Jóias sobre Adolescentes Juniores, 1a Parte

Maria
May 7, 2003

Maria 637 CM/FM 3439 12/02

Para maiores de 16 anos

Ensine-lhes a liberdade de aprenderem a voar no vento do Meu Espírito!

Queridíssima Família,

Como expliquei na BN 1006 (“Criar Nossos Adolescentes Juniores para Serem Discípulos”, CdM 3419), a faixa etâria dos adolescentes juniores é muito carente, e o Senhor estâ nos pedindo para unirmos esforèos e investirmos para ganhâ-los como discípulos.

2. Seguem–se mais trechos de mensagens que o Senhor deu sobre como nos identificarmos com esses jovens e os ajudarmos‚ dicas sobre como nos relacionarmos com eles e Ele também nos diz o que eles precisam. É muita informaèäo, e obviamente nem tudo se aplica a cada situaèäo. Espero que estas mensagens os ajudem, clareiem seus pensamentos e lhes ofereèam algumas dicas e idéias de perguntas que podem fazer ao Senhor sobre os adolescentes mais novos em seu Lar e como se identificarem melhor com eles e ajudâ-los. Se ainda näo terminaram de consultar o Senhor sobre todas as perguntas na BN 1006, recomendo muitíssimo que tomem tempo para isso, pois receber conselho personalizado do Senhor é crucial. Nossos adolescentes juniores estäo entre os que possuem mais potencial para serem discípulos. Precisamos desesperadamente da ajuda deles para ganharmos o mundo por Jesus. E além do mais, eles säo nossos filhos, nôs os amamos encarecidamente e queremos vê-los felizes e realizados.

3. Como o Senhor explicou em “Criar Nossos Adolescentes Juniores para Serem Discípulos”, as necessidades, desejos e perspectiva desta geraèäo atual säo ímpares. Entäo, por favor, peèam ao Senhor, nosso maravilhoso Pastor, para ajudâ–los a ler este conselho e ouvirem–nO a este respeito com a mente e o coraèäo abertos, sem compararem a situaèäo com a maneira como as coisas eram, ou até como acham que tem de ser, mas vendo–a como Ele as vê. Sô adquirirem uma nova perspectiva através deste conselho e do que o Senhor lhes mostrar pessoalmente vai ajudar incrivelmente a renovarem o seu relacionamento com eles‚ e se forem fiéis em seguir o Senhor passo a passo, poderäo ajudar os adolescentes e lhes darem o que precisam para que possam utilizar ao mâximo o seu potencial.

4. As mensagens foram recebidas tanto por adultos da primeira quanto da segunda geraèäo. Digo isto porque algumas falam sobre “ser criado na Família” ou sobre näo comparâ-los a você quando tinha a mesma idade. Essas, naturalmente, se aplicam mais a adultos da segunda geraèäo, mas tem muito conselho bom aqui para todos.

5. Por favor, orem para cada um aplicar este conselho e efetuar as mudanèas que o Senhor quer‚ para que possam ser os pastores e amigos‚ confidentes e modelos que a nossa geraèäo mais nova precisa.

Com amor e oraèöes por vocês e pelos seus no Guardador das Chaves, Mamäe

Personalizar o conselho

6. (Jesus fala:) Qualquer conselho que Eu dê se aplicarâ a alguns e näo se aplicarâ nem serâ apropriado para outros. Näo tenho que lhes dar conselhos que sirvam para todas as situaèöes, porque hoje é a época de serem canais, de Me ouvirem sobre tudo. A maior parte do tempo vou abranger o maior número possível de situaèöes; mas dei canais para os Meus pastores, pais e professores no mundo inteiro justamente para as situaèöes diferentes. As pessoas têm que aprender, e têm aprendido, que precisam personalizar os Meus conselhos e adaptâ-los a cada necessidade. (Fim da mensagem de Jesus.)

A atraèäo que o mundo exerce

7. (Jesus fala: ) Algo que se esvai à medida que os jovens väo ficando mais velhos‚ pelo menos até um certo ponto, é a forte atraèäo que o mundo exerce sobre eles. Se fizerem uma retrospectiva väo se lembrar. As coisas do mundo exercem uma atraèäo super forte nos jovens, principalmente no início da adolescência. Por que serâ que no fundo os adolescentes mais jovens desejam muitas das coisas que o Sistema tem a oferecer? Porque ele oferece os prazeres do pecado por algum tempo, a concupiscência da carne e a soberba da vida, coisas muito atraentes ao instinto torpe do ser humano, e o caminho do Sistema muitas vezes parece mais fâcil. A música geralmente parece ser melhor, os filmes ruins mais emocionantes, as atitudes geralmente mais legais, os estilos de vida mais fâceis, o conhecimento melhor, e assim por diante.

8. Nada disso é surpresa‚ porque o mundo foi entregue ao Inimigo, e ele tem feito o mâximo possível para transformâ-lo na armadilha de luxúria na qual se tornou. E fez um bom trabalho! A atraèäo do mundo é forte‚ é como um ímä, e como o jovem, por natureza, é muito voltado aos prazeres pessoais, fica difícil resistir ao que o mundo tem a oferecer. É um simples fato da vida que quero compartilhar com você‚ porque embora se sinta tentado com coisas do Sistema de vez em quando‚ a atraèäo näo é nem de longe no mesmo grau que os jovens sentem.

9. Como você escolheu a Mim e “teve por maiores riquezas o oprôbrio de Cristo do que os tesouros do Egito”, você jâ decidiu, de modo que posso e estou lhe dando as bênèäos provenientes de Me servir. Os mais jovens vacilam entre duas opiniöes, entäo näo provam os prazeres de nenhum dos lados enquanto se prejudicam com ambos. Os seus espíritos säo prejudicados devido à atraèäo pelo mundo, mas a sua fé também é prejudicada, porque embora estejam na Família‚ ainda näo assumiram um compromisso total, portanto näo conhecem as recompensas de quem é verdadeiramente dedicado. Os jovens muitas vezes acham que as coisas säo difíceis demais para eles‚ por isso tantos deles decidem que näo foram feitos para Me servir, que näo devem ser a pessoa certa.

P:Näo pedimos aos mais jovens para assumirem um compromisso em relaèäo a tudo o que acreditamos. Entäo, se näo esperamos que vivam à altura do padräo CM, por que iriam ser menos abenèoados por isso?

11. (Jesus fala:) É importante que pais e pastores entendam como a sua falta de compromisso os afeta. É um princípio espiritual: o homem de coraèäo dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Com isto näo quero dizer que devam fazê-los tomar uma decisäo mais cedo, porque precisam desse período antes de decidir. Mas estou explicando como dificulta a vida deles, porque afeta a sua felicidade, o seu comportamento e a sua perspectiva de vida. Se conseguir entender isto a respeito deles e tentar canalizâ-los e desafiâ-los, terâ um seu relacionamento muito mais frutífero com eles. Caso contrârio haverâ a tendência de achar que hâ algo errado com o jovem, e se indagar se ele é mesmo material para a Família, quando, na verdade, ele simplesmente ainda näo assumiu um compromisso. Sendo assim ele näo tem forèa espiritual suficiente nem o sentimento de realizaèäo e a felicidade de espírito necessârios para se sentir motivado no servièo a Mim. (Fim da mensagem de Jesus.)

12. Eles vêem vocês que säo dedicados sendo abenèoados e tendo uma vida boa, mas ainda näo relacionaram muito bem dedicaèäo total com bênèäos. De modo que acreditam estar basicamente na mesma situaèäo que vocês, exceto que näo säo täo felizes, e näo entendem como é que acrescentar mais coisas espirituais "chatas" à sua vida poderia deixâ-los mais felizes.

13. Você näo seria da mesma opiniäo? Você ia chegar às mesmas conclusöes que eles, ou seja, que você deve ser diferente, deve ser alguém à parte‚ e o que funciona com os outros näo funciona para você.

14. Adolescentes säo mais do que antenados às suas diferenèas em relaèäo aos outros, e querem pertencer a algo. Para muitos deles na Família, o Sistema parece ser mais divertido, mas eles säo Meus filhos e sentem uma certa responsabilidade de permanecerem na vocaèäo que, no fundo, sabem ser a correta. De modo que vacilam‚ vendo ambos os mundos‚ mas näo provando nenhum dos dois totalmente. O Sistema acaba conquistando aqueles que vacilam tempo demais, porque exerce atraèäo sobre os sentidos físicos, os carnais‚ do ser humano, que parecem mais fâceis de curtir e de satisfazer.

15. O que é tempo demais? Depende do adolescente, do treinamento que recebeu e de sua submissäo e obediência a Mim. Näo posso determinar quando essa linha é transposta‚ porque alguns a cruzam antes que outros. Mas posso adverti-los que tal limite existe.

16. As bênèäos do Meu Espírito säo menos tangíveis do que as “bênèäos” do Sistema, entäo, para os Meus jovens optarem pela Minha trilha, o salto de fé é maior. Repito que é difícil para você se lembrar exatamente quanto os prazeres pessoais influenciam as decisöes nessa idade. Influenciam muitíssimo e, quanto mais velho você fica, se torna dificílimo de entender. Vocês, adultos da segunda geraèäo, ainda entendem um pouco, mas até mesmo vocês se esquecem, porque a sua vida é mais gratificante e feliz do que a dos adolescentes mais jovens que estäo indecisos e ainda näo assumiram um compromisso nem encontraram um “propôsito” para sua vida. Essa decisäo sua também os distancia dessa forte atraèäo e os impede de se lembrar com precisäo como era difícil resistir a essa atraèäo e tomar as decisöes certas.

