David: O profeta de Deus para o Tempo do Fim!

May 7, 2003

David: O profeta de Deus para o Tempo do Fim!

— Mês de estudo de 2002

CM/FM 3423 Compilado em 8/02

“Levantarei Sobre Elas um sô Pastor!” (CdM 1962)

1. Eu demorei 49 anos (o número de Deus sete vezes sete!) para descobrir o trabalho de minha vida! Mas em 1968 eu o descobri entre as pessoas mais pobres de todas em Huntington Beach na Califôrnia, uma cidade de jovens no município mais rico do estado mais rico do país mais rico do mundo, para onde o Senhor nos chamou para ministrarmos para os hippies! — Os elementos mais odiados, caluniados, que recebiam mais discriminaèäo, mais abuso‚ eram mais molestados, perseguidos e oprimidos em toda a sociedade americana!

2. Esta geraèäo americana mais jovem estava farta do seu Sistema, farta dos seus pais, farta da sua educaèäo escolar‚ farta da sua religiäo vazia, e estavam à procura de uma realidade mais verdadeira, e valores mais duradouros e eternos para a sua vida! Eles tinham de tudo e jâ haviam experimentado de tudo, mas nada os satisfez; de maneira que eles estavam procurando sinceramente as respostas: a verdade, o amor, a paz e o sentido da vida, o qual eles sabiam que deveria existir em algum lugar!

3. Eles haviam rejeitado as igrejas e suas respostas porque as igrejas os haviam rejeitado! Além do mais eles näo tinham encontrado realidade nem verdade nas igrejas nem em seus pais freqüentadores de igrejas, mas sô encontraram o que a seus olhos era hipocrisia e aparências väs! Para a maioria deles, a igreja era uma coisa nojenta e enfadonha, e os sermöes täo mortos e monôtonos quanto o pregador e os membros da igreja! A maior parte dos jovens aplicaria às igrejas atuais e aos freqüentadores autojustos das igrejas, o que Jesus disse para os líderes religiosos da Sua época, que eles säo: “sepulcros caiados cheios de ossos de mortos”, e que a única maneira que eles podem chegar até ao céu é através de seu fedor espiritual! (Mat.23:27.)

4. Entäo, enquanto eu andava no meio desses hippies nas ruas de Huntington Beach, disfarèado de algum tipo de hippie fora de moda ou um antigo beatnik, fiquei de coraèäo quebrantado ao ver a lamentâvel condièäo daqueles pobres jovens do lugar mais rico da Terra: famintos, vazios e famintos pela verdade, famintos pela realidade, famintos pela salvaèäo, famintos pelas Palavras de Deus, mortos de fome pelo amor do prôprio Deus!

5. Quando vi aqueles pobres hippies, aquelas pobres ovelhas errantes sem um pastor, oh, que amor Deus colocou em meu coraèäo por eles! Como me compadeci deles! Eu os vi e chorei por eles! Näo podia fazer outra coisa! Acho que näo poderia ter deixado de ajudâ-los pois o meu desejo era täo forte, a unèäo era täo forte, e o Senhor me deu muito amor e compaixäo por eles.

6. Numa noite escura, enquanto eu andava pelas ruas com aqueles pobres hippies drogados e desesperados, Deus de repente falou ao meu coraèäo e disse: “Você estâ disposto a ir até essas ovelhas perdidas e tornar-se um rei destes pobres mendiguinhos? Eles precisam de uma voz que fale por eles, precisam de um pastor para guiâ–los, e precisam da vara da Minha Palavra para guiâ-los à Luz!” Comecei a chorar e clamei ao Senhor e disse: “Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade!” E naquela noite prometi a Deus que tentaria liderâ-los e fazer tudo que estivesse ao meu alcance para salvâ–los e conquistâ-los para o Senhor e guiâ-los a servi-lO!

7. Mas devo confessar que fiquei surpreso e perplexo por essa revelaèäo, e me perguntando qual era seu significado pois eu näo tinha a mínima idéia de como colocâ-la em prâtica! Eu realmente näo tinha noèäo alguma de no que ia dar‚ mas sô sabia que de alguma forma tínhamos que pregar o Evangelho para esses hippies! Eles jâ näo agüentavam mais ouvir falar em igreja, tinham ouvido pregaèöes até näo poder mais, tinham sido caèados até à morte pelo Sistema, e nada tinha adiantado, entäo sô tivemos que ir até lâ e de algum modo trazê-los de volta à vida através do amor!

8. Nôs entäo os seguimos até às suas sarjetas e espeluncas, aos seus antros de drogas e infernos de rock pesado e os convidamos näo para irem à igreja, näo para sentarem-se em bancos bonitos‚ mas simplesmente buscarem Jesus, pois Ele resolveria todos os seus problemas, responderia a todas as suas perguntas, satisfaria todos os seus desejos e aspiraèöes‚ e lhes daria algo maravilhoso pelo qual viver — a verdade do Seu amor maravilhoso!

9. Eles näo sô foram râpidos, mas ficaram gloriosamente entusiasmados em receberem o amor de Deus em Jesus e em voltarem-se para o mesmo e para as respostas da Sua Palavra! O que‚ afinal de contas, é a resposta para todos os problemas da raèa humana, näo sô dos hippies! De modo que quando eu e meus filhos adolescentes fomos até eles com a amorosa Mensagem de Deus em Jesus e em Suas Palavras, e nos sintonizamos à linguagem de sua música, eles ficaram mais do que felizes em recebê-la!

10. Eles acorreram ao pequeno clube tipo hippie que nos foi permitido usar lâ em Huntington Beach, e enquanto estavam sentados no chäo, ouviam e prestavam atenèäo, acreditavam e recebiam a mensagem do amor de Deus! E com sua premonièäo instintiva da eminente sentenèa dos julgamentos de Deus sobre o mundo iníquo, ficaram mais do que prontos para receberem ansiosamente as Suas predièöes do futuro prôximo enquanto eu lhes ensinava as profecias do Tempo do Fim da Bíblia! Eles estavam maduros e prontos para uma revoluèäo‚ e tinham encontrado a sua maior satisfaèäo na nossa “Revoluèäo espiritual por Jesus”!

11. Tive que confiar no Senhor para me guiar e ajudar-me a obedecer ao Seu mandamento de “apascentai as Minhas ovelhas” (Joäo 21:15-17), e simplesmente fiz com aqueles jovens o mesmo que tinha feito com os meus prôprios filhos por anos: ensinei-lhes — e em sua maioria algo no qual eles estavam muito interessados e precisavam conhecer: profecia bíblica! Se eles näo soubessem que Deus tinha algo melhor reservado, e um futuro melhor para oferecer‚ de que adiantaria aprenderem sobre o presente? De modo que meti bronca neles primeiro com a mensagem de Deus do Tempo do Fim!

12. À medida que comecei a lhes ensinar e alimentar, o Senhor comeèou a derramar em mim e eu comecei a derramar neles! Assim aconteceu a coisa mais maravilhosa: apesar de eu ser velho o bastante para ser pai deles, e fazer parte da geraèäo que odiavam, a de seus pais, eles abriram seus coraèöes para mim e me receberam como seu amigo, e acima de tudo, como o seu prôprio pai amado no Senhor, seu pastor‚ cuja voz eles logo reconheceram como sendo a deles, e seguiram, pois era a voz do Senhor através de mim! Aleluia!

13. Ao passo que um número cada vez maior deles recebia o Senhor e eles eram libertados de suas antigas vidas de drogas, degradaèäo e morte‚ eu sabia que näo podia simplesmente mandâ-los de volta para os seus antigos antros de dar medo. Tínhamos que aceitâ–los como parte de nossa prôpria família pessoal! Isso na verdade näo foi novidade para nôs, visto que por anos eu havia mostrado aos meus prôprios filhos como amarem a Deus e ao seu prôximo, enchendo minha casa com os pobres, os necessitados, os desamparados e desprezados, restaurando sua fé em Deus e ensinando-lhes a viverem pelos outros. Eu compartilhava o que tinha, fazia o que podia e ensinava outros a fazerem o mesmo, e funcionou!

14. Um compartilhar verdadeiro‚ voluntârio, genuíno e altruísta realmente funcionava em pequena escala fazendo com que a caridade comeèasse em casa‚ entäo por que näo agora em grande escala com essas dezenas de hippies convertidos que desejavam tanto servirem o Senhor conosco? O comunismo segundo Deus vivido pela Igreja Primitiva era o nosso ideal e modelo‚ onde “todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister”. (Atos 2:44,45) E logo vimos que funcionava para nôs exatamente como funcionou para eles! Louvado seja Deus!

15. A essa altura estâvamos täo desiludidos com as igrejas — devido a sua religiäo hipôcrita e inativa, e seu pretenso negôcio de entretenimento do Evangelho de custos exorbitantes, e seus edifícios de igreja chiques e exorbitantes que roubavam dos pobres e do resto do mundo o Evangelho e a salvaèäo, e mandavam milhöes de pobres almas perdidas para o Inferno — que estâvamos prontos para declarar guerra contra o sistema de igreja!

16. Os nossos ataques militantes contra a religiäo na qual o sistema estava viciado e contra os sistemas de educaèäo e comercial em geral‚ através de invasöes, protestos silenciosos, manifestaèöes, marchas‚ piquetes, batismos nas praias, gritos revolucionârios, adoraèäo indõmita, e ensinamentos bíblicos verdadeiros, ardentes, subversivos e radicais com a nua, crua e flamejante Espada da Palavra de Deus, realmente deixou os jovens entusiasmados! A geraèäo hippie inteirinha estava pronta para a Revoluèäo por Jesus!

17. E a Revoluèäo por Jesus estava a caminho! Os jovens curtiram e os hippies adoraram! Fazíamos caretas para as igrejas e para o Sistema, e prosperamos numa desenfreada luta corpo a corpo de fanâtica testificaèäo e numa orgia do amor de Deus! Toda a geraèäo hippie estava ficando maluca: por Jesus! E tudo comeèou com uma pequena chama de fé acesa nos coraèöes de uns poucos jovens pelo seu Papai religioso e esquisito a quem Deus e Sua Palavra haviam convencido de que os cristäos verdadeiros ainda podiam viver como os discípulos de Jesus e aqueles revolucionârios religiosos radicais da Igreja Primitiva!

18. Foi realmente um derramamento do Espírito de Deus! Dezenas e mais dezenas de jovens eram salvos e cheios com o Espírito Santo e manifestavam os dons do Espírito quase que instantaneamente, falando em línguas e profetizando — foi um dos maiores derramamentos do Espírito que eu pessoalmente jâ presenciei, algo realmente espantoso! Foi exatamente como nos primeiros dias de Pentecostes do passado! (Atos 2:17,18) E aqueles jovens sabiam mais sobre o Senhor do que as pessoas que tinham passado a vida sentadas numa igreja, — eles estavam provando o Senhor!

19. Imagine! Todos aqueles hippies vindos diretamente das ruas, totalmente crus, a maioria deles mal tinha visto uma igreja por dentro, e tinham sido anti-religiosos e anti-tudo, e agora estavam sendo cheios com o Espírito de Deus e manifestando todos aqueles maravilhosos dons do Espírito: visöes‚ mensagens, profecias e revelaèöes!

20. E as coisas que o Senhor nos mostrava eram quase inacreditâveis! Deus disse que a nossa pedrinha iria rolar e ganhar impulso até crescer como uma bola de neve rolando encosta abaixo e se transformar numa montanha! — A nossa chaminha aumentaria e se tornaria um incêndio florestal que varreria as naèöes! A nossa onda lavaria as costas do mundo! Era realmente difícil acreditar, naquela época, nas visöes e mensagens sobre as coisas que íamos fazer! Mas foi o que nos encorajou a obedecer ao Senhor e dar um passo de fé!

21. Nôs levamos a sério que Deus estava falando sério! E que se simplesmente fizéssemos o que Ele pediu, Ele faria muito mais! — Se simplesmente comeèâssemos e fõssemos para a estrada e saíssemos pela naèäo toda, näo seria sô um foguinho num pequeno lugar, mas haveria milhares de incêndios em todo o país e até mesmo em todo o mundo! Entäo obedecemos!

22. Saímos e fizemos o que Deus nos disse para fazer! Éramos bobos o bastante para acreditarmos que Deus falava sério! Aqueles jovens eram todos novos o bastante no espírito e nas coisas de Deus que sô sabiam acreditar em Deus! E à medida que obedecemos, Deus fez Sua parte e nos abenèoou‚ multiplicou e nos usou para alcanèar o país inteiro com a Sua mensagem!

23. A nossa “Revoluèäo por Jesus” estava explodindo e saindo nas manchetes em todos os E.U.A, e centenas de novos discípulos a tempo integral entusiasmados e dedicados comeèaram a juntar-se às nossas fileiras! De modo que, no final do veräo de 1970, decidimos que era chegada a hora de obedecermos ao mandamento de Jesus de “irmos por todo o mundo e pregar o Evangelho à toda criatura!” (Mar.16:15.) Entäo Maria e eu fomos para a Europa de aviäo para inspecionarmos o campo, vermos as possibilidades, prepararmos o caminho e fazermos planos para pioneirar e abrir novos Lares celestiais de nossa Família em todo o mundo!

24. Näo percebemos bem naquela ocasiäo o Senhor tinha nos mandado para longe dos nossos amados rebanhos e comunidades lâ nos E.U.A näo sô por essas razöes, mas para um motivo ainda mais importante: para revelar e nos dar um ministério totalmente novo — um ministério que ia provar ser de maior alcance, mais duradouro e mais útil para milhöes de filhos de Deus do que qualquer outra coisa que jâ havíamos feito em nossos muitos anos no Seu servièo!

25. Enquanto eu ainda estava com os nossos lares lâ nos Estados Unidos eu sô podia estar em um lugar de cada vez, e sempre acabava passando a maior parte do tempo ministrando sô para esse único Lar, negligenciando os outros, pois ficava täo envolvido nos problemas e necessidades de um lar que quase ignorava os outros, perto demais de um e longe demais do resto. Mas ao me afastar de repente do tumulto e de toda a atividade e do pessoal de uma comunidade na qual eu me encontrava‚ me vi eqüidistante de todos os nossos Lares, e muito mais prôximo de todos eles do que nunca antes, no espírito, e com muito mais tempo do que antes para ficar a sôs com o Senhor e ter uma boa conexäo com Ele, sem tanta estâtica‚ distraèöes, interferência ou interrupèäo.

26. Sozinho com Ele, descobri que eu podia realmente me sintonizar e ouvir claramente. Eu realmente conseguia me ligar através do Seu poder e ver claramente e desligar-me täo completamente de tudo que o Seu Espírito fluía por horas como se fosse um riacho constante‚ forte, rico, profundo e largo: "âguas nas quais nadar" — âgua pura e cristalina sob as condièöes ideais de um profeta no cimo da montanha sozinho com Deus! — Um cume de montanha de experiência espiritual mais alto do que eu jâ alguma vez conhecera, em riqueza‚ abundãncia e clareza de visäo, com a melhor perspectiva do quadro inteiro que eu jâ tivera, o quadro de Deus, o Seu plano‚ bem como as nossas diferentes comunidades e suas necessidades. A situaèäo perfeita para ouvir do Céu, escrever tudo e passar para os nossos rebanhos em todos os lugares!

27. De modo que eu realmente nunca encontrei o chamado da minha vida até nos afastarmos dos nossos preciosos filhos no Senhor, e comeèarmos a escrever Cartas! Era esse verdadeiramente o meu chamado‚ e aquilo para o qual o Senhor me designou e determinou jâ desde o princípio — escrever Cartas para alimentar e guiar os Seus filhos!

28. Graèas a Deus que a querida Maria era uma boa serva täo diligente e fiel que queria certificar-se de näo perder nada, e ela anotava cada palavrinha que o Senhor nos dava! Sô Deus sabia o que Ele ia fazer comigo e conosco, e sô Ele sabia o que eu precisava. Ele näo sô fez Maria sob medida‚ da maneira que eu a queria, mas também como Ele queria, da maneira que ela precisava ser para o trabalho que Ele queria que fosse feito!

29. No comeèo, antes de termos gravadores, ela taquigrafou todas as primeiras Cartas, principalmente as revelaèöes recebidas no meio da noite, e às vezes até escrevia tudo no escuro. Eu sempre me surpreendia quando acordava de manhä e ela dizia: "Você se lembra do que aconteceu ontem à noite?" Eu dizia: “O quê? Näo aconteceu nada, dormi muito bem a noite toda!” Mas recebi algumas das mais lindas profecias no meio da noite, sem nem estar ciente do que estava acontecendo! Eu estava totalmente inconsciente! Acho que essa era a única maneira do Senhor Se comunicar comigo: quando eu estava inconsciente!

30. E se a querida e fiel Maria näo tivesse escrito tudo vocês jamais teriam recebido, e nunca nenhum de nôs teria sabido! Ela me lembra o versículo: “Ela näo deixa nenhuma palavra cair em terra!” (1Sam.3:19.) Mais fiel com a Palavra do que ela näo hâ, e é por isso que vocês me têm, e têm as Palavras do Senhor e a Família, por causa dela. Ela é quem estâ por trâs de tudo, sempre me inspirando e empurrando! Se eu sou alguma coisa hoje vocês podem agradecer a ela por ter sido a ferramenta e o pescoèo que vira a cabeèa — o poder por detrâs do trono! É claro que é tudo o Senhor, mas Ele usou a Maria para fazer com que tudo isso acontecesse!

