Adendo No 2 da BN 1109, "Ficando Mais Forte - 2a Parte"

January 2, 2005

Table of Contents

FD/MM/FM 12/04

Querida Família,

Deus abenèoe e guarde vocês! Segue–se a segunda leva de emendas à Carta como resultado da reestruturaèäo da Família, mencionadas na série "Ficando Mais Forte". Assim como no caso do primeiro adendo à "Ficando Mais Forte - 2ª Parte", alguns dos procedimentos abaixo säo legislaèäo temporária e poderäo sofrer alguma alteraèäo em meados de 2005 mais ou menos, quando o programa de técnicos comeèar. Contudo, esses procedimentos e regras permaneceräo em efeito até serem atualizados e uma nova versäo for publicada. Nós amamos vocês!

Com amor, WS

MUDANÈAS NOS DEVERES E AUTORIDADE DOS PASTORES DA FAMÍLIA

Definièäo de termos

Pastores da Família: Quando a Carta Magna diz pastores da Família, isso inclui os pastores de Lar, os técnicos e os pastores regionais.

Obrigaèöes de todos os pastores da Família

Todos os pastores da Família deveräo:

A.Esforèarem-se por desempenhar os deveres de seu cargo de uma maneira amorosa, competente e com oraèäo, e pastorearem adequadamente e com amor da melhor maneira que puderem aqueles por quem säo responsáveis.

Os pastores da Família precisam ser pastores amorosos‚ pois o amor é a qualidade mais importante de um líder cristäo. Também precisam ser fiéis, agir com oraèäo‚ ser competentes e fazerem o seu trabalho o melhor que puderem. "Em primeiro lugar, precisamos de pessoas com amor! Se elas näo têm amor, näo säo nada e näo podem fazer nada! Näo quero ninguém na lideranèa da Família que näo esteja trabalhando por essa única razäo: tentar salvar almas, os perdidos, antes de mais nada‚ e tentar ajudar os que salvam as almas! - Um interesse verdadeiro, sincero e honesto pelas pessoas, näo apenas fazendo um trabalho mecãnico e formal‚ fazendo as coisas automaticamente, mas sem o poder do amor. (2 Timóteo 3:5.) (CdM 1819:24,25)

B.Operar dentro da autoridade da "Carta de Deveres e Direitos" e das "Regras Fundamentais da Família".

"Precisamos ter certos padröes para os líderes, e eles näo deveriam ser líderes a menos que sigam esses padröes e operem de acordo com essas regras (CdM 1202:61)". Um dos principais objetivos da Carta Magna é definir claramente as responsabilidades e autoridade dos pastores e líderes, para que todos saibam dentro de que limites os líderes da Família operam. Os pastores näo podem assumir nem empregar mais autoridade do que lhes é concedido na Carta Magna, e têm que operar dentro dos seus limites.

C. Incentivar as pessoas e os Lares a viverem de acordo com a "Carta de Deveres e Direitos" e as "Regras Fundamentais da Família", e os critérios atuais dos comitês esforèando-se por aplicar os conselhos espirituais e práticos dados na Palavra no seu cotidiano.

É muito importante que os pastores incentivem a Família a viver de acordo com a Carta Magna e com a orientaèäo, conselhos e instruèöes espirituais e práticas que se encontram nos critérios de avaliaèäo dos comitês. Se descobrirem que alguém ou algum Lar näo está, devem mostrar-lhes o que a Palavra diz a respeito e implementar as medidas disciplinares adequadas quando necessário. Estas medidas disciplinares têm que ser aplicadas de acordo com os procedimentos estipulados na Carta Magna.

D.Esforèar-se por responder a perguntas e dar conselhos sobre como resolver problemas espirituais e pessoais, encorajando a pessoa a ouvir o Senhor sobre o assunto e mostrando-lhe as passagens adequadas da Bíblia ou das publicaèöes dos WS que oferecem orientaèäo e conselho sobre o assunto. Quando necessário, oferecer conselhos dados com oraèäo e baseados na Palavra, aconselhando–se com os outros pastores; ou pedir o conselho de uma autoridade superior sobre assuntos que näo se encontram em nenhuma publicaèäo dos WS ou que estäo além da experiência e/ou jurisdièäo do pastor.

Näo é o trabalho do pastor tomar pelas pessoas ou Lares as decisöes que eles deveriam tomar sozinhos. Os líderes devem evitar - na verdade, recusar - tomar decisöes que näo sejam da sua alèada. Nem tampouco os pastores devem exigir que as pessoas faèam certas coisas. Um dos principais objetivos da Carta Magna é permitir e incentivar as pessoas a tomarem as suas próprias decisöes de acordo com a Palavra e com a maneira como elas se sentem guiadas pelo Senhor e Ele lhes mostra através de profecia, da leitura da Sua Palavra e das outras "Sete Maneiras de Saber a Vontade de Deus".

O trabalho principal do pastor é recomendar às pessoas a Palavra e outras publicaèöes da Família de modo a guiá–las para os conselhos que já foram escritos e a ouvirem o Senhor sobre o assunto. Podem também indicar a pessoa ao comitê apropriado se tiverem quaisquer perguntas relativas a assuntos do comitê.

É claro que, se näo há nada ainda publicado sobre o assunto em questäo, ou se o membro quiser pedir conselho caso a Palavra näo seja explícita sobre o assunto, ou se quiser ajuda para interpretar profecia, o membro pode e deveria buscar o conselho de um pastor que talvez tenha alguma experiência ou conhecimento no assunto, e que poderá lhe dar alguns conselhos em oraèäo. Quando um pastor tiver que dar conselhos a alguém ou a um Lar sobre um assunto, deveria usar de muita oraèäo e certificar-se de que é baseado na Palavra e que já ouviu o Senhor em relaèäo ao assunto. Se näo tiver experiência no assunto, ou näo tiver certeza quanto ao conselho que deve dar, o pastor deveria consultar o Senhor e/ou passar a questäo adiante para lideranèa de nível superior.

Seja qual for o caso, a pessoa ou o Lar deveria tomar a decisäo final sobre o assunto, näo o pastor. "Todos os líderes espirituais têm que conhecer a Palavra extremamente bem e saber ministrar a Palavra. Esse é o ministério de um pastor: alimentar as ovelhas. Depois [as pessoas ou os Lares] têm que tomar as suas decisöes baseando-se no que vocês lhes mostram e no alimento e na Palavra que lhes ministram. Elas têm que tomar a sua própria decisäo." (CdM 1002:33)

E.Garantir, da melhor maneira possível, que os direitos dos membros e/ou Lares sob a sua jurisdièäo säo respeitados e näo infringidos.

