Guarde a Fé!

Maria
March 17, 2004

Como näo se deixar influenciar negativamente por pessoas amadas que saíram da Família

Maria 653 CM/FM 3459 5/03

Minha queridíssima Família

Peter e eu os amamos muito. Estamos muito orgulhosos de vocês que estäo se agarrando à sua fé, lutando para obedecer a Palavra, e renovando o seu compromisso como discípulos do Senhor cada dia.

2. A Família estâ enfrentando algumas tempestades, mas isso näo deveria nos surpreender. O Senhor desde o comeèo nos avisou que, à medida que nos aproximâssemos do Fim, as coisas ficariam cada vez mais difíceis e que a luta seria mais dura.

3. Um segredo para mantermos a perspectiva do Senhor durante as tempestades e dificuldades — e é crucial fazer isso, caso contrârio as dificuldades e os problemas podem nos desgastar sobremaneira — é nos lembrarmos que estamos num batalha espiritual enorme. Sei que jâ falamos tanto disso que pode parecer redundante ou um chaväo. Mas é por essa razäo que estamos passando por essas coisas agora — tanto a Família como cada um individualmente.

4. Este é o quadro geral: estamos numa guerra espiritual muito intensa. Escolhemos invadir o territôrio do Inimigo, estamos testemunhando ativamente sobre o amor e a salvaèäo oferecidos por nosso Salvador, e também desmascarando os planos do Inimigo, de modo que, naturalmente, somos seu principal alvo. Ele realmente pega pesado contra nôs e é bem esperto. Näo escolhe tâticas que sejam fâceis de resistirmos e que näo väo nos perturbar. Estuda nossas fraquezas, vê o que é importante para nôs e nos combate nessas âreas.

5. Uma batalha que muitos de nôs estamos enfrentando, e que é pessoal e bem dolorosa, é ver nossos filhos, amigos e pessoas que nos säo queridas e saíram da Família, ficarem contra nôs. É difícil até falar sobre este assunto‚ porque säo muitos os aspectos e fatores, as situaèöes säo diferentes, e é um assunto delicado‚ porque amamos essas pessoas que foram e elas nos säo muito queridas. Eu ousaria dizer que praticamente cada pessoa na Família jâ viu um parente ou uma pessoa amada partir. Entäo é algo que afeta todos nôs. Mas temos que falar sobre este assunto, porque o Senhor quer nos dar soluèöes que väo facilitar essa batalha — tanto para nôs como para eles.

6. Entre os nossos filhos e amados que saíram da Família, hâ uma imensa gama de atitudes e interaèäo conosco. Alguns estäo rancorosos, zangados e vingativos. Outros estäo infelizes e travando batalhas. Outros säo indiferentes em relaèäo à Família ou estäo satisfeitos com o seu novo modo de vida. Outros continuam bem famintos pela Palavra, por conselhos‚ amor e convívio.

7. Näo gosto de me concentrar no negativo, mas esta BN vai focar principalmente a nossa relaèäo com aqueles que guardam rancor de nôs ou da Família, ou que väo mais longe e trabalham ativamente contra nôs. Mas antes de entrar neste assunto, permitam-me dizer que hâ muitos ex–membros que näo se enquadram nesta categoria de jeito nenhum. Na verdade, em comparaèäo com os milhares de ex–membros que temos, apenas uma minoria — mas bem atuante — se enquadra nessa categoria.

8. Temos vârios ex-membros que ainda däo valor ao amor que temos por eles e à comunicaèäo que mantemos com eles, e fazem o melhor que podem para permanecerem positivos e se concentrarem no que temos em comum. Estamos orgulhosos deles, e queremos incentivar vocês a ajudâ-los, encorajâ-los, apoiâ-los e alimentâ-los espiritualmente como o Senhor mostrar ser apropriado na sua situaèäo.

9. A situaèäo näo é fâcil para um jovem que saiu da Família e estâ sô, cercado de influências negativas e rancor, especialmente agora que os nossos inimigos se lanèaram num ataque geral para arrebanhar mais deles — inundando-os com coisas negativas, e em alguns casos até mesmo lhes oferecendo dinheiro para falarem contra nôs. Os que näo sucumbiram a isso e permaneceram fiéis ao que sabiam ser certo merecem um tremendo mérito e apreèo. Peter e eu oramos todos os dias por eles, e esperamos que vocês também. Eles realmente precisam das nossas oraèöes e de uma base firme de amor incondicional, visto que a batalha é intensa e eles têm que enfrentâ-la sozinhos. Queremos que eles sintam o nosso amor e as nossas oraèöes, queremos que tenham tudo o que precisam e estamos muito orgulhosos por optarem por fazer algo produtivo com suas vidas em vez de viverem no passado remoendo rancores‚ caso os tenham.

10. Contudo, nesta BN vamos falar mais sobre os nossos jovens — nossos filhos e pessoas amadas — que saíram da Família e que säo antagõnicos‚ negativos e que divulgam tal fato. Sinto muito ter que falar sobre isto, mas, como disse antes, o Senhor quer nos dar soluèöes. Ele näo quer que fiquemos afastados deles nem que existam muros de amargura ou mâgoas entre nôs. É claro que sô podemos fazer a nossa parte, e eles também têm que fazer a deles. Mas nesta BN o Senhor dâ conselhos que acho que väo ajudar a colocar as coisas na perspectiva certa para muitos de vocês, para que possam fazer a sua parte — tanto de amar como de perdoar e se comunicar com eles usando de sabedoria — e também permanecer no muro da sua soberana vocaèäo e näo serem derrubados com o sentimento de culpa, com a condenaèäo ou com o desencorajamento que o Inimigo gostaria de lhes infligir.

11. O Inimigo adoraria usar essas dificuldades dessa maneira. Se ele näo consegue enfraquecer a sua fé ou fazê-los desistir de servir o Senhor, tenta fazer os fardos de culpa‚ condenaèäo e desencorajamento täo pesados que sufoquem a sua alegria e fé, e depois nem conseguem seguir em frente com a mesma forèa e determinaèäo.

12. Se ele conseguir fazê-lo ficar ouvindo tudo que aqueles que saíram da Família e estäo rancorosos têm a dizer, e tomar tudo de forma pessoal, aceitando a culpa que querem lhe impingir e ficando com remorsos — que na verdade é fâcil acontecer caso sejam seus filhos ou amados e você se sinta responsâvel pelo que eles passaram ou estäo passando — entäo destrôi a sua fé de continuar servindo o Senhor. Você vai acabar se sentindo um fracasso, e essa linha de raciocínio vai seguir adiante até destruir, escangalhar e exterminar a sua fé para continuar servindo o Senhor, Lhe dando prioridade na sua vida e seguindo Suas orientaèöes mesmo quando implique sacrifícios!

13. Näo estou dizendo que näo haja nada de verdade no que as pessoas que saíram da Família e estäo rancorosas dizem. Sei que cometemos erros, pois näo existe pai ou mäe na face da Terra que näo cometa erros na criaèäo dos filhos. E alguns desses erros com certeza afetaram negativamente certos jovens, o que é muito triste. Näo estou minimizando isto. Jâ pedimos desculpas muitas vezes pelos erros que nôs, líderes da Família, cometemos por näo estabelecermos boas medidas de prevenèäo e regulamentos, ou por näo enfatizarmos um meio-termo que evitasse os extremos a que algumas pessoas chegaram. Estamos sinceramente arrependidos, e tenho certeza que tanto pais quanto outros cometeram erros que foram nocivos‚ e deveriam estar dispostos a pedir desculpas e fazer o necessârio para retificar as coisas.

14. Mas vocês têm que buscar o Senhor para descobrirem o que fizeram de errado. Nem tudo que um jovem gostaria que fosse diferente na sua infãncia foi necessariamente um erro da sua parte. E principalmente depois que o jovem comeèa a guardar rancor, fica com uma lembranèa do passado bem diferente e às vezes distorcida. É entäo que vocês têm que buscar o Senhor e deixâ-lO definir para vocês o que poderia ou deveria ter sido melhor, e pelo que deveriam se desculpar, e o que säo simplesmente mentiras do Inimigo‚ distorèöes da verdade, e a voz do rancor. Nosso Marido e Bom Pastor também poderâ encorajâ-los e mostrar–lhes como retificar as coisas, o que fazer para melhorar a situaèäo‚ ou que passos dar para ajudar seu filho ou amigo a encerrar o assunto, para poder seguir adiante com sua vida e encontrar algo que o faèa feliz.

15. Por favor, lembrem-se que nôs na Família näo somos os únicos que têm diferenèas com os filhos, nem o único grupo do qual as pessoas se desligam e depois ficam com rancor. Näo somos os únicos pais cujos filhos gostariam de ter nascido numa situaèäo diferente. Mas quem no mundo escolhe onde vai nascer? Tenho certeza que muitas crianèas pobres na Índia ou na Âfrica gostariam de ter nascido em famílias ricas nos EUA ou no ocidente‚ e que os filhos de militares que vivem viajando e näo gostam do lugar onde moram, desejariam ter nascido numa família em que os pais tivessem uma vida e profissäo mais estâveis. E hâ milhares e milhares de missionârios de tudo quanto é tipo de fé e religiäo que também optaram por criar suas famílias no seu ambiente de trabalho, e seus filhos também näo gostam disso.

16. A vida missionâria näo é para todos, principalmente num grupo como o nosso, que os acadêmicos consideram “um grupo com alto nível de dedicaèäo”. As pessoas väo sair e ficar rancorosas ou infelizes com as coisas‚ porque somos diferentes da sociedade em geral. Mas foi esta a vida que escolhemos: de discípulos, missionârios e cristäos profissionais.

17. Em algumas partes desta BN vou falar enfaticamente sobre resistir aos ataques do Inimigo, sermos militantes contra eles e näo ficarmos dando ouvidos ao Inimigo. Quero deixar claro desde agora que näo me refiro aos nossos jovens ou ex-membros como “o inimigo”. O Inimigo é o Diabo‚ Satanâs, Lúcifer, o acusador dos santos. Ele vai tentar entrar de qualquer maneira e usarâ qualquer coisa ou pessoa para tentar atrapalhar e deter a obra de Deus. Estamos conscientes disso e sabemos que amamos nossos filhos e amados que partiram. Nosso amor näo mudou. Talvez näo concordemos em certas coisas e em alguns casos, se näo conseguirmos resolver as coisas e chegar a uma soluèäo amigâvel, talvez prefiramos, por ora, näo ter muito contato ou nos comunicarmos com eles tanto quanto gostaríamos. Mas isso näo significa que eles sejam "o inimigo" ou que os amemos menos.

18. Isso tampouco significa que vamos parar de lutar contra o Inimigo, mesmo que ele tente usar nossos amados e filhos para nos fazer descer do muro do nosso chamado ou transigir na nossa fé. Vamos continuar lutando contra o Inimigo com todas as nossas forèas, e continuar amando nossos filhos e aqueles que se desligaram da Família da mesma forma. Temos que deixar bem claro essa diferenèa, senäo é quase impossível abordarmos o assunto, se näo ficar claro contra quem estamos lutando e contra quem nôs somos.

19. E por falar sobre contra quem estamos lutando, sabemos que existem principados muito poderosos no plano espiritual que nos combatem. Como os Vandari, que estäo constantemente procurando uma maneira de nos atrapalhar e põr fim ao nosso trabalho para o Senhor. Alguns de nossos jovens que estäo fora da Família acham que nôs os chamamos de Vandari. Näo é o caso. Como sabem, se lerem a Carta com atenèäo (veja “Orem, Obedeèam e Preparem-se”, CdM 3420, BN 1007), os Vandari säo seres espirituais, demõnios que procuram de qualquer maneira possível causar problemas. Em alguns casos nossos jovens fora da Família que se permitiram ficar rancorosos e cheios de ôdio säo manipulados ou influenciados por eles para tentar prejudicar outros filhos do Senhor. Mas os Vandari säo um inimigo espiritual contra o qual temos que lutar no espírito — como fazemos com Pä, Baco, Letargia e todos os outros — e que com certeza tentam nos causar problemas. Eles também tentam usar nossos ex-membros contra nôs, sô que em muitos casos, devido ao rancor e ao ôdio que sentem, e por rejeitarem a verdade, alguns ex-membros säo muito mais vulnerâveis aos ataques deles e säo presa fâcil.

Separando as verdades das inverdades

20. Um dos principais assuntos que quero abordar nesta BN é a condenaèäo e o sentimento de culpa de muitos pais por causa do rancor de seus filhos que partiram e por os culparem por muitas coisas das quais näo gostam. Para podermos lidar com a situaèäo, colocâ-la na perspectiva certa e sabermos lidar com ela de modo a gerar um resultado positivo‚ é fundamental entendermos que o Inimigo estâ usando isso para atacar a sua fé e o seu servièo para o Senhor, pura e simplesmente. Sei que alguns de vocês näo väo gostar do fato de eu espiritualizar a coisas desse jeito, mas é a realidade. Näo quer dizer que os nossos ex-membros sejam o inimigo, nem mesmo que nos acusem e culpem com mâs intenèöes. Alguns sim, outros, porém estäo apenas sinceramente infelizes e precisam de ajuda. Mas o Inimigo quer usar contra vocês toda a infelicidade deles‚ suas acusaèöes‚ rancor e a culpa que lhes imputam, e se deixarem, é exatamente o que ele farâ.

21. Algo muito importante de se lembrar na sua interaèäo com ex-membros, principalmente se eles estiverem rancorosos, é que para podermos responder-lhes com sabedoria e ajudâ-los a sair desse estado de espírito para poderem ter uma vida feliz e produtiva, temos que manter a nossa fé forte. Vocês têm que assumir a postura moral superior de näo se deixarem ser puxados para baixo e partilharem dos rancores e dúvidas que eles abrigam. Se permitirem que sua fé enfraqueèa ou seja destruída‚ ambos perderäo a perspectiva certa das coisas‚ e vocês näo poderäo ajudâ-los.

22. É mais fâcil falar do que fazer, jâ que sentem pena deles, especialmente quando eles os fazem sentir culpados e agem como se vocês — ou a Família — fossem culpados por todos os seus problemas. Mas é aí que vocês têm que buscar o Senhor e Lhe pedir para ajudâ-los a colocar as coisas na perspectiva correta. Enquanto estiverem debaixo da pesada nuvem de culpa e condenaèäo do Inimigo, väo achar tudo errado, tudo ruim‚ que tudo que fizeram foi um erro. E se acreditarem nisso fica impossível separar o mal do bem ou colocar as coisas na perspectiva correta.

23. Entäo vocês precisam antes de mais nada perceber como o Inimigo estâ tentando aleijâ-los com este ataque. E ele usa o rancor de alguns dos nossos filhos ou amados que estäo fora da Família para fazer com que seja bem pessoal, bem doloroso e que até faèa sentido. Näo quer dizer que vocês näo tenham cometido erros nem que estäo isentos de culpa. Sô significa que têm que reconhecer esse ardil do Inimigo para poderem ter fé de fazer o que o Senhor lhes mostra que devem fazer para endireitar as coisas, e depois seguirem em frente por Ele.

24. Repito‚ näo estou dizendo que näo foram cometidos erros ou que tudo o que aconteceu era o que tinha que acontecer, porque houve erros, e alguns bem graves e prejudiciais, como os relacionados a um comportamento sexual inadequado ou a disciplinas severas — algo que jamais deveria ter acontecido. (Ver “Responder a Quem nos Pergunta!” CdM 3016, BN 653) Näo estou justificando os erros nem encobrindo-os como quem diz "e daí?". Teria sido muito melhor se eles näo tivessem acontecido, e sinceramente, sentimos muito por esses erros, e quem esteve envolvido também deveria se sentir assim. Mas às vezes ocorrem erros — em toda parte do mundo, em cada círculo da sociedade, näo apenas na Família. E uma lièäo que todos na face da Terra têm que aprender em alguma altura da vida é que quando algo ruim lhe acontece, quando um certo erro o afeta, hâ maneiras de superar isso‚ retificar o problema e solucionar a situaèäo. O que prova que alguém é bem-sucedido näo é a sua capacidade de eliminar todos os problemas na vida, mas sim de solucionâ-los ou de superar as dificuldades que surgem.

25. No caso de alguns dos nossos ex-membros que ficaram rancorosos e agora estäo contra seus amigos, parentes ou outros na Família, culpando-os pelos problemas que enfrentam na vida, näo hâ nada totalmente abrangente que possamos fazer para ajudâ-los a superar esse rancor, retificar os erros que eles acham que foram cometidos contra eles e esclarecer sua percepèäo de como foram tratados ou do que lhes aconteceu. Cada situaèäo é diferente e cada problema que aconteceu na vida de alguém tem que ser tratado individualmente. É aí que vocês têm que buscar o Senhor quanto ao que Ele quer que faèam. Peter e eu pedimos desculpas pelos erros que a Família, no geral, cometeu, e vocês provavelmente também väo precisar pedir desculpas pessoalmente.

Colocando as coisas na perspectiva certa

26. Segue-se uma mensagem do Senhor para os pais‚ que os ajudarâ a discernir o que realmente foi um erro. Alguns jovens que saíram da Família os consideram negligentes porque näo lhes permitiram freqüentar uma escola no Sistema, ter amigos do Sistema, ouvir música do Sistema, conhecer outras religiöes e ideologias‚ etc. Alguns até reclamam de näo terem tido opèäo quanto a estarem na Família ou quanto ao país onde gostariam de ter sido criados. Outros reclamam por terem sido criados num ambiente de tamanha confianèa que näo estavam preparados para a dissimulaèäo, o egoísmo e a falta de confianèa que impera no Sistema. Essa linha de pensamento tem aumentado, provavelmente porque eles conversam e se comunicam on-line, validam as reclamaèöes uns dos outros e muitas vezes um adota a reclamaèäo do outro.

27. Mas vamos colocar as coisas na perspectiva certa: Desde quando um menor de idade no mundo diz aos pais o que fazer em relaèäo a essas coisas? Näo importa o tipo de criaèäo, crianèas e jovens näo decidem onde moram, que emprego os pais têm, que escola väo freqüentar ou quanto vêem ou deixam de ver os seus pais.

28. Essa mentalidade que alguns dos nossos ex-membros têm de que foram “maltratados”, pelo fato de näo terem optado quanto ao estilo de vida no qual foram criados, lhes causa muito sofrimento. E o Inimigo usa esses sentimentos deles para nos fazer sentir mal ou culpados, como se tivéssemos falhado aos nossos filhos. Mas vocês têm que se afastar um pouco dessa floresta para verem as ârvores. Claro‚ foram cometidos erros‚ e algumas coisas que vocês fizeram provavelmente näo foram as melhores. Mas quem é que tem uma infãncia perfeita? Näo faz sentido os filhos que estäo fora da Família acusarem os pais de terem sido péssimos pais sô porque algumas coisas näo foram perfeitas ou por causa de suas atuais preferências e maneira de pensar. A mensagem na qual o Inimigo adoraria que vocês acreditassem é que foram irresponsâveis, inaptos, coagidos pela “seita”, seguidores cegos que prejudicaram seus filhos, etc. O Inimigo estâ usando essa linha de pensamento e essas acusaèöes para enfraquecer vocês, pais, tentar ferir a sua fé e fazê-los se sentirem culpados.

29. Repetindo o que jâ disse, sei que foram cometidos erros‚ e näo estou ignorando esse fato nem tentando encobri-lo. Papai, Peter e eu jâ pedimos perdäo pela responsabilidade que nos cabia como líderes da Família, e temos tomado medidas concretas no sentido de garantir que tais coisas näo se repitam. E se surgir alguma questäo do passado‚ cada um de vocês terâ que buscar o Senhor para ver como retificar a situaèäo e, se podem fazer algo mais para corrigir os erros ou o que näo foi tratado devidamente. Falaremos disso mais adiante. Mas primeiro precisam perceber que os fortes sentimentos de culpa, desespero e de acharem que “estâ tudo perdido” säo do Inimigo. Segue-se o que nosso sâbio e amoroso Marido tem a dizer sobre este assunto.

30. (Jesus fala: ) Vocês jâ ouviram isto, mas vou lembrâ-los mais uma vez que sentimento de culpa provém do Inimigo. Se forem tentados a se sentir condenados em relaèäo a algo, ou se outros os fizerem se sentir culpados ou sob condenaèäo pelas suas palavras ou aèöes, podem ter certeza que näo é proveniente do Meu Espírito.

