Oficinas para a Celebraèäo de 2005

February 16, 2005

Table of Contents

Oficina do Comitê do Departamento de Educaèäo da Família para a Celebraèäo

Do Comitê Internacional do DEF

A ser realizado na tarde do 2º dia da Celebraèäo de Aniversário da Família em 2005.

4a Parte

Preparaèöes preliminares

A equipe de pastores de Lar‚ em conselho com o Lar, deve escolher dois membros para guiar esta oficina, por exemplo, o pastor de puericultura e um pai e/ou professor.

Esta equipe deve tentar investir um tempinho para estudar este material de antemäo, para entender bem do que se trata. Já que väo guiar a oficina, precisam saber claramente qual a meta e como alcanèá-la.

Levará aproximadamente uma hora para esta equipe ler o material, planejar, e orar para que possam guiar e conduzir as discussöes, o que garantirá o sucesso dessa oficina.

Por favor, tenham em mäos cópias das seguintes BNs para esse fim:

¸BN dos Critérios do PFE/DEF (BN 1106)

¸"Pessoas Grandiosas aos Olhos de Deus", CdM 3478 (BN 1065)

As pessoas que conduzirem a reuniäo podem designar alguém para tomar notas desta oficina em si, das deliberaèöes, do que concordaram em fazer se dos prazos para todos entregarem profecias relacionadas às diferentes perguntas que deveräo fazer. (Por favor, estabeleèam prazos realistas.) Trata-se das perguntas para fazerem ao Senhor referentes aos assuntos discutidos e isso pode ser feito na reuniäo ou depois.

Talvez também seja bom escolherem pessoas (um ou dois membros do Lar) para fazerem um follow-up das decisöes, certificando-se de que säo implementadas.

Um ditafone ou quadro branco (ou negro) para fazerem anotaèöes também ajudará nas discussöes e na tomada de decisöes.

Oraèäo de introduèäo e sugestäo de louvor

Logo antes da reuniäo de Cúpula 2003 e dos comitês internacionais, o Senhor revelou que cada comitê tinha um espírito ajudante especial denominado Guardiäo ou Protetor. Também recebemos novos ajudantes espirituais na Carta "Pessoas Grandiosas aos Olhos de Deus" e a oraèäo e louvor iniciais para esta reuniäo podem girar ao redor disso:

Guardiäo do comitê de DEF

Uma mensagem em "Notícias Internacionais dos Comitês em 2003" (CdM 3476, BN 1063) nos diz que a missäo dos Guardiöes é nos proteger, inspirar, guiar e ajudar cada comitê a expandir sua fé, ter mais uniäo e comunicaèäo entre si, aumentar a sua visäo e ajudá-los a aprender a apoiarem-se nas chaves, e muito mais.

(Da CdM 3476:178-182:)

(Jesus: ) Desde o início da Minha criaèäo escolhi trabalhar em equipe e uniäo com Meus seres celestes, esses que criei e formei para ajudarem a governar o Céu e a Terra. Eu podia ter feito o trabalho sozinho‚ mas escolhi dar um exemplo de trabalho unido, para que Meus filhos na Terra pudessem se beneficiar e aprender com o exemplo de trabalho em equipe celeste.

Quero lhes apresentar Arauto, guardiäo do comitê do DEF! Ele é um dos Meus anjos arautos‚ criado para essa tarefa. Ele näo possui nome terreno, entäo sintam-se à vontade para chamá-lo de "Arauto." Quando se referirem a Arauto, pensem num guardiäo forte e másculo a servièo dos comitês de DEF. Agora que ele foi revelado, está a seu dispor e pronto para seu chamado.

Arauto foi criado para prestar ajuda variada ao comitê do DEF. Ele foi dotado com o Meu amor, e podem invocar o seu reservatório de amor celeste para suas interaèöes. Ele é Meu mensageiro e os auxiliará com forte poder para extrair Minhas respostas às suas muitas perguntas. Arauto lembra uma chama forte que lhes mostra o caminho em meio a uma multidäo de perguntas e decisöes a serem tomadas. Ele é forte e os capacitará a discernir e trabalhar nas coisas mais importantes para que vejam progresso constante.

A sua aparência é de aèo brilhante. Suas asas säo transparentes, mas poderosas, e capazes de envolvê–los com meus poderes de proteèäo, para que estejam a salvo dos ataques do Inimigo e de seus demõnios da escuridäo. Veräo os ataques vindo e estaräo cientes deles, mas estaräo salvos ao invocarem seu guardiäo para envolvê–los. E como precisam se juntar para estar debaixo do círculo de proteèäo dele, sua uniäo os fortalecerá, para que possam ser as colunas para Minhas crianèas da Família e suas necessidades educacionais.

Minhas queridas noivas, saibam que a forèa de seu comitê näo está num método em particular, num currículo ou técnica de ensino. Sua forèa se encontra na sua uniäo e em trabalhar em equipe para levar a cabo as soluèöes que lhes mostro. Meu guardador‚ Arauto - guardiäo e protetor do comitê do DEF - foi nomeado e está de prontidäo! Invoquem–no, pois é seu, e veräo milagres poderosos serem realizados pelo seu comitê. Isso näo é só para o comitê internacional, mas sua esfera de influência alcanèa os comitês de DEF em todos os níveis. Trabalhem em equipe com Arauto e uns com os outros, e veräo muito melhor a Minha maneira celeste de trabalhar! (Fim da mensagem.)

Os Ilantri

(Ajudante espiritual: ) Somos os Ilantri. Fomos incumbidos de ajudar todos os pais e professores. Nossos coraèöes estäo repletos do amor que Deus sente por cada crianèa. Eles batem com esse sentimento e emanamos esse amor divino, essa atenèäo e capacidade, para as pessoas que somos incumbidos de ajudar.

Säo muitos os esforèos para criar e cuidar de uma crianèa, e é por isso que Deus nos criou. Somos uma forèa de elite de seres espirituais, os Ilantri. Somos enviados para preencher seus coraèöes com inspiraèäo para ensinarem. Nós lhes damos idéias e amor‚ bem como conhecimento prático para o seu trabalho. Entendemos como se sentem os professores e as crianèas que eles ensinam, pois esse é o nosso dom e vocaèäo, é para isso que fomos criados.

Quando se vir diante da difícil tarefa de cuidar do seu filho ou de ensinar o filho de outra pessoa, quando näo sentir inspiraèäo nem entusiasmo, quando questionar a sua vocaèäo na vida e ficar desencorajado pelas batalhas e problemas, lembre-se que nós estamos aqui para lhe dar tudo o que precisa. Nós os estamos abraèando bem apertado‚ enchendo seus coraèöes, corpos, mentes e espíritos com o amor, a ajuda, o discernimento, a atenèäo e a capacidade que precisam.

Os dons que temos säo seus; basta pedir. O único propósito da nossa existência é servi-los. Fomos preparados para ajudá-los, e por isso existimos. (Fim da mensagem.)

("Pessoas Grandiosas aos Olhos de Deus," CdM 3478:113-116, BN 1065).

Nosso Amante conhece os desafios que enfrentamos ao criar e ensinar uma crianèa, por isso criou os Ilantri para nos auxiliar. Louvem o Senhor pela ajuda que os Ilantri nos oferecem!

Billy Bojangles

(Bojangles:) Tenho duas funèöes. Vou ajudar os pais e professores näo só com idéias inspiradoras sobre como estar um passo adiante dos pequeninos, com idéias sobre como motivá–los, inspirá–los e mantê-los pra cima‚ mas também vou ajudar as próprias crianèas. A minha gratificaèäo é justamente isso, ajudar as crianèas diretamente, näo só inspirando-as, mas motivando-as a fazer mais‚ a progredir e perseverar. Vou ajudar vocês a incentivá-las e também vou ajudá-las. (CdM 3478:133).

Louvem nosso Senhor pelo servièo que Bojangles nos presta.

Explicaèäo Geral

O intuito dessa oficina é ajudá-los a avaliar o padräo educacional das crianèas e jovens de seu Lar. A meta é tomar medidas concretas para progredir e melhorar em um aspecto que seja mais fraco nessa coluna.

Por favor, sejam realistas ao avaliarem a educaèäo de suas crianèas e jovens. Os critérios de avaliaèäo expöem claramente o padräo para um Lar FD. Provavelmente já estäo cumprindo muitos desses pontos, entäo dêem-se o mérito onde é devido. Também haverá certos aspectos nessa coluna nos quais precisaräo melhorar o seu padräo.

A meta dessa oficina é:

a)definir as áreas fracas, e

b)o Lar escolher (ou votar) qual dessas áreas väo abordar, e concordarem em medidas concretas para fortalecerem e melhorarem tal aspecto (talvez queiram decidir isso de antemäo ou durante o mês de estudo).

A meta é mudar e progredir.

Durante essa oficina, vocês teräo que discutir e determinar o aspecto ou aspectos nos quais o Lar precisa de ajuda, e investir tempo para orar e discutir métodos práticos para melhorar essas áreas fracas. Se constatarem várias áreas fracas que precisam de ajuda nessa coluna no seu Lar, mas só tiverem tempo de planejar melhorias para uma delas, por favor, näo se sintam mal. Se fizerem planos concretos e forem fiéis em segui-los, é garantido que faräo progresso à medida que os efetivarem com a ajuda do Senhor.

Se tiverem tempo para abordar uma segunda área que precisa ser fortalecida, ótimo, mas näo é preciso fazer isso. Podem reservar para uma outra reuniäo depois, talvez uma reuniäo e/ou oficina de cuidado infantil.

Promessa das chaves

O poder das chaves que receberam lhes dará forèas para lutar e superar. Lembrem-se da Minha promessa: "Nada tem condièöes de enfrentar o poder das chaves do Reino". As chaves lhes daräo perseveranèa. Clamem a Mim! Invoquem as chaves e nada os deterá.

(CdM 3478:53).

1ª tarefa: Avaliar!

Vamos comeèar dando uma olhada no que os critérios de avaliaèäo do comitê do DEF abrangem. Presumindo que já estudaram as BNs dos Critérios dessa coluna, vamos apenas listar os assuntos aqui. Depois, por favor, orem e discutam quais säo seus pontos fortes e fracos. Concordem em um assunto (ou talvez dois) no qual o Lar se concentrará nessa oficina‚ enfocando os aspectos nos quais o Lar precisa melhorar nessa coluna. Por exemplo‚ se possuem um esquema excelente para ensinar as crianèas pequeninas, mas seus adolescentes carecem de supervisäo suficiente nos seus estudos, entäo seria melhor escolher a educaèäo escolar dos adolescentes como seu tópico de discussäo.

Assuntos tratados nos Critérios do comitê de DEF

1. A educaèäo das nossas crianèas de 0 a 5 anos

2. A educaèäo das nossas crianèas de 6 a 13 anos

3. A educaèäo dos nossos adolescentes de 14 a 17 anos

4. A educaèäo dos nossos jovens à partir de 18 anos

5. Estudos lingüísticos

6. Registros escolares

7. Pais e professores

8. Recursos educacionais e apresentaèäo

9. Educaèäo de crianèas com necessidades especiais*

2ª tarefa: Recapitular!

Leiam as descrièöes do padräo exigido na BN dos critérios do comitê do DEF sobre o assunto que decidiram discutir, para todos estarem a par do que é exigido. (Näo precisam ler o ponto Fundamentaèäo na Palavra para os critérios na ocasiäo, pois já o teräo feito. O importante é todos saberem qual o padräo exigido em cada aspecto.)