F.Esforèar–se por viver de acordo com o conselho nas BNs e outras publicaèöes dos Servièos Mundiais sobre a questäo de líderes sensatos e amorosos.

G.Despender tempo, diariamente, para oraèäo pessoal e comunhäo com o Senhor sobre assuntos relacionados a pastorear.

Requer-se dos pastores de Lar que despendam tempo diariamente (além da devoèäo diária) para ter comunhäo e ouvir o Senhor em relaèäo ao pastoreio do Lar. "O trabalho principal do pastor é manter-se em contato com o Senhor; comeèar o dia com música suave, louvor e comunhäo. Temos que, antes de mais nada, aprender a descansar aos pés do Senhor. O segredo dessa calma, paz, descanso, paciência, fé e amor é o tomar tempo para repousar no Senhor! Ficar calmo perante o Senhor, louvá-lO e procurá-lO em primeiro lugar. E depois simplesmente transmitimos isso - é uma coisa espiritual - você transmite essa atmosfera às ovelhas" (CdM 98:4‚2).

Deveres e Autoridade dos Pastores Regionais

(Obs.: Esta seèäo substitui as seèöes "Deveres dos Supervisores Continentais" e "Autoridade dos Supervisores Continentais" publicadas na BN 1033.)

Os pastores regionais têm o dever de e/ou autoridade para:

A.Cumprir os deveres enunciados em "Obrigaèöes de Todos os Pastores da Família".

B.Tomar decisöes importantes por maioria absoluta dos votos entre os membros da sua equipe de pastores regionais com relaèäo a sua regiäo, a menos que especificado o contrário na Carta Magna. Em caso de um impasse, os pastores regionais têm que submeter a questäo aos Servièos Mundiais.

C.Manter os líderes dos Servièos Mundiais regularmente informados de suas atividades e das atividades de sua área regional em geral.

D.Comunicar imediatamente aos Servièos Mundiais todas as questöes que têm, ou poderiam vir a ter‚ um grande impacto na sua ou em qualquer outra área.

E.Comunicarem-se com os técnicos, pastores de Lar, presidentes dos comitês e Lares na sua regiäo.

F. Quando necessário, aplicar medidas disciplinares às pessoas, de maneira apropriada e proporcional à ofensa.

G.Designar‚ demitir ou substituir os técnicos, contanto informem primeiro os presidentes do comitê internacional de Treinamento e Pastoreio.

H.Julgar todos os assuntos relacionados à excomunhäo de membros da Família na sua regiäo, de acordo com os procedimentos apropriados na Carta Magna‚ no Estatuto dos Membros Missionários, e no Estatuto dos Membros Fraternos.

I.Avaliar qualquer questäo relacionada à solicitaèäo de ex-membros para voltarem a um Lar da Família e à transferência de membros da Família na sua regiäo para as categorias de Membros Missionários ou Membros Fraternos, de acordo com os procedimentos estabelecidos na Carta Magna.

J.Quando necessário e viável, fazerem o possível para suprir publicaèöes importantes dos Servièos Mundiais na língua local para os Lares da sua área.

K. Dirigir um escritório regional para ajudá–los a administrar procedimentos da Carta Magna e a comunicaèäo com os Lares, pastores dos Lares, comitês e Servièos Mundiais.

L.Designar administradores regionais quando necessário, para ajudarem a prestar servièos administrativos na área regional.

M. Os presidentes do comitê de Treinamento e Pastoreio precisam ter um departamento de pastoreio para ajudá-los em assuntos relacionados ao pastoreio dos Lares de sua área regional.

N. Designar dias de oraèäo mensais ou meio dia de oraèäo a cada quinzena para a sua regiäo.

O.Abrir, operar ou fechar Lares de Servièo‚ de acordo com os "Procedimentos para se Tornar um Lar de Servièo".

P. Recomendar que se designe ou anule a classificaèäo de país em situaèäo delicada, de acordo com os "Procedimentos para Designar ou Anular a Classificaèäo de País em Situaèäo Delicada".

Q. Liberar verbas dos Servièos Mundiais ou do Fundo Comum sob os seus cuidados para os fins determinados para tais.

R.Tomar a decisäo final no resultado da avaliaèäo dos Lares nos Lares da sua regiäo.

S. Designar os presidentes dos comitês regionais e outras pessoas dos comitês regionais - que näo sejam presidentes de comitês nacionais - para os comitês dentro da sua área regional.

1. Pastores regionais têm que informar os Servièos Mundiais e o presidente internacional do respectivo comitê que säo as pessoas designadas para presidentes regionais.

a.Se os pastores regionais näo obtiverem resposta em 14 dias, podem confirmar a nomeaèäo.

T. Retirar de um membro a sua permissäo de permanecer em qualquer país na sua área regional, de acordo com "Procedimentos para Cancelar a Autorizaèäo de Permanecer num País", a menos que:

1. O membro seja nacional ou tenha passaporte desse país.

2. O membro seja casado com um nacional, seja filho de um nacional, ou tenha um passaporte desse país.

U. Dar ou recusar autorizaèäo para qualquer pessoa que peèa transferência para a sua regiäo, de acordo com "Procedimentos para Cancelar a Autorizaèäo de Permanecer num País".

V.De acordo com "Procedimentos para Abrir um Lar numa Cidade Onde já Existe um Lar de Discipulado da Família", decidir se um Lar pode ser aberto numa cidade ou área metropolitana onde já existe um Lar de Discipulado da Família, se houver divergências entre os Lares nessa cidade e o Conselho Regional.

W. Autorizar os Lares a reproduzirem seu próprio material de testificaèäo quando for necessário.

X.Aprovar a produèäo de materiais de testificaèäo de áudio ou vídeo, que näo seja dos Servièos Mundiais, na sua área para distribuièäo em massa.

Y. Dar assistência adicional a pais ou mäes solteiros e suas crianèas que estiverem procurando um Lar.

Os RSs näo têm autoridade para exigir que um Lar aceite novos membros, mas têm liberdade de perguntar a um Lar e, se necessário‚ pedir-lhe para pensar na possibilidade de acolher certas pessoas, principalmente no caso de pais solteiros. Cada Lar tem que tomar essa decisäo por livre e espontãnea vontade, mas deveria, claro, agir com amor, orar sobre o pedido e levá-lo em consideraèäo. Talvez os RSs nem sempre consigam encontrar um Lar para uma pessoa solteira com filhos, mas pode se empenhar em oferecer a sua assistência nesse aspecto.