31. Esse espírito de ficar culpando e acusando os outros, fazendo-os se sentirem culpados ou sob condenaèäo, näo provêm de Mim, mas sim do Inimigo. Vocês têm que reconhecer isso e näo aceitar nem cair na condenaèäo do Inimigo. É natural achar que deveriam ter feito mais como pais‚ que deveriam ter se doado mais, orado mais, dedicado mais tempo e dado tudo de si. Mas exatamente por serem bons pais é que pensam assim, porque amam de verdade os seus filhos e se preocupam com sua felicidade e bem-estar.

32. Por outro lado, peèo que näo se aflijam por causa de suas falhas, especialmente näo se culpem pelos problemas que seus filhos maiores de idade têm atualmente. Eles têm que tomar suas prôprias decisöes, e se optarem por guardar rancor, vocês podem e devem tentar ajudâ-los, mas para isso eles têm que tomar uma decisäo consciente de que querem superar o problema.

33. Todo mundo tem problemas. Problemas fazem parte da vida, e o Meu plano é dar às pessoas oportunidades de se aproximarem de Mim através da sua desesperaèäo e Me buscando, e também lhes ensinar lièöes de vida e maturidade e lhes dar oportunidades de crescer. Se vocês da primeira geraèäo näo tivessem tido problemas durante o seu crescimento, näo teriam sentido tamanha necessidade de uma mudanèa na vida e tanta atraèäo pelo Meu Espírito. Os seus problemas contribuíram para o bem e os levaram à Família e a Me servir em tempo integral. O mesmo ocorre com a geraèäo mais jovem de hoje, tanto os que estäo na Família como fora dela — permito que tenham problemas, e espero que se aproximem de Mim com isso. O princípio espiritual ainda é o mesmo — batalhas equivalem a coisas boas e podem ser sinõnimo de crescimento e vitôria. Isso näo os isenta nem a ninguém dos erros cometidos, mas a questäo é que os seus filhos teriam problemas e dificuldades na vida mesmo se vocês fossem perfeitos. Permito problemas para põr o espírito humano à prova, e todos na Terra têm que aprender a lidar com os problemas e erros, e com as dificuldades.

34. Sei que é mais difícil pensar assim quando os seus prôprios filhos estäo envolvidos, especialmente quando eles expressam seus rancores em relaèäo a vocês e os culpam por sua situaèäo e por seus problemas. Mas lembrem-se que vocês näo säo responsâveis pelos atos de seus filhos adultos nem por suas atitudes rancorosas e odiosas, mesmo que eles queiram culpâ-los e lhes digam que vocês säo responsâveis. Vocês näo säo responsâveis pelo rancor e pela infelicidade deles. Talvez sejam responsâveis pelas situaèöes que lhes causaram rancor‚ mas ninguém tem que ser rancoroso nem infeliz em relaèäo ao passado. Isso pode ser superado. Eu ofereèo libertaèäo do rancor, mas depende da pessoa recebê-la e aceitar o perdäo.

35. A Minha infãncia tampouco foi perfeita. Tive que passar pela infãncia como as outras crianèas, para entender a natureza humana e suas dificuldades. Tive que relevar o que Eu considerava um tratamento injusto por parte de Meus pais terrenos e optar por aceitar o que Eu considerava regras, disciplina e limites injustos por parte deles. Todas as crianèas passam por um período de rebeldia em relaèäo a regras e ao que consideram falhas na sua criaèäo.

36. Através da Minha prôpria infãncia aprendi que é geralmente natural crianèas mais velhas e os adolescentes juniores acharem que seus pais säo injustos em alguns aspectos de sua criaèäo. Faz parte do crescimento. Mas a maioria dos adolescentes supera esse ressentimento assim que eles prôprios assumem mais responsabilidades. É quando eles näo superam e continuam guardando rancor e sentimentos ruins em relaèäo aos pais que o Inimigo pode usar isso para tornâ-los infelizes‚ rancorosos, e para terem uma perspectiva azeda da vida. Ele também usa isso para tentar condenar ou desencorajar os pais de alguma forma e afastâ-los de seus filhos.

37. Ele tentarâ usar tais situaèöes, principalmente com os pais na Família, para ferir sua fé em Mim e na Família e fazê-los se sentirem sob condenaèäo e culpados‚ de modo a chegarem até a pensar em abrir mäo de sua coroa de servièo. Ele tentarâ persuadi–los a desistir de tudo, de seu ministério, servièo e lugar no campo de missäo, da sua fé e crenèas, do seu chamado — tudo isso para de alguma forma provar que vocês “viram a luz”, e como algum tipo de compensaèäo aos seus filhos antagonistas.

38. Mas isto é um ataque descarado do Maligno! Vocês näo têm que fazer penitência pelos seus filhos por näo terem sido perfeitos. Näo merecem ser punidos e se sentirem culpados por a infãncia deles näo ter sido perfeita. Têm que acreditar em Mim quando digo isto, caso contrârio o Inimigo continuarâ usando seus filhos rancorosos e retrocedidos para acusâ-los e fazê-los se sentirem culpados e horríveis näo importa o que faèam, quando na verdade deveriam estar orgulhosos da maravilhosa criaèäo cristä que lhes deram.

39. Eles talvez gostariam de ter tido uma criaèäo diferente, mas isso näo justifica falsas acusaèöes de que a sua criaèäo foi “mâ”, etc. Näo é verdade sô porque eles pensam assim.

40. Queridos pais de filhos antagõnicos, vocês têm que reconhecer a origem das acusaèöes e da culpa que estäo jogando em vocês. Tudo isso provém de um poèo de amargura, e a fonte dessa condenaèäo e rancor é o Inimigo. Entäo, quando ouvirem os seus prôprios filhos acusarem e censurarem vocês, responsabilizando–os e tentar fazê-los se sentirem culpados, lembrem-se que näo é toda a verdade — mesmo que eles achem que seja. Peèam–Me para explicar-lhes a situaèäo, para falar com vocês particularmente sobre essas acusaèöes e para lhes mostrar como Eu vejo as coisas e o que realmente aconteceu.

41. É muito importante näo aceitarem sem mais nem menos todas as acusaèöes de ex-membros antagõnicos sem Me pedir para lhes mostrar a verdade. Isto se aplica especialmente quando se trata dos seus filhos, porque vocês naturalmente sentem empatia‚ querem acreditar neles e ajudâ-los. Entäo precisam estar ainda mais em oraèäo quanto ao que eles lhes dizem se isso os faz se sentir culpados ou sob condenaèäo, ou vacilar em suas convicèöes e fé.

42. Alguns de seus jovens agora ex-membros acham que os problemas que têm hoje estäo diretamente ligados à sua criaèäo na Família, e na verdade, que seus pais‚ professores e pastores é que säo os culpados. Alguns deles acusam seus pais abertamente, culpando-os de coisas como, por exemplo‚ näo terem as coisas que gostariam; näo passarem tanto tempo com seus pais nem terem tanta atenèäo deles quanto gostariam; serem restringidos em relaèäo aos amigos e professores que tiveram, à educaèäo que receberam, ao país onde viveram, quanto ao que tinham liberdade para fazer com seu tempo livre, etc.

43. Esses jovens ex–membros acham que se tivessem sido criados como queriam, a sua situaèäo hoje seria diferente, seu futuro näo estaria “arruinado”, etc. Eles também se sentem justificados em acusar os pais pelo que consideraram falhas na sua criaèäo, dizendo que foi por causa da escolha dos pais de Me colocarem em primeiro lugar e Me obedecer que eles, seus filhos, sofreram. Essa mentalidade e modo de pensar näo sô é inexato e incorreto, mas nada frutífero e sô vai gerar mais rancor e ressentimento, que‚ como sabem, sô serve para travar a pessoa e tolher sua felicidade e seu crescimento espiritual.

44. O primeiro passo é perceber que vocês näo säo obrigados e nem é aconselhâvel aceitar e ficar ouvindo todas essas reclamaèöes e amarguras. Depois deveriam Me consultar a esse respeito e Me deixar separar o bem do mal‚ a verdade das distorèöes e mâs interpretaèöes ou puras inverdades. Vocês ficaräo maravilhados ao verem como este simples passo de Me ouvir vai ajudar. Depois disso estaräo mais preparados para tomar as outras medidas, que seriam pedir perdäo, endireitar as coisas e fazer a sua parte para ajudâ-los a seguir em frente. (Fim da mensagem de Jesus.)

“Minha vida estâ arruinada!”

45. (Mamäe:) Marc e Claire, que leram uma côpia avanèada desta Carta, comentaram sobre a tendência de alguns ex–membros se sentirem vítimas, e sugeriram que eles estäo usando o padräo errado de comparaèäo:

46. “Minha vida estâ arruinada” ou "Jâ vi muitas vidas arruinadas" é uma declaraèäo típica de apôstatas.

47. Quando ouvimos um ex-membro dizer que sua vida estâ “arruinada”, näo podemos deixar de nos perguntar que padräo de comparaèäo ele estâ usando. Certamente, se um jovem fica preso num círculo lamentâvel de drogas, bebidas e crime — que é um problema täo grande na sociedade — entäo pode vir a ter uma vida arruinada e isso é realmente muito triste e motivo de grande preocupaèäo. Mas quando um jovem que tem uma bolsa de estudos numa universidade, um emprego ôtimo, namorado(a)‚ e é relativamente bem-sucedido no Sistema diz que sua vida estâ “arruinada” porque cresceu num grupo religioso altamente dedicado, é difícil aceitarmos essa mentalidade ocidental.

48. Aparentemente muitos acham que cada crianèa nascida na Família deveria ter um padräo de vida de classe média alta ocidental, e se näo for assim, sofreu privaèöes, abusos, se tornou desajustada e incapacitada para o resto da vida. Na nossa opiniäo, isso simplesmente näo é realista. Na verdade, sô pela graèa de Deus é que as nossas crianèas têm uma vida täo maravilhosa, protegida e säo bem cuidadas. E se quiséssemos nos basear nas probabilidades, qualquer um dos nossos filhos poderia ter tido por pai um pastor de cabras no Afeganistäo, ou nascido numa família pobre no México, onde muitas crianèas têm que perambular pelas ruas, descalèas, e sustentar o alcoolismo dos pais. Ou poderia ter sido criado numa camada pobre e discriminada como acontece nas favelas étnicas nos Estados Unidos.

49. É triste ver alguns jovens que saem da Família fazerem seus pais acharem que eles foram privados das necessidades bâsicas, em vez de se incluírem na minoria afortunada no mundo! Recentemente, quando visitamos alguns parentes na Argentina, fomos visitar nosso sobrinho (que é natural da Argentina). Ele tem 30 anos de idade e ainda estâ desempregado, sem esperanèa para o futuro, e vive na mesma regiäo desde que nasceu. Ele nunca saiu de lâ. Näo pode se casar com a namorada porque näo arranja emprego‚ e seus pais sobrevivem em parte graèas à generosidade de seus parentes que estäo na Família e que continuam suprindo para eles nesses tempos de dificuldade. Seus pais säo pessoas boas e trabalhadoras, e ele é um bom sujeito.

50. Nôs näo entendemos por que alguns jovens que saíram da Família por enfrentarem dificuldades na vida acham que, por alguma razäo, “merecem” tudo ou mais do que muitos jovens lâ foram têm condièöes de ter. Nosso sobrinho nunca reclama e é um filho amoroso que näo sonharia em censurar seus pais. Näo seria certo pensar que ele com certeza poderia culpâ-los por näo ter nascido numa família de classe média alta onde teria mais oportunidades?

51. Isso pode até mesmo se aplicar aos EUA, visto que a visäo dourada da vida boa e sucesso para todos é uma grande ilusäo que alguns dos nossos apôstatas engoliram. Recentemente lemos um artigo com os resultados do estudo feito por uma equipe da universidade Northeastern, em Boston. Declarava que o nível de desemprego entre jovens de 16 a 24 anos estâ assumindo proporèöes alarmantes. Segundo a pesquisa, "trata-se de um número assombroso de 5,5 milhöes e aumentando. Este exército de jovens com pouca instruèäo e desempregados, desligados muitas vezes da sociedade em geral, estâ insatisfeito e infeliz, e constitui uma grande ameaèa a longo prazo para o bem-estar americano em muitas frentes" (Trechos de um artigo de Bob Herbert‚ do New York Times, 6 de fevereiro, 2003.)

52. Graèas ao Senhor, pelas estatísticas que recolhemos, parece que uma alta percentagem dos jovens que saíram da Família consegue emprego e segue uma carreira e profissäo com um mínimo de dificuldade. O treinamento missionârio que receberam lhes fornece uma capacidade de resolver problemas que muitos jovens na sociedade näo possuem. Näo queremos minimizar as dificuldades com as quais eles se deparam ao passarem da Família para o Sistema‚ mas por outro lado, temos que dizer que muitas histôrias do tipo “a minha vida estâ arruinada”‚ que deixam os pais arrasados, simplesmente näo é a realidade da maioria dos nossos jovens que sai da Família. Isso realmente comprova os elementos espirituais por trâs desses ataques. (Fim dos comentârios de Marc e Claire.)

A Chave do Destino

53. (Jesus fala:) Clamem a chave do destino para os seus filhos — tanto os que estäo dentro como fora da Família . A chave do destino funciona de acordo com as decisöes que eles tomarem e pode ajudar a orientâ-los na vida. Claro que ela tem muito mais poder para ajudar e intervir quando alguém toma decisöes baseadas na Palavra, no amor, sacrifício e na obediência a Mim e ao Meu chamado para eles. Mas também pode ajudar aqueles que se desviaram‚ orientando-os gentilmente a um propôsito e sentido na vida‚ para aprenderem através das experiências e mais tarde estarem prontos para cumprir com o seu destino. Ela os cutucarâ e os levarâ, gentilmente, a tomar decisöes que melhoraräo sua vida e os ajudaräo a encontrar mais propôsito, sentido e a ver as coisas com mais clareza.

54. A vida no geral é difícil. E a vida no Sistema é muito difícil, principalmente para aqueles que abandonaram a sua fé. Mas ainda assim‚ para terem paz e progredirem na vida, eles têm que chegar ao ponto em que aceitam as escolhas que fizeram. A chave do destino pode ajudar a lanèâ-los para fora do negativismo que domina suas vidas e mentes e colocâ-los num caminho onde poderäo comeèar a fazer algo útil e aprender com suas experiências, em vez de ficarem enrolados lutando a batalha impossível de vencer que é ficar culpando os outros pelos seus problemas e pelo que näo têm na vida.

55. Orem pelos ex-membros rancorosos, contra a influência do Inimigo nas suas mentes e para a chave do destino agir a favor deles. Eu os amo encarecidamente e nunca deixarei de amâ–los. Sei que a maioria deles, por baixo daquela aparência dura e confiante, tem um coraèäo solitârio dominado por esse ressentimento solitârio de que näo foram tratados como gostariam. Certo ou errado, a frustraèäo e a mâgoa para eles é real. Entäo orem por eles, para que suas almas e mentes sejam libertadas, e contra o demõnio do rancor. Clamem as chaves de aceitaèäo, humildade, motivaèäo e perspectiva celestial. Invoquem a chave do destino para ajudâ–los a encontrar o seu caminho. (Fim da mensagem de Jesus.)

56. (Mamäe:) Pedimos ao Senhor mais informaèöes sobre a chave do destino. Algumas pessoas queriam saber se invocar a chave do destino para seus filhos que näo estäo mais servindo o Senhor significava que näo era o destino deles servirem o Senhor. Ele deu uma resposta linda e que mostra como a perspectiva do Senhor é muito mais ampla do que a nossa.

57. (Jesus fala: ) Vocês estäo meramente vendo o presente, achando que eles näo estäo cumprindo o seu destino aqui e agora, por isso se perguntam por que lhes pedi para invocarem a chave do destino para eles. Eu‚ porém‚ estou vendo a eternidade!

58. Criei a chave do destino para ajudar qualquer um a encontrar o seu destino e cumpri-lo. Seus filhos eventualmente cumpriräo o seu destino; eles viräo a reconhecer o valor de sua heranèa e aceitaräo sua vocaèäo. Eles säo Meus, e mais dia menos dia voltaräo para Mim e seguiräo o plano que Eu tinha para eles. — Näo necessariamente na Terra, mas o que acontece agora na Terra näo é de modo algum a conclusäo e o final de tudo.

59. Entäo, ao clamarem a chave do destino para eles, vocês näo estäo dizendo que eles näo viräo a estar novamente em Meus braèos e Me servindo. Estäo clamando as chaves do destino sô para avanèâ–los no caminho das lièöes, experiências e do crescimento, para que possam voltar a reconhecer o seu destino quando estiverem prontos, e tomarem uma atitude no sentido de cumpri-lo. Mesmo se levar vârios anos‚ ou o resto de sua vida na Terra, näo significa que a chave do destino falhou, porque através da influência dela e das suas oraèöes‚ eles estaräo melhor preparados para mais uma vez assumirem e encontrarem o seu destino quando estiverem prontos. (Fim da mensagem de Jesus.)

Mais sobre como orar pelos nossos filhos

60. (Jesus fala:) Entendo que às vezes é difícil saber como orar pelos seus filhos, porque se por um lado querem que sejam bem-sucedidos, estejam felizes, seguros, protegidos e tenham tudo o que precisam‚ por outro lado näo acham que o Sistema vai realmente satisfazê-los. Sabem que a heranèa deles é serem filhos de David, e näo querem que eles se acomodem e estejam fisicamente confortâveis, mas sofrendo espiritualmente.

61. Entendo este dilema e tenho a soluèäo perfeita. Orem para Eu Me manifestar na vida deles. Se orarem para a Minha influência na vida deles ficar evidente, terei liberdade para fazer o que sei ser melhor — seja protegê-los, suprir para eles e abenèoâ-los de maneiras milagrosas para provar-lhes o Meu amor incondicional, seja manifestar o Meu amor às vezes permitindo situaèöes que lhes mostrem que o Sistema näo vai satisfazer e que a verdadeira vocaèäo e o destino deles é Me servir.

62. O futuro de seus filhos depende de muitos fatores: das decisöes deles, de como reagem à Minha influência em suas vidas‚ das suas oraèöes, etc. Alguns nunca voltaräo a Me servir na Terra, mas os abenèoarei na vida secular até um certo ponto e continuarei preparando-os para o dia em que voltaräo a Me servir na prôxima vida. Jâ na vida de outros agirei para trazê–los de volta o mais râpido possível. Cada vida e cada caminho conduzindo ao destino da pessoa é diferente, e o resultado varia muito, dependendo das suas decisöes e reaèöes ao que lhes permito vivenciar.

63. Entäo o melhor que podem fazer é orar para eles se aproximarem de Mim e para a Minha influência ser ôbvia em suas vidas. Quer isso signifique proteèäo ou castigo, milagres de provisäo ou de humilhaèäo e arrependimento, agirei a Meu modo, com amor e misericôrdia. (Fim da mensagem de Jesus.)

64. (Jesus fala:) É realmente difícil saber o que é melhor, porque embora por um lado você queira que eles estejam felizes, satisfeitos, produtivos e que faèam algo bom com suas vidas‚ por outro sempre se entristecerâ pelas bênèäos e pela verdadeira felicidade e realizaèäo que perderäo por seguirem pelo caminho de menos bênèäos.

65. Mas você também tem que entender que näo é sempre a Minha suprema vontade que eles voltem para a Família nesta vida. Em alguns casos sei que serâ melhor para os seus espíritos se vagarem pelo mundo e passarem pela Tribulaèäo para perceberem a grande diferenèa. Alguns estäo täo cegos espiritualmente e insensíveis em seu entendimento, com um padräo espiritual täo baixo que na verdade näo se importam de ficar vagando pelo deserto espiritual. E se Eu os trouxesse de volta agora, ainda näo teriam a profunda convicèäo e dedicaèäo necessârias para Me servir em tempo integral e até o fim. Mas quando os dias ficarem mais escuros e o Inimigo e os filhos da Luz derem sinais e fizerem prodígios, e a guerra esquentar‚ aí eles comeèaräo a ver a diferenèa, e isso selarâ no seu espírito algo que nunca serâ abalado nem duvidado.

66. Entäo, por causa das decisöes de alguns deles, quero que sigam o caminho determinado por tais decisöes, mesmo que com isso percam muitos anos. Contudo, no final valerâ a pena; eles väo voltar quando estiverem totalmente convencidos em suas mentes e coraèöes, e os benefícios disso nem se comparam com as perdas. Isso näo quer dizer que eles näo poderiam ter se incitado enquanto ainda estavam na Família e clamado as chaves para abrirem os seus olhos do espírito. Mas tenho que agir dentro das suas escolhas, e para alguns deles, sei que a única maneira de realmente aprenderem é através da dura experiência. (Fim da mensagem de Jesus.)