3ª tarefa: Brainstorm!*

Utilizem as perguntas e pontos abaixo para guiar suas deliberaèöes sobre as áreas fracas nas quais decidiram se concentrar. Faèam um brainstorm (*chuva de idéias) para verem como fortalecer esses aspectos. Como precisam mudar sua mentalidade para melhorarem? Sobre que detalhes precisam consultar o Senhor para receberem instruèöes personalizadas para seu Lar?

Avaliem, discutam‚ faèam um brainstorm e perguntem ao Senhor como progredirem nessas áreas. Talvez queiram ouvir o que Ele tem a dizer durante essa reuniäo, ou talvez seja mais fácil formularem as perguntas e orarem e ouvirem o Senhor depois. (Obs: Se o Lar for numeroso, talvez ajude se formarem equipes menores ou sub-comitês para as discussöes e depois se reunirem mais no final da oficina para apresentarem as conclusöes dos sub-comitês.)

* Por favor, confiram a oficina do comitê de TP (Treinamento e Pastoreio) para lerem uma mensagem e promessas das chaves sobre brainstorming.

4ª tarefa: Chegar a uma conclusäo!

Sejam objetivos e tracem metas concretas. Designem datas, pessoas, lugares e prazos para colocar em aèäo o que foi discutido e orado. Por favor, marquem uma reuniäo posterior para verem como o Senhor respondeu as perguntas que concordaram em Lhe fazer‚ e discutam outras medidas que deveräo ser tomadas com base no conselho recebido do Senhor

Promessa das chaves

O poder das chaves se tornará uma realidade pessoal para você ao clamar sua forèa em sua luta para mudar. Elas näo lhe falharäo, desde que näo falhem em se valerem do seu poder.

Pontos de Deliberaèäo

[Observaèäo importante: Abordem agora o aspecto (ou aspectos) no qual concordaram na seèäo "Avaliar". Seria bom abordar os outros aspectos e lerem sobre eles em outra oportunidade‚ mas nesta oficina, por favor, concentrem-se nos assuntos pré-acordados.]

1. A educaèäo das nossas crianèas de 0 a 5 anos

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Temos pessoal suficiente para cuidar bem de nossas crianèas pequenas, que lhes dediquem atenèäo amorosa e lhes ofereèam oportunidades enriquecedoras de aprendizado?

b) As pessoas que estäo cuidando das crianèas pequenas estäo familiarizadas com o Livro TAG (Manual de Atividades do Professor, [só em inglês])? Elas o usam para ajudarem os pequeninos a aprender? Estamos derramando nesses pequeninos e näo apenas fazendo trabalho de babá?

c) O berèário (ou local onde se cuida dos bebês) está bem montado com todos os itens e apetrechos necessários?

d) Temos um espaèo adequado onde realizar as atividades de aprendizado das crianèas pequenas? Temos materiais apropriados e uma boa variedade de brinquedos e livros educacionais para esta faixa etária?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Querido e amoroso Marido, Você pediu que levássemos as criancinhas a Você. Estamos fazendo isso, Jesus, e pedimos que Você, por favor, nos mostre como podemos empregar mais eficazmente nossos muitos materiais e técnicas de aprendizado para bebês e maternal na formaèäo de nossos bebês e crianèas pequenas. (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

2. A educaèäo das nossas crianèas de 6 a 13 anos

(Escolham um ou mais desses tópicos para discutirem.)

a) Temos um número suficiente de professores qualificados? (Qualificado = capaz de ensinar, e que conheèa bem, ou tenha acesso‚ a material sobre as matérias estudadas.) Precisamos reorganizar nosso horário de modo que diferentes membros do Lar possam ajudar a ensinar certas matérias, se necessário? Ou oferecer àqueles que säo qualificados para ensinar certos assuntos a oportunidade de fazer isso? (Obs.: Os pais e tios muitas vezes säo os melhores professores de História/Estudos Sociais ou Ciências!) Debatam maneiras näo convencionais para que os estudantes do Lar possam se beneficiar de tudo que os membros do Lar têm a oferecer a sua formaèäo educacional.

b) As crianèas no geral gostam do currículo escolar que seguem e ele está atendendo as suas necessidades? Estamos ensinando de modo que as crianèas se sentem felizes e desafiadas? Levamos em consideraèäo o estilo e a maneira de aprender de diferentes crianèas e damos espaèo para isso?

c) Há um meio–termo entre estudar através de livros e atividades escolares práticas? Há materiais educativos e livros suplementares disponíveis, e eles säo usados? Usamos métodos de ensino em casa, além dos livros escolares, métodos que oferecem experiências estimulantes de aprendizado, como por exemplo, experiências de ciências, excursöes educativas‚ aulas e atividades extracurriculares?

d) Nosso horário permite tempo suficiente para os estudos segundo a Carta Magna (mínimo de 14 horas por semana)? Isso está dando bom fruto e é tempo de aprendizado de qualidade? As crianèas estäo fazendo os progressos necessários para alcanèar o nível certo para sua faixa etária, ou precisamos de mais tempo de estudo no horário?

e) Nós, pais, sabemos em que nível as crianèas se encontram nos seus estudos? Será que ajudaria se elas fizessem testes para determinar seu nível escolar? Estamos verificando os registros escolares e atualizando-os constante e fielmente? Se há uma defasagem do aprendizado de um aluno em algo, estamos fazendo todo o possível para remediar a situaèäo?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi–los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Querido Senhor, muito obrigado por Sua promessa de que nossos filhos seräo ensinados por Você, e grande será a paz deles. Que mais podemos fazer para atender às suas necessidades escolares? Tem algo mais que devemos fazer para motivá-los e inspirá-los nos seus estudos? (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

3. A educaèäo dos nossos adolescentes de 14 a 17 anos

(Escolham um ou mais desses tópicos para discutirem.)

a) Temos um número de professores qualificados suficiente para esta faixa etária, e conseguimos ensinar as matérias necessárias de maneira satisfatória? No geral, nosso modo de ensinar mantém os adolescentes felizes e desafiados? Eles têm o tempo e a orientaèäo necessários para estudar para tirar o diploma de ensino médio, e também fazer progressos nos seus estudos cristäos e formaèäo vocacional? Que podemos fazer para oferecer a ajuda necessária para os estudos de nossos adolescentes? Já consideramos a possibilidade de trabalhar em conjunto com outros Lares‚ ou de um professor de outro Lar vir ensiná-los‚ ou precisamos contratar professores particulares para virem ao Lar? (Por favor, para mais detalhes, vejam os critérios do DEF, ponto 3, "Educaèäo escolar de nossos adolescentes de 14 a 17 anos".)

b) Os adolescentes seguem um programa de estudo ou currículo definido, com metas estabelecidas, e sabem que estäo progredindo como precisam? Vocês têm à disposièäo materiais e livros educativos suplementares?

c) Se os jovens fazem cursos vocacionais‚ o aluno recebe conselho e supervisäo de modo que seu curso vocacional dê bons resultados? O aluno está progredindo de forma constante, e recebe oportunidade de experiência prática, bem como base teórica e conhecimento no assunto do curso?

d) Com relaèäo ao CVC:

¸Há alguém no Lar familiarizado com o curso CVC? Temos um supervisor do CVC? Podemos estabelecer uma meta de ter pelo menos uma pessoa no Lar que vai ler ou aprender sobre o programa para poder ajudar os outros? (Por favor, entre em contato com seu comitê de DEF se precisar de ajuda.)

¸Temos conseguido usufruir das possibilidades que o CVC oferece, seja no aspecto acadêmico para obtenèäo de diplomas de ensino médio, ou de certificados para Estudos Cristäos ou Formaèäo Vocacional?

¸Quais de nós, pais ou professores, poderíamos nos matricular e também obter certificados? (Obs.: É uma ótima maneira de se familiarizar mais com o programa.)

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Querido Jesus, desejamos de coraèäo que Seus jovens aprendam o que precisam com seus estudos. Será que as horas que nossos adolescentes passam estudando estäo dando bom fruto? Eles estäo recebendo uma boa educaèäo escolar e formaèäo? Que mais podemos fazer para motivá-los e inspirá-los? (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

4. A educaèäo dos nossos jovens a partir de 18 anos

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.) Jovens com mais de 18 anos säo adultos, entäo obviamente estaräo participando desta reuniäo e do debate. Deveriam estabelecer as metas que eles, junto com o Lar‚ têm a fé e desejam alcanèar)

a) Algum de nós, jovens (com mais de 18 anos) em nosso Lar, que ainda näo tenha tirado o diploma de ensino médio, ou GED (ou equivalente local), deseja tirar um diploma? Se for o caso, que plano de estudo podemos seguir? Como podemos encaixar em nosso horário tempo para estudar?

b) Precisamos de um professor para nos ajudar a passar pelo currículo, ou nos ajudar a estabelecer metas para terminá-lo?

c) E com relaèäo a tentar obter certificados cristäos ou vocacionais do CVC? Eles podem ser de grande valia. Como podemos encaixar isso e estabelecer metas para trabalharmos para obter os certificados?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estabelecer para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: (Para perguntar ao Senhor se for o caso.) Querido Jesus, por favor, me dê Seu conselho sobre isso: Devo estudar para obter um diploma de ensino médio e/ou Você quer que eu faèa certos cursos que poderiam beneficiar meu ministério? Quero aprender o que Você quer que eu aprenda, e mais sobre meu lugar em Seu servièo. (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

5. Estudos lingüísticos

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Estamos fazendo todo o possível para ajudar as crianèas a aprenderem bem a língua local? Temos membros ativos ou amigos que poderiam ajudar, ou procuramos tutores que possam vir ao nosso Lar para ensinar o idioma local aos nossos filhos? Caso se aplique, nós também estamos aprendendo a língua?

b) Freqüentar atividades extracurriculares fora do Lar pode ser uma oportunidade das crianèas aprenderem a língua local. Gostaríamos de usar esta maneira para as crianèas aprenderem o idioma? Quais säo os prós e os contras? Quais as possibilidades que temos nesse sentido? Se as crianèas freqüentarem cursos extracurriculares, conseguiremos supervisioná–las e pastoreá-las da maneira adequada?

c) Nossas crianèas nacionais precisam de mais treinamento para aprenderem a ler e escrever bem seu idioma? Se somos nacionais do país onde se encontra nosso Lar, falamos com as crianèas na língua local? Como podemos promover a conversaèäo no idioma local para que seja a "onda"? Devemos convidar crianèas nacionais para o nosso Lar para um ministério do tipo "abrir as portas às crianèas", para que nossos filhos tenham oportunidade de interagir com elas e aprenderem a falar o idioma local? Quais seriam outras maneiras divertidas de incluir mais o idioma local no cotidiano do Lar?

d) Quais säo os maiores obstáculos que impedem nossos filhos de aprender a falar sua língua natal ou local, e como podemos superar essas deficiências? Como podemos ter mais do espírito de perseveranèa?

e) Se nossos filhos falam fluentemente a língua local, será que estäo progredindo na língua inglesa, para serem capazes de conversar em inglês e também ler as publicaèöes da Família?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Querido Amor, sabemos que Você nos deu a incumbência de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura. Falar a língua do país onde residimos faz parte disso – além do inglês, que é a língua da nossa Família. Infelizmente, alguns de nós e nossos filhos falhamos em falar o idioma de nosso campo. Por favor, nos mostre como podemos superar esta deficiência.

Já fizemos várias investidas e todos querem aprender, mas precisamos da Sua ajuda para sermos bem sucedidos. Por favor, nos ajude a näo desistir‚ nem a comeèar e depois deixar de lado aos poucos. Como conseguiremos obter êxito? Por favor‚ nos mostre maneiras práticas de coisas a fazer e de como perseverarmos, de näo perder a meta de vista!