MUDANÈAS E ACRÉSCIMOS À EQUIPE DE PASTORES DO LAR

Vocês já devem ter lido sobre a nova estrutura da equipe de pastores de Lar em "Ficando Mais Forte - 2ª Parte", que dá uma visäo geral das mudanèas e funèöes da nova equipe de pastores de Lar. Muito resumidamente‚ a meta é criar uma estrutura que permitirá ao Lar ser bem pastoreado e bem organizado, e para isto o Senhor nos levou a criarmos o Conselho Executivo, que consiste de dois grupos distintos - as pessoas que pastoreiam e as que administram. O Conselho Executivo substituirá a antiga equipe de pastores do Lar. As seguintes seèöes da Carta Magna salientam os deveres do Conselho Executivo, dos pastores e gestores de Lar, e dos monitores dos critérios de avaliaèäo dos comitês, de acordo com a Carta "Ficando Mais Forte - 2ª Parte".

Deveres e Autoridade do Conselho Executivo

O Conselho Executivo é formado por dois órgäos - os pastores e os gestores de Lar. Quando dizemos "Conselho Executivo", estamos no referindo a esses dois órgäos, que juntos formam a equipe que traèa o plano geral para a efetivaèäo das metas e direèäo geral do Lar, conforme o decidido pelo Conselho de Lar, como também o cumprimento e implementaèäo da Carta Magna e os critérios atuais dos comitês. Se esses dois órgäos se mantiverem informados e unidos em relaèäo às necessidades, atividades, decisöes, prioridades‚ problemas e iniciativas do Lar, as necessidades do Lar seräo abordadas e coordenadas.

O Conselho Executivo tem dever e/ou autoridade para:

A.Agir dentro da autoridade que a "Carta de Deveres e Direitos" e as "Regras Fundamentais da Família" lhe conferem.

O Conselho Executivo näo pode assumir nem empregar mais autoridade do que lhe é concedido na Carta Magna, e tem que operar dentro dos seus limites.

B.Tomar decisöes relacionadas ao Lar, às suas necessidades e à implementaèäo das metas e direèäo geral do Lar, dentro do que foi concordado pelo Conselho de Lar, além de decisöes relacionadas ao cumprimento e à implementaèäo da Carta Magna e dos critérios de avaliaèäo atuais dos comitês.

1.Decisöes deveriam ser tomadas por uma maioria absoluta de votos, a menos que seja especificado o contrário na Carta Magna.

Embora o Conselho Executivo possa "tomar decisöes relacionadas ao Lar, às suas necessidades e à implementaèäo das metas e direèäo geral do Lar (dentro do que foi concordado pelo Conselho de Lar), além de decisöes relacionadas ao cumprimento e à implementaèäo da Carta Magna e dos critérios de avaliaèäo atuais dos comitês, a responsabilidade pelo Lar recai efetivamente no Conselho do Lar.

Esse Conselho estabelece as metas e a direèäo geral do Lar, porém elege um Conselho Executivo para supervisionar a implementaèäo dessas metas e a direèäo que o Lar decidiu seguir. Portanto, é da responsabilidade dos membros do Conselho Executivo do Lar reunirem–se, aconselharem-se e orarem juntos para verem como orientar o Lar de modo a alcanèarem as metas nas quais concordaram, além de garantirem o cumprimento da Carta Magna e dos critérios dos comitês.

2.A implementaèäo dessas decisöes devem ser divididas entre prática e espiritual. Os gestores do Lar devem cuidar dos assuntos práticos e os pastores do Lar dos assuntos espirituais.

a. Se houver dúvida do que se encaixa em assunto prático ou espiritual, o Conselho Executivo deverá decidir, por voto de maioria absoluta, o que se enquadra em espiritual ou prático. Se näo conseguir chegar a um acordo, a questäo deverá ser levada ao Conselho de Lar.

Depois de tomadas as decisöes nas reuniöes do Conselho Executivo, a equipe de gestores é responsável por efetivar os aspectos práticos, e os pastores cuidaräo das questöes relacionadas a pastorear.

A meta é manter os dois "braèos" do Conselho Executivo separados, para que ambas as equipes, os pastores e os gestores, possam trabalhar no que lhes compete sem se sobrecarregarem com os detalhes do outro aspecto. A maior parte do tempo esses dois braèos do Conselho Executivo näo operam como um só órgäo.

C.Esforèarem-se por viver de acordo com as publicaèöes dos Servièos Mundiais sobre o assunto de líderes sensatos e amorosos.

D.Despenderem tempo diariamente para oraèäo pessoal e comunhäo com o Senhor sobre assuntos relativos ao cuidado e administraèäo do seu Lar.

Sendo a oraèäo uma parte täo importante e essencial das nossas vidas, membros do Conselho Executivo devem orar a sós e com os outros membros do Conselho Executivo pelo bem-estar dos membros do Lar, e para o Senhor lhes dar sabedoria, amor‚ e os orientar sobre como cuidar do Lar e administrá-lo.

E.Apresentar dentro de 15 dias, numa reuniäo de Conselho de Lar, todos os assuntos sugeridos para discussäo ou votaèäo.

Cada membro votante tem o direito de apresentar assuntos para serem discutidos na devida reuniäo de Conselho de Lar, e devem ser submetidos a votaèäo dentro de 15 dias. "Todos nós precisamos trabalhar juntos, ouvir o que o outro tem a dizer, nos aconselharmos, chegar a um acordo‚ decidir juntos e depois resolver as coisas juntos, para que 'pareèa bem a todos', concordemos e trabalhemos juntos como o Espírito guiar, para podermos realizar o trabalho‚ quando e onde for mais necessário" (CdM 263:76,80).

Deveres e Autoridade dos Pastores de Lar

Os pastores de Lar säo uma equipe de dois ou mais membros, que juntos formam o corpo de pastoreio do Lar dentro do Conselho Executivo. Cabe aos pastores de Lar cuidar do Lar e pastoreá–lo com amor e diligência, e aplicar todos os aspectos da Palavra ao Lar e seus membros.