Endireitando as coisas

67. (Mamäe:) Hâ situaèöes em que os atos, erros, as decisöes e os problemas dos pais afetaram negativamente os filhos. Acho que se buscarem o Senhor sobre isso e depois conversarem com seus filhos, ficaräo surpresos de ver como podem retificar as coisas. É incrível o quanto um humilde pedido de perdäo pode fazer para dissipar certos rancores, e é muito possível que alguns de vocês tenham que pedir perdäo. Papai, Peter, eu e a Família também, pedimos perdäo por quaisquer erros do passado. Agora talvez seja a hora de alguns de vocês, pais, fazerem o mesmo, se ainda näo o fizeram. Em alguns casos talvez signifique simplesmente abrir uma linha de diâlogo e comunicaèäo e tentar ajudar os seus amados a superar os rancores que os estäo magoando e provavelmente a outros também. Em outros casos, o Senhor talvez mostre outras coisas que vocês poderiam fazer para endireitar a situaèäo. A reconciliaèäo é uma boa coisa.

68. Näo me entendam mal. Como o Senhor e eu jâ falamos antes, nem todas as acusaèöes que seus filhos que saíram da Família fazem contra vocês ou outros verdadeiramente säo problemas. Hâ muito exagero‚ distorèöes da verdade e mal-entendidos e interpretaèöes errõneas misturadas. Além disso, muito do que disserem provavelmente näo tem nada a ver com vocês pessoalmente, mas näo passa de rancor em relaèäo ao passado ou alguma infelicidade indefinida que eles sentem. De modo que näo estou dizendo que todo mundo precisa comeèar a se sentir responsâvel e pedir perdäo por cada acusaèäo ou problema que nossos amados ex-membros têm. O Inimigo adoraria ver isso acontecer. Mas cada um, na sua situaèäo, deveria avaliar as acusaèöes feitas contra si, apresentâ–las ao Senhor e buscâ-lO para cortar fora todos os exageros e manifestaèöes de rancor e ver qual é realmente o ãmago da questäo.

69. Por mais que queiram ajudar os seus amados a se sentirem melhor, a superarem as coisas e serem felizes, eles também têm que saber que nem tudo em relaèäo à sua infãncia ou ao passado da Família estava errado. Embora eles talvez näo tenham gostado de algo, näo significa que era errado. É aí que vocês têm que simplesmente permanecer firme nas suas convicèöes quanto ao seu trabalho, sua fé, seu amor pelo Senhor e pela Família. Arrependam-se pelos erros genuínos e pelas ocasiöes quando poderiam ter agido melhor e esqueèam o resto.

70. Houve situaèöes em que a pessoa talvez devesse ter passado mais tempo com os filhos‚ ou poderia ter explicado as coisas melhor ou, em retrospectiva e analisando bem, talvez näo devesse ter feito certas coisas. Mas isso é muito natural. Ninguém no mundo‚ fazendo uma retrospectiva de sua vida, poderia dizer que teria feito tudo exatamente da mesma forma, porque ninguém é perfeito.

71. Mas, por outro lado, algumas das queixas näo säo realmente o problema. O fato de você ser um missionârio e trabalhar para o Senhor näo é o problema. Suas crenèas e fé no Senhor e sua vida de discipulado näo säo o problema. Talvez isso represente grande parte da infelicidade deles, mas você näo tem que se desculpar por essas coisas. Tem que pedir perdäo pelos erros humanos‚ pelas falhas‚ por ter feito mal juízo ou pelos mal-entendidos, etc.

72. Até mesmo algumas coisas que foram erradas ou que podiam ter sido tratadas de uma forma melhor, como, por exemplo, o fato deles sentirem que näo tiveram tempo suficiente com você, ou as dificuldades pelas quais passaram quando seus pais se separaram ou casaram de novo, ou seja lâ o que for. Embora possam sinceramente se condoer das dificuldades que isso lhes causou‚ näo deveriam estar se auto–flagelando, nem isso justifica suas acusaèöes contra a Família. Pais em todo o mundo encaram essas mesmas escolhas, e existem no mundo tantos — ou até mais — pais ausentes, divôrcios, separaèöes‚ e dificuldades como existem na Família.

73. Vemos na histôria muita gente que näo teve tanto tempo com seus filhos e famílias como gostaria. Olhem sô os famosos missionârios e exploradores‚ pastores, evangelistas, até mesmo médicos e cientistas, que optaram por estar longe de suas famílias para seguirem o que consideravam o trabalho de sua vida. Sei que nenhum de vocês que precisou se separar dos filhos por causa de seu ministério agiu na brincadeira. E embora isso às vezes pudesse ter sido evitado, outras vezes näo, e era a decisäo certa. Isso é apenas um exemplo de possíveis reclamaèöes de seus filhos, e as diferentes maneiras de encarar a coisa.Todos nôs cometemos erros, e você pode sinceramente pedir desculpas e perdäo pelos seus. Mas näo deixe o Inimigo condenâ-lo ou fazê–lo achar que deveria assumir a responsabilidade por todos os problemas atuais de seu filho por causa de algo que aconteceu no passado.

74. De modo que vocês precisam avaliar o que os seus filhos ou amados que saíram da Família estäo dizendo e chegarem ao ãmago do que realmente os estâ incomodando. E se cometeram erros, deveriam pedir perdäo. Orem e perguntem ao Senhor o que podem fazer para ajudar a encerrar essas questöes na vida de seus amados, para que possam esquecer o passado e seguir em frente!

75. Quer vocês pensem que podem fazer algo, quer näo, precisam descobrir como o Senhor vê as coisas que os seus amados rancorosos lhes dizem. Näo podem aceitar todas as suas diatribes rancorosas senäo väo afundar! Sô vai fazê-los tropeèar, porque näo tem como retificar todas as culpas e mâgoas exageradas que uma pessoa com rancor joga em vocês. Se tentarem tratar de tudo e endireitar tudo‚ sô väo sentir dor, confusäo e desconforto, o que vai desencorajâ-los a ponto de fazê-los falhar. Entäo, levem ao Senhor, perguntem-Lhe como Ele vê as coisas e deixem-nO ajudâ-los a discernir pelo que deveriam pedir desculpas, o que deveriam tentar endireitar, e o que simplesmente faz parte da sua fé e no qual devem assumir uma postura firme e pedir ao Senhor para ajudar os ex-membros a superar.

76. Na maioria dos casos, o que deixa as pessoas infelizes é o rancor que têm, em vez de algo que lhes aconteceu. Elas poderiam seguir adiante com sua vida se quisessem, e vocês poderiam e deveriam facilitar esse processo, mas depende delas.

77. Em algumas ocasiöes vocês väo pedir desculpas e a pessoa näo vai aceitar. Ela talvez esteja täo metida nos seus problemas — täo presa ao seu rancor — que näo consiga ver a mais nada. Nesses casos, näo hâ realmente muito que se possa fazer. Vocês têm que fazer o que podem, mas depois fica por conta da pessoa. Podem orar por elas‚ conversar, tentar se reconciliar, e se näo aceitarem é decisäo delas. Mais dia menos dia vai valer a pena‚ porque esses ex-membros väo se lembrar que você tentou, e isso vai ajudâ-los a se aproximar quando estiverem prontos. Entäo, faèam o que podem e coloquem o resto nas mäos do Senhor.

78. (Jesus fala:) Seguem-se três passos que deveriam dar para ajudar a endireitar as coisas com seus filhos:

  1. Primeiro, peèam-Me para falar com vocês sobre as acusaèöes deles, explicando–lhes o que realmente foram erros ou falhas. Ouvir sobre os seus erros e fracassos pode ser bem desagradâvel, mas lembrem-se que Eu näo os condeno, e que serâ mais fâcil do que aceitar o que o Diabo tem a dizer sobre o assunto, que é sô condenaèäo‚ fracasso e culpa. Deixar-Me diferenciar as coisas e colocâ-las na perspectiva correta os ajudarâ a näo sucumbir à condenaèäo, ao sentimento de culpa e ao pesar que o Diabo lhes impöem. E também os ajudarâ a aprender para o futuro, porque deixarâ mais claro o que podem fazer para ajudar seus filhos de agora em diante.
  2. Pergunte–Me o que você pode fazer para retificar os verdadeiros erros e as falhas. Eu talvez lhe diga apenas para pedir desculpas e reconhecer a situaèäo junto à pessoa, ou talvez lhe dê idéias do que fazer para endireitar as coisas.
  3. Depois de fazer essas coisas, de ter Me buscado sobre os seus erros e feito tudo ao seu alcance para corrigi-los e retificar as coisas, se a pessoa que lhe é querida e saiu da Família continuar a se aferrar ao passado e ao seu rancor e infelicidade, busque-Me sobre o que fazer para ajudâ-la a superar isso, seguir adiante com sua vida e perceber que precisa parar de culpar os outros pela sua infelicidade. (Fim da mensagem de Jesus.)

Peèa conselhos ao Senhor sobre como expressar seu pedido de perdäo

79. (Mamäe:) Enquanto estamos falando sobre pedir perdäo, queria lembrâ-los que ajuda bastante orar de antemäo e perguntar ao Senhor o que deve dizer e como dizê-lo, principalmente se for escrever uma carta. Você deveria até Lhe pedir algumas palavras em profecia. Näo sô o seu pedido de perdäo terâ uma melhor apresentaèäo e serâ mais bem recebido, mas o Senhor também vai ajudâ-lo a ser sâbio com as palavras num assunto potencialmente delicado.

80. É fâcil se deixar levar pela emoèäo do momento e exagerar no seu pedido de perdäo‚ comeèando a pedir perdäo por tudo para amenizar a situaèäo com a pessoa que estâ zangada, e isso é compreensível. Mas especialmente num caso assim, näo deveria pedir perdäo por coisas que näo passam de exageros ou inverdades ou coisas que nem aconteceram. Sô porque seu filho ou pessoa amada estâ zangado com alguma coisa, näo significa que você tenha que assumir a responsabilidade e pedir perdäo por tal coisa.

81. É claro que se a pessoa estiver zangada ou rancorosa com relaèäo a algo que você fez e que sabe que foi a vontade de Deus, você deve ter empatia e dizer que sente muito por ter sido täo difícil para ela e pela maneira como tal coisa a afetou, explicando que agiu assim porque sabia que era o que o Senhor lhe pedira. Pode ser solidârio e dizer que sente muito pela maneira como uma certa coisa afetou seu filho ou sente muito pela opiniäo dele a respeito da situaèäo, sem dizer que você agiu errado.

82. É especialmente importante ter isso em mente‚ porque alguns desses jovens que saíram estäo tentando colher “evidências” para suportarem sua causa e suas queixas. Muitos escreveram a seus pais induzindo-os a confessar, através de um pedido de perdäo, algo que näo era verdade ou do qual eles näo eram culpados. Tudo isso para dizer que, por favor, estejam em oraèäo sobre a maneira como se expressam, para näo darem‚ sem querer, credibilidade à causa daqueles que lutam ativamente contra a Família.

83. Como exemplo disso, segue-se uma pequena parte do que foi divulgado num site de ex-membros e do qual tomamos conhecimento quando estâvamos finalizando esta BN: “Continuem enviando nomes, lugares e datas e vamos comeèar a estabelecer padröes. Vale a pena lutar para os responsâveis pagarem pelos seus erros. Escrevam aos seus pais mencionando como sofreram abuso, nas mäos de quem e se foi tomada uma atitude, e guardem a resposta deles, porque isso confirmarâ a sua histôria.”

Mais conselhos sobre endireitar as coisas

84. (Jesus fala: ) Em certas ocasiöes sei que serâ importante passarem um tempo com seus filhos‚ conversando e fazendo tudo o que puderem para ajudâ-los a entender, para eles ficarem sossegados, encerrarem essas questöes e poderem seguir adiante com suas vidas.

85. Em alguns casos, sô escrever uma cartinha humilde e sincera näo vai bastar, e Eu talvez lhes diga para telefonar e conversar com eles. Em outros casos, talvez sô escrever mais regularmente, compartilhando suas vidas através de fotos ou notícias e uma comunicaèäo aberta, repararâ as coisas. Em outros talvez sô lhes reste orar. Existem vârias soluèöes que posso lhes dar, e se Me buscarem lhes direi o que é mais importante na sua situaèäo.

86. Quero ajudar os seus amados a superarem o rancor. Quero que eles näo sô possam partilhar do seu amor‚ mas também receber o Meu amor; porque quando alguém estâ rancoroso se fecha ao Meu amor, e raramente o vivencia como Eu gostaria.

87. Entäo, se você tem um amado que estâ rancoroso, veja o que pode fazer para ajudâ–lo. Quer seja orar por ele, escrever-lhe, pedir perdäo, ou em alguns casos até mesmo ir passar um tempo com a pessoa. Deixarei claro para você. (Fim da mensagem de Jesus.)

88. (Mamäe:) Quanto a escrever aos seus filhos, algo que aprendi no meu contato com Pete (David), e que talvez o ajude, é que é melhor näo enviar profecia. Para mim era um grande presente e uma demonstraèäo de muito amor receber algo do Senhor para ele. Mas o Senhor me disse para näo lhe enviar profecia, porque como ele näo acredita, näo aceitaria, e isso sô iria enfatizar nossas diferenèas. Entäo quando lhe escrevo‚ tento näo fazer muita menèäo de coisas espirituais‚ apenas informar-lhe que o amo e tentar incentivâ–lo na sua nova vida.

89. Cada situaèäo é diferente, e em alguns casos o Senhor talvez lhe mostre que os seus filhos gostariam de receber uma mensagem dEle. Certamente muitos dos nossos jovens que saíram e que näo säo rancorosos nem apôstatas apreciam de verdade a profecia, e isso é ôtimo. Podemos assim alimentâ-los e encorajâ–los com as palavras de amor, encorajamento e orientaèäo específicas do Senhor, e os ajuda muito. Mas no caso dos que estäo bem negativos ou antagõnicos, mandar-lhes uma profecia seria provavelmente o mesmo que esfregar sal numa ferida. Provavelmente näo iriam gostar. Entäo, perguntem ao Senhor o que é melhor na sua situaèäo.

90. Seguem-se trechos de duas mensagens que recebemos para um de nossos queridos pais que estâ longe dos filhos hâ 15 anos. Vârios de seus filhos saíram da Família e têm algumas questöes mal resolvidas e rancores com relaèäo ao passado e o fato dele ter se ausentado durante os seus anos de crescimento. Ele planejava ir visitâ-los, e seguem-se trechos do conselho que o Senhor lhe deu. Além do encorajamento e instruèäo específicos, acho que esses trechos säo úteis para qualquer um que ainda se encontra numa posièäo em que precisa pedir perdäo ou fazer o que o Senhor lhe mostrar para endireitar as coisas com seus filhos que saíram da Família. As circunstãncias no seu caso säo indubitavelmente diferentes‚ mas os princípios gerais podem ajudar aqueles que tem que se comunicar com filhos que saíram e säo rancorosos e infelizes‚ a orarem sobre a sua situaèäo.

91. Näo posso enfatizar isso o bastante: por favor, busquem o Senhor para receber o Seu consolo e perspectiva, para que näo caiam em condenaèäo‚ para que a sua fé e confianèa no nosso Marido permaneèam fortes e vocês possam ser uma bênèäo para os seus amados e ajudar a tirâ–los do poèo de rancor do Inimigo, em vez de também caírem nas malhas da confusäo e da infelicidade.

92. Provavelmente näo vai ser fâcil ajudar os seus filhos ou fazer o que o Senhor lhes mostrar. Vocês väo ter que buscar o Senhor e receber respostas para a sua situaèäo em particular, caso contrârio as batalhas seriam avassaladoras, difíceis demais e vocês se veriam sob condenaèäo, sentindo-se culpados e espiritualmente fracos.

Reconciliaèäo requer tempo e paciência

93. (Jesus fala: ) Eu o oriento a fazer essa visita para tentar o melhor que puder retificar qualquer situaèäo que precise de sua atenèäo e ajuda. Sim, haverâ lâgrimas para secar e situaèöes passadas para resolver. Haverâ coraèöes para clamar e ganhar através do poder das chaves, e se alguém achar que você fez algo errado, você terâ que pedir perdäo. Mesmo que saiba e sinta que Eu o guiei e orientei a outras situaèöes e decisöes que näo o levaram de volta aos seus amados antes, você pode remediar qualquer rancor ou sentimentos ruins tomando uma postura humilde‚ pedindo perdäo e sendo amoroso.

94. Visto que muitos de seus filhos estäo fora da Família agora, hâ muitas coisas que eles näo väo entender, mas o amor cobrirâ uma multidäo de pecados e você pode amâ-los muito, dando–lhes atenèäo, demonstrando que os ama e que se importa com eles. Você vai precisar de um certo tempo com cada um deles para ver como satisfazer as suas necessidades e quanto tempo vai precisar passar com eles.

95. Antes de lhe falar mais sobre o que quero que lhes diga, permita-Me dizer como estou orgulhoso de você e como te amo. Mesmo que agora os seus filhos näo estejam “orgulhosos” de você e näo sejam capazes de lhe dizer o quanto o amam, confie em Mim que essas coisas väo mudar, e acima de tudo‚ saiba que Eu estou muito orgulhoso de você. Você deu tudo para Mim e näo reteve nada que lhe pedi. Näo sô Me dedicou sua vida, seu servièo e talentos, mas colocou seus queridos filhos no altar perante Mim. Entäo, tal como Abraäo de antigamente, teve fé e confianèa de que Eu os devolveria a você no Meu tempo.

96. Os maus sentimentos no coraèäo de alguns, até mesmo os sentimentos de ôdio e rebeldia, säo, maiormente, superficiais, mas cada um, no fundo do coraèäo, sabe que o ama. Eles sô estäo magoados, sentem-se incompreendidos e anseiam ter tudo — tudo o que acham que “precisam” para serem felizes, e para eles isso inclui você.

97. Seus filhos estäo vendo os seus problemas através dos únicos olhos que têm, e da sua perspectiva acham que ter o seu pai por perto resolveria os seus problemas. Você sabe que isso näo é totalmente verdade‚ e mesmo se a sua presenèa ajudasse e resolvesse alguns problemas (que provavelmente ajudaria) a verdade é que nem você pode resolver todos os problemas. Na realidade, sua família talvez fique surpresa ao ver que em vez de todos os seus problemas serem resolvidos devido ao envolvimento do papai, eles venham a ter novos problemas.

98. Mesmo se os filhos agirem como se o odiassem, mesmo se eles dissessem que o odeiam — näo importa quäo irreconciliâvel as coisas parecem — o amor ainda é a maior forèa do mundo. Mesmo que seu coraèäo fique partido quando “sentir” a mâgoa deles e o clamor de seus coraèöes, ainda assim, o bâlsamo sanador do Meu amor lhe darâ forèas e o ajudarâ a lidar com cada situaèäo.

99. Entendo que deseja mostrar e provar para a sua família que os ama, que se importa com eles, e que a única razäo por que näo esteve com eles todos esses anos é porque Eu lhe pedi para fazer outra coisa. Você näo abandonou simplesmente a sua família. Foi com dor no coraèäo que os deixou, e nunca parou de pensar neles, orar por eles e amâ-los. Seus filhos precisam saber disso. Precisam ouvir da sua boca como ficou sentido por ter que partir‚ mas que você sô o fez em obediência a Mim, porque Eu lhe pedi.

100. Apesar do que disse a seus filhos, eles edificaram seu prôprio conceito do que aconteceu, dos seus sentimentos e da razäo por que foi embora, e muito do que pensam estâ errado. Eles näo têm a visäo total ou a explicaèäo completa. Criaram suas prôprias imagens e respostas, e muito disso estâ por fora. Se permitirem que o rancor cresèa à vontade se tornarâ um rancor contra a Família e depois contra Mim. O rancor näo é um ataque do Inimigo fâcil de se combater. É muito mais fâcil lidar com ele antes que esteja profundamente enraizado.

101. Levarâ tempo, muito tempo e paciência. Algumas dúvidas seräo esclarecidas rapidamente‚ algumas mâgoas seräo curadas rapidamente, mas outras coisas väo requerer tempo, e para eles‚ a única maneira de realmente fazer uma diferenèa é dedicando-lhes seu tempo.

