Renovação: Um Presente de Amor para as Crianças, 1ª Parte

Maria
June 15, 2004

Maria 679 DF/MM/FM 3491 4/04

Eu desejo que a renovaèäo seja uma experiência positiva e feliz para seus filhos. Eu quero cumulâ-los de benefícios, presentes e bênèäos especiais durante esse período.

Nota com respeito a exceèöes
para as crianèas no Brasil24

Obs.: Quando dizemos “suas crianèas”, “seus filhos”‚ e “as crianèas” nesta BN, salvo outra indicaèäo‚ estamos nos referindo a todos os nossos filhos, dentro do contexto de “Uma Esposa”.

Querida Família

Nesta BN vou falar sobre nossas preciosas crianèas, especificamente as de 0 a 11 anos de idade. Como sabem, elas também väo participar da renovaèäo‚ apesar de que por uma razäo um pouco diferente. Para os adultos esse período serâ de limpeza e fortalecimento espiritual, quando endireitaremos nossos coraèöes com o Senhor, abandonaremos nossas dependências e hâbitos mundanos e efetuaremos mudanèas permanentes no nosso estilo de vida, como leram bastante a respeito na primeira BN desta série ("Renovaèäo: A Visäo Geral"). Para as crianèas‚ porém, a renovaèäo vai ser completamente diferente. Para todos nôs, mais jovens e mais velhos, a renovaèäo serâ um presente maravilhoso do amor do Senhor‚ mas esse amor vai se manifestar de formas diferentes. No caso das crianèas‚ o Senhor quer que todos na Família aproveitem essa ocasiäo para amâ-las, cuidar delas e ministrar-lhes mais do que nunca. (Obs.: Apesar de alguns conselhos gerais nesta BN serem úteis a Lares com JETTs e adolescentes, a BN 1077 tratarâ especificamente das necessidades dessa faixa etâria.)

2. Devido aos pecados, fraquezas‚ concessöes, desobediências e outras falhas da Família, um aspecto da nossa vida que foi muito prejudicado foi o trabalho de cuidar de nossos queridos filhos. Os seus copinhos de amor näo têm sido enchidos tanto quanto deveriam ser. Eles näo têm sido treinados e näo se ministra a eles de forma constante como merecem, e em muitos casos foram deixados de lado em prol de coisas “mais importantes”. Muitas outras coisas, empreendimentos, metas e realizaèöes pessoais têm tido preeminência sobre dispensar um cuidado de qualidade aos nossos filhos. Outras coisas, preocupaèöes e prioridades substituíram o tempo de qualidade com nossos filhos, mas o Senhor quer mudar e melhorar essa situaèäo.

3. A renovaèäo provê uma oportunidade maravilhosa dos adultos e jovens se concentrarem nas crianèas, e terem como prioridade as necessidades delas, tanto físicas como espirituais, emocionais e quaisquer que sejam. O Senhor quer abenèoâ-las mais do que nunca durante esse período, porque as ama. Como elas väo participar da renovaèäo junto com vocês e väo receber menos influências do mundo, väo precisar de uma ministraèäo mais personalizada, o que os forèarâ, no bom sentido, a dedicar mais tempo a suprir o que elas precisam e efetuar as mudanèas que väo melhorar a vida delas. Todos nôs sabemos que precisamos disso e queremos isso‚ entäo, com a renovaèäo, o Senhor estâ nos fazendo um favor ao pedir que deixemos de assistir a TV e filmes‚ de jogar jogos de computador e de nos envolvermos em outros tipos de coisas do Sistema‚ porque essas säo algumas das distraèöes que têm nos impedido de passar tempo de qualidade com nossos filhos.

4. Jâ tivemos mil e uma "campanhas" na Família no decorrer desses anos — a visäo de escolas, investida nos põsteres, ministrar com os Alimentos Diârios, Contato, comitês e outras. Entäo‚ nestes seis meses, a Família inteira vai se concentrar muito mais nas crianèas e em suas necessidades. Vai ser uma “campanha de amar as crianèas”, uma “campanha de investir nas crianèas”, uma "campanha de ministrar para as crianèas". Provavelmente o mais importante que podem fazer durante a renovaèäo, além da limpeza espiritual do Lar e de cada um, é investir na esperanèa do nosso futuro. Essa näo é a única razäo da renovaèäo‚ mas é uma parte prioritâria. Precisam fazer com que seja especial para as crianèas. Vocês têm a responsabilidade de ver que as coisas aconteèam para elas porque o Senhor depende de vocês para transmitir-lhes o Seu amor, das maneiras que elas mais precisam.

5. Para os adultos a renovaèäo é algo bem espiritual. Eles väo sentir o amor do Senhor através da limpeza e renovaèäo, da orientaèäo que väo receber e do progresso que faräo, através dos novos hâbitos que väo adquirir e do auxílio que Ele lhes darâ quando comeèarem a reestruturar seus Lares e vidas. As crianèas, porém, näo väo sentir o amor do Senhor desse mesmo jeito, mas sim através daqueles com quem vivem — seus pais, pastores, professores e outros adultos e jovens no Lar. É claro que o Senhor também quer que aprendam a ter mais amor por Ele‚ por Sua Palavra e pelas coisas do Espírito, e que continuem crescendo como Suas discípulas e desejando servir-Lhe. Mas se comeèarmos a investir mais em todos os aspectos de suas vidas, isso acontecerâ automaticamente. Precisamos dar prioridade aos nossos filhos.

6. A meta da renovaèäo com relaèäo às crianèas é fazê-las sentirem-se mais amadas, saberem que säo tratadas como indivíduos, conhecerem melhor seus pais e outros adultos e jovens no Lar, terem uma comunicaèäo mais profunda e significativa, receberem mais investimento de tempo, poderem aprender coisas que nunca tiveram oportunidade de aprender, adquirirem um melhor equilíbrio em suas vidas, fazerem coisas, tanto físicas como espirituais, que nunca fizeram, ficarem entusiasmadas com testemunhar, terem experiências novas, se sentirem mais felizes, se divertirem e desfrutarem da vida que vivem para Jesus, e sentirem o Seu amor de maneiras tangíveis que marquem suas vidas para sempre.

7. Nosso Marido deseja que a renovaèäo seja uma experiência positiva e feliz para nossos filhos. Ele quer cumulâ-los de benefícios, presentes e bênèäos especiais durante esse período. Mas, independentemente de todas as promessas que Ele tenha dado para nossas crianèas, Suas boas intenèöes iräo por âgua abaixo se alguém näo O ajudar a cumpri-las. Ele näo pode fazer tudo de maneira sobrenatural. Precisa agir através de você, ou seja, cada adulto e jovem em cada Lar. Ele optou por agir assim porque vocês manifestam o Seu amor às crianèas, vocês säo Seus representantes. Ele precisa agir através de alguém, e nesse caso de vocês.

8. (Jesus:) Os seus filhos dependem de vocês, de que representem o Meu amor para Eles de uma maneira que consigam entender, perceber, assimilar e sentir. Se vocês näo lhes demonstrarem amor suficiente, como väo saber que os amo? Se vocês — e näo Me refiro apenas aos pais, mas a todos — näo derem às crianèas os presentes de tempo, afeto, atenèäo, interaèäo personalizada‚ ministraèäo, diversäo e desafio, como é que elas väo poder receber essas coisas que quero lhes dar? As únicas mäos que possuo para ajudâ-las säo as suas, e também os únicos pés que tenho para levâ–las aonde gostariam que fossem. Sô tenho os seus olhos para ver o que elas precisam e suprir, e a única boca que possuo para lhes falar do Meu grande amor e desvelo é a de vocês. Vocês säo o meio pelo qual manifesto o Meu amor pelas crianèas, e essa é uma responsabilidade seriíssima.

9. Desejo que cada crianèa receba muitos presentes especiais durante a renovaèäo, tanto físicos como espirituais, mas sô posso lhos dar se Me deixarem agir através de vocês. Todos vocês säo responsâveis por Me ajudar a cumprir Minhas promessas para as crianèas, e se näo Me ajudarem, quem vai me ajudar? Por favor, näo as decepcionem nem deixem as Minhas promessas passarem em branco sem se cumprir. Por favor, näo permitam que a fé dos seus pequeninos seja desapontada devido às suas falhas, preguièa, letargia ou falta de fé. Näo permitam que ouèam falar das grandes coisas e das maravilhosas promessas que tenho para elas, mas nunca as vejam se concretizar. Preciso de cada um de vocês para ajudar a cumprir as Minhas promessas e dar às crianèas os presentes que desejo lhes dar.

10. Se falharem em Me representar para os seus pequeninos e de fazer o melhor por eles‚ o que Eu sei que é melhor, eles seräo prejudicados. Väo achar que menti ou que sou um Deus que se gaba de grandes coisas mas näo cumpre Sua Palavra. Vou avisar cada um de vocês: as promessas que fiz para as crianèas durante a renovaèäo se cumpriräo proporcionalmente à sua determinaèäo de Me ajudar a cumpri-las. Näo importa todas as maravilhas que Eu deseje fazer na vida dos seus filhos e quantos presentes queira lhes dar‚ se vocês näo fizerem a sua parte e näo forem uma personificaèäo de Mim para os seus filhos, Eu fico de mäos amarradas e o Meu poder fica travado.

11. Os seus filhos menores näo entendem o meu amor. Eles näo conseguem Me ver nem entender o Meu amor como vocês. Sendo assim, vocês têm o dever, a responsabilidade, de ajudâ-los a sentir o Meu amor através de vocês. Por favor‚ imploro que os ajudem a receber os presentes especiais e as bênèäos que quero lhes dar, e faèam com que a renovaèäo seja um período marcante e memorâvel para eles. Faèam com que esse período os marque de tal maneira que ao lembrarem desses meses eles se lembrem de como sentiram mais fortemente do que nunca o Meu amor e cuidado através de vocês. É isso o que mais desejo para os seus filhos. Vocês väo Me ajudar a cumpri-lo?

12. (Jesus:) Lembra–se da histôria no Good Thots na qual o pregador todos os domingos sorria para as crianèas quando elas saíam da escolinha dominical‚ mas um dia ele se esqueceu de fazer isso? Você se lembra do que a menininha disse entre lâgrimas? “Sorri para Deus mas Ele näo ligou para mim” [GT 2, pâg. 1240, N° 18]. É isso que säo para as crianèas — a manifestaèäo do Meu amor por elas em suas vidas. Elas säo bem pequenas e suas emoèöes säo frâgeis, até as que näo demonstram muito, e precisam de evidência tangível do Meu amor em suas vidas, evidência de que as amo, cuido delas, quero estar com elas e fazer coisas especiais por elas.

13. Nesse caso vocês säo as únicas mäos que possuo. O seu amor manifestado dedicando-lhes tempo é uma das melhores, se näo que a melhor maneira de uma crianèa sentir o Meu amor. E assim como amo vocês tanto‚ também amo a elas — e de uma maneira extra especial muito além do que poderiam imaginar. Por mais que Minha alma tenha sede e se deleite no amor romãntico de Minhas noivas, existe um outro amor, täo importante, um amor especial que tenho pelas crianèas e que sempre tive pelos pequeninos.

14. Mas como as crianèas säo mais jovens no espírito elas näo conseguem Me sentir no espírito como vocês, por isso precisam se apoiar no amor terreno, na atenèäo que recebem por parte dos que Me representam para elas, que säo vocês. Os pais, professores e as pessoas que ajudam a cuidar delas säo o único meio através do qual posso expressar o Meu grande amor por elas, e se näo lhes dedicarem tempo, quem o farâ? Se näo as amarem por Mim, como vou amâ-las?

15. Tento lhes demonstrar amor de maneiras especiais, como por exemplo, lhes dando um dia bonito e ensolarado quando estäo no parque, suprindo suas necessidades, protegendo-as de acidentes e doenèas. Mas essas coisas näo suprem a necessidade interior que tenho de passar tempo com elas, brincando, cantando para elas, ensinando-lhes, aconchegando-as, beijando-as e colocando-as no colo para ler uma histôria. Preciso de vocês para fazer isso por Mim‚ por elas e por vocês mesmos.