17. De volta à questäo da fé: Nesse período da adolescência‚ a fé geralmente estâ em baixa. É por isso que eles devem ser cercados de coisas que edificam a fé. Deve-se estabelecer a conexäo entre dar tudo de si por Mim e as bênèäos resultantes. Por outro lado‚ as bênèäos que eles vêem vocês ganharem nem sempre säo as que eles querem. Eles querem música com embalo, experiências emocionantes, amor, popularidade e ser maneiros. E existe uma dose de tudo isso quando a pessoa estâ na Minha vontade e Me servindo‚ mas näo vem numa embalagem täo atraente como no Sistema.

18. Isso näo significa que a Família tem que incrementar as coisas para ser mais “maneira”, porque nunca teräo condièöes de competir com o deus deste mundo. Mas têm que mostrar que no final das contas essas coisas näo satisfazem. Volto a dizer que os jovens precisam ter fé para acreditarem nisso, e essas questöes de fé e as soluèöes näo säo fâceis. Os jovens em espírito e na carne travam muitas batalhas contra confusäo‚ porque essa näo sô é a fase natural dos questionamentos, mas as batalhas säo ferrenhas, porque o Inimigo quer destruí-los.

19. Mas näo se desesperem, porque Eu tenho as soluèöes, a orientaèäo e as chaves para cada coraèäo. Existem soluèöes e respostas, mas a maioria dos jovens näo as buscam. É por isso que vocês que säo fortes têm que suportar as enfermidades dos fracos, encontrar respostas para eles e fazer todo o possível para mostrar-lhes o caminho para tais respostas.

20. Se puderem ajudâ–los a comeèarem a experimentar as alegrias de viver por Mim‚ a assumirem um compromisso e irem até o fim por Mim‚ entäo comeèarei a derramar abundantemente as Minhas bênèäos sobre eles, e metade da batalha estarâ ganha. É claro que é uma luta diâria, e näo podem desistir. Mas especialmente no comeèo‚ vocês praticamente têm que fazer as coisas acontecerem, pegâ-los pela mäo e ajudâ-los a dar os passos de submissäo, e entäo Me perguntarem como quero que os recompensem.

21. Näo basta deixâ-los seguir sozinhos e esperar que tomem as decisöes certas, porque o Inimigo estâ fazendo hora extra para atraí-los, distraí-los e fazê-los enveredar pela caminho das concessöes e da desobediência, sabendo que se conseguir influenciâ-los nesse sentido, väo ficar ainda mais insatisfeitos Me servindo, porque näo estaräo vivenciando nem as bênèäos nem a realizaèäo que Eu adoraria lhes dar.

22. Entäo‚ vocês têm que Me perguntar qual é a melhor maneira de ajudâ-los a trilhar o caminho da obediência e da submissäo, sabendo que se conseguirem comeèar no caminho certo, väo comeèar a sentir a realizaèäo, a felicidade e as recompensas que advêm de Me servir. Continuem firmes e näo desistam. Dâ trabalho, mas se obtiverem êxito — através de suas oraèöes, sacrifícios, amor e desesperaèäo — teräo ganhado um discípulo. E isto, Meus amores, vale todo o sacrifício. (Fim da mensagem de Jesus.)

Nadando ou brincando na âgua?

23. (Jesus fala: ) Esta faixa etâria näo quer nada igual, nada chato ou normal. Eles querem emoèäo, mudanèa e desafio. Às vezes se viram para as coisas negativas porque näo vêem essas qualidades nos mais velhos, de modo que as procuram onde podem. Os adultos geralmente säo mais estâveis e jâ sabem do que gostam; jâ encontraram o seu lugar e estäo satisfeitos em viver uma vida que a maioria dos adolescentes consideraria terrivelmente chata. Pense na sua adolescência. O que o deixava ligado e de quem você mais gostava? Das pessoas radicais, que queriam fazer algo diferente, que o deixavam entusiasmado.

24. Para se identificarem com os adolescentes vocês têm de perceber essas coisas importantes, e que säo bem diferentes da maioria dos adultos — e quando digo adultos Me refiro também aos da segunda geraèäo, e até aos adolescentes mais velhos. Os adultos se preocupam com outras coisas. Eles se preocupam com o trabalho, finanèas, sua família e filhos, ao passo que os adolescentes estäo interessados em se divertir, em revoluèäo, mudanèas radicais, excitaèäo, etc. Algo que é perfeitamente aceitâvel para um adulto e que o manteria feliz o resto da vida näo serviria para os adolescentes.

25. Se näo suprirem para os adolescentes o que eles precisam, näo podem culpâ–los se näo viverem à altura do seu padräo. Näo pode colocâ-los numa caixa e achar que eles têm que estar satisfeitos com "isso assim-assado", e que deveriam se comportar “assim-assado”. Se conseguir entusiasmâ-los, eles väo queimar por Mim!

26. Vejam as devoèöes, por exemplo. A maioria dos adultos prefere simplesmente ler uma BN direto‚ com poucos comentârios. Eles querem a carne da Palavra e näo se importam de ficar dispostos um tempäo lendo uma Carta longa. Jâ os adolescentes säo totalmente diferentes! A sua capacidade de concentraèäo é bem pequena, e geralmente eles näo conseguem ficar sentados prestando atenèäo por muito tempo.

27. Os adolescentes precisam de variedade na sua dieta da Palavra. Apesar de estar bem para os adultos lerem uma BN durante toda a devoèäo e ficarem alimentados, os adolescentes e JETTs provavelmente sô väo prestar atenèäo em 25 a 30% da leitura, e perder o resto. Eles precisam de discussöes‚ de estudos bíblicos e de uma variedade de Palavra para lerem e absorverem. Eles provavelmente se alimentariam muito mais se alguém lhes "ensinasse" uma BN e pedisse a participaèäo dos presentes com músicas, versículos bíblicos que corroborassem a lièäo, exemplos, testemunhos pessoais, uma ou duas histôrias, um poema e encerrassem Me ouvindo juntos. Eles têm que aprender que é uma alegria nadar na Minha Palavra.

28. Considerem, por exemplo‚ uma piscina e como esses dois grupos a usariam. Os adultos gostam de usar a piscina para nadar de um lado para o outro pelo que parece uma eternidade. Fazem o exercício que precisam e sentem-se refrescados e revigorados. A maioria dos adolescentes, porém, acha que nadar assim é extremamente chato. Querem usar a piscina para brincar, espalhar âgua e se divertir com seus colegas, e com isso também fazem o exercício que precisam e ficam felizes e contentes, achando a piscina o mâximo, o melhor lugar onde se ficar. Se sô pudessem nadar de câ para lâ, näo considerariam a piscina um lugar divertido. Mas como tem muito mais que podem fazer ali, eles adoram!

29. A Minha Palavra é como âguas nas quais podem nadar e contém tanta variedade que é possível os jovens se ligarem nela e ficar interessados. Vocês têm que lhes mostrar como ela se identifica com a maneira deles de pensar e personalizâ-la de acordo com suas necessidades. Eles precisam ver que também podem aplicar às suas vidas o que lêem. Toma tempo e alguém precisa se dedicar para planejar essas coisas e fazê-las. Mas vale a pena, porque se deixar os seus adolescentes ligados na Palavra, terâ transformado-os em discípulos!

30. Testemunhar é outra ârea em que as necessidades dos adolescentes säo diferentes. Apesar da maioria dos adultos se concentrar no follow-up, na distribuièäo dos materiais e em angariar fundos, os adolescentes precisam aprender a alegria de ganhar almas e alimentar essas ovelhas. Embora até um certo ponto os jovens precisem ajudar a angariar fundos, se a única maneira que testemunharem for passando põsteres no semâforo‚ fazendo bichinhos de baläo‚ vendendo materiais, passando a latinha ou outras atividades assim que geram dinheiro, väo ficar desiludidos com a testificaèäo e recorreräo ao Sistema e aos meios que ele provê para serem bem-sucedidos.

31. É importante os adolescentes participarem de uma testificaèäo para a qual precisem estar em fogo e serem radicais, e que nem sempre seja concentrada em angariaèäo de fundos. Eles precisam ir onde a sua geraèäo estâ e simplesmente testemunhar. Precisam aprender a testemunhar usando a Bíblia, e ganhar almas. Quais de vocês estäo treinando e ensinando os seus jovens a testemunharem de forma individual? Quantos os estäo levando a lugares onde possam derramar e näo se preocuparem com nada a näo ser ganhar almas e alimentar as almas perdidas da sua geraèäo? É disso que os nossos adolescentes precisam. Se fizerem uma retrospectiva para ver o que manteve os primeiros discípulos da Família em fogo, veräo que foi a testificaèäo pessoal.