G

No final a decisäo é deles

102. Meu filho, sei que a carga que você leva é muito pesada. As emoèöes e as coisas do coraèäo‚ seja um relacionamento amoroso ou uma relaèäo entre irmäos ou entre pais e filhos‚ säo pesadas e afetam bastante o seu espírito e emoèöes, quase mais do que qualquer outra coisa. Venha, Meu filho, largue o seu fardo por um momento e sente-se aos Meus pés e vamos conversar. Recoste sua cabeèa cansada e vamos passar um momento juntos e discutir suas mâgoas e pesares e o tumulto emocional que sente estar impedindo-o de ver a situaèäo como Eu a vejo.

103. Sei que o que mais lhe passa pela cabeèa e o maior peso no coraèäo é pensar "E se...?" “E se eu tivesse voltado [para junto deles] em alguma altura durante os últimos 15 anos? Serâ que as coisas teriam sido diferentes? Serâ que meus filhos teriam se saído melhor? Serâ que teriam saído da Família? Serâ que teriam ficado assim täo rancorosos e cheios de ôdio?”

104. Minha resposta a isso é que cada indivíduo que coloco na Terra tem a honra de escolher. O que você tem que ver é que os seus filhos tiveram a escolha, puderam optar por permanecer na Família ou sair e tentar outra vida, e tiveram a opèäo de aceitar que seu pai fosse um missionârio em outro lugar ou rejeitâ-lo porque ele näo estava presente durante a sua infãncia. Sei que você acha que as coisas poderiam ter sido diferentes se você estivesse lâ com eles, mas como saber isso? Você pode dizer por certo que eles näo tomariam essas mesmas decisöes se você estivesse presente durante os anos de sua formaèäo?

105. Muitas famílias [na Família] perderam alguns ou a maioria, senäo todos, os filhos para o Sistema‚ e säo filhos de pais fiéis e amorosos que estiveram lâ presentes com seus filhos a maior parte do tempo, ministrando para eles e que fizeram o mâximo possível para lhes dar o amor, a atenèäo e o treinamento que precisavam. Mas chega uma hora em que seu filho comeèa a ser responsâvel pelos seus atos, e comeèa a tomar suas prôprias decisöes, e as escolhas que faz näo dependem necessariamente da criaèäo que teve ou de ter pai e mäe.

106. Veja bem, o Diabo sabe o que vai lhe afetar emocionalmente. Ele sabe que botäo apertar para conseguir resultados. Ele joga esses sentimentos em você, essas idéias de “Eu cresci sem um pai, portanto estou prejudicado para o resto da vida e todos os meus problemas säo resultados do fato demeu pai — ou mäe, ou seja qual for o caso — ter me abandonado quando eu era pequeno, e é por isso que tenho tantos problemas agora”‚ e lanèa isso naqueles que säo seus alvos, e infelizmente a maior parte do tempo eles engolem o anzol, a linha e o chumbinho.

107. Sejamos francos, muita gente, especialmente entre os jovens que saem da Família e väo para o Sistema, tem um choque e vê que lâ é bem difícil. Eles comeèam a enfrentar pressöes que nunca tiveram‚ têm que lidar com pessoas que näo säo submissas a Mim, que mentem, trapaceiam e os espezinham. Eles ficam deprimidos, zangados e rancorosos e precisam de um bode expiatôrio. Por orgulho eles näo podem culpar as circunstãncias atuais, o seu ambiente ou destino, porque isso é fruto do que eles quiseram fazer. Entäo a única outra coisa que podem culpar é a Família, seus pais, ou os “líderes ruins” que eram täo maus para eles, ou os Acampamentos de Vitoriosos que freqüentaram, e a lista näo tem fim. E, infelizmente‚ seus amados que permanecem na Família é que väo ter que lidar com as conseqüências e a dor emocional resultantes.

108. Entäo veja‚ você poderia ter estado com eles durante a sua infãncia, ministrando para eles, treinando-os, amando-os, e eles ainda assim teriam que optar por permanecer na Família ou experimentar o Sistema. Como sabe se eles näo acabariam acusando-o de näo ser um pai amoroso, de disciplinâ-los severamente ou de “forèâ-los” a sair e cantar em diferentes lugares ou “mendigar” nas ruas, ou que o seu ministério o impediu de estar com eles tanto quanto eles gostariam, ou qualquer outra das vârias acusaèöes que o Inimigo usa em seus coraèöes e mentes?

109. Até os que o visitaram por um tempo e que tiveram oportunidade de se conectar com você acabaram saindo da Família, e näo foi por sua causa ou por causa das circunstãncias, mas por causa da decisäo deles. E lembre–se também que você tem filhos que cresceram do mesmo jeito e que decidiram permanecer e servir a Mim. Entäo qual é a diferenèa? A diferenèa sô estâ nas decisöes que säo tomadas.

110. Quero lhe dizer que reconheèo e percebo o sacrifício que fez todos esses anos ficando longe de seus filhos. Sei que foi uma grande batalha, uma provaèäo, e que muitas vezes você se sentiu pesado com sentimento de culpa e se achando um fracasso como pai porque näo estava junto dos seus filhos. Mas o que você renunciou para Mim Eu tenho, e vou restituir-lho cem vezes mais. Você tocou e alcanèou muitas vidas que näo teriam sido alcanèadas se você näo tivesse permanecido aqui‚ e foi pai de muitos filhos ao pastorear adolescentes, treinâ–los e derramar o seu coraèäo e alma na vida de muitas crianèas da Minha Família.

111. Por isso lhe digo: “Bem estâ, Meu servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor!” E você pode ter essa alegria, sabendo que Me colocou em primeiro lugar, que obedeceu ao Meu chamado e que deu muito fruto ao longo desses anos de sacrifício por Mim. Por isto você serâ recompensado cem vezes mais, tanto nesta vida como na vida por vir.

112. Lembre-se que mesmo que seus filhos näo o recebam de braèos abertos e nunca o perdoem, mesmo que fique sem contato com eles até o dia de sua morte, assim que esta vida passar näo haverâ mais lâgrimas nem dor‚ e seus filhos o receberäo de novo de braèos abertos, porque entäo saberäo e entenderäo, e tudo ficarâ claro. (Fim da mensagem de Jesus.)

113. (Mamäe:) Uma reconciliaèäo requer tempo, amor, paciência, humildade, pedidos de desculpa por erros passados‚ perdäo pelos fracassos, e às vezes até uma visita para sarar as mâgoas e endireitar as coisas. Näo quero com isso recomendar que todos se afastem de seus campos de missäo para visitar seus filhos que saíram e resolver as coisas do passado. Mas em alguns casos talvez o Senhor saiba que é importante e que vale a pena ser feito‚ e chegue a lhes pedir tal coisa. Se Ele o fizer, por favor, pergunte-Lhe como tirar o mâximo possível de fruto e de proveito desse tempo. E peèa ao seu Lar e amados que orem também, clamando o poder das chaves de reconciliaèäo, comunicaèäo, sabedoria e tudo que é necessârio para que a visita seja frutífera e gratificante.

Um fator: o rancor

114. Como mencionamos antes, ao tentar se reconciliar com seus filhos, ou pelo menos fazer a sua parte para ajudâ-los‚ provavelmente terâ que enfrentar rancores. É um problema que estâ dificultando muito e tornando miserâvel a vida de alguns de nossos ex-membros. A amargura deturpa os pensamentos e distorce a perspectiva que se tem da vida e de outros, criando cinismo e ressentimento.

115. É impressionante como as pessoas rancorosas acham que sô elas vêem o mundo como é na realidade, e que os outros vêem tudo cor-de-rosa. Elas acham que compreendem melhor do que os outros — que näo guardam rancor — as realidades da vida. Portanto, geralmente suas acusaèöes e perspectivas negativas das coisas soam muito sinceras. Pessoas rancorosas também têm a tendência de se reunir e se agregar para alimentar e validar os rancores umas das outras. Elas acreditam de verdade nas mentiras distorcidas que inventam e se submeteram a uma forte ilusäo e engano.

116. Essa é a origem de muitos dos problemas de ex-membros da Família. Eles têm uma raiz de amargura que se alojou em algum momento de sua vida depois que algo lhes aconteceu. Quer tenha sido um erro‚ quer näo, eles näo gostaram da situaèäo ou näo a compreenderam, ou talvez acharam que näo conseguiam lidar direito com ela e simplesmente näo perdoaram. Entäo ficaram rancorosos em vez de receberem oraèäo, conselho, ajuda, ou de buscarem o Senhor e a Palavra.

O Demõnio do Rancor

117. É assustador ver até que ponto o rancor é capaz de deformar e danificar a mente e o modo de pensar de uma pessoa. Quando consultamos o Senhor, Ele revelou que existe um demõnio do rancor. Isso nos ajuda a entender melhor como alguém pode mudar täo drasticamente, ficar täo infeliz e ter uma perspectiva täo diferente da vida. Esta informaèäo nos capacita a orar contra esse demõnio pelo nome, e impedir suas tentativas de ferir e envenenar nossos amados.

118. (Jesus fala: ) Chamem–no de Rancor, pois ele carrega o espírito mais azedo e amargurado que poderiam imaginar. Ele carrega isso por escolha prôpria, näo por destino. Trabalha junto com Pä e com o demõnio de Rejeièäo, para transformar as coisas doces da vida — ou coisas que Eu queria usar para gerar doèura — em lembranèas amargas e tristes.

119. Ele näo é capaz de criar rancor em ninguém. Ele sô entra quando a pessoa permite que o orgulho e o ressentimento cresèam em sua vida, a ponto de criar uma brecha para ele, literalmente um convite para ele a infestar. Entäo ele trabalha junto com Pä e o demõnio da Rejeièäo para influenciar ou mudar as lembranèas da pessoa e sua perspectiva da vida, para que ela se sinta justificada em sair carregando o peso e o veneno do rancor. É como se ele convencesse a pessoa de que precisa daquele veneno do espírito que ele lhe dâ para ser feliz; ou que, de alguma forma‚ se carregar esse rancor, a situaèäo serâ corrigida, as coisas melhoraräo ou ela pelo menos se vingarâ daqueles que julga lhe terem feito mal. Nada disso é verdade.

120. O espírito de uma pessoa apenas ficarâ cada vez mais dilacerado, enfermo e amargurado se ela permitir que o rancor habite em seu coraèäo. Isso näo quer dizer que o demõnio do Rancor em si possa habitar no coraèäo de alguém que Me conheèa, pois Eu habito ali. Mas ele fica influenciando sua mente e pensamentos sempre que a pessoa lhe permite entrar através do orgulho, e deixa rastros do seu veneno ali; rastros que continuam crescendo na sua ausência. É muito triste ver um espírito dilacerado, enfermo e enfraquecido a ponto de nem sequer desejar se recuperar. Os que realmente sabem o que a amargura faz na vida de uma pessoa a evitam como a praga‚ porque é uma praga.

121. É claro que Eu tenho o antídoto e posso ajudar qualquer um a limpar o seu espírito e se tornar uma nova pessoa. Mas é preciso renunciar ao orgulho, deixar de se considerar injustièado, e Me permitir limpâ-lo até mesmo das lembranèas do que acham que aconteceu. Sempre que alguém é influenciado pelo demõnio do Rancor, suas memôrias se distorcem.

122. Vocês devem orar contra o Rancor, porque como acontece com qualquer outra entidade espiritual que luta contra vocês, as suas oraèöes, invocando as chaves, o atam e o impedem de agir. Podem orar pelos seus amados que näo estäo na Família, mas enquanto eles se submeterem ao orgulho, o ressentimento vai aparecer e abrir a porta para o rancor. Portanto, devem também orar para que se humilhem diante de Mim, ou para que aceitem quando Eu os humilhar e aceitem a Minha perspectiva das coisas, para deixarem de ser presa fâcil. (Fim da mensagem de Jesus.)

123. (Jesus fala:) O orgulho os impede de ver as coisas como Eu as vejo. Ele abre a porta para o ressentimento, porque você automaticamente sente que merece mais. Ele o impede de se humilhar quando permito quebrantamentos na sua vida ou coisas que o deixaräo mais terno e que lhe ensinaräo algo. Isso deixa de acontecer e o orgulho gera ressentimento. É por isso que digo que, quando se submetem ao orgulho, o ressentimento logo aparece. Todos passam por situaèöes que gostariam que nunca tivessem acontecido, ou que tivessem sido diferentes‚ ou situaèöes em que säo injustièados.

124. Se uma pessoa é humilde, aceita que Eu permiti certas coisas e aprende a encarar as situaèöes como Eu as encaro‚ essas circunstãncias negativas se tornam degraus para algo melhor, e de forma alguma as tira do caminho. Mas quando a pessoa se submete ao orgulho, näo demora muito até surgir algo que näo consegue superar ou compreender, ou em que suponha o pior, e entäo o ressentimento comeèa a crescer em seu coraèäo.

125. Faz parte da natureza pecaminosa e rebelde do homem achar que sabe mais do que Eu. É por isso que precisam orar constantemente para terem a humildade que provém de Mim, porque näo é algo natural. É algo que precisam desejar, cultivar e lutar para obter. Mas junto com esta humildade vem a graèa, a paz‚ a compreensäo, a aceitaèäo, e muitos outros dons que tornam a vida agradâvel e uma linda experiência de aprendizado; em vez de uma jornada de dor, infelicidade, ressentimento e amargura (Fim da mensagem de Jesus.)

Mensagem sobre reconhecer o rancor e superâ–lo

126. (Mamäe:) Seguem-se trechos de uma conversa em que Jesus incentiva alguém a seguir em frente com sua vida e näo permitir que pessoas ou situaèöes do passado o impeèam de progredir. É claro que sempre que o Senhor diz algo desse tipo a alguém, lhe demonstraria antes e durante a mensagem, muito amor, compreensäo e compaixäo pelas dificuldades que a pessoa enfrenta, e seria num momento em que Ele sabe que ela conseguiria aceitar. Aqui estâ apenas a parte principal do assunto, mas compartilho isso com vocês porque vai ajudâ-los a ter uma melhor perspectiva de como o Senhor vê as coisas, e ajudarâ a fortalecer suas convicèöes.

127. Se o Senhor o guiar a compartilhar quaisquer pontos desta mensagem com seus amados que saíram da Família, por favor‚ peèam-Lhe para ajudâ-lo a o fazer de forma amorosa e gentil, como Ele faria, demonstrando grande compreensäo pelas dificuldades da pessoa e compaixäo pelas coisas que a magoaram ou entristeceram. O Senhor ama muitíssimo a pessoa, tanto quanto ama você, e a única razäo para esse “aèoite de amor” é para ajudâ–la a ser mais feliz e a sentir mais, e näo menos, o amor dEle. Entäo, por favor, transmita o amor e compreensäo do Senhor quando se comunicar, escrever ou conversar com seus entes queridos que saíram da Família. Lembre–se que isso aqui é apenas o ponto principal da questäo.

128. (Jesus fala:) Meu querido, eu amo você. Sempre o amei e sempre o amarei e gostaria de lhe falar algo por amor. Talvez vai achar que é um “aèoite” de amor, contudo, é amor. Se estiver culpando seus pais pela criaèäo que lhe deram, e se considera isso a razäo dos seus problemas atuais, deixe-Me ajudâ-lo a ver as coisas como säo no mundo.

129. Pergunte a qualquer pessoa, a um amigo, colega de trabalho, ou até mesmo a alguém na rua, sobre a sua infãncia e se eram inteiramente felizes em cada aspecto, e se acham que tudo correu da maneira que desejavam. Você vai ver que ninguém teve uma infãncia perfeita! Näo existe infãncia perfeita! Até a melhor criaèäo que alguém pode ter näo é perfeita. Toda crianèa‚ adolescente ou jovem lhe dirâ algo que gostaria que tivesse sido diferente na sua infãncia, algo que desejariam que näo tivesse acontecido, como gostariam que seus pais tivessem sido diferentes e os tratado de outro jeito.

130. É um modo de pensar muito irrealista se, ao fazer uma retrospectiva da sua infãncia, você culpar seus pais por näo terem sido exatamente da maneira que queria que fossem. Primeiro, o que passou passou, e näo hâ como progredir se ficar vivendo no passado, desejando que as coisas tivessem sido diferentes. Se quiser que as coisas sejam diferentes na sua vida agora, trabalhe para que isso aconteèa. Acusar os seus pais de näo lhe terem proporcionado a infãncia que acha que deveria ter tido näo lhe ajudarâ em nada. Fica por sua conta agora mudar sua mentalidade, se livrar dos sentimentos ruins e do ressentimento, e parar de botar a culpa pelos seus problemas no passado ou em alguma pessoa.

131. Seus pais escolheram viver na Família e Me servir, e isso é um direito deles. Eles‚ da mesma maneira que você, têm liberdade para fazer o que quiserem com suas vidas. Se realmente quer que seus pais sejam felizes e se quiser manter um bom relacionamento com eles, seria sensato näo tentar obrigâ–los a fazer o que você acha que deveriam fazer. Igual a você, eles deveriam ter liberdade de escolher, e serem respeitados pelas decisöes que tomam. Näo deveriam ser condenados pelo seu estilo de vida, quer você concorde ou näo com a escolha deles.

132. Em segundo lugar, é uma mentalidade errada pensar que sô porque foi criado na Família‚ você näo teve pais ideais nem uma infãncia ideal. Por quê? Primeiro, porque näo é verdade, além de ser um modo de pensar inútil. Näo vai lhe fazer bem algum ficar lamuriando o passado, a sua criaèäo, quem Eu escolhi para ser seus pais, ou o país onde escolhi que você nascesse e morasse, como estudou, que amigos põde ter, que regras teve que obedecer e todas essas coisas que fazem parte da vida de toda crianèa.

133. No mundo, as crianèas fazem o que seus pais esperam delas, mesmo sem gostar. Freqüentam a escola escolhida por seus pais. É fato que alguns pais no mundo säo mais rígidos do que outros e possuem métodos diferentes de ensinar, proteger e criar seus filhos. Mas a maioria deles estabelece para seus filhos normas que eles consideram desagradâveis ou injustas como, por exemplo‚ as relacionadas a namoro, a ficar na rua, aos lugares que freqüentam, a näo poder andar com certas pessoas, etc. E somente depois de crescidos e de se tornarem maiores de idade é que podem sair de casa e tomar todas as suas prôprias decisöes.

134. Portanto‚ é irrealista culpar seus pais sô porque eles estäo na Família‚ e acusar a Família e eles de näo lhe terem dado o tipo de infãncia que queria ter tido. Näo é culpa de seus pais que você nasceu filho deles e dentro da Família, fui Eu quem decidi isso. Você näo estâ em desvantagem por ter sido criado na Família. Na verdade, isso é uma grande vantagem para você, mesmo que näo aceite esse fato nesse momento. Seus problemas hoje em dia näo säo fruto da criaèäo que teve na Família‚ e quanto mais râpido se livrar dessa mentalidade, mais râpido poderâ dar continuidade à sua vida, porque vai parar de ficar culpando os outros pela sua sina.

135. Näo importa o que faèa na vida ou qual tenha sido sua criaèäo, a única maneira de dar continuidade à sua vida e fazer tudo o que deseja é simplesmente fazendo. Pessoas que jogam a culpa nos outros nunca alcanèam o sucesso. Sô as que esquecem o passado e seguem em frente conseguem escalar as montanhas!

136. Seus pais lhe deram liberdade para escolher seu prôprio estilo de vida quando tiveram idade suficiente para tal. Por sinal, isso acontece exatamente da mesma forma na sociedade em geral. O jovem chega a uma idade em que decide que rumo tomar na vida. Culpar o seu passado, a sua infãncia e seus pais é contraproducente. Viva a vida como desejar e seja o que deseja ser, e deixe os outros viverem a vida deles como quiserem.

137. As coisas näo foram perfeitas no seu passado nem na sua infãncia, mas precisa entender que näo foram perfeitas para ninguém, seja uma pessoa criada na Família ou näo. A vida tem os seus altos e baixos, as coisas boas e as ruins‚ e os sensatos e maduros aprendem com ela e seguem em frente. Minha esperanèa, e a de seus pais, é que sigam em frente na vida que desejam levar, e sejam pessoas felizes e produtivas. Faèa o que deseja fazer, seja o que deseja ser, e deixe os outros fazerem o mesmo. (Fim da mensagem de Jesus.) (Ver também “Os Benefícios da Família”, CdM 3172, BN 777.)

