Direto ao Assunto, 6ª Parte

Maria
September 21, 2004

Table of Contents

Perspectivas de Deus sobre questöes e atitudes atuais na Família

MariaDF/MM/FM 3505 7/04

Obs.: Os “pensamentos estimulantes” nesta Carta estäo relacionados à dedicaèäo e discipulado em geral e nem sempre aos assuntos abordados.

Copyright © 2004 por A Família. Desenho por Tamar.

Falta de flexibilidade na vida comunitâria

A questäo:

Um de nossos VSs escreveu:

2. Eu tenho tido minhas dúvidas sobre a inflexibilidade de muitas pessoas quando se trata da vida comunitâria. Existem algumas que näo se saem bem nos trabalhos domésticos, mas que säo testificadoras razoâveis. Até um certo ponto é possível conviver com isso jâ que a comunidade pode preencher as lacunas, como no caso de uma mäe que talvez se dê melhor alimentando as ovelhas do que dando aula para os seus filhos. Contanto que a equipe esteja equilibrada, aparentemente dâ certo. Mas me preocupo com as pessoas que meio que limitam o Senhor, näo querendo ajudar nas âreas que näo säo o seu "forte". Existem também aquelas que têm CPMs bem graves‚ mas näo parecem estar levando a sério que precisam se empenhar em mudar. É claro que sempre teremos as inspiracionalistas e as prâticas. Deveríamos equilibrar os pontos fracos uns dos outros, sô que tenho visto que “näo entra na cabeèa” de algumas pessoas que elas precisam se esforèar por mudar e crescer.

3. Por exemplo, tem gente que deixa muito a desejar nos aspectos prâticos da vida. Menosprezam a importãncia de ter as coisas limpas, arrumadas e de fazer a limpeza bem feita. Normalmente acham que a única coisa realmente importante é ir testemunhar. Eu acho que‚ com base em tudo o que aprendemos, jâ passou da hora de admitirmos esses pontos fracos e atitudes extremistas.

4. Da mesma forma tem gente que quando se vê diante de uma emergência ou de uma mudanèa repentina e imprevista no horârio se sai muito mal. Existem as que säo bem flexíveis e dispostas, e estas acabam tendo que levar uma parte maior da carga, o que näo é justo. E jâ as que näo aceitam mudanèas muito bem arcam com bem menos, porque como é difícil mudarem ou se adaptarem sem criar caso, ninguém quer lidar com a situaèäo.

O que Deus pensa disso:

5. (Jesus: ) Säo vârios os fatores que podem causar essa inflexibilidade. Às vezes o orgulho gera essa falta de interesse de crescer ou ajudar. Outras vezes a raiz do problema é na realidade um empecilho espiritual — teimosia ou orgulho. É verdade que para algumas pessoas é mais fâcil aceitar mudanèas, coisas novas e novos fatores na equaèäo e encarâ-los de forma mais positiva, e Eu levo isso em consideraèäo. Mas no caso de características de personalidade — que säo inferiores a atitudes revolucionârias e que näo se encaixam bem no estilo de vida de discípulos — Eu näo espero que simplesmente sejam aceitas e que se conviva com elas. Deveriam servir de desafios para mantê-los fervorosos e ganhando vitôrias!

6. As pessoas väo conservar algumas características até seu último dia de vida, e em alguns casos é o que desejo para elas de modo a mantê-las humildes e fervorosas Comigo. Mas ainda assim deveriam se empenhar em melhorar nesses aspectos. Deveriam crescer e amadurecer através da luta, do desespero e da humildade que essa condièäo gera. Se näo for assim‚ essas características pessoais se tornam obstâculos entre a pessoa e os outros e näo fomentam uniäo‚ ou entre a pessoa e Eu, ou a impedem de ser täo útil para o Meu servièo quanto poderia. Elas os separam das coisas que realmente säo importantes na vida.

7. Em vez de simplesmente aceitar a situaèäo pensando “eu sou assim mesmo”, deveria Me consultar a respeito. Se é difícil para você aceitar alteraèöes feitas no horârio do Lar devido a imprevistos como, por exemplo, uma visita, alguém que fica doente ou seja o que for, entäo faèa um estudo sobre submissäo na Palavra e ore para ver por que é täo difícil você aceitar esse tipo de coisa. Diagnostique o problema e depois se empenhe para melhorar! Para terem uma equipe vencedora, cada um precisa se esforèar para ter quatro qualidades bem importantes: flexibilidade e adaptabilidade, além de humildade e altruísmo. Vale a pena orar para adquiri-las‚ exercitar-se no uso delas e incuti-las mais no seu íntimo, porque säo elas que os capacitam a realmente viver segundo a Minha Lei de Amor e fazerem o trabalho com esmero!

?

8. (Papai:) Alguns de vocês ficaram presos à maneira como as coisas “eram antes”, presos ao passado, atolados na lama, e a sua carroèa nem sai mais do lugar. Fazer uma certa coisa de uma maneira jâ estabelecida, que funciona, é boa e näo precisa ser alterada é uma coisa, mas é diferente quando é inflexível. Eu nunca ficava inflexível e täo preso a uma rotina a ponto de näo conseguir mudar‚ näo importa se era a maneira como estâvamos fazendo algo, ou como eu estava fazendo, ou até mesmo a maneira como o Senhor no início nos mostrara que algo devia ser feito.

9. Lembram-se o que eu dizia? — Que precisâvamos ver o que Deus queria que fizéssemos naquele dia. Devemos ver como Ele quer que seja feito hoje‚ e näo podemos seguir as idéias ou os planos dados para o dia anterior. Em um movimento como o nosso que tanto muda e avanèa, näo é possível ficar preso às maneiras ou aos planos antigos.

10. O Senhor adora mudanèas! Ele é um Deus em movimento! Näo estâ limitado à maneira como algo foi feito ontem. Se a maneira como as coisas eram feitas näo servir para hoje, ela que vâ para os quintos dos infernos!

11. Isto se aplica a muitos de vocês que têm dif iculdade em aceitar o ambiente de mudanèa constante que existe atualmente nos nossos Lares. Você talvez se sai otimamente bem em um certo ministério e quer se dedicar a ele sem ter que se incomodar com mais nada. Mas sabe, näo é assim que as coisas säo! O Senhor permite, e na verdade prepara mudanèas e necessidades em certas situaèöes para vocês continuarem crescendo, se expandindo, se sacrificando‚ mudando‚ aprendendo e sempre buscando mais. Entäo, se você estâ atolado na lama ou sendo inflexível, é um problema! — Näo estâ aproveitando a forma como o Senhor estâ agindo para revelar o que você tem de melhor, e o Lar estâ sofrendo devido à sua mâ vontade e falta de espírito sacrificado.

12. Você estâ correndo o risco de se tornar inútil, e até o mundo sabe disso! Nesse mundo de constantes descobertas tecnolôgicas no qual vivem, as pessoas têm que mudar, se adaptar e fazer reciclagens para desempenharem novas funèöes e fazer as coisas de novas maneiras, caso contrârio o seu treinamento se torna ultrapassado e elas se tornam ultrapassadas! É isso o que você quer? Quer se tornar ultrapassado e desqualificado? Quer ficar preso ao passado? Se näo quiser‚ é bom continuar mudando e realmente se empenhar em continuar adaptâvel e maleâvel.

13. A pessoa vai ficando menos maleâvel com a idade — e se näo se precaver bem

inflexível — porque isso faz parte da natureza humana. Talvez para os adultos da primeira geraèäo seja mais difícil continuarem se adaptando e aceitarem mudanèas‚ mas é preciso e possível, com o poder das chaves e uma dose saudâvel do espírito jovem, maleâvel e radical do Senhor!

14. Mas näo vou me dirigir sô aos adultos da primeira geraèäo nesta mensagem, porque alguns da segunda geraèäo se tornaram garrafas velhas. Näo estäo dispostos a mudar, näo estäo alterando as coisas em suas vidas, e tudo tem de ser "do jeito deles", senäo ficam chateados, de mau humor, ou näo cumprem devidamente a sua obrigaèäo.

15. Todos vocês precisam entender que mudanèa faz parte da vida pelo Senhor e é um elemento bâsico nesta Revoluèäo. Nôs estamos sempre mudando, modificando, efetuando alteraèöes, e se näo conseguirem nos acompanhar nisso väo ficar para trâs.

16. Algumas pessoas têm se perguntado se é preciso ser flexível ou se é possível se ater apenas à sua ârea de experiência. Por exemplo, digamos que você é um bom testificador e angariador de fundos, serâ que näo pode simplesmente se dedicar ao mâximo nessa ârea e meio que ignorar os outros aspectos do dia-a-dia? Ou talvez você näo considere essas outras âreas täo importantes, e mesmo que näo se saia muito bem nelas, acha que o seu desempenho “dâ pro gasto”? Bem, a resposta é näo. Você, como membro da Família, tem que estar disposto a crescer, mudar e progredir em todos os aspectos da sua vida. Alguns de vocês têm fraquezas graves que talvez näo afetem o seu trabalho de testificaèäo — que consideram o seu ministério ou ârea de aèäo principal — mas se tais fraquezas atrapalharem a sua vida como discípulos, a vida em comunidade e dificultarem a vida dos outros, entäo precisam se empenhar para melhorar!

17. A sua vida para o Senhor engloba muitos aspectos. Näo se espera que alguém seja perito em tudo, mas com certeza a pessoa deveria estar disposta a tudo e se dedicar ao mâximo quando o Senhor lhe pedir para fazer algo que é necessârio.

18. Se você näo consegue se adaptar e ser flexível‚ näo vai conseguir arranjar uma equipe permanente com a qual trabalhar, porque é muito difícil viver em uniäo e trabalhar com pessoas que fazem isto ou aquilo. Para se ter equipes bem equilibradas e vencedoras é essencial que cada membro seja flexível. As pessoas têm que saber se adaptar e fazer o que for necessârio naquele dia, e se concentrarem no que o Senhor lhes pedir para fazer.

19. Talvez você seja bom e realmente se sobressaia em algo, mas isso näo significa que é a única coisa que deveria fazer, ou que näo pode ajudar com mais nada quando necessârio. É muito importante se manter aberto e disposto. Tornar-se inflexível e se prender às suas maneiras pode determinar o fim da sua utilidade no servièo do Senhor.

20. Imagine um montinho de argila que sô pudesse assumir uma forma. — Näo seria muito útil! O que o oleiro faria se, quando tentasse fazer uma xícara, a argila se recusasse a assumir essa forma? Näo poderia usâ-la. E se ela insistisse em ficar de um jeito, ele logo teria que descartâ-la e pegar uma outra massa que fosse maleâvel e fâcil de trabalhar.

21. Sei que você näo quer ficar para trâs, que quer continuar útil ao seu Lar, ao Senhor e à Família. Mas se näo lutar contra a inflexibilidade e a vontade de agir sô do seu jeito, vai acabar bem limitado e até sem servièo.

22. Um grande sinal de que você estâ ficando velho e garrafa velha no espírito é quando, para contentâ-lo, as coisas têm que ser de um certo jeito, quando você tem que fazer uma certa coisa, e quando você näo muda. Quando pâra de mudar, jâ era! Quando deixa de ser maleâvel e flexível, é o seu fim, porque vai se rachar e quebrar; näo vai agüentar as mudanèas e novos movimentos do Espírito que Deus tem reservado para você, seu Lar e para a Família. Ele é um Deus em movimento! Näo se esqueèa disso!

23. Você achou que a sua vida ia ser igual para sempre? Deus näo é assim. Ele estâ sempre mudando as coisas e ocasionando progresso, e seria bom se lembrar que sem mudanèas as pessoas deixam de temer a Deus. Mudanèa é parte essencial da vida na Família e de um discípulo. Foi assim que planejei e näo vai deixar de ser assim agora. Entäo, se você ficou um pouco inflexível ou preso às suas maneiras, ou se näo consegue contribuir quando lhe pedem para fazer algo que näo estava esperando, ou se näo estâ disposto e näo procura mudar e melhorar em seus pontos fracos e aprender outras coisas para ajudar mais no que for necessârio, precisa sondar o seu coraèäo e ver se näo perdeu o espírito revolucionârio. O revolucionârio adora mudanèas! Ele as aceita, segue e näo vê a hora de tê-las.

24. Näo deixe os seus hâbitos serem dominados pela paralisia da velhice — ou da atitude garrafa velha. Näo deixe a velhice no espírito tornâ–lo inflexível. Mantenha–se jovem e vivo através de mudanèas. Näo faèa pé firme; seja flexível. Mesmo que o seu corpo näo tenha mais flexibilidade, o seu espírito pode continuar tendo, e é isso que determina a sua idade. As pessoas podem ter uma idade bem avanèada, mas ainda assim serem bem jovens no espírito‚ se deixarem o Senhor mantê-las flexíveis. E algumas das pessoas mais jovens podem ser as mais velhas no espírito se näo deixarem o Senhor agir em suas vidas!

25. Moral da histôria: Se quiser seguir adiante com o Senhor e continuar sendo útil a Ele e ao mundo, permaneèa flexível‚ maleâvel e revolucionârio. Ainda hâ muito por vir‚ entäo você näo vai querer ficar preso a uma rotina logo agora!

