos vocês!

Seu comitê internacional do DEF

GERAL

Manter-se a par dos conselhos dados nas BNs e outras publicaèöes com relaèäo à educaèäo escolar das crianèas e jovens. Ajudar a assegurar que esses conselhos estäo facilmente acessíveis a todos.

Estar ciente das iniciativas do comitê de DEF e trazer ao conhecimento dos gestores do Lar a possibilidade do Lar participar das atividades do comitê.

Encorajar a comunicaèäo entre o Lar e o comitê do DEF‚ tais como contribuièöes para as cartas de notícias da área, para publicaèöes da Família, etc.

Manter em arquivo (no papel e/ou eletrõnico): Informativos do Educar em Casa, mensagens do comitê do DEF, mensagens sobre o CVC, listas de materiais educativos ou relacionados com o DEF que podem encomendar, leis locais, endereèos e números de contato dos membros do comitê nacional do DEF; instruèöes do CVC; e-mail do coordenador‚ endereèo postal e chave de PGP.

EDUCAÈÄO DAS NOSSAS CRIANÈAS DE 0 A 5 ANOS

Estar ciente de sugestöes, idéias e informaèöes sobre excursöes educativas.

Certificar-se que cada crianèa segue um currículo apropriado.

Certificar-se que as crianèas mais novas têm uma variedade de materiais para desenvolvimento motor e oportunidades suficientes de estímulo.

EDUCAÈÄO DAS NOSSAS CRIANÈAS DE 6 A 13 ANOS

Incentivar o Lar a seguir um bom horário escolar que também inclua input educativo e atividades tais como visitas a museus, planetários, e outros locais educativos, excursöes, documentários, experiências e aprendizado prático.

Certificar-se que cada crianèa está seguindo um currículo bem planejado.

EDUCAÈÄO DOS NOSSOS JOVENS DE 14 A 17 ANOS

Incentivar o Lar a seguir um bom horário escolar que também inclua input educativo e atividades tais como visitas a museus‚ planetários, e outros locais educativos‚ excursöes, documentários‚ experiências e aprendizado prático.

Certificar–se que cada adolescente está seguindo um currículo bem planejado.

Com relaèäo ao treinamento profissionalizante: que adulto está supervisionando/ensinando o quê; o que o adolescente está interessado em aprender, e fazer um horário que possibilite esse treinamento.

(Por favor, ver pontos abaixo sobre maneiras de ajudar os alunos a fazerem os cursos do CVC e como se matricularem neles.)

EDUCAÈÄO DOS NOSSOS JOVENS DE 18 ANOS DE IDADE OU MAIS

Incentivar o Lar a proporcionar um tempo de estudo:

para os jovens (de 18 anos ou mais) que näo possuem um certificado de conclusäo do ensino médio (ou equivalente) caso ele queira.

(O Lar deverá concordar no tempo designado para estudo.)

Assegurar que os jovens de 18 anos ou mais obtêm um certificado da sua educaèäo se quiserem ou acharem necessário.

(Por favor, ver pontos abaixo sobre maneiras de ajudar os alunos a fazerem os cursos do CVC e como se matricularem neles.)

ESTUDOS DO CVC

Incentivar e ajudar os alunos a fazerem os cursos do CVC e se matricularem neles.

Ajudar a conseguir um Supervisor de Curso do CVC (no Lar, ou alguém que visita o Lar regularmente ou com que o aluno estuda) para auxiliar os alunos do CVC. Cada Lar também deveria ter supervisores de treinamento profissionalizante que ajudam a ensinar e treinar os alunos nos diferentes ministérios.

(Obs.: Se näo houver um supervisor disponível no Lar, um supervisor de CVC competente numa cidade ou área poderia preencher temporariamente este papel enquanto treina e oferece conselhos às pessoas do Lar.)