32. O versículo “sem visäo o povo perece” se aplica direitinho aos adolescentes! Se eles näo tiverem uma visäo espiritual, väo perecer espiritualmente. Se näo souberem claramente o que é ser um verdadeiro missionârio e o que é testemunhar e ganhar almas, seu crescimento como missionârios serâ tolhido, e vocês näo deveriam ficar surpresos se eles acabarem näo dedicando a vida a Mim nem a Me servir. Foi a testificaèäo que o manteve aqui quando era jovem, e é isso que vai mantê-los. Vocês têm que ter isso em mente e se relacionar com eles nesse sentido.

33. Os adolescentes precisam aprender‚ crescer e ter um desafio. Vocês devem entender que eles precisam ter deveres e ao mesmo tempo variedade. Querem que confiem neles, mas também ter a oportunidade de aprender coisas novas e de encontrar o seu lugar. Precisam ver que é importante estudarem e fazerem o melhor para aprender‚ e podem ser motivados nesse sentido. Eles näo querem apenas fazer limpeza, cozinhar e cuidar de criancinhas o tempo todo. Precisam aprender um ministério, mas também precisam de variedade e de novas experiências. Eles precisam, acima de tudo, vivenciar a razäo por que estäo aqui, o sentido de sua vida por Mim, que é testemunhar, ganhar outros para o Meu Reino e alimentar as ovelhas.

34. Cuidar de adolescentes requer tempo. Näo é fâcil inspirâ-los, treinâ-los, pastoreâ-los e se relacionar com eles. Você tem que estar sempre um passo à frente e ao dispor deles. Muita gente näo quer tomar esse tempo. Os pais estäo ocupados e precisam de ajuda no Lar, e muitas vezes as pessoas acham que näo têm tempo para suprir tudo o que eles precisam e simplesmente os deixam soltos. Mas vocês têm que fazer o tempo! Näo é opcional! Se quiserem que seus adolescentes sejam como deveriam ser, têm que investir o tempo necessârio. Näo tem escapatôria. Deixar os adolescentes sempre por conta prôpria é uma das piores coisas, porque a mente ociosa é a oficina do Diabo.

35. Se quiser ter um bom relacionamento com os adolescentes, tem que passar tempo com eles, fazer coisas juntos, pensar neles, ensinar-lhes‚ treinâ-los, orar por eles‚ ouvir o que tenho a dizer sobre eles, por eles e Me ouvir com eles, amâ-los, se divertir com eles e ser um exemplo da Minha alegria de viver! Levante–os quando caírem, perdoe–lhes quando tropeèarem, demonstre fé de que eles podem superar, ajude-os a superar, e eles superaräo! (Fim da mensagem de Jesus.)

A necessidade de se sentir parte de algo

36. (Jesus fala:) Quer você seja um adulto da primeira ou da segunda geraèäo, näo vai conseguir se identificar com esses jovens pensando em como você era quando tinha a mesma idade, porque os tempos mudaram, e drasticamente. Hoje em dia säo tantas as coisas que afetam a vida de um jovem que é impossível comparar o seu estado de espírito‚ as informaèöes que assimilam e as atitudes que têm — ou tiveram — com as da sua juventude.

37. No geral eles têm assumido menos responsabilidade do que muitos de vocês quando jovens, o que até atrofiou o crescimento e o desenvolvimento de muitos deles e fez com que fossem menos maduros e responsâveis do que os adolescentes de 14 e 15 anos da geraèäo anterior, ou até mesmo da geraèäo de seus irmäos mais velhos. Além disso, as forèas espirituais e influências negativas com as quais eles tiveram que contender säo muito mais fortes do que as de cinco ou dez anos atrâs‚ e a batalha com certeza é totalmente diferente do que hâ 30 ou 40 anos.

38. O mundo estâ cada vez mais tenebroso, as pessoas estäo indo de mal a pior e as atitudes desprezíveis prevalecem mais do que nunca. Agora näo tem escapatôria. Mesmo se um adolescente estiver num campo de missäo remoto com pouco acesso a TV ou Internet, o pouco que passa vem cheio de espíritos fortes e tem um forte impacto. E mesmo se näo existissem “influências do Sistema” através da mídia, o Inimigo e seus espíritos malévolos estäo em toda parte, sempre prontos para sussurrar nos ouvidos de seus jovens.

39. Os adolescentes säo rebeldes e curiosos por natureza, e o Inimigo adora atacar nesse ponto fraco e período de decisäo e conflito interno. Ele nem precisa da ajuda de influências externas. Pode simplesmente atacâ-los em suas mentes, deixando-os rebeldes, incrédulos, fazendo-os duvidar, desconfiar, se interessar pelo lado escuro‚ pela violência e pelo mal‚ ou por vârias outras coisas väs e até mesmo perigosas. Cada adolescente quer ter um sonho, e às vezes têm; outras vezes sentem a necessidade de inventar um. Eles precisam de uma meta pela qual lutar, senäo ficam sem rumo e letârgicos. E alguns, por falta de uma meta positiva, podem muito bem acabar com uma bem estranha, esquisita ou negativa.

40. Eles estäo lutando para encontrar o seu lugar na vida, de modo que geralmente adotam alguma personalidade ou estilo — mesmo se näo for exatamente o que gostam ou o que säo por dentro. Acham que precisam se agarrar a algo, fazer parte de algum tipo de comunidade, irmandade ou panelinha. Sô ser membro de sua família mais chegada ou até mesmo de “A Família” geralmente näo satisfaz esse forte desejo dos adolescentes mais jovens, porque precisa ser algo mais pessoal e maneiro. Eles sentem a necessidade de pertencer a algo mais além de sua família, quer seja um pequeno grupo com alguns outros jovens que se vestem de uma determinada forma; quer seja assumindo o estilo de um grupo alternativo ou marginal; ou sendo integrante de um grupo de música, vídeo ou jogo de computador.

41. O mundo deles e a sua percepèäo do mundo säo muito pequenos e estreitos‚ e sentem necessidade de fazer parte de algum grupo pequeno e fechado. Na verdade, esta é uma necessidade emocional natural que‚ logicamente, pode ser preenchida de uma boa forma, como por exemplo fazendo parte de um grupo específico em seu Lar – dos que gostam de cabelo comprido e de um certo estilo de cabelo, ou seja o que for. Mas precisa ser algo que direcione seu tempo e energia a uma atividade útil, quer a um projeto construtivo e criativo, quer a uma aventura de testificaèäo, ou a uma associaèäo na qual se divertem fazendo coisas edificantes‚ ou seja o que for.

42. O ideal é conseguirem desafiâ-los com um projeto‚ meta ou “fraternidade” que canalize sua energia, interesses, talentos, criatividade e a sua necessidade de fazer parte de algo, para uma atividade positiva, relacionada a Mim, ao discipulado e a perseverar na fé, testemunhando e trazendo outros consigo. — Algo que também supra a sua necessidade de ter um grupo, emoèöes e sentir que fazem parte de algo bem íntimo‚ como tanto desejam. Assim näo sô väo ter o que precisam, mas também comeèaräo a experimentar a satisfaèäo de se dedicarem a Mim e Me servirem, o que os motivarâ a continuar crescendo e seguindo na direèäo certa.

43. Se a necessidade deles de fazer parte de algo‚ de pertencer a um pequeno grupo, puder ser satisfeita no seu Lar ou na Família, naturalmente, é o ideal. Se conseguirem isso, mesmo que a atividade ou o vínculo entre os jovens näo esteja 100% relacionado ao trabalho missionârio, ainda assim é um grande passo na direèäo certa. Porque se eles näo encontrarem esse tipo de ligaèäo e convívio na Família, väo procurâ-lo fora — quer entre amigos de fora ou se conectando a pessoas pela Internet‚ ou simplesmente se tornando tiete ou fä de alguém ou algo, copiando estilos ou atitudes de algum astro do cinema, grupo de rock ou sabe lâ o quê.

44. É importante entenderem essa necessidade que eles têm de fazerem parte de algo, porque se você for pai, mäe, pastor ou irmäo mais velho e quiser se aproximar deles‚ provavelmente vai ter que estar disposto a participar de alguma forma no seu tipo de “fraternidade”. Para isso poderia fazer uma “panelinha” edificante com o adolescente, ou sô estar informado e a par dos interesses dele, para poder “entrar na onda”. Você näo tem que necessariamente se envolver totalmente, e em alguns casos nem deveria‚ mas deveria ter conhecimento suficiente sobre aquilo em que ele estâ envolvido para poder entender e se comunicar com ele a respeito do assunto. E também para saber até que ponto a atividade é benéfica ou prejudicial, e, se necessârio, redirecionâ-lo a algo semelhante mas näo täo perigoso.

45. Adolescentes nessa idade precisam de hobbys e de coisas que curtam no seu tempo de folga. Você näo pode esperar que eles trabalhem o dia inteiro e depois estudem ou tenham tempo na Palavra à noite. Eles precisam fazer coisas divertidas, e cada um tem o seu conceito do que é divertido. Um jovem talvez goste de jogos de computador‚ e alguns desses até “passam”, e você poderia sô ficar monitorando essa atividade. Outro talvez queira aprender algo‚ como por exemplo, a tocar um instrumento, ou desmontar e consertar aparelhos eletrõnicos. Outro talvez goste de assistir a vídeos, ler livros ou jogar alguns jogos. Se você lhes suprir as atividades divertidas que querem para se descontrair‚ claro que estaräo mais dispostos a retribuir em termos de trabalho, aproveitamento escolar, comportamento e as coisas que você espera deles. (Fim da mensagem de Jesus.)