Em suma:

26. (Mamäe:) Ser flexível, adaptar-se e estar disposto a mudar säo qualidades essenciais para discípulos! Ore para tê–las, aprimore-as e aproveite cada oportunidade para exercitar esses músculos no espírito! Ser inflexível e näo estar disposto a mudar vai inutilizâ-lo!

Promessa das chaves:

27. As chaves de mudanèa podem näo sô ajudâ-lo a mudar, mas também a querer mudar‚ a ver que é algo positivo e a encarar a situaèäo como o revolucionârio que você é!

Vâ mais a fundo:

?“Garrafas Velhas”, CdM 242:1-17,25-37, PCD 5

?“Garrafas Novas”, CdM 251:24-26,28, PCD 5

?“O que Significa Ser Verdadeiramente Revolucionârio”‚ Maria 44, pâgs. 324-325, PCD 3

?“Oraèäo de Agradecimento por Mudanèas”, CdM 2943:1-7, PCD 12

?“Deixe Jesus Levar a Carga”, CdM 2987:165-174

?“Profecias Sobre Submissäo”, CdM 3044:44-56

?“Você Consegue, 1ª Parte”, CdM 3277:47-60‚ BN 880

?“Você Consegue, 2ª Parte”, CdM 3292:8-17, BN 891

?“Como mudar velhos hâbitos e atitudes muito arraigadas”, CdM 3324:4–24,31-64,74-77‚ BN 929

?DJCA 2: 5‚115,135

?“Mudanèa”, 1‚3‚10-11,14,20,33,39‚43,44, 60,67,69,72, Esfregäo 1

?"Adaptabilidade", Word Topics

?“Mudanèas: Como Aceitâ-las”, Word Topics

Pensamento estimulante:

28. (Jesus:) Estou chamando todos os meus Moisés modernos para abandonarem o seu Egito: o das atitudes erradas e da maneira antiga de encarar e fazer as coisas. Faèam como Moisés, que renunciou ao Egito porque viu além deste mundo, viu a Mim, e recebeu a grande recompensa.

Sorria...

A questäo:

29. (Mamäe:) Alguns membros da Família näo gostam de sorrir ou de demonstrar muita emoèäo proveniente do Espírito do Senhor, como, por exemplo, felicidade, afeto, entusiasmo, louvor, etc. Sorrir é humilhante e um ato cordial, sendo que manter uma aparência reservada sem demonstrar emoèäo é mais “sofisticado” ou seja, mais mundano. As pessoas enviam algumas fotos para o site sô para membros com cara de “quem comeu e näo gostou”, ou tentando dar a impressäo de que säo “duronas” ou que “estäo noutra”, ou que säo reservadas. Essa questäo estâ um pouco relacionada ao caso das pessoas näo levantarem as mäos para louvar, näo falarem em línguas ou näo participarem quando cantamos‚ danèamos, ou seja o que for que esteja acontecendo. Alguns homens também têm tendência a agir assim em relaèäo a afeto — eles näo colocam o braèo no ombro da garota. É uma atitude machista, que dita que a garota é que tem que ficar pegando nele. É orgulho demais. Essas diversas manifestaèöes näo estäo diretamente relacionadas, mas tudo provém da mesma fonte: orgulho.

30. (Jesus: ) Você estâ deixando o Meu Espírito livre se mover em você? Ou estâ deixando o orgulho travâ–lo e impedi-lo de manifestar o Meu Espírito? Você talvez pense em algumas coisas de maior porte e diga: “Sim, eu sou livre no espírito e deixo o Senhor agir. Eu näo O impeèo”, e talvez seja assim mesmo. Mas e no caso das pequenas coisas, das pequenas expressöes de amor, felicidade, alegria ou liberdade?

31. Você ergue as mäos para Me louvar? Participa quando estäo cantando, falando em línguas, ou Me louvando? Você consegue abraèar as pessoas e demonstrar afeto sem restrièöes? Consegue Me louvar e amar em voz alta? Essas coisas indicam se você é livre no espírito ou se estâ travado, além de demonstrarem até que ponto o orgulho influencia as suas reaèöes. Até mesmo algo simples como sorrir numa foto e manifestar o Meu espírito amoroso e feliz — em vez de um semblante frio, duro, inexpressivo — é uma demonstraèäo de saúde espiritual.

32. Näo estou dizendo que devam passar a querer agradar a homens, pensando apenas em dar a impressäo de que säo “livres” para agradar às pessoas ou aos seus pastores. Estou falando sobre atacar o orgulho que talvez exista em suas vidas e deixar mais do Meu Espírito humilde, amoroso e livre se movimentar em vocês e determinar suas aèöes. Näo que o que se faz em público seja mais importante do que a intenèäo do coraèäo, mas‚ na maioria dos casos, o que você faz ou deixa de fazer em público é um bom indicativo do grau de orgulho no seu coraèäo e demonstra se suas atitudes säo boas ou ruins. Se näo estâ agindo com humildade em público‚ provavelmente também näo estâ tomando as decisöes certas em particular.

33. Você näo precisa sorrir de orelha a orelha em cada foto ou passar o dia falando em línguas e fazê-lo cada dia, mas deveria se certificar de exercitar os músculos da humildade e do amor deixando o Meu Espírito se manifestar. Se Eu habito no seu coraèäo‚ você deveria tentar demonstrar esse fato no seu semblante, e se näo o faz, entäo estâ se submetendo ao orgulho.

34. Querer dar uma de que estâ com tudo näo passa de orgulho‚ o que Me impede de Me manifestar. É uma atitude ímpia e do Sistema querer tanto “dar uma de bom”, e abafa o fervor do Meu Espírito. Näo é certo ficar dando uma de “tudo em cima” e “qual é?” a ponto de näo demonstrar o Meu amor e amabilidade para alguém através de atos e palavras carinhosas, bem como com olhares cordiais. Essas coisas definem um membro da Família e säo a marca registrada dos que têm amor verdadeiro em seus coraèöes. Você näo quer fazer parte dessa turma?

35. Näo deixe essa característica ímpar, o seu fogo, espírito e as coisas que definem um membro da Família serem abafadas pelo conceito sistemâtico do que é legal, sensual ou "por dentro". Näo se coloque no molde e na caixa deles, tentando ter uma aparência e conduta tipo “eu sou mais eu”, como um sistemâtico que segue a moda, em vez da conduta de um filho de David e noiva de Cristo selvagem, livre e sensual. Se quiser ser um sistemâtico, entäo vâ ser, mas se quiser ser um membro da Família e se você se diz membro da Família, adote as coisas que o tornam isso, e depois se comporte como tal! Faèa as coisinhas malucas e livres que você tem liberdade para fazer nesta Família.

36. Sorria porque você estâ pensando em Mim. Dê amor às pessoas porque o Meu amor que estâ borbulhando no seu íntimo o incita a isso. Seja afetuoso, louve, seja carinhoso, ardoroso e expansivo. Seja tudo isso e näo travado, frio, teso, morto e mundano! Abrace o fogo, näo o abafe com os pingentes de gelo da atitude supostamente “com tudo”.

Em suma:

37. (Mamäe:) Näo ajam com base no orgulho ou no que o Sistema determina que é ou näo sofisticado, mâsculo ou legal! Deixem o Espírito amoroso, humilde, gentil, terno e ardoroso fluir através de vocês! Desfrutem da vida e do amor! Afinem-se com o amor, calor, fervor e liberdade que vocês têm a grande bênèäo de possuir!

Promessa das chaves:

38. O Meu Espírito é ardoroso, intenso, vibrante, caloroso, ativo e emocionante! Clame as chaves de revoluèäo e posse total‚ e o Meu Espírito participarâ mais de todos os aspectos de sua vida e a mudarâ para melhor!

Vâ mais a fundo:

?"Seja Muito Feliz"‚ CdM 159, PCD 5

?"Deixe Jesus Brilhar", Maria 57, PCD 3

?“Mostre-lhes Jesus”‚ CdM 2074, PCD 3

?“A Necessidade de Mais Afeto em Nossos Lares”, CdM 2857:1-14,8-50

?“Um Novo Dia de Amor”, CdM 3011:2–17

?“O Homem Olha Para o que Estâ Diante dos Olhos”, CdM 3124:76–85

?“Amor e Afeièäo”, CdM 3237:1-35, BN 840

?“Mais Sobre as Chaves, 3ª Parte”, CdM 3354:84-103, BN 947

?“Sorrir”, Esfregäo 2

?"Semblante", Word Topics

Pensamento estimulante:

39. (Jesus:) Quanto menos parecido com o mundo você for, mais atraente você serâ no espírito para as pessoas do mundo para as quais quer testemunhar. As Minhas verdadeiras ovelhas näo querem ser relembradas do inferno do qual estäo querendo fugir. Elas querem ver algo diferente, espiritual, real, algo da quinta dimensäo. Mas jamais veräo essas coisas em vocês se vocês forem contaminados por atitudes e costumes mundanos e tiverem uma conduta täo parecida a tudo do que eles estäo querendo se afastar.

Pastorear envolvimento sexual e relacionamentos amorosos

A questäo:

40. (Mamäe:) Pouquíssimos adultos, pais, pastores ou adultos da segunda geraèäo tarimbados têm a fé, a convicèäo e o amor sacrificado que é necessârio para pastorear as pessoas nos seus envolvimentos sexuais e relacionamentos amorosos. É um assunto delicado, pois sempre säo muitos os fatores e peculiaridades, mas o fato é que, nessa ârea, é uma grande bênèäo ter ajuda e conselho de pessoas de fora que podem compartilhar a sua perspectiva da situaèäo. A outra alternativa é deixar as pessoas aprenderem através de seus prôprios erros, que, apesar de ser um último recurso e às vezes o que o Senhor sabe que é necessârio numa situaèäo, pode ser bem doloroso e, até a pessoa entender a questäo, perturbar ou dificultar bastante a situaèäo! É muito triste ver que tantos de vocês que säo capacitados e que poderiam ser uma bênèäo para outros dando conselhos, orando ou apoiando näo estäo dispostos a se envolver — com amor‚ sabedoria e em oraèäo, é claro.

41. Um CO escreveu:

Ao que me parece os jovens têm tido uma vida sexual bem ativa, com muitas experiências, mas, infelizmente, existe pouquíssimo entendimento e conhecimento das orientaèöes e limites definidos na Palavra e na Carta Magna para poderem sequer cumprir a Lei de Amor. Na minha opiniäo a culpa é tanto dos pais quanto dos adultos por näo pastorearem devidamente esse tipo de situaèäo e näo se comunicarem e ajudarem os jovens. Muitos deles jâ passaram por isso e têm conselhos sâbios que poderiam ajudar a evitar que os jovens cometam os mesmos erros. A comunicaèäo e a franqueza têm de ser recíprocas. É um aspecto que precisa de muita assistência.

42. (Mamäe:) E eu acrescentaria que näo säo sô os jovens que precisam de ajuda. Näo importa a sua idade ou experiência, às vezes, quando a questäo é pessoal, você simplesmente näo consegue ver com clareza, entäo é uma grande ajuda receber conselhos‚ ajuda e pastoreio de alguém de fora, e mesmo que seja sô oraèäo. Você talvez ache que estâ vendo as coisas claramente‚ mas as emoèöes têm forèa e podem alterar drasticamente a sua perspectiva. Entäo, às vezes ajuda demais ter alguém que vai ser sincero com você e ajudâ-lo a ver o outro lado da situaèäo. Portanto, se houver mais comunicaèäo franca nesta questäo e os pastores estiverem mais conscientes, treinados e dispostos a pastorear e ajudar, isso beneficiaria a todos, näo sô os jovens.

O que Deus pensa disso:

43. (Papai: ) Os pastores têm se esquivado de pastorear as atividades sexuais e emocionais das pessoas porque näo querem que pensem que estäo se intrometendo ou invadindo a privacidade delas. Querem dar às pessoas liberdade para experimentarem e provarem coisas novas e agirem de acordo com a sua fé. Além do mais é um assunto delicado que normalmente as pessoas consideram bem particular e, na maioria dos casos, näo aceitam muito bem "conselhos" de outros. Mas é preciso haver um meio–termo. Balanèa enganosa é abominaèäo para o Senhor, e é isso o que tem acontecido um pouco nessa questäo.

44. Para pastorear adequadamente a atividade sexual e os relacionamentos amorosos de alguém é preciso estar em oraèäo e em sintonia com o Senhor. A pessoa näo pode dizer o que ela acha que deveria ou näo ser feito. Antes de dar conselhos é preciso pesquisar na Palavra, ter certeza que estâ agindo de acordo com ela e realmente buscar o Senhor com o coraèäo aberto e humildade para saber aplicar o que a Palavra diz a respeito da situaèäo. E mesmo entäo, depois de ouvir a perspectiva das pessoas, tem que estar disposto a consultar o Senhor de novo, e normalmente encontrar um meio-termo entre a meta‚ a fé das pessoas e a maneira como o Senhor as estâ orientando a alcanèar tal meta. É claro que quando se trata de limites claramente definidos pelo Senhor, é sem dúvida uma questäo de obedecer ou desobedecer. Mas, na maioria das vezes, näo estâ bem claro, e o Senhor opera na vida das pessoas e as guia aos poucos; cada situaèäo é ímpar e as pessoas têm a fé para diferentes coisas, etc. Entäo é preciso paciência, fé‚ e continuar vendo qual a perspectiva do Senhor. É trabalho duro!