31. Para vocês terem uma idéia‚ antes dessa época, eu nunca tinha realmente escrito nada! Mas vi que os jovens realmente precisavam de algo para ter em mäos que os ajudasse a entender a verdade que estava na Bíblia, mas que eles näo conseguiam entender.

32. Com toda certeza eu jamais esperei ser um profeta — eu jamais planejei ser um profeta! Acho que nunca quis ser um profeta, eu jamais quis ter tal responsabilidade. E com toda certeza näo pedi por isso! Mas Deus finalmente teve que fazê-lo de maneira sobrenatural, quase que forèando a profecia através de mim para me dar a verdadeira âgua da vida para hoje! Ele quase me forèou a escrever o que precisava ser escrito, e para me mostrar que sô a Bíblia näo era suficiente!

33. Além disso, para a maioria dos jovens hoje em dia a Bíblia é um livro antigo e até mesmo com uma linguagem antiga, e eles näo conseguem sequer entender o inglês arcaico e as expressöes diferentes. Eles näo entendem nada sobre ela nem sua histôria. Näo conseguem entender a Bíblia, mas conseguem entender as minhas Cartas! Entäo é para isso que estou aqui: para falar a língua desta geraèäo moderna, e revelar–lhes a verdade de Deus que eles näo receberam na Bíblia porque antes de mais nada eles näo acreditavam nela — ou näo conseguiam entendê-la, mesmo que a lessem! De modo que Deus teve que lhes enviar um profeta moderno para lhes dar a Sua Palavra moderna para que pudessem entendê-la e acreditar. Alguém para explicar-lhes como aplicar a Bíblia às suas vidas hoje!

34. É claro que a maioria das igrejas hoje em dia rejeita totalmente quaisquer novas profecias ou revelaèöes de Deus! Isso por causa de alguns versículos no Apocalipse que falam sobre näo acrescentar nada nem tirar nada da palavra "desta profecia" — a profecia de Joäo no Livro do Apocalipse. Interpretam isso mal e excluem completamente toda a profecia — toda a interpretaèäo ou quaisquer mensagens de Deus, e infelizmente chegaram à conclusäo de que Deus näo fala mais. Bem, um Deus assim seria um Deus morto!

35. Eu me lembro de algumas pessoas nas igrejas que diziam: “Ah, se näo estâ na Bíblia eu näo acredito! Você näo pode fundamentar coisas sô em sonhos, visöes e revelaèöes, tem que ser as Escrituras!” Olha, eu me pergunto o que elas achavam daqueles sonhos, visöes, revelaèöes, mensagens e criaturas angélicas e tudo o mais que hâ na Bíblia? Como acham que temos hoje a Bíblia? É tudo fruto de revelaèäo apôs revelaèäo, visäo apôs visäo — sonhos, visöes e revelaèöes!

36. Além do mais‚ estamos organizando uma cultura totalmente nova! E jâ que näo estamos sô morando em tendas como Moisés e os antigos filhos de Israel, näo posso lhes dizer para simplesmente lerem sobre como eles agiram. Näo posso lhes dar uma Bíblia e dizer: "Aqui explica como organizar e governar a sua comunidade!" Näo posso lhes dar uma Bíblia e dizer: “Pronto, leiam e entendam toda esta profecia do Tempo do Fim!” Ia levar uma vida inteira para estudar isso, e vocês simplesmente näo têm tempo!

37. Graèas a Deus que Ele estâ vivo, estâ bem e ainda fala hoje em dia! E reparei que o Senhor unge e fala de acordo com a necessidade. No decorrer destes anos Ele jâ nos deu inumerâveis revelaèöes maravilhosas‚ profecias, poesia, e mil tipos de coisas inspiradoras para nos encorajar‚ alimentar e manter-nos seguindo adiante. Mas em outras ocasiöes nossas Cartas foram em sua maioria instruèöes e ensinamentos prâticos, principalmente quando precisâvamos de nos reorganizar, ou aprender algo sobre administraèäo, mudanèa de métodos‚ etc.

38. Eu näo mereèo mérito algum, a näo ser o fato de que simplesmente estou aqui para obedecer e fazer o que Deus me pede — e nem mesmo mereèo mérito nenhum por isso, porque tenho medo de näo fazer o que Deus me pede! Na verdade, a única coisa que um profeta tem que fazer é simplesmente ser um mensageiro e dar o que o Senhor disse e mostrou. De maneira que às vezes acho que tenho o trabalho mais fâcil na Família inteira! Sô tenho que ficar sentado, e assistir a visöes, imagens e sonhos — os filmes de Deus — e depois contar-lhes tudo a respeito!

39. Eu näo sou nada, realmente a näo ser um instrumento, nada a näo ser um canal‚ nada a näo ser a Sua voz, de modo que näo tenho que me preocupar com o que sou ou quem sou‚ nem no que as pessoas pensam que sou, nem nada! O homem de Deus näo passa de uma mâquina de telefotografia e teletipo, como as que os meios de comunicaèäo usam, nas quais recebem as últimas notícias em palavras e imagens! Eu näo passo disso, sou o meio de comunicaèöes de Deus: Ele manda as imagens e as palavras quando liga a minha chave no meu comprimento de onda e eu‚ a Sua maquininha, simplesmente me mexo e passo adiante para vocês! É täo simples assim, e täo fâcil assim, por mais incrível que pareèa!

40. E apesar de ser um pouco difícil até mesmo para eu entender algumas coisas que Deus me deu, e algumas delas obviamente terem ofendido quem näo estava interessado em entendê-las, garanto a vocês que elas säo do Senhor, e como vocês podem ver, Deus sempre as cumpriu, elas estäo dando bom fruto, e eu näo tenho nenhuma razäo para deixar de acreditar que Ele continuarâ a cumpri-las e continuarâ a fazer com que dêem um fruto täo bom. Eu confesso que algumas das coisas que o Senhor disse nos surpreenderam e quase nos assustaram, mas eu imediatamente sempre peèo para Deus nos dar versículos que confirmem a sua autenticidade, e Ele nunca Se negou a me ajudar a encontrar tais confirmaèöes em Sua Palavra.

41. Entäo devo dizer, como Martinho Lutero, que: “Säo verdadeiramente escritos meus, näo posso negar! De modo que aqui fico eu, firme pela graèa de Deus, näo tenho outra escolha!” Eu näo posso negar que o Senhor falou, pois isso seria negar a verdade, negar o Senhor e o Seu Espírito, mas me parece que as nossas palavras têm funcionado‚ e ainda estäo funcionando, e espero que elas continuem funcionando até Jesus voltar! Louvado seja o Senhor!

42. Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis!” (Mat.7:20.) E eu realmente acredito que os nossos filhos e nosso bom fruto em todo o mundo säo prova suficiente de que nôs e as nossas Palavras säo de Deus, e que somos uma ârvore boa dando bom fruto. E os nossos frutos näo säo sô os bilhöes que foram alcanèados com o Evangelho, nem mesmo os muitos milhöes de almas ganhas pessoalmente para Jesus, mas também os muitos milhares que foram mudados radicalmente — pessoas cujo estilo de vida mudou, suas vidas mudaram completamente em relaèäo ao que eram, pessoas 100% novas em Jesus Cristo‚ pessoas que renunciaram a tudo para seguirem Jesus e alcanèarem outros com o Seu amor!

43. Deus escolheu para si um povo! Ele criou para si um povo que näo era povo (1Ped. 2:9,10), e estâ conquistando o mundo com aqueles que eram a escôria da Terra! Nôs näo nos engrandecemos, näo somos nada! Mas Deus fez com que aumentâssemos, nos fortaleceu, prosperou e nos deu muitas almas!

44. As Suas Palavras que operam maravilhas têm realizado maravilhas por todo o mundo! E nôs sabemos que esta obra é de Deus, pois “se fosse de homens se desfaria. Mas, como é de Deus, ninguém foi capaz de desfazê-la!” (Atos 5:38,39.) Até o ponto em que somos atualmente o grupo missionârio mais radical, mais revolucionârio, entusiasmado‚ com mais râpido crescimento e o que salva mais almas no mundo! Näo sô membros de igreja, mas missionârios em fogo e ganhadores de almas para o Senhor! Louvado seja Deus!

45. Nôs continuamos a seguir adiante para a nossa meta de alcanèarmos a terra inteira com a mensagem do seu amor, e estamos nos aproximando cada dia mais dessa meta! Graèas a Deus! Nôs somos uma Família, um Reino e um redil com um Pastor, e nosso bandinho de apenas uns poucos milhares de pessoas que renunciaram a tudo, soldados totalmente dedicados de todo coraèäo que estäo marchando unidos, tiveram e continuam tendo um maior impacto no mundo do que todas as igrejas desunidas‚ mornas e inativas do mundo juntas!

46. Deus sempre trabalhou através de algum líder escolhido, um pastor com um redil, sempre que Ele conseguiu reunir todas as Suas ovelhas para O obedecerem e seguirem! Todos os passos de Deus através dos tempos e na Bíblia que foram bem sucedidos, foram liderados pelo homem escolhido por Deus para àquela hora e propôsito. Você acredita nisso? Ora‚ basta ler a Bíblia e a histôria da Igreja, e verâ que é verdade! E é assim que säo as coisas! É assim que Deus trabalha! Glôria ao Senhor! Você estâ comigo? — Entäo vamos lâ! Vamos conquistar o mundo por Jesus! Deus abenèoe vocês! Eu amo vocês!

Versículos sobre David:

47. Os seguintes versículos bíblicos foram escritos muitos anos apôs a morte do antigo Rei Davi, e estäo sendo cumpridos atualmente em David e seus filhos, nestes Últimos Dias!

48. “Porque assim diz o Senhor Jeovâ: Eis que Eu, Eu mesmo, procurarei as Minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que estâ no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as Minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia da nuvem e da escuridäo. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei.

49. E levantarei sobre elas um sô pastor, e ele as apascentarâ; o Meu servo David é que as hâ de apascentar; ele lhes servirâ de pastor. E Eu, o Senhor‚ lhes serei por Deus, e o Meu servo David serâ príncipe no meio delas; Eu, o Senhor‚ o disse. Vôs, pois, ô ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto: homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeovâ” (Eze. 34:11‚12,16, 23,24,31).

50. “Depois tornaräo os filhos de Israel, e buscaräo ao Senhor seu Deus, e a David, seu rei; e temeräo ao Senhor, e à Sua bondade, no fim dos dias. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e sereis prosperados” (Oséias 3:5; 2Crõnicas 20:20) (CdM 1962:1-2, 4-32‚ 36-43, 46-53‚ 55-56; PCD 8).

DAVID! (CdM 77)

51. Muitas vezes, Deus gosta de dizer-lhe quem você é e ajudâ_lo a apreciar o que você é, mesmo antes de deixâ-lo saber o que você vai fazer. Ele fez isso com a maioria dos Seus profetas‚ reis e grandes homens da Bíblia, inclusive alguns dos reis seculares, como Ciro, a quem deu o nome centenas de anos antes de ter nascido, e disse o que ele ia fazer! (Isa.44:28.)

52. Minha mäe tinha me dedicado ao Senhor antes de eu nascer e pediu um nome. O nome que o Senhor deu para mim foi — David! Fui criado na doutrina e na admoestaèäo do Senhor‚ e servi o Senhor, havendo recebido dEle, mesmo antes de nascer, a incumbência de servi-lO!

53. Eu sempre senti, a minha vida inteira‚ que o Senhor tinha alguma coisa bem grande e importante para eu fazer, e foi por isso que fiquei täo desencorajado quando, depois de 50 anos, ainda näo sabia o que Ele queria que eu fizesse. Mas a maioria dos grandes homens e herôis da Bíblia sô descobriram o trabalho da sua vida jâ em uma idade avanèada. Parecia que eu näo tinha realizado muita coisa, e onde estava aquele trabalho importante? Onde estava o verdadeiro profeta de Deus? O ardoroso evangelista? Mas nunca imaginei o que Deus ia fazer comigo! Tinha tentado todos os meios de levar o Evangelho às multidöes — desde música a filmes, e ainda näo conseguia saber o que Deus queria para mim, qual era o trabalho da minha vida! Aprendi bastante andando por aí, tentando servir ao Senhor. Estou surpreso com a quantidade de coisas nas quais o Senhor me deu experiência! Näo sei muito sobre elas, mais sei um pouquinho sobre muitas coisas. Deus me preparou todos aqueles anos para algo que nem eu mesmo sabia que ia fazer!

54. E à medida que o tempo foi se aproximando, ele comeèou a nos dar alguns sinais e advertências de que deveríamos nos preparar — estava prestes a acontecer! O primeiro sinal notâvel foi a mensagem de Jeremias, que nos foi revelada em dezembro de 1961, quando eu estava muito doente. Deus disse que essa seria nossa mensagem de agora em diante — a mensagem de advertência do dia do juízo, do Tempo do Fim!

55. Deus comeèou a falar e nos disse que íamos fazer algo importante, algo fora do comum! Entäo, naquele último ano, depois que terminou o meu trabalho de Evangelizaèäo na TV da naèäo inteira, eu estava sem emprego, quase sem dinheiro, desempregado e me perguntando o que fazer para o Senhor, com quase 50 anos de idade, aparentemente decepcionado e derrotado! E simplesmente decidimos comeèar tudo de novo, como tínhamos feito no início com nossa familiazinha, agora jâ de adolescentes, comeèar a pregar o Evangelho na estrada novamente. Parecia que íamos comeèar tudo de novo, como tínhamos feito quando as crianèas eram pequenas, vivendo por fé e testificando onde quer que fõssemos!

56. Em 1967, a Avô se juntou à equipe. Por meio dela, Deus comeèou a nos ensinar a näo dar um passo sem ordens‚ a ouvir explícita e especificamente a prôpria voz de Deus e a fazer exatamente o que Ele dizia, ainda que parecesse a maior idiotice!

57. E sempre funcionou quando obedecemos! Um ano inteiro de milhares de quilõmetros de milagres viajando com a Avô. O Senhor até nos deu o nome das cidades e países para onde devíamos ir e nos disse como devíamos viajar — simplesmente nos ensinando a aprender, a escutar e a obedecer à voz do Espírito — e Deus fazia o resto! Quantas vezes‚ na Bíblia, o Senhor disse aos Seus profetas para fazerem coisas loucas e até contraditôrias, sô para testâ_los e ver se eles acreditavam nEle!

58. O Senhor também profetizou para onde deveríamos ir, de lâ; quando voltâssemos das Ilhas do Sol Nascente (Índias Ocidentais), tínhamos que ir para a Terra do Sol Poente (Califôrnia). Lâ nos seria dito o que iríamos fazer depois!

59. No caminho para lâ, naquele veräo, paramos no rancho do Texas por algumas semanas. Enquanto estâvamos lâ, uma profetiza de Deus, bem conhecida, ficou täo entusiasmada com uma profecia que o Senhor lhe deu sobre nôs, que foi de carro até o Texas (da Flôrida), para nos contar. A essa altura, estâvamos quase nas últimas, quase duros e tínhamos renunciado a tudo — saído sem saber para onde íamos — seguindo um fragmento da clâusula de uma profecia: “Sairâs para a Terra do Sol Poente, e lâ te serâ dito o que farâs!” Mas se näo tivéssemos obedecido, Deus nunca teria realizado o que realizou! Tivemos que obedecer a cada coisinha exatamente como Ele nos disse!

60. Aquela querida irmä estava täo entusiasmada que disse: "Irmäo David, irmäo David, Deus me deu isto, e disse que eu deveria vir correndo lhe contar, que era sobre você!" Ela estava täo convencida de que era de Deus, e que ia se cumprir em nôs, que fez uma viagem de carro (mais de 2.000 quilõmetros), para nos contar! E adivinhem o que era? Ezequiel 34!

61. Bem‚ pensei, que legal! O Senhor até escolheu uma passagem com o meu nome, e aplicou_a a mim! Ele pegou uma passagem que falava sobre um Davi! Eu nunca imaginei que Ele pudesse estar verdadeiramente falando sobre mim pessoalmente naquela passagem! Achei que Deus estava aplicando aquilo a nôs e à família para nos encorajar‚ mas você nunca poderia ter me convencido, por mais imaginaèäo que eu tivesse, que era sobre nôs que Deus estava falando! Que Ele, na verdade, deu aquela profecia originalmente para vocês e para mim, sobre o que Deus ia realizar através de nôs!

62. Apesar disso, logo depois dessa profecia fomos para a Califôrnia, para visitar a Avô, atingindo o ponto mais baixo de toda a nossa vida, — sem aberturas, sem reuniöes, sem dinheiro! A Cidade do Sistema recusou este grupinho de cavaleiros e guerreiros maltrapilhos, e nôs seguimos, desencorajados, no nosso caminho! Foi lâ, na Califôrnia, que Deus nos deu o Salmo 68, e nos disse que era sobre nôs, o que, naquela ocasiäo, realmente parecia grandioso demais para nossa familiazinha!

63. Mas agora nossa família näo é mais täo pequena! Vocês säo o cumprimento disso — a prova — os frutos disso! Pelos seus frutos os conhecereis! Vocês säo a prova de que isso é verdade, e vocês säo isso, säo eles e säo aqueles de quem o Senhor falou, tanto no Salmo 68 quanto em Ezequiel 34, e em muitas outras revelaèöes que Ele nos deu! E agora‚ pela primeira vez, vou lhes dizer o que acho de Ezequiel 34! A noite passada, o Senhor me disse o que Ele pensava sobre isso, e nôs recebemos uma confirmaèäo diretamente de Sua prôpria boca!