Queremos ser testemunhas eficazes e queremos ver nossos filhos conversarem com confianèa no idioma de nosso campo. Por favor, nos mostre por que é täo difícil alcanèar esta meta e como podemos superar as dificuldades. Esta é a era de aèäo e de maiores milagres! Clamamos esta vitória! (Por favor, sintam–se à vontade para adaptarem essa pergunta à sua necessidade específica.)

6. Registros escolares

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Estamos cientes e conhecemos os requerimentos da Carta sobre os registros escolares de nossos filhos? Precisamos manter outros registros como, por exemplo, algum que seja requerido pelas leis locais? Estamos a par das leis educacionais (como em alguns países que requerem que crianèas que aprendem em casa faèam testes ou cumpram outros requerimentos)? Se näo, quem poderia pesquisar e conferir estas informaèöes com o comitê do DEF?

b) Precisamos estabelecer oficinas regulares (por exemplo, no final do mês ou quinzenalmente) para atualizarmos os registros escolares, corrigir trabalhos e dar notas a testes, etc.? Deveríamos marcar certas datas para cuidar fielmente e manter atualizados e apresentáveis as pastas das crianèas, os portfólios e registros de freqüência? Precisamos investir em pastas ou outros materiais que melhoraräo a apresentaèäo dos registros escolares das crianèas?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntar ao Senhor: Querido Jesus, é um sacrifício de nosso tempo e um esforèo sermos diligentes em manter os registros escolares de nossos filhos. Por favor‚ nos mostre a importãncia de sermos fiéis nisso, e qualquer coisa que Você tenha a dizer que afetaria nossa maneira de lidar com o assunto. (Por favor‚ sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

7. Pais e professores

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Como podemos oferecer treinamento contínuo para nossos professores? Há uma maneira deles terem tempo para o CVC ou outro tipo de treinamento para professores? Podemos estabelecer um horário regular quando nossos professores estariam livres de ensinar‚ a fim de poderem se dedicar a aprimorar seus talentos? Devemos ter reuniöes mensais de professores (até mesmo com outros Lares) para que os professores possam trocar idéias, se aconselhar, receber treinamento e oraèäo? Alocamos tempo para nossos professores pesquisarem recursos e materiais didáticos necessários?

b) Nossos professores têm tempo para planejar as aulas e preencher os registros escolares‚ além de tempo livre para Palavra, descanso, fazer exercícios e testificar? Se näo‚ como podemos corrigir isso?

c) Se nossos professores carecem de treinamento ou tempo, será que ajudaria procurarmos professores ou tutores preparados que poderiam nos auxiliar? Quais säo as possibilidades de recebermos ajuda externa?

d) Chegamos a um acordo juntos quanto à abordagem do aspecto educacional em nosso Lar? Nós, pais e professores, concordamos quanto ao currículo que usamos, às metas que estabelecemos para as crianèas e os requerimentos que gostaríamos que elas cumprissem? Se näo, precisamos arranjar logo um tempo para nos reunirmos, debatermos e orarmos sobre isso.

e) Que podemos fazer para melhorar nossa comunicaèäo entre pais, professores, ajudantes de puericultura e outros membros do Lar, para estarmos todos unidos a fim de ajudar nossos filhos a se saírem bem? Andamos em uniäo, para que nossos filhos vejam e se beneficiem de nossa posièäo unida? Estamos sendo um apoio uns para os outros, para que nossos filhos vejam que estamos unidos no que esperamos deles?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi–los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Senhor, estamos täo agradecidos pelos nossos filhos, e queremos fazer tudo ao nosso alcance para lhes dar a educaèäo escolar que precisam. Que mais podemos fazer para criar um ambiente em que professores e pais estejam inspirados e recebam o encorajamento, tempo e treinamento que precisam para o seu trabalho? (Por favor, sintam–se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

8. Recursos educacionais e apresentaèäo

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Será que nossos alunos e professores possuem os recursos e materiais que precisam? Que mais é necessário, e como e quem vai trabalhar para adquirirmos os materiais que precisamos; por exemplo, destinando um certo orèamento, aprovisionando, encomendando do Centro de Recursos do DEF, e através de outras fontes?

b) Como vamos angariar os fundos necessários para recursos e materiais educacionais? Como devemos planejar no orèamento a educaèäo de nossos filhos? Será que o encarregado das finanèas do Lar e as pessoas especificamente preocupadas com educaèäo podem estabelecer um tempo específico para se aconselharem e fazerem planos a serem apresentados para a aprovaèäo no Lar?

c) Será que todos no Lar säo capazes de representar o programa escolar do Lar para as nossas visitas? Será que nós, (individual ou coletivamente) precisamos formular ou revisar nossa filosofia de ensino em casa para podermos explicar com confianèa por que escolhemos esta forma de educar nossos filhos?

d) Nossa sala de aula está bem montada? É um local agradável e inspirado? Temos um bom local onde nossos filhos podem estudar? Boa iluminaèäo? Mantemos nossos materiais escolares organizados, ou precisamos designar alguém para cuidar disso? Se näo temos um local específico para sala de aula nesse momento, que podemos fazer para oferecer às crianèas e jovens um local onde possam estudar sem interrupèöes? Temos uma maneira inspirada de apresentar/expor os trabalhos das crianèas? Por exemplo: prateleiras para trabalhos de artes, mural para desenhos, etc.?

e) Esperamos que nossas crianèas cuidem e guardem direitinho o seu material escolar? Esperamos um bom padräo de asseio e capricho nos seus trabalhos escolares? Estamos esperando um padräo de desempenho apropriado das crianèas em seus trabalhos escolares? Precisamos concordar num padräo de desempenho e debater como obtê-lo?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: Jesus, sabemos que a vida de um homem näo consiste na abundãncia das coisas que possui. Entäo näo desejamos mais coisas para nós mesmos, mas acreditamos que Você quer que nós e nossos filhos tenhamos o que é preciso para seus estudos. Por favor, fale conosco especificamente sobre nossas necessidades escolares, e o que podemos fazer para adquiri-las. (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

9. Educaèäo de crianèas com necessidades especiais*

(Escolham um ou mais destes tópicos para discutirem.)

a) Podemos fazer mais para satisfazer as necessidades de nossas queridas crianèas com necessidades especiais? Há áreas específicas nas quais precisamos prestar mais atenèäo? Precisamos orar mais por elas? Precisamos ouvir mais regularmente o Senhor sobre como suprir suas necessidades especiais?

b) Nós, que cuidamos de nossas crianèas com necessidades especiais, estamos bem versados em como lhes prestar melhor assistência para que progridam? Precisamos de mais pesquisa e/ou treinamento? Se este for o caso, onde e como podemos conseguir o treinamento necessário? Podemos discutir maneiras práticas de se reservar tempo e fundos para isso? Precisamos pesquisar ajuda externa, materiais ou equipamento para ajudar nossas crianèas com necessidades especiais a fazerem o progresso necessário?

Sendo objetivos: Quais säo nossas áreas mais problemáticas? Como corrigimos os problemas? Que prazos podemos estipular para corrigi-los e quem ficará responsável por isso?

Perguntem ao Senhor: (Esta é uma pergunta que cada membro do Lar deve fazer pessoalmente ao Senhor.) Querido Amor, sabemos que nem um só pardal cai sem Seu conhecimento. E com certeza sabemos que cada uma dessas crianèas é preciosa para Você. Por favor, fale comigo sobre qual deveria ser minha atitude para com uma crianèa com necessidades especiais, e como nós, como Lar, podemos crescer em satisfazer as necessidades dela. (Por favor, sintam-se à vontade para adaptarem esta pergunta à sua necessidade.)

Oficina do Comitê de Relaèöes Públicas

Do comitê Internacional de RP

A ser realizado na manhä do 3º dia da Celebraèäo da Família em 2005

5a Parte

Introduèäo

(para quem for guiar a reuniäo):

Quem for conduzir esta reuniäo deveria ler de antemäo e sem falta o seguinte plano, para saber o que deve fazer e como guiar a reuniäo. Planejar antes, com oraèäo, vai ajudar a reuniäo a fluir tranqüilamente e a ser produtiva. Talvez seja bom iniciá-la com umas duas músicas apropriadas sobre como a Família chegou até aqui por fé nos últimos 35 anos, e depois ter um tempo louvando nosso Marido pelo Seu poder e proteèäo, agradecendo-Lhe pela maneira como continua levando a Família de vitória em vitória através de cada situaèäo aparentemente impossível. O estandarte de David segue em frente. E por último‚ tenham uma oraèäo de abertura pedindo ao Senhor para ajudar todo o mundo a aproveitar ao máximo essa oficina; e certifiquem-se de pedir a Acumon, o guardiäo do comitê de RP (CdM 3476:118–120‚ BN 1063), para instruí-los na forèa da humildade e no poder da verdade. Oramos para que esta oficina seja agradável e também educativa para todos no Lar ao lerem e discutirem o seguinte:

Programa da Oficina de RP:

Bem-vindos à oficina do comitê de Relaèöes Públicas! Nós os amamos e oramos que o nosso mais querido Amor nos unja e fortaleèa no nosso trabalho no comitê de RP e que sejamos uma bênèäo para vocês, querida Família. Também oramos que o Senhor continue a revesti-los de poder ao testemunharem maravilhosamente para muitos. Quando entramos na era de aèäo‚ o Senhor prometeu que faria com que fõssemos um testemunho mais poderoso do que nunca para as multidöes, fazendo nossa luz brilhar por todo o mundo. A expectativa para o futuro é ótima!

(Jesus:) A era de aèäo comeèou, e estou posicionando-os, pondo cada uma das Minhas noivas em posièöes estratégicas no mundo todo. Nestes dias quero alargar a sua fé a limites que näo só nunca vivenciaram‚ mas que nenhum outro ser humano na Terra jamais vivenciou! Esse é o destino dos filhos de David do Tempo do Fim: exercitarem a fé como o mundo nunca viu. Eu quero que a sua fé alcance o nível máximo! À medida que precisarem mais de Mim e tiverem que depender mais de Mim, mais o Meu poder em vocês aumentará, até terem o Meu Espírito e poder plenos em si. Aí poderäo verdadeiramente se tornar novas criaturas em Mim, desafiando todas as circunstãncias e fazendo o impossível! (Trechos da CdM 3316:4, 6, 9, BN 920.)

(Jesus:) Vocês têm sido fiéis em pregar o Evangelho, em dar testemunho e divulgar a Minha mensagem. Mas agora também devem fazer discípulos de todas as naèöes. Devem ganhar, alimentar, cultivar, pois nos dias que têm pela frente väo precisar dos que podem ajudá–los a fazer o trabalho. Quero que a Minha Família cresèa, por isso devem escancarar as portas. Devem ampliar os limites das suas tendas.Quero que esta era de aèäo seja uma era de crescimento. (Trechos da CdM 3298:150-151, 153, BN 895.)

O trabalho de relaèöes públicas na verdade é testificaèäo e nos apresentarmos ao público de uma maneira que seja mais fácil quem näo nos conhece nem nossas doutrinas nos entender e se identificar conosco, além de aceitar a maneira ímpar com que o Senhor nos fez. Se encararmos esse trabalho como uma parte inseparável da nossa vida de discípulo, ficará fácil entender a meta, que é divulgar a Palavra e ser fiel à mensagem, defendendo todas as nossas doutrinas com convicèäo. Ajuda a manter nossa visäo clara se lembrarmos que a meta em tudo que fazemos é guiar outros a Jesus, disseminarmos a Sua verdade, e sermos um exemplo do Seu amor.