45. Você talvez também fique um pouco receoso de se envolver, porque talvez jâ tenha tentado ajudar em outra situaèäo e ficou complicada demais entäo desistiu. Ou talvez tenha se dedicado bastante para ajudar alguém, mas a pessoa näo aceitou a ajuda e o resultado näo foi lâ essas coisas. Ou talvez alguém tenha ficado zangado por você tentar ajudar; ou quem sabe você näo lidou com a situaèäo da maneira correta e ofendeu alguém. Envolver-se nesse aspecto pessoal da vida dos outros é delicado, näo é fâcil.

46. Talvez o negôcio tenha explodido em suas mäos numa certa situaèäo porque você näo dedicou tempo a pesquisar em oraèäo e buscar o Senhor fervorosamente para saber como abordâ-la. É claro que a pessoa com quem você for falar também precisa estar aberta, mas cabe ao pastor, irmäo mais velho ou aos pais estarem bem em oraèäo e realmente consultarem o Senhor e verem o que Ele pensa do assunto para näo darem a impressäo de que querem se impor ou intrometer. Mas também por outro lado, quando preciso, näo deixarem de pastorear as atividades sexuais e relacionamentos das pessoas.

47. É preciso pastorear questöes que envolvem sexo e relacionamentos amorosos, e vocês deveriam considerâ-lo mais um aspecto da vida no qual as pessoas precisam de ajuda e orientaèäo. Os jovens que estäo atingindo a idade para tais atividades e entrando nessa fase precisam de muita ajuda e orientaèäo para poderem comeèar com o pé direito e cultivar bons hâbitos. Realmente ajuda se os pais, pastores ou educadores podem participar de alguma forma. Os jovens mais velhos, no caso jovens adultos e da segunda geraèäo, muitas vezes também precisam de ajuda, porque os problemas que enfrentam säo mais complexos, graves ou envolvem mais coisas. E até mesmo os adultos da primeira geraèäo que jâ säo macacos velhos às vezes precisam da perspectiva de alguém de fora, ou pelo menos de uma oraèäo a mais.

48. A maioria dos jovens näo vai aceitar de bom grado o pastoreio nessa ârea, e no início provavelmente näo vai reagir muito bem, mas vocês näo deveriam se deixar deter por isso. Precisam continuar trabalhando nesse sentido, orando por eles e ajudando-os a se manter abertos. Eles näo precisam lhes contar tudo que fazem, mas no geral seria bom garantir que ajudaram a esclarecer para eles o que a Palavra e a Carta dizem sobre relaèöes sexuais e se certificar que eles näo se envolvem nisso no impulso e com idéias deturpadas quanto ao padräo estipulado na Palavra.

49. Näo precisam incomodâ–los ou invadir a privacidade deles, mas podem contar suas experiências‚ orar por eles e lhes dar conselhos sobre atividades sexuais. Se existe uma linha de comunicaèäo aberta‚ sincera e humilde‚ alguns até o procuraräo quando tiverem dúvidas, e poderäo lhes dar conselhos e orientaèäo com base nos preceitos divinos. Ou podem ter um contato com eles de vez em quando para conversarem abertamente sobre o que tem acontecido. Näo precisam forèosamente se envolver em tudo que eles fazem, mas também näo deveriam se omitir.

50. Näo vai ser nada “divertido” ter que se envolver nessa ârea, mas sendo pastores, teräo que fazê-lo. Näo vai ser fâcil‚ mas é algo que o Senhor espera de um pastor. Precisam se envolver e cuidar das situaèöes, principalmente se estiverem causando problemas ou criando dúvidas no Lar.

51. Se tudo estiver transcorrendo tranqüilamente, näo existe necessidade de tentar mudar as coisas ou se envolver muito‚ mas sô väo saber isso se tiverem uma boa comunicaèäo e puderem orar de verdade pelas pessoas envolvidas na situaèäo. Näo podem presumir que estâ tudo tranqüilo sô porque näo estäo tendo que lidar com nenhuma situaèäo crítica. E quando surgem problemas ou situaèöes que precisam de pastoreio ou esclarecimento, vocês näo podem hesitar ou relutar em se envolver. Väo ter que olhar além de qualquer ressentimento que os jovens tenham devido ao passado‚ se sentar com eles e ter uma conversa aberta, mesmo que no princípio sô vocês falem. Precisam estar dispostos a enfrentar um pouco de resistência no início, mas se agirem da maneira certa, buscando o Senhor e em oraèäo, Ele lhes darâ a unèäo e os ajudarâ a aprender a pastorear as ovelhas nesse aspecto de suas vidas também.

52. Näo é absolutamente um aspecto no qual devam se omitir. Todos precisam de orientaèäo e conselhos‚ e näo é diferente quando se trata de relacionamentos e de envolvimento sexual. Sô que esse aspecto exige que consultem o Senhor em oraèäo muito mais para terem certeza de acertar e näo impingir seus conceitos ou valores. É preciso seguir a Palavra e estar aberto à maneira como o Senhor guiar em cada situaèäo.

53. Uma pessoa de fora realmente ajuda a oferecer uma visäo bem equilibrada da situaèäo e a resolver muitas dificuldades que casais jovens — e pessoas solteiras também — podem vir a enfrentar em seus relacionamentos. No final, como acontece com muitos outros aspectos do pastoreio, se agirem direito e em oraèäo eles väo ficar agradecidos pela sua ajuda. Vocês podem ajudâ-los a se sair bem nesse aspecto, e em alguns casos o seu pastoreio amoroso e até intervenèäo pode ajudâ-los a näo se magoar tanto. Vocês podem colaborar para a edificaèäo de uma boa base para casamentos e amizades duradouras, edificados sobre a Palavra, valores cristäos e coisas que realmente têm importãncia.

54. Têm que fazer isso! Näo é um trabalho agradâvel ou fâcil, mas, sendo pastores, vocês têm a responsabilidade de cuidar dos seus rebanhos, e a questäo da sexualidade e relacionamentos näo é diferente de nenhum outro aspecto. É algo que precisa de pastoreio para as coisas andarem na linha, de acordo com a Palavra e a Carta Magna‚ e também para ajudar as pessoas nesses relacionamentos.

55. Talvez näo gostem desse servièo, mas por saberem ouvir e orar‚ se envolver quando preciso e encararem o ressentimento ou resistência que os jovens talvez tenham no início‚ podem ser o instrumento que o Senhor vai usar para evitar que muita gente se magoe ou passe por dificuldades. De acordo com a Palavra, é essa a atitude correta, é como devem agir, e mesmo que seja difícil, precisa ser feito.

Em suma:

56. (Mamäe:) As pessoas precisam de pastoreio, conselhos e oraèäo quanto às suas atividades sexuais e relacionamentos. Seria muito benéfico para os nossos jovens que estäo entrando nessa fase receberem esse fluxo de conhecimento e pastoreio. Mas até para aqueles com mais experiência, seria benéfico terem pelo menos essa linha de comunicaèäo aberta e de oraèäo extra nesse aspecto.

57. Temos a bênèäo de poder viver segundo a Lei de Amor, entäo possuímos um meio muito especial de exercitar o altruísmo e a generosidade, e em contrapartida receber as bênèäos de amor, uniäo e obediência. Mas isso também acrescenta uma nova dimensäo às nossas vidas, sobre a qual provavelmente sempre estaremos aprendendo e na qual sempre estaremos progredindo.

58. Entäo, näo tenha vergonha de pedir ajuda, conselho ou oraèäo. Essas questöes "pessoais" muitas vezes säo exatamente o que o Senhor usa para agir em sua vida, e espera que recorra à oraèäo, peèa conselhos, pesquise a Sua Palavra e aproveite essas oportunidades para crescer e progredir. Entäo, näo pense que você é muito diferente ou que estâ fora do espírito caso surjam lièöes a serem aprendidas na sua vida amorosa e sexual e você precise ser pastoreado!

59. Algumas pessoas näo gostam quando o seu cõnjuge ou companheiro pede conselho aos pastores ou oraèäo pelos seus problemas pessoais e de relacionamento. Acham que causa mâ impressäo, entäo näo gostam. Ficam mais preocupados em preservar sua imagem do que em obter ajuda. Näo querem dar a ninguém a impressäo de que estäo deixando a desejar como cõnjuges ou parceiros, ou que näo däo conta de cuidar do seu relacionamento sem ajuda de alguém de fora. É uma atitude orgulhosa e fora da realidade, porque ninguém é auto-suficiente. Todo o mundo e todos os relacionamentos podem ser grandemente beneficiados pelas oraèöes de outros.

60. É uma questäo complicada na qual o pastor se envolver e exige muito fervor, humildade e sabedoria‚ mas faz parte do seu dever e ele näo pode se esquivar. Se recorrer ao Senhor, Ele ajudarâ e darâ a unèäo.

Promessa das chaves:

61. Invoque as chaves de humildade e discernimento espiritual quando precisar dar conselhos a alguém e a mensagem ficarâ mais clara, a sua comunicaèäo mais doce e serâ mais fâcil para a pessoa aceitar o conselho.

Vâ mais a fundo:

?"Comunicaèäo no Casamento e Outros Relacionamentos"‚ CdM 3196:89-132, 148-168, BN 800

?“Viver a Lei de Amor do Senhor, 4ª Parte”, CdM 3204:11-20, BN 807

?“Viver a Lei de Amor do Senhor, 10ª Parte”‚ CdM 3210:4-38, BN 813

?“Questöes, 4ª Parte”, CdM 3306:38-55, BN 909

?“Você é um Discípulo?” CdM 3365:183-239, BN 963

?“Decisöes e Conseqüências, 2ª Parte”, CdM 3485:132-167, BN 1070

Pensamento estimulante:

62. (Jesus:) Quando vier para junto de Mim vai querer ter certeza de que fez o melhor que podia, e que se dedicou e apoiou os seus companheiros em batalha o mâximo possível. Näo vai querer ter que admitir que, devido a um pouco de orgulho, falta de amor, preguièa ou medo de complicaèöes, deixou de fazer pelos seus amados o que lhe pedi. Entäo näo deixe nada impedi-lo de Me obedecer. Entregue–se de corpo e alma, sabendo que o que lhe estâ reservado vai täo além de uma mísera gratificaèäo, que você vai ficar com vergonha de qualquer coisa que o tenha impedido ou atrapalhado. Essas coisas väo lhe parecer mínimas em comparaèäo com as outras. Faèa o melhor que pode!

Falar a verdade

A questäo:

63. (Mamäe:) Muita gente na Família usa o conceito de “enganadores, porém verdadeiros”, como desculpa para serem bem desonestos ou agirem de maneira questionâvel com as pessoas ou nos seus negôcios. Sô porque às vezes precisamos omitir parte da verdade numa situaèäo fora do comum na qual estâ em jogo a seguranèa e o trabalho e se encaixa na categoria de “mais importa obedecer a Deus do que a homens”, näo temos nenhum direito nem é correto sermos desonestos no nosso dia–a-dia, nos negôcios e muito menos com nossos irmäos‚ cõnjuges e colegas. Muitas vezes ser completamente honesto exige mais sacrifício, é preciso explicar melhor, ser mais humilde ou estar disposto a perder algo pessoalmente, e säo nessas ocasiöes que algumas pessoas däo pra trâs bem fâcil e agem desonestamente‚ porque näo querem fazer esses sacrifícios. O Senhor fica muito chateado quando as pessoas pegam o princípio de “enganadores, porém verdadeiros”‚ e o aplicam com uma motivaèäo egoísta, para encobrir o seu orgulho‚ egoísmo, ganãncia ou seja o que for. É realmente errado agir assim.

O que Deus pensa disso:

64. (Jesus: ) Sô porque a Palavra relata, e até nesta era moderna também jâ ocorreram situaèöes em que foi preciso ocultar a verdade para divulgar mais a Minha Palavra, vocês na Família näo estäo isentos de todos os outros avisos e advertências que jâ dei sobre como detesto mentirosos e aqueles que divulgam deliberada e desnecessariamente informaèöes que näo säo verdadeiras. Eu jâ disse que “odeio lâbios mentirosos”, e ninguém na Família é exceèäo.

65. Preciso deixar o padräo bem claro para näo haver dúvida quanto à Minha postura e a maneira como vejo a situaèäo. Näo quero que os Meus filhos sejam conhecidos como enganadores e mentirosos. É um exemplo extremamente ruim para o mundo‚ jâ que vocês säo Meus representantes. É um pecado que devo punir. Näo quero ver nenhum de vocês usando a permissäo que a Palavra lhes dâ de ocultar certas coisas — para preservar a Minha mensagem e o Meu trabalho — e desobedecer, usando isso para mentir, encobrir, furtar, enganar ou fazer outras coisas ardilosas ou nas costas das pessoas.