64. Tudo foi uma repreensäo do Senhor, por eu negar a Sua Palavra, duvidar dela e a desafiar! Despertou_me no meio da noite, e foi assim:

65.Por que você nega o seu nome David e duvida que fui Eu que lhe dei? Por que me desafia por tê-lo feito assim? Você duvidou de que Eu fosse capaz de fazê_lo, como Sara, que riu quando Eu lhe disse que, em sua idade avanèada, ela daria à luz um filho. Eu o fiz Meu Moisés e Meu Davi! Eu fiz de você um novo vaso. Eu o quebrei completamente, destruí o antigo vaso que era e fiz de ti um vaso totalmente novo! O antigo näo vive mais‚ porque você é uma nova criaèäo!

66. Estou desapontado contigo, por sua descrenèa! Por que você ri da criaèäo de Deus?

67. O homem näo pensa como Deus, pois olha a aparência‚ mais o Senhor vê o coraèäo. Eu humilho e Eu exalto. Eu proponho e Eu disponho!

68. Näo cabe a você perguntar se eles acreditaräo ou näo. A você cabe apenas obedecer. Eles olham para você como Davi do passado — como Moisés!

69. Pois fui Eu que o fiz e o chamei pelo seu nome, mesmo para a geraèäo das geraèöes. O chamei pelo seu nome antes de ser formado no ventre, e fiz com que sua mäe lhe chamasse pelo seu nome, David, para que se cumprisse aquilo que falei pelos Meus profetas!

70. Quem é você para duvidar da vontade de Deus? Você é minha saliva no chäo, pelo que o formei do barro, para que fosse feito num vaso melhor — näo da âgua e do sangue de sua mäe, mas da saliva e do barro de Deus, como o vaso que criei para a glôria de Deus! (Era como se o Senhor estivesse cuspindo no meu rosto: “Você näo é nada”. Negâ_lo seria desafiar o Senhor. Qualquer partícula de ego era muito repugnante para o Senhor, como se eu näo tivesse nada a ver com isso! Eu näo tinha nada a ver com isso; näo era da minha conta!)

71. Assim lhe fiz! Quem é você para duvidar de que Eu o quebrei e criei à Minha prôpria imagem, para ser aquele David que no passado Eu predisse! Acautele_se, para que näo seja achado lutando contra Deus e contra a vontade de Deus, e contra o Espírito que lhe dei!

72. Cesse agora suas palavras e suas dúvidas, e crê, pois para Deus nada é impossível, e todas as coisas säo possíveis àquele que crê. Cesse com os Seus orgulhosos esforèos de remover a Luz de Israel!

73. Porque assim serâ‚ e mais ainda também, segundo Eu disse. Pois você é Minha criaèäo e a obra de Minhas mäos. Näo cabe-lhe duvidar da obra de seu Criador! Assim como Davi näo foi nada mais do que um homem que até mentiu‚ com fraca carne, desprezível — assim você é para Mim — assim é Sua carne para Mim! Pois nisto Me gloriarei: näo nas obras da carne, mais na criaèäo de Meu Espírito, para que seja notôrio que Eu lhe fiz, que o chamei pelo seu nome, lhe criei e predisse. Você é aquele Davi de quem falei‚ através de Suas ovelhas, para ser a Luz de Israel!

74. Pelo Meu Espírito, toquei a sua harpa. Minhas notas o despertaram e Eu disse: ‘Vem, levante_se e rogue pelos Meus Filhos e Meu povo de Israel! David, desperte e vem, como que do sono, a fim de salvar Meus Filhos de Israel!’

75. Escreva todas estas coisas num livro! Escreva isto num livro, em muitos livros (publicaèöes), e em um pergaminho para enviar a todos, para que saibam que fui Eu quem o fez, e näo você mesmo. Fui Eu quem fiz com que essas coisas fossem escritas num livro, para serem lidas!

76. Assim como aconteceu com meu servo Moisés, tenho lidado contigo — inclusive face a face e boca a boca Eu falei contigo. Como fiz com Meu servo David‚ fiz contigo também!

77. Eu perdõo sua descrenèa. Eu lhe darei fé! Precisa guiar o Meu povo, como Moisés. Você é como a voz de Deus para eles.

78. Por que duvida? Näo sabe que Eu sô tenho que falar a Palavra, e é feito? Pois coloquei sobre você essa cruz. De Minha semente‚ viräo pequeninos. Até Sua descendência crescerâ, e todas as geraèöes lhe chamaräo abenèoado. Sua descendência lhe chamarâ abenèoado. Pois a Palavra do Senhor foi falada, e Eu o disse!

79. Cesse agora de duvidar e de temer, e confie em Mim. Seja feito como tenho dito! Veja agora, como o virei e o fiz despertar de seu sono. Eu o virei pelo Meu Espírito. Minha Palavra dentro de você é como algo amargo em seu estõmago e Meu vinho é como o meu Espírito, para libertar a sua língua. Mais ainda do que o leite da mäe é para o bebê sedento, Eu sou para você. Portanto, cesse agora as suas queixas contra Mim! Assim como disse que receberâ o leite materno de Minha Palavra, receba-o.

80. Você o darâ, portanto, a muitos. Pois säo as Minhas Palavras‚ quer queira quer näo, quer sejam doces, quer sejam amargas. Eu disse que falarâ como um pai a seus filhos. Tampouco cabe-lhe duvidar da vontade do seu Deus!

81. Porque a Sua fé serâ como a fé de David, e a forèa deles serâ como a forèa dos homens de David! E te mergulharâ na batalha com eles e sairâ vitorioso. Lutarâ como que com a forèa do Senhor, seu Deus, e ferirâ o couro cabeludo do Inimigo, pelo poder do Espírito de Deus. Eles o seguiräo como ovelhas aonde quer que vâ.

82. Pois lhe serâ feito como Eu falei. Volte_se agora em sua cama, e repouse. Eu o abenèoarei! Entäo, por que duvida? Você é o menor entre muitos irmäos — da prôpria terra na qual cuspi!

83. Mas eu o beijei! Eu o beijei, David, e trouxe_lhe à vida‚ e Meu amor lhe chamou David: o amado de Deus! Por essa razäo fiz com que sua mäe o chamasse assim! Moisés é David — assim como a sua boca é a Minha Palavra! (CdM 77:1-34, PCD 4.)

“Ezequiel 34! — Agora Cumprido!” (CdM 1335)

84. A primeira vez que recebemos uma passagem foi quando uma querida irmä no Senhor, a qual nos conhecia e amava‚ a recebeu, e o Senhor disse-lhe que era para nôs, que se aplicava a nôs pessoalmente e ao nosso futuro ministério.

85. Naquele momento nôs näo a compreendíamos realmente! Compreendíamos parcialmente, e tentâvamos ver como podia aplicar–se a nôs e mais ou menos encaixar na nossa situaèäo. Mas nem sonhava que sentido muito mais profundo‚ maior e com maior alcance teria. Que‚ na verdade, prediz o ministério que íamos ter no futuro, e que literalmente se referia a nôs pessoalmente, uma profecia literal que predizia o que Deus ia fazer com vocês nestes últimos dias, nesta última grande e importante geraèäo!

86. Ezequiel 34: “E veio a mim a Palavra do Senhor dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Näo apascentaräo os pastores as ovelhas?” Esta Revoluèäo realmente comeèou na noite em que declaramos guerra contra as igrejas‚ contra a educaèäo e contra o egoísta Sistema capitalista amaldièoado por Deus! (Ver CdM 1336.)

87. O nosso primeiro ataque foi contra os falsos pastores! Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Näo apascentaräo os pastores as ovelhas? Comeis a gordura e vos vestis de lä. Degolais o cevado, mas näo apascentais as ovelhas. A fraca näo fortaleceste. ...

88. Assim se espalharam, por näo haver pastor!” Como ovelhas errantes! Nunca esquecerei essa noite! (Choro e línguas) Enquanto eu vagueava por aquelas ruas de Huntington Beach, disfarèado como um velho hippie e antigo beatnik, para ver o que se passava, meu coraèäo quebrou e eu chorei por aqueles garotos! O Senhor chamou dizendo: “Eles näo tem pastor!” — Quase me matou de susto!

89. “Portanto, ô pastores, ouvi a Palavra do Senhor! Eis que eu estou contra os pastores‚ e demandarei as Minhas ovelhas da sua mäo!” Vou responsabilizar vocês por estas pobres ovelhas desgarradas que andam errantes pela face da Terra!

90. “E demandarei as Minhas ovelhas da sua mäo, e eles deixaräo de apascentar as ovelhas.” Ele vai afastar esses pastores para onde nem sequer conseguiräo apascentar mais as ovelhas! “Nem se apascentaräo mais a si mesmos!” Näo estaräo mais por perto! “E livrarei as Minhas ovelhas da sua boca, e näo lhes serviräo mais de pasto.”

91. As igrejas os têm devorado; as feras da educaèäo os têm devorado, as feras do comercialismo‚ os têm devorado! Os cäes da guerra até tem devorado a sua carne! Que Deus os amaldièoe! Isto me faz ficar täo furioso! E se me enfurece, podem imaginar como deixa Deus encolerizado!

92. “Porque assim diz o Senhor Deus: eis que Eu, eu mesmo, procurarei as Minhas ovelhas e as buscarei.” Aleluia! Conheèo uma outra passagem onde o Senhor diz que enviarâ buscadores a encontrar as Suas ovelhas! (Jer. 16:16.) Esses somos nôs! Näo é mesmo lindo?

93. “Eis que Eu, Eu mesmo, procurarei as Minhas ovelhas e as buscarei. Como um pastor busca o seu rebanho, no dia em que estâ no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as Minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas‚ no dia da nuvem e da escuridäo.

94. “E as tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países!” Ele os tirou do Sistema, nos tirou do mau caminho, tirou-nos dos países deste mundo! “E as tirarei à sua terra.” Deus nos disse que íamos ser uma Nova Naèäo, näo um país físico, mas um novo país, um país espiritual.

95. “Em bons pastos a apascentarei”, näo apenas espiritualmente, mas até mesmo fisicamente, louvado seja o Senhor! “E nos altos montes de Israel serâ a sua malhada.” “Ali se deitaräo numa boa malhada, e pastaräo em pastos gordos, nos montes de Israel. Eu apascentarei as Minhas ovelhas, e Eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer....

96. E levantarei sobre elas um sô pastor, e ele as apascentarâ: o meu servo David é que as hâ de apascentar.” Que me dizem disto! Puxa! Näo é mesmo incrível! Eu nem sequer sonhava que pudesse estar se referindo a mim! Bom‚ na altura em que o recebi e quando a nossa querida irmä me disse que era para mim, eu disse: “Ah, sim. Aqui estâ a minha pequena família e o irmäo Josh, e sim, eu sou o pastor deste rebanhozinho, e confiarei que o Senhor me ajudarâ a apascentâ-los.”

97. Eu nunca sonhei que ia ser um rebanho täo grande! Mas Ele referia–se a um rebanho muito maior do que apenas a minha pequena familiazinha. “O meu servo Davi é que as hâ de apascentar; ele lhes servirâ de pastor.” E Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo David serâ príncipe no meio delas; Eu, o Senhor, o disse. E farei com elas um concerto de paz, e acabarei com a besta ruim da terra.”

98. “E habitaräo no deserto seguramente, e dormiräo nos bosques. E a elas, e aos lugares ao redor do Meu outeiro‚ Eu porei por bênèäo.” Ele vai fazer de nôs uma bênèäo! “Ao redor do Meu outeiro!” é simbôlico de uma potência ou naèäo. Nas profecias, os outeiros e as montanhas quase sempre representam naèöes. Nôs somos apenas um pequenino outeiro‚ mas Ele vai fazer com que todos os lugares ao nosso redor sejam uma bênèäo.

99. “E farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênèäo seräo.” Louvado seja o Senhor! Nôs jâ as temos desfrutado, amém? “E as ârvores do campo daräo o seu fruto, e a Terra darâ a sua novidade, e estaräo seguras na sua terra.”

100. “E saberäo que Eu sou o Senhor, quando Eu quebrar as varas do seu jugo.” “E as livrar da mäo dos que se serviam delas.” “E näo serviräo mais de rapina aos gentios e a besta-fera da terra nunca mais as comerâ: e habitaräo seguramente, e ninguém haverâ que as espante.” Louvado seja Deus!

101. “Saberäo‚ porém que Eu, o Senhor, seu Deus‚ estou com elas, e que elas säo o Meu povo, a casa de Israel” a verdadeira casa, vocês “disse o Senhor Deus!” “Vôs, pois, ô ovelhinhas Minhas, ovelhas do Meu pasto, homens sois, mas Eu sou o seu Deus, diz o Senhor Deus.” Glôria ao Senhor? Aleluia! Amém, obrigado, Senhor! Vocês acreditam nisto? Obrigado, Jesus! Mas porque é que näo ficam empolgados? Pensem no que lhes disse o Senhor!

102. (Línguas e profecia:) “Da mesma forma que Joäo Batista veio no espírito e poder de Elias, da mesma forma que Eu disse ‘Eis que Eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor,’ da mesma forma que Eu disse que enviaria David no espírito e poder de Davi, Meu servo: da mesma forma Eu o fiz, disse o Senhor!” (Mal. 4:5)

103. (David ora:) Nôs näo fizemos coisa alguma‚ Senhor, foi Você quem fez tudo. Obrigado Senhor por cumprir esta profecia! Obrigado Senhor por como a cumpriu e por ainda a estar cumprindo, e por como continuarâ cumprindo-a, Senhor!

104. (Profecia:) “Eu fundo juntamente o meu Moisés e o meu David; no volume do livro estâ escrito sobre eles, e assim tenho feito.” Aleluia! Obrigado, Jesus. “E assim manterei a Minha palavra e cumprirei tudo o que hoje prometi, porque Eu sou o seu Deus!” (CdM 1335:1-4, 8, 10-16, 18-26, PCD 1).

As Profecias de David! — da Bíblia (CdM 1642)

105. Muito poucos profetas na Bíblia tiveram o seu aparecimento predito. O Senhor näo profetizou a vinda de muitos profetas‚ por isso aqueles que Ele predisse devem ser muito importantes; para encorajar as pessoas em tempos muito difíceis!

106. Mas eu realmente penso que Ele devia ter-me em mente em muitos destes versículos proféticos sobre David, e acho que em muitas delas Ele estava falando especificamente de mim‚ porque näo seria possível aplicâ–los ao antigo Rei Davi e nem poderiam ser aplicadas a Jesus, que é a maneira como a igreja tenta interpretâ-los todos. Portanto, este David foi um verdadeiro mistério durante milhares de anos e eles näo conseguiam antever um futuro Rei Davi nos Últimos Dias. Mas o prôprio Senhor falou e o aplicou e de tal maneira em certas profecias que näo era possível que estivessem se referindo ao antigo Rei Davi ou a Jesus porque muitas dessas profecias foram feitas muito depois do antigo Rei Davi ter morrido; eram sobre um futuro Davi.

107. Jesus tinha um lugar único como o Filho unigênito de Deus, o Salvador e o Messias‚ e näo hâ razäo para Deus falar dEle como sendo Davi quando jâ tinha havido um Davi, o antigo Rei Davi, e ia vir outro Rei Davi. As Escrituras falam expressamente de Davi no Fim dos Dias‚ nos Últimos Dias, que no Fim dos Dias Ele levantaria este rei. (Os.3:5.)

108. O prôprio Deus me deu o nome ainda no ventre da minha mäe, me encheu com o Espírito desde o ventre da minha mäe e o confirmou através daqueles três profetas diferentes em três lugares diferentes, homens que nem sequer sabiam quem eu era, os quais impuseram as mäos sobre mim e profetizaram essa profecia da Igreja de Filadélfia sobre Davi, e se a profecia de Filadélfia näo é sô simbôlica desse tipo de igreja mas também de uma igreja do Fim dos Dias, entäo teria de ser um Davi do Tempo do Fim (Apoc.3:7–13).

109. Imaginem! Isso foi uma profecia dada depois de Jesus ter vindo e ido, e o antigo Rei Davi hâ muito que tinha surgido e partido! Por isso, como é que poderia se aplicar a qualquer um deles?

110. A primeira profecia sobre Davi dada por Moisés em Deuteronõmio näo dizia que era Jesus ou o Messias nem o Filho de Deus, mas disse: “E Eu lhes suscitarei um profeta do meio dos seus irmäos, como tu”‚ disse ele, noutras palavras, como Moisés, um homem comum e näo o Filho de Deus‚ näo Jesus (Deut.18:15,18). O antigo Rei Davi näo viveu no Fim dos Dias em absolutamente nenhuma acessäo da palavra, por isso näo seria possível que fosse esse Rei Davi.

111. Que eu saiba, nenhum dos recentes homens de Deus afirmou ser David ou Moisés! Porque é que mais ninguém jamais afirmou ser este misterioso David? Glôria ao Senhor! Aleluia! Obrigado Jesus! Porque Ele reservou isso para nôs! Pensem sô nisso! Ele reservou esse nome e o seu cumprimento para nôs.