Nossa oficina, portanto, vai se concentrar em nos ajudar a avaliar como poder melhorar em termos do nosso trabalho pró-ativo e na apresentaèäo da Família. Esta oficina vai abranger áreas tais como aprender a explicar com confianèa as nossas doutrinas e crenèas, como nos tornarmos conhecidos como uma forèa positiva na comunidade local, tornar-se um, metas pró-ativas na edificaèäo do nosso trabalho, promover a Família, etc.

A meta do nosso comitê é ajudar a luz da Família a resplandecer mais, divulgando com ousadia e sabedoria as verdades que nos têm sido confiadas, e a ficarmos firmes, através das chaves de convicèäo, para estarmos sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir a razäo da esperanèa que há em nós. Oramos para que, conforme entramos juntos neste novo dia, o Senhor faèa de nós testemunhas mais poderosas e nos use como nunca para levarmos a outros a Sua verdade‚ aprendendo cada vez mais a explicarmos melhor e ensinarmos as nossas doutrinas e assumirmos o papel de lideranèa que o Senhor prometeu que desempenharíamos no Tempo do Fim.

Ao discutirem e orarem sobre os assuntos relacionados abaixo tenham em mente, por favor, que a Família é formada por cada um de nós e pelos nossos Lares. Na verdade, cada indivíduo e cada Lar é um representante da Família. Como D. L. Moody disse‚ o único Evangelho ao qual a maioria das pessoas dá ouvidos, anda de sapatos. Semelhantemente‚ a única Família que a maioria das pessoas vai ver somos nós individualmente e os nossos Lares. Relaèöes públicas trata–se, portanto, de cada um de nós e nossos Lares, nosso testemunho e exemplo.

Oramos para que esta oficina lhes ofereèa os meio para verem como fortalecer seu trabalho pró-ativo, e que seja um trampolim para ajudar todos nós a continuar "avante, sempre avante" rumo a todas as vitórias maravilhosas que o Senhor nos prometeu. Nós os amamos e esperamos ansiosos poder trabalhar lado a lado com vocês para apresentarmos nossa maravilhosa Família ao mundo!

Como conduzir esta oficina

Estaremos trabalhando em quatro áreas gerais do trabalho de relaèöes públicas: 1) Apresentar a Família Internacional e suas doutrinas, além de seu trabalho local e si mesmos como membros da Família; 2) Tornar-se conhecido como uma forèa positiva na comunidade local; 3) Metas pró-ativas para seu Lar promover a Família e suas boas obras; e 4) O exemplo de seu Lar.

Dentro de cada tópico, vocês teräo duas ou três tarefas, com exceèäo do tópico 4, que só tem uma. Escolham uma tarefa de cada tópico que acreditam ser mais necessária para o seu Lar. Sugerimos que dediquem cerca de 30 minutos a cada uma das quatro tarefas. Sendo assim lhes restaria 30 minutos para apresentarem a oficina ao Lar e decidirem quais seräo as quatro tarefas escolhidas, e outros 30 minutos no total para oraèäo e louvor no comeèo e no final da oficina. Tentem, por favor, ficar dentro desse limite para poderem abordar pelo menos uma tarefa de cada tópico, visto que cada um é importante para as relaèöes públicas de seu Lar. Há também perguntas opcionais para fazerem ao Senhor sobre cada assunto, que os membros do Lar talvez queiram fazer. Se quiserem, podem compilar as respostas recebidas nessas profecias e as lerem juntos depois. Deus os abenèoe!

Tópico 1: Apresentar a Família Internacional e suas doutrinas‚ além de seu trabalho local e a si mesmos como membros da Família.

O Senhor tem indicado que devemos estar "sempre preparados para responder". Para isso, cada Lar deve eleger alguém responsável por se manter a par das Declaraèöes da Família, preparaèäo para perseguièäo e relaèöes públicas que lhes seräo passadas pelo comitê de RP ou pelos WS, e ajudar o Conselho Executivo do Lar a se certificar que o Lar está à altura de uma investigaèäo por parte das autoridades, numa eventualidade. Sugerimos que cada membro do Lar também esteja preparado para explicar todas as doutrinas da Família e responder às autoridades locais sobre o seu trabalho. ("Deveres Básicos de um Lar de Discipulado da Família", da Carta Magna revisada)

a. Estudar as Declaraèöes.

(Peter:) Todos nós precisamos estar preparados para responder aos que nos perguntam (1Pd 3:15). Uma das melhores maneiras de se preparar é lendo e estudando as Declaraèöes. Seria bom todos nós conhecermos bem as Declaraèöes, porque mesmo que näo estejamos sofrendo perseguièäo no momento, precisamos ter condièöes de responder direito às perguntas das pessoas quando testemunhamos. (Peter 72:47, PcD 11.)

¸Vejam se os membros do Lar conhecem bem as Declaraèöes da Família.

¸Tracem um plano para estudarem as Declaraèöes e aprenderem como apresentar o trabalho e as doutrinas da Família, por exemplo:

1.Terem debates regulares com perguntas e respostas baseadas nas Declaraèöes.

2.Dedicarem uma hora por semana para o Lar estudar e as Declaraèöes todos juntos e discutirem as questöes ali tratadas.

3. Certificarem-se de que as Declaraèöes säo estudadas no idioma local onde isso for possível.

b.Estarem preparados para explicar com confianèa o seu trabalho local, sua situaèäo pessoal, finanèas, documentaèäo‚ etc.

Interpretem a seguinte situaèäo: Designem alguém para representar a autoridade local que bate à sua porta pedindo informaèöes, e escolham alguns membros do Lar para responderem perguntas como:

¸Quem mora aqui e por que tanta gente vive junta?

¸Quem é o encarregado? O contrato de aluguel está no nome de quem?

¸Qual é a sua atividade profissional?

¸Como se sustentam?

¸Onde as crianèas estudam?

¸Se houver estrangeiros no Lar, o que eles estäo fazendo no país?

Agora encenem o seguinte cenário: A mesma autoridade volta, depois de ter pesquisado sobre a Família na Internet, e pergunta o seguinte:

¸O que é a Família? É uma seita?

¸Vocês estäo evangelizando, querem converter as pessoas?

¸Vocês acreditam em sexo livre e difundem essa mensagem?

¸Vocês säo os MDD?

¸A sua organizaèäo é registrada neste país? Se näo, por que näo?

¸Qual é a sua fonte de renda?

¸Por que as crianèas näo freqüentam uma escola? Vocês näo as estäo privando de uma criaèäo normal?

G

Pergunta para profecia com relaèäo à tarefa da oficina: a.) Peèa ao Senhor para lhe dar um plano e horário bons e viáveis para aprenderem e conhecerem melhor as Declaraèöes, e idéias de como melhorar a sua apresentaèäo; b.) Peèam a Acumon‚ o espírito ajudante do comitê de RP, conselhos para apresentarem de forma simples, clara e concisa o seu trabalho local, sua situaèäo pessoal, o sustento e as finanèas do Lar, etc.

Tópico 2: Tornarem-se conhecidos como uma forèa positiva na comunidade local.

(Papai: ) O Senhor está guiando vocês, querida Família, a fortalecer e ampliar a sua testificaèäo. Está incentivando-os a divulgar mais as suas obras‚ mostrando que a Família é uma forèa positiva e benéfica no local onde se encontra. Falem tendo por base a nova estrutura da Família, enfatizando como ela ajuda e modifica para melhor a vida das pessoas. Edifiquem um trabalho para que näo possam falar mal das suas boas obras. Olhem para os campos e para a ceifa. Saiam para testemunhar e conquistar, dando um bom testemunho. Consolidem contatos, encorajem os amigos e ajudem as pessoas. Fortaleèam os seus programas de follow–up e aumentem a influência do seu trabalho. Construam a obra local sobre uma rocha, dando testemunho da Família. (CdM 3420:66-67, BN 1007.)

a.Participar na comunidade.

Deveriam fazer isso tendo em mente os costumes e expectativas da comunidade e do país onde vivem. Por favor, observem que essas e outras sugestöes de projetos com a comunidade local näo säo sinal de que estamos incentivando os Lares a se envolverem em projetos sociais que väo tomar grande parte do seu tempo. Fazer o follow-up das pessoas e alimentá-las, edificar uma igreja e distribuir a Contato säo as principais metas da Família. A sugestäo de se envolverem nesses projetos locais parte do tempo é só para ajudar o seu Lar a firmar uma participaèäo aberta e positiva na comunidade, com um envolvimento limitado.

Discutam como o Lar pode desenvolver esse aspecto. Seguem-se algumas idéias para abrirem a discussäo:

¸Participem de reuniöes da sua comunidade, cidade ou bairro, oferecendo ajuda em situaèöes necessitadas.

¸Participem de projetos da comunidade, mutiröes de limpeza‚ etc.

¸Prestem assistência a orfanatos, abrigos, etc., como demonstraèäo de solidariedade para com a comunidade local.

¸Faèam apresentaèöes beneficentes com as crianèas no Corpo de bombeiros, em asilos ou outras instituièöes públicas.

¸Doem para projetos locais coisas como livros para a biblioteca local‚ materiais para a escola pública local, etc.

¸Formem um clube de idioma na sua área.

b."Tornar-se um."

Uma parte importante do nosso testemunho é saber se "tornar um" com as pessoas para quem estäo testemunhando, dando assim um exemplo de amor e respeito pela sua cultura e costumes, tanto em campos de missäo como no Ocidente. Discutam os seguintes pontos e dêem-se nota em uma escala de um a cinco, sendo a nota um inaceitável e cinco excelente:

¸A maneira de se vestir e a aparência das pessoas no seu Lar os ajudam a "ministrar aos ricos" e a tornarem-se um, e é um reflexo positivo na Família como missionários?

¸Os estrangeiros estäo aprendendo a língua local?

¸Os membros nacionais da segunda e terceira geraèäo säo fluentes no idioma local?

¸Os membros do seu Lar adotam a maneira de vestir tradicional quando apropriado e necessário?

¸O seu Lar esta ciente dos feriados locais e respeita os costumes locais?

¸Os membros do seu Lar têm, de modo geral‚ conhecimento da história básica e atualidades do seu país (tais como eleièöes‚ nome dos líderes atuais, partidos políticos, importantes eventos históricos e atuais, etc.)?

Somem os pontos e avaliem seu Lar de acordo com as seguintes diretrizes gerais:

25 - 30:Excelente

20 - 24:Bom

15 - 19:Precisa atenèäo

Abaixo 15:Precisa de muita atenèäo

Com sua pontuaèäo em mente, discutam maneiras de remediarem os pontos fracos no exemplo de seu Lar.

c.Discutam maneiras nas quais seu Lar pode melhorar mais a reputaèäo de seu trabalho local, certificando-se de que a Família recebe o mérito por isso.

G

Pergunta para profecia: Peèam para o Senhor lhes mostrar maneiras específicas como o Lar pode se tornar mais conhecido como uma forèa positiva na sua comunidade.

Tópico 3: Metas pró-ativas para o seu Lar promover a Família e suas boas obras.

Cada Lar deve preparar um álbum para apresentar o seu trabalho na cidade, completo com fotos, artigos de jornal, cartas de recomendaèäo, cartas de agradecimento, etc. Os álbuns de apresentaèäo devem ser atualizados regularmente. Tenha um álbum ou pasta com matérias positivas a nível internacional sobre a nossa Família, inclusive resumos de veredictos favoráveis‚ avaliaèöes positivas feitas por acadêmicos e indivíduos de renome, recortes de notícias dignas de nota, publicaèöes selecionadas com testemunhos DFO, etc. ("Conselhos em Caso de Perseguièäo! - 1ª parte", REF 253 pág. 1)

Os Lares também podem entrar em contato com o comitê de RP para saberem que material, além de outros registros do trabalho local, seria bom colocarem no seu álbum. Isso ajudaria a deixar claro o que ter em mäos e evitar esforèos dobrados, que é o que acontece quando cada Lar tenta conseguir ou encontrar essas coisas sozinho.