66. O padräo é sempre dizer a verdade, ser honesto e näo envergonhar a Minha causa devido a mentiras e por agir de mâ fé. O padräo é ser como Eu era e falar a verdade em amor. A verdade deveria ser a coisa automâtica, a resposta na ponta da sua língua. Vocês deveriam sempre dizer a verdade a menos que Eu lhes mostre especificamente o contrârio. Se o mundo os impedir de divulgar Minhas mensagens ou vocês correrem risco por Minha causa, entäo ser desonesto com o mundo é ser honesto com Deus, e vocês näo lhes devem a verdade. Mas até aí, nada justifica a desonestidade.

67. Como todos vocês têm aprendido, para Mim pecado é pecado. Os pecados cometidos pelos filhos de David näo säo ignorados por causa das outras liberdades que lhes foram dadas no espírito. Mentir é um pecado como qualquer outro, e Eu jâ disse que odeio e que vocês näo deveriam mentir. Portanto, para serem filhos obedientes, discípulos, e Me agradarem, por favor, digam a verdade. É como David disse sobre a opèäo de ir râpido ou devagar — que para alguns poucos versículos sobre agilizar as coisas e agir com pressa‚ devem existir centenas admoestando a uma atitude de oraèäo e compassada.

68. Da mesma forma, para cada exemplo na Palavra de que seria aconselhâvel os Meus filhos ocultarem certas coisas‚ existem muitos mais versículos e exemplos de que deveriam defender a verdade, ser honesto e dar bom testemunho. Com isso vocês deveriam perceber que as ocasiöes em que lhes dou permissäo para esconder a verdade säo bem poucas em comparaèäo com as ocasiöes em que espero que sejam totalmente honestos, e essas exceèöes säo dadas em circunstãncias bem específicas. Por favor, näo distorèam Minhas Escrituras por vantagem prôpria. O testemunho da Família é falar a verdade, ser idõnea, ter membros em quem as pessoas possam confiar que väo transmitir Minhas Palavras honestamente, e que podem corroborar as suas afirmaèöes também sendo honestos em suas interaèöes diârias. Se abrirem concessöes nesse aspecto, väo acabar com o seu testemunho.

69. Integridade e honestidade säo características respeitadas no mundo todo, assim como mentira e fraudulência säo condenadas universalmente. Pense no seu modo de vida. A sua meta é ser o mais honesto possível e dizer a verdade sempre que possível, ou você tenta se safar dizendo o mínimo de verdade e querendo enganar o mâximo possível? Você é franco quando lida com as pessoas? Vive de maneira irrepreensível e é essa a impressäo que passa aos seus contatos? Estâ Me buscando para ver como dar a carne da Palavra quando testemunha e como preparar as suas ovelhas e amigos e as pessoas que ajudam o trabalho caso haja uma perseguièäo?

70. É claro que existe um momento para tudo, e é preciso usar de sabedoria e se aconselhar ao falar a verdade. Mas, como Eu disse‚ a meta é ser honesto o mâximo possível em tantos aspectos quanto possível, näo o contrârio. Mesmo que seja difícil ou constrangedor dar algumas respostas e expressar algumas verdades, no final é a verdade que o libertarâ‚ principalmente se estiver difundindo a boa verdade da Minha Palavra e doutrina. E se por acaso algumas pessoas näo agüentarem a verdade completa‚ pelo menos vocês livraram suas almas e constataräo que mesmo os que näo concordam com vocês väo respeitâ-los por serem sinceros.

71. E uma regra igualmente importante, e que tem ainda menos exceèöes, é sobre ser honesto quando a questäo näo estâ relacionada e seguranèa ou à impressäo que däo, mas apenas à interaèäo normal com seus irmäos e pessoas de fora. Näo existe desculpa para mentir, furtar, enganar, encobrir‚ contar meias–verdades e no geral ser malicioso. Infelizmente, alguns de vocês säo assim e por alguma razäo acham que as leis do mundo e do espírito näo se aplicam a vocês, e que näo tem problema se disserem isto ou aquilo para fulano ou se tirarem vantagem desta ou daquela situaèäo.

72. Mas nunca é correto agir assim, e mesmo que näo sofram conseqüências físicas, terei que julgâ-los por essa conduta. O fato de ser um membro da Família näo o isenta dos Meus castigos nem lhe dâ o direito de agir dessa maneira. Pelo contrârio, o torna mais responsâvel por prestar contas dos seus atos. É errado mentir e sou contra isso. A Bíblia diz claramente que "aquele que encobre as suas transgressöes näo prosperarâ" (Pv 28:13), e isso ainda se aplica aos dias de hoje.

73. Alguns de vocês praticamente mentem e enganam quando fazem negôcios, sempre tentando levar vantagem e freqüentemente às custas da outra pessoa ou empresa. Alguns de vocês däo a desculpa: “É uma empresa grande, eles têm condièöes. Eu sou um pobre missionârio e este é o dinheiro do Senhor...” e assim por diante. Mas isso näo lhes dâ direito — nem Eu concordo — de serem desonestos ou sorrateiros mesmo nesse tipo de situaèäo. Parte do seu testemunho é agir honestamente. Até o mundo espera um “exemplo cristäo” de cristäos. E mesmo que ninguém jamais descubra essas coisas, Eu sei que aconteceram, näo aprovo, näo concordo e näo estâ certo agir assim.

74. Este assunto näo tem sido mencionado muito ultimamente, entäo considerem isto um aviso. Todos vocês sabem que näo é assim que devem agir, mas para aqueles que näo têm pensando muito na questäo ultimamente, pensem agora, e gravem. Eu näo vou fazer vista grossa às suas mentirinhas e trapaèas, e väo pagar por isso.

75. A verdade às vezes dôi, machuca o seu orgulho, a sua reputaèäo‚ o seu bolso e dôi de vârias maneiras, mas nunca é täo ruim quanto contar mentiras ou tentar sair de fininho da situaèäo na qual se meteu. Eu os abenèõo quando dizem a verdade, e os ajudarei a lidar com a situaèäo, qualquer que seja ela. Mentir talvez os ajude a se safar no momento, mas vai alcanèâ-los no final. E, além disso, é preciso lidar com o sentimento de culpa e o remorso de ter desobedecido às Minhas leis e ter aberto mäo das Minhas bênèäos‚ e é sempre desagradâvel se sentir assim. Entäo tenham por hâbito serem honestos e parem com esses maus hâbitos de mentir ou enganar caso os tenham adquirido.

76. Aprendam a falar a verdade, a serem íntegros e confiâveis nos negôcios entre vocês e com as pessoas do mundo; honestos, justos, verdadeiros, e falando a verdade o mâximo possível. Esse é um bom exemplo e reflexo do Meu Espírito. Serem honestos e francos vai lhes render bênèäos pessoais. Tenham sempre por meta dizer a verdade completa, e deixem que Eu lhes diga caso devam fazer o contrârio por amor ao Meu trabalho, em vez de vocês prôprios decidirem adotar um estilo de vida enganoso. Vocês se preocupem em dizer a verdade e deixem Eu Me preocupar com as conseqüências. Quero que sejam o mais honestos possível‚ portanto os protegerei e ajudarei a lidar com os resultados dessa verdade.

77. Vistam a camisa verde mâgica e veräo as mudanèas que podem ocorrer e o bom efeito que terâ na vida dos outros quando comeèarem a ser honestos e justos com as pessoas. Vocês näo sô observaräo uma mudanèa na sua interaèäo com as pessoas e no seu testemunho, mas também receberäo mais bênèäos do Céu. É positivo em todos os aspectos, entäo falem a verdade!

Em suma:

78. (Mamäe:) A maneira correta de agir é com honestidade e sendo direto! O Senhor näo aprova uma conduta fraudulenta ou mentirosa em nossos relacionamentos e quando lidamos com as pessoas‚ quer do mundo quer da Família‚ a menos que seja uma situaèäo extremamente grave que poderia prejudicar o trabalho e seja impossível evitar agir assim.

79. Näo se sentir à vontade sobre algo, ter preguièa a respeito da coisa ou querer receber o benefício que talvez se obtenha por näo dizer a verdade näo justifica um comportamento desonesto. O Senhor vai abenèoar se forem honestos e fizerem os sacrifícios que às vezes säo necessârios para agir assim, mas as bênèäos que Ele lhes concederâ mais do que compensaräo por qualquer sacrifício ou dificuldade.

80. É fâcil abrir concessöes, considerar as vantagens em curto prazo ou o resultado positivo que acha que obteria se näo dissesse toda a verdade‚ mas a menos que o Senhor o direcione especificamente a omitir parte da verdade, o seu dever como cristäo e filho de David é falar a verdade, ser honesto e assim, irrepreensível nos seus negôcios, nas suas interaèöes‚ explicaèöes e abordagem das coisas. Fale a verdade!

Dever de casa:

81. Para ajudâ-los a dar continuidade a isto, por favor, cada um ore a respeito e depois discutam no Lar para verem como precisam melhorar nesse aspecto para terem um trabalho mais forte e darem um testemunho melhor.

Promessa das chaves:

82. As chaves de honestidade e convicèäo lhe daräo poder para tomar as decisöes certas, para falar a verdade em amor e para ficar firme em princípios cristäos, com sabedoria e graèa. Esse testemunho atrairâ muitas pessoas a Mim.

Vâ mais a fundo:

?“Visitas Pessoais, 1ª Parte”, CdM 143:35-41

?“Visitas Pessoais, 2a Parte”‚ CdM 143A:126-140

?“Convicèäo e Honestidade”, Maria 51, PCD 3

?“Aviso de Emergência: A Ninguém Devais, 2ª Parte”, CdM 866, PCD 7

?“O Sonho do Hotel Marshal”, CdM 1045:1-9, 24–37, 49-53, 137-139

?"Raios de Luz", CdM 1399:8-9, 27‚ 32, 34, PCD 7

?"Mentir ou näo Mentir?", CdM 1400, PCD 1

?"Questöes, 8ª Parte", CdM 3356:48–58, BN 951

?"Deveres Estipulados pela Carta", CdM 3197:127-129, 132, 135-136, BN 803

?“Honestidade/Desonestidade”, Esfregäo 1

?"O Relacionamento do Cristäo com a Sociedade Mundana", 6A-D, Manual da Palavra

Pensamento estimulante:

83. (Jesus:) Você é um membro da Família e discípulo Meu. Você é o melhor de todos, destinado a ser um dos poucos e especiais que faräo grandes coisas por Mim nos Últimos Dias. Fazer menos do que isso, esconder a sua luz debaixo de um alqueire ou deixâ-la ser apagada pelos cuidados e pecados desse mundo vai destruir a pessoa que você é na realidade. Você sô serâ verdadeiramente feliz se cumprir o seu destino.

As Minhas promessas foram dadas para você

A questäo:

84. (Mamäe:) Quando se trata de tomar posse das promessas do Senhor, alguns de vocês näo têm fé para isso. Acham legal e concordam quando as lêem, as acham boas e lindas, mas na hora de colocâ-las à prova, de realmente acreditar que o Senhor pode fazer aquilo em seu favor, vocês amarelam ou acham que, devido à sua capacidade inata — ou falta dela — como, por exemplo, idade, fraqueza física ou situaèäo, elas näo se aplicam a você. Recentemente o Senhor disse a alguém: “Você acha que as Minhas promessas säo boas para os outros, mas näo para você.”

O que Deus pensa disso:

85. (Jesus:) Quero lhe fazer uma pergunta: Acredita que o amo? Acredita que morri por você? Acredita que é Meu filho, que Eu o conheèo pessoalmente e Me preocupo com você? Jâ disse muitas palavras para tentar lhe comunicar o Meu amor, e jâ fiz muitas coisas na sua vida para manifestar a Mim, ao Meu amor e poder de uma maneira pessoal e tangível.

86. Agora quero que pense nisso com atenèäo. Se conseguir acreditar que o amo, que Me preocupo com você e que sou Deus‚ portanto onipotente, e tudo isso faz parte do seu alicerce de fé‚ entäo näo faz sentido que as Minhas promessas também se apliquem a você pessoalmente? Se você é Meu filho, por que Eu näo haveria de incluí-lo nas promessas que dou? Se realmente pensar no assunto verâ que näo existe nenhuma razäo para achar o contrârio.

87. Eu näo sou homem para que deva mentir. Sou fiel à Minha Palavra e às Minhas promessas. O que prometi sou capaz de cumprir. Você acredita nisso? Acredita que sou capaz de fazer qualquer coisa?

88. O Meu poder é enorme e sou capaz de agir através de você, você mesmo. Näo importa o que pense de si mesmo, näo importam as suas capacidades‚ os seus talentos‚ a sua espiritualidade, ou o que for que considere que o torna indigno de ser usado por Mim ou que o impossibilita disso. Eu estou acima de tudo isso.

89. Se concentrar-se em si mesmo, é claro que näo vai conseguir acreditar que vai chegar lâ e fazer tudo o que estou lhe pedindo. Mas se conseguir fixar os olhos em Mim e realmente entender o conceito de que é tudo obra Minha e do Meu poder‚ comeèarâ a ter uma percepèäo mais apurada da realidade.

90. Se estiver obedecendo e fazendo o que lhe pedi‚ pode Me pedir para realèar a sua fé para que consiga tomar posse das Minhas promessas. Depois Me coloque à prova, recue e desfrute, porque Eu me manifestarei em seu favor de maneiras que você jamais pensou que seriam possíveis!