112. Era difícil de acreditar nelas assim as recebi, antes de eu ver quaisquer sinais de qualquer cumprimento, mas agora sabemos, vimos o seu cumprimento diante dos nossos prôprios olhos, do quanto o Senhor tem feito através de nôs e que nôs temos cumprido essas profecias à letra ajuntando as Suas ovelhas dispersas, procurando-as e reunindo-as, e fazendo de mim um rei — profeta, sacerdote e rei para eles como foi Moisés.

113. Moisés e Davi foram os únicos homens de Deus na histôria que eram tanto profetas como sacerdotes e reis — eram as três coisas para o seu povo, e foi exatamente isso que o Senhor me chamou. Ele me chamou pelo nome de ambos, Moisés David! A maioria dos reis tinham profetas e sacerdotes, mas näo tentaram fazer todos os três trabalhos porque näo foram chamados para desempenhar os três papéis.

114. Outra coisa que me veio à cabeèa agora mesmo sobre a profecia de Filadélfia, é que o Senhor diz: “Näo deixes que ninguém tome a tua coroa” (v.11), como se estivesse falando com um rei! Bem‚ eu tive sem dúvida que ser um rei para o meu povo, para ajudar a dirigir os negôcios e os assuntos nacionais deles‚ mesmo quando eu näo queria. Eu sempre preferi ser simplesmente o seu profeta‚ receber e passar para vocês as Palavras do Senhor. Mas Ele também fez de mim seu rei, quer eu gostasse quer näo! — E quase todas estas profecias jâ estäo cumpridas, Obrigado Senhor! (CdM 1642; PCD 2.)

“O Chamamento de David!” (CdM 79)

115. Nunca vou esquecer aquela noite, quando estava lâ de pé, na escuridäo, dizendo a Deus que eu tinha feito o que Ele tinha me pedido; o que Ele queria que eu fizesse agora? E de repente Ele chamou a minha atenèäo para cima, em direèäo a uma luz vermelha piscando no topo de uma grande antena transmissora, dizendo: “Quero que você seja como aquela luz vermelha no topo da Minha Antena Transmissora, irradiando a Minha Mensagem de Advertência para o mundo!”

116. Perguntei a Deus em oraèäo o que Ele queria dizer, e Ele me disse para abrir a minha Bíblia e ler a primeira passagem em que os meus olhos caíssem! E foi o Chamamento de Ezequiel no capítulo 2 de Ezequiel!

117. E o Senhor me disse que essa também seria a minha mensagem, a nossa mensagem contra os que se dizem cristäos hoje em dia! “Eu te envio aos Filhos de Israel” — o povo de Deus, aqueles que deveriam ser a Sua Igreja‚ o Israel de Deus de ontem, as garrafas velhas, insolentes, duros de coraèäo e rebeldes contra o Senhor!

118. Quer eles ouèam agora quer näo, um dia se lembraräo de que nôs os advertimos a respeito do destino deles! Nôs näo devemos temê-los, ainda que sejam como espinhos e escorpiöes que nos picam‚ nos ferroam e nos perseguem, como fizeram com Ele!

119. Mas näo seja rebelde como eles! Obedeèa ao Senhor, e diga-lhes a verdade, mesmo que doa! A mensagem era de advertência e de pesar, e como acontece com muitas profecias, era doce ao paladar, mas nem sempre fâcil de digerir!

120. Ele nos põs por atalaia sobre a casa de Israel; portanto devemos ouvir as Suas Palavras, e avisâ-los da parte do Senhor! Se nôs os avisarmos, teremos livrado as nossas almas, mas se näo os avisarmos do seu caminho ímpio, o seu sangue da nossa mäo serâ requerido! Esta última é uma advertência de Deus para nôs, os Seus Profetas, de que é melhor näo Lhe falharmos, é melhor fazermos o trabalho, pois caso contrârio nôs mesmos nos sentiremos culpados da destruièäo deles quando Ele os destruir!

121. Nôs devemos ser como aquela luz vermelha Intermitente de advertência para o mundo, näo uma mera decoraèäo para algum templo, mas sim uma advertência sombria do sério perigo que estâ pela frente! Este foi o chamamento de Deus para mim pessoalmente, e para você depois de mim! Isto é o que temos que ser e fazer! E graèas a Deus, por Sua graèa é o que temos sido e o que estamos fazendo! Obedecemos ao Seu Chamamento e Ele o cumpriu através de nôs! Glôria ao Senhor! (CdM 79:1-7.)

“Um Salmo de David!” (CdM 152)

122. (Jesus fala:) Eu tive compaixäo desta geraèäo, e enviei-lhes um pastor‚ para que Me conheèam, e conhecer a Mim é a Vida Eterna. Pois eles têm fome de Mim e Me buscam tateando na escuridäo, e desejam ter a Verdade. Portanto, Eu lhes dei um pastor, que os guiarâ ao Redil do Verdadeiro Pastor. Ouviräo a Minha Voz através do Meu Servo David.

123. Atende e ouve portanto ao Meu Servo, pois este é aquele David sobre o qual falei, para a última geraèäo‚ o Profeta para esta era, aquele que levarâ os cordeiros em seu peito, e lhes darâ de mamar, e os acariciarâ e amamentarâ.

124. Estes säo os remanescentes de Israel, e seräo os últimos‚ sobre os quais os fins da Terra vieram. Estes säo os benditos sobre todas as geraèöes, nos quais se cumpriram todas as coisas que falei. Porque este é o cumprimento de todas as geraèöes para preparar o caminho do Senhor e endireitar as Suas veredas para a Sua vinda!

125. Estes säo aqueles de quem falei. E estes säo aqueles nos quais se cumpriram todas as Palavras dos Meus Profetas de todas as geraèöes. Estes säo os pequeninos, as ovelhas dos Meus pastos e o rebanho dos Meus redis, os quais sofreram mais que todas as geraèöes, e que correm atrâs do que Eu lhes darei.

126. Tu beijas as Palavras de David, e amas o mel que goteja de sua boca? Lambes cada gota, e mergulhas a tua língua nas doèuras, e acaricias teu estõmago com aquilo que vem da Minha boca de David? Entäo és sâbio, e portanto serâs alimentado e serâs acariciado e amamentado em Meu peito‚ pois o peito de David é o Meu peito‚ o qual Eu dei a esta geraèäo a quem amei!

127. Se desejares abrir bem a tua boca e receber, Eu te darei näo somente mel e doèura da Minha boca‚ mas te darei o vinho do Meu Espírito, e tu serâs entorpecido pela emoèäo dos Meus êxtases, se o receberes.

128. Darâs fruto para Mim? Produza os cordeiros de David, a fim de aumentar o seu rebanho e engrandecer o seu redil, a fim de que ele espalhe o seu redil por toda a Terra e para que a sua língua seja ouvida por muitas naèöes, e as suas Palavras ecoem por todo o mundo. Pois esta certamente é a semente de David: as Palavras da sua boca, que semeiam a verdade do Meu amor, e produzem o fruto de Minha boca e cordeirinhos para o Meu redil.

129. Toma o poder sobre as naèöes! Os reis certamente se inclinam diante de ti, e Eu certamente abro as portas de todas as naèöes da Terra, pois eles näo podem resistir ao poder do seu espírito, nem podem recusar o amor do seu coraèäo. Eles te receberäo em seu seio como aos cordeirinhos do Meu redil‚ e te alimentaräo, e os reis te serviräo e as rainhas te ministraräo, e tu sugarâs dos mamilos do Altíssimo!

130. E eis que também sofrerâs por Mim! Serâs também morto pelas Palavras de David e ferido por tudo o que Eu falei através dele! Mas no final triunfarâs sobre eles, pois eles seräo pô e cinzas sob os teus pés, pois reinarâs vitorioso sobre toda a Terra, e te esquecerâs dos anos passados‚ e te lembrarâs somente daquela que é chamada a gloriosa era dourada, que te dei, a era de todas as eras!

131. (Para Maria:) Milhares, sim, milhares e milhares‚ e dez mil vezes dez mil te olharäo e se regozijaräo, pois ouviräo as Palavras de tua caneta, que dei a Meu servo David, e eles atentaräo para fazer as coisas que tu escreves, e serâs um vaso estimado, exaltado em Minha Casa! Eu a honrei sobre todas as mulheres na casa de Meu servo David.

132. Oh, que vida Eu lhes dou através das Palavras de David! Oh‚ como beijam e regozijam e danèam com as Palavras de David! Pois ele é Meu servo, ele é Minha boca, ele é Minha voz, e ele é Meu coraèäo e Minha alma, pois ele tem Me dado, e receberâ do Meu Espírito sem medida! (CdM 152:7-17; PCD 5.)

“A Lei de Amor!”

— Mês de estudo de 2002

CM/FM 3424 Compilado em 8/02

“A Lei de Amor!” (CdM 302C)

1. Nôs somos a última Igreja! Somos a última Igreja de Deus‚ o último passo no progresso de Deus em direèäo à liberdade total para a Sua Igreja e a última chance de provar que pode ser confiada à Igreja final liberdade total nesta última geraèäo!

2. Cada era ou geraèäo da Igreja deu mais um passo, ou um passo novo, em direèäo à tal liberdade, desde as restrièöes rígidas da lei à liberdade total do amor através da graèa de Deus; dos simbolismos materiais e cerimonialismo automâtico às realidades espirituais e liberdade espiritual total — “os espíritos libertados de homens justos”!

3. “Pois onde estâ o Espírito do Senhor, aí hâ liberdade” — liberdade total e completa das restrièöes da lei a uma liberdade total e completa de vida e liberdade através do amor! É a liberadora lei de amor que dâ vida — näo a “letra da lei que mata”. ...

4. Pode lhe ser confiado vida, amor e liberdade totais e a liberdade total do espírito, ou você tem que ser mantido na gaiola da lei para os transgressores que säo regidos somente pelos seus desejos carnais e falta de amor? A resposta depende de você e se você consegue manter as regras do amor para desfrutar de tal liberdade que gera tamanha vida!

5. Como num casamento e em todas as outras relaèöes sociais entre as pessoas, as leis de amor de Deus ainda säo as mesmas:

1. É bom para o trabalho de Deus?

2. É bom para o corpo de Deus?

3. É bom para você? Glorifica o Senhor, o corpo de Deus e edifica a sua prôpria alma? Ajuda alguém e näo prejudica ninguém? Ajuda você ou alguém mais a fazer um melhor trabalho para o Senhor? Você precisa mesmo disso para o seu prôprio bem?

6. Essas säo perguntas que terâ que responder a si prôprio, a Deus e aos outros, e talvez precise de conselho para respondê-las.

7. "O amor näo prejudica o seu prôximo", pois “Amarâs o teu prôximo como a ti mesmo”: Esta é a Lei de Amor de Deus! “Faèa aos outros o que gostaria que eles lhe fizessem.” Contra tal amor, näo hâ lei.” Esta é a Lei de Amor do Senhor. Obedeèa-a e pode ter amorvida e liberdade totais no Senhor. Essas säo as condièöes de Deus.

8. Você estâ fazendo porque quer ajudar alguém altruísta e sacrificadamente, alguém que realmente precisa, e através disso pode demonstrar o amor de Deus à pessoa, ou por motivos egoístas e ilegalmente, näo em amor pelos outros e por Deus, mas meramente “para satisfazer seus prôprios desejos”?

9. Esta é a diferenèa entre a lascívia e o amor: a lascívia é meramente para a gratificaèäo do seu prôprio apetite egoísta e cobièoso‚ como comer uma refeièäo. Talvez precise dela, mas se estiver roubando-a de outra pessoa, e tirando a comida da boca dela para encher a sua, isso é desejo egoísta, näo amor! Mas se estiver tirando a comida da sua boca e dando sua prôpria refeièäo para satisfazer e alimentar outro que estâ faminto, morrendo de fome de amor, precisando disso desesperadamente e que talvez näo sobreviva sem isso, entäo é verdadeiro amor.

10. “Näo hâ amor maior do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” Portanto, devemos dar as nossas vidas pelos irmäos. Você estâ disposto a dar a sua vida — ou até mesmo a sua esposa — por um irmäo ou irmä necessitados?

11. Estâ disposto a dar até doer, mesmo que o magoe? — Jesus fez isso: Ele deu a Sua vida! Deus fez isso: Ele deu o Seu Filho! David fez isso: ele disse‚ “Näo darei ao Senhor algo que näo me custe nada!” — Ele deu até doer! Deus dâ a Sua Esposa, a Igreja, continuamente, em servièo amoroso a outros! Ela estâ constantemente engajada em tentar conquistar e ganhar o mundo!

12. Você estâ disposto a dar tanto assim se necessârio? Estâ disposto a sofrer para salvar outros? A oferecer a sua vida, a sua esposa ou a ser ofertado como a esposa de Deus ou ambos? Eles disseram de Jesus: “Ele salvou a outros, mas a Si Mesmo näo põde salvar!” Isso é verdade: “Se o gräo de trigo, caindo na terra näo morrer, fica ele sô; mas se morrer, dâ muito fruto.”

13. Você estâ disposto a plantar sua semente no sulco do corpo da Terra de Deus‚ a Sua Esposa, a Sua Igreja, para que possa ser aquecido pelo sol do Seu amor, refrescado pela âgua da Sua Palavra e dar muito fruto? Como ocorre com o espiritual, também ocorre com o físico, e este é o teste final:

14. Gera bom fruto — seja espiritualmente ou fisicamente, ou os dois? “Pelos seus frutos‚ os conhecereis.” Gera os “frutos do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé‚ mansidäo, temperanèa”? (Gal.5:22,23.) Ou serâ que o faz gerar seu prôprio bom fruto: mais uma nova alma para o Reino de Deus?

15. É bom para você, para os outros e para o Reino de Deus, e gera bom fruto para todos? Nem sempre é fâcil e algumas vezes vai magoâ-lo! Mas vale a pena! “Mas depois produz um fruto pacífico de justièa nos exercitados por ela.” Dor‚ sacrifício e sofrimento, se säo de Deus, para ajudar outros, säo bons para nôs. A dor que faz mal aos outros é que causa dano. Esta é a diferenèa entre lascívia egoísta e amor sacrificado! (CdM 302C:1-3,12-13‚15–23.)

“Viver a Lei de Amor do Senhor! — 1ª Parte” (CdM 3201)

O que é a Lei de Amor?

16. (Mamäe:) Para comeèar‚ vamos tentar primeiro definir a Lei de Amor. Na Carta “Nossas Crenèas Quanto à Lei de Amor Dada pelo Senhor”, consta a seguinte definièäo:

17. Falando em linhas gerais, a Lei de Amor é o princípio divino pelo qual toda a nossa vida, como cristäos, deveria ser regida. Jesus resumiu tudo de uma forma bem simples no famoso preceito âureo do Evangelho, mostrando-nos assim qual é o segredo para as nossas relaèöes com as pessoas: “Tudo que vôs quereis que os homens vos faèam‚ fazei-lho também vôs, porque esta é a lei e os profetas” (Ele queria dizer que amar o seu prôximo como a si mesmo é o cumprimento das leis de Deus. Um amor assim é a “lei e os profetas” [Mat.7:12]). O ideal seria que esse princípio de amor motivasse todas as nossas aèöes para com os outros. (CdM 2858:2 BN 555.)

18. A Carta Magna de Amor declara que um membro da Carta deve: “Esforèar-se por viver de acordo com os princípios da Lei de Amor: amar, cuidar e interagir com amor e harmonia com todos os membros do Lar onde reside, e com os membros da Família em geral.” Diz também: “Papai explicou sucintamente a Lei de Amor na seguinte citaèäo: 'O amor näo faz mal ao prôximo', porque ‘amarâs o teu prôximo como a ti mesmo’. Esta é a Lei de Amor de Deus! ‘Fazei aos outros o que quereis que vos faèam a vôs’. ‘Contra tal amor näo hâ lei’. Esta é a lei de Amor do Senhor. Se obedecer a ela você terâ amor, vida e liberdade totais no Senhor. Essas säo as condièöes de Deus. (Carta Magna, Deveres de Cada Membro, F.)

19. Viver dentro da Lei de Amor é simplesmente viver o que Jesus disse que é a lei, o grande mandamento: amar. “Portanto, tudo o que quereis que os homens vos faèam, fazei-lho também vôs, porque esta é a lei e os profetas” (Mat.7:12). “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarâs o Senhor teu Deus de todo o teu coraèäo, e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarâs teu prôximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mat.22:36-40). “Toda a lei se cumpre numa sô palavra, nesta: Amarâs ao teu prôximo como a ti mesmo” (Gâl.5:14).

20. Esta Lei de Amor que Jesus proclamou — amar a Deus primeiro e ao prôximo como a si mesmo — cumpre todas as outras leis bíblicas. Significa que estamos livres de toda a antiga lei da Bíblia. Por exemplo‚ se você ama o Senhor de todo o seu coraèäo, alma e entendimento, näo vai colocar outros deuses diante dELe, nem usar o Seu nome em väo. Se ama o seu prôximo como a si mesmo, näo vai matâ-lo, roubar-lhe, mentir para ele nem cobièar o que ele tem. E a razäo por que você näo farâ essas coisas é por causa do amor. Näo é preciso ter a lei bíblica para deixar de fazer essas coisas; simplesmente abstém-se porque seria falta de amor fazer isso. Essa libertaèäo da lei bíblica, baseada na instruèäo dada pelo Senhor de agirmos amando a Deus acima de tudo e ao nosso prôximo como a nôs mesmos, é um resumo completo da Lei de Amor.