16. (Mamäe:) Algumas coisas específicas nesta BN estäo direcionadas principalmente aos pais e professores, mas mesmo que você näo seja nenhum dos dois‚ existe muitíssimos conselhos para você também. Näo importa qual seja o seu ministério ou servièo para o Senhor‚ se mora num Lar onde tem crianèas‚ ou se hâ Lares com crianèas por perto‚ você tem algum contato com elas. Esta BN contém informaèäo vital para a sua interaèäo com crianèas, e também um discernimento espiritual do importante papel que você desempenharâ para que a renovaèäo seja um período memorâvel para elas e que transforme a vida delas. Väo precisar se unir durante a renovaèäo e fazer a diferenèa na vida daquelas com as quais vivem ou têm contato envolvendo-se com elas. Cuidar dos nossos filhos deveria ser da conta de todos. Todos precisam ter a visäo para cuidar das crianèas durante a renovaèäo e depois.

Segredos para a renovaèäo ser um sucesso

17. (Mamäe:) Que incumbência mais maravilhosa o Senhor nos deu, de demonstrarmos o Seu amor para nossos filhos! É um privilégio sermos usados para transmitir os Seus dons e as Suas bênèäos para as crianèas. Ele até diz que o que Seu profundo desejo é que elas sintam o amor dEle através de nôs. Ele depende de nôs, conta conosco e, o que é mais importante, tem fé em nôs.

18. Por mais grandiosa e especial que a renovaèäo pareèa, e por mais que o Senhor diga que vai ser positiva para as crianèas, as coisas näo väo acontecer num passe de mâgica. Vai exigir empenho e trabalho da parte de todos. Mas, para ser mais fâcil, o nosso Marido nos deu alguns conselhos contando–nos os maiores segredos para obtermos sucesso, os quais vou passar para vocês nesta Carta. Ele estâ täo interessado nas crianèas e quer que O ajudemos a cumprir as Suas promessas durante os prôximos seis meses‚ que nos deu pontos-chave específicos que nos ajudaräo a fazer exatamente isso. Como häo de ver, näo säo nada do outro mundo. Säo metas viâveis, e se nos comprometermos a cumprir cada uma, o Senhor promete que farâ a parte dEle, o que nôs näo temos condièöes de fazer.

19. Vou fazer uma relaèäo breve dos dez segredos principais para a renovaèäo ser um sucesso na vida das crianèas:

1: Ter fé e acreditar que é viâvel.

2: O Lar se unir.

3: Ter uma atitude positiva.

4: Pais explicarem em oraèäo para as crianèas o que é a renovaèäo.*

5: Entender que a meta principal é se divertir.

6: Concentrar–se nos benefícios.

7: Usar o poder do louvor e comemorar a renovaèäo.

8: Planejar com antecedência e incluir recompensas.

9: Dar vida à Palavra e tornâ-la interessante.

10: Orar e clamar as chaves.

*(Obs.: Se os seus filhos tiverem contato com filhos de membros Ativos ou de amigos, podem usar alguns dos pontos desta Carta para explicar a renovaèäo aos pais. Os trechos dos parâgrafos de 2 a 4, e de 127 a 148 contêm pontos com os quais a maioria dos pais se identificaria. Perguntem ao Senhor qual a melhor maneira de explicar o período de renovaèäo e Ele lhes darâ a melhor explicaèäo para cada amigo com o qual vocês estäo em contato.)

Segredo para o sucesso N°1:

Ter fé e acreditar que é viâvel

20. Tenho certeza que ninguém estâ achando que este plano de nos concentrarmos nas crianèas durante a renovaèäo näo seja uma boa idéia. Posso imaginar que o considerem uma oportunidade incrível e uma ordem especial do Senhor para todos os nossos Lares no mundo. Mas ao mesmo tempo talvez estejam se perguntando desde o comeèo se é realmente possível fazer isso. Provavelmente acham que jâ estäo no limite mâximo, e agora, além de tudo o que mal conseguem fazer, com todas as mudanèas e trabalho que a reestruturaèäo da Família envolve, o Senhor ainda estâ pedindo que se concentrem mais nas crianèas! Tenho certeza que todos querem fazer e devem achar maravilhoso na teoria, mas talvez se perguntem se näo é construir castelos no ar e se näo se trata de uma meta inalcanèâvel.

21. Quando o Senhor nos pede algo novo ou nos apresenta um grande desafio, às vezes ficamos um pouco assombrados. Como somos humanos e normalmente temos uma visäo lôgica, algumas coisas que o Senhor nos pede nem fazem muito sentido, pelo menos näo logo de início. Muitas vezes o nosso ponto de vista carnal é de que näo dâ para fazer, ou o Inimigo nos faz pensar que o plano do Senhor näo vai dar certo ou o que Ele estâ esperando de nôs näo é realista.

22. Posso imaginar que alguns de vocês talvez tenham esse tipo de batalha ao pensarem na renovaèäo. O Senhor estâ pedindo que cada um e os Lares invistam mais tempo nas suas crianèas, ministrando mais para elas e dando-lhes atenèäo individual para que a renovaèäo seja uma ocasiäo especial e divertida. Vocês talvez fiquem sem saber como väo conseguir mais tempo para tudo isso. Querem fazer e sabem que é importante, mas talvez estejam batalhando quanto à maneira como devem aplicar este conselho e até se indagando se é viâvel.

23. É natural se sentirem assim no início, mas, por favor, näo continuem com essa postura. Lutem para superar e peèam ao Senhor fé para acreditar que o que Ele estâ lhes pedindo é viâvel e possível, porque é. Ele näo lhes pediria nenhuma tarefa nem apresentaria um desafio que näo soubesse ser possível alcanèarem, com a ajuda dEle e com o poder das chaves.

24. Näo tenho a menor dúvida que os desafios da reestruturaèäo e da renovaèäo väo colocar a sua fé à prova. Mas isso näo é ruim, é bom, porque a sua fé aumenta quando você tem que esticâ-la. O Senhor estâ lhes dando uma nova montanha, um novo monte de progresso que deseja que escalem. É a montanha de expansäo da fé que vai ampliar os seus horizontes e fazê-los superar as limitaèöes do plano natural e ter fé que “tudo é possível ao que crê”. A fé desempenha papel fundamental para garantir o êxito da renovaèäo. Entäo‚ clamem as chaves de fé e fiquem firmes na Palavra e receberäo a fé que precisam.

25. (Papai: ) A vida de vocês é composta de muitas facetas. Säo muitas as coisas importantes que precisam fazer cada dia sem falhar. Precisam tomar tempo na Palavra, dormir‚ se alimentar fisicamente e fazer exercícios. Precisam passar tempo com o Senhor e manter o seu Lar funcionando; precisam cumprir todos os requisitos da Carta (ou do Estatuto do Membro Missionârio)‚ sair para testemunhar, angariar fundos e muito mais. E se todas essas necessidades normais näo fossem o bastante, agora com a reestruturaèäo da Família estäo sendo acrescentadas ainda mais coisas, que talvez sejam mudar de categoria, mudar de Lar e fechar Lares‚ arranjar novos membros para o seu Lar ficar do tamanho necessârio, edificar um trabalho missionârio equilibrado e melhorar o padräo na sua vida pessoal e do Lar.

26. Entäo talvez esteja se perguntando como vai conseguir assumir mais servièo. Como é que o seu Lar poderia dedicar mais tempo de qualidade às crianèas e adolescentes e suprir tudo o que precisam? Aparentemente é uma meta maravilhosa e querem acertar o alvo‚ mas serâ que é mesmo viâvel? Serâ realmente possível ou serâ que sô estäo construindo castelos no ar? No momento alguns de vocês näo conseguem ver como podem dar mais, se "esticar" e fazer mais sem terem um esgotamento nervoso ou um colapso físico e espiritual, principalmente alguns de vocês em Lares menores com poucos adultos e muitas crianèas. Querem desesperadamente fazer o certo, mas näo sabem como väo conseguir. Serâ que é realista o Senhor esperar mais de vocês e vocês esperarem mais de si mesmos também? Serâ que väo desmoronar e desvanecer tentando cumprir a vontade de Deus? Serâ que väo tentar e no final falhar?

27. Quero lhes dizer neste momento que se o Senhor lhes pediu algo, se Ele os mandou fazer algo e estâ de acordo com a Sua vontade, entäo é viâvel e realista. Ele näo vai lhes pedir mais do que sabe que é possível realizar com a ajuda, forèa e unèäo dEle. Afinal de contas, Ele é o Deus de milagres e é Ele que vai ajudâ-los, por mais fracos e incapazes que se sintam de cumprir a Sua vontade. Se algo é importante — como a reestruturaèäo da Família e a renovaèäo indubitavelmente säo — podem contar que Ele vai lhes dar todos os dons do Espírito e ajudantes espirituais que precisam. E näo vai ser sô para passarem raspando, mas para vicejarem com os desafios e se entusiasmarem com a novidade das mudanèas que Ele vai efetuar em seu Lar e vida, e na vida de seus filhos.

28. Clamem as chaves de fé‚ confianèa, visäo, determinaèäo, organizaèäo e versatilidade. Reivindiquem essas e quaisquer outras que o Senhor lhes traga à lembranèa e cada um — e o Lar — terâ todos os dons do Espírito necessârios para investirem em seus filhos mais do que nunca. Clamem as chaves e tudo o que o Senhor lhes pedir serâ viâvel, e näo sô isso, mas serâ gostoso e gratificante obedecer-Lhe. Vocês podem investir mais nos seus filhos. Podem lhes dispensar mais, treinar mais e dar-lhes mais atenèäo de qualidade. O Senhor lhes darâ o tempo, porque sabe que é importante.

29. Lembrem-se da revoluèäo da Palavra. No início vocês näo sabiam como iam conseguir dedicar ao Senhor mais tempo como Ele estava pedindo cada dia. Mas depois Ele disse que vocês näo podiam se dar ao luxo de näo Lhe dispensar esse tempo, caso contrârio a perda seria bem maior. Ora, é o mesmo em relaèäo a esta renovaèäo e ao tempo que o Senhor estâ lhes pedindo para investirem em seus filhos. Talvez fiquem sem saber como poderiam investir o tempo necessârio quando existe tanto a fazer. Bem, näo podem se dar ao luxo de näo fazerem isso. Quando existe boa vontade em obedecer ao Senhor Ele sempre dâ um jeito para que possam obedecê-lO.

30. O Senhor näo dâ apenas a ordem sem suprir-lhes condièöes de cumpri-la, quer seja graèa‚ fé, ou soluèöes prâticas. Se Lhe perguntarem e ficarem desesperados em busca de respostas e soluèöes, Ele lhes mostrarâ maneiras prâticas de realizarem a Sua vontade. Depois que fizerem a sua parte e comeèarem a obedecer, Ele farâ o milagre, a parte que sô Ele pode. Primeiro vocês têm que ficar desesperados e consultâ-lO para saber qual é o Seu plano, depois obedecer e comeèar a agir de acordo, e aí Ele farâ o milagre de disponibilizar o tempo que näo tinham e concretizar o impossível. Se obedecerem, Deus abrirâ caminho!

31. (Mamäe:) Esta prôxima mensagem é bem interessante e o Senhor a deu quando Lhe perguntamos como essa nova campanha de nos concentrarmos nas crianèas se encaixa com os outros aspectos importantes da reestruturaèäo da Família. Acho que a Sua resposta vai ser elucidativa, animadora e vai edificar a sua fé.

32. (Jesus:) Mesmo que à primeira vista näo pareèa, a campanha de enfatizarem mais os seus filhos e o cuidado que lhes dispensam se encaixa perfeitamente com a reestruturaèäo da Família. No princípio talvez fiquem tentados a pensar: “Como podemos nos sintonizar mais nas crianèas e suprir tudo o que precisam se temos um monte de outras tarefas relacionadas à reestruturaèäo, como, por exemplo, encontrar nosso nível de servièo, novos Lares e equipes, procurar uma nova casa e acomodaèöes, melhorar o padräo espiritual dos nossos Lares, etc.?”