?

91. (Jesus para os adultos da primeira geraèäo:) No fundo você acha impossível, acha que as coisas näo podem mudar tanto assim, que seus hâbitos jâ säo muito fortes e, por alguma razäo, que as Minhas promessas säo boas para outros, mas näo para alguém como você. Muitos de vocês, Minhas noivas da primeira geraèäo‚ se sentem assim, e näo säo sô vocês. Mas a realidade é bem diferente. Na verdade, a sua geraèäo pode realmente vivenciar o poder milagroso de mudanèas através do poder das chaves. Todos podem mudar se recorrerem a Mim e tomarem posse do poder das chaves de mudanèa. No seu caso, porém, jâ que muitas vezes procurou por muito mais tempo tal mudanèa, quando efetuo a transformaèäo em sua vida torna-se um testemunho mais claro do Meu poder. Quando faèo promessas maravilhosas, assombrosas e que transformam vidas, tenho em mente todas as Minhas noivas, inclusive você. Sei como precisa de Mim e que näo consegue agir com a sua prôpria forèa, e tenho levado essas coisas em consideraèäo quando lhe faèo promessas. Levo em conta suas fraquezas físicas, hâbitos antigos, falta de energia ou qualquer que seja a "desculpa" que o Inimigo talvez lhe dê para provar que você näo consegue chegar lâ. Eu jâ incluí todos esses fatores, e as Minhas promessas se aplicam a você.

92. Quando vocês, Minhas noivas da primeira geraèäo, eram mais novas, conseguiam fazer muita coisa com a sua prôpria forèa e, como bem sabem, foi exatamente o que muitas de vocês fizeram. Foram muitas as vezes em que Me excluíram e agiram por conta prôpria. O que é maravilhoso quando se fica mais velho é que agora näo conseguem mais, näo têm condièöes de agir por conta prôpria, porque lhes falta forèas ou às vezes até o conhecimento e técnica. Tudo é diferente, e sô pelo fato de terem ficado mais velhos jâ ocorreram muitas mudanèas em suas vidas. Entäo agora sô precisam aplicar as Minhas promessas e leis espirituais às mudanèas físicas e naturais que jâ estäo vendo, e perceberäo grandes resultados.

93. Vocês estäo num ponto crítico, e agora podem mudar ainda mais râpido, porque têm que depender das chaves muito mais. Para vocês é natural pedir ajuda do alto quando precisam, antes de fazerem qualquer outra coisa, e atendo e lhes envio a ajuda necessâria. Vocês automaticamente se apôiam em Mim, porque näo conseguem agir com sua prôpria forèa.

94. Näo é maravilhoso perceber como planejei a sua vida para fazer com que fosse o mais fâcil possível seguirem os movimentos do Meu Espírito? Deveriam se sentir animados com tudo que jâ progrediram, porque Eu estou animado. Eu Me orgulho de vocês, näo sô por toda a sua dedicaèäo a Mim e à Família durante os seus muitos anos de servièo, mas por ainda estarem Me servindo e dedicando-se totalmente. Continuam lutando, progredindo e Me seguindo, mesmo que o que Eu lhes peèa exija mais sacrifícios e submissäo. Ainda assim vocês aceitam e seguem adiante.

95. Näo posso deixar de amâ-los ainda mais e desejar fazer todo o possível para facilitar sua vida! E é o que farei Meus amores. Näo lhes darei mais do que conseguem suportar, pelo contrârio, farei com que o caminho adiante seja viâvel e possível de trilhar e lhes darei a unèäo necessâria para cada desafio.

Em suma:

96. (Mamäe:) As promessas do Senhor säo para você. Peter estava falando com alguém recentemente que passou por uma situaèäo muito dolorosa, e o Senhor lhe deu um versículo “Sara os quebrantados de coraèäo e liga-lhes as feridas” (Sl 147:3). A pessoa continuou um pouco céptica‚ e todos nôs jâ passamos por uma situaèäo assim em que näo vemos como é possível o sol raiar no dia seguinte‚ ou como vamos conseguir nos sentir normais ou felizes de novo. Nessas ocasiöes é normal pensar: “Tâ bem, tenho certeza que funciona com os outros, mas näo vai funcionar no meu caso”. Mas Peter lhe disse: “Sabe‚ essa promessa é täo vâlida como aquelas nas quais baseamos a nossa salvaèäo, Joäo 3:16, ou: ‘Aquele que crê no Filho tem a vida eterna’. Näo existe diferenèa! Quando o Senhor lhe faz uma promessa, pode fundamentar sua vida nela.”

97. Pense nas promessas sobre o Céu, sobre a nossa salvaèäo, e sobre a volta do Senhor. Acreditamos e vivemos segundo elas. Entäo deveriam considerar as outras promessas que o Senhor faz — para você em profecia, ou que se encontram na Palavra escrita e que Ele mostra que se aplicam ao seu caso — da mesma maneira‚ tendo fé para agir segundo elas, viver com fé nelas‚ obedecer-lhes e fazer a sua parte para o Senhor poder cumprir a dEle!

Promessa das chaves:

98. Quando ler as Minhas Palavras, invoque as chaves para acionarem o dom da fé que coloquei no seu íntimo, e a Minha Palavra se vivificarâ como nunca.

Vâ mais a fundo:

?“Eu Te Amo — Você Pessoalmente”‚ CdM 2985‚ PCD 12

?“Meu Coraèäo É Seu”, CdM 3080

?“Acreditar em Profecia”, CdM 3130:83-87

?“Nada é Impossível”, CdM 3316:3-51, BN 920

?“Superando”, CdM 3379:92-93, 108-115, BN somente on-line No 2

?DJCA 2: 491

Pensamento estimulante:

99. (Papai:) Näo deixe o Inimigo impedi–lo de partilhar dos milagres, das recompensas, da satisfaèäo, felicidade e das bênèäos que o Senhor quer lhe dar, convencendo-o que näo se aplicam a você, que näo vêm ao caso, ou que você näo é digno delas. Apegue-se às Suas promessas e näo largue! Diga, como Jacô: “Näo te deixarei ir se näo me abenèoares!” Esse é o tipo de fé que obtém resultados!

Esforce-se por acreditar


A questäo:

100. (Mamäe:) Algumas pessoas ainda fazem careta — ou rejeitam — quando ouvem falar das forèas espirituais nos combatem, e que existem ajudantes aos quais podemos pedir ajuda. Elas tacham as descrièöes dos demõnios e ajudantes espirituais de exageros ou fruto da imaginaèäo de alguém. Para elas, tudo isso é supra-realista e se as pessoas têm fé nisso elas dizem: “Ah, se resolve o problema delas, tudo bem”.

O que Deus pensa disso:

101. (Jesus:) Vamos deixar de lado por um momento a questäo de optar por acreditar ou rejeitar as revelaèöes que lhes dei das forèas espirituais que lutam a seu favor e contra vocês. Imagine um soldado travando uma guerra que ignore os seus companheiros e inimigos, e ache que consegue vencer sozinho. Parece tolice, näo é? Mas näo vamos falar sobre isso. Näo vou abordar esse assunto, porque quero falar com vocês sobre algo muito mais sério: a sua fé nas Minhas Palavras. Se acham que podem acreditar nas Minhas Palavras seletivamente, escolhendo umas e ignorando outras, correm perigo.

102. É perigoso passar a escolher em quais das Minhas Palavras väo acreditar. Eu näo lhes digo nada com segundas intenèöes, apenas o que precisam saber, porque os amo e quero que sobrevivam e prosperem no futuro, além de que se sintam felizes, úteis e sejam bem–sucedidos agora, neste momento. Rejeitar parte do que lhes digo, mesmo que seja o que consideram “descabido”, é questionar tudo que lhes digo. Por que Eu haveria de lhes dizer algumas coisas que säo verdade e outras que näo säo? Ou é tudo verdade ou nada é.

103. Qualquer pessoa que esteja optando por acreditar nas verdades mais fundamentais nas quais baseiam suas vidas, como‚ por exemplo, salvaèäo por graèa‚ Céu e vida apôs esta, e até mesmo no Tempo do Fim, no entanto rejeitando as verdades radicais que lhes dei, principalmente as relacionadas às forèas espirituais que afetam suas vidas, corre o risco de renunciar a algo muito mais valioso do que percebe. Quem age assim corre o risco de perder a sua fé na Minha Palavra, e isso é uma das coisas mais tristes de se perder, porque‚ se chegam a ponto de näo confiar mais na Minha Palavra, o que lhes resta?

104. Talvez digam que acreditam nas Minhas Palavras, mas que questionam os canais pelos quais säo transmitidas, e ficam sem saber se algumas das "estranhas verdades" mais estranhas realmente provêm de Mim. Bem, näo estou aqui para convencê-los disso. Vou deixar a Minha Palavra falar com sinais que se seguiräo. Estou aqui apenas para lhes dizer o que vai acontecer quando comeèarem a rejeitar certos aspectos da Minha Palavra revelada. Duvidar dos Meus canais vai fazê-los questionar a Minha voz através de profecia, e depois questionar se é realmente possível confiar que alguém pode ouvir a Minha voz claramente, o que entäo vai gerar dúvidas sobre a Palavra que dei à Família. Mas serâ que o Inimigo pâra por aí? Näo. Se vocês näo conseguem confiar nas Palavras que dou para hoje, de que adiantaram as Palavras que dei antes‚ através de Papai‚ ou até mesmo dos Meus profetas antigos?

105. Se decidirem seguir esse raciocínio, mais dia menos dia o Inimigo vai fazê-los questionar tudo e até mesmo duvidar que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, ou achar que seus ensinamentos morais‚ täo antigos, podem ser aceitos ou excluídos a seu bel prazer. Eventualmente a sua fé em Deus serâ abalada e comeèaräo a se indagar se existe o certo e o errado, se existe alguém que se importa com o que fazem e como vivem, e se toda religiäo talvez näo seja picaretagem e um conto do vigârio inventado para impingir em você um côdigo moral determinado por outras pessoas.

106. Esse é o triste fim de quem comeèa a rejeitar e fechar sua mente para a verdade que revelo. Sei que para algumas pessoas é difícil aceitar todos os detalhes sobre seus ajudantes espirituais, e ficam sem saber se é verdade mesmo, porque é estranho e celestial, no entanto às vezes parecido demais com os termos, nomes e poderes mundanos, entäo vocês ficam sem saber se a pessoa recebeu corretamente. A soluèäo é acreditar totalmente no que digo, mas lembrar que no momento sô percebem uma parte mínima do quadro e que, mesmo que nem todas as dúvidas sejam bem esclarecidas nesta vida e nem tudo faèa sentido perfeitamente para vocês, e mesmo que todo nome celeste näo seja recebido da maneira exata, o que jâ lhes dei e lhes darei é bem parecido com a realidade, específico o suficiente e importante o bastante, e que Eu quero usem e seja benéfico para vocês.

107. Rechaèar de vez e dizer que algumas pessoas podem acreditar se quiserem, mas que näo se aplica a você é insensatez, e abre a porta para o Inimigo roubar a sua fé e convicèäo. Fé é o seu escudo, a sua defesa contra as muitas mentiras cujo objetivo é causar dano à sua alma. Deixar de acreditar em Mim em algum aspecto e rejeitar mesmo que uma porèäo mínima da sua fé é deixar de usar o escudo para proteger uma parte do seu corpo que näo considera essencial. “Ah, é sô o meu ombro. É bem acolchoadinho e näo tem nada vital ali. Além do mais, nem acho que vou ser atingido”. Entäo deixa o seu ombro à mostra e, como näo podia deixar de ser, o Inimigo manda uma seta direto naquela ârea sem proteèäo.

108. No princípio você talvez näo se preocupe muito, jâ que näo acertou no seu coraèäo ou nos olhos, mas näo percebe que aqueles dardos têm veneno e que se näo limpar, cuidar e tratar o local atingido vai infeccionar a ponto de matâ-lo. Se atingir o seu peito talvez o veneno se espalhe mais râpido do que se acertar o pé ou a mäo, mas com certeza, se deixar o veneno da dúvida ficar ali e causar infecèäo, vai acabar se alastrando por todo o seu corpo e matâ-lo espiritualmente.

109. Meus filhos, näo baixem o escudo em nenhuma ârea nem exponham parte alguma ao Inimigo. Se você tem fé näo precisa entender tudo, apenas crer. Continue pensando na sua fé como um escudo que o protege dos dardos do Inimigo‚ e isso o ajudarâ a entender e a se precaver mais. Você näo precisa entender como é que o seu escudo detém as setas ou saber a quantidade exata de setas ou onde elas väo acertar exatamente. Basta acreditar que se afastar–se da proteèäo do escudo vai ser atingido‚ entäo é bom ter proteèäo total, sem expor nenhuma ârea, por menor que seja ou por menos essencial que a considere.

110. Se é que väo acreditar em Mim, quero que acreditem totalmente. Se väo beber a âgua que dou, entäo bebam sofregamente, sem parar para questionar as estranhas verdades que ela contém. Como o seu Pai David afirmou naquela antiga e clâssica Carta: “Elas lhes fazem bem e estäo ali para alimentâ-los!”