O que fazer se a reconciliaèäo imediata näo é possível

138. (Mamäe:) Se seus filhos ou amados estäo rancorosos, é bem provâvel que as coisas näo se resolvam da noite para o dia. Vai levar tempo e muita oraèäo, e no final das contas, eles é que decidiräo perdoar e seguir em frente, serem mais felizes e se realizarem.

139. Enquanto isso, precisamos ver o que fazer quando seus filhos que saíram ficaram rancorosos e irracionais, e estäo tentando a todo custo tirar vocês e seus filhos da Família, falando constantemente contra a Palavra e contra nôs, que a divulgamos; participando de atividades anti-Família e näo respeitando o estilo de vida que vocês escolheram ou suas crenèas religiosas; e ignorando seus pedidos para näo expressarem reclamaèöes e rancores para outros no seu Lar e para seus filhos.

140. É uma situaèäo difícil de ser tratada, porque säo seus filhos. Nôs os amamos. É duro vê-los täo infelizes e rancorosos, sofrendo tanto e se prejudicando. Além disso, como pastores‚ ficamos furiosos ao ver o que estäo fazendo com nossos rebanhos, como estäo prejudicando e, ou sendo causa de tropeèo para outros ou tendo grande potencial para isso.

141. É um problema que nos tem sido comunicado com mais freqüência. Muitos de vocês têm recebido cartas bem agressivas e duras de seus filhos ou amados que saíram da Família. Vârios nos enviaram côpias dessas cartas‚ e Peter e eu entendemos que deve ser bem difícil ouvir acusaèöes assim contra vocês e declaraèöes rancorosas de seus prôprios filhos. Estamos orando por vocês e sentimos muito que tenham que passar por isso.

142. Sabemos que muitas dessas cartas horríveis que procedem de nossos filhos que se tornaram apôstatas säo inspiradas pelos Vandari. Vemos as mesmas acusaèöes se repetirem incontâveis vezes, apenas sob um ãngulo um pouco diferente, com detalhes pessoais acrescentados para lhes conferir crédito e serem extremamente dolorosas para os seus pais. Os ataques säo sutis e os fazem se sentir extremamente culpados. Alguns desses ex–membros dizem que os únicos membros da Família que lhes interessam säo seus pais, e falam como se no fundo de seu coraèäo desejassem o melhor para eles. Mas sabemos que, mesmo que sejam sinceros nessa questäo, o Inimigo näo é. O Diabo quer ferir a sua fé‚ destruí-la, e fazê-los se sentir culpados e condenados a ponto de perderem as forèas para continuarem servindo o Senhor.

143. Portanto, seja qual for a intenèäo de seus filhos ao lhes escreverem cartas rancorosas e acusatôrias, a meta do Inimigo é sempre a mesma: feri-lo‚ atrapalhâ–lo ou fazê-lo parar de servir o Senhor, e também acabar com o pouco que reste de um relacionamento amoroso com seus filhos. Ele näo estâ nem aí com eles também! Ele quer alienâ-los completamente e fazê-los se sentirem totalmente sozinhos e abandonados. Quer atingir os dois lados. Que coisa horrível!

144. É uma situaèäo altamente emocional porque, como pais, vocês naturalmente querem amar‚ proteger e cuidar de seus filhos. É claro que desejam ter contato, visitar seus netinhos de vez em quando e, de alguma forma, fazer parte da vida de seus filhos e familiares, mesmo que seja apenas através de uma comunicaèäo boa e amigâvel, etc. Näo quer que seus filhos os considerem uns zumbis sem raciocínio, membros de alguma seita. Quer que seus filhos estejam orgulhosos de vocês, da mesma forma que quer sentir orgulho deles. Portanto, a tâtica atual nessas cartas de acusaèäo é um ataque fortíssimo contra a fé dos pais.

145. Ao mesmo tempo, através desses ataques, o Inimigo busca atingir seus outros filhos e jovens que ainda estäo na Família. E vocês, como pastores‚ precisam estar conscientes disso e orando sobre o que fazer e como melhor proteger suas ovelhas.

146. Como bem sabemos, o Inimigo odeia de verdade nossos filhos e jovens. Ele vai usar qualquer coisa para enfraquecer a fé deles e tirâ-los da Família, porque sabe tudo que viräo a fazer pelo Senhor, tanto agora como no futuro. Ele vai tentar usar os que foram embora para levar mais dos seus filhos para fora da Família e, se näo tiverem idade para isso, vai tentar enfraquecê-los, tornâ–los infelizes e criar neles a vontade de ir embora. Seja esta a intenèäo declarada de seus filhos que saíram ou näo, declaradamente é o objetivo do Inimigo.

147. Infelizmente, isso faz parte do esquema de alguns ex-membros. Eles querem tirar da Família o maior número possível de seus irmäos e outros jovens. Sei que deve ser difícil acreditar nisso, e também é difícil saber o que fazer, pois afinal, o que podemos fazer? Cortar todo o contato com eles? Parece cruel e extremo dizer que näo vai mais deixâ-los ter contato ou se comunicar com seus outros filhos. Mas por outro lado näo dâ para ficar parado olhando eles expressarem repetidamente suas reclamaèöes, rancores e dúvidas, porque säo coisas contagiosas‚ como uma doenèa espiritual!

148. É preciso orar e buscar o Senhor. Faz parte da sua responsabilidade como pais e pastores guardarem e protegerem suas ovelhas, e precisam perguntar ao Senhor a melhor maneira de fazerem isso, sem deixarem de amar e de cumprir sua obrigaèäo como pais, mesmo que seus filhos tenham saído da Família e sua atitude seja negativa e antagõnica no momento.

149. Seguem-se alguns trechos tirados de um dos sites de ex-membros que expressam o que alguns desses apôstatas gostariam que acontecesse. Acho que vai abrir seus olhos para verem os planos ímpios do Inimigo dos quais eles, sem perceberem, participam:

Estava pensando em iniciar um grupo de e-mail dirigido especialmente aos adolescentes que ainda estäo na Família. Sei que isso jâ foi feito antes. Jâ consegui influenciar mais de uma pessoa a sair da Família enviando-lhe as cartas de James Penn, e-mails de meus amigos e contando histôrias verossímeis...

G

Sempre afirmei que a maneira de despertar em alguém o interesse em sair da Família näo é forèando a barra (sempre fomos condicionados contra isso), mas sim mostrando o outro lado. Consegui tirar meus irmäos da Família näo atacando tudo que näo faz parte da Família‚ tampouco a prôpria Família. Tentei mostrar que é possível ter uma vida boa, divertida e inteligente fora do grupo... A Família tem razäo em se preocupar com "dúvidas". Acho que, quer eles admitam ou näo, essas sementes acabam surtindo efeito quando as inevitâveis “dúvidas” surgem. Sei que foi assim comigo.

G

É claro que eu quero que meus irmäos — e naturalmente todas as crianèas da Família — acordem, percebam no que estäo metidos e encontrem um estilo de vida que lhes serâ benéfico em todos os sentidos, tanto emocional como financeiramente, e também na educaèäo escolar.

G

… Nunca vou "comeèar uma nova vida" até que a Família deixe de existir a nível de organizaèäo. ...Farei o que puder para tirar pessoas do grupo e fazer justièa.

150. Como falamos muitas vezes, as palavras do Inimigo têm poder. Quando se ouve dúvidas, mentiras, reclamaèöes e rancores, essas coisas o afetam, por mais forte que seja. Quanto mais afetaräo nossos filhos ou jovens que jâ enfrentam tantas batalhas! Näo é justo sujeitâ–los a essas coisas, pois terâ um efeito negativo sobre eles.

151. É compreensível que näo queira alienar ainda mais ou hostilizar seus jovens que saíram da Família. Queremos ser tolerantes‚ näo farisaicos; queremos que eles saibam que ainda os amamos. Isso é importante. Como jâ falamos detalhadamente nessa BN, é importante estar disposto a conversar sobre quaisquer dúvidas sinceras que eles tenham, estar disposto a pedir desculpas pelos erros e tentar endireitar as coisas.

152. Mas chega o momento de demarcar os limites. Se eles näo respeitam suas crenèas e direito de viver sua vida da maneira que escolheu, e insistem em dar voz às suas queixas e rancores dentro de seu Lar ou com seus filhos; se continuam a tocar em questöes que jâ foram tratadas; se näo seguem adiante e pelo menos “concordam em discordar”, ou se chegam a tentar convencer você de que tomou um caminho errado na vida ou tentam influenciar seus filhos e outros jovens contra a Palavra e a Família, entäo vocês precisam saber onde demarcar os limites e dizer: “Chega!”

153. Precisam consultar o Senhor sobre esse assunto, porque Ele talvez lhes dê diferentes soluèöes e regras, dependendo da situaèäo. Mas o importante é saber que vocês säo pastores e responsâveis näo apenas pelas suas ovelhas desgarradas, mas também por proteger suas ovelhas saudâveis para evitar que sejam envenenadas e fiquem enfermas por causa deste contato repetido com as dúvidas, mentiras e negativismo do Inimigo. O Senhor terâ que lhes mostrar que procedimentos adotar‚ porque säo seus filhos; é o seu chamado.

154. Vocês ainda têm o dever de amar incondicionalmente seus filhos que saíram da Família; é seu dever perante o Senhor como pais. Mas isso näo significa que precisem ficar ali parados, ouvindo suas dúvidas e mentiras repetidas vezes, muito menos deixar que as espalhem para outros membros e crianèas do Lar. Se eles näo os amam e respeitam o bastante para se conterem e evitarem expressar suas diferenèas, principalmente na frente das crianèas e de outros, vocês precisam buscar o Senhor para verem como minimizar esse contato negativo. E deveräo explicar isso a seus filhos ex-membros. A questäo é bem simples. Näo precisa se tornar um grande sermäo espiritual. Na verdade, o raciocínio é bem lôgico e prâtico.

155. Muitas famílias no mundo passam por isso quando alguém adota um estilo de vida com o qual outros näo concordam. Ou eles concordam em discordar, ou raramente se vêem. Ou, quando se vêem, é extremamente desagradâvel para todos. Entäo vocês näo precisam dar uma grande explicaèäo sobre a guerra espiritual e como as mentiras do Inimigo envenenam, e todo o resto. Isso estâ além da mentalidade deles, pois provavelmente nem acreditam na guerra espiritual. Vocês podem apenas explicar que, se eles näo conseguem respeitar e agir de maneira positiva quando estiverem na sua presenèa e na de seus filhos, näo teräo contato por um tempo — ou o que o Senhor tiver lhe mostrado para fazer.

156. Näo estou dizendo que vocês deveriam cortar todo o contato com seus filhos se eles näo tiverem uma mudanèa imediata de coraèäo. Mas se eles näo conseguem pelo menos respeitar suas crenèas e estilo de vida o suficiente para pararem de faltar com o respeito, de zombar e discutir quando estiverem com vocês e seus filhos, entäo precisam orar sobre que tipo de contato manter com eles, para que näo afete seus outros filhos e jovens no Lar.

157. O ideal é manter uma boa comunicaèäo com seus filhos que näo estäo na Família, ajudâ-los e apoiâ-los e demonstrarem respeito uns pelos outros. Essa é a meta. O Senhor quer nos usar para ministrar a eles, até mesmo os problemâticos ou que estäo causando problemas, e demonstrar-lhes amor incondicional. Ele quer que tentemos ajudâ-los a superar suas dúvidas e questöes‚ e a fechar a porta do passado se quiserem sinceramente ajuda. Mas se näo quiserem‚ ou se abordar esses assuntos näo vai realmente ajudar a resolver as questöes e ajudâ-los a seguir adiante com a sua vida nesse momento, entäo näo adianta ficar repetindo a mesma coisa e trazendo à tona questöes que säo difíceis para ambos. O Inimigo adoraria também usar isso para enfraquecer vocês, destruir sua fé, desanimâ-los‚ condenâ-los‚ e todo o resto.

158. Precisam buscar o Senhor e encontrar as soluèöes para o seu caso em particular. O Senhor deu alguns conselhos sobre o assunto, diretrizes bâsicas para ajudâ-los a formular mais perguntas para Lhe fazer.

(Jesus fala: )

159. Vejam se eles querem sinceramente as respostas a coisas que aconteceram no passado, sobre suas vidas ou outras questöes näo resolvidas. Deveriam fazer isso Me ouvindo em profecia, pois somente Eu conheèo os seus coraèöes e suas perguntas mais íntimas e sei se säo sinceros e querem mesmo ouvir as respostas, ou se querem apenas discutir e jâ estäo com a cabeèa feita.

160.  Se jâ trataram de assuntos do passado, se jâ tentaram ajudâ–los a resolver suas mâgoas e questöes difíceis, se sabem que fizeram o que podiam, mas eles insistem em mencionar as mesmas coisas; se eles estiverem determinados a atacâ-los, mesmo que sô com palavras, talvez tenham que fazer pé firme e adotar uma postura mais dura. Podem lhes dizer: "Querido(a), jâ falamos sobre isso. Pra quê trazer à tona o mesmo assunto novamente?" Se eles näo demonstrarem que querem mesmo as respostas e realmente querem escutar, näo vai dar bom fruto ficar tocando no mesmo assunto o tempo todo. Os que näo querem escutar nem tentar resolver as questöes antigas, mas que ficam apenas repetindo o seu lado da situaèäo, estäo se colocando numa categoria à parte.

161.  É sensato evitar confrontos, mas näo precisa ficar parado, deixando eles fazerem gato e sapato de vocês ou de seus outros filhos, disseminando dúvidas e murmuraèöes. Sejam amorosos, digam-lhes o quanto os amam, assegurem-nos do seu amor, mas digam-lhes que näo faz sentido ficarem se encontrando se eles insistirem em atacar vocês, as suas crenèas e a sua fé. Se eles quiserem falar das coisas que têm em comum, ôtimo.

162.  Lembrem-se que assim como na âgua o rosto corresponde ao rosto, assim o coraèäo do homem ao homem. Invoquem as chaves e se apôiem no seu poder para permanecerem calmos e pacientes, e demonstrarem uma grande dose de amor. Podem lhes dizer o seguinte, se tiverem Me perguntado especificamente e Eu lhes der permissäo: "Sinto muito, mas essa näo é a verdade na íntegra." Ou digam: “Sinto muito, mas essa é uma forma de interpretar; existe um outro lado da questäo.” E acrescentem: “Sinto muito que pense assim, mas te amo...” O segredo é Me ouvir em cada situaèäo para que Eu lhes dê convicèäo mesclada com amor e sabedoria. Näo precisam provocar um confronto, mas podem demonstrar sua tristeza por serem recriminados.

163.  Sejam amâveis e solidârios, mas ao mesmo tempo realistas. Se tiverem que enfrentar acusaèöes das quais näo têm conhecimento, coisas horríveis que supostamente aconteceram a outras pessoas, talvez näo estejam ouvindo os fatos — pelo menos näo toda a verdade. Histôrias de atrocidades e de coisas cruéis assumem vida prôpria depois de um tempo, e crescem cada vez que säo recontadas. Portanto, embora possa demonstrar empatia, também é bom ser um pouco cético, além de perguntar onde a pessoa ouviu a histôria, se ela estava presente, se ouviu pessoalmente ou testemunhou o fato.

164. Perguntem–Me maneiras de lhes demonstrar amor‚ e ao mesmo tempo evitar se colocar numa posièäo em que eles possam “soltar os cachorros” em cima de vocês.

165.  Acima de tudo, continuem orando desesperadamente por eles e clamando as chaves. Peèam a outros que também podem ajudâ-los para orarem por eles. Através das chaves posso mudar qualquer coraèäo, espírito e mente. Näo devem desistir de lutar em oraèäo.

166.  Entendam que a oraèäo é sua arma mais poderosa. Em alguns casos, talvez tenham que evitar contato pessoal com eles, mas devem estar o tempo todo entregando a situaèäo a Mim em oraèäo.

167.  É de vital importãncia que continuem a Me buscar a cada curva do caminho para saberem o que fazer, como se comunicarem, como demonstrarem seu amor, como lidar com esses que se apegam ao ressentimento, à raiva, ao rancor e à rebeliäo.

168. Eu tenho todas as respostas. Lembrem-se continuamente que por detrâs desses ataques se encontram forèas espirituais poderosas. Mas saibam também que essas forèas näo podem ser comparadas ao poder das chaves que têm em mäos. Pratiquem usar as chaves e aprendam agora a manejâ-las com precisäo e destreza, tendo fé e confianèa em Mim.

169. Continuem usando as chaves, confiando, colocando as chaves à prova‚ e elas näo lhes falharäo. Continuem entregando seus filhos e amados nas Minhas mäos‚ no poder das chaves, recuem e vejam-Me agir. (Fim da mensagem de Jesus.)

170. (Mamäe:) Aqui estâ outra mensagem do Senhor que ajuda a colocar as coisas na perspectiva certa.

171. (Jesus fala:) Meus queridos pais, permitam-Me consolar seus coraèöes. Sei como é difícil o pastor ter que fechar seus ouvidos aos balidos de uma de suas ovelhas. Normalmente‚ quando uma ovelha se perde, o pastor deve ir buscâ-la e resgatâ-la, em vez de deixâ-la ao léu. Mas quando uma ovelha näo quer ser resgatada e ainda näo estâ pronta para deixar o pastor retirâ-la dos arbustos, nem quer pelo menos ser amigâvel‚ entäo é hora de entregâ-la a Mim‚ colocâ-la nas Minhas amorosas, fortes e gentis mäos, e guardar suas outras ovelhas para näo serem iludidas e levadas aos arbustos com o balido e chamado da desgarrada.

172. Lembrem-se que eles pertencem a Mim‚ säo Meus e sempre seräo. Cuidarei deles mesmo que näo seja possível ou conveniente terem o tipo de contato que gostariam de ter com eles. Estarei lâ à disposièäo deles, e se forem fiéis em Me consultar regularmente, lhes mostrarei claramente quando eles estiverem prontos para voltar a ter contato com vocês de forma frutífera e positiva. Vocês desejam estar “presentes” na vida deles assim que eles estiverem prontos, pelo menos em espírito, através de uma comunicaèäo amorosa e apoio‚ mas tentar ajudâ-los sem estarem preparados para isso sô vai prolongar o processo e arrastar para fora alguns de seus outros filhos.

173. Perguntem–Me entäo qual a sua situaèäo. Peèam-Me para falar sobre as questöes encobertas, as coisas que näo entendem, o que se passa na mente e coraèäo deles, a motivaèäo deles. Eu lhes responderei. Sou o revelador de segredos, e vocês adquiriräo mais entendimento da situaèäo segundo a Minha perspectiva, o que lhes darâ fé e paz. Eu posso lhes mostrar o que fazer, o que seria mais eficaz e mais aconselhâvel no seu caso. Näo falharei em lhes dar promessas para clamarem e nas quais se apoiarem.

174. Vocês jâ sabem o resultado final — seus filhos Me pertencem. Foram Meus desde antes da fundaèäo do mundo, e cada um deles, sem exceèäo, mais dia menos dia voltarâ aos Meus braèos e ao Meu servièo‚ seja nesta vida ou na prôxima. (Veja "Atrâs de cada nuvem brilha o sol," CdM 3166:90 a 109. BN 763.) Enquanto isso, devem ajudâ-los tanto quanto puderem, a ver a verdade. Mas hâ ocasiöes em que o melhor a fazer é orar por eles e Me deixar trabalhar em suas vidas da maneira que sei ser melhor.

175. Vocês também têm um dever a cumprir para com os rebanhos no seu redil, devem protegê-los, fortalecê-los, cuidar deles e näo permitir que sejam enfraquecidos através do que vocês prôprios permitem que entre no redil. É claro que quando uma ovelha chega à maioridade, a decisäo é dela se quer sair e descobrir essas coisas por si mesma. Mas o que vocês permitem entrar no redil é outra questäo, e Eu os responsabilizo por isso.

176. Entäo busquem-Me e lhes darei as respostas para a sua situaèäo. Mostrarei claramente o caminho, os consolarei e lhes darei paz. Amo vocês e continuarei a cuidar de vocês e de seus pequenos, tanto dos que estäo dentro como fora da Família, pois sou seu Bom Pastor. (Fim da mensagem de Jesus.)

177. (Mamäe:) Seguem-se algumas promessas do Senhor sobre bons espíritos e anjos que foram designados para cuidar dos seus filhos que näo estäo na Família. Graèas a Deus podemos clamâ-los e orar por eles enquanto cuidam de nossos entes queridos.