Pastorear bem é um fator chave para um Lar ser uma equipe vencedora. Como Mamäe disse: "Se o espírito estiver certo, o trabalho sairá certo". Em outras palavras, se o espírito do Lar e seus membros for forte, obediente, cheio de fé e de louvor, etc., entäo os outros aspectos do Lar no sentido prático e outros ministérios, estaräo bem e teräo a bênèäo do Senhor. Se o espiritual estiver certo e o Lar tiver as bênèäos de Deus, estaräo firmes no caminho da frutividade e do progresso em todas as áreas, inclusive nos aspectos práticos do Lar e seu trabalho. Em última análise, os pastores do Lar e os membros säo os responsáveis pelo estado espiritual das pessoas e do Lar em geral.

Os pastores de Lar têm o dever e/ou autoridade para:

A.Cumprir os "Deveres de Todos os Pastores da Família".

B.Certificarem-se de que o Lar cumpre os aspectos espirituais da "Carta Magna de Deveres e Direitos" e que os membros estäo seguindo as "Regras Fundamentais da Família" e implementando os aspectos espirituais dos critérios atuais dos comitês, e vivendo de acordo com a Palavra, se esforèando por aplicar os conselhos espirituais dados nas Cartas ao seu dia-a-dia.

C.Amar, cuidar‚ e pastorear os membros do Lar e uns aos outros nos seus pontos fracos, especialmente aqueles que atrapalhem física ou espiritualmente o Lar e/ou que causem dano físico, espiritual ou emocional a si mesmos ou a outros.

Cabe aos pastores de Lar fazer tudo ao seu alcance para garantir que os membros do Lar estäo felizes, säo bem cuidados e amados. Espera-se que os pastores de Lar ajudem os membros, e uns aos outros‚ a superarem suas fraquezas e serem fortalecidos nos aspectos espirituais nos quais precisam de ajuda, aplicando a Palavra com amor.

D.Corrigir e disciplinar fielmente e com amor, de uma maneira apropriada e proporcional à infraèäo, as pessoas que näo cumpram, ou violem, ou infrinjam os "Deveres de Cada Discípulo da Família" e as "Regras Fundamentais da Família", e qualquer norma decididaa pelo Lar, ou que falhem em viver de acordo com a Palavra esforèando-se por aplicar no seu dia–a-dia os conselhos espirituais e práticos dado nas Cartas.

1.Se o membro infrator achar que a disciplina näo é apropriada nem proporcional, pode levar o assunto aos pastores de Lar. Se näo chegarem a um acordo, os pastores do Lar têm que convocar uma reuniäo do Conselho do Lar dentro de três dias para resolverem a questäo. Se uma maioria absoluta concordar com os pastores, a medida disciplinar deve ser ministrada. Se a maioria discordar, teräo que procurar e concordar em outra medida disciplinar.

A equipe de pastores de um Lar tem que ter autoridade para disciplinar as pessoas que näo estäo obedecendo à Carta Magna ou às normas estabelecidas pelo Lar. A disciplina tem que ser apropriada e proporcional em cada caso. Freqüentemente, uma admoestaèäo ou repreensäo verbal com amor, mesmo que firme, deverá ser o suficiente no caso de uma infraèäo pela primeira vez.

"Mas precisamos ter certeza de que [a correèäo] é feita no espírito certo, com mansidäo e quietude, com um coraèäo terno, gentil, amoroso e contrito, com toda a humildade. Devemos ter certeza de que estamos no espírito certo quando corrigimos as pessoas à nossa volta por causa dos seus erros, falhas e pecados, como Deus faz conosco e como gostaríamos que os outros fizessem conosco por causa dos nossos: amando-nos e perdoando-nos uns aos outros por amor a Cristo, da mesma forma que Ele nos perdoou pelos nossos pecados." (CdM 1250:43)

"Muitas pessoas, quando têm problemas, basta apenas conversar um pouco com elas e dizer-lhes qual é a soluèäo e elas querem melhorar, arrependem-se e mudam. Outras, você conversa e ora com elas e talvez tenham a vitória por um tempo, mas depois o problema reaparece vezes sem conta. Quando existe um problema assim, acho que é preciso algo mais além de simplesmente ficar falando e orando sempre com a pessoa." (CdM 1887:2)

Alguns exemplos de disciplina que os pastores de Lar talvez precisem põr em prática: abrir mäo de responsabilidades no Lar; designar tarefas adicionais; abrir mäo temporariamente de uma atividade ou privilégio, como, por exemplo, näo participar de uma atividade recreativa ou näo fazer um certo passeio, etc. Também é bom dar ao membro uma lista de leitura adequada para ajudar a fortalecê-lo.

Como já foi mencionado, o Lar tem autoridade para formular os seus regulamentos por votaèäo, desde que esses regulamentos näo väo contra a Carta Magna. Mas têm que entender que espera-se que obedeèam a esses regulamentos depois que forem implementados, e que os pastores do Lar têm autoridade para disciplinar os que desobedecem aos regulamentos.

Sempre que se disciplinar alguém, a disciplina tem que ser apropriada e proporcional à infraèäo. Se a infraèäo tiver sido mínima, a medida disciplinar tem que ser no mesmo nível. Se os pastores do Lar derem uma disciplina que o infrator considere inapropriada ou excessiva para a infraèäo, pode conversar com eles sobre o assunto.

Os pastores de Lar deveriam ouvir as explicaèöes do membro de por que ele acha que a disciplina näo é apropriada nem proporcional. O membro também deve ouvir as razöes dos pastores para terem tomado tal medida. Ambos os lados devem levar em consideraèäo, com oraèäo e amor‚ as razöes um do outro.

Se näo se puder chegar a um acordo quanto à medida disciplinar, os pastores têm que convocar uma reuniäo de Conselho de Lar dentro de três dias para resolver o assunto. Na reuniäo‚ os dois lados devem ser ouvidos, e o Lar deve discutir o assunto e chegar a uma decisäo por meio de maioria absoluta.

E.Recomendar que um membro do Lar passe para a categoria de Membro Missionário ou Membro Fraterno, de acordo com os "Procedimentos Para Transferir um Discípulo da Família Para a Categoria de Membro Missionário ou Fraterno".

F.Informar imediatamente o departamento de pastoreio de quaisquer acusaèöes de infraèöes dignas de excomunhäo ou suspensäo condicional.

Se alguém no Lar informar que um membro cometeu uma infraèäo digna de excomunhäo ou suspensäo condicional, os pastores do Lar têm que imediatamente informar o departamento de pastoreio‚ que investigará prontamente o assunto e que as medidas apropriadas determinadas pela Carta Magna säo cumpridas.