21. A razäo por que estou entrando em tais detalhes é para ajudar a esclarecer a confusäo de que a Lei de Amor estâ apenas relacionada com o sexo, como alguns parecem pensar. Sim, estâ relacionada com o sexo, e abordarei o aspecto sexual depois, mas näo é apenas sexo. Quero ter certeza de que entendem a questäo de que quando falamos sobre viver a Lei de Amor‚ näo estamos falando apenas sobre o aspecto sexual, mas sobre a sua totalidade, sobre amar os seus irmäos e demonstrar esse amor de forma tangível cada dia. Trata-se de viver sacrificada e abnegadamente para os outros, ajudando os que precisam, vivendo em uniäo e levando as cargas uns dos outros.

22. Quanto à Lei de Amor, o Senhor disse o seguinte:

23. (Jesus fala: ) A Lei de Amor é simplesmente amar as pessoas altruisticamente, sem pensar em si prôprio. Näo é apenas sexual, ela abrange todos os aspectos da sua vida. Porque com esse altruísmo e com uma vida sacrificada de doaèäo e amor, vocês näo sô se permitem ajudar a muitos, mas permitem-Me derramar as Minhas bênèäos sobre vocês. Eu abenèõo os altruístas e sacrificados. Abenèõo os humildes‚ mas retenho as Minhas bênèäos daqueles que insistem em seguir o seu prôprio caminho.

24. Sendo assim‚ se optarem por esse modo de vida altruísta e sacrificado, denominado Lei de Amor, se abriräo para receber uma grande felicidade que Eu lhes darei, e a Minha bênèäo em suas vidas. E isso näo é apenas o aspecto sexual, pois este é apenas uma pequena parte da Lei de Amor e das Minhas bênèäos. É uma parte das Minhas bênèäos‚ mas muito pequena.

25. A sexualidade é uma parte mínima da sua religiäo. É uma parte importante, porque é o que mais atrai a curiosidade das pessoas de fora e o que mantém a Minha mensagem fazendo notícia, mas é uma pequena porcentagem das muitas maneiras como as pessoas podem demonstrar amor umas pelas outras.

26. A Minha lei de Amor é, acima de tudo, que Me amem de todo o seu coraèäo, alma e entendimento, e segundo, que amem ao seu prôximo como a si mesmos. A maneira principal de manifestarem o Meu amor é dando a sua vida uns pelos outros. É dando a sua vida totalmente a Mim para que Eu possa usâ-la para demonstrar o Meu amor aos outros. (Fim da mensagem de Jesus.)

27. (Mamäe:) Numa outra profecia o Senhor disse:

28. (Jesus fala: ) Näo rotulem a Minha Lei de Amor dizendo que é apenas sexo, pois säo muitos os aspectos em que ela precisa ser vivida. Vocês precisam aprender sobre o dom do encorajamento. É uma parte muito importante da Minha Lei de Amor. Precisam aprender sobre o dom de consolar, o dom da simplicidade, o dom de preferirem–se uns aos outros, o dom de fazer um pouco mais pelo seu irmäo, o dom de solidariedade e compaixäo, de sentir a dor que outros sofrem. Tudo isto faz parte da Lei de Amor. Portanto, apesar de custar mais desnudarem-se fisicamente e compartilharem o Meu amor através do ato sexual, existem todos estes outros aspectos relacionados com amarem-se uns aos outros. (Fim da mensagem de Jesus.)

29. (Mamäe:) O sexo é apenas uma parte da Lei de Amor. Nem é a parte principal. Mas como normalmente é a parte mais difícil, e por escandalizar o Sistema, muitas vezes é a única coisa na qual as pessoas pensam quando ouvem falar sobre a Lei de Amor. O Senhor, porém‚ diz que a Sua Lei de Amor é muito mais do que apenas sexo!

30. A Lei de Amor é o princípio que guia a nossa vida. Tudo o que fazemos deveria ser baseado nessa lei. O Senhor disse: “Vocês precisam aprender sobre o dom do encorajamento. Ele é uma parte muito importante da Minha Lei de Amor.” E o dom de consolar? E o dom da simplicidade, de preferirem-se uns aos outros, de fazer um pouco mais pelo seu irmäo, o dom de solidariedade e compaixäo, de sentir a dor que outros sofrem? Tudo isto também é uma parte importante da Lei de Amor.

31. Entäo, quando o Senhor disse na Celebraèäo deste ano que a Família precisava viver mais a Lei de Amor, Ele näo estava Se referindo apenas ao aspecto sexual. Ele estava falando sobre a totalidade da lei, sobre viver em amor e harmonia uns com os outros‚ sobre näo prejudicar o seu prôximo, sobre amar o seu prôximo como a si mesmo — sobre aplicar a Lei de Amor totalmente! É claro que o Senhor também estava Se referindo ao aspecto sexual.

32. Mas alguns dos mal-entendidos sobre a Lei de Amor comeèam com o fato de usarmos o termo “Lei de Amor” para as duas coisas quando falamos sobre a Lei de Amor na sua totalidade e quando nos referimos ao aspecto mais especificamente sexual da mesma. Assim que se fala em Lei de Amor, muita gente pensa automaticamente que trata-se de sexo e de compartilhar sexualmente, quando muitas vezes näo é o caso.

33. Entende-se também que pensariam em termos de compartilhar sexualmente quando pensam na Lei de Amor, jâ que Papai usou esse termo repetidamente quando apresentou o argumento, com base na Palavra, para a Pesca Coquete e para a liberdade sexual. Ele mostrou, com base nos evangelhos de Jesus e nas epístolas de Paulo, que através da morte e da ressurreièäo de Cristo, através da salvaèäo que Ele nos dâ e da Sua graèa, fomos libertados da Lei Mosaica, e portanto, libertos do pecado do adultério, conquanto ajamos em amor e sem prejudicar ninguém. A Lei que Jesus deu quando disse: “Amarâs ao teu prôximo como a ti mesmo” (Mat.22:39), Papai a denominou também Lei de Amor.

34. Pelo fato do termo “Lei de Amor” muitas vezes ser usado nas Cartas em relaèäo ao aspecto sexual, veio a tornar-se sinõnimo do ato de se compartilhar sexualmente. Entretanto, Papai usava a frase “Lei de Amor” näo sô para se referir à questäo sexual. Na verdade‚ quando Peter estava pesquisando esse ponto no HomeARC, ele descobriu que na maioria das Cartas em que Papai usa essa frase, ele näo estava se referindo a sexo, FF nem a “compartilhar”. Em 65% das Cartas nas quais Papai ou eu usamos esse termo, näo estava relacionado com assuntos de carâter sexual! Em duas de cada três Cartas nas quais este termo é usado, refere-se a outra coisa e näo a sexo.

35. Sô por curiosidade, incluo aqui alguns dos assuntos sobre os quais Papai estava falando quando usou o termo Lei de Amor: Milênio, inflaèäo econõmica, regras de saúde, rebeldia contra Deus, novo movimento näo ortodoxo de Jesus, o trono do juízo de Deus, pagar as contas, sair do Ocidente, amar a Deus, dar o dízimo, renunciar a tudo, fazer exercício ao ar livre, chegar na hora aos compromissos‚ convívio entre Lares, desonestidade, furtos, salvaèäo, Jesus diante de Pilatos, martírio de Esteväo, Natal, alianèas de Deus, excomunhäo, o bom samaritano, segunda vinda de Jesus, pais no Sistema‚ rebeldes no Milênio, testificaèäo‚ adolescentes, pais, a Palavra, mal-entendidos‚ näo trabalhar muito, aconselhar outros, levar as cargas uns dos outros, a Carta Magna e ajudar mäes solteiras.

36. É claro que se formos olhar o total de vezes que Papai usou o termo “a Lei de Amor”, entäo uma grande percentagem seria em relaèäo ao compartilhar sexualmente, porque em algumas das Cartas onde ele explica sobre FF ou o fundamento bíblico da Lei de Amor, ele mencionou o termo repetidas vezes. Mas pesquisando-se o número de Cartas (näo o número de vezes) que Papai usou esse termo, descobrimos que ele sô o usou referindo–se a sexo em uma de cada três Cartas. Vendo sob esse ãngulo, fica claro que a perspectiva que Papai tinha da Lei de Amor, tanto intelectualmente como na prâtica, ia muito além do conceito apenas sexual.

37. Seria bom se todos nôs tentâssemos seguir o exemplo de Papai e ampliâssemos a nossa percepèäo da Lei de Amor, lembrando-nos que näo é apenas sobre sexo e compartilhar; ela aborda todos os aspectos da nossa vida, inclusive o aspecto sexual.

38. Näo hâ como enfatizar mais como é de suma importãncia entender que a Lei de Amor é o que deveria nos motivar em tudo o que fazemos, e que todas as nossas decisöes e interaèäo com as pessoas deveriam ser baseadas nesse princípio.

O aspecto sexual da Lei de Amor

39. O aspecto sexual da Lei de Amor é privilégio da Família. É ele que nos permite ajudar e ministrar uns aos outros de uma forma täo pessoal e íntima, "dando a vida pelos irmäos’" (1Joäo 3:16). Mas é também uma de nossas crenèas que algumas pessoas têm dificuldade em aceitar, portanto eu gostaria agora de abordar este aspecto sexual.

40. A maioria das pessoas näo tem dificuldade nenhuma em aceitar o conceito geral da Lei de Amor; todos os cristäos basicamente acreditam na teoria da doutrina bíblica que diz que deve-se amar ao prôximo como a si mesmo. Acho que näo hâ ninguém na Família que tenha dificuldade em aceitar isso‚ pelo menos näo o princípio em si. É claro que quando se trata de vivê-lo é outra histôria. Esforèar-se por agir em amor em cada situaèäo durante o dia é extremamente difícil. Mas, teologicamente, acho que säo poucas as pessoas que têm dificuldade em aceitar este princípio.

41. No entanto, quando chega ao aspecto sexual‚ comeèa a sair faísca! Os cristäos de igreja geralmente ficam chocados e espantados quando ouvem dizer que acreditamos que fazer amor com alguém além do seu cõnjuge näo é pecado, se for feito de acordo com as regras da Lei de Amor e da Carta Magna!

42. Por que é que nôs acreditamos que podemos fazer sexo com amor entre nôs sem ser um pecado, sendo que a maioria dos cristäos considera isso um pecado total? Acredito que uma das melhores repostas a esta pergunta encontra-se em “Graèa Maravilhosa” (CdM 1968, PCD8), uma compilaèäo dos escritos de Papai sobre o assunto. Vou incluir certos trechos para vocês lerem. Por favor, näo passem os olhos rapidamente apenas, mas leiam devagarinho e tentem absorver — principalmente vocês da segunda geraèäo.

43. É importante entenderem a base bíblica para isso e a revelaèäo original que o Senhor deu a Papai sobre esse assunto. Näo basta apenas saberem que estâ bem fazer sexo com outros sô porque a Carta Magna diz que é permitido, ou sô porque a Família compartilha sexualmente. Vocês precisam entender os princípios espirituais por trâs disso.

44. Um bom ponto para comeèar é com a seguinte explicaèäo de por que näo temos que obedecer às leis do Antigo Testamento¸ nem mesmo às leis paulinas (que se encontram no Novo Testamento e foram dadas pelo apôstolo Paulo). Seguem-se as citaèöes do texto “Graèa Maravilhosa”‚ que mencionei:

Trechos de "Graèa Maravilhosa"

45. (Deus) tirou os judeus da sua escravidäo no Egito‚ mas depois eles ficaram aprisionados pelas regras rígidas e estritas de Moisés: a Lei. Depois veio Jesus com a graèa, misericôrdia, perdäo, amor e verdade‚ a nossa salvaèäo: “Porque a lei foi dada por Moisés, mas a graèa e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Joäo 1:17). Ele veio e nos mostrou que a Salvaèäo e a verdadeira justièa näo eram por obras, mas sim por graèa!

46. De modo que os cristäos primitivos foram liberados espiritualmente, eles encontraram liberdade espiritual, mas ainda estavam meio presos a alguns dos velhos costumes, tradièöes e leis, que vinham do seu passado e vida judia, dos quais eles näo conseguiram livrar-se totalmente. Lembrem-se que a primeira Igreja cristä estava acabando de sair da igreja judaica, e eles praticamente tinham que abrir concessöes, porque alguns deles ainda estavam presos pela velha Lei, e näo conseguiam se libertar completamente.

47. Jesus, porém, nunca lhes deu nenhuma lei a näo ser a Lei de Amor! Quando os líderes religiosos autojustos e hipôcritas O questionaram dizendo: “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?” Ele respondeu: “Amarâs o Senhor teu Deus de todo o teu coraèäo, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarâs o teu prôximo como a ti mesmo.” (Mat.22:36-39.)

48. Depois ele surpreendeu todo mundo quando disse: “Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mat.22:40). Eles tinham milhares de leis religiosas, mas Jesus lhes disse que dali em diante sô precisavam de duas: amar a Deus e amar os outros! isso! Ele disse: "A Bíblia inteira é isso!"

49. Jesus disse que desta simples lei, o amor, depende toda a lei bem como todos os profetas! — Isso abrange muita coisa! Engloba todo o Antigo Testamento, "a Lei e os Profetas"! Jesus disse que tudo, a Bíblia inteira, toda a Lei é amor! Em outras palavras, se você ama Deus e ama os outros, por que precisa de outras leis? Näo vai prejudicar ninguém, näo vai ser egoísta, näo vai fazer nada que prejudique ninguém!

50. Portanto, a Lei de Amor de Jesus nos liberta da velha lei e abrange tudo, engloba tudo, cumpre tudo, e estâ completamente acima e além de qualquer outra lei! — A única Lei de Deus é Amor, conquanto a coisa seja feita em amor, com amor verdadeiro, altruísta e até mesmo sacrificado — Amor de Deus — entäo é absolutamente lícito aos olhos de Deus. Näo importa que pareèa um pecado aos olhos da igreja, ou imoral aos olhos dos homens, se for de acordo com o amor, é absolutamente inocente aos olhos de Deus!

51. A Bíblia diz: “O fruto do Espírito é: amor... e contra estas coisas (amor) näo hâ lei.” (Gal.5:22,23) — Näo existe uma lei de Deus contra o amor puro, o amor de Deus, o amor altruísta e sacrificado de Deus e pelo seu prôximo!

52. Jesus disse: “Eu näo vim destruir a lei ou os profetas; mas cumprir!” (Mat.5:17). E ao cumpri-la Ele acabou com ela, portanto nôs näo temos mais que guardar as Leis de Moisés do Antigo Testamento! “Porque o fim da lei é Cristo para justièa de todo aquele que crê” (Rom.10:4).

53. A graèa de Deus através da Lei de Amor de Jesus trouxe o fim da velha lei! Paulo pregou diversos sermöes e escreveu diversas cartas mostrando que a velha Lei havia terminado, estava anulada, ponto final! Para o cristäo que agora estâ vivendo sob a graèa e sob a Lei de Amor, a Lei Mosaica acabou! “Mas agora estamos livres da lei, para que sirvamos em novidade de espírito‚ e näo na velhice da letra. — Cristo nos resgatou da maldièäo da Lei!” Agora, “todas as coisas säo lícitas” para os que estäo vivendo sob a Lei de Amor de Deus! (Rom.7:6; Gâl.3:13; 1Cor.6:12.)

54. Os Dez Mandamentos näo existem mais para os seguidores de Jesus! Aleluia! Agora Deus sô tem uma lei: a Lei de Jesus, a Lei de Amor, “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coraèäo, e o teu prôximo como a ti mesmo” (Mat.22:36-39). É claro que isso enfureceu os judeus da época de Jesus, e os seus líderes religiosos, que disseram da doutrina dEle: "Isso é contra Moisés e contra a Lei!" (Atos 6:13,14; 21:28.)

55. Essa foi a maior controvérsia entre Jesus e os judeus! Foi também a maior polêmica entre Säo Paulo e os legalistas, os da “circuncisäo”, os judeus convertidos que diziam: “Sim, nôs agora acreditamos em Jesus‚ mas mesmo assim ainda temos que guardar toda a velha Lei, nôs ainda temos que observar os Dez Mandamentos, a Lei Mosaica, o Sâbado, etc.” (Fil.3:2).

56. E ainda hâ muitos cristäos hoje em dia que säo exatamente como aqueles membros legalistas partidârios da circuncisäo‚ na Igreja Primitiva. — Eles näo estäo completamente esclarecidos, eles ainda estäo na ignorãncia, näo entendem que sô Jesus jâ é o suficiente, que a Sua luz é o suficiente, que sô precisamos do Seu amor. O problema de tais pessoas é que elas estäo täo arraigadas ao antigo “cristianismo-judaico” que ainda estäo pregando a Lei Mosaica de um lado e Cristo do outro!

57. Mas‚ de acordo com o prôprio Jesus e todos os livros do Novo Testamento, os filhos de Deus atualmente näo estäo mais sob as Leis de Moisés! Nôs estamos sob a graèa e sob o amor! A velha Lei estâ totalmente morta para nôs! Graèas a Deus! Nôs agora sô temos que observar a Lei de Amor de Deus, a Sua única Lei: o amor! Pois as Leis de Moisés näo existem mais para quem crê em Jesus! Nôs agora sô temos a Lei de Jesus‚ a única Lei de Deus: o amor!