Ao discutirem os seguintes pontos, mantenham em mente que vocês säo o único Lar que muitas pessoas väo conhecer, entäo usem essa reuniäo para definirem e entäo estabelecerem metas de como podem melhorar a sua apresentaèäo nessas áreas.

a.Avaliem o álbum de RP e materiais que usam para se apresentarem. Estäo atualizados? Refletem com precisäo seu trabalho atual? Promovem a Família?

¸Discutam maneiras práticas e estabeleèam prazos para atualizarem sua apresentaèäo conseguindo, por exemplo, novas cartas mais recentes de recomendaèäo e agradecimento, fotos atuais do seu trabalho, registros do seu trabalho social‚ etc.

¸Vejam como o Lar poderia registrar mais as suas boas obras‚ para que tanto o Lar como a Família recebam o mérito por elas.

b.Avaliem a maneira como apresentam a Família, nossa história e doutrinas polêmicas para seus amigos e contatos atuais.

¸Perguntem-se como cada um de seus amigos, contatos e associados se sairiam se eles se deparassem com informaèöes relacionadas à nossa história e doutrinas via mídia ou Internet.

¸Planejem um futuro Conselho de Lar para traèarem um plano concreto para introduzirem progressivamente seus amigos e contatos atuais à história e às doutrinas controversas da Família, de acordo com a necessidade.

G

Pergunta para profecia: Peèam um plano ao Senhor para apresentarem aos seus amigos e contatos a história e as doutrinas controversas da Família.

Tópico 4: O exemplo do seu Lar.

(Peter: ) Para receberem os seus vizinhos ou autoridades locais no Lar, väo precisar se certificar de que está à altura no aspecto físico. Todos nós precisamos nos certificar de que estamos vivendo‚ tanto quanto possível, de acordo com o padräo apresentado nas Cartas [e na Carta Magna].

A meta é estarmos prontos para convidar uma visita para ver o Lar inteiro - desde a cozinha aos quartos das crianèas, à lavanderia, etc. Se estivermos preparados para receber a visita de nossos contatos amistosos e vizinhos, também estaremos preparados no caso de autoridades antagõnicas chegarem à nossa porta exigindo ver ou inspecionar os nossos Lares. (Peter 72:58-59‚ PcD 11.)

a.Faèam uma crítica das suas instalaèöes e padräo‚ incluindo na discussäo os seguintes pontos.

¸Aconselhem-se e faèam uma lista das mudanèas ou melhorias que precisam efetuar para o seu Lar estar à altura do padräo apropriado para a sua regiäo. Às vezes ficamos täo familiarizados com a nossa situaèäo que näo percebemos que alguns aspectos dos nossos Lares ou modo de vestir talvez sejam ofensivos ou desagradáveis para pessoas de fora.

¸Faèam um tour pela casa, indo em cada cõmodo‚ e vejam se há algum aspecto que pareceria abaixo do padräo para uma visita ou que poderia causar uma má impressäo. Anotem se alguns cõmodos precisam de pintura, melhorias, ou se säo muito apertados. Tem móveis quebrados ou coisas que precisam de conserto ou de serem trocadas, etc.? Depois faèam um brainstorm e uma lista de melhorias ou de procedimentos que precisam implementar para melhorar o padräo do Lar a um nível adequado, e orem juntos para o Senhor suprir milagrosamente quaisquer necessidades, clamando as chaves de fé.

G

Pergunta para profecia: Peèa ao Senhor Sua orientaèäo e confirmaèäo da lista de mudanèas necessárias que acham que precisam efetuar em seu Lar.

Notas

Oficina do Comitê de Desenvolvimento da Igreja e Testificaèäo para a Celebraèäo

Do Comitê Internacional do DIT

A ser realizado na tarde do 3º dia da Celebraèäo de Aniversário da Família em 2005

6a Parte

Sumário da Oficina

(Quem for conduzir esta reuniäo na Celebraèäo deverá antes ler esta parte)

Nesta oficina do DIT durante a Celebraèäo, vamos nos concentrar na nossa obediência e frutos relacionados à coluna do DIT nos nossos Lares. Será uma ocasiäo para estabelecerem metas para o ano e ouvirem o Senhor sobre elas e sobre como alcanèá-las. Deveräo ser metas que aproximaräo o Lar da consolidaèäo de um trabalho missionário bem equilibrado que envolva ampliar os limites de suas tendas para receber os discípulos, membros externos e sustentadores que o Senhor tem reservados para vocês. Glória ao Senhor!

A oficina será dividida em três sessöes, cada uma com um tempo aproximado de duraèäo. (Näo é algo inflexível, apenas uma idéia de quanto deveria durar, para ajudá-los a planejar.)

1.Comece com inspiraèäo (15 minutos, de três a cinco músicas): Cante canèöes sobre testemunhar ou canèöes que usaria para testemunhar, música que fez a Revoluèäo ou sobre amor pelos perdidos.

2.Leitura (45 minutos): Leiam as páginas 17-24 desta BN, onde se encontram mensagens novinhas em folha do nosso Marido, dadas especificamente para esta reuniäo, além de uma breve compilaèäo de citaèöes-chave de BNs recentes que mostram a visäo do Senhor para o programa Contato e a nossa Família ampliada.

3.Discussäo/Ouvir o Senhor (1½ horas): Para esta deliberaèäo talvez queiram ter à mäo as BNs "Critério do DIT para Avaliaèäo dos Lares de Discipulado da Família" (BN 1099/BN 1099a) e "Expansäo da Estrutura de Membros da Família" (BN 1096) caso surjam dúvidas.

¸O ponto central desta discussäo é observar os "quatro aspectos do programa Contato" definidos na BN de critérios de avaliaèäo (no fim do texto desta oficina, na página 24 se encontra um resumo) e discutam os aspectos que o seu Lar gostaria de melhorar de modo a cumprir os seus deveres em cada um dos aspectos principais da testificaèäo. Concentrem-se em determinar algumas metas principais que todos concordem ser onde ocorre maior necessidade. Por favor, planejem discutir os detalhes dessas metas e como alcanèá-las na próxima reuniäo mensal de testificaèäo do Lar (se tiverem tempo podem comeèar durante a oficina). Näo precisam ter uma relaèäo comprida de metas. É melhor fazer "poucas coisas mas bem feitas"‚ do que determinar um monte de metas inviáveis que näo väo conseguir atingir.

(Encarreguem alguém para tomar nota das conclusöes a que chegarem, para serem afixadas onde todos possam ver. Essa pessoa também poderá tomar nota de quaisquer perguntas para fazerem ao Senhor em profecia. Podem formular ou modificar as perguntas com base nas que se encontram página 16. Estas poderäo ser designadas na ocasiäo ou depois.)

(Caixa de texto: )

Estabelecer metas!

(Papai:) Estabelecer metas é mesmo o segredo da vitória, pois a coloca num nível possível e atingível, caso contrário a vitória talvez parecesse inviável. Se näo conseguirem ver como väo subir uma certa montanha na sua vida, estipulem algumas metas para si mesmos. Dividam a montanha em metas do tamanho de degraus e depois näo se preocupem em chegar ao topo num só pulo; simplesmente dêem um passo de cada vez! (CdM 3160:23; BN 765)

(Fim de caixa de texto:)

¸Ouvir o Senhor em profecia. Talvez seja bom ouvirem o Senhor em profecia antes de comeèarem a deliberaèäo e a estabelecerem metas, ou talvez prefiram fazer isso no final da reuniäo para receberem uma confirmaèäo ou outras instruèöes. - Ou talvez queiram fazer as duas coisas. Essa decisäo ficaria por conta de quem estiver guiando a reuniäo. O importante é darem um tempo ao Senhor durante a reuniäo para Ele lhes passar um conselho geral e orientaèäo a respeito da testificaèäo do seu Lar.

¸Faèam uma relaèäo de outras perguntas que gostariam de fazer ao Senhor sobre a sua testificaèäo (vejam lista de idéias abaixo). Na oficina poderiam deixar diferentes pessoas encarregadas de orar em particular e depois, em outras reuniöes de testificaèäo‚ compartilhar com o Lar o que o Senhor disser.

Apesar de que väo discutir e definir diferentes áreas às quais väo se dedicar e para as quais väo estabelecer metas para o novo ano, näo teräo tempo para uma discussäo detalhada sobre como efetivar cada decisäo, ou o que fazer sobre cada "área na qual precisam melhorar". Väo precisar deixar isso para as reuniöes mensais de testificaèäo. Esta Celebraèäo é um momento para recuarem um pouco e darem uma olhada no quadro geral. A partir daí poderäo continuar discutindo e orando sobre como agir para efetivarem suas metas. Divirtam-se e ampliem seus horizontes! Nós amamos vocês!

Sugestöes de perguntas para incumbir os membros do Lar de orar e ouvir o Senhor em profecia a esse respeito, após a oficina da Celebraèäo. Näo precisam distribuir todas nem usar nenhuma. Podem formular suas próprias perguntas ou apenas usar as sugeridas que vocês considerem mais importantes por agora. Talvez queiram consultar o Senhor a respeito de algumas destas questöes mais adiante durante o ano.

¸Em que aspectos o nosso Lar precisa melhorar para edificar um trabalho missionário bem equilibrado?

¸Nós estamos fazendo todo o possível para promover o programa Contato, vendendo assinaturas e mantendo contato com os assinantes? Se näo estivermos‚ o que mais deveríamos fazer?

¸[Caso tenham um grupo de membros externos:] O que mais deveríamos estar fazendo para alimentar nossos membros e ajudá-los a crescer espiritualmente e/ou para integrá-los mais no trabalho do nosso Lar?

¸[Caso ainda näo tenham um grupo de membros externos:] Que medidas devemos tomar para iniciar um grupo de novos membros?

¸O nosso Lar está distribuindo uma quantidade suficiente de publicaèöes e produtos ("materiais de testificaèäo") da Família? Se näo, o que está nos atrapalhando ou evitando que o faèamos?

¸O nosso Lar participa de algum tipo de angariaèäo de fundos ou ministérios de testificaèäo que säo infrutíferos ou com concessöes? Se for o caso, que medidas deveríamos tomar para passarmos a testemunhar a tempo integral, distribuir produtos da Família e fazer follow-up?

Afazeres para as próximas reuniöes mensais de testificaèäo. (Näo precisam fazer todos na mesma reuniäo mensal de testificaèäo.)

¸Dar prosseguimento ao que foi discutido no oficina da Celebraèäo, conversando e orando sobre como colocar em prática as metas de testificaèäo nas quais concordaram.

¸Dar uma olhada no catálogo da Aurora para 2005 e no formulário de pedidos do SC local para ver se vocês têm uma boa variedade dos produtos de follow-up disponíveis através de seu SC e se os estäo usando para alimentar suas ovelhas e testemunhar.

¸O responsável pela testificaèäo (ou alguém que conhece bem os artigos produzidos pela Família) poderá dar uma demonstraèäo do material que têm em mäos. Poderiam ler trechos deles juntos. Conheèam bem as suas "armas"!

¸Este näo é um ponto relacionado à reuniäo, mas para ser efetivado nos próximos dois meses. As pessoas que testemunham e fazem follow-up no Lar, inclusive o monitor dos critérios de avaliaèäo do DIT, deveräo ler a Introduèäo às 12 Pedras do Alicerce‚ que se encontra no Livro de Aulas das 12 Pedras do Alicerce (págs. iv-xxviii), caso ainda näo o tenham feito, para se familiarizarem com o programa.