111. Ao pararem para questionar, separar o que näo gostam, querer analisar tudo ou que tudo lhes seja “provado” antes, talvez achem que estäo fazendo uma seleèäo entre muitas opèöes e linhas de pensamento, mas na verdade sô existem duas: acreditar ou näo; aceitar ou rejeitar. Se rejeitar num pequeno aspecto talvez leve um tempinho para aumentar‚ mas no final sempre se expande. Mas acreditar em cada aspecto, mesmo que näo entenda completamente, é o caminho da fé plena e que gera entendimento da situaèäo no final.

112. Esses “duros discursos”, essas revelaèöes, coisas novas e verdades profundas näo säo transmitidas sô porque sei que precisam‚ mas também servem de testes. Säo dados para levâ-los além dos limites mortais e motivâ-los a deixar para trâs o raciocínio ou as percepèöes terrenas e aprender a usar os sentidos mais nobres de fé e credulidade, que acabam gerando entendimento. Se limitarem-se tentando calcular tudo, nunca väo entender. Mas se conseguirem deixar para trâs as explicaèöes e os questionamentos naturais‚ físicos e lôgicos, e simplesmente acreditar porque é a Minha Palavra‚ porque sabem que os amo e quero lhes dar a informaèäo e o conhecimento que precisam para vencer e serem bem-sucedidos, entäo o resultado dessa decisäo é entendimento, clareza, experiência e provas — tudo que talvez desejassem, mas renunciaram para simplesmente acreditar. Entender é a recompensa proveniente da fé.

Leitura adicional:

113. (Jesus:) Ah‚ as maravilhas e belezas do Céu e do plano espiritual! Säo deslumbrantes, mas se Me perguntarem poderäo discerni-las.

114. Existem anjos, ajudantes espirituais, mundos e dimensöes incontâveis! Existe muito mais para ver, e vai levar uma eternidade para verem e explorarem tudo. Entäo näo fiquem maravilhados com esses vislumbres que lhes dei nem surpresos com os seres que habitam nesse plano, e os reis, rainhas e muitos outros que jâ partiram e estäo lâ. Isso é um exemplo minúsculo de tudo que estâ por vir.

115. Alguns dos filhos de David se maravilham ao ouvirem falar de tantos ajudantes espirituais e demõnios, e da variedade de seres que lhes tenho revelado, sem entender como isso é possível. Alguns até duvidam que seja verdade, porque parece täo grandioso, täo fora deste mundo, sobrenatural e milagroso em comparaèäo com a rotina de todos vocês.

116. Meus queridos, por isso é täo necessârio ter fé! Recorram à Minha Palavra para edificarem a sua fé e comprovem que estas coisas säo assim. Nela veräo relatos de muitos anjos — säo dez mil vezes dez mil e milhares de milhares, centenas de milhöes de anjos. Existem arcanjos, anjos que ficam sobre a terra e o mar, anjos com trombetas e taèas, com pequenos livros e pergaminhos.

117. Na Palavra veräo também sobre os espíritos de muitos homens justos aperfeièoados — milhöes, tanto do passado como atuais. Ali veräo descritas feras com quatro faces, cavalos brancos alados‚ carruagens de fogo e o trono môvel de Meu Pai com rodas dentro de rodas.

118. Ali também veräo descritos dragöes e bestas, chifres e imagens, serpentes e espíritos malignos semelhantes a räs, e o Inimigo com os seus muitos disfarces, até mesmo como anjo de luz.

119. Tudo isso se encontra na Minha Palavra escrita, mas näo pâra por aí, pois tenho muito mais a lhes revelar! Portanto, Meus queridos, näo sejam incrédulos‚ mas crentes. Näo sejam como o mundo que diz "Mostre-me"‚ “Quando vir acreditarei”. Mas vocês veräo se acreditarem, porque Eu lhes mostrarei essas coisas.

Em suma:

120. (Mamäe:) As verdades que o Senhor nos revelou sobre os anjos e seres espirituais, demõnios e poderes espirituais säo incríveis; säo vislumbres de um mundo que näo vemos ou sentimos fisicamente. Para acreditar é preciso ter . Mas o Senhor permite que seja assim para servir de teste. Ele quer que exercitemos nossos músculos espirituais da fé e nos fortaleèamos nessa ârea. Depois que aceitamos, Ele nos abenèoa com a “prova”‚ que é entender, e entäo vemos claramente aquilo que até entäo aceitâvamos por fé.

121. Se você comeèar a escolher seletivamente no que vai ou näo acreditar, näo sô vai ficar em grande desvantagem na guerra espiritual — porque estarâ optando por ignorar os seus inimigos e também os que poderiam ajudâ-lo — mas deixarâ a sua fé descoberta para um ataque geral‚ que virâ a enfraquecê-lo espiritualmente. E você näo vai querer que isso aconteèa!

Promessa das chaves:

122. Peèa às chaves para abrirem os seus olhos espirituais e‚ ao dar passos de fé e decidir acreditar, as escamas de orgulho, raciocínio carnal ou de exigir provas cairäo e você conseguirâ ver mais nitidamente como as coisas säo na realidade.

Vâ mais a fundo:

?"Garrafas Velhas", CdM 242:40-41

?“Mostre-lhes Jesus”, CdM 2074:48-52

?“O Estado da Naèäo em 1995”, CdM 3017:106-113

?“Amar Jesus, 5a. Parte”, CdM 3031:102-115, BN 663

?“Profecias Sobre Dúvidas”, CdM 3041:79-82

?“Acreditar em Profecia”, CdM 3130:3-138, 204-211

?“Nada Disso me Abala”, CdM 3307:41-44, BN 906

?“Questöes, 11a. Parte”, CdM 3413:211-214‚ BN 997

?“Oblitere Obstacon”‚ CdM 3434:1-8, BN 1017

?“Entäo Você Quer Ser um Discípulo?” CdM 3458:67-75, BN 1043

?“As Chaves Misteriosas, 2ª Parte”‚ CdM 3473:146-166, BN 1061

?"O que Vem Primeiro: a Revelaèäo ou a Ilustraèäo?"‚ CdM 3474:61-62, BN somente on-line No. 12

?“Decisöes e Conseqüências, 2ª Parte”‚ CdM 3485:172-175, BN 1070

Pensamento estimulante:

123. (Jesus:) A sua vida é de fé. É uma vida na qual baseiam suas aèöes, decisöes, sistema de crenèa, tudo‚ na Minha Palavra, ignorando todas as outras alternativas quando necessârio. Quando saem da fachada surrealista que o Inimigo coloca täo cuidadosamente para prender as pessoas, a sua vida é grandemente recompensada, e conseguem ver, näo através de espelho, em enigma, mas cara a cara‚ a realidade! Se fizerem isso seräo como Neo saindo do matrix e vendo a realidade pela primeira vez, e ficaräo muito felizes por terem dedicado suas vidas para libertarem outros.

124. (Ser espiritual:) Mesmo que vocês às vezes näo se sintam benquistos nesta terra, tendo que constantemente ir contra as regras e o costumeiro, a realidade é que existe muito mais gente que pensa como vocês do que os que os ressentem e discordam de vocês, sô que no momento näo conseguem nos ver. Mas estamos ali, do seu lado, e quando despertarem na ressurreièäo, veräo que na verdade sempre tiveram a maioria a seu favor, que vocês eram os populares, os legais, os normais, e o resto é que era esquisito.

Julgar as pessoas pelo seu passado

A questäo:

125. (Mamäe:) O Senhor estâ dando lindas promessas sobre como Ele quer que a Família — como um todo e cada pessoa — mude. Ele pode nos transformar e estâ contando com grandes mudanèas e pedindo que ocorram. Existe, porém, um problema, quando as pessoas continuam tratando umas às outras do mesmo jeito de sempre, sem dar espaèo para a outra mudar. Muitas vezes näo se percebe logo‚ de uma vez, as mudanèas que as pessoas estäo tendo, porque normalmente säo mais graduais, e é fâcil pensar na pessoa do jeito que ela era o mês ou ano anterior ou até mesmo cinco anos antes. É fâcil näo levar em consideraèäo que o Senhor pode e transforma as pessoas! Às vezes é da noite para o dia, outras vezes durante um período mais prolongado. Sô precisamos estar dispostos a ver as pessoas de uma maneira diferente.

126. Eu sei, por experiência, que se você fica um tempo sem ver alguém, pode falar sobre a pessoa ou pensar nela como ela era antes, e os seus atos refletem a sua atitude. Você nem percebe que ela realmente mudou ou melhorou de verdade. É perigoso ter esse conceito das pessoas‚ porque elas podem se sentir rotuladas ou ficarem desanimadas achando que näo devem estar e nem säo capazes de mudar ou que, depois de todo o seu empenho, os outros nem repararam que elas mudaram.

127. Às vezes isso também acontece devido à familiaridade. É fâcil achar que alguém que tem sido problemâtico hâ bastante tempo nunca vai mudar‚ mas näo é verdade! Enquanto hâ vida hâ esperanèa. E principalmente agora que o Senhor estâ incentivando todos a mudarem de verdade e prometendo que pode nos ajudar a mudar‚ é importante incluir esse fator na equaèäo e estar ciente disso e sensível para perceber e poder encorajar as pessoas com quem convive de que elas estäo mudando‚ e inspirâ-las a mudar, em vez de continuar tratando-as do mesmo jeito e com isso deliberadamente travar a transformaèäo delas.

128. Recebi o seguinte de alguém no campo, e achei que expressa bem e claramente o problema:

129. Tenho tido um problema que gostaria de lhe contar e para o qual gostaria de pedir oraèäo.

130. Estou levando a renovaèäo a sério. Quero mudar e mudar drasticamente. Quero ser um vaso completamente novo, que entrega TUDO a Jesus cada dia e coloca tudo nas Suas mäos de modo a preservar a Família, obedecer ao Senhor e à Sua Palavra e seguir na direèäo em que Ele estâ nos levando.

131. Devido a esse compromisso específico que fiz de dar tudo a Jesus cada dia, especificamente de Lhe pedir ajuda para conseguir fazê-lo... estou vendo que Ele responde e age à medida que damos pequenos passos de obediência. Vi que realmente faz maravilhas dizer as palavras mâgicas: “Jesus, entrego tudo a Você”, e depois seguir e obedecer invocando as chaves em cada aspecto cada dia. Em algumas semanas eu jâ me sinto uma outra pessoa‚ dedicada, amorosa, diligente e trabalhadora; näo me preocupo mais comigo mesma e também sinto um amor muito mais profundo pelas Palavras, pela minha família, pela Família‚ lideranèa e pelos perdidos.

132. Mas fico um pouco desencorajado quando sinto que os outros näo acreditam que as pessoas podem mudar drasticamente da noite para o dia, e continuam olhando para elas — no caso olhando para mim, como eu era antes, até mesmo me rotulando de coisas que näo säo verdade, e principalmente em se tratando de pessoas que nem me conhecem muito bem.

133. Isso eu também coloco nas mäos de Jesus e peèo para Ele cuidar, jâ que prometeu que faria todo o resto.

134. Mas sô queria mencionar que, quanto às palavras que estäo sendo publicadas na renovaèäo, algumas pessoas as estäo levando a sério e efetuando mudanèas de grande porte no seu “disco rígido”, na sua personalidade e nas reaèöes no fundo do coraèäo, o que estâ afetando todos os outros aspectos de suas vidas.

135. No meu caso em particular‚ näo quero ser rotulado como uma certa pessoa, porque näo sou mais a mesma pessoa, e a cada dia as coisas väo melhorando. Oro para que deixemos de considerar as pessoas com os ôculos do passado e as vejamos sob o ãngulo positivo de que todas as coisas mudam, inclusive as pessoas que assumem esse compromisso. Se reagimos às pessoas com base na familiaridade que existia entre nôs, impedimos o crescimento e uma mudanèa radical. Se olharmos para as pessoas com uma idéia pré-concebida, vamos parar de crescer e talvez matemos a iniciativa da pessoa de mudar.

136. Estou mencionando estas coisas por causa de algo que um bom amigo me disse hoje que me fez perceber que se um bom amigo pode pensar esse tipo de coisa, o que os outros näo estäo pensando?

137. Se banharmos cada aspecto de nossa vida, coraèäo, mente e espírito, nosso modo de trabalhar, de pensar, hâbitos e reaèöes com oraèäo, louvor, com o poder das chaves e nos alimentando de verdade com a Palavra, pedindo e contando com uma transformaèäo total, acredito e sei que é isso o que vai acontecer. A única coisa que me resta é louvar pelas grandes obras que estäo acontecendo devido à renovaèäo e às BNs. Estou encontrando as respostas para todos os aspectos nos quais eu queria e precisava mudar na minha vida, e isso é apenas o comeèo.

O que Deus pensa disso:

138. (Ajudante espiritual:) Agora que você tem as chaves e estâ aprendendo a usufruir do poder que elas possuem, vai perceber cada vez mais que o que até entäo lhe parecia impossível, pode se tornar possível e é possível! Isso significa que mais milagres väo ocorrer e que as mudanèas väo ser mais râpidas. A Família ainda näo entendeu isso totalmente; muita gente näo estâ completamente consciente da diferenèa que as chaves podem fazer, juntamente com a arma indefectível do louvor que sô agora estäo aprendendo a manejar e usar eficazmente.