Deveres e Autoridade dos Gestores de Lar

Os gestores de Lar säo uma equipe de dois ou mais membros, que formam um dos dois órgäos dentro do Conselho Executivo. Eles säo responsáveis por todos os aspectos organizacionais e práticos do Lar, inclusive assuntos práticos como o horários, finanèas, negócios, servièos domésticos, etc., como também de garantir que os aspectos práticos da Carta Magna e dos critérios dos comitês säo cumpridos.

Os gestores de Lar têm o dever e/ou autoridade para:

A.Esforèarem-se por desempenhar suas funèöes com competência, amor e oraèäo.

Os gestores de Lar devem ser amorosos, fiéis‚ competentes e estarem em oraèäo, e fazerem o seu trabalho o melhor possível.

B.Administrar o Lar e seus membros nos aspectos físicos e organizacionais.

Os gestores de Lar devem cuidar diligentemente do funcionamento do Lar de modo que este possa operar bem organizado, permitindo a todos fazerem seu trabalho eficaz e eficientemente. Os membros do Lar têm muito peso no funcionamento de seu Lar. Eles elegem os gestores e contam que eles levem a cabo as decisöes nas quais todos concordaram.

C.Garantir que o Lar está cumprindo os aspectos práticos da "Carta Magna de Deveres e Direitos", as "Regras Fundamentais da Família" e os critérios atuais dos comitês, e que os membros estäo vivendo de acordo com a Palavra esforèando-se por aplicar os conselhos práticos dados nas Cartas às suas vidas diárias.

Deveres dos Monitores dos Critérios dos Comitês

O papel dos monitores dos critérios dos comitês no Lar é principalmente estarem cientes dos critérios relacionados a um determinado comitê. Eles säo responsáveis por pensar sobre os critérios de avaliaèäo‚ estudar os manuais e publicaèöes de instruèäo do comitê específico, ler o material oferecido pelos comitês nacionais‚ regionais e internacionais e ajudar o Lar ou o Conselho Executivo a tomar consciência de quaisquer pontos fracos ou que precisem melhorar nessa coluna. Os monitores também podem, se o Conselho Executivo assim decidir, ajudar o Conselho Executivo a levar a cabo algumas responsabilidades relacionados aos critérios do seu comitê.

Os monitores dos critérios dos comitês têm o dever de:

A.Ajudar a conscientizar o Lar e levar à atenèäo do Conselho Executivo quaisquer pontos fracos ou que precisam melhorar em relaèäo aos critérios que ajudam a monitorar.

1.O monitor poderá colaborar com o Conselho Executivo, se este assim designar, para ajudar o Lar a cumprir os critérios do comitê.

Os monitores näo têm responsabilidade de fazer o Lar cumprir o que for especificado nos critérios do comitê que ele monitora. Eles representam o Lar perante o Conselho Executivo e o Conselho de Lar, se necessário, no tocante aos aspectos dos critérios de avaliaèäo que precisam de atenèäo. O monitor, porém‚ näo tem mais autoridade do que nenhum outro membro do Lar‚ a näo ser que lhe seja concedida pelo Conselho Executivo, com o acordo do Conselho de Lar, e neste caso eles ajudariam a carregar a carga de cumprir os critérios do comitê.

B.Os monitores podem ser ou näo pastores ou gestores de Lar.

1.O monitor do comitê de Treinamento e Pastoreio será sempre um dos pastores de Lar.

É importante entenderem que se um monitor em um Lar for também pastor ou gestor do Lar, ele deve se concentrar no progresso e necessidades do Lar como um todo nas reuniöes de Lar ou do Conselho Executivo. Em tais reuniöes ele näo deveria enfatizar apenas o comitê que monitora‚ mas sim assumir o papel de pastor ou gestor e concentrar-se no Lar de modo geral e em todos os aspectos dos diferentes comitês no Lar.

MUDANÈAS NOS REGULAMENTOS PARA VOTAÈÄO

Seguem–se os regulamentos para votaèäo revisados. Uma explicaèäo geral sobre os procedimentos para as eleièöes do Lar foi incluída em "Ficando Mais Forte - 2ª Parte", mas vamos explicar aqui como ela funciona em termos de procedimento da Carta Magna. Como está explicado em "Definièäo e Explicaèäo de Termos"‚ membros a partir de 16 anos de idade ainda säo membros votantes do Lar‚ exceto em assuntos financeiros, que é apenas para membros acima de 18 anos de idade.

Observem também, por favor, que Lares de Servièo teräo a mesma estrutura de pastores/gestores/monitores como qualquer outro Lar; os RSs, porém, ainda têm o direito de nomear alguns ou todos os membros do Conselho Executivo em um Lar de Servièos, de acordo com a "Direitos dos Membros em um Lar de Servièos", na Carta Magna.

Regulamentos para Votaèöes

A.Regras gerais sobre votaèäo.

1.Salvo outra especificaèäo na "Carta Magna de Deveres e Direitos" ou nestes "Regulamentos para Votaèöes"‚ uma maioria absoluta decide o resultado de uma questäo na qual se está votando.

2.É necessário uma maioria de dois terèos para decidir qualquer questäo financeira sendo votada no Lar ou referente a um plebiscito de área de teor financeiro.

a.Apenas membros votantes de 18 anos para cima podem votar em questöes financeiras.

3.A menos que seja especificado o contrário nos "Regulamentos para Votaèöes", um Lar tem que determinar, por maioria absoluta, um método justo, prático e eficiente de votar.

Há alguns procedimentos de votaèäo que exigem o uso de voto secreto, mas a maioria näo; portanto cada Lar pode decidir o método que quer usar por maioria absoluta. Tais métodos podem incluir discutir o assunto e simplesmente levantar a mäo‚ ou marcar num papel afixado no quadro de anúncios do Lar, etc. Säo muitas as opèöes, e o Lar tem que decidir por uma maioria absoluta que opèäo vai usar.

4.Abstenèöes numa votaèäo no Lar ou em um plebiscito de área, reduz em um o número de membros votantes.

5.Se um membro votante estiver ausente do Lar na ocasiäo da votaèäo, ele deverá ser informado e deverá ser permitido que ele vote no assunto, quer naquela ocasiäo, quer quando regressar.

a.O Lar pode ainda votar numa questäo e põr em prática o resultado. Se, contudo, o voto do membro ausente alterar o resultado da votaèäo, o Lar deverá interromper a execuèäo da decisäo anterior.

b.O membro ausente pode, se quiser, nomear um representante para votar no seu lugar. Nesse caso, ele näo poderá voltar ao regressar se o assunto já tiver sido votado na sua ausência.

i.O representante näo pode votar no lugar do membro ausente em assuntos financeiros.