(Para lerem juntos durante a oficina do DIT na Celebraèäo:)

Bem-vindos à oficina do DIT na Celebraèäo! O Senhor prometeu que se atendermos ao Seu pedido de obedecermos e nos dedicarmos mais, Ele derramará Suas bênèäos sobre a nossa testificaèäo e nos fará dar mais fruto do que nunca! "Os dias por vir traräo uma lufada fresca do vento do Meu Espírito, o qual renovará, revitalizará e dará vida ao testemunho da Minha Nova Igreja. … A sua luz resplandecerá por todos os continentes e o calor do seu amor ultrapassará os mares. … Vocês comeèaräo a presenciar o cumprimento maravilhoso das muitas promessas que até agora acharam que estavam reservadas para o Fim propriamente dito." (CdM 3479:13–14; BN 1067)

Vamos comeèar com algumas mensagens novinhas em folha que väo aumentar nossa visäo e incitar nossos ãnimos, as quais Jesus nos deu especificamente para esta ocasiäo e sobre este assunto täo importante para Ele.

(Jesus: ) Querida Família‚ tenho notícias emocionantes para vocês! Vocês completaram a primeira etapa da sua missäo máxima, e fizeram um bom trabalho! Foram ao mundo todo; vocês se dispersaram amplamente. Näo estäo amontoados nos seus campos de origem, mas se espalharam e levaram a Minha mensagem por todos os cantos por onde foram. Meus parabéns!

Agora, apesar de já estarem fazendo isso até certo ponto, é hora de darem atenèäo total à segunda parte dessa grande incumbência, que é "pregar o Evangelho a toda a criatura". Esta reuniäo é justamente sobre isso. Através do material de testificaèäo, das instruèöes, dos critérios de avaliaèäo e da orientaèäo de que dispöem nesta etapa do crescimento da Família, vocês seräo mais eficientes que nunca em sua funèäo de pregar o Evangelho.

Primeiro tive que lanèá-los pelo mundo inteiro, e por um tempo muitos ficaram pulando como bolinhas num jogo de fliperama, de um lado para o outro, até descobrirem onde poderiam Me servir melhor. Agora Eu os estabeleci e guiei a maioria de vocês a uma equipe, a um campo, e a comeèarem o trabalho árduo mas gratificante de ceifar o que inclui edificar uma base sólida forte para tal tarefa - o seu Lar.

Como aonde Eu guio Eu sempre providencio, supri lideranèa e conselhos da sua rainha e rei, bem como a estrutura, mäo-de-obra e material com o qual fazerem a colheita. Näo ignorem toda a riqueza de material de que dispöem, principalmente os programas de follow-up e os diferentes cursos (As 12 Pedras do Alicerce e As 12 Pontes), só porque à primeira vista lhes parecem complicados, complexos, compridos, demorados, ou por causa de qualquer outra impressäo errada que tenham. Na verdade esse é o material mais forte, afiado e rápido que podem usar como ferramentas para fazer a colheita. Näo podem se dar ao luxo de ignorá-los por nem mais um dia.

Essas ferramentas os capacitará a cumprir a sua missäo e dar o máximo de fruto possível. Por isso é importante seguirem a orientaèäo dada na Palavra, concentrarem-se nos critérios de avaliaèäo do comitê do DIT, familiarizarem-se com os métodos mencionados, colocarem em prática as recomendaèöes dadas e se acostumarem a usar as novas ferramentas para realizarem o novo trabalho. E qual é esse trabalho? Näo é só dar fruto, mas sim fruto duradouro, que permanece. É edificar um trabalho forte e que se expande, à medida que as pessoas para as quais ministram ficam mais fortes na fé e passam a alcanèar muitas outras.

É o máximo da visäo de "Mudar o Mundo". Imaginem a agradável surpresa daquele velho pastor francês se, na metade do seu trabalho, as árvores mais velhas tivessem pegado a visäo e comeèado a tirar castanhas e sementes de seus próprios galhos e a jogar uma grande quantidade deles na terra. Do jeito que ele trabalhou a sua floresta aumentou e se espalhou naturalmente‚ mas imaginem como teria sido bem mais rápido se cada árvore, ao atingir a maturidade, tivesse comeèado a, deliberadamente, semear suas próprias sementes por todos os cantos. A esta altura o sul da Franèa seria uma floresta impenetrável!

É esse o Meu plano para vocês através do programa Contato e de follow-up. Cada semente que vocês plantam se tornará um semeador, criando assim uma imensa floresta tropical de almas - uma floresta para a Minha glória. Mas para poder ceifar de maneiras novas é preciso aprender novos métodos. Näo importa se você tem sido um ceifeiro há três meses‚ três anos ou 30 anos, sempre há mais para se aprender. Jamais se permitam fechar-se a fazer as coisas como desejo que faèam agora, por causa da maneira como faziam antes.

Alguém entre vocês está satisfeito com o que realizou até agora? Alguém entre vocês acha que já mudou o mundo o suficiente de modo que posso trazê–lo para Casa? Ou alguém entre vocês acha que poderia vir diante de Mim e dizer que já fez o suficiente entäo agora pode ir mais devagar? Näo! Sei que todos vocês vêem a necessidade e estäo orando para que Eu, o Senhor da Seara, mande mais ceifeiros para poderem colher muito mais alqueires de gräo de boa qualidade antes da tempestade final.

Eu nem sempre vou jogar esses novos obreiros no seu colo. Estou lhes dizendo que esses novos obreiros, esse fruto que permanece, se encontra nos campos. Mas para conquistá-lo vocês väo ter que ir ceifar, e näo podem ceifar "como sempre fizeram", precisam mudar a sua mentalidade. Precisam ter uma perspectiva diferente e em muitos casos mudar a sua abordagem. Talvez lhes pareèa difícil, mas a boa notícia é que supri uma base para vocês. Vocês têm a mensagem na Palavra, os métodos, as ferramentas na forma de todas as novas publicaèöes GP publicadas nos últimos anos‚ os cursos as 12 Pedras do Alicerce e as 12 Pontes, a estrutura das novas categorias de membros, e a visäo e a inspiraèäo que a Palavra lhes dá!

Requer-se dos despenseiros que sejam achados fiéis, e se todos estiverem se aplicando fielmente a estudar a Palavra e a colocar em prática o que ela diz sobre o programa Contato, follow-up, semear a semente e colher a seara, vocês seräo achados fiéis. Seräo fiéis lavradores que estaräo fazendo o máximo possível para recolher os molhos na forma de fruto bom e duradouro. Näo estaräo incompletos aos Meus olhos e estaräo cumprindo näo só a primeira etapa da grande incumbência, mas toda ela, e assim abrindo caminho para o Fim.

(Jesus:) Vocês se encontram no limiar de um novo comeèo, um novo dia, com a Família e os Lares reestruturados‚ sua visäo definida‚ sua foice em mäos e afiada, pronta para realmente fazer a colheita.

Näo é que vocês näo têm feito a colheita, pois têm! Fizeram um ótimo trabalho de recolherem a colheita e fazerem os molhos. Uma quantidade incontável, milhares, na verdade milhöes de pessoas foram tocadas pelo seu sacrifício de amor. Vocês obedeceram à Minha incumbência e foram ao mundo todo para pregar o Evangelho. Cumpriram o Meu desejo a cada uma das Minhas ovelhas perdidas que trouxeram em seguranèa para o redil.

Mas ainda näo acabou, Meus amores! Agora a colheita tem que ser levada para os celeiros antes da tempestade. Vocês precisam consolidar o seu trabalho. Enquanto continuam estendendo as mäos para levar o Meu amor a milhöes de pessoas que ainda näo Me conhecem, ou que näo Me têm como Amigo pessoal e Salvador, existem aquelas com quem vocês comeèaram a ter contato, que Me receberam e precisam ser trazidas para o abrigo enquanto ainda há tempo. Elas precisam receber cuidados e serem alimentadas, ensinadas e treinadas, para vocês terem uma forèa ainda maior com a qual concluir o trabalho e divulgarem a Minha mensagem aos quarto cantos do mundo, e assim cumprirem este sinal do Fim e agilizarem o Meu regresso.

Sei que talvez lhes pareèa que estäo trabalhando dois turnos no momento, mas à medida que a sua forèa de trabalho for aumentando em quantidade e forèa, que será a igreja local que estabeleceräo, vocês veräo o trabalho florescer como nem poderiam imaginar, porque essas pessoas que vocês treinaram iräo alcanèar o seu próprio povo ou partiräo para novas terras para conquistar coraèöes para a Minha glória. Terá valido todo o tempo e esforèo despendido, todo o sangue‚ suor e lágrimas que foi dedicarem a vida no altar de sacrifício. Afinal, que outra razäo existe para continuarem na Terra a näo ser para cumprirem a grande incumbência que lhes foi dada?

Muitos de vocês se uniram em equipes maiores e mais fortes, e quero desafiá-los a usar essas novas equipes para se tornarem equipes vencedoras para a Minha glória, equipes que väo realmente ganhar o mundo da maneira mais eficaz e frutífera, equipes de pessoas sem reservas‚ dispostas a lanèarem-se em novas coisas‚ que näo têm medo de se levantar em defesa da verdade e pregar a Palavra que lhes dei; equipes que estäo sobre uma colina e que näo podem ser escondidas. Cada membro da sua equipe tem uma funèäo e faz parte do global. Cada um deveria participar de alguma forma para ajudar na colheita.

Prometi muita coisa para o futuro da Família. Eu lhes fiz muitas promessas lindas e maravilhosas que se aceitarem säo suas. Só preciso dos seus vasos para, através deles, poder cumprir tais promessas. Preciso de suas mäos, de seus olhos, ouvidos, pés e coraèäo para chegarem aos perdidos ao seu redor, e para chegarem aos seus novos irmäos, ao novo redil, para recolhê-los e deixá-los se integrar a vocês e fazer parte de suas vidas e Lares. Mesmo que eles näo possam viver com vocês a tempo integral, precisam sentir que fazem parte de vocês, e participar de um trabalho frutífero que está transformando vidas e coraèöes.

Entäo aceitem-nos de coraèäo‚ em seus Lares e nas suas atividades de testificaèäo. Deixem–nos ver o seu exemplo. Eles seguiräo e o efeito secundário se perpetuará, pois cada vida que for tocada através do Meu amor afetará outra e mais outra‚ e assim por diante o efeito continuará.

Entäo näo menosprezem o dia a dia, aquilo que às vezes parece rotineiro e trivial na sua testificaèäo, nas suas aulas e no seu trabalho de alimentar as ovelhas. Ao perseverarem pacientemente, colheräo de forma constante, juntaräo os molhos e realizaräo o desejo do Meu coraèäo. O efeito secundário continuará pela eternidade, näo só abenèoando outras vidas, mas a de vocês também, à medida que väo colhendo eternamente as recompensas pelo seu trabalho!

Saiam semeando as preciosas sementes da Minha Palavra, e com certeza retornaräo com alegria trazendo consigo os seus molhos. (Fim das mensagens.)

Como podem ver, a coisa principal na qual o Senhor está pedindo à Família para se concentrar neste próximo ano em relaèäo à testificaèäo é avanèarem no sentido de edificarem um trabalho local e estabelecerem uma igreja de crentes.

Este será um ano para ampliarem os limites de suas tendas e recolher as pessoas! É hora de se concentrarem em efetivar todo o conselho dado durante muitos anos sobre o programa Contato, sobre alimentar as ovelhas e edificar uma igreja local.