58. Näo existe nenhuma outra lei, nenhuma Lei Mosaica, nenhuma lei de igreja! Para nôs essas leis näo existem!

59. Para aqueles que estäo cheios com o Espírito de Amor de Deus, a única regra é o amor! “Mas se sois guiados pelo Espírito, näo estais debaixo da lei!” (Gâl.5:18) “Se cumprirdes conforme a Escritura, a lei real: amarâs a teu prôximo como a ti mesmo, bem fazeis” (Tiago 2:8).

60. “E tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obras, fazei tudo para a glôria de Deus!” (Col.3:17; 1Cor.10:31.) — Essa é a nossa regra, a regra de Deus. Quais säo os maiores mandamentos? “Amar a Deus de todo o coraèäo, e amar o teu prôximo como a ti mesmo!” Se estâ de acordo com essas regras, entäo é para a glôria de Deus; e se você ama o Senhor e ama o seu prôximo, e é por amor e em amor, e tem bons resultados amorosos, louvado seja Deus!

61. Portanto, o que quer que você faèa no amor altruísta e sacrificado de Jesus é certo e lícito! O que quer que você faèa em amor é a lei — isso é tudo e pronto! A única Lei de Deus é amor! Nôs estamos total e completamente livres da antiga Lei Mosaica! Fomos libertados da antiga Lei Mosaica e näo estamos mais presos a ela — nôs estamos livres! Agora todas as coisas säo lícitas para nôs no amor, louvado seja Deus! Conquanto seja feito em amor, cumpre a única Lei de Deus de Amor!

62. É claro que saber isso, dar-se conta disso e praticar isso nos dâ muita liberdade. Mas por outro lado, a Sua Lei de Amor é a lei mais confinadora de todas! Porque a Lei de Amor de Deus näo sô diz que você näo pode roubar, näo pode matar, näo pode fazer isso, näo pode fazer aquilo‚ etc., mas diz também que você tem que amar todo mundo! — Que é uma das coisas mais difíceis de se fazer!

63. Portanto, em muitos aspectos a Lei de Amor é ainda mais rígida do que a Lei Mosaica. Os Dez Mandamentos diziam que sô devíamos fazer o que era íntegro e justo, mas sob a Lei de Amor de Jesus nôs devemos ter mais do que justièa e integridade, nôs precisamos ter amor e misericôrdia.

64. Amor é mais do que justièa, e misericôrdia é maior do que integridade. De modo que a Lei de Amor é maior, e nôs devemos ser mais gentis e perdoar mais. Na Lei Mosaica näo havia praticamente perdäo, era “olho por olho e dente por dente”! (Êxo.21:24; Lev.24:20.) A Lei dizia que se você arrancar um dos meus olhos ou um dos meus dentes‚ eu posso arrancar o seu também!

65. Jesus porém disse: “Fazei aos outros o que quereis que os outros faèam a vôs, (Mat.7:12) näo sô o que eles fazem a você, mas o que você quer que eles lhe faèam. Isso é amor. Jesus falou tudo isso em Mateus [capítulo 5] e disse: “Na Lei estâ escrito tal e tal, mas Eu vos digo” — e lhes disse algo completamente diferente! Ele disse: “Eu porém vos digo: Amai os vossos inimigos, perdoai–lhes!” (Mat.5:38-44) Essa é a Lei de Amor! — O que mostra que ela é ainda mais grandiosa e mais rígida do que a antiga Lei Mosaica!

66. A lei de Jesus é muito mais rígida, muito mais difícil de seguir‚ na verdade, é impossível! Se a antiga Lei era impossível, a Lei de Jesus é ainda mais impossível! É por isso que Ele diz: “Sem Mim nada podeis fazer!” (Joäo 15:5) Mas Ele também diz que “podemos todas as coisas através de Cristo que nos fortalece” (Fil.4:13). — Pois a “Sua graèa nos basta, porque o Seu poder se aperfeièoa na nossa fraqueza!” (2Cor.12:9.) (CdM 1968:9-17, 21-25‚ 27-35.)

67. (Mamäe:) Vocês entendem o que Papai estava nos ensinando com todos esses versículos? Através da salvaèäo que o Senhor nos concede e por vivermos a Sua Lei de Amor, estamos livres das leis religiosas da Bíblia. É por isso que näo precisamos cumprir a Lei Mosaica e outras leis de igreja. É claro que isso näo significa que estamos livres de todas as leis da sociedade. Se você violar uma lei no país onde vive, näo pode simplesmente dizer ao policial ou ao juiz que você estâ acima da lei porque vive segundo a Lei de Amor! Papai estâ se referindo ao fato de estarmos livres das leis bíblicas, e havia centenas de regras dentro da Lei Mosaica no Antigo Testamento. Os livros de Levítico e Deuteronõmio estäo repletos delas! É claro que nôs seguimos alguns aspectos da Lei Mosaica, sô devido ao bom senso — e como parte do amor. Nôs näo matamos‚ enganamos, mentimos nem roubamos porque isso näo é agir com amor. E näo ingerimos alimentos impuros nem vivemos de uma forma nociva, porque isso contamina o nosso templo, o corpo que o Senhor nos deu‚ e impede que amemos os outros.

68. Mas vamos continuar com as citaèöes de “Graèa Maravilhosa”, e ver o que Papai diz sobre a liberdade de desfrutar do sexo entre nôs. Papai diz:

69. Como o apôstolo Paulo disse para os amorosos e liberados seguidores de Jesus: “Todas as coisas nos säo lícitas, mas nem todas nos convêm!” (1Cor.6:12.) Nôs fomos libertados da prisäo da antiga Lei, e da condenaèäo do pecado através da libertadora Lei de Amor em Cristo Jesus, e se o que fazemos é feito em amor e näo estâ prejudicando ninguém inocente, entäo é perfeitamente lícito de acordo com a Lei de Amor de Deus.

70. É claro que a maioria das igrejas e cristäos igrejeiros hoje em dia diria: “Bem, pode ser que todas as coisas sejam lícitas sob a Lei de Amor de Cristo, exceto, hummm ... algo que envolva sexo!” — Porque as igrejas declararam que praticamente qualquer coisa relacionada com o seu corpo, sexo, ego ou prazer é ilegítimo, ilegal‚ imoral e irreligioso!

71. Mas se “todas as coisas” säo lícitas aos filhos amorosos de Deus, crentes e que seguem a Lei de Amor, isso inclui também liberdades sexuais! — Conquanto ajamos no amor altruísta e sacrificado de Deus! De acordo com as Sagradas Escrituras, näo existe mais nenhuma lei contra sexo que seja feito em amor, no amor de Deus e que näo magoe ninguém. Näo é pecado‚ nem adultério, nem fornicaèäo!

72. Afinal de contas, qual era o motivo e a razäo da antiga Lei Mosaica contra o adultério? — Até mesmo por trâs das antigas Leis havia o amor de Deus, e o Seu desejo de evitar que as pessoas se magoassem e ferissem umas às outras fisicamente ou de outra forma, até mesmo os sentimentos. Entäo se seguimos a Lei de Amor de Deus‚ vamos tentar näo magoar ninguém e vamos fazer o mâximo possível para vivermos em amor, e para ajudarmos as pessoas sem magoâ-las.

73. E apesar da igreja estar seguindo as regras de Paulo e suas prôprias tradièöes jâ hâ muitos séculos, Deus finalmente conseguiu comunicar–Se conosco no Espírito, com a Sua mensagem para os Últimos Dias! Nôs somos a última Igreja de Deus, o último passo em direèäo à liberdade total para a Sua Igreja, e a última oportunidade de provar que pode-se confiar liberdade total à Igreja final nesta última geraèäo!

74. Nôs estamos vivendo um novo dia, uma nova época, e Deus nos deu a Sua palavra para este dia e esta era! E assim como aconteceu com a Igreja Primitiva‚ quando o despertar da era cristä causou uma mudanèa total, tirou de moda, tornou antiquado e aniquilou o legalismo e a prisäo da era mosaica, hoje em dia nôs também estamos tendo que lanèar fora todas as antigas tradièöes, convenèöes e farisaísmos legalistas do sistema de igreja atual em que as pessoas se consideram melhores do que as outras. É como uma nova dispensaèäo da graèa!

75. Nôs temos recebido revelaèöes especiais, diretas do Senhor, as quais nos têm mostrado que algumas dessas atividades que a maioria dos cristäos consideraria pecado ou pecaminosas, estäo incluídas na graèa e no amor de Deus! Portanto nôs nos separamos totalmente das tradièöes das igrejas, das idéias preconcebidas sobre Deus e dos conceitos errõneos de moralidade. Nôs demos meia volta e estamos seguindo numa direèäo diferente, näo estamos mais no caminho deles, mas sim no caminho de Deus, e somos livres para desfrutar ao mâximo das belezas e maravilhas da Sua Criaèäo com todos os seus prazeres que Ele mesmo criou para nôs desfrutarmos!

76. Através de Jesus, da salvaèäo que Ele nos oferece, da liberdade do Seu Espírito‚ e pela graèa de Deus‚ nôs reconquistamos a liberdade que havia no Jardim do Éden! — E sô assim as pessoas podem realmente reconquistar tal liberdade — a liberdade original, a imaculabilidade‚ a perfeièäo, a espontaneidade e a sinceridade do Paraíso — reconquistando primeiro o convívio e relacionamento perfeitos com Deus e fé na Sua Palavra, fé n’Ele e na Sua criaèäo. (CdM1968:38-41, 53-56.)

Por que temos entäo regulamentos quanto a sexo na Carta Magna?

77. (Mamäe:) Papai deixou bem claro que através do amor nôs fomos liberados da lei, e sendo assim, temos liberdade para nos amarmos sexualmente, sem pecado, pois se agirmos em amor näo é pecado. Estamos livres para compartilhar amor entre nôs sem pecado, porque vivemos sob a plenitude da Lei de Amor, tanto da interpretaèäo da Lei de Amor normalmente aceita pelos cristäos em geral, como a liberdade plena que o Senhor revelou a Papai.

78. Você talvez se questione: "Todas as coisas säo lícitas", e se estamos livres da lei, por que precisamos das restrièöes quanto a sexo que constam na Carta Magna de Amor? Por que é que Papai diz que estamos livres da lei, mas ainda temos outras leis (as rígidas leis da Carta) em relaèäo ao contato sexual que precisamos seguir?

79. É porque somos seres imperfeitos que, por mais que tentemos viver plenamente em amor, näo alcanèamos a meta. Papai reconheceu isto logo no início quando escreveu sobre o aspecto sexual da Lei de Amor. Ele propõs diretrizes que na ocasiäo julgou serem suficientes, mas que no final näo foram, pois näo eram específicas o suficiente. Com o passar dos anos foram impostas outras restrièöes, algumas das quais foram incluídas mais tarde na Carta Magna.

80. Na Carta “Responder a Quem nos Pergunta” o Senhor explicou o por quê das restrièöes. Incluo aqui um trecho da profecia e também alguns comentârios que fiz na época.

81. (Jesus fala: ) Como a Verdade de Deus, a liberdade do plano celestial, é ampla demais para a mente do homem e para o coraèäo do homem, por isso existem restrièöes para que o homem possa operar dentro dos limites do coraèäo do homem. Pois o coraèäo do homem é ímpio e maligno. E embora Eu viva no coraèäo daqueles que Me amam, que Me receberam, ainda assim existe uma luta constante para se submeterem a Mim. Por isso, impus limites a essas liberdades para servir de proteèäo — proteèäo para os outros e proteèäo para si mesmos — para que vocês, Meus filhos‚ possam se mover livremente dentro dos limites, limites esses que säo muito mais amplos do que os daqueles que näo recebem a Minha verdade.

82. Pois Eu estabeleci limites mais amplos dentro dos quais vocês podem operar, porque acreditam e recebem a Minha verdade, e assim podem se mover dentro desses limites com amor, sem pecarem. Porque grande é a sua fé, pois acreditaram nas Palavras que falei a seu Pai David e receberam estas verdades do Céu. Por isso alarguei os seus limites, e vocês säo livres. Säo livres como filhos do Rei para andarem livremente dentro dos limites que estabeleci — limites amplos. Ao passo que aqueles que näo recebem a Minha verdade plena operam dentro de limites muito mais estritos. Se passarem dos limites por causa de sua pequena fé‚ é um pecado.

83. Os limites que estabeleci, como fui Eu que os estabeleci, säo o limite, e vocês näo podem ultrapassâ-los. Pois ultrapassâ-los é pecado, pois estes säo os limites que Eu estabeleci. Estabeleci estes limites para que estas coisas näo sejam um testemunho contra vocês. Estabeleci estes limites com sabedoria e com amor.

84. Tal como vos guio passo a passo, assim guiei passo a passo o seu Pai David. E assim ele também aprendeu sobre a necessidade de se ter limites. E por essa razäo ele estabeleceu limites para a proteèäo de vocês, para a seguranèa de vocês. Entäo‚ fiquem dentro dos limites de Deus e näo pequem, pois aquele que passa dos limites peca aos Meus olhos. Pois estes säo os limites de Deus, os limites que seu David estabeleceu pela sabedoria de Deus. Permaneèam dentro dos limites e seräo livres. Passem dos limites e pecaräo. (Fim da mensagem de Jesus.)

85. (Mamäe:) Achei muito interessante o Senhor ter salientado que os limites que estabeleceu para nôs säo muito mais amplos do que aqueles estabelecidos para a maioria dos outros cristäos por causa da nossa fé e por aceitarmos a liberdade que Ele nos oferece. Como a maioria dos outros cristäos näo aceita estas liberdades, os seus limites säo mais estreitos.

86. Por exemplo, por causa da nossa fé podemos desfrutar de convívio sexual fora do casamento com outro adulto que também queira, e isso sem pecar. Ao passo que se um cristäo que näo acredita como nôs fizesse a mesma coisa, para ele seria pecado. A Bíblia realèa claramente este princípio quando diz: "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que näo se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come [ou faz qualquer outra coisa da qual tenha dúvidas a respeito] estâ condenado, porque näo come [age] por fé; e tudo o que näo é de fé é pecado" (Rom.14:22-23).

87. Embora o Senhor tenha nos dado na Família muita liberdade, ainda existem algumas restrièöes. O Senhor diz claramente aqui que Ele, através de Papai, estabeleceu alguns limites para nôs. Depois diz que se passarmos destes limites, pecamos. Quais säo esses limites? Os limites que Papai estabeleceu para o sexo säo:

  1. É proibido o contato sexual entre adultos e menores.
  2. É proibido atividade sexual entre homens.
  3. É proibido sexo com pessoas de fora.
  4. É proibido sexo com novos membros antes de estarem na Família por seis meses.
  5. Qualquer atividade sexual entre (membros votantes com consentimento mútuo) tem que ser feita de acordo com a Lei de Amor.

88. Todas estas regras estäo meticulosamente reiteradas na Carta Magna de Amor. O que o Senhor estâ dizendo é que se violarem estas regras, se passarem destes limites‚ pecam. Ele disse que estes limites foram impostos por Ele. “Os limites que estabeleci, como fui Eu que os estabeleci, säo o limite, e vocês näo podem ultrapassâ–los. Ultrapassâ-los é pecado, pois estes säo os limites que Eu estabeleci.

89. O que é que nos dâ fé? A Palavra, näo é? “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus” (Rom.10:17). Entäo se a Palavra lhe dâ a fé para algo, como nos dâ para termos convívio sexual com outros adultos com consentimento mútuo‚ podemos ter tais atividades sem pecar. No entanto, quando a Palavra diz que näo podemos fazer algo, näo podemos ter a fé para fazê-lo porque estaríamos agindo em desobediência à Palavra de Deus. Por isso, passar dos limites que o Senhor, por meio da Sua Palavra, estabeleceu é pecado. (CdM 3016:79-87‚ BN653.)

Sumârio dos Pontos

90. Espero que recapitular este texto os ajude a entender que:

• Por vivermos de acordo com as Leis de Amor do Senhor e obedecermos a elas, estamos livres de todas as outras leis bíblicas.

• Pelo fato de Jesus ter cumprido a lei, estamos livres das Leis de Moisés, portanto se duas pessoas dentro da faixa etâria permitida compartilharem sexualmente, näo é pecado, conquanto o faèam dentro da Lei de Amor e compartilhem dentro da faixa etâria adequada como estipula a Carta Magna. (As diretrizes da Carta Magna em relaèäo à atividade sexual encontram-se na categoria Delitos que Justificam Excomunhäo, D, e Regulamentos Quanto a Sexo e Afeièäo‚ que explicam que membros de 16 anos para cima podem ter contato sexual dentro de um limite de idade.)

• Como somos seres imperfeitos, precisamos desses limites (como estipula a Carta Magna) para näo prejudicarmos os outros nem sermos prejudicados.

• Extrapolar esses limites é pecado.

• Os nossos limites säo muito mais amplos do que para os cristäos que acreditam que fazer amor com alguém fora do casamento é pecado. Sendo assim podemos compartilhar sexualmente sem pecado, devido ao nosso entendimento das Sagradas Escrituras e por causa da nossa fé; sendo que um cristäo que näo tem a mesma fé que nôs se fizesse isso estaria pecando.

E a questäo do adultério?