Näo compare

46. (Jesus fala:) Um erro fâcil de cometer é lembrar como você era na idade deles, e comparar a lembranèa que tem de si mesmo com os adolescentes mais jovens agora. Muita coisa muda com o passar do tempo, entäo quando olha para trâs e pensa na maneira como agia ou no que se esperava de você quando era mais jovem, na realidade näo ajuda muito. É claro que lembrar-se de como você pensava ou das coisas que talvez o ajudaram quando tinha essa idade é bom, mas ser autojusto nessa retrospectiva e pensar: "Ah, quando eu tinha 15 anos esperavam que eu cuidasse de todos os meus irmäos mais novos sozinho". — Näo ajuda muito porque, para comeèar, näo oferece uma soluèäo; e também porque se você realmente se lembra de quando tinha essa idade, pense em como se sentiria caso ouvisse comentârios assim. Por acaso lhe dariam vontade de melhorar? Näo, o teriam feito achar que os mais velhos simplesmente näo entendiam e nunca entenderiam o que você estava passando!

47. Cada geraèäo tem experiências totalmente novas determinadas pelo que estâ acontecendo na sua época. O mundo muda‚ a Família mudou, tudo mudou, e é muito diferente de como costumava ser quando você tinha essa idade. O mundo estâ totalmente diferente e você näo pode se relacionar às situaèöes da mesma maneira.

48. Mas ainda pode se identificar com a maneira como as coisas costumavam fazer você se sentir. Pode se lembrar dos pastores dos quais realmente gostava e respeitava e por quê. Pode pensar nas atitudes das pessoas que mais o incomodavam, e isso vai ajudâ-lo a se identificar com eles. Porque, mesmo que todas as coisas no físico tenham mudado, o que passa pela cabeèa deles ainda é bem parecido com o que passava pela sua. Eles travam as mesmas batalhas de achar que os mais velhos näo entendem, de ficarem se comparando com os outros, de achar que eles näo têm valor, etc. Essas coisas säo muito semelhantes, e lembrar-se de como você se sentia e colocar-se no lugar deles vai ajudâ-lo a se identificar com eles. (Fim da mensagem de Jesus.)

Cada um é de um jeito

49. (Jesus fala:) Definitivamente é difícil entender os adolescentes mais novos, de 14 e 15 anos. Suas emoèöes e pensamentos mudam tanto que eles podem ter uma idéia fixa e aí mudarem e terem outra idéia que contradiz totalmente a anterior e acreditarem nela de todo o coraèäo.

50. Depois que você se torna adulto, praticamente jâ tem opiniäo formada, entäo é meio difícil entender por que os jovens mudam tanto de idéia. Eu os criei para desejarem mudar e experimentar coisas novas, para que pudessem vivenciar diferentes âreas e descobrir como uma coisa funciona e outra näo. Eles têm a mente independente e adoram contradizer sô para obterem mais informaèöes. Caso estejam argumentando sobre um certo assunto e martelando na mesma tecla, normalmente é porque estäo tentando obter mais informaèäo sem dar a perceber que näo sabem do que estäo falando nem o que você estâ dizendo.

51. Em outras situaèöes que venham a surgir, o melhor é Me invocarem e Me perguntar o que eles estäo querendo dizer com os seus atos. Cada jovem é de um jeito, e você nunca vai encontrar um igualzinho a outro. Cada um tem a sua prôpria cabeèa e sua maneira de encontrar soluèöes e respostas para os seus problemas, ou perguntas para fazer aos outros. (Fim da mensagem de Jesus.)

Degraus

52. (Jesus fala: ) Esta é uma fase universal do desenvolvimento do homem, e é obra Minha. Se por um lado para os jovens criados na Família pode ser mais fâcil‚ pelo fato de terem muito mais Palavra e outras influências divinas, por outro pode ser ainda mais difícil, porque estäo täo acostumados com esses fatores que Eu gostaria de usar para ajudâ-los a amadurecer e decidir Me servir, que näo lhes däo o devido valor. Você precisa se colocar no lugar deles, ter empatia.

53. Assim como o amor gera amor, respeito e confianèa geram amor e respeito. Confie-lhes responsabilidades e respeite os seus sentimentos e opiniöes, mesmo que discordar. Você näo tem que viver no nível deles, mas às vezes tem que descer ao nível deles para poder entendê–los e se identificar com eles.

54. Você talvez näo veja muito futuro em algumas coisas que eles consideram de suma importãncia no momento, mas se aprender a vê-las como degraus no seu desenvolvimento em vez de obstâculos ao seu servièo por Mim, ficarâ aliviado da frustraèäo que às vezes sente com o comportamento imaturo deles. Isso também evitarâ que eles sintam resistência e desaprovaèäo da sua parte, o que os faz se fechar. Quanto mais você demonstrar que confia neles‚ mais eles väo se abrir, e quanto mais se abrirem‚ mais fâcil serâ entendê-los e se identificar com eles. Você tem que dar o primeiro passo‚ o de ser amigo deles, depois se tornar um confidente e finalmente um pastor ou mentor. (Fim da mensagem de Jesus.)

Seja o tipo de mentor que eles respeitam

55. (Jesus fala:) Se pensar nas pessoas das quais gostava, que respeitava e nas quais confiava quando tinha essa idade, verâ que eram aquelas com quem você se identificava de alguma forma, que achava que o entendiam — pelo menos um pouco — e as que tomavam tempo para ouvi-lo.

56. Näo que você gostasse de pessoas que o deixavam se safar com certas coisas‚ visto que alguns jovens adultos e pastores de quem você mais gostava näo eram maria-vai–com-as-outras de jeito nenhum. Eram pessoas divertidas, mas que o faziam andar na linha e que lhe davam uma colher de châ quando possível, e você via que o entendiam e sabia que estavam fazendo o que podiam. Näo caíam na sua pele por cada coisinha. Às vezes você as obrigava a tomar uma atitude, mas elas deixavam passar as coisas que näo faziam muita diferenèa.

57. Tomavam tempo para ouvi-lo e às suas idéias, e lhe explicavam as coisas para ajudâ-lo a vê-las na perspectiva certa. É fâcil magoar alguém dessa idade, e eles näo perdoam com facilidade. O melhor é simplesmente estar aberto e ser guiado por Mim. É preciso um meio-termo, e até mesmo isso varia de pessoa para pessoa, de modo que, em cada caso‚ você tem que ser guiado por Mim e Me perguntar o que deve fazer para ganhar a confianèa e o respeito do jovem. (Fim da mensagem de Jesus.)

É simplesmente difícil!

58. (Papai fala: ) Esse período pelo qual eles estäo passando é difícil mesmo. É uma idade em que a tendência é ser rebelde, questionar, rejeitar e ser insubmisso a praticamente tudo!

59. Quando se trata de adolescentes do Sistema, essa é a oportunidade perfeita para testemunhar para eles e lhes dar algo contra o qual se rebelarem: o Sistema! Mas quando os adolescentes na Família passam por esse período é outra histôria, porque eles ainda têm uma natureza rebelde, mas é uma prova ver contra o que väo se rebelar. Serâ que väo se rebelar contra o Senhor, seus pastores, a Palavra e o trabalho de testemunhar? Ou serâ uma rebeldia saudâvel contra o Sistema e as influências negativas do mundo täo direcionadas a poluir as mentes novinhas dos jovens? Essa é a escolha.

60. Contudo, sô porque a tendência dos adolescentes mais novos é questionar tudo e a rebeldia se acentue nesse período da vida, näo significa que você deveria abrir concessäo e dizer que é normal. Sô porque uma criancinha que mal consegue andar estâ determinada a desobedecer à mäe, você näo vai deixâ-la mandar na casa. Näo, os pais e professores têm que moldâ-la e encaminhâ-la no bom caminho até ela aprender o que é certo e errado. Ao tomar conhecimento das regras e limites impostos e aceitâ-los, a crianèa aprende a temer ao Senhor‚ o que a ajudarâ a se manter no caminho estreito e apertado.

61. Acontece mais ou menos o mesmo com os jovens. Durante a adolescência suas mentes voltam a essa fase em que tudo os marca, como quando eram pequenininhos. A única diferenèa é que desta vez eles näo estäo täo interessados em agradar a mamäe, o papai ou os pastores. Väo fazer todo o possível para dificultar a sua vida, mas, no fundo, como uma criancinha que mal aprendeu a andar‚ ainda querem e precisam das regras‚ porque os limites säo o que lhes däo seguranèa. Se você näo estipulâ-los, eles iräo ao extremo sô para chamar a sua atenèäo ou ver onde é que você vai impor os limites. Eles estäo colocando o seu amor à prova — querem ver o seu grau de interesse por eles através dos limites que estabelece.

62. É claro que se você exagerar e estabelecer regras e diretrizes demais, e restringir cada passo de seu adolescente, o efeito negativo no treinamento dele pode ser o mesmo que ocorreria caso você näo tivesse estabelecido nenhuma. Mas muitos pais da Família estäo mais inclinados à primeira situaèäo, ou seja, falham em estipular limites claros ou näo mantêm o padräo como deveriam.