B. Eleièöes dos pastores e gestores de Lar, e monitores de critérios.

1.Cada Lar de Discipulado da Família elegerá no mínimo dois a três pastores de Lar, no mínimo de dois a três gestores, e monitores dos critérios de avaliaèäo para cada uma das seis colunas dos comitês.

a.Se o Lar tiver 12 ou menos membros (votantes ou näo votantes) de 16 anos para cima, deve eleger no mínimo dois membros votantes de 18 anos para cima para serem os pastores de Lar e usar esse mesmo procedimento no caso de gestores do Lar.

b.Se um Lar tiver 13 ou mais membros (votantes ou näo votantes) de 16 anos para cima, deverá eleger um mínimo de três membros votantes de 18 anos para cima para serem os pastores de Lar e usar esse mesmo procedimento no caso de gestores do Lar.

c.Os monitores dos critérios de avaliaèäo podem ser quaisquer membros votantes de 16 anos para cima.

i.Visto que o monitor do comitê de Treinamento e Pastoreio deve ser um dos pastores do Lar, só pessoas com mais de 18 anos podem assumir esse cargo.

Os monitores dos critérios de avaliaèäo dos comitês, com exceèäo do monitor de TP que tem de ser um pastor do Lar, podem ser qualquer membro votante do Lar. Os pastores e os gestores näo precisam ser monitores dos critérios de avaliaèäo. Isso vai depender do Lar e do tamanho do Lar. Um Lar poderia ter pastores e gestores, e chegar a ter até cinco monitores que näo säo nem pastores nem gestores. A meta geral é dividir a carga colocando tanto quanto possível outras pessoas na funèäo de monitores.

2.As eleièöes dos pastores, dos gestores de Lar e dos monitores de critérios devem ser feitas antes da data estipulada pelo escritório de relatório, para os TRFs relativos aos meses de maio e novembro.

a.As eleièöes devem ser feitas no prazo de sete dias depois que um Lar de discipulado for aberto.

i.Independentemente da data quando o novo Lar teve sua primeira eleièäo‚ deverá ter a próxima ou o voto de confirmaèäo de acordo com as datas estabelecidas nos "Regulamentos para Votaèöes".

3. Uma semana antes das eleièöes de Lar, este deverá ler as "Diretrizes para Eleièöes no Lar"‚ Apêndice D, e fazer uma reuniäo para os membros decidirem quantos pastores e gestores väo eleger e entäo submeterem as indicaèöes para esses cargos e para os de monitores de critérios.

a.Uma pessoa deverá ter mais de uma indicaèäo‚ e tem o direito de recusar a indicaèäo.

b.Os nomes das pessoas indicadas têm que ser afixados no Lar, publicamente, até o momento das eleièöes.

c.Membros do Lar podem ser indicados para mais de um cargo.

Dependendo da necessidade, um Lar grande talvez queira numeroso eleger mais do que o número exigido de pastores e gestores. O número de pastores e gestores do Lar näo tem de ser o mesmo, mas tem de haver pelo menos dois ou três em cada grupo, dependendo do número de membros do Lar de 16 anos para cima.

4.Numa eleièäo, cada cargo deve ser votado individualmente em cédulas individuais.

a.Deveräo eleger primeiro os pastores de Lar, em segundo os gestores e em terceiro os monitores dos critérios de avaliaèäo.

b.Tenham em mente o seguinte ao elegerem os pastores e os gestores de Lar:

i.Um membro votante do Lar näo pode ocupar simultaneamente ambos os cargos de pastor e gestor de Lar.

ii.Pastores e gestores de Lar podem também exercer o cargo de monitores de até dois critérios de avaliaèäo.

1.O pastor de Lar eleito como monitor do critério de avaliaèäo do comitê de Treinamento e Pastoreio näo pode ser monitor de nenhum outro critério.

c.Todas as eleièöes de Lar devem ser feitas por voto secreto.

5. A contagem dos votos deverá ser feita por um comitê de dois ou três membros votantes do Lar, que entäo anunciará os resultados ao Conselho de Lar.

a.A pessoa indicada que receber a maioria dos votos para o cargo em questäo ocupará tal cargo.

b.No caso de empate, deverá ser feita uma segunda votaèäo.

i.Se depois de três eleièöes o empate persistir, o Lar deverá decidir, por uma maioria absoluta se os dois candidatos devem ocupar o cargo.

6. O mandato comeèa imediatamente após as eleièöes e depois que o resultado for anunciado.

a. Um pastor ou gestor de Lar que esteja deixando o cargo deverá entregar todos os seus arquivos‚ registros do Lar‚ informar onde se encontra o fundo emergência do Lar (HER), etc. - tudo relativo ao seu cargo - aos novos pastores e gestores do Lar em um prazo de 24 horas depois das eleièöes.

7.Se um dos cargos de pastor de Lar, gestor de Lar ou monitor de critério de avaliaèäo ficar vago por mais de dois meses, o Lar deverá fazer uma eleièäo dentro de sete dias para preencher esse cargo. O mandato da pessoa eleita durará até às próximas eleièöes, e continuará sujeita a um voto de confirmaèäo nas datas determinadas.

C. Voto de confirmaèäo no Lar.

Há dois tipos de voto de confirmaèäo no Lar. O primeiro é o voto de confirmaèäo requerido no meio do mandato dos pastores, gestores e monitores. O segundo é um voto de confirmaèäo dos pastores, gestores e monitores 10 dias depois que Lar entrar em suspensäo condicional, para terem a oportunidade de alterar algum desses cargos, se necessário.

Quando um Lar faz um voto de confirmaèäo ele vota contra ou a favor de todo o grupo em questäo. De modo que se houver um ou mais membros dos grupos eleitos que os membros do Lar achem que näo estäo fazendo um bom trabalho e que gostariam que deixassem o seu cargo, o Lar teria que votar para näo confirmar o grupo como um todo. Por exemplo, se os membros votantes do Lar näo confirmarem os pastores do Lar entäo deverá ser feita uma nova eleièäo para todos os pastores de Lar, embora näo para os gestores nem para os monitores, se esses dois grupos forem confirmados. Se os membros do Lar quiserem voltar a indicar qualquer um dos pastores anteriores que eles acham que deveria ser reeleito, podem, como também qualquer outro membro qualificado para tal.