178. (Papai: ) O Senhor näo vai desamparâ-la; vai estar com ela a cada passo do caminho. O seu anjo da guarda especial vai estar bem ao lado dela tentando ajudâ–la a tomar as decisöes certas. Mesmo estando fora da Família, o Senhor tenta nos ajudar tanto quanto antes. Ele ainda assim quer nos ajudar a tomar as decisöes certas na vida para podermos ajudar e amar os outros. ( “Atrâs de Cada Nuvem Brilha o Sol,” CdM 3166:115.)

G

179. (Jesus: ) Eu dou bastante atenèäo aos Meus filhos que se afastaram dos seus pais físicos e do ambiente que gera fé que existe na Família. Quando eles clamam, Eu ouèo e respondo às suas oraèöes. Eu os atendo com muito desvelo e os vigio. Eles têm espíritos ministradores que estäo ali para protegê-los, para falar aos seus coraèöes, mentes e espíritos, e para ensinâ-los e orientâ-los. Os seus professores e as pessoas que cuidavam deles estavam ali [quando se encontravam na Família] para alimentâ-los, guiâ-los e treinâ-los nos Meus caminhos, e agora os Meus espíritos ministradores cuidam deles, os orientam e treinam no espírito. (“Atrâs de Cada Nuvem Brilha o Sol,” CdM 3166:189.)

G

180. (Espírito ajudante fala:) Todos os filhos desgarrados de Jesus possuem guardiöes especiais como eu‚ os quais ficam ao lado deles o tempo todo, näo importa o que faèam nem quanto tenham se desviado. (De uma mensagem näo publicada.)

Obterion

181. (Mamäe:) Seja qual for o estado de nossos filhos e independentemente do que queiram receber ou näo de nôs, podemos orar por eles! Podemos orar fervorosa e desesperadamente, e usar as chaves para interceder por eles! O Inimigo näo pode se opor a isso! Mesmo que seu amado que saiu da Família näo acredite mais na oraèäo, ela o influencia e age a favor dele! A oraèäo é nossa arma secreta e sabemos manejâ-la! Lembrem-se constantemente que isso näo é o mínimo que podem fazer por eles, mas sim o mâximo. No final desta BN se encontram algumas promessas das chaves novinhas em folha, especiais para quando orarmos pelos nossos jovens que näo estäo na Família. Säo lindas, positivas e muito encorajadoras! Vocês seräo muito fortalecidos ao se apoiarem nelas e clamâ-las, sem falar da grande forèa que säo no espírito para efetuar mudanèas!

182. Ainda sobre a questäo de orar pelos seus jovens, o Senhor também revelou outra entidade espiritual que luta contra nossos jovens que optaram por sair da Família. Obrigada, Jesus, por nos revelar isso para que possamos orar contra ele especificamente! Abaixo encontra-se um trecho de uma carta que recebi de uma mäe.

183. (Trecho da carta de uma mäe da Família:) Queria falar sobre o nome de um demõnio que recebi quando orava pelo meu filho que mora conosco mas näo é parte da Família. Recebi o nome Obterion (Obtherion), relacionado a Apotheon. Foi a resposta do Senhor à minha oraèäo para sabermos exatamente quem luta contra meu filho. Mais tarde, quando verifiquei o significado dos prefixos e sufixos, descobri que “ob” significa “contra”, e “teo” significa Deus, como sabem; e "ion" significa "o ato de". Entäo juntando chegamos a um espírito que trabalha diretamente contra Deus, contra o amor e a fé. Achei que poderia ser algo relevante em relaèäo a outros jovens que talvez estejam fechados ao Espírito do Senhor, aparentemente dominados por uma atitude fria e implacâvel de descrenèa.

184. (Mamäe:) Pedimos ao Senhor que revelasse mais sobre esse demõnio, pois desmascarâ-lo e poder lutar contra ele em oraèäo parece ser uma peèa importante do quebra–cabeèa de ajudar nossos jovens.

185. (Jesus fala:) Vou lhes dar uma descrièäo de Obterion. Näo se surpreendam com sua aparência, pois ele é um dos mestres das intenèöes disfarèadas. Seu espírito é de seduèäo — de trapaèa, de lisonjas constantes e de feitièo. Sua natureza é semelhante à de Obstacon — um demõnio astucioso e enganador na aparência. Sua meta é seduzir e iludir até Meus filhos chegarem ao estado e posièäo que ele deseja: o de um apôstata implacâvel.

186. (Visäo:) Vejo a silhueta de um homem de constituièäo magra, quase delicada. Ele aparenta ser bem jovem e seu cabelo é curto e loiro. Seu rosto possui uma linha bem definida dividindo–a pela metade — metade do rosto parece estar pintado de branco e a outra de azul. Vejo no pescoèo dele uma gargantilha bem justa, de duas carreiras de contas brancas. Por falta de uma definièäo melhor, direi que ele parece ter um espírito afetado. Mas näo se trata de um talento positivo e criativo, mas sim algo repugnante. Ele estâ com um lenèo branco na mäo, sacudindo-o na minha frente.

187. Agora sua fisionomia estâ mudando, revelando melhor o seu espírito ímpio e maléfico. Pode-se ver bem claramente que ele é homossexual. E näo é do tipo amigâvel ou quieto de homossexual, mas do tipo espalhafatoso, bem ímpio e rebelde, insolente, que manifesta descaradamente sua rebeliäo contra as coisas sagradas e contra Deus.

188. Ele tem um sorriso cínico e malévolo. Agora parece que estâ amarrando seu lenèo branco nos olhos de alguém — cegando totalmente a pessoa, e depois ele fica requebrando e saracoteando ao redor dela, com uma risada maligna! Nôs o repreendemos, Obterion, no poder das chaves! (Fim da visäo.)

189. (Jesus fala: ) Agora vocês viram este que tem atraído, lisonjeado e adulado Meus filhos que lhe permitiram entrar através de seu orgulho e rebeliäo. Ele é um mestre do charme, bajulando e fisgando Meus filhos imprudentes até capturâ–los, cegâ-los no espírito e sugâ-los para dentro da mesma rebeliäo descarada contra Mim. O seu objetivo ímpio é fazer com que os que saíram do redil fiquem completamente contra Mim! O forte orgulho lhe permite entrar, e daí em diante, ele causa dano lisonjeando justamente o orgulho que fez Meus filhos se desviarem.

190. Esse demõnio existe hâ muitas eras. Lúcifer foi o primeiro apôstata, e Obterion seguiu rapidamente seu exemplo, tal como as legiöes iniciais de anjos que caíram com Lúcifer. Assim como Lúcifer, ele caiu porque optou por se rebelar contra Mim e Me desafiar. O orgulho foi a causa de sua queda, assim como a de Lúcifer. E ele, como seu mestre, foi um dos hereges e vilöes originais — um dissidente — que colocou seu ego acima de Mim, e se recusou a obedecer à Minha autoridade.

191. Agora ele trabalha no submundo como seguidor de Lúcifer, em rebeliäo, Me desrespeitando abertamente e agindo contra tudo que é santo. Sua homossexualidade descarada demonstra sua rebeldia maligna, pois através do orgulho ele alicia e leva a mente a uma grave incredulidade. Ele é o mestre da ilusäo e da dissimulaèäo. Obterion‚ o mestre das ilusöes entra quando Meus filhos se afastam de Mim e se entregam a um forte orgulho. A meta dele é reunir cada vez mais apôstatas no seu redil do mal, aqueles enganados e incitados à rebeliäo contra Mim e contra os Meus caminhos através do orgulho em seus coraèöes.

192. Vocês devem repreendê-lo militante e persistentemente através do poder das chaves! Precisam ser a forte defesa e parede que vai impedi-lo de entrar na vida e no coraèäo de seus amados que jâ partiram. Orem pelos seus, para que seu orgulho seja contido, e näo se tornem presa fâcil dos fascínios e seduèäo de Obterion. (Fim da mensagem de Jesus.)

193. (Jesus fala:) Nem todos os homossexuais têm uma atitude de rebeliäo aberta contra mim. Alguns estäo apenas iludidos e espiritualmente doentes, precisando ser curados e limpos por Mim‚ como qualquer outro pecador. Mas os demõnios säo diferentes, e quando um demõnio escolhe o homossexualismo como marca registrada, podem ter certeza que é em rebeliäo aberta contra Mim, se entregando a algo que odeio. No início Eu os criei, macho e fêmea os criei, e lhes disse “frutificai e multiplicai”. A linda uniäo do homem com uma mulher foi ordenada por Mim, e simboliza a uniäo entre Minha igreja e Eu, Minha linda Noiva que faz amor Comigo e Me dâ muitos filhos espirituais — almas que väo habitar Comigo para sempre. O homossexualismo é a perversäo criada pelo Inimigo contra o Meu plano: homem com homem, sem nenhum fruto, sem novas almas, e muitas vezes apenas gerando doenèa e a morte dos que se entregam a isso. É um pecado, uma rebeldia obstinada contra Meus caminhos, e rejeièäo do Meu amor. E embora Eu ame o pecador, odeio o pecado. Repreendam Obterion no poder das chaves, e ele terâ que fugir. (Fim da mensagem de Jesus.)

Ajudar seus filhos que estäo na Família a se prepararem para as decisöes que tomaräo

194. (Mamäe:) Recentemente o Senhor deu bons conselhos sobre pastorear nossos filhos que estäo na Família, sendo criados servindo o Senhor conosco, e como preparâ-los melhor para as decisöes que tomaräo um dia, que serâ de continuarem sendo missionârios ou procurarem outra opèäo de vida.

195. (Jesus fala: ) Gostaria de lhes dar alguns conselhos atualizados sobre prepararem seus filhos para as decisöes que cada um deverâ tomar um dia.

196. Os tempos estäo mudando. E assim como a Família teve que se adaptar e se ajustar muitas vezes no decorrer dos anos‚ agora também é tempo para isso, pois estou guiando a novas maneiras e operando coisas novas. Os que querem continuar como Meus discípulos devem permanecer garrafas novas — prontos para receber e praticar o Vinho Novo, sem criticar o passado e sem duvidar da maneira que os oriento hoje em dia. Isso requer fé e humildade, pois cada mudanèa que planejei ocorreu no tempo certo.

197. É fâcil olhar para trâs e dizer: “Quem nos dera ter sabido antes o que sabemos agora.” Mas a coisa é que, se soubessem antes o que sabem agora, as coisas näo teriam corrido como Eu queria. Tenho usado até o fato de irem a extremos e a sua ingenuidade para realizar a Minha vontade.

198. Como seria se seu Pai David tivesse tentado comeèar a Revoluèäo com vocês sabendo o que sabem hoje? Serâ que teriam se disposto a seguir da mesma maneira? Serâ que teriam divulgado a mensagem de maneiras täo extremistas como foi a Minha vontade na época? Serâ que teriam confiado em Mim tanto quanto confiaram? Cada época e cada modo de operar cumpriu um propôsito. É verdade, houve falhas humanas e erros, mas isso é o que hâ de maravilhoso em Me seguir e confiar a sua vida a Mim — até os erros e as falhas Eu faèo contribuir para o seu bem. Näo desejava que acontecessem; näo os causei, mas como sou o grande Deus do Universo‚ posso usar até os erros, mal-entendidos, e as interpretaèöes e julgamentos errados para o seu bem, e continuarei fazendo isso, desde que Me amem e sejam “chamados por Meu decreto”.

199. Entäo, väo continuar confiando em Mim? Väo continuar sendo garrafas novas‚ prontas para seguir as novas orientaèöes que lhes dou, sem olhar para trâs e criticar a maneira como faziam as coisas antes? Conseguem confiar e acreditar que, quando colocam sua vida nas Minhas mäos, Eu a uso da melhor maneira possível? Näo permito que nada seja desperdièado — tudo que passam e vivenciam, tudo que däo, tudo que Me entregam, Eu uso, e da melhor forma possível. Muitas vezes vocês näo conseguem ver isso, mas é entäo que entra o fator fé. — Fé para acreditar nas Minhas Palavras, no Meu amor e no fato de que cuido de vocês.

200. Voltando à questäo de precisar ter uma nova perspectiva de certas coisas: quero ajudâ-los a entender melhor os seus filhos que estäo criando agora, para que possam se relacionar melhor com eles. Talvez algumas dessas coisas sejam um teste para vocês e achem que se Eu tivesse deixado isso bem claro hâ mais tempo näo teriam alguns dos problemas que têm hoje. Mas lembrem-se que esta é Minha soluèäo para hoje, näo para ontem nem necessariamente para amanhä, mas para hoje.

201. Vocês sabem que nem todos os seus filhos, quando crescerem, väo querer se dedicar à soberana vocaèäo de serem missionârios. Alguns deles väo escolher outros caminhos. Eu jâ lhes disse e os consolei muitas vezes que, independentemente do modo de vida que eles escolham‚ sempre seräo Meus. Eu nunca os desampararei, mesmo que Eles me abandonem. E um dia vocês estaräo todos reunidos outra vez. Todos os mal-entendidos seräo esclarecidos, todas as lâgrimas enxugadas, toda a dor da separaèäo acabarâ para sempre. Vocês têm feito bem em tentar preparâ-los para qualquer caminho que escolham. E deveriam continuar assim‚ pois é um sinal de amor e de confianèa neles, e lhes dâ liberdade para tomarem suas decisöes sem pressäo nem condenaèäo.

202. Além de se certificarem de que a instruèäo escolar deles estâ bem registrada e é completa para que estejam bem preparados para a vida‚ seja qual for sua decisäo, aqui estäo mais algumas coisas que podem fazer para ajudar a preparâ-los. Agindo assim, eles saberäo que, näo importa o caminho que escolham, vocês os amam e sempre os amaräo. Essa garantia do seu amor os ajudarâ grandemente no processo de decisäo aqui e agora, e também os ajudarâ a ter a humildade para tomar as decisöes certas mais tarde, quer seja continuar Me servindo em tempo integral ou seguir outro tipo de vida. (Veja também “Emendas à Carta 2003”‚ sobre “Completar o ensino médio”, pâgina 31 a 35, BN 1033.)

203. 1) Enfatizem que o mais importante é o relacionamento deles Comigo. Seja qual for a decisäo que tomem na vida, isso os susterâ, facilitarâ as coisas e lhes darâ forèas para enfrentar as dificuldades da vida. Eu nunca mudo. Näo importa o que mude na vida deles, Eu nunca mudo. Estou sempre à disposièäo deles, à sua disposièäo e de todos os Meus filhos. Esta é a meta da Família — que cada pessoa Me conheèa; e ajudar todos que näo Me conhecem a Me conhecer. Mas às vezes isso se perde na multidäo de detalhes, conselhos, campanhas e prioridades. Entäo é preciso deixar bem claro, especialmente para os seus filhos, que isso é o mais importante‚ independentemente do que aconteèa na vida. Também é bom se vocês voltarem a enfocar neste ponto.

204. Digam a eles claramente que o seu maior desejo para eles, acima de qualquer outra coisa, é que Me conheèam pessoalmente e tenham um relacionamento íntimo e pessoal Comigo. É claro, isso é o que sempre têm tentado dar a eles. Mas deixar bem claro os ajudarâ a entender que é de suma importãncia‚ näo importa o caminho que sigam.

205. A maioria das crianèas na Família sabe que um dia terâ que decidir o que quer fazer com sua vida, e podem apostar que o Inimigo estâ atrâs delas, tentando tirâ–las do servièo a Mim. Os que estäo indecisos muitas vezes acham que, se näo väo ficar na Família‚ por que deveriam tentar manter um relacionamento Comigo? É preciso enfatizar e deixar bem claro para eles que seu relacionamento Comigo é a base de uma vida feliz, seja qual for a carreira ou caminho que escolham. Eles sô entenderäo esse conceito depois que tiverem mais experiência de vida, mas precisa ficar bem claro para eles desde cedo. Precisa ser bem enfatizado.

206. 2) Às vezes näo faz mal mencionar que, seja qual for a vida que eles escolherem, os princípios espirituais que podem aprender agora na Família — se eles se aplicarem — lhes seräo muito úteis para o resto da vida. Cada pessoa na face da Terra enfrenta batalhas espirituais, as lutas da vida; portanto, conceitos como obediência e temor a Mim, tomar decisöes certas, defender suas convicèöes, ser honesto, amoroso e respeitar os outros, ser humilde e estar disposto a admitir seus erros, saber se comunicar bem‚ orar e andar em oraèäo, até mesmo saber superar e louvar, säo elementos vitais para uma vida feliz.

207. Entäo‚ quando enfatizarem esses conceitos e ensinarem-nos a seus filhos e jovens, além de deixar claro para eles que sua meta na vida é levar o Meu amor ao mâximo possível de pessoas‚ lembre-os esporadicamente que essas lièöes de vida lhes seräo muito úteis näo importa o estilo de vida que assumam. Isso os ajudarâ a ver que é importante se aplicarem em aprender essas coisas, mesmo que näo tenham intenèöes de ser missionârios.

208. Muitos de seus filhos no momento näo têm intenèöes de se tornarem missionârios quando crescerem. E todos eles em algum momento passaräo por uma fase quando teräo certeza de que näo querem isso. Faz parte do teste e do processo de tomar decisöes. Todos os Meus discípulos passam por isso. Mas dependendo da maneira como lidam com a situaèäo, pode ser uma fase ou se tornar rebeldia e determinaèäo que os farâ concretizar essa idéia. Vocês devem reagir de forma aberta, amorosa, compreensiva, mas sem deixar de impor limites.

209. 3) Conversem abertamente com seus filhos. Antes dessas conversas, orem com fervor e Me busquem para Eu lhes mostrar o segredo para a conversa, para chegarem ao coraèäo deles. Antes de comeèarem, peèam-Me para lhes revelar as dúvidas que eles têm, assim poderei ajudâ-los a abordar as coisas num ãngulo que incentivarâ a honestidade‚ mas também lhes oferecerâ boas respostas que ajudarâ nos seus processos mentais e fases de crescimento.

210. Às vezes ajuda bastante falar sobre o futuro, admitir que eles talvez ainda näo saibam o que querem fazer. Vocês podem ser sinceros com relaèäo aos seus sentimentos, como desejam que eles sejam missionârios, porque viram que é a vida mais satisfatôria na face da Terra. Mas isso näo quer dizer que queiram forèâ-los a isso, e que, näo importa a decisäo deles, vocês os amaräo e faräo todo o possível para ajudâ–los quando precisarem.

211. Sô de falarem abertamente sobre o assunto jâ ajuda a aliviar grande parte da pressäo. O Inimigo usa a sensaèäo de estar pressionado para fazê-los achar que estäo numa armadilha da qual precisam se soltar e contra a qual devem se rebelar. Mas na verdade é o Inimigo tentando arrancâ-los da vida onde seräo verdadeiramente felizes e realizados Me servindo, sendo úteis e ganhando almas para Meu Reino eterno. A questäo é que o Inimigo exagera os sentimentos normais do adolescente de querer ser ele mesmo, aquela rebeldia inata contra a maneira normal, o desejo de mudanèa e a empolgaèäo, e tenta usâ-los para convencer os jovens de que nunca seräo felizes na Família. Mas se puderem Me buscar para ver como aliviar essa pressäo‚ saciar as necessidades deles e deixâ-los queimar livres, eles ficaräo bem mais satisfeitos, e também tomaräo decisöes bem mais sensatas e amadurecidas.

212. 4) Entendam que, quer o faèam agora, quer depois, väo ter que passar tempo com os seus filhos e investir no futuro deles. Se eles estäo tendo problemas agora, às vezes é fâcil ignorar ou achar que o seu trabalho no Lar e tudo o que surge cada dia é mais importante. Mas parem e pensem no assunto — se eles decidirem sair da Família e precisarem de ajuda para se estabelecer lâ fora e você tiver que sair do Lar e do campo de missäo por vârios meses para ajudâ-los‚ isso vai afastâ-lo completamente do seu ministério.

213. É sempre melhor investir o tempo agora, näo sô porque é mais sensato em termos de administraèäo cuidar dos problemas quando estäo pequenos, mas porque trata-se dos seus filhos, que säo a dâdiva mais preciosa que lhes dei e a maior responsabilidade que lhes conferi. Consultem–Me para saberem o que eles precisam. Talvez sô precisem saber que säo importantes para vocês, que os amam e que querem vê-los felizes. Talvez vocês precisem modificar o seu horârio para suprir o que eles precisam, ou passar um tempo na estrada com eles para terem um tempo de qualidade Comigo, entre si e com as ovelhas, sem todas as outras coisas que interferem no que é verdadeiramente prioritârio. Eu tenho uma soluèäo para cada caso, e quase sem exceèäo, o que vai lhes poupar tempo no final das contas é justamente investirem tempo e o que for necessârio para suprir o que eles precisam agora, näo importa o que seja.