63. Obviamente é uma linha fina‚ e o mais importante que deve lembrar ao lidar com adolescentes mais novos é que precisa ser guiado pelo Espírito. Se ficar preso a uma rotina na sua interaèäo com eles, eles väo achar que você os estâ colocando num molde.

64. Eles geralmente reagem e se comportam da maneira como säo tratados. Se falar com eles com ares de superioridade e tratâ-los como crianèas, eles väo agir como crianèas. Se for rígido demais, esperando uma maturidade além da sua idade, eles väo se sentir avassalados e provavelmente se esforèaräo para “se comportar”, mas nas suas costas väo se rebelar.

65. De modo que o segredo é seguir o Espírito do Senhor. Os pensamentos e atitudes deles estäo se revolvendo, se redirecionando e mudando cada dia. Suas mentes e coraèöes, sem mencionar seus corpos, estäo crescendo a passos largos cada dia. Eles podem estar tendo batalhas em aceitar um simples conceito espiritual um dia, e no outro “dâ um clique” e eles conseguem assimilâ-lo completamente. Por isso, a maneira como você interage com eles tem que ser “atualizada” constantemente. Näo se prenda aos planos de ontem. Esteja aberto às orientaèöes do Senhor para este novo dia.

66. Eles näo querem ser tratados como crianèas, mas ao mesmo tempo näo se pode esperar deles a maturidade e o comportamento de um adulto. Näo é nem um nem outro. Existe um meio termo, e é assim que você vai ganhar o respeito e a confianèa deles, e näo lhes dando tudo o que querem nem largando-os a seu bel prazer na esperanèa de que “extravasem”. Eles precisam de orientaèäo nessa fase de suas vidas‚ näo de um pastoreamento pesado ou restritivo demais, em que estäo sempre pegando no pé deles, mas um pastoreamento guiado pelo Espírito‚ onde exista confianèa, amor com firmeza, flexibilidade e limites bem definidos. (Fim da mensagem de Papai.)

P:O que se pode fazer com jovens que säo rebeldes, insolentes e do contra, cuja tendência é rejeitar praticamente tudo e näo aceitar ajuda de quem quer ajudâ-los? O que se pode fazer para trazê-los de volta para o caminho certo?

Sejam negociadores

68. (Jesus fala:) Essa mentalidade de resistir às regras e restrièöes é inerente aos jovens. Eles säo rebeldes de coraèäo. Foi assim que os criei, para que quisessem crescer, assumir responsabilidade e desejarem tomar suas prôprias decisöes. Contudo, essa rebeldia natural tem que ser canalizada, senäo também pode arruinâ–los‚ tornando-os intratâveis, mal-humorados e de difícil convivência. E podem desenvolver maus hâbitos de relacionamento e falta de respeito pelas pessoas, que podem durar para o resto da vida.

69. Eles precisam aprender e ser orientados, mas ao mesmo tempo precisam de liberdade suficiente para tomarem suas prôprias decisöes no que for apropriado decidirem na sua idade. Eles geralmente querem tomar decisöes que näo lhes cabe tomar, justamente porque ainda näo têm sabedoria‚ maturidade, experiência, ou senso de responsabilidade. Mesmo assim Eu os imbuí desse desejo, porque de outra forma continuariam a ser crianèas para sempre, satisfeitos em simplesmente fazerem o que seus pais dissessem sem nunca quererem pensar‚ planejar ou tomar decisöes.

70. Para poderem ajudar os adolescentes a superar a rebeldia‚ primeiro têm que entender a razäo disso e a natureza deles. Vocês têm que entender que é um mecanismo intrínseco de sua natureza e muito útil, se canalizado na direèäo certa. Vocês näo querem "quebrâ-los", mudar sua personalidade, fazer deles uns “puxa-sacos” nem pessoas que concordem com tudo e todos. Näo poderiam nem que tentassem! Mas o que precisam fazer é ensinâ-los a serem sensatos.

71. Vocês, pais e pastores, precisam aprender a arte de negociar. Se jâ viram algum filme com reféns e negociadores, väo ter uma idéia melhor do tipo de negociaèäo necessâria às vezes com adolescentes. Eles podem ser täo inconstantes, imprevisíveis e irracionais quanto um seqüestrador — embora, claro, näo täo perigosos.

72. A sua rebeldia natural, combinada com as intensas emoèöes dessa fase da vida‚ com os ataques do Inimigo e tudo o que assimilam do mundo, fazem com que eles às vezes realmente ajam de forma meio esquisita. Parece até que falam outra língua e säo de uma cultura diferente, ou até de outro planeta! Vocês têm que ter isto em mente.

73. Têm que se lembrar que nesse período imaturo, o que eles querem da vida muitas vezes é completamente diferente do que vocês querem. Eles talvez tenham uma perspectiva completamente diferente da sua. O que para vocês é uma boa razäo para se fazer uma certa coisa‚ talvez para eles näo seja de maneira alguma um motivo vâlido. Vocês precisam, basicamente, de sabedoria sobrenatural para saberem qual é a deles e o que se passa em suas mentes e coraèöes, para que possam estabelecer pontos em comum. A partir daí poderäo ter uma comunicaèäo frutífera e negociaèöes razoâveis.

74. É claro que hâ ocasiöes em que têm que simplesmente fazer pé firme e dizer com a autoridade de um pai: “Faèa isto porque é o que deve fazer”. Este é um direito que Deus lhes concedeu, e na verdade você tem a obrigaèäo de se assegurar que eles estäo se comportando segundo os padröes divinos‚ e especialmente que näo estäo fazendo nada que poderia ser ruim para outros ou prejudicar os outros. Nem sempre hâ tempo ou condièöes para negociaèöes‚ pois algumas coisas simplesmente näo säo negociâveis.

75. Por outro lado, embora certos pontos-chave näo sejam negociâveis, vale a pena discutir e negociar algumas coisas, para que eles possam compreender o seu raciocínio e você possa entender o ponto de vista deles e as partes do plano que podem ser modificadas. Pelo menos estaräo conversando, se comunicando e ouvindo e entendendo o ponto de vista deles. E nesse processo Eu posso e vou inspirâ-lo com idéias do que dizer ou fazer para ajudâ-los a entender, ou para facilitar para eles e ainda assim se ater às suas convicèöes.

76. Firmeza e diretrizes säo essenciais nesta idade e fase da vida. Têm de ser diretrizes razoâveis, e você tem que realmente orar sobre elas‚ porque, embora se exija certos padröes bâsicos de comportamento de cada ser humano, o grau das restrièöes varia de um adolescente para outro.

77. Uma coisa que ajuda é näo fazer nenhuma regra sobre coisas que näo säo problemas nem questöes. Näo crie novas questöes, pois jâ tem questöes reais suficientes! Por exemplo, se um jovem näo tem o problema de ficar ouvindo música do Sistema‚ näo estabeleèa uma grande regra proibindo música do Sistema‚ porque isso provavelmente sô vai fazê-lo querer ir e ouvir o mâximo de música do Sistema possível!

78. Näo tente abordar tudo de uma vez e inventar tudo quanto é tipo de regras e diretrizes abrangendo todas as situaèöes possíveis ou maus comportamentos. Tente manter as regras o mais simples e na menor quantidade possível, e se surgirem coisas que requeiram mais regras ou diretrizes, ore antes de estabelecê-las. Vocês precisam de regras e diretrizes, mas quanto mais simples e concisas forem, melhor.

79. Seja direto e deixe bem claro o que espera. Tente lhes dar o mâximo de razöes e explicaèöes possível para tudo o que exigir deles. Mas se eles näo concordarem e a negociaèäo näo os fizer “ver a luz”‚ entäo, bem, ainda vai ter que ir até ao fim com o estipulado. Logicamente é muito mais difícil quando eles näo concordam com a sua conclusäo, mas ainda assim tem que ser feito.

80. Em alguns casos, talvez ajude se fizer o adolescente assinar algum tipo de contrato ou acordo — principalmente se ele for do tipo mais rebelde ou que fica batendo boca. Você vai ter que orar sobre os termos do contrato com o seu adolescente em particular, mas pode ser algo tipo: “Assim que você fizer 16 anos pode sair deste Lar ou até da Família. Mas, enquanto estiver sob os nossos cuidados e nôs o estivermos alimentando, vestindo, abrigando e provendo para você, vai ter que se sujeitar a algumas regras desta casa, que säo...” E aí, tanto os pais como o adolescente têm que assinar. É claro que jâ existe um contrato provisôrio para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas em muitos casos os pais talvez queiram assinar algum contrato semelhante com os seus adolescentes mais novos.

81. O ideal é que as pessoas obedeèam de coraèäo, mas com adolescentes isso às vezes näo funciona, pelo menos näo assim de cara. Mas se conseguirem pelo menos que eles concordem com uma certa coisa, ficando claro que vocês sô väo exigir o cumprimento disso por um certo tempo, em alguns casos fica mais fâcil para eles mudarem de idéia. Se eles se submeterem e tomarem as decisöes certas, väo eventualmente comeèar a permanecer dentro de limites cristäos‚ porque sabem que é o que lhes dâ felicidade e lhes proporciona uma boa vida. Mas eles näo têm essa sabedoria nem experiência para comeèar, e às vezes vocês têm que enfatizar as regras até eles compreenderem que elas säo para o seu bem.