Supervisores de Curso do CVC (SC) devem ser versados no CVC. Eles säo responsáveis por garantir o aproveitamento dos alunos e que recebem a ajuda e o treinamento necessário. Eles teräo que testemunhar o progresso do aluno e assinar os seus formulários, como também ajudar a avaliá-los, ou ajudá-los de outras formas para cumprirem os requisitos e poderem cumprir os requisitos para receberem os certificados relacionados ao seu curso. Comunicando-se com o comitê local do DEF, o SC deveria descobrir as datas e locais dos exames de segundo grau do CVC, e ajudar os alunos a conseguirem meios de fazerem esses exames como também quaisquer outras provas necessárias.

Supervisores de Treinamento Profissionalizante (VTO) ajudam a treinar e supervisionar a experiência prática dos alunos nos diferentes ministérios, e assinam ou rubricam os formulários do CVC confirmando seu treinamento e experiência. Por exemplo, o professor do Lar pode ser o supervisor na área de cuidado infantil; o provisionador ou a secretária nas áreas de negócios e secretariado; o faz-tudo pode ser o supervisor na área de cursos técnicos, etc.

ESTUDO DE LÍNGUAS

Pesquisar materiais de estudo da língua local. Por exemplo, CDs, livros, materiais visuais.

Discutir maneiras do Lar e das crianèas usarem o idioma local no seu ministério de testificaèäo (por exemplo: ministérios de "Abrir as portas para as crianèas") para interagirem com as crianèas locais e aprenderem a se comunicar com elas.

Pagar professores particulares para ensinar certas matérias no idioma local se ou quando necessário.

MANTER REGISTROS

Organizar reuniöes de professores e oficinas do DEF (por exemplo, oficinas para manter os registros escolares em dia uma vez por mês.)

Ensinar e treinar os alunos a ajudarem a manter os seus registros escolares para facilitar o trabalho dos pais e professores. Deveriam ter à mäo um original de formulários importantes: lista de freqüência, plano de aula e/ou diário de aula, formulários do CVC, testes de aptidäo, etc.

Ajudar a manter um registro do aproveitamento dos adolescentes nos estudos‚ tanto no ensino fundamental como médio.

Planejar e organizar oficinas para montar um currículo vitae para professores e/ou alunos.

Planejar um tempo no comeèo do ano para os professores e pais se reunirem para planejarem o ano‚ e depois para "fecharem" o ano e cuidarem de qualquer pendência.

PAIS E PROFESSORES

Ter um horário regular para o ensino em casa.

Procurar e incentivar as pessoas no Lar que têm um talento ou desejo de ensinar uma determinada matéria, e fazer com que seja possível ela ensinar as crianèas e jovens.

Ajudar a escalar professores especializados e encorajá-los a escolher quando väo ensinar uma certa matéria. Por exemplo: ter aulas especiais de música à noite, etc.

Planejar as aulas, professores, etc. - quem ensina o que e quando.

Certificar–se que os professores e pais têm à sua disposièäo os livros e as publicaèöes da Família necessários para consulta, para planejarem aulas, etc. (CCHBs, RER, TAG‚ Dito Book, Techi Book, Activity Books, etc.)

Avaliaèäo de trabalho

Assegurar-se que o trabalho dos alunos é verificado regularmente e recebe nota, até mesmo organizando reuniöes se necessário para checarem o trabalho e darem nota a cada aluno.

Professores/pais deveriam preencher o formulário do professor e/ou planos de aula‚ registro de freqüência e boletins segundo estabelece a Carta Magna.

Comunicaèäo dos pais/professores

Encorajar e certificar-se de se comunicarem regularmente para estarem cientes das necessidades dos alunos.

O Lar deveria concordar com um plano para questöes de disciplina para os alunos.

Treinamento de professores

Estabelecer metas e encorajar as pessoas envolvidas a ensinar outros a tirar seus certificados do CVC nos cursos de professores para aumentarem suas habilidades e/ou documentar suas capacidades.

Incentivar as pessoas que däo aulas a terem alguém a quem recorrer (dentro ou fora do Lar) em busca de ajuda, idéias e conselhos com relaèäo às necessidades que venham a surgir no ensino.

RECURSOS EDUCATIVOS E APRESENTAÈÄO

Recursos

Manter endereèos ou catálogos atuais à mäo para encomendar materiais de ensino em casa, inclusive currículos a serem usados‚ ferramentas de ensino, etc.