214. 5) Entreguem-nos a Mim no seu coraèäo, lembrando-se constantemente que Me pertencem e que cuidarei deles, e poderäo agir dentro de um maior equilíbrio. Se quiserem que faèam o que vocês querem, ou se estiverem tentando transformâ-los no tipo de missionârio que consideram ideal, ou se os fizerem se comportar de um certo jeito porque näo querem passar vergonha na frente dos seus colegas de trabalho ou pastores‚ väo exercer uma pressäo desnecessâria nos seus filhos. Mesmo que näo percebam, eles sentem, e isso vai afetâ-los.

215. Algo que vai ajudâ-los a lidar com as situaèöes de forma mais objetiva — e conseqüentemente melhor — transmitindo uma atitude mais equilibrada, estâvel, confiante e de amor incondicional aos seus filhos — é sempre colocâ-los nas Minhas mäos no seu íntimo, lembrando-se que Me pertencem, que cuidarei deles e que, independentemente do caminho que sigam nesta vida, väo voltar, nesta vida ou na prôxima, para Mim e para Me servir. Comeèa no seu coraèäo. Entreguem-Me os seus temores e preocupaèöes para Eu poder lhes dar paz‚ e entäo poderäo comunicar aos seus filhos o equilíbrio perfeito entre aceitaèäo e dedicaèäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

Provas de fogo

216. (Mamäe:) Voltando ao assunto dos nossos jovens que estäo fora da Família e que têm uma atitude negativa, mesmo que tentassem‚ orassem pra valer e fizessem tudo ao seu alcance, näo existe garantia de que se reconciliariam com você ou que o seu relacionamento com eles se tornaria logo amistoso. Näo devem ficar com sentimento de culpa ou acharem que falharam caso isso aconteèa, porque eles também têm que tomar decisöes, e em alguns casos talvez näo estejam prontos para se humilhar e pedir desculpas pelos erros que eles cometeram. Mas se fizeram todo o possível, podem confiar que, quando eles estiverem prontos para se humilhar como vocês tiveram que fazer, o Senhor vai ajudâ-los a mudar.

217. É um desafio manter uma atitude positiva quando mantêm contato com eles, e continuar amando-os mesmo sem ver os frutos, e ao mesmo tempo continuar com os olhos nas metas que o Senhor deu para a sua vida no seu campo de missäo‚ sem se deixar enfraquecer pelos ataques do Inimigo através deles. Nesta prôxima mensagem o Senhor dâ um lindo conselho e encorajamento que resume tudo isso.

218. Lembrem-se que eles pertencem e sempre pertenceräo ao Senhor, isso nunca mudarâ. E mesmo que näo consiga ajudâ-los a mudar de idéia, nosso maravilhoso Marido, Pastor e grandioso Deus do universo estâ no controle, mesmo que eles tenham se afastado dEle por um tempo. No momento certo Ele os trarâ de volta ao redil‚ quer aqui na Terra quer depois, no Céu. Entäo consolem a si mesmos e a outros com estas palavras, e continuem colocando tudo nas mäos do Senhor, e enquanto isso permanecendo fiéis à sua vocaèäo de ganhar o mundo para Ele.

219. Pedimos ao Senhor para nos dar conselhos sobre como lidar com este ataque e qual a melhor maneira de superâ–lo. Espero que este conselho sirva para fortalecê-los e animâ-los.

220. Meus queridos, eu os amo muito e entendo essas emoèöes e esses sentimentos complicados que estäo tendo. Peter e eu oramos fervorosamente por vocês, e estamos de coraèäo partido também, por todos os seus filhos e amados que se encontram na condièäo de apôstatas. Estamos orando por eles também‚ e confiando que o nosso Bom Pastor vai cuidar deles e ajudâ-los a mudar de idéia a Seu tempo. Sabemos que Ele o farâ. E, através de suas oraèöes, Ele pode agir na vida deles e fazer coisas que nôs jamais poderíamos.

Com muito amor no nosso vigilante‚ amoroso e sâbio Pastor que cuida dos que nos säo queridos,

Mamäe

221. (Jesus fala:) O sentimento de culpa cria uma prisäo incrivelmente debilitante. É uma arma e um instrumento muito poderosos nas mäos do Inimigo, que afeta muito os que ficam ouvindo o que ele tem a dizer e agindo de acordo com isso. E é exatamente por isso que o Inimigo estâ usando essa arma cada vez mais — principalmente através de apôstatas contra os seus pais que estäo na Família. Ele quer descarrilhar esses queridos pais da primeira geraèäo, sobrecarregando-os com o forte sentimento de culpa que seus prôprios filhos, que querem se desligar da Família, lhes infligem.

222. É claro que vocês, da primeira geraèäo, jâ sentiram o impacto dessa arma antes. Os pais de muitos de vocês no Sistema a usaram até um certo ponto, fazendo-os se sentirem culpados por terem “saído de casa” ou os "abandonado" para Me servir. E quando todas as outras tentativas de dissuadi-los a renunciar ao mundo para Me seguir falharam, eles recorreram ao último recurso — extremamente ligado às emoèöes e um dos argumentos mais fortes — que foi fazê–los se sentir culpados de alguma forma. “Veja o que você estâ fazendo com a sua mäe! Você vai acabar com a vida dela! Isso näo é cristäo, näo é amoroso! Como é que isso pode estar certo? Ela estâ desconsolada, quase tendo um esgotamento nervoso por causa da sua decisäo!” “Nôs lhe demos tudo, sacrificamos nossa vida por você, e é assim que você nos paga?” A maioria de vocês jâ ouviu essas frases ou outras parecidas. Todos vocês jâ sentiram esse golpe até um certo ponto de filhos ou de outras crianèas ou pessoas queridas que foram embora.

223. O Inimigo vai usar qualquer coisa para impedi-los de cumprir o seu destino e a Minha vontade suprema na sua vida. Ele dâ golpe baixo e joga sujo — bem sujo — e näo vai hesitar o mínimo que seja em mexer com as suas emoèöes em relaèäo aos seus filhos. Esse é um dos seus instrumentos mais eficazes‚ porque para os pais as emoèöes e o sentimento de compromisso e de responsabilidade para com os filhos säo alguns dos vínculos e elos mais fortes que existem. Entäo, enfrentarem tais emoèöes näo sô os distrai do trabalho no campo à sua frente, mas também gera sentimento de culpa, que é algo bem difícil de afastar e com o qual lidar, principalmente quando se trata dos seus prôprios filhos, que säo a parte mais delicada dos seus sentimentos e das suas emoèöes.

224. O Inimigo vai condenâ-los a torto e a direito, tendo por objetivo tirâ-los do caminho e fazê-los se sentir täo mal por estarem Me servindo e terem criado seus filhos na Família e pensando no que eles supostamente estäo passando por causa disso, que a sua única esperanèa de salvaèäo e de ajudar os seus filhos seja arrumar as malas e ir embora também!

225. Vocês precisam se lembrar que o Inimigo näo estâ nem aí com os seus filhos e o bem-estar deles. Vai usar qualquer coisa, inclusive esses jovens que saíram, para distorcer a verdade, afetar e brincar com as suas emoèöes e deixâ-los täo atormentados com sentimento de culpa e de obrigaèäo e dever para com seus filhos, que fiquem dispostos a fazer praticamente qualquer coisa por eles, inclusive largarem o arado. A meta dele é essa‚ sem tirar nem põr.

226. E esse tipo de coisa sô vai aumentar à medida que os tempos väo de mal a pior e aumentam as mentiras e acusaèöes do Inimigo e dos que se entregaram a ele, inclusive filhos e amados que se tornaram apôstatas. É a triste verdade, e continuaräo vendo as Escrituras se cumprirem com o passar do tempo e “filha se vira contra a mäe” e “mäe se vira contra filha” e até os seus parentes de sangue e familiares ficaräo contra vocês e os perseguiräo, pensando prestar servièo a Mim e à humanidade (Lucas 12:53, 21:16-17; Joäo 16:2). Este versículo näo foi dado sô para a primeira geraèäo que deixou seus pais e o Sistema naquela época. Vai continuar se cumprindo apôs cada geraèäo e‚ infelizmente, com as trevas ficando mais densas‚ ele se cumprirâ mais do que nunca.

227. Certas coisas näo mudaram com o tempo, e uma delas é o fato de o Inimigo utilizar as tâticas antigas e os truques de sempre. Os seus filhos apôstatas talvez digam que sô estäo preocupados com vocês, e alguns estäo sinceramente enganados nesse sentido, mas näo é o caso, e näo serâ para o seu bem. Muitos desses apôstatas que säo ativos vivem avassalados pelas mentiras do Inimigo, por suas prôprias amarguras e pelo seu egoísmo. A única coisa que eles realmente desejam é vinganèaatenèäo, e apoio para as mentiras que contam e a mentira que vivem. E que melhor maneira do que obter o apoio dos pais e levâ–los a concentrar sua atenèäo apenas neles? É claro que essas pessoas foram täo ludibriadas pelos enganos e mentiras do Inimigo que näo consideram que estäo tirando os pais do trabalho no muro, muito pelo contrârio. Mas essa é a verdade e a realidade por trâs desse novo ardil do Inimigo.

228. Meus queridos pais, adultos da primeira geraèäo, vocês precisam se lembrar que depois que os seus filhos se deixam atormentar e dominar pelas mentiras do Inimigo, eles väo deixar de ter o respeito que vocês merecem pela vida sacrificada que vocês vivem. Eles väo é apontar o dedo contra vocês — diretamente contra vocês ou contra a Palavra ou os líderes. Eles väo precisar de um bode expiatôrio, porque se seguirem a linha de raciocínio do Inimigo é isso que ele vai exigir, enquanto‚ sagazmente, tira a culpa desses jovens e a coloca no bode expiatôrio que o Inimigo na realidade quer atacar: Eu! Ele quer usar os seus filhos que säo ex-membros e apôstatas para Me caluniar e difamar tudo o que represento.

229. Os seus filhos apôstatas estäo com a visäo distorcida e com a atitude errada, e nem faz sentido esperar que tenham orgulho do que vocês fazem. Precisam deixar de ter essa expectativa, porque eles näo têm mais a mesma visäo. Em muitos casos estäo com os olhos espirituais tapados e converteram-se para a condièäo de homem natural, que näo aceita as coisas do espírito. Estäo com a visäo anuviada devido ao egoísmo, aos seus prôprios interesses e às distorèöes e mentiras do Inimigo.

230. Entäo‚ Meus queridos que suportam o peso de ter filhos apôstatas, sei que este é um duro discurso e sinto ter que dizer isso, mas essa vai ser a cruz que teräo que levar por Mim ao continuarem Me seguindo. Talvez signifique ter que suportar o escârnio e o desdém de seus prôprios filhos, dos que vocês treinaram e para os quais derramaram o coraèäo, alma e vida por anos e anos. Talvez väo ter que continuar suportando o peso de suas acusaèöes‚ de sua fúria e afirmaèöes contra vocês, a Palavra e contra a Família, mas continuar lhes demonstrando amor e interesse, e apoiando-os tanto quanto possível, apesar de tudo.

231. Em suma, talvez signifique que tenham que levar a sua cruz — continuar amando e tentando ajudar os seus filhos apôstatas da maneira que Eu lhes mostrar, mesmo que eles rejeitem — e continuar Me amando e seguindo assim mesmo. Sei que é uma cruz pesada e dolorida, porque para muitos ela pode ficar mais pesada‚ cansativa e desgastante com o tempo, à medida que os dias väo ficando mais escuros e essas pessoas se entregam cada vez mais ao espírito do Inimigo e do mundo.

232. Vocês sempre väo ter provas de fogo assim enquanto Me amarem e Me servirem na posièäo de soldados do Tempo do Fim. Väo passar por testes que colocaräo à prova o seu amor, a sua devoèäo e lealdade a Mim e à sua vocaèäo acima de tudo. Minhas noivas do Tempo do Fim, vocês sempre se depararäo com a pergunta e com o chamado: “Amas-Me? Apascenta as Minhas ovelhas”, e “aquele que ama filho ou filha mais do que a Mim näo é digno de Mim. E aquele que näo toma a sua cruz e Me segue, näo é digno de Mim” (Joäo 21:17; Mat. 10:37-38). O discipulado é assim. Esse é o preèo dele agora e sempre. Freqüentemente envolve fortemente os sentimentos e emoèöes, e com o tempo ficarâ ainda mais intenso. Sinto muito por isso, Meus amados. Se fosse possível evitar isso de algum modo Eu o faria, porque os amo encarecidamente e näo reteria nada de vocês. E também amo esses filhos apôstatas encarecidamente, pois Me pertencem e seräo sempre Meus filhos.

233. O que acontece é que vocês väo ter que continuar tendo amor por eles e apoiando–os no que for possível‚ mas precisam reconhecer quando o Inimigo estiver tentando tirar vocês do caminho — inclusive usando seus filhos. Quando chega nisso é que precisam estipular um limite no espírito e saberem até onde podem ou näo ir com base em suas convicèöes e postura como discípulos em tempo integral. É a mesma postura que todo membro da Família precisa assumir, é a mesma postura de fé e de convicèäo que o seu rei e a sua rainha assumiram, de Me seguir näo importa o quê. Entäo é aí que vocês precisam continuar colocando os seus filhos apôstatas nas Minhas mäos‚ com plena fé e total confianèa, sabendo que sou um Pai fiel e leal, e tendo certeza de que fizeram o que podiam e depois... seguirem em frente por Mim. (Fim da mensagem de Jesus.)

(De “O Aniversârio da Mamäe em 2002, 1ª Parte” CdM 3443:35-42, BN 1024:)

(Visäo continua:) Agora estâ vindo uma garota simples‚ mas linda, de aparência recatada e comum. Näo tem nada que se sobressaia ou chame a atenèäo. Parece ser alguém sem importãncia, mas o que tem nas mäos é importante.

Ela estâ segurando e observando uma linda bola de cristal. Digo bola de cristal porque é a melhor comparaèäo que posso fazer, embora nem de longe descreva o que é. Dentro desse objeto sobrenatural, que parece uma bola de uma luz líquida e em movimento, fica girando uma linda chave dourada.

(Ser espiritual fala:) Carrego a chave para fortalecer o seu coraèäo, Rainha Maria. Você se indaga a respeito da luz líquida e da chave‚ e lhe esclareèo que é o presente que o seu Marido estâ dando a você, que é o Seu amor especial, a escolhida, Sua querida Maria.

Esta é a esfera, a circunferência espiritual que contém todas as suas lâgrimas e oraèöes, tanto pessoais como coletivas, que chegaram aos ouvidos e ao coraèäo do nosso Marido pelos jovens que foram embora‚ e até mesmo pelo seu prôprio filho de sangue. Esta chave dourada estâ suspensa no “líquido” de suas lâgrimas e oraèöes. E o brilho sobrenatural que envolve e estâ ao redor dessa esfera é a energia que as suas lâgrimas e oraèöes geraram pelos seus jovens.

E hoje, Maria‚ no dia do seu aniversârio, eu vim para dar esse presente a você e aos filhos de David. Esta chave foi criada e preenchida com poder através de suas lâgrimas e oraèöes, e das de seus filhos. Eu a designei especificamente para fortalecer seu coraèäo e suas emoèöes e para lhe dar determinaèäo e forèas para continuar lutando apesar da natureza humana, para ajudâ-la a superar suas emoèöes e essa natureza. Ela lhe dâ acesso e a leva à presenèa do coraèäo do Deus criador de todas as coisas viventes‚ a essência de tudo o que existe e que virâ a existir. Esta é a chave para o coraèäo do prôprio Deus, que vê, sabe e compreende todas as coisas.

Essa chave tem poder para ajudar você e todos os seus filhos a verem as coisas como elas realmente säo, a verem além das emoèöes e da natureza humana e verem como Deus sente. É a chave do amor onisciente, da qual você vai precisar nos dias por vir, e cujo poder reside em sua magnitude, previsäo, e na sua capacidade de ver além do amor e das emoèöes humanas e saber o que estâ pela frente, no plano espiritual, que estâ bem além da carne e da vida terrena. Tal como o amor, ela tem um olho a mais, espiritual‚ que vê além do físico e do carnal, e que o transporta instantaneamente ao plano do espírito para ver as coisas como o Senhor as vê.

Entäo pegue esta chave, minha Maria. Você e seus filhos väo precisar dela. Ela é gerada e ativada pela oraèäo, entäo certifique–se de que ela continue recebendo poder através das oraèöes sinceras de seu rebanho pelos seus jovens — aqueles que partiram e vagueiam sem rumo no deserto desse mundo. (Fim da mensagem do ser espiritual.)

(Mamäe:) A graèa que o Senhor nos dâ é, na verdade, a capacidade de vermos as coisas como Ele as vê. É algo que devemos procurar ter, para podermos ver o fator Romanos 8:28 numa situaèäo, mesmo que seja em algo täo devastador como ver alguém que amamos ir embora. Aceitar a misericôrdia e a graèa que o Senhor oferece o ajuda‚ milagrosamente, a näo se sentir täo mal‚ porque consegue ver as coisas na perspectiva do Senhor, e que o Sol estâ brilhando atrâs das nuvens escuras. (Ver também CdM 3166, BNs 762-63.)

Promessas das chaves para clamarem quando orarem por si mesmos e por seus filhos, tanto dentro quanto fora da Família:

Eu sou onisciente, onipotente e onipresente, e as chaves do Reino lhes däo acesso a essas qualidades. Invoquem as chaves e lhes darei as soluèöes, a orientaèäo e tudo o que precisam para retificar o que deu “errado”.

(Jesus fala: ) Se tentarem analisar esta promessa ela näo vai fazer muito sentido. Mas se refletirem nela com a visäo espiritual‚ veräo que, com o dom de profecia, com suas oraèöes e clamando que as chaves do Meu Espírito estejam com os seus amados os consolando e ajudando, teräo acesso a essas qualidades. É uma promessa que pretendo que clamem e usem dentro do contexto. (Fim da mensagem de Jesus.)

Assim como Eu lhe perdoei os seus pecados‚ perdoe os outros como você gostaria de ser perdoado por seus erros. Clame a chave de perdäo e o Meu poder transformarâ esta chave numa espada que quebrarâ as correntes da servidäo que o prendem e lhe darâ liberdade espiritual tanto para perdoar como para aceitar o Meu perdäo por seus erros e falhas.

Invoque a chave de clareza espiritual pelos seus amados que deixaram de Me servir e serei fiel em desmascarar para eles a dissimulaèäo do Diabo.

Clame a chave de esperanèa, que estâ pronta para ser manejada e para derrotar a voz do Inimigo, dando palavras de forèas e de orientaèäo aos que Eu chamei para voltarem a Me servir.

Clame a chave de intimidade espiritual e usarei as situaèöes pelas quais os seus amados passarem para aproximâ-los mais de Mim.

Clame as chaves da verdade que revelaräo Minha poderosa mäo e desmascararäo as mentiras do Inimigo. As chaves da verdade podem ultrapassar qualquer barreira. Talvez demore, mas näo falham.

Quando as pessoas que você ama ficarem contra você, lembre-se que você estâ fazendo a Minha vontade. Näo existe vocaèäo maior do que Me seguir. Clame as chaves de consolo e convicèäo, e elas substituiräo o desencorajamento e a preocupaèäo.

Quando falarem mal do bem que você faz, procure as chaves de constãncia. Nenhuma acusaèäo do Inimigo, nem proveniente dos seus amados‚ pode prejudicâ-lo permanentemente se invocar o poder protetor das chaves.

Deixe as mentiras e as acusaèöes do Inimigo entrarem por um ouvido e saírem pelo outro invocando as chaves do Céu. Elas têm um poder especial que impede as mentiras do Inimigo de se infiltrarem. Clame a sua vedaèäo “à prova de mentiras”.

Invoque as chaves para iluminarem o caminho do seu filho que se desgarrou, depois confie que serâ feito. As chaves têm mais poder do que as trevas deste mundo.

Sou parte permanente da vida de quem lhe é querido. Mesmo que essa pessoa tente Me ignorar ou esquecer, continuo ali, oculto, esperando, pronto para ser aceito. Peèa às chaves para ficarem no pé deles e lembrâ-los do Meu amor, e um dia eles retornaräo a Mim.