82. Entenda que se eles pensarem que väo ter que se sujeitar a você "para sempre", väo detestar isso cada vez mais. Mas se perceberem que num determinado ponto você estarâ pronto para deixâ-los seguir o seu caminho, e eles realmente acreditarem que o que estâ lhes pedindo é para o seu prôprio bem, estaräo mais dispostos a seguir. Talvez ainda relutem bastante, mas pelo menos estaräo abertos para "negociar", e à medida que eles forem seguindo‚ hâ uma boa chance de darem meia volta e comeèarem a querer fazer as coisas certas, se você lidar com eles em amor e for lhes dando responsabilidades a cada passo. (Fim da mensagem de Jesus.)

Saber escutar

83. (Jesus fala:) Os adolescentes estäo apenas comeèando a bater as asas e se tornando independentes‚ e de repente acham que devem questionar as coisas que fizeram toda a sua vida: “Por que eu deveria fazer isto? Serâ que realmente me ajudou? Sô porque fulano de tal diz que eu deveria näo quer dizer que seja o melhor!” Näo tem como evitar que os adolescentes questionem o seu meio, e se tentar parar esse processo, sô vai fazê-los se rebelarem mais ainda.

84. Eles precisam é de compreensäo‚ paciência e de alguém que saiba escutâ-los. Precisam ter condièöes de expressar seus questionamentos a alguém maduro o bastante para ouvi-los. Näo precisam necessariamente de respostas imediatas‚ porque às vezes você talvez as dê sem orar direito e acabem sendo cheias de falhas. Felizmente, você tem o benefício do dom de profecia‚ e quando surgem questöes difíceis de responder, pode simplesmente pedir-lhes para lhe dar um tempinho para perguntar ao Senhor, e Eu o ajudarei a esclarecer as coisas para eles. Ou você pode Me consultar junto com eles, ou até eles podem Me perguntar o que querem saber. Se pedirem, receberäo.

85. Mas mesmo assim você näo pode esperar que eles aceitem tudo. O que você lhes ensinar, porém, é que näo é preciso entender cada detalhezinho de tudo. Algumas questöes e conceitos precisam ser embrulhados num pacotinho de fé e seräo compreendidos com o tempo. Eles talvez tenham vârias perguntas sobre sexo, relacionamentos, Meu servièo, crianèas e muito mais que näo dâ para realmente entender sem passar por certas experiências. Muitas dessas questöes näo säo entendidas completamente nem por adultos com 50 anos de idade. Os adolescentes precisam entender que sô porque eles têm um corpo de adulto e acham que têm uma mente de adulto, näo significa que podem jogar fora tudo o que näo entendem totalmente. A experiência é uma grande professora, e eles podem ter certeza que väo ter muitas aulas com essa mentora. (Fim da mensagem de Jesus.)

Ativando o poder do amor

86. (Jesus fala:) Você näo tem como perder se amar. Muitas vezes os jovens agem com base em seus sentimentos e reagem às boas sensaèöes, ao que lhes dâ emoèäo e os faz vibrar. Os impostores ôbvios säo os filmes, a música e a Internet. Outros impostores säo fazer coisas ousadas, perigosas e que fazem os outros reagirem. Tudo isso aumenta o nível de adrenalina até um certo ponto e os faz sentirem-se vivos. Mas näo satisfazem nem preenchem o vazio de seus coraèöes por amor. Nada pode verdadeiramente tomar o lugar do amor.

87. Se você der amor, demonstrar amor, reagir em amor e se submeter ao Meu Espírito quando lhe mostrar como e em que ocasiäo amar, eles perceberäo. Eles sentiräo a diferenèa, porque é uma emoèäo diferente. Talvez näo seja täo ôbvio a princípio, mas dura mais e realmente satisfaz. Quanto mais eles receberem, mais väo aprender a gostar e depender disso. Quanto mais experimentarem isso, mais väo desejar e aprender a discernir a diferenèa. Näo acontece do dia para a noite, requer tempo e constãncia. Näo existe uma fôrmula fâcil, portanto você precisa se submeter, estar em oraèäo e cheio do Meu amor‚ desejando ser o que for preciso para cada um com quem tiver contato.

88. Näo se deixe enganar. O amor é a forèa motriz do espírito e se manifesta da maneira necessâria para fazer bem à alma. Às vezes a pessoa precisa de muita misericôrdia e perdäo, e você precisa ver além de suas aèöes‚ para as intenèöes do coraèäo e seus desejos. Às vezes o amor é manifestado dizendo-se duras verdades, fazendo-se repreensöes abertas e severas correèöes para tirar a pessoa de um curso perigoso.

89. Amar é qualquer coisa que seja necessâria para ajudar alguém na jornada da vida, e a aprender a conhecer o Meu Espírito e tornar-se um Comigo. Algumas pessoas entendem isso depois que lhes é demonstrada muita misericôrdia e perdäo dos seus erros; outras através de repreensöes abertas por esses erros. De modo geral requer uma boa dose de ambos, porque ninguém entende isso vivenciando apenas uma situaèäo.

90. A única fôrmula verdadeira é o amor, guiado pelo Meu Espírito. Esteja em oraèäo e em sintonia, cheio do Meu amor e submisso, e ouèa. Entäo vou poder falar com você e lhe mostrar o que fazer cada vez. E quando näo souber o que fazer é melhor esperar. Tome um tempo para orar e depois volte ao assunto. Posso lhe mostrar o que seria mais amoroso e o melhor a fazer. (Fim da mensagem de Jesus.)

Coloque-se no lugar deles e ore como se tudo dependesse disso!

91. (Jesus fala:) Quero que você pense em tudo o que sentia e passava como irmäo mais novo, ou adolescente mais novo no seu Lar de adolescentes. O que o inspirava? O que passava pela sua cabeèa durante grande parte do tempo? O que o preocupava ou o deixava com medo? O que realmente o irritava? O que o fez dar tudo de si a Mim? O que o manteve no caminho estreito e apertado?

92. Pense nisso sempre que pensar nos seus jovens hoje‚ e lembre-se de orar por eles. Näo sô se lembre, mas permita que essas coisas na sua vida o motivem a apoiâ-los e ajudâ–los através de suas oraèöes. Eles säo Meus filhos, criados dentro da Minha Família de Amor, que é onde se encontra o seu legado e heranèa. É um lugar de servièo privilegiado e de um valor inestimâvel, uma posièäo de honra, de sacrifício e, eventualmente, de glôria.

93. Mas essa realidade é algo que você, e eles, têm que aceitar por fé, porque, em comparaèäo ao mundo, vocês säo marginais, säo doidos e desprezíveis. Contudo, se olharem com os olhos do Meu Espírito e na luz da realidade, veräo‚ como mostrei a vocês e a muitos outros filhos Meus através das eras, que realmente é melhor sofrer um pouco agora e reinar para sempre do que gozar dos prazeres do pecado por um tempo.

94. Quero que interaja com esses jovens como interagiria com o seu irmäo mais amado que significa muito para você. Quero que se lembre deles constantemente nas suas oraèöes, que os apôie no espírito e lute por eles nas batalhas que estäo travando.

95. Quando os vir, coloque seus braèos ao redor deles e diga–lhes como você se importa com eles. Näo os sufoque nem os faèa sentir que você estâ sendo protetor ou que é “louco por controle”, mas mostre que se interessa sinceramente por eles e que estâ disposto a provâ-lo! Aí, permita que o Meu Espírito esteja presente em tudo o que faz ou diz. Deixe o Meu amor‚ o amor que sinto por eles, emanar em cada uma das suas aèöes, em cada palavra e contato com eles.

96. Lembre-se que eles precisam de um exemplo‚ näo de um sermäo. Fique fervoroso Comigo, desesperado para permanecer pertinho de Mim e viver de forma amorosa e altruísta, sabendo que esses jovens o estäo observando, ouvindo e vendo tudo o que acontece quando estäo com você. Deixe essa situaèäo incitâ-lo a agir, como a histôria do soldado no campo de batalha cujo irmäo estava ferido e morrendo na trincheira. Ao arriscar a prôpria vida para ir vê-lo, comprovou o seu amor por ele.

97. Ao pensar nesta histôria, lembre-se de quanto Eu espero de você. — Espero que faèa o que for preciso, até mesmo dê a vida, se necessârio, para ajudar esses jovens perdidos e feridos pelo Inimigo. Näo importa o que seja preciso nem o custo, Eu espero isso de você. — E eles também‚ pois estâ em jogo a vida deles, seu espírito e utilidade para Mim. Näo os decepcione, nem a Mim.

98. Lembre-se que orar por eles näo é o mínimo que pode fazer‚ mas o mâximo. Mesmo quando näo estiverem por perto ou trabalhando com você, ore desesperadamente por eles, para que se submetam à Minha vontade em suas vidas, que estejam abertos ao Meu Espírito, e que sejam curados das feridas que Satanâs lhes infligiu. Dê na vida dos Meus filhos – através de suas oraèöes — o fruto que Eu tanto desejo e quero ver.

99. Você sô terâ condièöes de imaginar e compreender a magnitude do poder e a influência que teve sobre certos indivíduos através de suas oraèöes, quando chegar ao Céu. Entäo, com isto em mente, seja um guerreiro de oraèäo constante, enquanto trabalha‚ se diverte, come ou desfruta a vida.