91. Vârios jovens me escreveram perguntando: “Compartilhar sexualmente com uma pessoa casada näo é adultério? Alguns mencionaram a histôria de Jesus com a mulher que foi pega adulterando, e comentaram o que Jesus lhe disse: “Vâ e näo peque mais.” Argumentam que jâ que Jesus disse que ela näo deveria pecar mais, Ele estava dizendo efetivamente que o adultério era um pecado. É isso mesmo! Era pecado para ela, porque ela vivia sob a Lei Mosaica. Nôs‚ porém, näo estamos mais sob a Lei Mosaica, entäo para nôs näo é pecado, conquanto ajamos de acordo com as diretrizes e restrièöes incluídas na Lei de Amor.

92. Quando fizeram essa pergunta a Papai, ele respondeu: “Ela ainda estava sob a Lei Mosaica‚ mas mesmo assim o Senhor lhe perdoou! Nôs näo estamos! Estamos apenas sob a Lei de Amor de Cristo, e contra tal näo hâ lei! Nem adultério!” (CdM 1566:64)

93. Acho que vale a pena tomar um tempo para consolidar a noèäo de por que näo é adultério nôs compartilharmos sexualmente. Vejamos algumas coisas que Papai disse sobre o assunto:

94. Para nôs que vivemos sob a única Lei de Deus, a Lei de Amor, näo existe mais adultério! Se agimos em amor, “contra tal näo hâ lei” (Gâl.5:22-24). “Todas as coisas me säo lícitas, e para os puros todas as coisas säo puras!” (1Cor.10:23; Tit.1:15.) (CdM 2835:20.)

95. Para nôs, e de acordo com o que a Bíblia diz‚ näo existe mais adultério! Näo existe mais lei bíblica contra o adultério, conquanto ajamos em amor‚ porque a Lei de Amor supera todas as outras leis! (CdM 647:39.)

96. Nôs näo estamos mais debaixo das leis de adultério e todo o resto, entäo como podemos as estar violando? Como é que você vai estar violando a Lei Mosaica se näo estâ mais sujeito a ela? Se estâ apenas sob a Lei de Amor? — E o amor näo precisa de lei! “Contra tal — o amor — näo hâ lei” (Gâl.5:22,23). Nôs estamos livres! "Aquele que o Filho libertou é verdadeiramente livre!" (Joäo 8:36). E qual é outro versículo sobre liberdade? “Se vôs permanecerdes na Minha Palavra conhecereis a verdade, e a verdade vos libertarâ (Joäo 8:31-32). Näo é o que lhes ensinamos? Näo permanecemos na Palavra? Näo é por isso que vocês desfrutam desta liberdade? — Todos os tipos de liberdade, inclusive sexual, conquanto ajam em amor! (CdM 2134:46,47.)

97. É claro que näo estou dizendo que näo existe mais adultério no mundo hoje em dia; o mundo estâ cheio de adultério entre as pessoas näo salvas ou incrédulas, e até mesmo entre cristäos que ainda estäo acorrentados! Mas na nossa sociedade, na Família, se estamos vivendo e agindo em amor, no amor de Deus, como pode haver algo como adultério, que significa corromper e contaminar? Adulterar algo é isso. A nossa liberdade sexual näo adultera, näo envenena; ela näo contamina nem corrompe ninguém nem nada, porque nôs fazemos sexo em amor. O nosso compartilhar sexualmente é feito em “ que opera pelo amor”. (Gâl.5:6.) (CdM 2835:33.)

98. É claro que näo cometemos adultério! Nôs näo estamos adulterando nada! Näo estamos contaminando nada! Somos todos uma Família! Estamos casados uns com os outros, e é tudo em amor, e nem pensaríamos em fazer algo que prejudicasse outra pessoa. O nosso tipo de compartilhar sexual näo é adultério. É algo bom e cristäo! E precisamos ter mais disso, porque nos une e aprendemos a dar e a sacrificar, bem como a desfrutar da companhia uns dos outros. Glôria ao Senhor! A Lei Mosaica näo foi feita para nôs, porque nôs nem pensaríamos em fazer nada contra a Lei de Amor de Deus. Pelo menos espero que ninguém da Família cogitasse isso! (Leia 1Tim.1:9.) De modo que para nôs que vivemos debaixo da única lei de Deus, a Lei de Amor, näo existe mais adultério! (CdM 2878:38‚39.)

99. (Mamäe:) Deixa essa questäo bem clara, näo deixa? Para nôs, se agirmos de acordo com a Lei de Amor, näo existe adultério, porque näo estamos debaixo das Leis de Moisés. Fomos libertados pela lei que Jesus deu: a Lei de Amor. Estamos livres porque acreditamos na Palavra, porque vivemos o que Jesus disse, e porque acreditamos no que o Senhor revelou a Papai sobre a amplidäo das liberdades que Ele nos concedeu. Como Papai afirmou: “A questäo é se você vai acreditar em Moisés ou em Jesus! Se vai insistir que devemos guardar as leis mortas de Moisés e dos profetas de ontem, ou a lei de amor viva de Jesus e dos Seus apôstolos modernos!” (CdM 592:31.)

100. De modo que näo estamos presos à Lei Mosaica! É claro, conquanto você compartilhe sexualmente com outros em amor e sem prejudicar ninguém‚ caso contrârio você estâ agindo fora dos limites da Lei de Amor, e nesse caso é pecado. Se você näo estâ seguindo as diretrizes de ter o consentimento do seu cõnjuge, de que näo magoa ninguém, e que é tudo feito em amor, entäo para você é pecado. Mas você näo é culpado de desobedecer às leis de Deus se estiver agindo em amor. E se sabe que estâ agindo em amor e de acordo com o conselho do Senhor nesta série de BNs e na Carta Magna, entäo pode seguir por fé, de acordo com a Palavra de Deus, e näo precisa de mais coisa alguma. (Obs.: Para mais sobre “mâgoas”, por favor, leia "Viver a Lei de Amor do Senhor! 2ª Parte" CdM 3202:177-195, BN 805.)

101. (Jesus fala:) A Minha Lei de Amor é o que separa os filhos de David dos Meus outros filhos. Näo sô é radical, livre e näo convencional, mas é difícil, e é sô para os mais fortes. Ela separa os homens dos rapazes e as mulheres das garotas. Separa os soldados dos civis e as tropas de elite, das tropas normais.

102. Você teme achando que jamais conseguirâ viver e praticar essas doutrinas täo carne; mas digo-lhe que consegue e que tem capacidade para isso pois Eu agirei através de você. O fato de näo ter desistido, de näo ter dado as costas ao Meu servièo e às Palavras e ensinamentos de David prova que é um soldado forte e que o seu lugar é aqui, nas tropas de elite. E se o seu lugar é aqui, se este é o seu destino e missäo, entäo acredite que farei com que seja possível você terminar o treinamento e que vai passar de série e formar–se com honras. É duro, leva tempo para concluir o treinamento de oficiais, mas depois que terminar terâ adquirido algo que ninguém conseguirâ tirar de você! Sei que é difícil e doloroso. Você sente vontade de desistir e de näo tentar mais, acha que näo vai agüentar, mas Eu quero que agüente!

103. As novas armas que lhe dou para este novo dia säo as armas de Me amar intimamente‚ de ouvir a Minha voz e de estar em uniäo com a sua Família. Essas armas capacitaräo os Meus filhos para viverem plenamente a Minha Lei de Amor e para gerarem as Minhas bênèäos totais. Sei que Me amam e que acreditam nas Minhas Palavras e voz, mas precisam aprender a usar essas armas totalmente para ganharem as vitôrias que precisam ganhar.

104. Se Me amar, se passar tempo Me amando e preenchendo-se Comigo, Eu poderei preenchê-lo com o Meu amor, Minhas sementes, Minha verdade, Meus pensamentos e com as Minhas perspectivas, e assim você conseguirâ ver as coisas como Eu as vejo. Quando conseguir vê-las como Eu as vejo‚ entäo‚ mesmo que o homem natural tenha uma batalha e resista‚ você conseguirâ lutar, sabendo que estâ fazendo o que é certo e que Eu lhe darei a forèa para isso. (Fim dos trechos da mensagem de Jesus.) (CdM 3201:10-31, 38‚ 41-81, 85-96‚ 106-115, 135-138; BN 804.)

LEITURA OPCIONAL:

“Graèa versus Lei!” (CdM 635)

105. Hâ bastantes coisas sobre as quais eu näo concordo com o apôstolo Paulo‚ e acho que tenho tanto direito à minha opiniäo como ele tinha à dele.

106. Mas o que acontece se você tomar a palavra de Paulo como lei, como faz a Igreja? Tudo o que Paulo disse é lei total e absoluta, afirmam eles‚ e mais nada! Ainda que ele diga: “Digo eu, näo o Senhor” (1Cor.7:12), ainda veio de Paulo de forma que eles pensam que estâ bem. O que ele disse sobre as mulheres na Igreja (1Cor.14:34,35) e tudo isso, é totalmente contraditôrio ao que o Espírito Santo disse através de Pedro no segundo capítulo de Atos (Atos 2:17-18). Como é que elas väo guardar silêncio na igreja se väo profetizar, ou como é que väo profetizar se väo guardar silêncio na igreja?

107. Por isso alguns desses antigos adoradores igrejeiros de Paulo estäo aptos a ter bastantes dúvidas e interrogaèöes acerca das coisas que eu digo.

108. Portanto, você tem que acreditar no Senhor e em mim‚ que eu sou um novo profeta de um novo dia de toda uma quantidade de coisas novas sobre as quais Paulo nunca sequer pensou!

109. Muitas das coisas que Paulo disse estavam bem para o tempo dele e para os seus dias, mas hoje em dia näo é forèoso que nos obriguem moralmente. Se Deus falou alguma coisa e me mostrou estas coisas de algum modo, se é o Senhor de algum modo, säo as Suas Palavras para hoje e suplantam qualquer outra coisa que jâ tenha sido dada, se for diferente, se for uma mudanèa. Foi isso o que a Era Cristä fez à Era Mosaica.

110. A Era Cristä foi uma mudanèa total, e põs completamente fora de moda, tornou antiquada e derrubou a coisa toda. Essa era a luta de Paulo!

111. Se os primeiros cristäos tivessem dito: “Um momento, temos que verificar tudo isto com a Lei Mosaica e ainda temos que guardar a lei. — Tem que ser verificado com as Escrituras, tem que ser verificado com a lei!”, nunca teriam rompido com a Lei Mosaica.

112. A nossa Revoluèäo tem sido quase uma ruptura täo grande com o passado como foi a vinda de Cristo e a Sua mensagem com o legalismo do passado da Era Mosaica. Tem sido uma dispensaèäo da graèa totalmente nova.

113. Vêem, quando as pessoas näo querem obedecer a graèa, sempre voltam ao seu legalismo em autodefesa‚ sempre voltam à lei para provarem a sua idéia.

114. Quando as pessoas näo estäo dispostas a receber as revelaèöes que a graèa dâ, a liberdade que a graèa dâ e o Vinho Novo que a graèa dâ, sempre acabam voltando ao seu legalismo e à lei para provarem os seus pontos de vista, para provarem que näo estäo de acordo com a lei, näo estäo de acordo com Moisés, näo estäo de acordo com a Bíblia, näo estäo de acordo com Paulo. Voltam à sua lei e ao seu farisaísmo e às suas velhas regras.

115. Quando estas pessoas comeèam a voltar a estas velhas Escrituras legalistas, mesmo a algum legalismo de Paulo, entäo estäo virando as costas à liberdade da graèa e à libertaèäo que o Senhor nos deu e ao novo vinho e à nova verdade e às novas revelaèöes que säo para nôs hoje, aqui e agora, e näo para Paulo nos seus tempos, e muito menos para Moisés e seus tempos!

116. Se as pessoas voltarem à lei mesmo que seja em um sô pormenor, ficam obrigadas a guardar toda a lei (Cf. Gâl.3:10). Vêem, se eles submeterem um sô pormenor que seja e acharem que em algum pormenor que têm estäo limitados pela lei e isso contradiz o que o Senhor mostrou‚ entäo têm que voltar para a coisa toda e näo hâ ponto de parada possível!

117. Você tem que ou ir até o fim pela graèa ou até o fim pela lei (Cf. Rom.11:6). “E é evidente que pela lei ninguém serâ justificado diante de Deus, porque o justo viverâ da ” (Gâl.3:11‚12). (CdM 635:3-15, PCD1.)

Cartas e publicaèöes opcionais:

“Viver a Lei de Amor do Senhor! 2ª Parte” CdM 3202: 3-52, 66-82, 95–153, BN 805

“Graèa Maravilhosa,” CdM 1968‚ PCD 8

Do Manual Bâsico (GP):

A LEI DE CRISTO
“A perfeita lei da liberdade” vs. legalismo religioso

1.Salvaèäo é puramente por graèa, näo por obras:

Rom 3:28 O homem é justificado pela fé sem as obras da lei

Ef. 2:8,9 Pela graèa (misericôrdia näo mereci-da) sois salvos, por meio da fé; é dom de Deus. Näo vem das obras

Tt 3:5a Näo pelas obras de justièa que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericôrdia (Ele) nos salvou

A. A Salvaèäo näo é em parte por graèa e em parte por boas obras:

Rom 11:6 Se é por graèa, jâ näo é pelas obras; de outra maneira, a graèa jâ näo é graèa

B. A Salvaèäo sempre foi por graèa, até mesmo no Antigo Testamento:

Gên 6:8 Noé, porém, achou graèa aos olhos do Senhor

Gên 15:6 E creu ele (Abraäo) no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justièa (V. também Romanos 4:3,5-8,21‚22)

Hc 2:4 O justo pela sua fé viverâ

Hb 11:13 (Os santos do Antigo Testamento) morreram na fé... vendo-as (as pro-messas) de longe e crendo-as

C. Seguir escrupulosamente a Lei Mosaica nunca salvou ninguém:

Jo 1:17 A lei foi dada por Moisés; a graèa e a verdade vieram por Jesus

Rom 3:20 Nenhuma carne serâ justificada... pelas obras da lei

Rom 9:31 Israel, que buscava a lei... näo che-gou à lei da justièa

Gâl 2:16 O homem näo é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo (V. também Gâlatas 3:11)

Hb 7:19 A lei nenhuma coisa aperfeièoou... é introduzida uma melhor esperanèa

2.O que era a Lei Mosaica?

A. Era o côdigo de leis que Deus deu a Moisés no Monte Sinai:

Êx 24:12 Disse o Senhor a Moisés: Sobe a Mim ao monte... dar–te-ei... a lei... para os ensinar (V. também Êxodo 31:18; 32:15,16,19; 34:1,28)

B. Era um côdigo de justièa e castigo muito rígido:

Êx 21:23-25 Darâs vida por vida, olho por olho, dente por dente, mäo por mäo... queimadura por queimadura

Hb 10:28 Quebrantando alguém a lei de Moi-sés, morre sem misericôrdia

C. Os dez mandamentos näo eram apenas “normas morais úteis”, mas sim leis rígidas que tinham penalidade de morte:

Êx 20:2,3 (1) Näo terâs outros deuses diante de Mim (Penalidade de morte: Êxodo 22:20; Deuteronõmio 13:1–18)

Êx 20:4,5 (2) Näo farâs para ti imagem de es-cultura (mesma penalidade de morte que nº(1). V. também Levítico 26:1,30; Deuteronõmio 4:23-26)

Êx 20:7 (3) Näo tomarâs o nome do Senhor em väo (penalidade de morte: Levíti-co 24:10–16)

Êx 20:8-10 (4) Lembra-te do dia do sâbado, para o santificar (penalidade de
morte: Êxodo 31:14,15; 35:2)

Êx 20:12 (5) Honra a teu pai e tua mäe (pena-lidade de morte: Êxodo 21:15‚17; Levítico 20:9; Deuteronõmio 21:18–21)

Êx 20:13 (6) Näo matarâs (assassínio) (penalidade de morte: Êxodo 21:12; Levíti-co 24:17,21; Números 35:16-31)

Êx 20:14 (7) Näo adulterarâs (penalidade de morte: Levítico 20:10; Deuteronõmio 22:22)

Êx 20:15 (8) Näo furtarâs (castigo: Êxodo 22:7; Provérbios 6:30; penalidade de morte: Êxodo 21:16)

Êx 20:16 (9) Näo dirâs falso testemunho con-tra o teu prôximo (castigo e/ou pe-nalidade de morte: Deuteronõmio 19:16-21)

Êx 20:17 (10) Näo cobièarâs coisa alguma do teu prôximo

Gl 4:21 Dizei–me, os que quereis estar debaixo da lei, näo ouvis vôs a lei?