139. Uma coisa é certa, o Senhor quer ajudâ-lo a crescer espiritualmente e a mudar para se tornar a pessoa que Ele quer e precisa que você seja. Significa que agora, mais do que nunca, quando Lhe pedir para ajudâ-lo a mudar num certo aspecto, Ele o ajudarâ. Você continua tendo o direito de escolher, pois isso näo mudou nem vai mudar. Mas o poder que tem ao seu dispor para ajudâ-lo no plano espiritual agora é total. Você sô precisa cumprir as condièöes e utilizâ-lo. Entäo, se tomar as decisöes certas, agora tudo lhe é possível. E, por mais fraco ou incapaz que se sinta, pode tomar as decisöes certas se quiser. E se o fizer, com as chaves do Reino e todo o poder celeste prontos para apôia–lo, verdadeiramente‚ tudo é possível.

140. Muitas pessoas na Família precisam mudar esse conceito — e logo. Cada um precisa entender melhor a mudanèa que ocorreu no espírito e que a situaèäo agora é diferente em comparaèäo com o que era. Ocorreram mudanèas de maior porte tanto no Céu como no Inferno, e em todos os pontos intermediârios. A situaèäo‚ as tâticas e as armas do lado do Inimigo também mudaram recentemente. O poder dele e das forèas do mal foram soltos sobre a Terra mais do que nunca.

141. Você sabe‚ com base na Palavra de Deus, que no Fim, Satanâs serâ lanèado à Terra com muita fúria e forèa. Ele na verdade estarâ aí em carne e osso e estabelecerâ o seu quartel-general na Terra. Ainda näo é bem a hora para isso‚ mas, assim como você foi incumbido de “preparar o caminho do Senhor”, e como nôs no plano espiritual fomos liberados para ajudâ–lo mais por agora e ainda mais no final propriamente dito, logo antes do nosso Marido voltar‚ também Satanâs incumbiu os seus altos oficiais e suas forèas de prepararem o caminho para a sua chegada à Terra. É por isso que os ataques e as batalhas se diversificaram, intensificaram e se multiplicaram.

142. O nosso amoroso Rei, porém, o equipou no espírito para esses tenebrosos Últimos Dias. Ele lhe deu o poder das chaves do Reino! Essa é a arma que Ele escolheu e preparou para essas batalhas, e você precisa aprender a usar as chaves e acessar o seu poder total. O poder que tem através das chaves pode mudar tanto a sua pessoa como a sua situaèäo, quer na Terra quer nos céus, e é incomparâvel, inigualâvel, algo que você nunca viu e do qual nunca ouviu falar! E a arma do louvor o ajudarâ a superar cada batalha; o protegerâ, fortalecerâ e lhe darâ a vitôria näo importa como o Inimigo o ataque. Apesar das batalhas se intensificarem‚ as vitôrias seräo ainda maiores com o poder das chaves.

143. Você recebeu o poder de mudar. Quando perceber e acreditar mais nisso, a sua fé aumentarâ e você comeèarâ a realmente contar com a resposta ou a mudanèa, quer para si quer para outros, em vez de apenas esperar ou tentar ter fé de que poderia acontecer. E é aí que o louvor entra em cena, pois gerarâ respostas e o fortalecerâ e sustentarâ enquanto espera. O louvor cria as condièöes certas para o nosso Senhor fazer o milagre. O louvor realèa o poder das chaves, porque dâ muito mais poder a quem louva sinceramente e faz a pessoa manejâ-las com mais eficiência.

144. Entäo, serâ mais fâcil dar um dos maiores passos para conseguir ver as pessoas com outros olhos e ter fé que vai haver transformaèäo quando cada um perceber completamente que agora, com as chaves do Reino, tudo o que atarem na Terra serâ atado no Céu.

145. Quando “entender” isso, que todas as coisas näo continuam como sempre, que näo säo mais as mesmas e que, sendo assim, você näo pode “deixar o barco correr”, vai mudar de atitude, e isso farâ uma grande diferenèa em muitos aspectos. Uma diferenèa serâ na sua maneira de perceber as pessoas e as mudanèas que cada uma estâ tentando fazer.

146. Muitos precisam mudar o seu modo de pensar e logo, porque até isso acontecer väo ficar limitados. Precisam conscientizar-se da necessidade dessa mudanèa e dar passos para melhorar nesse aspecto. O primeiro é fortalecer a sua fé e entender que as coisas realmente mudaram. Você tem que estar muito mais disponível do que antes. É possível mudar — tanto você como os outros. Por mais difícil‚ particular ou rebelde que fosse, agora tem o que precisa para efetivar essas mudanèas. Depois que entender que essa falta de fé e achar que as coisas väo continuar como antes é um ponto fraco‚ poderâ comeèar a procurar maneiras e oportunidades de crescer e melhorar nesse aspecto. Pode comeèar a orar por mudanèas e ajudar as pessoas ao seu redor, realmente acreditando que é possível.

147. Este é um momento especial para crescimento e mudanèas. O Senhor estâ preparando a Família para a batalha, e existe a necessidade de cada pessoa mudar e melhorar. Todos precisam mudar em algum aspecto‚ e isso também ajudarâ neste caso, jâ que todos estaräo dando e recebendo. Talvez uma semana você vai estar ajudando alguém tendo fé na pessoa e tentando vê–la com outros olhos, mas pode ser que na semana seguinte ou em algum momento depois disso você vai estar recebendo‚ e o fato das pessoas demonstrarem fé em você vai ser bem importante e farâ uma grande diferenèa na sua vida.

148. Volta à questäo de viver a Lei de Amor e tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Nem sempre é fâcil agir assim‚ e é uma grande responsabilidade‚ mas algo que o Senhor pediu e espera que faèam.

149. Algo prâtico que podem fazer é, quando alguém pedir oraèäo por algo, por uma ârea fraca ou um aspecto que o Senhor lhe esteja pedindo para mudar, todos deveriam orar por si prôprios, para que contem com a mudanèa na vida da pessoa e para estarem abertos para percebê-la e aceitâ-la. É um passo simples de fé, franqueza e expectativa‚ mas um passo muito importante. Quando o Senhor mostra a alguém com que você mora que a pessoa deve pedir oraèäo, você pode considerar que Ele também estâ pedindo a você para passar a vê-la de forma diferente, com fé.

150. Outra coisa que pode fazer é assumir o compromisso de orar pela pessoa enquanto ela se empenha em mudar. Se incluir esse pedido na sua lista pessoal de oraèäo e orar pelos pedidos da pessoa no seu tempo de oraèäo de intercessäo, se tornarâ algo mais pessoal. Você se sentirâ mais inspirado quando vir as mudanèas, porque seräo fruto do seu trabalho também. Você se regozijarâ na vitôria com ela e juntos agradeceräo ao Senhor pelos milagres. Se estiver orando de coraèäo pela pessoa, ficarâ bem mais sintonizado nas mudanèas.

151. O Senhor quer lhe mostrar o grande poder que Ele tem para transformar você e conceder-lhe os desejos do seu coraèäo. Quando pede aos outros para orarem por você, näo sô se beneficia da forèa da oraèäo em conjunto e da humildade, mas o Senhor vai comeèar a usar isso muito mais para demonstrar a você e a outros o grande e milagroso poder que se obtém através das chaves.

Leitura adicional:

152. (Jesus:) Segue-se uma pequena ilustraèäo que lhes darâ “o que pensar”:

153. Pense na Família como uma grande trupe. Vocês säo o Meu mostruârio para o mundo, e tenho trabalhado em vocês‚ tentando treinâ-los e ensinâ-los a cantar primeira e segunda voz, a danèar‚ sorrir, etc. Levou bastante tempo e näo é fâcil conseguir colocar tanta gente interpretando juntas em harmonia.

154. Mas agora muitos estäo comeèando a fazer direito, e as pessoas que antes näo conseguiam cantar afinado estäo melhorando. Vocês progrediram incrivelmente nas suas âreas fracas, estäo aprendendo a Me acompanhar‚ a seguir o Meu ritmo e a canalizar o Meu amor ao mundo através de seus sorrisos e de canèöes que falam sobre Mim.

155. Jâ fizemos apresentaèöes e espetâculos juntos e tivemos alguns problemas. Devido a certos erros as canèöes näo foram muito bem interpretadas, a segunda voz estava desafinada e foi difícil ter que ficar ouvindo aquilo. As pessoas näo sorriram tanto quanto deveriam nem refletiam o Meu amor dessa forma, etc.

156. Agora que estamos ensaiando para o grande show, nos deparamos com um problema. Estou ouvindo muitos comentârios tipo: "Näo quero cantar tal música com fulano de tal porque ele sempre desafina." "A última vez que cantei com ela, de repente ela comeèou a cantar num tom mais baixo. Foi horrível e muito constrangedor." “Ele nunca sorri. Näo quero ficar do lado dele.” “A última vez que danèamos juntos ele errou o passo.”

157. Apesar de muitas dessas coisas serem sem dúvida motivo de preocupaèäo, vocês precisam entender que tenho trabalhado na vida de cada pessoa para treinâ-la e lhe dar ajuda personalizada, instruèöes e dicas quando precisa‚ e cada um tem melhorado bastante. Cada pessoa que tem ensaiado para participar desta apresentaèäo renovou seu compromisso‚ estâ se dedicando muito mais e estâ sendo colocada na berlinda.

158. Portanto estou pedindo a todos vocês — por amor ao espetâculo — que esqueèam o passado e reparem nas mudanèas ocorridas. Estou pedindo que ensaie de novo cantar com aquela garota que da última vez o constrangeu e perceba que na realidade a voz dela se tornou linda nos últimos meses, e que agora vai se harmonizar perfeitamente com a sua. Desta vez, quando cantarem, sua música profunda e bela atrairâ muitos a Mim e mexerâ com algumas pessoas de coraèäo bem duro.

159. Estou pedindo que dê a outros a oportunidade de melhorarem, a mesma que quer que lhe dêem. Ninguém quer ser rotulado nem ouvir sobre a ocasiäo quando tropeèou, perdeu o equilíbrio, caiu e torceu o tornozelo na frente de 200 pessoas, näo é? Você quer que as pessoas compreendam que ensaiou incansavelmente e que agora é um dos melhores bailarinos.

160. Vai agir assim para que essa apresentaèäo seja a mais extraordinâria? A única maneira de ela causar impacto suficiente para chamar a atenèäo do mundo é se todos vocês trabalharem juntos e cada um fizer a sua parte.

161. Caso se recuse a aceitar e adotar as mudanèas, os novos movimentos, o fato de que as pessoas melhoraram, e trabalhar com elas tendo isso em mente, vou ter que colocâ-lo cada vez mais para o fundo do palco, e eventualmente para os bastidores, ou até retirâ-lo completamente do evento, porque estarâ atrapalhando o progresso que todos nôs estamos nos empenhando para ter.

162. Entäo, se estiver batalhando para esquecer o passado e ver as pessoas na sua equipe com novos olhos como estou lhe pedindo, venha e tenha uma conversinha de coraèäo Comigo para esse fim. Peèa-Me para lhe dar a Minha perspectiva celestial e uma visäo nova da pessoa com quem estâ tendo batalhas para perceber como ela mudou e como deveria considerâ-la e tratâ–la agora, devido a tudo que ela aprendeu. Peèa-Me para lhe mostrar, como numa filmagem, ela fazendo coisas que antes näo fazia, e se saindo bem. Eu lhe mostrarei e ajudarei a entender que é tolice e näo tem lôgica continuar achando que ela näo tem capacidade ou que vai sempre cometer os mesmos erros.

163. Peèa por humildade para entender que você também jâ cometeu a sua quota de erros, mas que nem por isso Eu desisti de você. Peèa-Me para lhe dar um reforèo de amor impulsionado pelas chaves para ajudâ-lo a considerar e tratar as pessoas como gostaria que fizessem com você — com equidade e amor, com fé, vendo o seu potencial e como você mudou e melhorou. Peèa-Me para ajudâ-lo a entender os perigos e as conseqüências de näo perdoar, amar e progredir.

164. Verâ que, ao libertar outros das correntes do passado, você terâ liberdade para progredir e obterâ êxito!

Em suma:

165. (Mamäe:) O Senhor näo sô estâ prometendo que pode e quer nos transformar, mas nos deu tudo que precisamos para fazer a parte que nos cabe e lutarmos para alcanèar essa meta! A realidade é que, se Deus quiser, cada um de nôs — e também nossos amados e aqueles com quem trabalhamos — vai mudar.

166. É muito importante apoiar as pessoas quando elas estäo se esforèando por mudar, incentivâ-las a perseverar, a continuar mudando, mencionar que percebemos e animâ-las a prosseguir. Essa é uma parte muito importante do processo de mudanèa que as pessoas por perto devem adotar, além de comeèarem a ver a outra de forma diferente para que a mudanèa se consolide. Se näo for assim, mesmo que a pessoa se esforce bastante, se aqueles com quem ela convive continuam tratando-a da mesma maneira de sempre, achando que ela vai agir “como antes”, ela vai ficar desanimada. Essa atitude vai dificultar muito mais as coisas e às vezes pode até fazê-la desistir!