33. Mas quero que recuem um pouco para poderem ver a floresta. O que säo os seus filhos? Säo a esperanèa do futuro, Meus discípulos adultos do futuro que vocês estäo ganhando hoje. Eles säo uma grande percentagem da Família. E näo estäo sô pegando carona, säo uma parte muito importante da reestruturaèäo. Tudo que estou fazendo na Família no momento vai afetar e beneficiar näo sô os adultos, mas também as crianèas, porque elas säo uma parte muito importante da Família.

34. Orientei a Família a seguir no sentido de Lares maiores, e isso vai favorecer as crianèas. Orientei cada pessoa na Família a encontrar o seu nível adequado de servièo, e isso vai favorecer as crianèas. Elas podem ser um grande motivador para os adultos agirem certo, Me obedecerem a efetuarem as mudanèas que estou lhes pedindo. Às vezes vocês näo entendem como väo conseguir fazer algo que lhes peèo, mas ficam motivados a fazer por amor aos seus filhos‚ porque querem o melhor para eles e näo querem lhes falhar. Vocês querem que eles recebam os cuidados que precisam e que cresèam em Lares amorosos, obedientes e ativos.

35. Näo é possível realmente separar a questäo da reestruturaèäo da Família e o enfoque nas crianèas, pois estäo interligados. O que estou lhes pedindo para fazer de modo a se reestruturarem — novas equipes, fortalecerem-se espiritualmente‚ arranjarem nova moradia, fortalecerem a equipe de pastores do Lar, aprenderem a ser salvaguardas uns dos outros e a se pastorearem mutuamente‚ estar no centro da Minha vontade — todos esses fatores väo favorecer os seus filhos também. E‚ do mesmo modo, as coisas que fazem pelas crianèas e as decisöes que tomam para o bem de seus filhos väo ajudar na reestruturaèäo do seu Lar e ajudâ-los a tomar decisöes mais de acordo com a Minha vontade.

36. Por exemplo, se estäo fazendo o melhor que podem para os seus filhos, sabem que morarem num Lar maior vai favorecê-los. Ali väo ter uma equipe mais equilibrada que poderâ contribuir para o cuidado das crianèas e mais pessoas para ajudarem a educâ-las, para preencherem sua necessidade por diversäo e variedade, e ensinar–lhes novas coisas prâticas e hobbys. Num Lar maior seus filhos provavelmente também väo morar com mais crianèas da sua idade e ter mais amigos e convívio. Poderäo juntar as necessidades de cada grupo e supri-las melhor, ao contrârio de tentarem suprir as necessidades de um grupo de crianèas de vârias idades tudo de uma vez.

37. Se estiverem querendo fazer o melhor para as crianèas, väo querer descobrir em que categoria Eu desejo que estejam e se colocar ali, caso jâ näo estejam. Estar na Minha suprema vontade é algo que vai beneficiar diretamente os seus filhos, porque eles partilharäo plenamente das Minhas bênèäos junto com vocês. Quando encontrarem o lugar onde väo se sentir satisfeitos e felizes, os seus filhos também se sentiräo assim. Depois que endireitarem o coraèäo Comigo e virem onde quero que estejam väo ficar mais tranqüilos e ter mais fé quanto a realizar a Minha vontade, o que, por sua vez, contribuirâ para um Lar mais feliz e pais e filhos mais felizes.

38. Se estiverem fazendo o que é melhor para os seus filhos väo querer se fortalecer espiritualmente. Quando säo obedientes à Palavra e mantêm a sua vida espiritual sob controle; quando estäo progredindo e avanèando no espírito se sentem mais felizes como pessoas e como pais. Isso também os torna um exemplo melhor que os seus filhos podem seguir, pois vivem de acordo com o versículo: “Sede meus imitadores como eu também sou de Cristo”. Quando se esforèam por ser discípulos melhores, favorecem os seus filhos, pois cuidam melhor deles, däo um exemplo melhor e têm uma vida mais equilibrada em todos os sentidos.

Os seus filhos säo os melhores discípulos de todos, os que herdaräo suas características, sua espiritualidade, seu espírito e, num certo sentido, o Senhor! ... Quando recebem treinamento‚ quando o Senhor os treina, Ele também treina os seus filhos! (ESFREGÄO BÂSICO 24:62)

39. Entäo, como podem ver, esse enfoque nas crianèas näo reduz o enfoque na reestruturaèäo da Família. Os dois estäo interligados, jâ que investir nos seus filhos faz parte da reestruturaèäo, e pensar neles pode ajudar a motivar as suas decisöes. Por exemplo, se estäo procurando uma nova moradia, orem por uma que supra näo sô o que os adultos precisam, mas também as crianèas, quer se trate de um quintal de bom tamanho‚ um parque e playground prôximos, uma sala de aula e/ou de jogos adequada, quartos espaèosos para as crianèas, um local ali perto onde possam levâ-las para testemunhar, etc.

40. Quando forem melhorar o padräo em algum aspecto do Lar ou mudar algo por causa da reestruturaèäo, incluam as crianèas. Esse é o segredo. Se o seu ponto fraco for a testificaèäo, orem sobre como incluí-las na sua campanha. Se precisam de uma casa nova, ajudem as crianèas a se sentirem incluídas mantendo-as a par do que estâ acontecendo e pedindo-lhes que orem pelas pessoas que estäo procurando casa. Se precisam de mais gente para o seu Lar ou de se unir a outra equipe, envolvam as crianèas colocando-as a par da necessidade e pedindo-lhes para orar.

41. Vou usar o fato de estarem se concentrando nas crianèas para ajudar a fortalecer a Família. Investindo nelas vocês estaräo investindo no futuro da Família. Ao tomarem decisöes em prol das crianèas e abrirem mäo de interesses egoístas para fazerem o que é melhor para elas, automaticamente passaräo a olhar para aquilo que realmente conta: sua vida espiritual, seu exemplo para as crianèas, melhorar o padräo do seu Lar‚ obedecer mais à Palavra‚ testemunhar mais, dar vida à Palavra e às coisas do espírito, e desejar Me agradar e näo falhar a Mim ou aos seus filhos.

42. Vocês näo possuem o poder de Me representar para os seus filhos. Ele provém de estarem conectados a Mim e obedecerem à Minha Palavra. Isso automaticamente fortalecerâ vocês e seus Lares e é um aspecto muito importante da reestruturaèäo da Família. Os seus filhos seguem o seu exemplo, os amam e copiam. Vocês Me representam para eles e‚ à medida que perceberem isso‚ se sentiräo mais motivados a lhes dar o que desejo que lhes dêem e a fazerem o seu Lar um ambiente feliz‚ no trilho, que vive a Palavra, tem vida no espírito e recebe Minhas bênèäos plenas. Podem fazê–lo por Mim e pelos seus filhos ao mesmo tempo.

43. Väo estar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo‚ mas isso sô significa que väo precisar do poder sobrenatural das chaves para terem um equilíbrio e agir com sabedoria em tudo. Näo lhes estou pedindo algo impossível. É apenas a hora certa para clamarem as chaves de versatilidade e deixarem-nas agir em seu favor! Invoquem as chaves, contem com milagres e os receberäo!

44. (Mamäe:) Vocês sabiam que crianèas — até mesmo uma boa quantidade delas — aumentam bastante a eficâcia do seu Lar como uma unidade missionâria? Dêem uma olhada nesta mensagem.

45. (Jesus:) Minhas noivas, sei que alguns de vocês acham que ter um monte de crianèas vai atrapalhâ-los, mas na realidade depende da sua perspectiva. Qual a definièäo de um Lar frutífero da Família? Serâ que significa ter independência total? Ou conseguir realizar, egoisticamente, todos os seus planos e concretizar tudo para o que tem visäo sem interrupèäo? Serâ que significa um monte de adultos fazendo o que bem entendem? Ou serâ que significa um Lar que alimenta as Minhas ovelhas? Acho que sabem qual é a resposta.

46. As crianèas säo extremamente importantes para Mim, e treinâ-las é täo importante quanto ganhar almas, discípulos, ter uma igreja crescente com base no programa Contato, dar alimentos e roupas para os pobres, etc. Quando foi a última vez que realmente pensaram nisso? Alguns de vocês consideram cuidar das crianèas um fardo a mais, como lavar a louèa, angariar dinheiro para o aluguel ou ter que trocar o ôleo do carro — algo que atrapalha o seu trabalho principal de missionârio e discípulo. Mas o que näo percebem é que o treinamento das crianèas é extremamente importante, e se os membros do Lar tiverem a mente um pouco mais aberta perceberäo que ao aceitarem uma família grande com a “aljava” cheia de crianèas, väo aumentar bastante a eficâcia do seu Lar como uma base missionâria.

47. Quer Me servir ao mâximo? Quer realmente se entregar de todo o coraèäo para que o seu Lar seja o mais eficiente e útil possível? Uma das melhores maneiras é montando um departamento para cuidar das crianèas que funcione e seja eficiente.

48. Com certeza as crianèas däo bastante trabalho. Mas näo podem usar isso como desculpa porque sei que gostam de trabalhar duro, caso contrârio näo teriam dedicado suas vidas para servirem como missionârios ou discípulos. Na verdade, cada um de vocês pode incrementar os seus dotes de pastor e testificador se mantiver as crianèas por perto e ajudâ-las pelo menos de vez em quando. Elas também däo uma certa alegria ao Lar que nenhum outro ministério transmite. É sô uma questäo de assumir a atitude correta e entender que a maioria dos Lares da Família näo estâ completo sem uma quantidade adequada de crianèas.

49. Se o seu Lar tem um ministério especializado e justificadamente näo pode receber tantas crianèas — como por exemplo, por estar num país em situaèäo delicada ou ser um Lar de Servièos — entäo, sinto muito, mas väo perder alguns dos benefícios específicos que ter muitas crianèas gera. A falta de crianèas é uma perda com a qual teräo de viver, e um sacrifício que lhes peèo para fazer. Mas aqueles que têm condièöes de receber crianèas mas ainda näo têm muitas, ou nenhuma, deveriam estar se desdobrando para encontrar famílias grandes e professores profissionais que possam contribuir para que o seu Lar tenha um ministério de puericultura que funcione. O que estäo esperando?

50. P.S.: Por acaso a sua casa é pequena demais para receber mais crianèas? Bem‚ entäo vâ e procure uma nova! Casas com quintal bem grande, piscina e um parquinho por perto oferecem uma grande vantagem!

Segredo para o sucesso Nº2:

O Lar se unir

51. (Mamäe:) Nôs somos “Uma Esposa”, e nossas crianèas uma parte muito importante de nossos Lares e da nossa Família, de modo que todos precisam contribuir para que elas recebam os cuidados que precisam. Todos no Lar deveriam se sentir responsâveis por elas e querer vê-las felizes, bem cuidadas e aproveitando a renovaèäo. Näo é trabalho sô dos pais e professores. Todos deveriam participar, e se o Lar se unir no propôsito de ministrar às crianèas vai fazer toda a diferenèa. Um grande segredo para o sucesso da renovaèäo é o Lar se unir nesses aspectos.

52. O Senhor disse que um dos benefícios da renovaèäo vai ser termos mais o espírito de “Uma Esposa”. Todos ajudarem a cuidar das crianèas e treinâ-las faz parte da visäo de “Uma Esposa” e promove uniäo. Se as crianèas säo responsabilidade apenas dos pais ou das pessoas que ajudam a cuidar delas, entäo näo estäo vivendo de acordo com a visäo de “Uma Esposa”. As crianèas nos nossos Lares pertencem a todos no espírito, e mesmo que aos pais e professores caiba mais responsabilidade por cuidar delas no dia-a-dia‚ aqueles que näo têm a responsabilidade total ainda devem fazer a parte que lhes cabe, o que o Senhor espera que faèam.

53. (Jesus: ) Alguns de vocês acham que cuidar das crianèas é dever apenas dos pais e pensam: “Vocês tiveram os filhos, entäo cuidem deles.” É errado pensar assim e isso mina a estrutura da Família! Primeiro‚ sou Eu Quem cria os bebês, e cada crianèa que mando é um presente direto Meu para a Família.

54. Assim como estäo casados Comigo, também estäo casados entre si. As crianèas na Família pertencem a todos nôs, e qualquer um que näo se considere também responsâvel por elas — quer sejam seus filhos de sangue quer näo — näo estâ vendo a questäo sob a Minha ôtica. Cada filho de David deveria ter a atitude de que “Säo nossos filhos”.