1. O voto de confirmaèäo é um procedimento feito na metade do mandato dos pastores‚ gestores e monitores de Lar para confirmar que estes têm o apoio do Lar.

a. O voto de confirmaèäo deve ser um voto secreto, realizado na data exigida pelo escritório de relatório cujo resultado deverá acompanhar o TRF de fevereiro e agosto.

i. Na cédula deverá constar:

Eu confirmo os pastores de Lar: sim__ näo__

Eu confirmo os gestores de Lar: sim__näo__

Eu confirmo os monitores dos critérios de avaliaèäo: sim__ näo__

b. Se uma maioria de dois terèos näo confirmar qualquer um dos três grupos, o Lar deverá fazer nova votaèäo para esse grupo dentro de sete dias, de acordo com estes "Regulamentos para Votaèöes".

i. O mandato de uma nova equipe de pastores‚ gestores ou monitores do Lar nesse caso deverá se estender apenas até a data das próximas eleièöes, como estipulado pelos "Regulamentos para Votaèöes".

O objetivo desta confirmaèäo no meio do mandato é para lhes dar a possibilidade de terem novas eleièöes caso o Lar julgue um ou mais dos três grupos no Lar incompetente, ou se por alguma outra razäo o Lar achar que deveriam ser retirados do cargo.

Já que foi a maioria do Lar que elegeu os membros de cada grupo, vai ser necessário uma maioria de dois terèos para retirá-los do cargo no voto de confirmaèäo. Já que a votaèäo para revogar o mandato de pastores, gestores ou monitores de Lar é um assunto um tanto delicado, o voto de confirmaèäo tem que ser secreto.

2. O voto de confirmaèäo depois de uma suspensäo condicional deve ser feito quando o Lar for colocado em suspensäo condicional para confirmar se os pastores, gestores e monitores do Lar continuam tendo o apoio do Lar.

a. O voto de confirmaèäo depois de suspensäo condicional deve ser feito por voto secreto dentro de 10 dias após o Lar ser colocado em suspensäo condicional.

i. Se o motivo para a suspensäo condicional for resolvido e o Lar notificado dentro de 10 dias que näo estäo mais em suspensäo condicional, näo haverá necessidade de um voto de confirmaèäo.

ii. Se o motivo da suspensäo condicional näo for resolvido dentro de 10 dias, o Lar deverá entäo fazer o voto de confirmaèäo. Na Na cédula deverá constar:

Eu confirmo os pastores de Lar: sim__ näo__

Eu confirmo os gestores de Lar: sim__näo__

Eu confirmo os monitores dos critérios de avaliaèäo: sim__ näo__

b. Se uma maioria absoluta votar contra qualquer um dos três grupos eleitos, o Lar deverá fazer eleièäo novamente para esse grupo dentro de sete dias‚ de acordo com estes "Regulamentos para Votaèöes".

i. O mandato dos novos pastores, gestores ou monitores nesse caso só durará até às próximas eleièöes do Lar, segundo o estipulado nos "Regulamentos para Votaèöes".

O voto de confirmaèäo depois de uma suspensäo condicional deverá ser feito se, em 10 dias, o escritório de relatórios ou departamento regional näo avisar ao Lar que a suspensäo foi revogada. O objetivo desta confirmaèäo é para lhes dar a possibilidade de terem novas eleièöes para um ou todos os grupos, os pastores e gestores de Lar e os monitores, caso o Lar entre em suspensäo condicional.

Embora o Lar no geral seja totalmente responsável por ter sido colocado em suspensäo condicional, como os membros do Conselho Executivo têm uma grande responsabilidade pelo modo como o Lar é administrado e pelo cumprimento dos deveres do Lar, e os monitores dos critérios de avaliaèäo säo encarregados de monitorar o Lar e o cumprimento desses critérios, parte da soluèäo para se sair da suspensäo condicional talvez seja mudar um ou mais dos grupos eleitos, se o Senhor assim guiar.

No caso de suspensäo condicional, devido aos prazos para cumprir certos requisitos que existem em um Lar de Discipulado da Família - por exemplo, se uma certa questäo näo for resolvida dentro de 60 dias‚ o Lar será automaticamente transferido para a categoria MM ou FM - para poderem revogar o mandato de qualquer um dos três grupos eleitos no Lar quando do voto de confirmaèäo após a Suspensäo Condicional, bastará uma maioria absoluta, em vez de uma maioria de dois terèos, como aconteceria no caso do voto de confirmaèäo no meio do mandato. Já que a votaèäo para revogar o mandato de seus pastores de Lar, gestores ou monitores é um assunto um tanto delicado, o voto de confirmaèäo tem que ser secreto.

D. Plebiscito entre os Lares.

1. O Plebiscito entre os Lares é uma votaèäo conduzida pelo Conselho Regional através do departamento regional em qualquer ocasiäo para decidirem as metas a nível regional ou nacional, e deverá ser feito da seguinte forma:

a. O Conselho Regional que estiver promovendo o plebiscito deverá entregar uma proposta por escrito declarando exatamente no que está pedindo aos Lares de Discipulado e/ou Lares Membros Missionários para votar. Nesta proposta deveräo constar tanto os prós como os contras, e deverá ser lida pelos membros votantes dos Lares.

b. O resultado do plebiscito é decidido por uma maioria absoluta dos Lares votantes‚ a menos que seja uma questäo financeira, e nesse caso é determinado por uma maioria de dois terèos.

i. O voto de um Lar deverá ser comunicado ao departamento regional na mesma épóca do seu TRF mensal.

c. Cada Lar, independentemente do seu tamanho‚ conta como um voto. O voto do Lar é decidido por uma maioria absoluta, a menos que seja uma questäo financeira, e nesse caso é decidido por uma maioria de dois terèos.

i. O resultado do plebiscito deverá ser comunicado a todos os Lares participantes.

2. Plebiscitos entre os Lares estäo sujeitos a voto de confirmaèäo conduzido pelo departamento regional em maio e novembro, podendo ser anulados por uma maioria absoluta de Lares votantes, a menos que seja uma questäo financeira, e nesse caso é determinado por uma maioria de dois terèos.

a. O departamento regional enviará as cédulas e conduzirá os plebiscitos entre os Lares da sua regiäo.

b. O resultado do voto de confirmaèäo dos Lares para cada meta da regiäo deverá ser enviado ao departamento regional juntamente com o TRF dos meses de maio e novembro.

c. Os Lares que näo responderem ao plebiscito entre os Lares teräo seus votos contados como abstenèöes.