Promessa das chaves:

167. Nada suporta o poder que coloquei nas mäos dos filhos de David. Pegue-o e maneje-o. Invoque as chaves, use a arma do louvor e a vitôria estâ garantida!

Vâ mais a fundo:

?“Lièöes de Amor”‚ CdM 2975:37-48, 55

?“O Dia da Renovaèäo”‚ CdM 3164:3-45

?"Você Consegue 1ª Parte", CdM 3277:7-18, 115-132, BN 880

?“Como Mudar Velhos Hâbitos e Atitudes Muito Arraigadas”‚ CdM 3324:4–24‚ BN 929

?“Superando”, CdM 3379:52-66, BN somente on-line No 2

?“O Poder da Oraèäo em Conjunto!”, CdM 3404:126-131, BN 994

Pensamento estimulante:

168. (Jesus:) Pare e pense em algum grande homem ou mulher de Deus do qual jâ ouviu falar e como cada um deles chegou a um ponto de decisäo, ou a vârios, quando alguém entäo lhes deu a Minha mensagem, demonstrou fé neles, os animaram quando estavam desanimados ou os fizeram lembrar das Minhas promessas, o que lhes deu fé para perseverar — e depois eles realizaram uma grande obra para Mim. Esteja presente para os seus irmäos e companheiros na hora da batalha, quando eles chegarem ao “momento decisivo”. Sejam representantes Meus para a pessoa que amam‚ com quem trabalham e para os seus companheiros. Estejam presentes para erguê-los quando tropeèam, consolâ-los quando desanimam e lembrâ–los das Minhas promessas infalíveis, as quais lhes daräo fé para perseverar. Demonstrem que apôiam, que têm fé na pessoa e acreditam que, Comigo, ela pode fazer qualquer coisa que Eu lhe pedir! — E ela o farâ!

169. (Jesus:) Eu disse para näo se conformarem, mas se transformarem. Transformarem-se no quê? Quando vocês näo se conformam, transformam-se em super-homens e em supermulheres de Deus. O mundo näo exercerâ atraèäo sobre vocês. Veräo além do plano transitôrio e teräo poder no plano espiritual. Transcenderäo os limites normais do ser humano para se transformarem em algo muito mais grandioso, jamais visto na histôria.

Linguagem obscena

A questäo:

170. (Mamäe:) Muitos de vocês ainda têm o mau hâbito de usar linguagem obscena. Alguns nem consideram täo ruim assim, e acham que se proibimos estamos sendo pudicos, conservadores demais ou até igrejeiros.

O que Deus pensa disso:

171. (Jesus:) Como estâ sendo enfatizado ainda mais que usem a arma de louvor o tempo todo, a última coisa que deveríamos ouvir de vocês seriam as murmuraèöes do Diabo em forma de palavröes e outros tipos de linguagem obscena! Näo importa se consideram um hâbito ou se acham que precisam usar tais palavras para se expressarem com intensidade sobre uma questäo. Usar linguagem obscena na realidade é o substituto que o Diabo oferece no lugar das Minhas palavras positivas de louvor.

172. Quando algo näo dâ certo ou ficam zangados ou muito bravos, ou se querem expressar seu desagrado, usar as mesmas palavras sujas do Sistema, as metâforas horríveis e os palavröes utilizados em relaèäo a certas pessoas ou situaèöes é o contrârio do que estou querendo lhes ensinar a fazer. Estou tentando fazer todos vocês Me agradecerem pelas coisas boas e ruins e encontrarem maneiras e pontos de modo a Me darem glôria em tudo. Usar palavröes em seu linguajar vai totalmente contra a maneira como os estou guiando a agir.

173. Talvez achem que é algo um pouco sem importãncia, mas como Eu vejo no espírito, sei que näo é täo insignificante. Agir assim é dar voz à atitude negativa do Inimigo e deixar a sua boca e espírito expressarem o que bem entendem, em vez de se disciplinar para ter reaèöes de acordo com os preceitos cristäos, que sirvam de testemunho e exemplo, e até para demonstrar uma característica de um discípulo que quer dar glôria a Mim. Agir assim é ceder ao espírito do mundo, àquele espírito sem amor, nojento, grosseiro‚ egoísta, impaciente e murmurador do Inimigo, que ele sempre quer impingir no mâximo de pessoas possível.

174. Eu sinceramente näo gosto disso, principalmente quando vocês usam esses termos entre si, ou para expressar raiva, em vez de superarem tal sentimento usando a arma do louvor. Na verdade Eu fico incomodado quando ouèo essas palavras vindas de vocês, roubando e substituindo o uso de palavras potencialmente maravilhosas de louvor que dariam glôria a Mim e Me incitariam a agir em seu favor.

175. Se sentirem dor‚ clamem uma chave; se ficarem chateados‚ procurem desesperadamente um ponto positivo e louvem. Se ficarem incomodados, usem palavras de amor mesmo que sintam tudo menos isso‚ jâ que a resposta branda desvia o furor. Se indignarem–se com razäo, clamem a posse total para poderem expressar as Minhas palavras. — Mesmo que sejam fortes seräo usadas no momento certo. Para toda situaèäo em que um palavräo sairia automaticamente dos seus lâbios, existe uma alternativa melhor.

176. Näo considere isso algo sem importãncia‚ insignificante e que nem faz diferenèa, porque para Mim faz. Faz diferenèa para os seus irmäos, e com certeza para as suas ovelhas e pessoas de fora. Faz uma grande diferenèa para o exemplo que dâ e até para a sua saúde espiritual. Ficar täo acostumado a usar ou ouvir essas palavras que você nem se importa mais é sinal de que estâ deixando deslizar esse e talvez outros aspectos da sua vida espiritual. Näo estâ sendo vigilante ou em guarda contra as invasöes do Inimigo, além de näo estar tentando colocar a Palavra em prâtica tanto quanto um discípulo deveria fazer. A Palavra deixa bem claro qual a Minha opiniäo sobre essa questäo, além de mostrar com o que Eu quero que encham suas bocas: louvor e palavras de gratidäo a Mim.

177. As pessoas däo mil e uma desculpas para usarem essas palavras, mas como Eu disse, existe uma alternativa para cada situaèäo. Mesmo que estejam apenas usando alternativas mais “brandas”, como, por exemplo, versöes diluídas do “produto original”, näo acham muito melhor largarem o hâbito de praguejar e darem preferência a aprenderem a clamar uma chave, fazer uma oraèäo, Me louvar e coisas assim? Mesmo que näo seja uma “asneira daquelas”, se for uma palavra ociosa‚ näo prefeririam substituí-la por algo muito mais poderoso e eficaz?

178. Infelizmente, existem também aqueles que usam essas palavras näo tanto porque sentem necessidade, mas porque querem dar uma de que estäo com tudo, que säo duröes, ou mundanos. Essas pessoas normalmente jâ assistiram a filmes demais e foram contaminadas pela música cheia de palavröes do Sistema e por muitos outros vícios do mundo, e acham legal “temperar” suas frases com elas. Elas também precisam parar e aprender a usar palavras melhores que ministram graèa aos ouvintes. Depois de tudo que Eu jâ disse na Palavra a esse respeito‚ näo existe desculpa para agir assim e deliberadamente usar essas palavras ao conversar, sô porque gosta de vender essa imagem. Näo é uma conduta aceitâvel.

179. Vocês väo ficar muito mais felizes e até ter mais forèa no espírito se aprenderem a usar as alternativas que ofereèo. Parem de falar palavröes completamente e procurem cultivar novos hâbitos que promovam a utilizaèäo das novas armas e ataques poderosos de louvor em vez das falsidades enojantes e imundas do Inimigo.

180. Uma última dica é que linguagem obscena é um problema que pode ser tirado do seu meio se todos vocês forem fiéis em serem guardadores de seus irmäos. Todos vocês estäo aprendendo lièöes sobre melindrice e aprendendo a aceitar o que o outro diz, entäo coloquem em prâtica em relaèäo a esta questäo. Se alguém estâ sempre cometendo deslizes, corrija a pessoa de uma forma amâvel, com amor, ou lhe mostre um exemplo melhor louvando, clamando as chaves ou qualquer que seja um substituto mais positivo. E se você for corrigido, por favor, aceite sem ficar melindroso e acusar a outra pessoa de farisaísmo. Tente entender que pedi isso a ela para todos vocês perderem esse mau hâbito e poderem agradar ainda mais ao seu Marido e Rei.

?

181. (Papai:) Jâ ouvi alguns de vocês darem a desculpa de que eu às vezes me expressava com palavras fortes, entäo talvez näo seja täo ruim assim. Mas acho que veräo que sempre usei quando vinha a calhar e era até necessârio.

182. O problema nos nossos Lares atualmente é que perderam as rédeas, e mesmo que seja adequado se expressarem assim em raríssimas ocasiöes, as pessoas se sentem no direito de usar muito mais vezes quando näo é adequado. Quando se permite um ou dois palavröes, mesmo que dentro das circunstãncias apropriadas, as pessoas com menos sabedoria extrapolam um pouco, e você acaba tendo que conviver com uma maneira de se expressar extremamente inconveniente por parte das pessoas e das crianèas, inclusive com termos que näo deveriam ser usados para xingar. As pessoas distorcem o sentido e sujam certos termos. Palavras como‚ por exemplo, “foder”, ou o nome do nosso maravilhoso Amado e Salvador, precisam permanecer puras e limpas.

183. No geral atualmente existe nos nossos Lares um ambiente muito mais do mundo do que sadio, e precisamos extirpar isso. As coisas ficaram descontroladas nesse aspecto, por isso o Senhor trouxe a renovaèäo. Adultos, adolescentes e crianèas estäo extremamente acostumados a absorver as coisas do mundo. Entäo, mesmo que näo exista problema algum usar‚ de vez em quando‚ um nome feio quando estâ falando de algo que realmente merece uma linguagem mais forte, como por exemplo, "maldito Sistema", ou “a merda do Diabo”, etc., pelo fato desse problema ter ficado descontrolado‚ gostaria de pedir que, por favor‚ retirassem completamente tais palavras de seu vocabulârio‚ pelo menos até o comportamento nos nossos Lares estar mais de acordo com o que o Senhor estâ pedindo, e todos os jovens e crianèas pararem de usar qualquer tipo de linguagem obscena.

184. Vai demorar um pouco para os bons hâbitos se enraizarem e essa contaminaèäo e podridäo serem completamente retiradas. Talvez chegue uma hora quando todos estejam mais disciplinados, conscientes e rígidos no espírito e entäo näo tenha problema usar um palavräo de vez em quando, se adequado. Pode ser que num certo momento até seja necessârio quando estiverem testemunhando. Mas por agora, vamos proibir isso completamente para podermos voltar a nos expressar dentro de um padräo amoroso e de acordo com os preceitos divinos, como deve ser nos nossos Lares. Cuidado caso as suas palavras estejam escandalizando alguém. “Pelas tuas palavras serâs justificados, e pelas tuas palavras serâs condenado” (Mt 12:37).

Em suma:

185. (Mamäe:) Estamos largando linguagem obscena, tudo relacionado a ela, inclusive palavras que talvez pudessem ser usadas em determinadas ocasiöes, porque a coisa ficou descontrolada e agora as pessoas se expressam de uma maneira extremamente inconveniente. Peèa ao Senhor para ajudâ-lo a substituir essas palavras fortes e negativas por palavras de louvor e oraèäo, e que seja automâtico invocar as chaves. Näo vai acontecer naturalmente. Vocês väo ter que lutar de verdade para efetuarem essa mudanèa, principalmente se for um hâbito muito forte. Mas, imaginem o que louvar em voz alta, invocar as chaves ou orar — em vez de xingarem — vai fazer pela sua vida espiritual!

186. Para os nossos Lares serem bem-sucedidos nesta empreitada, todos nôs teremos que ser guardadores dos nossos irmäos e mencionar um para o outro. Orem para terem amor‚ sabedoria, convicèäo e humildade, que säo ingredientes essenciais para serem guardadores de seus irmäos, mas sem farisaísmo.

Promessa das chaves:

187. Näo importa qual seja a sua reaèäo natural, ou hâ quanto tempo reaja assim, as chaves podem ajudâ-lo a mudar!

Vâ mais a fundo:

?“Vamos Entrar na Linha por Jesus! — 2ª parte”, CdM 2891:90-95

?“Você É o que Vê”, CdM 3182:19-21, BN 787

?“Livre-se da Boca-Suja”, CdM 3185, BN 790

?“Mata? Ou Sara? O que a sua Língua Faz?”, CdM 3188:30-58, BN 793

?“O Poder da Língua”‚ 1–5, Manual da Palavra

Pensamento estimulante:

188. (Jesus:) A resposta para quase todo problema ou deficiência na Família hoje em dia é ter mais pureza de espírito e menos contato com as coisas do mundo e a contaminaèäo vinda delas. Ao cortarem os laèos com as coisas imundas e estenderem as mäos para receber mais do Meu Espírito e vida veräo milagres‚ provisäo, êxito na testificaèäo, maiores obras, uniäo‚ felicidade e todo o tipo de bênèäos.

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)