Fazer lista de materiais escolares e educativos para submeter à pessoa que faz o orèamento do Lar.

Manter informaèöes atualizadas de onde comprar material escolar, tais como lojas de atacado ou promoèöes, etc.

Marcar no calendário quando mandar pedidos (pedir logo o material do currículo para tê-lo já no início do ano letivo).

Manter informaèöes atualizadas sobre materiais educativos disponíveis em outras regiöes.

Ter em mäos uma lista recente do Centro de Recursos do DEF e instruèöes de pedido, inclusive comunicaèöes por e–mail e histórico de pagamentos.

Estar ciente de feiras de livros ou promoèöes para permanecer a par dos novos produtos disponíveis no mercado ou procurar, comprar e/ou provisionar necessidades educativas.

O Lar ver maneiras e extrair idéias de como ajudar a preparar os materiais necessários, tais como reuniöes para cortar e preparar materiais para aulas de matemática, etc.

Ensino legal no Lar e apresentaèäo

Estar ciente e manter o Lar informado das leis sobre o ensino em casa na sua área, e também de visitas a ou de funcionários da Secretaria de Educaèäo: data, motivo, nome, endereèo e telefone do contato; e quaisquer tarefas ou follow-up que precisem fazer.

Manter um caderno de rascunho do ensino em casa (ou dossiê) (de coisas como clipes de jornais e artigos na Internet e do Raise'em Right).

O Lar deveria ter um dossiê de educaèäo em casa ou pasta com materiais tais como prospectos, álbuns com fotos, etc. (as pastas escolares das crianèas poderiam ser usadas) para apresentar a educaèäo escolar que as crianèas recebem no Lar.

Ter uma oficina de vez em quando para falarem sobre regulamentos locais ou modificaèöes; como apresentar o ensino em casa a nível de Lar e de cada família individualmente; talvez até cada família escrever o que pensa a respeito.

EDUCAÈÄO DE CRIANÈAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Ter à mäo informaèöes para poder se comunicar com os comitês do DEF e PFE caso precise de algo relacionado a necessidades educacionais especiais da crianèa.

Ter conhecimento de outros pais cujos filhos têm necessidades especiais para possivelmente formar um grupo de apoio e compartilhar experiências e descobertas.

Aconselhar-se com pais e o Conselho Executivo sobre a possibilidade de colocar anúncios para a Família pedindo ajuda a quem tiver o desejo de cuidar de crianèas com necessidades especiais.

Procurar com oraèäo bons conselhos divinos quando necessário, quer na Internet ou de outra forma.

Treinar as pessoas trabalhando neste ministério para se tornarem educadores profissionais, assegurando-se de que têm um bom horário para näo ficarem sobrecarregadas, e permitir que busquem instruèäo dentro dos parãmetros divinos para ampliar seu treinamento.

SUGESTÄO PARA O CONTEÚDO DA PASTA DE CRITÉRIOS DO DEF

Poderiam ter em arquivo os seguintes itens:

Endereèos

Ter o nome, endereèo e número para contato dos membros do comitê nacional do DEF.

E–mail‚ endereèo postal e chave de PGP do Coordenador de Instruèäo do CVC.

Endereèos para encomendarem materiais de ensino em casa, inclusive currículos.

Contatos e informaèöes com relaèäo à compra de material escolar.

Crianèas

Lista de oraèäo pelas crianèas, adolescentes e professores, e respostas à oraèäo (Por favor, mantenha isso confidencial.)

Aspectos legais

Informaèäo com relaèäo a visitas a ou de autoridades da Secretaria da Educaèäo: data‚ motivo‚ nome, endereèo e telefone da pessoa; e quaisquer tarefas ou follow-up que precisem fazer.

Dossiê de ensino em casa (por exemplo, artigos de jornais e da Internet, Raise'em Right)

Leis sobre o ensino em casa no seu país ou regiäo.

Registros de reuniöes

Anotaèöes das reuniöes de pais e professores, inclusive as "tarefas" e um registro das decisöes tomadas para fácil consulta.