55. Algumas pessoas na Família hoje em dia que näo têm filhos precisam sondar seus coraèöes para ver se näo estäo idolatrando a sua vida independente e de solteiro. Perguntem-se se estäo vivendo em amor verdadeiro‚ altruísta e abnegado. Serâ que estäo fazendo o que lhes peèo para ajudar com as crianèas no seu Lar ou ârea, quer seja passando tempo com elas e ajudando a ensinar-lhes e treinâ–las‚ quer ajudando de alguma forma no Lar para que outros possam assumir essa tarefa? Por acaso estäo apoiando as crianèas em oraèäo e ajudando a apoiar tanto elas como os pais dentro das suas condièöes? Ou serâ que estäo sendo parciais dando preferência a si mesmos e aos seus prôprios interesses e desejos egoístas em vez de fazerem o que podem para ajudar com as crianèas? Se säo egoístas com o seu tempo e deixam de ajudar com as crianèas quando precisam de vocês, entäo estäo atacando o alicerce da visäo de Uma Esposa que dei aos filhos de David. Estäo trabalhando contra a uniäo e a unidade que espero da Família.

56. As crianèas da Família pertencem a todos nôs. É claro que os pais biolôgicos säo os responsâveis diretos por elas, mas Eu fiz de vocês Uma Esposa, uma Família, e säo todos responsâveis uns pelos outros, inclusive pelas crianèas. Vocês estäo casados entre si. É preciso desarraigar a atitude de “Säo seus filhos‚ é problema seu”. A soluèäo é comeèar a aceitar que as crianèas na Família pertencem a todos vocês. Fiquem de joelhos clamando a Mim para terem o Meu amor que vai constrangê-los. Clamem o poder das chaves de uniäo, harmonia, altruísmo e amor para ajudâ-los a viver segundo Atos 2:44-45. “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum…” inclusive os filhos.

57. Clamem as chaves de fé, submissäo e obediência às Palavras de David. Através das chaves do Reino o seu amor ultrapassarâ a condièäo humana, a uniäo aumentarâ e, ao criarem os seus filhos de acordo com os Meus preceitos, o seu Lar de coraèöes se tornarâ uma realidade.

58. (Mamäe:) Todos vocês deveriam orar e ver o que podem fazer para se envolverem com as crianèas. Durante a renovaèäo cada Lar vai ter que se unir e se tornar uma equipe forte, um apoiando o outro e compartilhando a carga do cuidado das crianèas, para que dê certo e seja uma experiência positiva e divertida para elas. Os pais e professores näo têm condièöes de fazerem tudo sozinhos. Vai ter que ser um empenho unido, em equipe. E se as crianèas estäo entediadas e largadas para fazerem o que bem entendem e elas acabarem achando a renovaèäo uma experiência ruim, entäo a culpa vai ser de cada adulto e jovem no Lar que poderia ter feito mais para ajudar mas näo fez.

59. O Senhor vai pedir a alguns de vocês, solteiros e a quem näo têm filhos, para usarem a renovaèäo para exercitar os seus músculos de “Uma Esposa” e participarem mais no cuidado das crianèas‚ reparando nelas, ministrando-lhes, colocando uma ou mais debaixo das suas asas e ensinando-lhes algo ou saindo para passear com elas de vez em quando e tendo momentos na Palavra divertidos e renovadores com elas, para ajudarem às vezes no tempo em família ou dia em família, ou sô para oferecer seus préstimos para que os pais e professores possam espairecer de vez em quando. O tempo que vai sobrar por se absterem de coisas do mundo proverâ aos que näo participam do cuidado das crianèas regularmente uma oportunidade maravilhosa para ministrarem a elas e ensinarem-lhes coisas positivas e prâticas, como, por exemplo, costura, cozinhar, consertar as coisas, marcenaria, tocar violäo ou teclado, escrever histôrias, desenhar e pintar, trabalhos manuais, crochet, tricot, decoraèäo de ambiente, danèa, um outro idioma‚ mecãnica, digitaèäo, informâtica‚ testificaèäo e muito mais.

60. Se pensar na quantidade de horas que algumas crianèas antes passavam na frente de um computador ou assistindo a vídeos‚ por exemplo‚ verâ que é bastante tempo — principalmente se säo vârias crianèas no Lar. Mas essas horas näo väo sumir do mapa. Väo ter que ser preenchidas com atividades boas, positivas e divertidas‚ com passeios‚ eventos, exercícios, Palavra, momentos de louvor e oraèäo, etc.

61. Se cada pessoa puder sacrificar um tempinho cada semana para cuidar das crianèas, farâ uma diferenèa impressionante. Ou se‚ devido a circunstãncias anormais, näo puderem, e o Senhor confirmar, talvez pudessem preencher outros espaèos no horârio para aliviar a carga de outras pessoas no Lar que estäo mais envolvidas com as crianèas. E se näo puderem se envolver com as crianèas de nenhuma outra forma, podem se comprometer a apoiar e orar por aqueles no seu Lar que cuidam das crianèas e orar também por elas.

62. (Jesus:) O Lar precisa considerar as crianèas o seu maior campo de missäo, o seu trabalho mais importante e o seu objetivo principal nesses prôximos seis meses. Estou lhes pedindo que se unam para se concentrarem nelas, no que precisam, no cuidado que lhes dispensam e em fazê-las felizes. E para isso precisam entender que a Minha incumbência é para o Lar, que se empenhem juntos para realizâ-la. O investimento que estou lhes pedindo para fazer nos seus filhos neste momento é täo importante quanto a sua limpeza espiritual e renovaèäo e os outros aspectos da reestruturaèäo da Família.

63. Estou lhes dizendo neste momento que cuidar das crianèas é a maior responsabilidade do seu Lar durante a renovaèäo. Precisa ser a sua meta‚ enfoque e o aspecto no qual väo despender mais recursos, tempo, energia e amor. Todos precisam participar de algum jeito. Todos podem fazer algo para obedecer à Minha incumbência de ministrar para as crianèas, e espero que faèam. Precisa ser um empenho em nível de Lar, uma campanha do Lar, uma meta conjunta com a participaèäo de todos.

64. Quando vim à Terra näo me concentrei apenas nos adultos e em sua limpeza espiritual e discipulado. Passei tempo também com as crianèas e investi nelas. Sempre que os Meus discípulos queriam Me apressar ou mandar as crianèas embora, Eu os lembrava que uma das Minhas coisas prediletas e parte muito importante do Meu ministério era amâ-las. Eu disse: “Deixai vir a Mim os pequeninos e näo os impeèais”. Tanto o enfoque na limpeza espiritual como nas crianèas säo importantes. Ambos säo necessârios e caminham juntos. Näo dâ para ter um sem o outro.

65. (Mamäe:) Quero repetir o que o Senhor disse na mensagem acima, sô para garantir que a questäo fica bem clara, sem sombra de dúvida: “Cuidar das crianèas é a maior responsabilidade do seu Lar durante a renovaèäo. Precisa ser a sua meta, enfoque e o aspecto no qual väo despender mais recursos, tempo, energia e amor”.

66. Entäo, como vai ser uma das metas principais do seu Lar nesses prôximos seis meses, é bom se reunirem, discutirem e orarem sobre como väo concretizar tais metas. Faèam um plano claro de como o Lar vai agir, para que o período de renovaèäo seja realmente um presente legal para as crianèas. Em outras palavras, väo ter que alterar seu horârio, encaixar as coisas de forma um pouco diferente, conseguir idéias nos seus momentos pessoais de oraèäo e profecia, fazer pessoas se comprometerem a preencher certos momentos com as crianèas e experimentarem novas coisas. No princípio provavelmente väo ficar um pouco assustados, mas o Senhor reservou conselhos sob medida para cada Lar e situaèäo. Tenho certeza que se O consultarem Ele lhes darâ um plano bom e eficiente para seguirem durante a renovaèäo, dentro das necessidades do seu Lar e das suas circunstãncias.

Segredo para o sucesso Nº3:

Ter uma atitude positiva

67. Um fator chave é a atitude dos adultos e jovens em relaèäo à renovaèäo, pois vai influenciar bastante a reaèäo das crianèas no Lar. Se forem positivos, ficarem inspirados e esperarem a renovaèäo com esperanèa, serâ mais fâcil transmitir essas boas atitudes aos seus filhos. Mas se forem negativos e no seu coraèäo estiverem resistindo à renovaèäo, as crianèas väo perceber e reagir do mesmo jeito. Vai ser quase impossível elas se submeterem ao período de renovaèäo se vocês näo liderarem e derem um exemplo positivo que elas possam seguir e copiar.

68. Se alguém estiver tendo batalhas com relaèäo à renovaèäo, principalmente se você é um pai ou mäe e ainda näo endireitou as coisas com o Senhor, é melhor fazê-lo antes de abordar o assunto com seus filhos. Se adiar, isso vai afetar muitíssimo os seus filhos. Näo pode se dar ao luxo de näo endireitar o coraèäo com o Senhor, e deve fazê-lo pelo menos por amor aos seus filhos. Precisa primeiro apresentar ao Senhor as coisas que o preocupam e obter fé para a renovaèäo‚ para entäo ter condièöes de ser uma forèa e apoio para os seus filhos caso eles fiquem com batalhas a esse respeito.

69. Você tem a responsabilidade de pedir ao Senhor para ter fé e paz, para depois transmitir isso aos seus filhos. Precisa encarar as suas dificuldades e preocupaèöes para poder ajudâ-los a encarar as deles. E se estiver tendo batalhas quanto às adaptaèöes que você pessoalmente terâ que fazer com a renovaèäo, certifique-se que os seus filhos näo percebem. Precisa lutar para manter uma atitude positiva o tempo todo, näo sô para o seu prôprio bem‚ mas para o bem dos seus filhos também.

70. Por favor‚ também peèa ao Senhor para falar com você em profecia sobre possíveis problemas ou dificuldades que venham a surgir com as crianèas no seu Lar e o cuidado delas durante a renovaèäo. Apresente ao Senhor e consulte–O a respeito de tudo que o preocupa‚ tanto coisas pessoais como relacionadas aos seus filhos. As Palavras dEle lhe daräo fé, que você poderâ entäo transmitir aos seus filhos.

71. Vocês, pais‚ e todos os adultos e jovens na verdade, têm uma grande responsabilidade de fazer com que a renovaèäo seja uma experiência positiva para as suas crianèas. A maneira como lidarem com as coisas‚ como explicarem e cuidarem das crianèas, bem como a maneira como ministrarem para elas durante a renovaèäo vai ser vital para o efeito desse período na vida delas.

72. A esse respeito o Senhor disse: “Se ao final da renovaèäo as suas crianèas estiverem enfadadas e se sentindo vazias, portanto, com mâs lembranèas desse período, vocês na realidade lhes teräo ensinado que sou um Deus morto, näo um Deus vivo. Através do seu mau exemplo e falta de amor teräo lhes ensinado que sou igual ao Deus morto das igrejas”. Seria super triste e um resultado infeliz se ao final da renovaèäo elas estiverem enfadadas, morrendo de vontade de voltar a absorver coisas do mundo e considerando esse período uma experiência negativa. Com certeza näo é essa a visäo.

73. Essa renovaèäo é uma oportunidade de ouro para os pais e os membros do Lar ajudarem seus filhos a progredir, expandir seus horizontes e se divertirem a valer servindo o Senhor, aprendendo e tendo novas experiências. E se näo for uma experiência positiva a culpa näo é do Senhor nem da renovaèäo, mas sim de vocês por näo lutarem para ajudar os seus filhos a aproveitarem-na ao mâximo. Entäo‚ por favor, queridos pais, professores e aqueles que näo têm filhos, faèam a sua parte para que o período de renovaèäo seja uma das melhores lembranèas de infãncia das crianèas no seu Lar.