100. Lembre-se que, assim como você vai partilhar das recompensas pela labuta dos outros de acordo com a sua participaèäo, também vai partilhar das recompensas‚ das almas e das vidas mudadas que resultarem do servièo desses jovens para Mim no futuro. Você verâ os resultados vivos de seus esforèos em oraèäo, em amor, em sacrifício e ao se doar. Verâ o dia quando vai valer a pena todo o seu empenho, tanto físico como espiritual!

101. Eu näo disse que os Meus jovens säo o futuro? Näo prometi que faräo grandes proezas? Näo os predestinei desde os primôrdios dos tempos para pregarem a Minha mensagem nestes Últimos Dias, para testemunharem o fim da Terra propriamente dito, os últimos momentos da grande saga de todos os tempos? Grande serâ a vitôria para o Meu Reino quando eles, por livre e espontãnea vontade, dedicarem suas vidas a Mim, a viverem a Minha verdade, seguirem os Meus caminhos e serem as testemunhas do Tempo do Fim nos quais os estou transformando agora!

102. Estes säo anos importantes, cruciais, quando todos os pensamentos e decisöes e as sementes do bem ou do mal estäo sendo plantadas, e estäo aí para ficar. Estes säo os dias quando esses hâbitos, quer positivos quer negativos, quer provenham de Mim quer do mundo, se enraízam e permanecem. Tudo isso acontece nesses dias‚ entäo use cada um deles bem. Faèa a sua parte hoje‚ neste minuto, para guardar as almas de seus irmäos mais novos, para que um dia venham a lutar ao seu lado nessa tremenda batalha. (Fim da mensagem de Jesus.)

Você estâ disposto a se sacrificar pelo bem dele?

(Recebido por uma adulta da segunda geraèäo, casada, sobre como ela poderia ajudar um adolescente júnior que morava no seu Lar.)

103. (Jesus fala: ) Tente doar mais de si mesma e do seu tempo. Na sua hora para se descontrair, ou seu dia de folga, você quer tudo menos se esforèar para ser um exemplo e incluir outros como L. na sua vida, porque é trabalho! Você näo quer assumir essa responsabilidade e desafio a mais. Mas para L. realmente se sentir parte da equipe, amado‚ valorizado e importante para Mim, cada um terâ que fazer um esforèo, inclusive você.

104. Näo basta apenas esperar que outra pessoa faèa algo com ele ou o convide para uma atividade divertida ou o inclua no que estâ fazendo. Näo dâ para ficar achando que é responsabilidade de outra pessoa. Você näo precisa fazer muito, mas precisa fazer alguma coisa, Até mesmo convidâ-lo para uma atividade, que näo seja jogar no computador, no dia de folga ou à noite vai encorajâ-lo e ajudâ-lo. Convide-o para sair com você e ir a algum lugar de vez em quando, ou para jantar com você no seu dia de folga.

105. Você e seu companheiro poderiam concordar em fazer algo com ele a cada duas semanas, ou algo assim. Se incluir no seu horârio, é mais provâvel que se lembre de fazer, porque é da natureza humana esquecer. Fale com seu companheiro sobre isso, e talvez haja outras coisas que o seu marido possa fazer com ele, que você deveria estar disposta a permitir que ele fizesse. Significa que vai ter que abrir mäo do seu tempo pessoal com seu marido, mas vale a pena pelo bem desses mais jovens que realmente precisam de carneiros-guia que os coloquem debaixo de suas asas e lhes mostrem o que é viver para o Senhor‚ e que pode ser super legal.

106. Vai ser um trabalhäo ganhar o coraèäo de L. para Mim, e preciso da ajuda de todos. E como você näo estâ muito envolvida com o dia-a-dia dele, lhe apresento este desafio de fazer coisas descontraídas, relaxantes e divertidas com ele de vez em quando. Pode levâ-lo para um piquenique, ao cinema‚ convidâ-lo para jantar, fazer um passeio divertido, convidâ-lo para algum tipo de jogo no seu quarto à noite (que näo seja de computador), ou fazer um lanchinho especial e convidâ-lo. Essas säo algumas coisas que väo ajudâ-lo a se sentir amado, aceito e valorizado como amigo e companheiro, como parte da equipe. Também väo ajudâ-lo a ver que existem outras coisas legais fora os jogos de computador ou ficar navegando na Internet. Você pode ajudâ-lo a alargar seus horizontes e a sua percepèäo do que é divertido.

107. Fazendo coisas assim com você e seu companheiro — e outros também — ele se acostumarâ mais a interagir com as pessoas e melhorarâ sua comunicaèäo, dicèäo, capacidade de interaèäo, e amor e interesse. Serâ para ele um exemplo de dar, amar, compartilhar e incluir os outros‚ aspectos em que ele precisa crescer. Também o ajudarâ a se sentir menos entediado e mais desafiado com a vida de modo geral. Näo requer muito do seu tempo, mas seus esforèos para ajudâ–lo daräo muito fruto.

108. Näo se prenda a um molde. Esteja aberta para coisas novas. Permita-Me guiâ-la em relaèäo a quando inserir atividades mais espirituais. No momento, para ele, tudo o que é espiritual é chato. Mas ore sobre maneiras de fazer com que os seus momentos com ele näo sejam sô divertidos mas também inspirados e edificantes, de modo a aumentar a fome dele pela Palavra, por Mim e pelas coisas espirituais.

109. Se você estiver disposta a fazer isso, a dar e a se sacrificar por amor a ele, Eu abenèoarei a sua vida. Você näo vai perder por dar o seu tempo, porque a abenèoarei de maneiras que você jamais saberâ. Quando estender a mäo a ele, Eu fortalecerei o seu casamento no espírito; lhe darei mais felicidade e contentamento; incrementarei o seu canal Comigo e a sua unèäo no trabalho. E isso é apenas a pontinha do iceberg das bênèäos que lhe darei à medida que se dedicar a esse jovem.

110. Tomar tempo para ajudar L. talvez pareèa um sacrifício, mas Eu a recompensarei com coisas maravilhosas na sua vida se der o passo de fé e ajudar este precioso jovem, Meu filho que tanto precisa, esse filho para quem tenho grandes coisas reservadas se ele permanecer fiel a Mim. (Fim da mensagem de Jesus.)

Embarcar no espírito e ainda ser você mesmo

111. (Jesus fala:) Os adolescentes juniores muitas vezes säo atacados com a idéia de que se eles se submeterem e fizerem o que se espera deles, väo perder sua identidade e se tornaräo zumbis. Acham que estar “fora do Espírito” é ser eles mesmo, parte da sua personalidade, e se mudarem, näo seräo eles mesmos. Você também pensava assim numa certa época. É a batalha de muita gente, mas como você pode ver agora, embarcar no espírito näo lhe rouba sua personalidade nem individualidade.

112. A maneira de passar isso para os mais jovens é orar sinceramente para que Eu o ajude a Me incluir mais em cada aspecto de sua vida. Quando faz isso e se torna algo natural, fica ôbvio que você ainda é você mesmo, com todos os seus gostos, sua personalidade, seu senso de humor e sua opiniäo do que é legal. O que acontece é que‚ como estâ Me colocando em primeiro lugar e se esforèando para Me incluir, posso abenèoar mais cada aspecto da sua vida e tornâ-la mais legal, gratificante‚ agradâvel e memorâvel do que se você simplesmente buscasse uma vida boa e Me excluísse.

113. A maneira de acabar com essa superstièäo, com esse temor, é simplesmente provando que é mentira. Embarque totalmente no espírito e veja se näo vou ajudâ-lo a ser uma pessoa ainda melhor, mais divertida, amorosa e cheia do Espírito. Quanto mais cheio de Mim você estiver, mais garrafa nova serâ, porque Eu sou a essência da novidade, da diversäo, do equilíbrio e da liberdade! (Fim da mensagem de Jesus.)

Confianèa: fator chave

114. (Jesus fala:) Para ganhar a confianèa de alguém, primeiro a pessoa tem que saber que você se importa com ela. Por que você confiaria em alguém que näo se importa com você?

115. Às vezes você tende a analisar demais o problema e fazê-lo mais difícil do que realmente é. Adolescentes säo difíceis‚ sim, mas têm as mesmas necessidades bâsicas que qualquer um. Eles gostam de novas abordagens, mas às vezes você fica täo preocupado com a sua "apresentaèäo" que acaba näo fazendo nem as coisas mais simples, por medo de näo serem “legais” o bastante. Na verdade, näo existem muitas formas legais e diferentes de demonstrar a alguém que você se importa com a pessoa; funciona sempre do mesmo velho jeito. Chore com os que choram, ria com os que riem, e sinta a agonia daqueles cujo coraèäo estâ quebrado. Tenha empatia, interesse e aprenda.

116. Você nem sempre tem que saber dos problemas de antemäo, mas quando tiver conhecimento de um problema que alguém estâ passando, tem que reagir com compaixäo e empatia. Nem precisa saber de todos os detalhes, isso näo é importante, mas sim o fato de que para eles a situaèäo obviamente é importante. Näo se preocupe em se “identificar” com a batalha, pois nem sempre é preciso. Mas se é algo que estâ incomodando a eles, importe-se o bastante para reconhecer a dor e tentar ajudâ-los como puder, dentro do seu alcance.