Anotaèöes e audiovisual de qualquer seminário do DEF.

Planejamento

Horário da escola em casa.

Lista de material escolar para quem faz o orèamento.

Calendário de eventos, inclusive quando enviar pedidos.

Sugestöes e informaèöes sobre excursöes educativas.

Publicaèöes

Informativo do Educar em Casa.

Comunicaèöes com o comitê do DEF, e-mail, telefone‚ etc.; outros formulários.

Cartas de notícias do DEF, avisos e mensagens, e quaisquer outros anúncios relativos a educaèäo.

Lista de recursos e material audiovisual disponibilizados pelos comitês locais do DEF e PFE.

Recursos

Informaèöes relativas a materiais educativos disponíveis em outras áreas.

Cópia da lista do Centro de Recurso do DEF e instruèöes de pedido.

Formulários de pedidos dos Centros de Recursos do DEF, inclusive comunicaèöes em e-mail e registro de pagamentos.

Ensino

Informaèäo sobre crianèas com necessidades educacionais especiais, inclusive progresso e atualizaèäo de informaèäo.

Horário dos professores - quem ensina o quê e quando.

Treinamento profissionalizante: que adulto ensina o quê; que treinamento profissionalizante os adolescentes estäo recebendo.

Provas e registros escolares

Formulários: formulários do CVC‚ lista de freqüência, outros registros escolares, etc.

Cópias de testes de aptidäo disponíveis.

Registro do aproveitamento dos adolescentes no ensino fundamental e médio.

Guia Prático para o monitor do Comitê de RP

Comitê Internacional de RP

Esta relaèäo é um resumo para o Lar e o monitor dos critérios de avaliaèäo do comitê de RP com os pontos mais importantes a enfocar quando forem preencher o critério de avaliaèäo desse comitê. Näo abrange necessariamente tudo o que precisam fazer. O Senhor talvez lhes dê outras idéias ou maneiras do seu Lar cumprir os critérios do comitê de RP..

É da responsabilidade do monitor dos critérios de RP, em conselho com os gestores do Lar, certificar-se que o Lar está ciente do conteúdo dos critérios‚ de avisos e mensagens do comitê de RP e da lista de conferência, e, portanto, saberem o que é exigido do Lar.

É importante entender que talvez näo seja o monitor dos critérios de RP que vai atender ou cumprir pessoalmente cada um desses pontos; algumas coisas säo da responsabilidade dos gestores do Lar ou do porta-voz (ou porta-vozes) nomeado pelo Lar. O monitor precisa estar ciente dos critérios do comitê de RP e orar sobre maneiras de sugerir aos gestores do Lar que os cumpram‚ se isso já näo estiver acontecendo. O monitor deverá ser a "voz" do comitê de RP no Lar, ajudando a garantir que o Lar está preparado para qualquer situaèäo de caráter de relaèöes públicas.

Deus os abenèoe e os ajude nos seus esforèos de apresentar seu Lar e exemplo do Reino a outros.

Geral

O comitê regional de RP foi informado de quem é o porta-voz (ou porta-vozes) e o monitor no seu Lar.

O porta-voz (ou porta-vozes) e o Conselho Executivo tem o número de telefone ou outros meios de entrar em contato com o presidente do comitê regional de RP rapidamente.

Exemplo e testemunho

O Lar e seus membros säo abertos com relaèäo à sua ligaèäo com a Família.

Os apelos para angariaèäo de fundos ou de bens säo feitos de maneira a deixar bem claro como o Lar pretende usar os donativos recebidos.

Bens e/ou dinheiro doado säo usados para o propósito para o qual foram solicitados.

O Lar mantém registros de sua renda, despesas e compromissos financeiros.

O Lar cumpre suas obrigaèöes legais e exigências contábeis com relaèäo a qualquer entidade com a qual opera, tal como entidades filantrópicas ou de fins lucrativos‚ ONGs, ou outras organizaèöes com as quais estäo associados.

Membros do Lar que recebem benefícios do governo estäo cumprindo todas as exigências legais para isto.