Numa outra profecia sobre as metas dentro da coluna do DIT este ano‚ o Senhor disse: "O programa Contato é contínuo, e publica uma nova revista cada mês; a Família criou um grande estoque de produtos GP ideais para iniciar o contato com novas ovelhas e alimentá-las; o curso As 12 Pedras do Alicerce foi publicado e As 12 Pontes está em fase de produèäo. Os Lares väo ter mais pessoas, portanto poderäo cuidar melhor de suas ovelhas. Eu dei o plano e a estrutura para ganharem, treinarem e alimentarem os seus membros externos. Entäo está tudo aí: o plano, o material e a visäo. Só é preciso haver obediência, e entäo Eu gerarei os resultados"!

Durante esta oficina vocês deveräo avaliar o seu Lar e trabalho em geral para verem como estäo se saindo nos "quatro aspectos do programa Contato", como está definido em "Critério do DIT para Avaliaèäo dos Lares" (BN 1099).

Abaixo encontraräo uma coletãnea de trechos–chave que foram publicados em BNs nos últimos anos e que däo a visäo do programa Contato e do que o Senhor espera que realizemos.

(Jesus:) A Minha visäo para o futuro é o programa Contato. É um programa para alimentar, para seguir o contato e para edificar um trabalho. Este programa é o futuro da Família. Näo é possível enfatizar mais do que já tenho feito. Contato é o futuro. (CdM 3308:20; BN 908)

(Jesus:) O Programa Contato näo é apenas um novo ministério ou uma maneira de disseminar Minha mensagem. Näo é apenas a última moda ou material para distribuièäo, mas sim um estilo de vida! É o estilo de vida de alimentar as ovelhas e as trazer para os redis.

Este é um novo dia e o Programa Contato é a nova maneira de viver esta nova vida! Näo é possível estar plenamente na Minha vontade como missionário no campo se näo estiver promovendo o Programa Contato o máximo possível. Fruto que permanece é täo importante porque é o que o ajudará a produzir muito mais fruto. É o que o Contato faz: alimenta aqueles que se tornaräo discípulos, amigos, sustentadores, protetores e que ajudaräo outros a fazer o mesmo. (CdM 3460:13-14; BN 1045)

A Palavra diz que o programa Contato é...

¸Uma visäo geral e uma campanha dentro da Minha Família para fazerem follow-up, ensinarem e treinarem as pessoas com quem eu colocá-los em contato no dia–a-dia.

¸Um programa para alimentar, fazer follow-up, e edificar um trabalho.

¸Uma explosäo de testificaèäo.

¸Promover a revista Contato.

¸Follow-up.

¸Treinar discípulos - internos e externos.

¸Ampliar a base de membros da Família para edificar uma igreja maior de crentes.

¸Ensinar a todas as naèöes.

¸Näo se limitar apenas à revista mensal, pois esse é só o primeiro passo. Envolve enfatizar o follow-up de forma pessoal.

¸[Também] ministrar aos ricos, ganhar novos discípulos, e cultivar membros ativos.

¸O primeiro passo é a revista Contato, mas a meta é efetivamente trazer todas essas queridas pessoas para o seu redil.

¸Existe com o propósito de ampliar suas fronteiras e tendas, expandir a Família. ("Critério do DIT para Avaliaèäo dos Lares," BN 1099)

(Jesus: ) Chegou a hora de consolidarem suas vitórias. ...Vocês entraram na Minha era de aèäo, e vou realizar os seus sonhos e cumprir as Minhas promessas. Näo acontecerá da noite para o dia, mas, se seguirem o Meu plano - se dedicarem-se a alimentar‚ ensinar e treinar as Minhas ovelhas - comeèarei uma nova obra dentro de vocês e de seus Lares. É um programa de várias etapas. Vai exigir tempo, fé, fidelidade e trabalho duro.

Estou lhes pedindo para tornarem-se professores, pastores e ministros. Deixaräo de ser os pioneiros que viviam perambulando e seräo agora pioneiros estáveis, edificando um trabalho, arrebanhando seguidores‚ edificando uma igreja de crentes que trabalharäo junto com vocês, que seräo parte de vocês, novos membros do Meu exército do Tempo do Fim e Família. Isso exigirá dedicaèäo e perseveranèa. Será preciso darem a vida de maneiras novas.

(CdM 3308:21-23; BN 908)

(Jesus:) ...A vocaèäo da Família é serem os líderes da revoluèäo espiritual do Tempo do Fim. O chamado da Família é pregar o Evangelho, fazer discípulos de todas as naèöes e ensinar a outros para ensinarem a outros. A Família näo é um mero movimento de evangelizaèäo, cuja meta é falar ao máximo de pessoas possível sobre Mim, no maior número de países possível. Isso faz parte da sua incumbência‚ mas é apenas o primeiro passo. Há um segundo passo, um terceiro e um quarto. Esses princípios estäo na Palavra, e foram agora compilados e resumidos para vocês seguirem como um plano fácil de se seguir. [ver no Critério do DIT e na BN "Expansäo da Estrutura de Membros da Família"] É o Meu plano, e agora os chamo para seguirem este plano.

Meu plano para vocês é simples, mas näo é fácil. É preciso dar duro para edificar um trabalho missionário bem equilibrado. É necessário muita oraèäo, fé e simplesmente sangue, suor e lágrimas para concretizar isso. A vocaèäo de discípulo é difícil. Mas, ah, que alegria, recompensas e bênèäos aguardam aqueles que escolhem este alto chamado! Nada se compara à satisfaèäo de saber que está na Minha perfeita vontade, cumprindo a missäo para a qual o criei e para a qual o ordenei, que é disseminar a Minha verdade, as Minhas Palavras e confirmar muitos outros na fé para que faèam o mesmo. Näo há honra maior do que a que concedo àqueles que, com amor, encaminham as pessoas ao Meu reino, servindo-Me fielmente e Me obedecendo por amor. Nada se equipara à recompensa‚ tanto na Terra como no Céu, por um trabalho missionário bem feito. ("Critério do DIT para Avaliaèäo dos Lares," BN 1099)

(Jesus fala: ) Os filhos de David säo principalmente missionários, pregadores do Evangelho, pastores dos perdidos. Eu chamei vocês, que säo os Meus discípulos que caíram fora do Sistema, para terem essa profissäo. É o que deve fazer cada uma das Minhas noivas do Tempo do Fim.

O trabalho de um missionário é complexo, é muito mais do que só distribuir uns folhetinhos nas horas de folga. A vida de um missionário constitui um desafio constante e tremendo, é emocionante, assombrosa, mas exige trabalho, visäo, estudo e planejamento.

As pessoas mais bem–sucedidas nessa tarefa säo as que incluem no seu programa missionário todos os aspectos da testificaèäo. Alcanèar aos perdidos, ganhar discípulos, encontrar e cultivar sustentadores regulares‚ promover o Contato, ser uma influência positiva na sua comunidade, treinar membros externos, criar os seus filhos nos Meus caminhos e na Minha admoestaèäo, alimentar e ensinar os pobres e ensinar o alimento sólido da Palavra, tudo isso tem que estar presente para um trabalho missionário ser bem-sucedido.

Para ter um trabalho missionário bom e bem equilibrado é preciso viver como um. Missionários estäo constantemente na rua, testemunhando e aproveitando cada porta aberta, cada oportunidade para progredir e divulgar a mensagem. Para ser um missionário frutífero e fiel você deveria estar utilizando toda a literatura e material que tem disponível, o máximo de métodos de testificaèäo possível‚ como por exemplo, fazendo follow-up das pessoas pelo correio, por e-mail, por telefone e pessoalmente, indo de porta em porta, conduzindo seminários e estudos bíblicos, testemunhando individualmente e fazendo exemplos do Espírito Santo.

A minha definièäo de "sucesso" näo é igual à do mundo. Näo estou Me referindo a ser aplaudido, aceito e coexistir com o Sistema devido a todas as concessöes que abriu. Refiro-Me a ter uma obra visível que, quando as pessoas comeèam a conviver com você vêem e constatam que está fazendo algo‚ que está Me servindo, investindo o seu tempo rumo a uma meta espiritual e que está chegando a algum lugar.

É esse tipo de testemunho, estilo de vida e convicèöes pessoais que däo fruto, ganham discípulos e mudam o mundo. Entäo, considerem a sua vida, o seu ministério, o seu Lar. Estäo utilizando todos os meios possíveis para edificar um trabalho missionário? Estäo aproveitando todo o incrível material de testificaèäo que lhes foi suprido? Estäo organizados e o seu trabalho é bem planejado para que näo percam as oportunidades de ouro para testemunharem e abrirem portas que possam levá-los a novas ovelhas e a pessoas influentes? Estäo promovendo o programa Contato e prosseguindo o contato? Cada pessoa no seu Lar está utilizando ao máximo seus dons e talentos na testificaèäo? Todos estäo estudando e dedicando tempo e atenèäo para aprender a língua do país? Vocês estäo se tornando um e se identificando com o povo e a cultura do país? Cada pessoa no seu Lar participa ativamente da venda de materiais e do trabalho de prosseguimento de alguma forma‚ consoante os seus talentos e o tempo que têm disponível? Se tivessem que sair do seu campo de repente, deixariam uma igreja nacional composta de crentes bem treinados que poderiam dar continuidade à sua obra missionária?

Vocês precisam responder a estas perguntas, pois säo estas coisas que ajudam a edificar um trabalho missionário bem equilibrado. É um modo de vida‚ uma paixäo, é ter uma visäo que o impele, é deixar o Meu amor levá-lo a fazer mais, ir além e só parar ao obter êxito e fruto que permaneèa!

(CdM 3462:191-193,195,197,199-200; BN 1048)

(Mamäe:) Estas säo coisas que precisam constar no seu trabalho para poderem ser bem–sucedidos. Precisam:

1) Usar métodos de testificaèäo que promovam a Palavra e o material da Família, para edificarem uma igreja em vez de apenas angariarem fundos.

2) Promoverem o programa Contato se ele existir na sua área, ou utilizar outras publicaèöes da Família e Cartas para alimentarem as suas ovelhas de forma mais profunda.

3) Cultivarem um trabalho missionário com uma visäo que atraia líderes de trabalho.

4) Ter um bom equilíbrio entre alcanèar líderes de trabalho e ministrar aos pobres.

5) Ter um padräo apresentável para as pessoas de classe média e alta.

6) Ensinar os seus convertidos a participarem ativamente do seu trabalho testemunhando para seus amigos e conhecidos, vendendo assinaturas e produtos da Contato, dando um bom exemplo e testemunhando para os seus familiares e para outros, ajudando a planejarem e prepararem aulas e seminários, etc.

Por favor, invistam tempo para avaliar o seu trabalho missionário. Como se saíram nos seis pontos mencionados acima? ... Dêem um passinho para trás e vejam o seu Lar e ministérios, e como angariam o seu sustento. Vocês aparentam ser missionários dedicados, com um propósito na vida, que sabem edificar um trabalho bem-sucedido, equilibrado e admirável para o Senhor? (CdM 3400:71-72; BN 992)

(Jesus:) Depois da Família testar e comprovar sua fé nesta nova unèäo e ter se mostrado disposta a acreditar, aceitar e fazer prova de Mim, ficará claro qual é o novo campo de batalha. Ele é o coraèäo e a mente dos homens. O campo de batalha é a conquista de novos obreiros, a colheita de campos inteiros para a Minha glória. O campo de batalha é o treinamento de novos líderes e ministrar para as multidöes com a Minha Palavra.