74. (Jesus:) É muito fâcil os pais considerarem a renovaèäo com o pensamento carnal. Aparentemente se trata de um “castigo”, porque estâ sendo pedido às crianèas — junto com os adultos — que abram mäo de coisas do mundo. Para muitas delas essas coisas säo a sua maior fonte de distraèäo, entäo tirar-lhes isso pode parecer crueldade se considerarem com a mente natural. Talvez sintam-se tentados a pensar: “Coitadas! O que é que as crianèas fizeram para merecer isto? Por que estamos sendo täo duros com elas?” Mas näo é assim que Eu vejo.

75. Assim como considero a renovaèäo um presente de amor Meu para os adultos, também considero um presente de amor para as crianèas. Näo deveriam pensar: “Puxa, que maldade”. Mas sim: “É um presente especial que o Senhor, no Seu amor, estâ dando às crianèas, e preciso ter essa visäo”. Se encararem de maneira positiva e virem mesmo a Minha mäo nessa situaèäo, poderäo transmitir esse mesmo exemplo a elas.

76. As suas crianèas têm intuièäo. Vocês näo väo conseguir enganâ-las. Näo podem fingir que acham que algo é positivo se na realidade seus pensamentos e sentimentos a respeito forem negativos. Entäo tudo comeèa com os jovens e adultos primeiro endireitando o coraèäo Comigo e vendo as coisas na perspectiva certa, porque sô aí poderäo ajudar as crianèas a terem essa mesma perspectiva.

77. Näo se concentre no que as crianèas väo “perder” durante esse período, mas sim no que väo ganhar. Concentrem-se nos benefícios. É uma ocasiäo quando vocês väo poder ministrar para elas mais do que nunca. Väo poder suprir algumas necessidades especiais e fazer coisas que elas gostariam. Talvez algo que elas quisessem aprender mas vocês näo tinham tempo para lhes ensinar, ou um passeio ou excursäo que sempre quiseram fazer‚ ou oportunidades de fazerem apresentaèöes ou testemunhar‚ ou terem mais tempo em família. Perguntem às suas crianèas o que elas gostariam de fazer‚ como gostariam de passar o tempo e depois se comprometam a fazer essas coisas durante a renovaèäo. Planejem atividades legais e realizem–nas. (Obs.: Vejam a relaèäo de idéias na BN 1076, na pâg 5)

78. A atitude e a conduta dos pais e adultos, tanto no início como no decorrer da renovaèäo, podem desvendar para as suas crianèas um mundo totalmente novo de empolgaèäo‚ aventura e diversäo — no plano físico e espiritual — que elas nem sabiam que existia. Ou podem reforèar o conceito de que a vida sô é legal com filmes‚ jogos de computador e outros tipos de entretenimento mundano.

79. Se suas crianèas passarem pela renovaèäo enfadadas e sem desafios väo ficar ainda mais convencidas de que a única maneira da vida ser legal é com coisas do mundo. Mas se passarem por esse período com vocês derramando mais do que nunca nelas e lhes proporcionando experiências vâlidas e divertidas, elas väo florescer e vicejar como nunca, tanto no plano espiritual como no físico, emocional‚ mental e em todos os aspectos. Väo aprender, com você, que existem muitas outras coisas legais na vida do que elas imaginavam. Väo expandir seus horizontes, aprender novas coisas e serem mais felizes por isso.

80. (Jesus:) Um fator muito importante para ser mais fâcil seus filhos aceitarem o conceito de abrir mäo de influências do mundo durante o período de renovaèäo é se os pais tiverem uma visäo positiva e animada com relaèäo a isso. Se estiverem cheios de fé de que esse período näo sô vai fortalecer vocês e seus filhos‚ unir a sua família e forèâ-los, no bom sentido, a incluir no seu convívio atividades melhores e que estimulam a uniäo, os seus filhos väo sentir isso. Depois, mesmo que eles fiquem consternados ao pensar que väo deixar de assistir a filmes ou brincar no computador, väo superar e no final desfrutar desse período e crescer bastante através do input e atenèäo que väo receber individualmente e juntos, bem como das atividades baseadas na Palavra e espirituais das quais väo participar, além de, devido a um número maior de atividades com seus colegas e famílias, aprenderem mais sobre como interagir com os outros.

Segredo para o sucesso Nº4:

Pais devem explicar em oraèäo a renovaèäo aos seus filhos

81. (Mamäe:) Estamos passando para o segredo para o sucesso Nº 4 agora. Pais, esse é um passo muito importante, porque a explicaèäo que derem aos seus filhos vai determinar o espírito com o qual väo encarar a renovaèäo. É de suma importãncia que comecem com o pé direito, com a mentalidade certa.

82. Como mencionei em “Renovaèäo: A Visäo Geral” (CdM 3489), os pais säo responsâveis por explicar a renovaèäo aos filhos. O Senhor disse que, por diferentes motivos, seria melhor eles explicarem, principalmente porque é importante as crianèas verem que vocês, os pais, estäo apoiando a renovaèäo e compromissados a fazer todo o possível para que seja divertida. É claro que se os seus filhos têm professores ou pessoas que cuidam deles, elas provavelmente väo mencionar a renovaèäo para as crianèas e planejar atividades com elas. Mas‚ na maioria dos casos, a menos que o Senhor mostre o contrârio, a primeira explicaèäo deveria ser dada pelos pais.

83. Quanto ao momento para explicar‚ seria ideal se o fizerem o mais cedo possível logo apôs lerem esta BN. Se for viâvel, por favor, näo esperem até o dia 15 de junho para darem a notícia, por assim dizer. É melhor se as crianèas tiverem tempo para se acostumar à idéia, e também lhes darâ tempo suficiente para discutirem e planejarem esse período (falaremos mais a esse respeito mais tarde). Até mesmo uma semana ou alguns dias de antecedência com certeza é melhor do que informâ-las bem no dia 15 de junho. Mas, como sempre‚ o Senhor sabe qual é o melhor momento para o fazerem, entäo, por favor, näo deixem de consultâ-lO.

84. Vocês, adultos, tiveram tempo para pensar na renovaèäo‚ e isso os ajudou a se preparar. E apesar das crianèas näo precisarem de tanto preparo, deveriam tomar conhecimento pelo menos com um mínimo de antecedência se for possível fazerem isso. Vocês näo as estäo avisando com antecedência para elas poderem assistir ao mâximo de filmes ou brincar o mâximo de jogos de computador possível antes da renovaèäo, mas sim para que se acostumem com a idéia e até fiquem entusiasmadas a respeito. Talvez seja bom orarem sobre comeèar a reduzir algumas das influências mundanas jâ antes, se acharem que vai ajudar as suas crianèas‚ para ser mais fâcil elas pararem completamente quando a renovaèäo comeèar. Ou podem comeèar outras atividades conjuntas agora, para mostrar‚ pelo seu exemplo, que quando elas ficarem sem assistir a filmes ou brincar jogos de computador, existem outras atividades divertidas que podem substituir essas coisas.

85. Jâ devem ter recebido a CMC 198, “A Renovaèäo: Um presente especial”, que foi produzida para ajudâ-los a apresentar o plano da renovaèäo para os seus filhos. Se ainda näo a receberam num envio, podem pegâ-la no site sô para membros na seèäo Pubs. A FCP 68 é composta de novas promessas das chaves que Jesus deu para ajudar suas crianèas durante a renovaèäo. Deveriam estar incluídas nesse envio e também estäo disponíveis no site sô para membros na seèäo Pubs. Sugerimos que as recortem e coloquem em chaveiros ou numa caixa de promessas para poderem comeèar a usâ-las com as crianèas assim que possível. Essas promessas väo ser úteis principalmente para as crianèas no início da renovaèäo.

86. No Ligadäo 21 (pâg. 16) tem um artigo para os OCs sobre a importãncia de reduzir influências mundanas, e vocês väo receber em breve, jâ depois que comeèar a renovaèäo, uma CMC sobre o mesmo assunto‚ para ajudar a explicâ-lo para as crianèas menores. Estamos também produzindo uma outra CMC sobre ensinar as crianèas através do exemplo, como usarem algumas das novas promessas das chaves para a renovaèäo que se encontram no FCP 68. Deus abenèoe a equipe de publicaèöes infantis que trabalhou duro para produzi-las. É claro que nem mesmo essas publicaèöes seräo o suficiente. O toque pessoal ainda é o mais importante, e os pais precisam conversar com as crianèas, esclarecer suas dúvidas, apoiar as mensagens transmitidas nas publicaèöes para elas‚ e incluir as crianèas nas decisöes sobre os prôximos seis meses para elas se sentirem incluídas, etc.

87. Em alguns casos seus filhos talvez jâ tenham conhecimento da renovaèäo. Talvez os pais jâ lhes tenham explicado ou eles tenham ouvido da boca de outras pessoas. Se este for o caso, ainda assim seria bom discutir mais com as crianèas depois de lerem este conselho. Por favor, consultem o Senhor para verem como voltar a abordar o assunto com as crianèas e a melhor maneira de esclarecer quaisquer dúvidas que ainda tenham. Se elas ouviram falar da renovaèäo de maneira negativa, vocês väo ter que lhes pedir desculpas por terem recebido a notícia sem tomarem conhecimento da visäo geral e positiva, e depois terem um diâlogo positivo a esse respeito, com base no conselho nesta BN, sem deixarem de orar pelas crianèas e pela sua perspectiva e expectativa da renovaèäo.

88. A seguir temos duas mensagens que o Senhor deu, com dicas boas e úteis para se ter em mente ao explicar para as crianèas. Elas talvez sejam especialmente úteis caso as crianèas tenham uma reaèäo negativa, mesmo pequena, quando ouvirem falar do jejum de influências mundanas. Apesar da renovaèäo ser täo positiva e de que o Senhor vai fazer com que dê tanto fruto bom na vida das nossas crianèas, o Inimigo ainda pode tentar se infiltrar e causar dificuldades e batalhas no início, e se os seus filhos no início ficarem frustrados e desapontados, podem descontar em vocês, queridos pais. Nesse caso, como o Senhor diz, vocês sô precisam se concentrar no resultado e näo no custo momentãneo; precisam olhar para a meta e näo para a dificuldade do momento.

89. (Jesus:) Vocês precisam se concentrar no resultado. Precisam manter a visäo no que estäo dando aos seus filhos e näo no que lhes estâ custando no momento.

90. Um ponto a favor das crianèas é que elas säo jovens e adoram os pais! Vocês säo a luz da vida delas e Meus representantes. Elas sabem que säo seus pais e os amam encarecidamente. Aproveitem ao mâximo esse amor. Elas confiam em vocês. Aproveitem ao mâximo essa confianèa.

91. Valham-se desse amor e confianèa que elas têm. Näo se deixem dissuadir pela sua manifestaèäo de rebeldia. Acreditem que o coraèäo dessa crianèa ainda é infantil, ainda ama os pais e confia neles implicitamente. Valham-se disso na sua interaèäo com elas.

92. O Inimigo gostaria que se concentrassem na mâgoa ou na insolência manifestadas pela crianèa. Mas precisam ver além das aparências e verem o coraèäo da crianèa que realmente os ama e confia em vocês plenamente. O amor ainda estâ lâ, sô que foi coberto temporariamente por toda a confusäo da situaèäo. Vocês näo podem fazer parte da confusäo. Nesse período de mudanèas vocês precisam ser os baluartes, e têm condièöes de ser isso.

93. Precisam considerar a meta e näo o momento. O Inimigo vai tentar fazê-los se concentrar no momento, no desgaste de ver seu filho culpando-o ou sendo insolente. Mas precisa se concentrar na meta‚ na vida de alegria à qual o estâ guiando.

G

94. (Jesus: ) Ambos sabemos que no caso de crianèas que estäo acostumadas a se alimentar regularmente com coisas do Sistema, é bom elas aprenderem a ampliar seus horizontes‚ e principalmente perceberem que atividades espirituais ou que envolvem testificaèäo e convívio säo uma grande fonte de diversäo e alegria. Mas o entretenimento moderno é täo râpido‚ profissional e disponível que os pais enfrentam uma competièäo acirrada.