117. Nem sempre hâ milhares de oportunidades para fazer isso‚ porque os jovens muitas vezes säo bem fechados em relaèäo às suas batalhas. Mas importe-se o bastante para dar o primeiro passo quando puder. Mesmo se for fazendo coisas simples como, por exemplo, querer saber se eles estäo descansando bem, se o seu local de trabalho é adequado para a sua funèäo, se comeram bem e se a vida deles estâ tendo variedade suficiente. Näo espere sempre reaèöes maravilhosas‚ porque eles nem sempre säo muito expressivos, especialmente no comeèo, mas lembre-se que você estâ investindo no futuro. O que você faz e diz agora vai edificar um relacionamento posterior. Tudo tem que comeèar com preocupaèäo sincera, interesse e amor.

118. Para inspirar respeito, você tem que ser sincero. Seja espontãneo, autêntico‚ percebendo que todo mundo tem algo digno de respeito. Você talvez näo seja a pessoa mais legal que existe e eles talvez näo o respeitem por causa disso‚ mas você tem algo a oferecer e deveria oferecer o que tem para dar.

119. O mesmo acontece com eles — respeite-os pelo que eles têm a oferecer e eles faräo o mesmo. Você näo tem que ser tudo para eles, e tampouco deveria esperar que eles sejam tudo. Se forem bem nos estudos ou estiverem fortes na Palavra, respeite-os por isso. Se souberem cuidar bem das crianèas‚ respeite-os por isso. Comece com os pontos fortes e procure ver algo bom que possa usar para comeèar a elogiar e demonstrar-lhes respeito. Busque neles uma característica ímpar‚ que talvez ninguém mais note, senäo eles väo comeèar a achar que sô säo bons em uma coisa‚ e que se um dia perdessem aquela virtude ou talento, ninguém os amaria. Basicamente, seja guiado pelo Espírito. Pergunte–Me em que pé comeèar o seu relacionamento com eles, em que aspectos pode encorajâ-los e pelo que pode respeitâ-los, e Eu lhe mostrarei. (Fim da mensagem de Jesus.)

Dicas para o sucesso

120. (Jesus fala:) Vou lhes dar uma lista agora, Meus amores, que podem tentar colocar em prâtica com os seus adolescentes juniores para ganhar sua confianèa e respeito.

121. • Mostrem-lhes que näo sô os amam, mas que gostam deles, de passar tempo com eles, e que estäo dispostos a se envolver com as coisas nas quais se interessam.

122. • Dêem-lhes diretrizes e estabeleèam padröes que esperam que eles sigam, e fiquem firmes nisso até o fim. Mas ajudem-nos a seguir. Näo os larguem e depois fiquem pegando no pé deles quando falharem.

123. • Abram o coraèäo com eles e tentem se comunicar de maneira pessoal. Perguntem-lhes como se sentem em relaèäo a uma ou diferentes coisas, e deixem-nos se expressar sem achar que väo condenâ-los pelo que sentem ou pensam. Digam-lhes como vocês se sentem e por que vieram a sentir dessa forma‚ as experiências que tiveram nesse sentido.

124. •Ao mesmo tempo, transmitam-lhes que percebem que a situaèäo deles é diferente, na verdade ímpar para eles; que sua vida foi diferente, e que näo esperam que eles encontrem as soluèöes exatamente da mesma forma que vocês encontraram.

125. • Sejam um exemplo para eles, muito mais do que um sermäo. Sejam o que os chamei para serem e assim mostrem-lhes o que significa viver para Mim e como pode ser a vida de um missionârio nesta nova era de aèäo. Inspirem–nos a querer ser como vocês. Sejam um exemplo que eles queiram copiar.

126. • Tentem descobrir algo pelo qual seu adolescente júnior se interesse, um interesse comum entre vocês, e faèam-no juntos. Ensinem-lhes o que sabem, e deixem-nos ensinar o que eles sabem. Faèam projetos juntos. (Fim da mensagem de Jesus.)

Pergunte-Me

127. (Jesus fala:) Quero lembrâ-lo que um dos ingredientes mais importantes no seu relacionamento com os adolescentes é Me consultar — deixar-Me guiâ-lo e orientâ-lo a cada passo — e amâ-los com o Meu amor, que sô provém de Mim. Se existir esses dois ingredientes, tudo o mais vai dar certo.

128. É difícil entender os adolescentes e saber o que estäo pensando‚ mas lembre-se que Eu sei tudo sobre eles, e posso guiâ-lo gentilmente no caminho do entendimento e da fé, se for fiel em recorrer a Mim e Me permitir falar sobre cada um deles. Vou ajudâ–lo a ver o que funciona e o que näo funciona. Eu lhe darei idéias, coisas para dizer que expressem o seu amor de uma forma que eles väo realmente apreciar, idéias de coisas que väo inspirâ-los e motivâ-los. Trarei à sua memôria trechos da Palavra que o fortaleceräo, e soluèöes para os problemas que eles enfrentam, ou que você enfrenta na comunicaèäo com eles. Lembre-se também de clamar e invocar o poder das chaves do Reino que lhes dei, o qual iluminarâ, esclarecerâ e resolverâ qualquer problema. Pode clamar e tomar posse delas segundo a Minha vontade. Elas têm o poder de operar os milagres que precisam.

129. Estâ tudo nas Minhas mäos, e dou livremente a quem pede. Entäo, dentre tudo o que absorver, aprender e receber destes conselhos, tenha em mente antes de mais nada que sô Eu sei o que vai funcionar, o que vai ser o segredo para os seus adolescentes em particular, quais as necessidades deles e o que mais os ajudaria. E no poder das chaves vocês podem superar tudo. Entäo näo falhe, apoiando-se no seu prôprio entendimento, mas pergunte-Me e clame o poder ao seu dispor para acertar na mosca! (Fim da mensagem de Jesus.)

As chaves transformam — têm poder para transformar

130. (Jesus fala: ) As chaves säo muitas e mutâveis. Quando você näo sabe exatamente qual é a necessidade, mas simplesmente invoca o poder das chaves, Eu as transformo no que você precisar.

131. Se os problemas com os jovens estiverem ocultos, as chaves veräo a necessidade e responderäo. Seus jovens podem esconder de vocês o que pensam e sentem, mas näo de Mim. Näo tem nenhuma ârea das suas vidas que as chaves näo possam penetrar e mudar, até aquelas coisas que estäo bem lâ no íntimo.

132. Às vezes vocês‚ pais e pastores‚ näo sabem o que pedir quando Me buscam pelos seus filhos‚ porque näo sabem exatamente a raiz do problema ou como providenciar uma soluèäo. Mas isso näo deveria impedi-los de invocar as chaves, porque elas, sendo parte de Mim, discernem os pensamentos e intenèöes do coraèäo.

133. Quando as invocam elas säo o que precisam que sejam — uma espada que chega ao seu íntimo, um cobertor quentinho e macio, um fogo que queima intensamente na alma deles, um bisturi que arranca o rancor, uma bebida que sacia sua sede e um alimento para seus espíritos famintos. Elas podem ser e fazer tudo isto e mais! Seja qual for a necessidade, as chaves se adaptam e correspondem. (Fim da mensagem de Jesus.)

Chaves para adolescentes juniores

Eu disponibilizo totalmente para vocês, através do poder das chaves, a Minha fonte mâgica de idéias‚ de soluèöes concretas e de maneiras prâticas de se identificarem com seus jovens e ajudâ–los. estâ totalmente à sua disposièäo através do poder das chaves.

As chaves de sabedoria e entendimento säo ôculos espirituais que väo melhorar a sua visäo e ajudâ-lo a ver as coisas de maneiras novas, radicais e fresquinhas.

As chaves de inspiraèäo se especializam em lhe dar idéias e soluèöes fresquinhas e viâveis quando você sente que estâ num beco sem saída e que jâ esgotou todas as possibilidades.

Quando achar que o que estâ fazendo näo estâ adiantando muito, apegue-se tenazmente às chaves de perseveranèa e fé, e com o tempo verâ resultados tangíveis que valeräo mais do que qualquer sacrifício.

Invoque as chaves de fé e crenèa para ver seus adolescentes como Meus fogos de artifício. Mesmo que leve tempo, se eles forem acesos, um dia explodiräo como fogos lindos e brilhantes, iluminando o Meu céu.

As chaves revelaräo tudo o que estâ oculto, esmigalharäo qualquer barreira, demoliräo as muralhas aparentemente intransponíveis, e removeräo qualquer obstâculo ao progresso, à uniäo e à fusäo das geraèöes.

O poder das chaves é o poder que precisa para derrubar as barricadas que travam os coraèöes dos seus jovens. Invoque as chaves de mudanèa e todas as barricadas espirituais väo se enfraquecer e, se continuar clamando-as, elas viraräo pô.

C-H-A-V-E-S equivale a jovens motivados, submissos e realizados — com Jesus. Invoque as chaves, tome a atitude apropriada e verâ resultados.

Invoque o poder das chaves do Reino e lute em oraèäo pelos seus jovens. Depois‚ se seguir e obedecer à Palavra, tudo no tocante a cuidar deles se encaixarâ.

Cada situaèäo pode se transformar numa vitôria se você invocar o poder das chaves de milagres.

Continua na 2ª parte

Copyright © 2003 por A Família

(fim de arquivo)