Quando testemunham e/ou angariam fundos com menores, os membros do Lar estäo cientes das horas apropriadas para tal, condièöes do campo, leis locais, levam em conta a seguranèa, e se asseguram que as crianèas säo devidamente acompanhadas e recebem os cuidados necessários.

A testificaèäo e/ou angariaèäo de fundos com menores é feita de maneira a ser um reflexo positivo da Família e está de acordo com as metas da área.

A casa e o jardim säo bem mantidos, geralmente arrumados, e sem tralhas; säo um bom exemplo e têm um bom padräo de limpeza para os vizinhos e visitas.

Os membros do Lar se vestem de maneira considerada de modo geral apropriada e däo um bom exemplo ao interagirem com o público, inclusive visitas.

Os veículos do Lar säo mantidos limpos, bem cuidados, e säo um bom exemplo. A documentaèäo tanto dos veículos como dos motoristas estäo em ordem.

Preparaèäo do Lar

O Lar toma medidas ativas na área de perseguièäo de acordo com as BNs atuais, outras publicaèöes da Família e metas de RP da área, e analisa regularmente se o Lar está bem preparado caso fosse investigado.

O porta-voz (ou porta-vozes) do Lar conhece bem a Palavra e Declaraèöes da Família de modo a estarem preparados para explicar as doutrinas da Família a quem perguntar.

O porta-voz (ou porta-vozes) em conselho com os gestores do Lar estäo se preparando para falar com autoridades e explicar o trabalho e a situaèäo do Lar, caso necessário.

O Lar tem um programa de treinamento para ajudar o porta-voz (ou porta-vozes) a fazer uma boa apresentaèäo do trabalho e do Lar para a mídia e autoridades.

O Lar tem um dossiê com material de RP tais como prospectos, álbuns com fotos, cartas de recomendaèäo, etc., checados meticulosamente, para apresentar o trabalho atual do Lar e da Família Internacional (sujeito às diretrizes do comitê regional de RP).

O porta-voz (ou porta-vozes) do Lar é versado nas leis locais que possam interferir no Lar e seu trabalho.

O Lar, o Conselho Executivo e o monitor de RP estäo cientes do conteúdo dos boletins e informativos do comitê regional de RP, e decidem juntos como implementar o conselho dado nesses informativos.

O Lar segue as diretrizes de seguranèa estabelecidas no "Regulamento para a Vida no Lar" na Carta Magna, como também as determinadas pela área.

Todas as publicaèöes do Lar foram limpas, de acordo com os requisitos da Limpeza das Publicaèöes.

O Lar conhece um advogado, autoridade local ou pessoa influente na comunidade a quem podem recorrer em busca de conselhos e assistência com relaèäo às suas atividades e ligaèäo com a Família Internacional.

Preparaèäo pessoal

Membros do Lar têm seus documentos em ordem e em dia, ou se näo, já tomaram as devidas providências.

Os membros do Lar em geral e o porta-voz (porta-vozes) principalmente estäo preparados para lidar com perguntas relativas às atividades do Lar e sua afiliaèäo com a Família.

Atividade na mídia

O comitê regional foi avisado caso um membro do Lar tenha se envolvido em alguma atividade relacionada com a mídia.

Um relatório e uma cópia do artigo ou transcrièäo da entrevista foi enviado ao comitê regional de RP caso tenha havido qualquer interaèäo com a mídia local no tocante ao trabalho local.

Lares na área/cidade foram consultados em relaèäo a quaisquer planos relativos a uma cobertura da mídia que poderia afetar outros Lares da área.

Quaisquer problemas sérios de RP ou legais, encontros com autoridades, ou situaèöes envolvendo a mídia foram relatadas ao comitê regional de RP.

O comitê regional de RP foi informado antes de algum membro do Lar participar de entrevistas a nível nacional, internacional ou outros de maior porte, documentários, filmes, livros, refutaèöes escritas, declaraèöes à imprensa, ou artigos em nome da Família Internacional.

*

(Obs.: O Guia Prático para o Monitor do Comitê de TP encontra-se na BN 1108.)

Copyright © 2005 por A Família Internacional

(fim de arquivo)