95. Apesar das crianèas näo precisarem entender todos os princípios espirituais por trâs da renovaèäo e a razäo dela para os adultos, ainda assim é uma boa oportunidade para lhes explicar alguns dos princípios espirituais que elas conseguem entender‚ como‚ por exemplo‚ recompensas nesta vida e na prôxima por Me obedecer e à Minha Palavra, ou os perigos de contato demasiado com o mundo. Mas também é bom evitar lhes dar a impressäo de que se elas gostam das coisas do mundo elas têm algum problema, porque isso näo vai dar bom fruto na vida delas, jâ que poderia criar um sentimento de culpa ou confusäo. A verdade é que se uma crianèa pequena tem muito contato com o mundo, a culpa é dos pais, professores ou de outros adultos e jovens que ou enfatizaram demais esse aspecto ou foram preguièosos e as deixaram sob os cuidados das coisas do mundo com freqüência demais.

96. Este é o segredo para explicar a renovaèäo: é responsabilidade sua ajudâ-las a entender que väo ser seis meses legais de experiências novas e emocionantes. Näo dêem às crianèas a impressäo de que väo sofrer uma cirurgia para remoèäo de cãncer, mesmo que vocês, os pais, pensem isso. É claro que väo ter que deixar claro para elas que näo väo poder assistir a filmes do Sistema, brincar jogos de computador que näo sejam educativos, ouvir música do Sistema ou ler livros de histôrias ou romances do Sistema. Mas depois que explicarem‚ tentem, o mâximo possível, näo ficar falando do que elas näo väo poder fazer, mas sim enfatizar constantemente tudo o que väo poder fazer.

Dica prâtica

97. Faèa com que seja mais fâcil as crianèas serem boas: guarde todos os filmes e CDs do Sistema, livros que näo säo educativos e apaguem qualquer jogo de computador näo educativo que ainda tenham. Se as crianèas tiverem uma batalha grande demais com relaèäo ao período de renovaèäo, talvez seja melhor fazerem isso sem elas verem, sô para näo colocar vinagre na ferida, por assim dizer. Outras crianèas, porém, väo entender e na verdade, pelo menos no início, ficar entusiasmadas, e talvez até queiram ajudâ-lo a guardar tudo. Vai depender muito da crianèa.

98. (Mamäe:) Trabalhando nesta BN, eu estava constantemente me colocando no lugar dos pais. Pedi ao Senhor para me ajudar a sentir as mesmas batalhas e preocupaèöes que vocês estariam tendo. Também fiquei imaginando o que eu faria se tivesse filhos pequenos e precisasse explicar para eles sobre a renovaèäo. Sem dúvida a explicaèäo para as crianèas menores seria bem diferente da explicaèäo para os JETTs e adolescentes. Mas foi difícil pensar exatamente o que dizer. Apesar do Senhor ter dado ôtimos conselhos e o Seu ponto de vista ser positivo e claro, achei que seria ainda melhor se pudesse incluir aqui alguns exemplos prâticos de como explicarem o conceito geral para as crianèas.

99. Pedi ao Senhor para dar algumas explicaèöes específicas para crianèas menores e Ele deu com o maior prazer. Näo devem lê-las para as crianèas nem citâ-las verbatim. Talvez nem agradem a todas as crianèas. Säo apenas exemplos nos quais podem refletir e usar como base. Se algum exemplo se sobressair, podem usar as idéias ou conceitos junto com qualquer outra coisa que o Senhor lhe mostre que vai chegar ao coraèäo de seus filhos e ajudâ-los a entender. Jâ que Ele tem a chave para o coraèäo de cada crianèa‚ Ele pode muito bem lembrâ–los de outros exemplos que podem usar se orarem e Lhe perguntarem qual é a melhor maneira de explicar a situaèäo aos seus filhos. Existem muitas ilustraèöes‚ idéias e histôrias que poderiam usar para ajudar as crianèas a entender‚ dependendo da idade delas.

100. Exemplo Nº1: A Palavra é como o alimento espiritual que nos mantém fortes, saudâveis e sem doenèas espirituais. É como quando comemos alimentos saudâveis‚ como por exemplo, legumes e frutas, proteínas e carboidratos, mantemos nossos corpos sadios e fortes. Mas nôs e os outros adultos no nosso Lar näo temos comido muito alimento saudâvel da Palavra. Pelo contrârio‚ temos ingerido bastante aèúcar branco espiritual, entäo ficamos um pouco fracos e cansados. É como se o nosso corpo ficasse cansado de tanto comermos aèúcar branco e näo comermos uma quantidade suficiente de alimentos mais saudâveis.

101. Agora Jesus quer que nôs e os outros adultos comecemos a ingerir mais alimento espiritual — e físico também — de melhor qualidade. Nôs temos comido umas coisas espirituais feitas com aèúcar branco que estäo nos deixando doentes, entäo Ele quer que a gente pare para ficarmos fortes outra vez. Temos ingerido em demasia coisas do mundo como filmes e jogos de computador. Apesar de nem sempre serem ruins e às vezes até serem legais, precisamos abrir mäo delas totalmente por um tempo para comeèarmos a comer mais Palavra‚ que é um alimento bom que nos fortalece e dâ saúde, para podermos passar mais tempo com vocês, crianèas. Depois, quando estivermos com mais saúde, poderemos comer doces de novo, moderadamente, mas aí vamos ser mais sensatos e näo nos deixarmos enfraquecer.

102. Gostaríamos que vocês aprendessem a comer melhor junto conosco, porque queremos que a nossa família seja saudâvel‚ que o nosso Lar inteiro tenha mais saúde, e é o que Jesus também quer. Entäo, se passarmos um tempinho sem doces como, por exemplo, jogos de computador e filmes, vamos aprender a comer comidas melhores que väo nos dar mais saúde. As coisas mais saudâveis säo, por exemplo, exercícios, leitura emocionante da Palavra, atividades em grupo, jogos da Palavra, novos hobbys, jantares especiais, sair para testemunhar, etc. E também vamos passar mais tempo com vocês, e vai ser bem especial.

103. Jesus nos ama e a todos os adultos, e quer nos ver saudâveis espiritualmente para continuarmos O servindo e fazendo o melhor que podemos por Ele. Ele também ama vocês, crianèas, e quer vê-las com saúde também. Ele é o nosso Paizäo e quer que sejamos felizes e nos divirtamos enquanto ficamos fortes e saudâveis para servi-lO melhor.

104. Vamos nos divertir tanto que talvez nem sintamos muita falta dos filmes e jogos de computador. Jesus vai fazer esse período muito especial para vocês; e nôs e todos os adultos e jovens no Lar também vamos fazer com que seja legal. Entäo‚ vamos passar seis meses ôtimos nos divertindo juntos, e isso é apenas o comeèo. Nossa família e o nosso Lar väo fazer coisas que nunca tivemos oportunidade de fazer; vamos experimentar coisas novas e Jesus promete que no final vamos estar muito mais felizes. Näo é maravilhoso?

105. Exemplo Nº2: O nosso Lar é como um carro e Jesus é o mecãnico. Somos um carro bom e Ele gosta de nôs, mas quer que tenhamos mais qualidade. Precisamos de um ajuste e uns consertinhos aqui e ali. É como se Jesus quisesse trocar nossos pneus para podermos andar melhor. Ele quer nos encher de gasolina para chegarmos mais longe e consertar o motor para todas as peèas estarem em ôtimas condièöes. Ele quer até fazer uma pintura em nôs para sairmos da oficina novinhos em folha.

106. A renovaèäo vai ser como a oficina mecãnica‚ e enquanto estivermos ali näo vamos poder continuar com nossas atividades normais‚ porque precisamos ficar paradinhos para Jesus poder nos consertar. Ele quer que a gente pare de fazer certas coisas como assistir a filmes e brincar jogos de computador e outras coisas que näo säo edificantes nem inspiram o nosso espírito‚ para poder nos ensinar coisas novas e passarmos mais tempo com vocês e Ele poder fazer de nôs um carro melhor, mais novo e mais râpido. Ele näo quer nos ver muito distraídos, para podermos observar enquanto Ele nos conserta e aprender novas coisas de modo a näo quebrarmos no futuro.

107. Exemplo Nº3: Às vezes quando nossa roupa fica meio velha e gasta‚ precisamos de roupas novas, e ou compramos, provisionamos ou oramos para o Senhor suprir de alguma outra maneira. Bem, no momento Jesus quer dar umas roupas espirituais novas para os adultos e crianèas. Ele quer fazer roupas novas mais bonitas e de melhor qualidade‚ que väo servir melhor e ser mais confortâveis, e vamos adorar usâ-las.

108. Ele é o nosso Alfaiate, e para Ele fazer nossas roupas novas precisamos tirar as velhas. Ele näo vai jogar as roupas velhas no lixo‚ porque ainda dâ para usâ-las, e é o que vamos fazer um pouco mais adiante no futuro. Ele sô quer que a gente largue essas roupas por um tempinho enquanto Ele tira nossa medida e faz as roupas novas que quer nos dar. Algumas delas vamos poder experimentar logo‚ mas vai levar uns seis meses para Ele renovar nosso guarda-roupa. Vamos ter que nos desfazer das roupas velhas por um tempo, ou seja, de filmes, TV, jogos de computador, etc. Mas vai valer a pena.

109. No início talvez fiquemos preocupados achando que as roupas novas que Jesus estâ fazendo näo väo ser täo boas, mas no final veremos que säo melhores do que as antigas. A roupa nova representa todos os presentes que Jesus quer dar a vocês — aprender novas coisas, passar mais tempo conosco, seus pais, ou com seus irmäos mais velhos e outras pessoas no Lar, ter oportunidades divertidas de testificaèäo, fazer excursöes, ir a festas e atividades, ter convívios e também leituras da Palavra emocionantes e momentos de oraèäo e louvor.

110. No final dos seis meses, que Jesus chama de renovaèäo, vocês väo estar cheios de histôrias sobre as suas novas roupas espirituais. Väo poder contar aos seus amigos tudo o que aprenderam e fizeram, e como estäo felizes com os presentes especiais que Jesus lhes deu.

111. Exemplo Nº4, no caso de crianèas bem pequenas que talvez fiquem confusas com algumas das alegorias: Temos algo importante para lhe dizer. Em uns dias vamos parar de assistir a televisäo, a filmes e de brincar no computador para podermos fazer um monte de outras coisas bem legais. Sei que você gosta de jogos e de assistir a filmes e TV, e papai e mamäe também gostam, mas Jesus disse que näo faz bem para nôs fazermos isso o tempo todo, porque precisamos aprender que Ele quer que a gente se divirta fazendo outras coisas para O deixarmos feliz. E Ele diz que se obedecermos vamos nos sentir felizes também.

112. Entäo o papai, a mamäe e todos os adultos e crianèas väo guardar os jogos e filmes por bastante tempo para podermos fazer outras coisas legais. Vamos fazer mais coisas divertidas do que nunca. Vamos ter um monte de festas e brincadeiras super divertidas com os seus brinquedos e vamos passear em lugares que vocês nunca foram [inclua atividades que sabe que as crianèas väo gostar], e vamos até fazer coisas legais que nem vamos lhe contar porque é surpresa! Que coisas legais você gostaria de fazer na noite em que geralmente fica brincando no computador ou assistindo a um filme?

Segredo para o sucesso Nº5:

Entender que uma das metas principais é se divertir

113. (Mamäe:) O Senhor quer que a renovaèäo seja divertida para todas as nossas crianèas, e que os pais, professores e todos no Lar faèam desse período uma experiência positiva para as crianèas do Lar. Pode ser e vai ser, com a ajuda dEle! Largar influências do mundo näo deveria ser sinõnimo de largar tudo que é legal. Se no final da renovaèäo nossas crianèas estiverem pensando assim, entäo tem algum problema. As coisas do mundo estäo sendo colocadas de lado por um tempo para elas poderem se divertir mais, näo menos‚ e terem diversäo de melhor qualidade e mais significativa.

114. Coisas do mundo näo deveriam equivaler a diversäo para crianèas e elas näo deveriam ligar uma coisa à outra. Se lhes proporcionarem momentos agradâveis e divertidos sem coisas do mundo e até melhores do que o que tinham antes com essas coisas, väo moldar o futuro delas para melhor e de maneira positiva. Mas se no final elas acharem que a vida sem o mundo é chata e monôtona, entäo väo estar piores do que antes.