O campo de batalha e a aèäo da qual falo neste novo dia säo os campos de fora, fora dos seus Lares, o coraèäo e a vida daqueles que estäo carentes, perdidos, destituídos, pobre e passando necessidade. Um dos maiores frutos desta nova unèäo para esta nova era de maiores obras será um derramamento tremendo de amor e visäo por aqueles a quem ainda têm de alcanèar, ensinar e ganhar. Vocês voltaräo os seus olhos de dentro das suas fileiras e Lares e olharäo para os que ainda näo ouviram a mensagem. A Família näo vai mais dispensar tanta atenèäo e tempo apenas uns com os outros, mas o seu foco será os que têm necessidades mais desesperadoras. Vocês väo se enterrar no ministério às multidöes que precisam de Mim e das Minhas Palavras. Väo sentir lá no fundo uma paixäo que os levará porta a fora para buscar e salvar os perdidos.

Tantos obreiros viräo aos seus portöes e se juntaräo ao seu rebanho! Vocês estäo vendo o início modesto do programa Contato, mas näo têm idéia do que ele trará. A sua visäo é minúscula em comparaèäo com o que Eu sei que resultará deste humilde comeèo.

Os filhos de David cumpriräo o seu destino de serem mestres de todas as naèöes, pois treinaräo os líderes, os que falam a língua da terra, que podem sair e alcanèar o seu próprio povo nos campos, cidades e povoados distantes. O que comeèará como uma brisa gostosa crescerá e se transformará numa ventania de poder e fruto.

A aèäo da qual falo nos dias de aèäo é o ministério para as pessoas de fora, ensinar os de fora‚ e cuidar dos carentes lá fora. Os filhos de David väo finalmente voltar às suas raízes, ao básico, e encontraräo a alegria e a satisfaèäo que lhes escaparam. (CdM 3298:100-102,118-119; BN 895)

(Jesus fala:) Eu lhes dei a visäo do Contato com o intento de divulgar os ensinamentos que dei aos filhos de David. Eu lhes dei a visäo do Contato com o propósito de ampliar as suas fronteiras e tendas, aumentando a Família. E lhes dei o plano e visäo do Contato porque as Minhas ovelhas estäo doentes, elas estäo morrendo nos campos sem as Palavras de vida‚ poder e forèa, sem pastores para lhes indicar o caminho. Se vocês‚ Minhas noivas, näo forem salvá-las nesta hora escura quando tantas estäo passando necessidade‚ a quem elas iräo? Dei–lhes a visäo do Contato porque o mundo precisa ouvir a Minha mensagem e aqueles que väo seguir precisam ser ensinados e instruídos em como viver. Eu lhes dei a visäo do Contato para preparar para o Meu Reino na Terra; ele é a fundaèäo do que está por vir.

Eu lhes dei o plano e a visäo do Contato porque agora é a hora! Chegou a hora em que devem estender a mäo e colher estas pessoas antes que a noite caia, antes que seja tarde demais.

É verdade que lhes dei o que parecem ser verdades estranhas, doutrinas fortes, ou crenèas radicais para aqueles que se opöem à verdade de Deus. Mas muitos no mundo anseiam pelas Palavras de vida que dei a vocês, Minha Família. O mundo nunca viu dias täo tentadores como esses que a humanidade agora enfrenta. Digo-lhes que o mundo está pronto e carente. Está agora como estava quando Eu vim na carne: existem pessoas que têm fome, e morrem sem a luz, sem as Palavras de vida‚ sem pastores para lhes indicar o caminho.

Minha Família, nestes Últimos Dias, nesta era de aèäo, quero fazer com que vocês se levantem como testemunhas perante as naèöes; que se levantem em Meu nome e no nome que lhes dei, que sejam conhecidos como Minhas noivas do Fim da casa de David, aqueles que Me seguem de perto, aqueles que têm as Minhas Palavras para os Últimos Dias.

Eu os chamei, instruí, preparei, ensinei e treinei. Agora é a hora de vocês, por sua vez, seguirem em frente com a visäo Contato para ganharem, ensinarem e treinarem mais discípulos. Este é o seu dia e o dia deles, o dia para aqueles que vocês ganharäo brilharem. Vocês säo uma cidade cheia da Minha luz e amor, uma cidade que Eu coloco no alto de uma colina para o mundo ver. Ela näo pode ser oculta.

Vocês näo têm nada a temer pois Eu coloquei as chaves do Reino nas suas mäos. Dei-lhes o poder para superarem todas as impossibilidades, assim como o Meu Pai fez Comigo. Agora é a sua hora de brilharem e demonstrarem esse poder. Vocês näo têm nada a temer, queridos amores. Väo em fé, acreditando, fazendo discípulos de todas as naèöes e clamando as Minhas promessas, pois tudo o que Eu disse será cumprido se prosseguirem em fé. Eu lhes guiarei, orientarei e protegerei.

(CdM 3348:64-66,68,70-71; BN 943)

(Jesus:) Há anos que vocês vêm se preparando para expandir a Família e alargar seus limites. Chegou a hora de avanèar nessa direèäo a todo vapor! Vocês já vêm se deslocando na direèäo certa, mas este é o momento para passos mais firmes e definitivos rumo ao progresso e à expansäo. Revelei o plano e mostrei o que deve ser feito. Agora é hora de efetivá-lo!

Convoco cada membro da Família, de todos os níveis, a atender a este chamado de fazer a colheita de uma forma mais grandiosa que nunca! Este é seu dia. Chegou sua hora de brilhar como luzeiros em meio a densas trevas. É hora de näo apenas deixar a sua luz brilhar diante dos homens, mas também trazer outros para se banharem sob a sua luz, para eles também se tornarem luzeiros e, assim, muitos serem trazidos para a luz.

Neste momento, estou fortalecendo‚ limpando e reestruturando a Família‚ deixando mais claro qual é o padräo, levando cada um de vocês a tomar decisöes importantes e a confirmarem verdadeiramente os seus compromissos, tudo para que possam cumprir seu ministério e vocaèäo. E que vocaèäo é essa? - Divulgar a mensagem de David, a verdade especial com a qual abenèoei a Família. Essa vocaèäo é ir e fazer discípulos de todas as naèöes, disseminar as palavras e o espírito de David‚ ensinar e treinar outros - aqueles que podem ajudá-los a fazer mais e a ir bem além do que conseguiriam se continuassem tentando fazer o trabalho sozinhos, apenas com os membros da Família que se dedicam em tempo integral.

É hora de mudar! Estou provocando mudanèa e revoluèäo em toda esfera do estilo de vida e estrutura da Família e esta visäo de ampliar as categorias de membros da Família é uma parte importante dessa mudanèa. É um componente essencial da reestruturaèäo, renovaèäo e preservaèäo da Família. Tenho uma vocaèäo e um lugar especial para cada membro da Família, para cada Lar da Família e quero ajudar cada um a encontrar o lugar perfeito para si. Existe um lugar para todos na Minha maravilhosa Família.

A Família sempre recebeu instruèöes e ordens para ir atrás de líderes de trabalho e treiná-los, ou seja, ensinar outros a ensinar a outros. O seu Pai David disse há muitos anos que a vocaèäo principal do seu movimento näo era apenas "pregar o Evangelho", mas treinar líderes. O seu destino é serem os líderes do mundo cristäo no Tempo do Fim. O destino dos discípulos da Família é serem um exemplo para o mundo, näo apenas das verdades bíblicas, mas das verdades totais e radicais das Palavras de David. É o destino de todos os membros da Família serem apologistas e propagadores dessas verdades, para compartilhar e ensinar essas verdades aos outros, em qualquer grau que lhes for possível. Essa é a expansäo da Família e é isso que busco.

Quero que todo membro da Família esteja ensinando, dando, compartilhando‚ ministrando, ensinando e treinando alguém mais para dar continuidade ao trabalho. Eu quero estabelecer um método claro, organizado e eficiente pelo qual vocês possam realizar esse treinamento e multiplicar o número de seus membros. Estou dando o plano e encarregando vocês de efetivá-lo. Vai ser um desafio‚ às vezes será difícil, vocês teräo que aumentar a sua fé e exigirá fé e obediência‚ mas todos que tiverem a vontade e o desejo de se tornarem parte desta revoluèäo poderäo.

Vocês atenderäo ao chamado? Querem participar dessa grande empreitada? Preciso de vocês! Preciso de todos vocês, membros da Família, para realizar o trabalho e levar ao mundo as Palavras de David. (CdM 3507:10-16; BN 1096)

O que é exatamente um trabalho missionário bem equilibrado?

O vinho novo deixa claro que um Lar de discipulado deve ter um trabalho missionário bem equilibrado, ou estar trabalhando nesse sentido. Mas o que isso significa exatamente? Quando pesquisamos na Palavra sobre o assunto, tanto nos ensinamentos de Papai ao longo dos anos como em conselhos mais recentes das BNs tais como as séries "Convicèäo vs. Concessäo e Transigência" e "Cadê a Grana?", ficou evidente que há vários ministérios e atividades de testificaèäo nos quais seria bom os Lares estarem envolvidos e que constituiriam um trabalho missionário bem equilibrado. Para ficar mais simples seguirmos os conselhos dados na Palavra, enfocando as prioridades, o Senhor nos mostrou que deveríamos categorizar ou reduzir a quatro aspectos básicos da testificaèäo‚ os quais denominamos de "Os Quatro Aspectos do Programa Contato".

Nem todos esses aspectos estäo relacionados diretamente à revista Contato, mas como o Senhor tem usado o termo "Contato" nas Cartas nos últimos anos para Se referir näo apenas à revista e ao programa de assinaturas‚ mas ao trabalho de follow-up e de alimentar aqueles que recebem a revista, pareceu-nos um bom termo para descrever o processo geral de sair e encontrar as ovelhas encaminhá-las ao Senhor, alimentá-las com a Palavra (utilizando a Contato e outros materiais da Família)‚ e aproximá-las trazendo-as a um nível de associaèäo que elas têm condièöes de abraèar ou para o qual têm a fé.

Portanto, em suma, poderíamos dizer que um trabalho missionário bem equilibrado contém os Quatro Aspectos do Programa Contato. Ou seja, para se edificar um trabalho missionário bem equilibrado, um Lar de Discipulado da Família tem que ser ativo em cada um desses aspectos.

Os Quatro Aspectos do Programa Contato säo:

1. Semear a semente/Distribuir publicaèöes e produtos da Família

2. Guiar as pessoas a Jesus/Testificaèäo pessoal

3. O curso da revista Contato

4. Desenvolvimento da Igreja/Edificar um trabalho local [follow-up]

De modo geral, comeèa-se semeando a semente ao sair e dar a mensagem através das publicaèöes e dos produtos ("materiais de testificaèäo") da Família, que o leva a testemunhar de forma pessoal às pessoas que ficam conhecendo e que recebem o Senhor. Depois as levam a assinar a revista Contato e fazer esse curso, que entäo os leva a prosseguir o contato com elas de forma mais profunda e a incluí-las no seu rebanho ou trabalho. É claro que isso näo acontece sempre nessa ordem. Às vezes, você talvez comece testemunhando pessoalmente a alguém antes de lhe dar qualquer publicaèäo da Família; ou talvez a pessoa só receba Jesus depois de ter assinado a Contato há um tempo. Mas, de modo geral, as 4 etapas acima säo a ordem normal dos acontecimentos. ("Critério do DIT para Avaliaèäo dos Lares," BN 1099)

(Caixa de texto:)

Encerra-se aqui o trecho que devem ler durante a oficina do DIT. A seguir devem iniciar o tempo para discussäo e ouvir do Senhor conforme foi explicado no resumo.

(Fim de caixa de texto:)

Copyright © 2005 por A Família Internacional

(fim de arquivo)