As chaves podem agir no coraèäo e na vontade desses jovens e fazê-los desejar procurar a luz e a verdade.

Os espíritos Vandari väo tentar pegar todos os que estiverem disponíveis, mas as suas oraèöes cheias de fé — utilizando as chaves — podem repeli–los.

Podem clamar a chave de motivaèäo. Usem-na para ajudar esses jovens a se tornarem produtivos e úteis. Ela pode dar a eles uma nova visäo.

A centelha de fé no coraèäo de qualquer pessoa pode se tornar um fogo ardente se for reacesa com o poder flamejante das chaves.

As chaves do Reino seräo uma luz que guiarâ esses prôdigos de volta à casa do Pai. Mantenha esse fogo sempre aceso através de suas oraèöes de intercessäo.

Näo importa os muros que cerquem o coraèäo da pessoa. Nenhuma barreira é alta‚ forte ou larga demais para as Minhas chaves escalarem, quebrarem ou transporem. O Meu amor chega até ao espírito mais duro.

As decisöes desses filhos desgarrados podem ser afetadas através do poder das chaves, mas depende de vocês o acionarem e o focarem na direèäo certa.

O Inimigo quer encher a mente deles com ôdio e amargura, sendo que vocês querem que eles tenham lembranèas boas e de amor dos tempos que viveram juntos. As chaves do Reino podem ser o sobreârbrito. Invoquem-nas e elas väo renovar as lembranèas deles e preenchê-las com luz e felicidade, evitando que as feias forèas das trevas distorèam e pervertam o que era bom.

Se você acha que näo hâ esperanèa para alguém, peèa às chaves de esperanèa e fé para renovarem o seu amor pelos perdidos e a sua visäo de que qualquer um pode retornar e ser aceito no Meu redil.

Quando clamam as chaves vocês podem fazer a diferenèa entre alguém estar fora e se tornar um amigo ou um inimigo vingativo.

As chaves do Reino säo um “herbicida” bem forte que mata toda raiz de amargura que o Inimigo tenta plantar.

Clamem as chaves de fé para ajudâ-lo a nunca perder a esperanèa, depois clame as de milagres, que podem transformar suas esperanèas em realidade.

Muito depende das decisöes tomadas no coraèäo. Invoque as chaves e elas liberaräo os anjos que podem influenciar a vontade das pessoas e abrandar os coraèöes.

Por mais que esteja afastado dos seus filhos, as chaves podem operar milagres nos coraèöes deles e deixâ–los novamente receptivos e abertos a você e ao seu amor.

Quando for ter contato com seu filho, clame as chaves de sabedoria‚ discernimento e compreensäo, e os ajudarei a sentir o seu amor e interesse pelo bem-estar deles, mesmo que eles näo o admitam.

Invoque as chaves para abrirem os olhos do seu filho para ele ver as coisas mais no espírito e reconhecer a Minha mäo em sua vida e que ainda estou no controle, mesmo que näo queira admitir.

As chaves podem ajudar seus filhos a sentirem o Meu amor, näo sô através de você e do amor que tem por eles, mas também através das coisas boas que permito na vida deles. Ore para que as chaves revelem ao seu filho que quando algo de bom lhe acontece é obra Minha, näo sô “sorte”.

As chaves de discernimento podem manter afastada a contaminaèäo vinda do Inimigo que tenta fazer as mentiras parecerem verdade e vice-versa.

Ore desesperadamente para as chaves desarraigarem a amargura de modo a näo restar nada que näo seja solo submisso e fértil que Eu possa preencher com perdäo e compreensäo.

Clame as chaves de perdäo e de recomeèo, para que o seu filho(a) abandone qualquer amargura ou ressentimento que tenha, e näo permita mais ao Inimigo tanta influência nesta ârea da sua vida.

Peèa para as chaves de motivaèäo, inspiraèäo e produtividade ajudarem o seu filho a encontrar uma carreira, causa ou emprego ao qual se dedicar e ficar inspirado com isso, em vez de ficar vagando, letârgico e infrutífero.

As chaves podem abrir os olhos dos seus filhos para as mentiras do Inimigo e ajudâ–los a serem astutos espiritualmente‚ em sintonia, para verem claramente o que é mentira e o que é verdade.

Orem, pedindo para as chaves de iluminaèäo ajudarem os seus filhos a verem as coisas como säo na realidade, e para que o Inimigo näo anuvie os seus pensamentos com meias–verdades, acusaèöes, sentimento de culpa e justificativas. As chaves podem revelar a verdade a eles e ajudâ-los a aceitar responsabilidade pelo que säo e pela situaèäo na qual se encontram.

Clame as chaves de convicèäo para incitarem o seu filho e o levarem a se manifestar contra as mentiras, fofocas e boatos que venham a ser ditos. As chaves o ajudaräo a se afastar dessas maquinaèöes malignas em vez de sucumbir a elas.

Orem para as chaves ativarem o capacete de seu filho, dando-lhe o desejo e motivaèäo ardente de ser uma testemunha por Mim, mesmo que a sua mente carnal se oponha a isso. Através das chaves posso superar qualquer modo de pensar e fazer seu filho divulgar a verdade, mesmo que ele tente reter isso.

As chaves podem deixar o coraèäo de seu filho(a) aberto a Mim e ao Meu Espírito‚ e fazê-lo(a) voltar a reconhecer a Minha influência na sua vida e a Minha orientaèäo em tudo que faz. Ao reconhecer e entender isso ele(a) se lembrarâ dos doces momentos de convívio que tivemos, e reconquistarâ a comunhäo íntima, paz e consolo que tinha antes.

Clame as chaves de restrièäo e elas confundiräo qualquer pessoa que tenha intenèäo de prejudicar o Meu trabalho e os Meus filhos. Essas chaves näo väo prejudicar os seus filhos retrocedidos, mas faräo alguma coisa para ocupar suas mentes e coraèöes e chamar sua atenèäo para outra coisa, para deixarem de querer fazer mal à Família.

Ore contra orgulho e invoque as chaves de humildade para ajudarem o seu filho a entender o que estou fazendo em sua vida e as lièöes que quero lhe ensinar. Quando ele aceitar as chaves de humildade, poderei abrir os seus olhos para entender o que estou fazendo e guiâ-lo no caminho que desejo que siga.

Os Vandari ficam apavorados com as chaves. Você sô precisa colocar a mäo no bolso e sacudir as chaves e eles comeèaräo a tremer de medo. As chaves têm todo o poder sobre eles, e se você concentrar esse poder nos seus filhos, os Vandari fugiräo.

Ore para o seu filho(a) sentir o bâlsamo de amor, fé e aceitaèäo das chaves do elixir de amor, e para aceitar essa dâdiva. O elixir do Espírito Santo pode ajudâ-lo(a) a ter fé e coragem de se humilhar o bastante para voltar ao redil.

(Jesus fala:) O Elixir representa o Meu Espírito, o Espírito Santo e todas as coisas boas como amor‚ humildade, graèa, paz‚ etc. Quando a pessoa é orgulhosa a esse ponto e se afastou tanto assim, o orgulho se torna uma grande parte de sua vida. Entäo, quando ela comeèa a tentar se livrar dele, é muito importante o Elixir ser derramado e preencher esse espaèo para ela näo recorrer logo ao orgulho para se sentir “preenchida”. É entäo que é super importante orar‚ recorrendo ao Meu Espírito e Elixir, pois assim que a pessoa tomar a decisäo de abrir mäo do orgulho, o Meu Espírito a preencherâ e recuperarâ. (Fim da mensagem de Jesus.)

As chaves de fé o ajudaräo a superar os momentos e as situaèöes difíceis quando aparentemente näo houver esperanèa para a situaèäo de seu filho(a) ou seu relacionamento com ele(a). Invoque a ajuda das chaves de fé para superar e perseverar, apesar de qualquer ataque contra você por parte de seus filhos.

As chaves o ajudaräo a saber quando falar e quando ficar calado. Elas lhe daräo sabedoria e discernimento para saber até que ponto levar um certo assunto e quando cortar o assunto.

Invoque as chaves para ter uma boa comunicaèäo com seus filhos e elas colocaräo uma guarda à sua boca e uma porta nos seus lâbios.

É quando tudo parece perdido e que näo hâ esperanèa que o poder das chaves resgatam. Elas acalmaräo o seu espírito atribulado e restauraräo a sua alegria e felicidade‚ dando-lhe paz de espírito por saber que tudo estâ sob o Meu controle e que Eu resolverei.

Sei que é fâcil ficar frustrado, zangado, bravo e ofendido. Quando achar que vai ser dominado por essas emoèöes, agarre-se às chaves de paciência, fé, compreensäo e amor incondicional, e elas se manifestaräo a seu favor e acalmaräo o seu espírito atribulado.

Sentimentos de culpa näo provêm de Mim. Quando se sentir dominado por isso é sinal que o Inimigo estâ lanèando dardos inflamados contra você. Coloque o Inimigo no seu devido lugar com as chaves transformadas em espadas. Ele vai colocar o rabinho entre as pernas e fugir.

As chaves väo ajudâ-lo a näo transigir nas suas convicèöes e a saber o equilíbrio entre ser compreensivo e solidârio, e defender a verdade. Väo ajudâ-lo a näo vacilar nem aguar as suas convicèöes. Mas terâ que clamâ-las desesperadamente, principalmente quando estiver numa confrontaèäo cara a cara.

As chaves väo ajudâ-lo a ter a Minha perspectiva e controlar as emoèöes e sentimentos típicos de um pai/mäe. Peèa as chaves de perspectiva e elas o resgataräo, ajudando-o a ver as coisas como Eu as vejo e abrindo a sua mente para partilhar dos Meus pensamentos.

O poder das chaves pode capacitâ-lo a deixar o passado para trâs e seguir com a sua vida. Pode livrâ-lo sobrenaturalmente do remorso, da tristeza ou da mâgoa com relaèäo ao passado, e ajudâ-lo a continuar em frente pelo Meu Espírito.

As chaves lhe daräo visäo quanto ao seu filho(a), o ajudaräo a saber o que dizer e fazer‚ e a saber o que vai ajudar ou prejudicar o processo de reconciliaèäo‚ e a restaurar o vínculo de amor entre vocês.

Clame as chaves que guardam a memôria, e sempre que pensar nos seus filhos, elas o lembraräo de orar por eles e de clamar milagres na vida deles.

Clame as chaves de proteèäo pelos seus filhos que ainda estäo na Família e, através de suas oraèöes e dos momentos fiéis de estudo da Palavra que eles têm‚ Eu os envolverei numa bolha de proteèäo que neutralizarâ os dardos inflamados do Inimigo.

Quando pensar na situaèäo do seu filho e comeèar a vacilar, clame as chaves de fé e de convicèäo para ajudâ-lo a ter a Minha perspectiva e näo a que o Inimigo gostaria de lhe dar.

Clame as Minhas chaves de adaptaèäo para os seus filhos e poderei ajudâ-los a se encaixarem e a ficarem satisfeitos no lugar e situaèäo que eles escolheram.

Usando as chaves Eu posso Me comunicar com os Meus filhos através do capacete na cabeèa deles e direcionâ-los a trilharem caminhos de paz e abundãncia, sem depravaèöes e perigos.

Usando o poder das chaves, você pode influenciar positivamente os seus entes queridos que foram embora e ajudâ-los a tomar decisöes e fazer escolhas dentro da Minha vontade para suas vidas.

Se clamar a Mim no poder das chaves, posso converter o forte amor que tem pelo seu amado em auxílio e transformar o seu sincero desejo e oraèäo, suprindo o que ele mais precisa.

Por mais que as Minhas ovelhas tenham se desviado, Eu as conheèo e posso livrâ-las e ajudâ-las se vocês Me buscarem‚ invocando as chaves.

Existe um caminho que parece direito ao homem, mas se você invocar as chaves de orientaèäo, posso direcionar a juventude vagante pelo caminho verdadeiramente certo.

As oraèöes de um pai ou de uma mäe podem ser ainda mais poderosas e exercerem ainda mais influência se forem energizadas pelo poder das chaves do Reino.

Com o poder das chaves você pode chegar até o seu filho prôdigo, retirâ-lo de junto das bolotas e fazê-lo olhar de novo para a casa celestial, do Pai.

As chaves podem ser a linha entre você e seu filho(a) que estâ se afogando, ajudando-o(a) a näo afundar no mar de problemas e tribulaèöes.

Com o poder das chaves todos os obstâculos podem ser removidos, qualquer problema espiritual superado e qualquer mâgoa ou amargura sarada. Nada é impossível se combinado com o Meu amor, as chaves e a sua paciência e fé.

P.S. Superar as mâgoas do passado

234. (Mamäe:) Vou compartilhar com vocês alguns trechos de uma carta muito doce de alguém que leu uma côpia avanèada desta BN. Acho que vai encorajâ-los por saberem que estamos todos no mesmo barco. Por favor, orem uns pelos outros e para que cada um de nôs tenha forèas, humildade e amor suficientes para fazermos tudo ao nosso alcance para ajudarmos nossos filhos e seguirmos em frente pelo Senhor.

Queridíssima Mamäe

235. Li a Carta “Guarde a Fé” e quero lhe dizer que essas batalhas de encorajamento e convicèäo foram uma fonte de forèas e uma bênèäo para mim. A mensagem do nosso querido Marido dada para um pai que näo via os filhos hâ 15 anos foi um imenso consolo para mim‚ e confirmou as mensagens que tenho recebido do Senhor ao longo dos anos quando tive batalhas pelo fato de meus filhos estarem fora da Família‚ e ao ver a luta deles. As batalhas advindas disso, as quais o Inimigo tenta intensificar ao mâximo, às vezes säo quase insuportâveis, exceto pelo poder das chaves e pela graèa e forèa ilimitada que o nosso querido Amado nos dâ nesses momentos de tribulaèäo.

236. Como jâ se passaram mais de cinco anos desde que todos os meus filhos foram embora, achei que talvez ajudaria outras pessoas se eu compartilhasse uma pequena parte da minha experiência quando passei pelo Getsêmane.

237. Na minha situaèäo tive a grande bênèäo de que nenhum dos meus filhos ficou contra a Família ou seguiu o caminho da apostasia. Apesar de alguns apôstatas terem entrado em contato com eles e os incentivado a participar de suas atividades contra a Família, eles ficaram firmes em suas convicèöes de näo seguir esse caminho, preferindo comeèar uma nova vida, se casar, ter filhos e usar nessa nova vida que escolheram, tanto quanto possível, tudo o que aprenderam na Família.

238. Como você disse‚ Mamäe: "Os que näo sucumbiram a isso e permaneceram fiéis ao que sabiam ser certo merecem um tremendo mérito e apreèo. (...) estamos muito orgulhosos por optarem por fazer algo produtivo com suas vidas em vez de viverem no passado remoendo rancores, caso os tenham." E eu também me orgulho muito dos meus filhos e oro por eles todos os dias. Com isso näo quero dizer que eles näo tenham dúvidas e até mesmo mâgoas do passado, como acontece com a maioria dos filhos, mas tomaram a decisäo de seguir adiante com suas vidas, amadurecer e se tornar adultos.

239. Bem, para näo escrever demais, vou falar sobre apenas uma parte da profecia dada a esse querido pai, a parte que diz: “Entendo que deseja mostrar e provar para a sua família que os ama, que se importa com eles, e que a única razäo pela qual näo esteve com eles todos esses anos é porque Eu lhe pedi para fazer outra coisa. Você näo abandonou simplesmente a sua família. Foi com dor no coraèäo que os deixou, e nunca parou de pensar neles, orar por eles e amâ-los. Seus filhos precisam saber disso. Precisam ouvir da sua boca como ficou sentido por ter que partir, mas que você sô o fez em obediência a Mim, porque Eu lhe pedi.”

240. Apesar de näo se aplicar a todos, com certeza se aplicou à minha situaèäo. Eu sabia que precisava conversar com os meus filhos sobre o período em que ficamos separados e explicar-lhes por que isso aconteceu, mas cada vez que surgia essa questäo dolorosa eu apenas pedia desculpas e tentava mudar de assunto porque para mim doía demais falar nisso. Mesmo quando näo estava visitando os meus filhos, o Inimigo às vezes me lanèava uns dardos atravessados de condenaèäo e remorso quando eu pensava neles e orava por eles. Se näo fosse pela oraèäo e pelo apoio das pessoas ao meu redor — e mais recentemente pelo poder das chaves — esses ataques teriam sido avassaladores.

241. Foi culpa minha que houve essa falha na comunicaèäo com os meus filhos‚ pois eu devia ter buscado a forèa e as soluèöes, etc., do Senhor com mais fervor, o que fiz depois, pois sabia que havia uma soluèäo e precisava fazer a minha parte para aplicar o bâlsamo sanador do amor do Senhor na vida dos meus filhos.

242. Foi nessa ocasiäo que visitei uma de minhas filhas. Apesar de termos passado um tempo bem feliz e maravilhoso juntas, num dado momento ela mencionou novamente as mâgoas sobre as quais ela e minhas outras filhas tinham conversado. Desta vez eu estava decidida a resolver a situaèäo, porque estava desesperada para entender näo sô quais eram as mâgoas, mas também ver qual a minha culpa e esclarecer tudo tanto quanto possível. Queria muito que ela entendesse o que aconteceu para poder prosseguir com sua vida e näo ficar carregando o pesado fardo que o Inimigo estava colocando em seus ombros.

243. Depois de falar sobre diferentes situaèöes e resolvê-las, ela comeèou a falar sobre o ãmago das batalhas. Ela queria saber se‚ durante o tempo em que ficamos separadas, eu a tinha deixado com a atitude de “até mais”‚ sem nem querer saber dela, e se eu as deixara por opèäo prôpria e o que eu tive que ir fazer que era täo importante.

244. Foi nesse ponto que entendi que os meus filhos näo tinham o mínimo conhecimento do período que passei longe deles e tinham muitas perguntas que nunca foram esclarecidas. Deus os abenèoe, pois apesar da dor ser muita eles continuaram me amando. Como o Senhor disse, “no fundo cada um deles o ama profundamente”.

245. Pela graèa de Deus expliquei tudo o que podia do que acontecera naquela ocasiäo, como ainda os amava muito e orava por eles, da decisäo que tomei de dar prioridade ao trabalho do Senhor apesar de ser difícil ficar longe deles, do que se tratava o trabalho na ocasiäo, porque tive que ir para outro lugar, etc.

246. Depois que lhe expliquei a situaèäo vi um fardo imenso ser retirado de seu coraèäo. A mâgoa näo foi curada imediatamente‚ mas pelo menos as suas dúvidas foram esclarecidas e ela põde entäo orar e encaixar tudo no coraèäo para poder seguir adiante sem aquele peso. Depois fiquei sabendo que ela mencionou nossa conversa para meus outros filhos e que isso os ajudou também.

247. Para terminar, quero dizer que apesar de nem sempre ter sido fâcil confiar no Senhor para cuidar dos meus filhos e as batalhas terem sido muito intensas às vezes, nunca me arrependi da decisäo que tomei de dar prioridade a Ele e ao Seu servièo e confiar que Ele cuidaria dos Seus (e dos meus) como sô Ele pode fazer. Como o Senhor disse: “Você deu tudo para Mim e näo reteve nada que lhe pedi. Näo sô Me dedicou sua vida, seu servièo e talentos, mas colocou seus queridos filhos no altar perante Mim. Entäo, tal como Abraäo de antigamente, teve fé e confianèa de que Eu os devolveria a você no Meu tempo.”

248. Quando estava orando mais sobre isso o Senhor disse que foi devido à minha decisäo de permanecer na Sua soberana vocaèäo para minha vida que os meus filhos estavam täo bem e que isso O capacitou a guardâ-los, protegê-los e prosperâ-los, o que Ele tem feito fielmente e é exatamente o contrârio do que “logicamente” ocorreria numa situaèäo como essa.

249. Uma última coisinha é manter contato com os seus filhos, mesmo que seja preciso enviar cartas, presentes de aniversârio, etc., pelos correios. Faz uma grande diferenèa na vida deles, os deixa felizes e se sentindo amados, sabendo que nos interessamos pelo seu bem-estar, que é algo que todo pai e mäe quer.

250. Seja como for, sô queria compartilhar com você uma confirmaèäo de todo o conselho que o Senhor e você deram nesta BN que considero muito necessâria.

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)