115. Este período pode ser ôtimo para vocês e seus filhos. Se realmente consultarem o Senhor para verem o que fazer com as crianèas do seu Lar para mantê-las inspiradas e ajudâ-las a ver que diversäo nem sempre gira em torno de um filme ou computador‚ por exemplo, e se tomarem tempo para planejar coisas para elas, interagir mais com elas e ministrar mais para elas, väo colher os frutos e os resultados na vida delas como nunca. Essa é a melhor oportunidade que jâ tiveram de se sintonizar nos seus filhos, entäo näo percam. Aproveitem-na ao mâximo.

116. Diversäo vem embalada de vârias formas, e aquela proveniente de atividades envolvendo convívio, laèos de amor e atividades positivas é o tipo que mais satisfaz. Nossas crianèas precisam de experiências legais, e os pais e professores, bem como todos os membros do Lar precisam fazer disso uma realidade. Esta é uma oportunidade de deixar nossas crianèas vivenciarem uma grande variedade de novas maneiras de se divertir. Ajudem-nas a ampliar a sua definièäo de “diversäo”, do que é "legal", e divirtam-se pra valer!

117. (Jesus: ) É da sua responsabilidade planejar o prôximo semestre o mâximo possível para garantirem que vai estar repleto de atividades e experiências realmente agradâveis para as crianèas. Se no final dos seis meses elas estiverem entediadas‚ entäo podem ficar com uma impressäo errada da renovaèäo, de que a vida sem coisas do Sistema é uma desgraèa. Se deixarem isso acontecer‚ vocês väo prestar contas.

118. Näo presumam que, sô porque instituí este período de renovaèäo, vou automaticamente dar às crianèas tanta graèa que nem väo reparar. Vou ajudar um pouco e lhes dar um pouco mais de graèa divina em algumas circunstãncias, mas quero que todos vocês, tanto adultos quanto jovens, trabalhem duro para proporcionar tanta alegria e felicidade para as crianèas nesse período que elas nem queiram voltar a assimilar todas aquelas coisas do Sistema como faziam antes. Vai exigir mais trabalho, principalmente se vocês estäo acostumados a usar coisas do Sistema como babâ‚ mas é uma oportunidade importante de vocês afetarem seus filhos de uma maneira positiva, ampliando os horizontes deles e fortalecendo-os espiritualmente.

119. Podem até explicar às crianèas que a renovaèäo é um período especial no qual väo se divertir ainda mais — väo poder sair para testemunhar, talvez ter festas super divertidas, comeèar hobbys bem interessantes, aprender novos esportes‚ ter leituras ainda mais emocionantes da Palavra e mais tempo de qualidade com vocês, seus pais. Vocês sô têm que entender que väo ter que cumprir isso, mesmo que signifique despender mais tempo e se empenhar mais.

120. Para os adultos, a renovaèäo no geral näo é para tentarem acrescentar um monte de coisas legais à sua vida, mas sim terem mais tempo para dedicarem-se a Mim e se limparem do mundo. Näo espero que os adultos tentem preencher cada minutinho com atividades legais para si mesmos, mas que tomem bastante tempo para dedicarem seus coraèöes a Mim e verem exatamente o que desejo para suas vidas.

121. Para as crianèas menores, a renovaèäo tem um propôsito um pouco diferente. É ôbvio que elas näo têm condièöes de tomar decisöes sobre suas vidas, mas quero que aprendam durante a renovaèäo que as coisas do espírito e as coisas simples da vida säo täo agradâveis quanto as coisas do mundo. Enfatizem o aspecto divertido e tentem fazer o convívio, as atividades, os passeios, a Palavra, oraèäo e o louvor emocionantes, para elas desejarem essas coisas tanto quanto desejam assistir a um filme ou brincar no computador.

122. Sei que devem estar sem saber se é possível as crianèas aprenderem a desfrutar da Palavra e das coisas do Espírito tanto quanto de filmes e jogos de computador. Talvez até achem que vivo num mundo de sonhos ou estou falando figuradamente. Mas näo estou. Se vocês se empenharem e acreditarem, os seus filhos podem passar a amar as coisas do Espírito tanto quanto adoram assistir a filmes ou brincar no computador. Vai exigir tempo, esforèo, determinaèäo e idéias malucas e inspiradoras provenientes do mundo espiritual para elas ficarem fisgadas, mas é possível e é a meta. Talvez näo a alcancem imediatamente, mas vale a pena lutar nesse sentido, porque com o tempo se tornarâ uma realidade.

G

123. (Jesus:) Vai ser preciso trabalho duro para preencher as noites das crianèas, para pensarem e orarem com antecedência para elas näo considerarem esse período deprimente e um tédio. A visäo näo é a renovaèäo ser um tédio. Talvez até os prôprios pais tenham que Me pedir para mudar a sua mentalidade a respeito do que vocês e suas crianèas consideram “divertido”.

124. Talvez precisem se adaptar para fazerem mais atividades ao ar livre, jogando bola, fazendo caminhadas urbanas ou ecolôgicas‚ piqueniques e tomando bastante ar fresco se o clima for propício. Näo väo poder mais simplesmente relaxar à noite e talvez precisem pensar em ter umas duas noites de jogos de tabuleiro com as crianèas, brincar de se fantasiar ou fazerem charadas, inspiraèäo, contarem testemunhos, levar as crianèas para eventos especiais, testemunhar pessoalmente numa praèa, e coisas assim. Eu sou um Deus de idéias e inspiraèäo, e se Me buscarem encontraräo uma fonte abundante e inesgotâvel.

Segredo para o sucesso Nº6:

Concentrem-se nos benefícios

125. (Mamäe:) Um outro fator chave para a renovaèäo é os adultos e jovens se concentrarem nos benefícios, näo nas perdas, e ajudarem as crianèas a fazerem o mesmo. Todos vocês väo ter que investir muito mais tempo e oraèäo para planejarem atividades com sentido e que ministrem às crianèas, em vez de optarem por colocâ-las na frente de um vídeo ou do computador. Entäo, concentrar-se no que väo ganhar e louvar o Senhor por todos os benefícios vai animâ-los e ajudâ-los a ver que todo sacrifício vai mais do que valer a pena.

126. Entäo‚ para lhes dar uma injeèäo de ãnimo e um vislumbre de alguns dos benefícios, temos a seguir uma mensagem que o nosso Marido nos deu com promessas das maravilhas que a renovaèäo farâ na vida das crianèas. Ele explica que vai fortalecer tanto elas como vocês, e explica melhor alguns dos benefícios com os quais ambos podem contar.

127. (Jesus:) Este período é um daqueles que agora tem–se a impressäo de que vai ser muito difícil, demorado, cansativo e algo que mal väo ver a hora de terminar. — Entendo que se sintam assim‚ principalmente sendo pais täo ocupados e por acharem que jâ têm o dia preenchido além de suas capacidades. Muitos de vocês dependem de vídeos‚ jogos de computador e livros para manterem suas crianèas ocupadas enquanto cuidam de outras coisas. E talvez näo entendam como väo viver sem essas "escoras". Eu entendo. Ficaram acostumados a se apoiar nessas coisas, entäo por um tempo väo ficar bem desesperados e limitados sem poderem usâ-las. Mas quero garantir-lhes que os benefícios seräo muito maiores que as dificuldades. Vou lhes dar alguns exemplos.

128. À medida que se empenharem em dar vida à Palavra para as crianèas‚ elas väo adquirir uma fome profunda e insaciâvel pela Palavra. Ela vai tomar vida e as crianèas comeèaräo a descobrir como a Palavra é interessante, profunda e fascinante. Vai ajudâ-las a edificar o seu alicerce, aquele que muitas delas e muitos jovens na Família ainda näo têm devido a tantas outras distraèöes que tomavam o seu tempo e atenèäo, e pareciam mais interessantes do que a Palavra.

129. Sem vídeos do Sistema, televisäo e jogos de computador, vocês väo poder passar mais tempo com seus filhos fazendo as coisas juntos. Vai criar um vínculo de amor, amizade e uniäo com os seus filhos, algo que ainda näo conhecem. Eles väo dar valor ao tempo e atenèäo que receberem de vocês e comeèar a manter diâlogos com vocês e outros. Aprenderäo a desfrutar mais do convívio e de conversar e fazerem as coisas juntos. Em vez de ser algo que väo fazer sô por obrigaèäo e depois correr para ter tempo livre no computador, na frente do vídeo, lendo livros ou seja o que for que os seus filhos normalmente faèam, eles väo aprender a dar mais valor às suas atividades conjuntas. Vai equilibrar melhor as atividades, retirando as atividades de multimídia täo râpidas para as quais nenhum professor ou amigo é pâreo.

130. Talvez no início as crianèas achem as coisas muito lentas ou entediantes, mas depois de um tempo väo entender que sô têm isso, e entäo väo comeèar a ficar interessadas. E elas väo aprender através do convívio, do diâlogo, do tempo que passarem juntos em atividades e conversando. Väo aprender sobre aplicar a Palavra às suas vidas e coisas prâticas também. Väo aprender a ser mais criativas e inovadoras; a conversar e a manter um diâlogo com respeito e interesse sincero na conversa. Väo aprender a se relacionar melhor com as pessoas‚ a fazer outros felizes e por sua vez se sentirem felizes.

131. Vocês jâ repararam que grande parte do entretenimento promovido pelo Sistema é egoísta por natureza? Ele o instiga a se fechar no seu mundinho e assistir àquele filme, jogar aquele jogo ou ler aquele livro. Entäo, sem essas coisas, as crianèas teräo novas maneiras de aprender a interagir em amor e harmonia. Vai ajudâ-las a aprender a serem mais amorosas e generosas com o seu tempo, a incluir outros e, com isso, se sentirem mais felizes.

132. A testificaèäo vai ser mais divertida e emocionante para as crianèas. Vou suprir mil e uma oportunidades para que elas se divirtam enquanto estäo ministrando às pessoas, entäo fiquem de olhos abertos para elas! — Para excursöes e passeios que podem incluir testificaèäo ou distribuièäo de folhetos ou prosseguir o contato com ovelhas.

133. Meus queridos pais, vocês väo passar a conhecer melhor os seus filhos. Perceberäo aspectos que desconheciam e aprenderäo a conhecer o seu íntimo e pensamentos mais profundos. Väo ter mais tempo para se comunicarem e orarem juntos, para conquistarem vitôrias juntos e estudarem a Minha Palavra juntos. E depois de um tempo nem väo mais sentir falta do entretenimento mundano. Perceberäo como ele os desviava das melhores coisas. E quando o jejum terminar, a sua fome pelo Sistema terâ diminuído e a dos seus filhos também.

134. Entäo aproveitem esse período para adquirirem novos hâbitos e depois lutem para conservâ-los, para que depois, quando puderem voltar a fazer aquelas outras coisas, elas näo predominem em suas vidas nem na de seus filhos.

135. Quando olharem para trâs para essa época, veräo que foi uma das mais preciosas da sua vida. Ficaräo muito agradecidos por Eu ter feito isso obrigatôrio, porque näo é uma opèäo que escolheriam por livre e espontãnea vontade, mas väo ficar super felizes com o fruto que vai dar.

136. Esse período vai salvar a vida de servièo de alguns dos seus filhos a Mim. Vai lhes dar a oportunidade de edificar um alicerce verdadeiro baseado no amor a Mim, aos outros e à Minha Palavra.

137. Sei que no princípio vai ser difícil. Vocês väo ficar sem saber como väo agüentar seis meses assim. Teräo que orar de verdade e Me consultar para saberem que novas atividades e coisas fazer para manter seus filhos ocupados, felizes e sem se meterem em encrencas. Mas Eu lhes mostrarei coisas maravilhosas se orarem e Me buscarem. Vou aliviar o seu fardo e ajudâ-los a cultivar novos hâbitos. E a grande recompensa que farâ jus a cada sacrifício serâ os resultados maravilhosos que veräo na sua vida e na de seus filhos. Eu lhes prometo.