D. Os dez mandamentos foram apenas o princípio: a Lei de Moisés continha centenas de outros mandamentos:

Dt 27:26 Maldito aquele que näo confirmar as palavras desta lei (V. também Gâla-tas 3:10) (V. também Deuteronõmio 4:13,14a)

E. Era impossível näo ser culpado ou guardar toda a lei:

Tg 2:10 Qualquer que guardar toda a lei, e tropeèar em um sô ponto, tornou-se culpado de todos

3. A lei cumpriu o seu propôsito apenas para uma época:

Gl 3:19 Logo‚ para que é a lei? Foi
ordenada por causa das transgres-söes até que viesse a posteridade (Jesus)

Gl 3:23 Antes que a fé viesse, estâvamos guardados debaixo da lei

Hb 9:10 Justificaèöes da carne, impostas até ao tempo da correèäo

A. Foi meramente uma côpia, uma sombra da coisa verdadeira:

Cl 2:16,17 Sâbados... säo sombras das coisas futuras; mas o corpo (a realidade que projeta a sombra) é Cristo

Hb 8:5 Exemplar e sombra das coisas
celestiais

Hb 9:8b,9 O primeiro tabernâculo... uma
alegoria para o tempo presente

Hb 10:1 Tendo a lei a sombra dos bens
futuros, e näo a imagem exata das coisas

1 Jo 2:8 Um mandamento novo... porque väo passando as trevas, e jâ a
verdadeira luz alumia

B. Era impossível guardar a lei:

Jo 7:19 Näo vos deu Moisés a lei? e
nenhum de vôs observa a lei
(V. também Atos 7:53)

At 15:10 Sobre a cerviz... um jugo que nem nossos pais nem nôs podemos
suportar

Rom 7:14–19 A lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque näo faèo o bem que quero

C. Isso mostrou que o homem era um pecador que necessita da graèa:

Rom 3:20b Da lei vem o conhecimento do
pecado

Rom 7:7 Näo conheci o pecado senäo pela lei

Rom 3:19 Para que... todo o mundo seja
condenâvel diante de Deus

Gl 3:24 A lei nos serviu de aio‚ para nos conduzir a Cristo (V. também
Romanos 4:15)

D. A velha lei era ineficaz e deveria eventualmente ser substituída:

Rom 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma

Hb 7:18 Mandamento (lei mosaica) é abrogado (anulado)... por causa da sua fraqueza e inutilidade

4.Expiaèäo (pagamento) por violar a lei:

A. Como os homens constantemente violavam a lei, era necessârio o perdäo e exigia-se um sacrifício de sangue:

Lv 4:1–4 Quando uma alma pecar... contra... mandamentos do Senhor... oferecerâ um novilho (boi novo)... degolarâ o novilho... perante o Senhor

Lv 17:11 É o sangue que farâ expiaèäo pela alma.

Hb 9:22 Sem derramamento de sangue näo hâ remissäo

B. Isso, porém, nunca livrou o homem permanentemente do pecado:

Hb 10:1–4,11 É impossível que o sangue dos tou-ros e dos bodes tire os pecados... nunca podem tirar os pecados

C. Mas Jesus fez um sacrifício perfeito e permanente:

Mt 26:28 Isto é o Meu sangue... derramado... para remissäo dos pecados

Hb 9:7-14 Por Seu prôprio sangue... (efetuou) uma eterna redenèäo

Hb 9:25-28a Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados de muitos

Hb 10:10-12 Temos sido santificados pela obla-èäo (oferecimento) do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez

1 Pe 1:18,19 Fostes resgatados... com o precioso sangue de Cristo

1 Jo 1:7b O sangue de Jesus Cristo... nos purifica de todo o pecado
(V. também Joäo 1:29; Romanos 5:9)

5.A nova lei‚ a lei de Cristo:

A. Deus prometeu uma nova lei para substituir a antiga Lei Mosaica:

Jr 31:31–33 Eis que dias vêm... em que farei um concerto novo... escreverei (a
Minha lei) no seu coraèäo

Hb 8:7-10 Repreendendo-os, (por causa do primeiro concerto), diz o Senhor... estabelecerei um novo concerto

B. Nomes da nova lei:

Um concerto novo (Jeremias 31:31); a lei da fé (Romanos 3:27); a lei do Espírito de vida (Romanos 8:2); a lei da justièa (Romanos 9:31); a lei de Cristo (Gâlatas 6:2); o novo testamento (Hebreus 9:15); a lei perfeita da liberdade (Tiago 1:25); a lei real (Tiago 2:8); o santo mandamento (2Pedro 2:21)

C. A morte de Jesus na cruz cumpriu e põs fim à lei:

Mt 5:17 Näo vim abrogar (anular) (a lei), mas cumprir

Jo 19:30 Jesus... disse: Estâ consumado [Quando Ele morreu pelos nossos pecados, a lei Mosaica terminou para os que acreditam n‘Ele]

Rom 10:4 Porque o fim da lei é Cristo para
justièa de todo aquele que crê

Cl 2:14 Havendo riscado [apagando tudo completamente] (as) ordenanèas (a lei)... cravando-as na cruz

D. A antiga Lei Mosaica foi descartada (para os que crêem em Jesus):

Hb 8:13 Envelheceu o primeiro (concerto). O que foi tornado velho e se
envelhece, perto estâ de acabar

Hb 10:9 Deus... tira o primeiro (a lei) para estabelecer o segundo

Hb 8:6 Melhor concerto que estâ
confirmado em melhores promessas

E. Quem verdadeiramente acredita em Jesus näo estâ mais limitado pela rígida Lei Mosaica:

Rom 6:14b Näo estais debaixo da lei; mas
debaixo da graèa

Gl 3:24,25 A lei nos serviu de aio (professor)... mas, depois que a fé veio, jâ näo estamos debaixo de aio

1 Tm 1:9 A lei näo é feita para o justo, mas para os injustos... pecadores...
profanos... homicidas

F. Jesus nos libertou da Lei Mosaica:

Rom 7:4 Vôs estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo

Rom 7:6 Agora estamos livres da lei

Rom 8:1,2 A lei do espírito de vida, em Cristo Jesus‚ me livrou da lei do pecado e da morte

Gl 3:13 Cristo nos resgatou da maldièäo da lei

G. O Espírito de Jesus e Sua verdade nos däo liberdade:

Jo 8:36 Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres

2 Co 3:17 Onde estâ o Espírito do Senhor, aí hâ liberdade

Gl 5:1 Na liberdade com que Cristo nos libertou

Gl 5:5 Pelo Espírito da fé... a esperanèa da justièa

Gl 5:18 Se sois guiados pelo Espírito, näo estais debaixo da lei

H. Leia as libertadoras Palavras de Jesus para ser libertado:

Jo 8:31,32 Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertarâ

Rom 10:17 A fé é pelo ouvir... a Palavra de Deus

Tg 1:25 Aquele... que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso perse-vera... serâ bem-aventurado no seu feito

6. Agora o mandamento é amar a Deus e o nosso prôximo:

A. Isso cumpre a lei e cumpre a única obrigaèäo que temos:

Mt 7:12 Tudo o que vôs quereis que os ho-mens vos faèam, fazei–lho... por-que esta é a lei e os profetas
(V. Lucas 6:31)

Mt 22:36-40 Amarâs... Deus... amarâs o teu prô-ximo. Destes dois mandamentos depende toda a lei

Rom 13:8 Quem ama aos outros cumpriu a lei

Rom 13:10 O amor näo faz mal ao prôximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor

Gl 5:14 Toda a lei se cumpre numa
palavra, nesta: amarâs ao teu
prôximo como a ti mesmo

Tg 2:8 Se cumprirdes... a lei real: amarâs o teu prôximo como a ti mesmo, bem fazeis (V. também Marcos 12:29-31)

B. As coisas feitas em amor puro e altruísta säo lícitas:

Gl 5:22,23 O fruto do Espírito é amor... contra (isso) näo hâ lei

1 Co 6:12 Todas as coisas me säo lícitas (V. também 1Coríntios 10:23)

Tt 1:15a Todas as coisas säo puras para os puros

Lc 11:41b Eis que tudo vos serâ limpo

C. Mas você precisa ter fé para as suas aèöes:

Rom 14:14 Para aquele que tem (alguma coisa) por imunda, para esse é imunda

Rom 14:22 Bem-aventurado aquele que näo se condena a si mesmo naquilo que aprova

Rom 14:23 Aquele que tem dúvidas... estâ
condenado (julgado)... tudo que näo é de fé é pecado

Tt 1:15b Nada é puro para os contaminados e infiéis

7.Viver a nova lei:

A. Em alguns aspectos, a lei de Cristo é mais rígida do que a lei de Moisés:

Mt 5:38–42 (Êxodo 21:24 diz:) Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que näo resistais ao mal

Mt 5:43-45 (A lei) (disse): Amarâs o teu prôximo e aborrecerâs (odiarâs) o teu inimi-go. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos

Lc 10:25–37 Amarâs... o teu prôximo como a ti mesmo. Quem é o meu prôximo? (Até mesmo as pessoas de quem você normalmente näo gosta)

Tg 4:17 Aquele pois que sabe fazer o bem e o näo faz, comete pecado

B. Apenas Jesus pode dar-lhe o poder para viver a Sua lei:

Fp 2:13 Porque Deus é o que opera em vôs tanto o querer como o efetuar‚ segundo a Sua boa vontade

Fp 4:13 Posso todas as coisas n’Aquele (Jesus) que me fortalece

2 Co 5:14a O amor de Cristo nos constrange (impele a fazer algo)

2 Co 12:9 A Minha graèa (de Deus) te basta

8. Advertências contra fazer mau uso da nova lei:

A. Liberdades egoístas e desamorosas:

Rom 14:15 Se contrista teu irmäo, jâ näo andas conforme o amor. Näo (o) destruas por causa da tua (liberdade)

Rom 14:20 É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escãndalo

1 Co 6:12 Todas as coisas me säo lícitas, mas nem todas as coisas convêm

1 Co 8:9,12 Mas vede que essa liberdade näo seja dalguma maneira escãndalo para os fracos (V. 1Coríntios 8 inteiro)

1 Co 10:23 Todas as coisas me säo lícitas, mas nem todas as coisas edificam

B. Ande em amor, näo em cobièa e pecado:

Rom 6:1,2 Permaneceremos no pecado, para que a graèa abunde? De modo ne-nhum

Gl 5:13 Näo useis entäo a liberdade para dar ocasiäo à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor

1 Pe 2:16 Como livres, e näo tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus (V. também Roma-nos 3:8; 14 inteiro; 15:1,2)

9.Cuidado para näo cair no legalismo religioso:

A. A circuncisäo: Crentes ainda presos à lei:

At 21:20 Milhares de judeus hâ que crêem (em Jesus), e todos säo zeladores da lei (Mosaica)

Fp 3:2,3 Guardai-vos dos maus obreiros, guardai–vos da circuncisäo (V. também Atos 15:1,24; Gâlatas 6:12,13; Romanos 2:28‚29)

B. Näo se enrede outra vez com a lei:

Gl 3:1,3 Tendo comeèado pelo Espírito‚ (aca-bais) agora pela carne?

Gl 5:1 Estai pois firmes na liberdade... näo torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidäo (a lei)

Cl 2:20-22 Se, pois, estais mortos com Cristo... por que vos carregam ainda de ordenanèas... os preceitos e doutrinas dos homens

C. Legalismo é autojustièa e nega o sacrifício de Jesus:

Rom 10:3 Procurando estabelecer a sua prô-pria justièa, näo se sujeitaram à justièa de Deus

Gl 2:21 Se a justièa provem da lei‚ segue-se que Cristo morreu debalde (em väo) (V. também Gâlatas 5:4)

D. A lei näo pode salvar você nem tornâ-lo justo:

At 13:39 E de tudo o que, pela lei de Moisés näo pudestes ser justificados‚ por Ele é justificado todo aquele que crê

Rom 9:31,32 Israel, que buscava a lei... näo che-gou à lei da justièa

Fp 3:3-9 Näo tendo a minha justièa que vem da lei‚ mas a que vem pela fé em Cristo

E. Os que tentam obedecer à lei estäo presos a ela:

Gl 3:10 Maldito todo aquele que näo perma-necer em todas as coisas

Gl 4:21-31 (A alegoria dos dois concertos, um de liberdade e outro de prisäo)

Gl 5:2-4 (Quem tenta guardar a lei)... estâ obrigado a guardar toda a lei

Tg 2:10 Qualquer que guardar toda a lei, e tropeèar em um sô ponto, tornou-se culpado de todos

10.Tentar guardar a lei de maneira legalista näo é a vontade de Deus:

A. Os legalistas esquecem totalmente a coisa mais importante:

Mt 15:2-6 Por que transgridem os Teus discí-pulos a tradièäo dos anciäos? Transgredis vôs também o manda-mento de Deus pela vossa tradièäo

Mt 23:23 Ai de vôs! Pois que dizimais (peque-nos condimentos, mas) desprezais o mais importante... a misericôrdia e a fé

Mt 23:24 Coais um mosquito e engolis um ca-melo

Mc 7:6-8 O seu coraèäo estâ longe de Mim... retendes a tradièäo dos homens (tais como) lavar jarros e copos

Jo 5:8–11 (Jesus disse a um paralítico para pegar sua cama e andar. Os legalis-tas ignoraram a cura milagrosa e lhe disseram que näo era lícito carregar a sua cama no sâbado)

B. Legalismo é um peso esmagador para os que säo obrigados a levâ-lo:

Mt 23:4 Atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os pöem aos ombros dos homens

2 Co 3:6b A letra mata, mas o Espírito vivifica

C. A soluèäo: andar no amor e no Espírito de Deus:

Mq 6:8 E o que é que o Senhor pede de ti, senäo que... ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?

Jo 6:63a O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita

Rom 7:6 Sirvamos em novidade de espírito, e näo na velhice da letra (lei)

2 Co 3:6a Näo da letra (da lei), mas do Espírito

Gl 6:2 Levai as cargas uns dos outros‚ e assim cumprireis a lei de Cristo

11. Até mesmo sob a lei Mosaica, o amor e a misericôrdia de Deus prevaleciam:

A. Deus sempre quis amor e misericôrdia mais do que legalismo:

Os 6:6 Porque eu quero misericôrdia, e näo o sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que holocaustos
(V. também Mateus 12:7)

Mq 6:6-8 Com que me apresentarei ao Se-nhor... com holocaustos? O que é o que o Senhor pede de ti, senäo que... ames a beneficência

Mc 12:33 Amâ-Lo de todo o coraèäo... e amar o prôximo... é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios (V. tam-bém Deuteronõmio 10:12; 1Samuel 15:22; Salmos 40:6; 51:16,17; 69:30,31; Isaías 1:11-16; Jeremias 7:22,23)

B. Ele permitiu exceèöes e que a lei Mosaica fosse quebrada:

2 Cr 30:1-3 (O rei Ezequias comemorou a pâscoa no segundo mês em vez de no primeiro Êxodo 12) (V. também Nú-meros 9:1-11)

2 Cr 30:16–18a Muitos na congregaèäo se näo ti-nham santificado... e contudo come-ram a pâscoa näo como estâ escrito

2 Cr 30:18b-20 Ezequias orou: O Senhor... faèa reconciliaèäo com aquele... ainda que näo esteja purificado. E ouviu o Senhor a Ezequias

Mt 12:5 Aos sâbados‚ os sacerdotes... vio-lam o sâbado e ficam sem culpa? (V. também Joäo 7:22,23)

Mt 12:1-4 Davi... comeu os päes da proposi-èäo‚ que näo lhe era lícito comer (V. 1Samuel 21:6)

C. Até mesmo os altamente religiosos, os que estavam presos à lei, a violavam:

Êx 31:14,15 (A Lei Mosaica:) Qualquer que no dia (de Sâbado) fizer alguma obra... certamente morrerâ

Mt 12:11 (Tiraram a sua ovelha da cova no Sâbado)

Lc 13:15 (Todos eles levavam os seus bois ou jumentos para beberem âgua)

Jo 7:22,23 No Sâbado circuncidais um homem

D. Entäo‚ com certeza que nôs, que näo estamos presos a ela, podemos violâ–la:

Mt 12:10-13 É... lícito fazer bem nos Sâbados (mesmo que para isso tenha que violar a Lei Mosaica)

Lc 13:11-16 Näo convinha soltar no dia de Sâba-do... esta filha?

Jo 7:22-24 (Se vôs transgredis no Sâbado‚ por que) indignais-vos contra Mim, porque no Sâbado curei de todo um homem? (Ver também Joäo 9:14-16)

Quotaèöes ao longo da publicaèäo:

E a Revoluèäo por Jesus estava a caminho! Fazíamoscaretas para as igrejas e para o Sistema, e prosperamos numa desenfreada luta corpo a corpo de fanâtica testificaèäo e numa orgia do amor de Deus! E tudo comeèou com uma pequena chama de fé acesa nos coraèöes de uns poucos jovens pelo seu Papai religioso e esquisito a quem Deus e Sua Palavra haviam convencido de que os cristäos verdadeiros ainda podiam viver como os discípulos de Jesus e aqueles revolucionârios religiosos radicais da Igreja Primitiva!

Eu me lembro de algumas pessoas nas igrejas que diziam: “Ah, se näo estâ na Bíblia eu näo acredito! Você näo pode fundamentar coisas sô em sonhos‚ visöes e revelaèöes, tem que ser as Escrituras!” Olha‚ eu me pergunto o que elas achavam daqueles sonhos, visöes, revelaèöes‚ mensagens e criaturas angélicas e tudo o mais que hâ na Bíblia? Como acham que temos hoje a Bíblia? É tudo fruto de revelaèäo apôs revelaèäo, visäo apôs visäo — sonhos, visöes e revelaèöes!

(Jesus:) Eu o beijei, David, e trouxe_lhe à vida, e Meu amor lhe chamou David: o amado de Deus! Por essa razäo fiz com que sua mäe o chamasse assim! Moisés é David — assim como a sua boca é a Minha Palavra!

A Minha lei de Amor é‚ acima de tudo, que Me amem de todo o seu coraèäo‚ alma e entendimento, e segundo, que amem ao seu prôximo como a si mesmos. A maneira principal de manifestarem o Meu amor é dando a sua vida uns pelos outros. É dando a sua vida totalmente a Mim para que Eu possa usâ-la para demonstrar o Meu amor aos outros.

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)