Apêndice E: Diretrizes para Eleièöes no Lar

(Para ser lido uma semana antes de cada eleièäo.)

Vocês deveriam escolher pessoas que amam, em quem confiam e que respeitam para serem seus pastores e gestores de Lar - pessoas que têm coragem para tomar as decisöes difíceis que os pastores ou gestores de Lar teräo que tomar, que podem encorajá-los a fazer o melhor que podem para o Senhor e o Seu trabalho, e corrigi-los amorosamente quando näo o fazem. As eleièöes do Lar näo säo concursos de popularidade, e vocês têm uma responsabilidade séria de orar desesperadamente para o Senhor os guiar e orientar a fim de escolherem quem Ele quer como pastores e gestores de seu Lar. As eleièöes devem ser acompanhadas de oraèäo em conjunto, pedindo a ajuda e orientaèäo do Senhor.

Se você acha que a equipe de pastores e gestores atual do seu Lar, ou algum de seus membros, näo está vivendo à altura dos padröes de pastoreio e administraèäo estabelecidos nas Cartas, entäo você deve votar nas pessoas que acha que väo fazer isso.

Por favor, tenham em mente que pastorear e administrar um Lar é uma responsabilidade difícil e um grande sacrifício, e os pastores e gestores desempenham uma funèäo muitas vezes aparentemente ingrata. Se perceber que sempre que se faz eleièöes você vota por uma equipe de pastores ou gestores diferente‚ e näo consegue achar ninguém que desempenhe a tarefa da maneira que acha que deveria ser desempenhada, entäo talvez você seja parte do problema‚ talvez seja extremamente difícil pastorear você, e você precisa orar e pedir ajuda ao Senhor, ou talvez possa pedir para experimentar ser pastor ou gestor por um tempo.

Ao decidirem juntos quem vai pastorear e administrar o Lar‚ vocês assumem responsabilidade pelo Lar. O Lar é responsável por operar de modo frutífero e eficiente e será julgado de acordo. Se o seu Lar näo estiver bem, entäo você tem parte da culpa, já que elegeu as pessoas que o administram.

Embora a responsabilidade e a autoridade de assegurar-se de que os critérios dos comitês säo implementados no Lar recaia sobre o Conselho Executivo, os monitores têm um cargo importante no Lar, e vocês deveriam escolher pessoas que consideram que têm condièöes de ser fiéis em suas tarefas, de se manter em dia com o que o Lar está fazendo em relaèäo aos critérios dos comitês que monitorizam, e de serem fiéis em apontar para os pastores, os gestores e o Conselho de Lar as falhas no cumprimento dos mesmos, tanto quanto necessário.

Resumo dos procedimentos para as eleièöes do Lar

1. Cada Lar deveria ter as eleièöes obrigatórias a cada seis meses, antes do TRF de maio e novembro. Novos Lares devem ter eleièöes dentro de sete dias após sua abertura, e depois realizarem outra eleièäo na data das próximas eleièöes de acordo com o estabelecido nos "Regulamentos para Votaèöes".

2. Membro votante é toda pessoa de 16 anos para cima. Apenas membros de 18 anos ou mais podem ser indicados e eleitos como pastores ou gestores de Lar. Membros votantes de 16 anos ou mais podem ser indicados e eleitos como monitores de critério dos comitês‚ com exceèäo do monitor do comitê de Treinamento e Pastoreio‚ que deverá ser um dos pastores do Lar.

3. Uma semana antes das eleièöes, o Lar deverá ler estas "Diretrizes para Eleièöes no Lar" e fazer uma reuniäo para determinar quantos pastores e gestores deveräo eleger. Os membros do Lar poderäo entäo fazer suas indicaèöes para os pastores, gestores e monitores de Lar que gostariam de eleger.

Toda indicaèäo precisa de uma confirmaèäo, e as pessoas indicadas devem ser consultadas antes de serem consideradas candidatas, caso näo queiram aceitar a indicaèäo. Se a indicaèäo for pública (em voz alta) essas pessoas podem se sentir pressionadas a aceitar, embora näo queiram o cargo nem se sintam capazes de desempenhar a funèäo. Para evitar isto‚ as indicaèöes podem ser feitas por escrito, pois dá às pessoas uma oportunidade de serem consultadas para ver se querem ou näo aceitar a indicaèäo.

As indicaèöes por escrito também däo aos tímidos oportunidade de participarem mais, pois talvez näo se sintam muito à vontade para expressar a sua opiniäo. E se alguém se sentir intimidado quanto a indicar alguém diferente dos que já se encontram na equipe eleita, assim teräo uma chance de fazê-lo de maneira confidencial.

Os nomes dos indicados para os cargos de ambos os grupos do Conselho Executivo e para monitores dos comitês devem ser afixados em algum local da casa, de modo que durante a semana todos possam ter em mente o nome das pessoas indicadas. Isso dará aos membros do Lar uma semana inteira para pensarem e orarem sobre quem acham que seriam as melhores pessoas para os diferentes cargos. É melhor näo ficarem conversando entre si sobre em quem väo votar, pois pode gerar fofoca, pressäo social ou lobby. Durante essa semana ore e busque o Senhor sobre os candidatos para poder votar de acordo com a orientaèäo que o Senhor lhe deu, e näo porque alguém o convenceu a votar numa certa pessoa.

4. Votem separadamente para cada cargo. Primeiro votem nas pessoas que deveräo ser os pastores de Lar, depois em cada um dos gestores, e em terceiro lugar em cada monitor dos critérios. Deveräo seguir as diretrizes sobre que tipo de cargo e quantos cargos um pastor ou gestor pode assumir, de acordo com o estabelecido nos "Regulamentos para Votaèöes" B.4.b.

5. O Lar pode determinar o método de votaèäo que quer usar. As eleièöes, porém, devem ser feitas por voto secreto. Um comitê formado por três pessoas escolhidas pelo Lar‚ deve contar os votos. Este comitê anunciará os eleitos, mas a margem de votos deve ser confidencial e näo deve ser divulgada, de modo a evitar constrangimento para os que perderam.

6. No caso de empate‚ faèam uma segunda eleièäo para esse cargo. Se ao fim de três eleièöes o empate persistir‚ o Lar terá que decidir‚ por maioria absoluta, se ambos os candidatos devem ocupar o cargo em questäo.

Copyright © 2005 por A Família Internacional