138. (Jesus:) Vocês provavelmente jâ leram artigos sobre pais no mundo que decidiram que a TV estava tendo um papel importante demais na vida de seus filhos entäo ficaram sem assistir a TV por um mês, três meses ou por quanto tempo acharam melhor. No início as crianèas reclamaram, bateram pé, e foi difícil para os pais também, porque tiveram que se dedicar mais a outras atividades que fossem entreter os filhos, como, por exemplo, lerem juntos, brincarem juntos, saírem para passear ao ar livre juntos‚ fazerem atividades culinârias, conversar e aprender novas coisas. Mas depois, com o tempo‚ as crianèas ficaram mais felizes e comunicativas. E a família inteira se sentiu täo satisfeita que em alguns casos até decidiram se desfazer de vez da televisäo ou pelo menos assisti-la menos. Nunca mais quiseram voltar ao antigo hâbito.

139. (Mamäe:) Um fato interessante que descobrimos que corrobora o que o Senhor disse nesta profecia é que nos EUA existe uma “Semana de TV Desligada”. A meta é os participantes desligarem a telinha para incentivar as crianèas e os adultos a assistirem menos a TV e promover vidas e comunidades mais saudâveis. Desde 1995, mais de 24 milhöes de americanos desligaram seus aparelhos e se reconectaram à vida. Depois desse "jejum", quase todos mencionaram que passaram a assistir bem menos a TV e a escolher melhor os programas. Muitos afirmaram que esse novo hâbito seria permanente‚ e que ficar livre da TV é uma experiência que enriquece e libera. Para muitos foi um trampolim para efetuarem mudanèas duradouras nos seus hâbitos de assistir a TV e de vida.

140. Algumas reaèöes dos participantes da “Semana da TV Desligada”:

• As crianèas “descobriram” umas três horas a mais no dia. Agora elas lêem mais, fazem mais exercícios e passam mais tempo com sua família e seus amigos‚ jogando jogos de tabuleiro, contando histôrias e conversando com a mamäe e o papai.

• Foi uma experiência de muita valia. Fomos forèados a pensar no papel da TV na nossa vida e descobrimos a alegria de viver!

•  Aleluia! Desligue essa televisäo! Quero afirmar enfaticamente e enfatizar que a vida é muito mais do que a entediante, degeneradora e degradante telinha. Peèo a todos que usem essa semana para perder o vício à TV. Diga näo! Ligue-se à vida!

• Foi ôtimo! Mas sô tenho uma pergunta: Se é täo bom assim, por que näo passarmos as outras 51 semanas do ano com a TV desligada?

• A pior decisäo que jâ tomei na minha vida foi fazer uma assinatura de TV a cabo como presente de aniversârio para o meu marido. Agora ela passa 24 horas por dia ligada nos programas de marcenaria, jardinagem, bordado, culinâria e consertos no lar! Se näo estivéssemos assistindo a esses programas provavelmente estaríamos fazendo trabalhos de marcenaria, jardinagem, bordado‚ culinâria e consertando a nossa casa.

• Eu me desfiz completamente da minha televisäo e nunca me arrependi. Agora a minha vida é muito mais rica. Recobrei a minha imaginaèäo.

• Deixar de assistir a TV é uma ôtima maneira de encontrar tempo para brincar ao ar livre, caminhar ou comeèar a praticar um esporte diferente.

• A maneira mais fâcil de ficar mais ativo é desligando a televisäo. Praticamente qualquer outra atividade usa mais energia.

• Como as crianèas säo influenciadas pelos atos de seus pais, é importante que qualquer empenho da sua parte para fazer mais exercício, comer melhor, ou passar menos tempo assistindo à TV seja feito em família.

• Desligar a TV se torna um grande empenho familiar‚ uma maneira de se ligarem uns aos outros e passarem tempo juntos.

• Jâ fazem mais de 16 anos que nôs näo assistimos a TV, näo porque queremos ir contra a sociedade ou por um motivo ultra-religioso, mas apenas pelo desejo de termos — nesta vida täo ocupada — um relacionamento conjugal e familiar mais profundo.

• Eu repetiria a dose a qualquer momento, e acho que se alguém estiver pensando nisso, vâ em frente e jogue fora esse aparelho de televisäo! Você vai ter muito mais tempo junto com sua família, uma

melhor comunicaèäo entre vocês, crianèas que säo ôtimas leitoras, autoconfiantes e criativas, e mais tempo de carinho com sua esposa!

141. (Mamäe:) Näo se preocupe, näo temos intenèöes de nos desfazer indefinidamente dos nossos aparelhos de TV e vídeo; sô vamos ficar mais sâbios e em oraèäo quanto a essa questäo e em todos os outros aspectos da nossa vida! Incluí estes comentârios apenas porque säo interessantes, näo porque ache que deveríamos jogar fora nossos aparelhos de vídeo e TV, ah! Mas a questäo é que passar um tempo com a televisäo desligada para voltar ao bâsico da vida e passar mais tempo com familiares e amigos näo é algo inédito no mundo que ninguém tenha sequer considerado uma boa opèäo. Como podem ver por esses breves depoimentos, até pessoas no mundo concordam que desligar a televisäo e colocar as coisas de volta na perspectiva certa é uma experiência positiva.

142. Talvez até seja um argumento que os pais possam usar com os filhos quando lhes explicarem sobre a renovaèäo. Eles provavelmente ficariam interessados se vocês os colocassem a par do fato de que näo é sô na Família que coisas assim acontecem. Às vezes as pessoas no mundo também fazem isso porque querem passar mais tempo com seus filhos ou ter uma vida mais equilibrada‚ e ficam felizes com os resultados — como vocês ficaräo.

143. (Jesus continua:) Muita gente no mundo hoje em dia gostaria de ter uma oportunidade como essa que vocês estäo tendo, mas simplesmente näo possuem forèa de vontade e forèas para efetivâ-la. Elas sabem que é preguièa e que tanto elas como seus filhos estäo perdendo muito por deixarem a televisäo servir de babâ; por deixarem seus filhos ficarem brincando no computador jogos violentos e näo täo edificantes ou educativos quanto poderiam ser. Eles sabem que estâ roubando o tempo que poderiam passar juntos e as experiências que poderiam ter como família; o vínculo de amor e as oportunidades de ensinarem e aprenderem juntos como deveria ocorrer numa família. Mas acham que näo têm tempo para fazer isso, entäo deixam passar, permitindo que essas influências frívolas, mundanas, sem nexo e às vezes notadamente prejudiciais continuem entretendo as crianèas e determinando suas vidas, o que no final das contas sô tira a sua alegria de viver e realmente destrôi tudo de bom.

144. Sei que no momento é difícil imaginar, mas depois que transpuserem o obstâculo e se acostumarem ao fato de que näo väo poder colocar as crianèas para assistirem a um filme e mantê-las entretidas, väo ter que fazer algo com elas; veräo que näo väo poder deixâ-las brincando no computador durante o tempo em família, que väo ter que ler com elas, conversar com elas, fazer uma caminhada com elas, saírem de casa juntos. Meus amores, Eu prometo que depois que transpuserem esse obstâculo, väo adorar.

145. Vocês väo adorar o espírito de paz que reinarâ no seu Lar, simplesmente porque o Sistema näo vai ter mais tantas vias de acesso. Vocês väo adorar a maior uniäo e intimidade que serâ gerada por estarem se confraternizando mais e conversando em vez de ficarem sentados na frente da televisäo assistindo a um vídeo. Väo adorar as oportunidades que teräo de realmente conhecerem os seus filhos, de ficarem íntimos, contando o que sentem e os seus sonhos, ensinando-lhes tudo o que você sabe sobre testificaèäo, culinâria, mecãnica, costura ou qualquer coisa na qual eles estejam interessados. Vocês väo adorar!

146. Näo estou dizendo que vai ser fâcil. A primeira parte vai ser muito difícil até se adaptarem e aprenderem a aceitar as coisas, depois‚ apesar de ficar mais fâcil, nunca vai ser täo fâcil quanto a maneira indolente de recorrer a entretenimento do Sistema para relaxar. Mas vai ser muito melhor para o seu espírito — o seu e o das crianèas.

147. (Mamäe:) Quero esclarecer aqui que abster-se de influências mundanas näo significa que todos os filmes, jogos de computador, romances e outros tipos de entretenimento mundano säo forèosamente ruins e errados. Näo é isso que o Senhor quer que entendam com a renovaèäo nem a mensagem que Ele quer que passem para os seus filhos. É simplesmente que o Senhor quer ver a Família inteira dedicando o seu tempo para se concentrar em outros aspectos de suas vidas que säo mais importantes. Ele quer ensinar todos nôs — adultos e crianèas — a sermos mais moderados em tudo o que fazemos.

148. Näo säo necessariamente as coisas mundanas que säo ruins. (A menos que você tenha sido tolerante demais com as crianèas e as tenha deixado passar muito tempo absorvendo as influências do mundo que näo säo boas ou segundo os preceitos divinos. Nesse caso você teria que resolver isso com o Senhor e comeèar a obedecer-Lhe muito mais nesse aspecto da vida de suas crianèas.) Precisamos abandonar as coisas do mundo por um tempo para nos concentrarmos nas coisas do espírito e enfatizarmos os outros aspectos importantes da nossa vida — e da vida de nossos filhos — que têm sido encobertos pelas influências mundanas.

Segredo para o sucesso Nº7:

Usar o poder do louvor e comemorar a renovaèäo

149. Algo simples mas importante que talvez queiram incluir no seu programa de êxito na renovaèäo é ter uma comemoraèäo para iniciar esse período com tudo. Uma idéia legal e que vem bem a calhar nesse caso seria uma reuniäo para contar as bênèäos junto com as crianèas, ou até com o Lar todo — um momento de louvor especial pensando em todas as coisas boas que a renovaèäo vai nos dar e agradecendo a Jesus por elas. Peèam às crianèas para verem sozinhas o mâximo de coisas pelas quais podem agradecer ao Senhor e depois dêem–lhes algumas idéias. Transforme isso numa atividade divertida com um jantar agradâvel, um lanche especial ou umas bebidas gostosas. O ideal seria terem essa reuniäo para contar as bênèäos antes da renovaèäo, se puderem. Se näo poderiam incluí-la na devoèäo das crianèas no dia 15 de junho de manhä (o primeiro dia da renovaèäo).

150. A seguir estäo relacionadas algumas "bênèäos" ou “presentes” para servir de base (ver CMC 198‚ onde o Senhor menciona estes e outros presentes para as crianèas):

• Väo ter mais tempo de qualidade em família e junto com o Lar.

• Väo poder fazer mais coisas legais juntos (sejam específicos quanto ao que esperam fazer juntos durante a renovaèäo).

• Como todos väo passar mais tempo com as pessoas (em vez de com computadores ou televisäo e jornal), as crianèas väo aprender a se comunicar melhor e a se relacionar com os outros.

• Elas väo aprender mais como fazerem outros felizes e isso as deixarâ felizes também.

• As crianèas väo ter mais oportunidades legais de testemunhar e ganhar almas.

• Haverâ mais oportunidades de fazerem excursöes ou passeios‚ e atividades educacionais e recreativas.

• Os pais väo poder conhecer os seus filhos melhor e vice–versa.

• Väo criar uma amizade melhor e mais profunda com seus colegas, baseada na Palavra e num convívio edificante.

• A renovaèäo é uma oportunidade de adquirirem novos hâbitos.

• Novas pessoas (irmäos mais velhos e adultos da primeira e segunda geraèäo nos Lares) väo passar mais tempo com as crianèas, ensinando–lhes coisas novas e ministrando para elas.

• Väo ter mais atividades juntos e convívio no Lar e até mesmo na ârea.

• Väo ter momentos legais de Palavra, oraèäo e louvor.

• Elas väo assimilar mais Palavra nos seus coraèöes através de jogos e atividades baseadas nela.

• Talvez tenham a oportunidade de aprender algo prâtico que näo sabem ou um hobby que sempre quiseram ter.

• Talvez possam fazer mais viagens de fé.

• Por haver mais empenho em atividades conjuntas, as crianèas se sentiräo mais parte do Lar e poderäo desempenhar um papel mais ativo nele.

• O seu Lar e também cada família no Lar vai aprender a orar e ouvir o Senhor para receber idéias do que fazer.

• Väo ter uma ligaèäo mais íntima e pessoal com Jesus e ver mais os frutos da obediência a Ele e à Sua Palavra.

Continua na BN 1076

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)