Lições de Liderança, 2a Parte

Maria
May 7, 2003

Expectativas irrealistas e como näo extrapolar

Mensagens do Senhor e trechos de lièöes compartilhadas com os COs por Mamäe e Peter na Cúpula 2001

Maria 601 CM/FM 3385 4/01

Queridíssima Família

Nesta BN vou passar para vocês algumas das mensagens que o Senhor deu para os COs na Cúpula 2001, e lièöes que Peter e eu compartilhamos com eles sobre extrapolar e ter expectativas que fogem à realidade. O Senhor nos disse para publicâ-las porque se aplicam a cada membro da Família de alguma maneira. É claro que nem cada frase ou exemplo se encaixarâ na sua situaèäo‚ mas, por favor, aproveitem-nas ao mâximo.

2. O Senhor nos mostrou que o ritmo de trabalho näo vai diminuir nada! Afinal, estamos na era de aèäo‚ a era de maiores obras, e com a visäo de nos expandirmos de modo a suprirmos as necessidades das muitas ovelhas que o Senhor estâ trazendo e trarâ aos nossos redis, todos vocês provavelmente ficaräo cada vez mais ocupados com essa responsabilidade adicional. O pastoreamento leva sua vida a uma nova dimensäo: o seu tempo jâ näo mais lhe pertence, pois alguém sempre precisa de você! Entäo, mesmo que ache que näo precisa dessas lièöes no momento, provavelmente precisarâ delas no futuro. Säo princípios muito importantes que afetam näo sô a sua felicidade e produtividade para o Senhor, mas também o exemplo que é para o seu rebanho, o que por sua vez influencia a felicidade pessoal e a produtividade futura das pessoas, e assim por diante.

3. Cada um de vocês nos é precioso. Precisamos e dependemos de vocês, entäo, por favor‚ sigam num bom ritmo. Faèam o que o Senhor lhes mostrar e deixem Ele cuidar do resto. Parem para consultar o Senhor sobre as diferentes perguntas para os COs (no final desta BN). Tomem tempo para receberem esse pastoreamento especial e pessoal em sua vida. Acho que veräo que farâ uma grande diferenèa no seu grau de felicidade e produtividade. Amo vocês!

4. Imaginei que talvez teriam perguntas quanto à aparente contradièäo entre o que o Senhor estâ dizendo aqui e o que Ele disse anteriormente para os COs no ultimato dado na abertura da Cúpula, no qual Ele os corrige fortemente por näo terem sido fiéis em tomar tempo com Ele e por agirem no braèo da carne. (Veja a CdM 3347, BN 941.) Aqui Ele elogia os COs por tudo o que realizaram e pelo progresso que fizeram, e lhes diz para näo se preocuparem com seus erros e falhas. Pedimos ao Senhor que explicasse isso.

O Senhor vê o bem!

5. (Jesus fala: ) Todos pecaram e destituídos estäo da glôria de Deus. Eu sei que näo säo perfeitos. Hâ ocasiöes quando os pais têm que lidar com os seus filhos, corrigi-los e até castigâ–los, depois perdoâ-los e a vida continua. Mas isso näo diminui o grande amor que sentem pelos filhos e até mesmo o orgulho que sentem devido ao seu crescimento e tudo o que aprendem. Na verdade, quando as crianèas aceitam bem a correèäo e decidem seguir em frente, os pais ficam até mais orgulhosos delas, pois sabem que essas lièöes säo inevitâveis, necessârias para o seu crescimento, e que se elas verdadeiramente aprenderem e progredirem, teräo dado um grande passo adiante.

6. É claro que às vezes hâ danos para reparar mesmo depois da lièäo ter sido aprendida. Certos hâbitos precisam mudar, e no caso de seus líderes, é necessârio esclarecer as coisas e corrigir o exemplo. Mas isso também näo diminui o amor que sinto por eles‚ nem o orgulho que tenho deles por tudo que realizaram e aprenderam, e pela maneira como foram humildes‚ levaram a lièäo a sério e decidiram a seguir em frente e melhorar. Realmente hâ um aspecto amplo e importante em que precisam progredir: o de serem fiéis em tomar tempo Comigo, mudar seus hâbitos e modo de pensar e deixar que Eu aja‚ e Me permitir falar-lhes mais claramente, estando fervorosos e sendo fiéis em pedir. Mas näo väo aprender essas lièöes se culpando, mas sim humildemente reconhecendo sua necessidade e esforèando-se por mudar.

7. Eu sabia que eles‚ assim como vocês, Meus filhos, precisavam e mereciam esse encorajamento. Embora tenham que melhorar em certos aspectos‚ Eu, como pai, näo sinto menos orgulho de vocês, pois vejo todos os aspectos nos quais estäo se saindo bem. Orgulho-Me até mesmo das suas falhas‚ desde que estejam progredindo, se empenhando e pedindo a Minha ajuda!

8. Eu vejo o bem e penso nele acima de qualquer outra coisa. Às vezes tenho que corrigi-los‚ mas ajo como um Pai compassivo, um Marido amoroso, um Irmäo mais velho que protege, se importa, e quer vê-lo se sair ainda melhor. Mas isso nunca diminui o amor‚ a admiraèäo e a gratidäo que tenho por vocês, por tudo o que estäo realizando, pelo progresso que estäo fazendo e tudo que jâ Me deram.

9. Näo se esqueèam disso. Até mesmo quando os corrijo e se sentem avassalados e sô conseguem pensar nisso — e às vezes deveria ser assim mesmo, porque aí ficam fervorosos para mudarem e melhorarem — ainda hâ muitas outras coisas das quais Me orgulho em vocês, e pelas quais quero elogiâ-los. E mesmo nos aspectos em que estäo falhando, se decidirem melhorar, também é motivo de orgulho para Mim. Näo quero que se preocupem com os seus erros e falhas, sô quero que melhorem nessas âreas! Lembrem-se sempre disso. Eu vejo o bem. Eu os abenèõo e honro pelas âreas nas quais se saem bem, e sô porque tenho que repreendê-los de vez em quando näo significa que Me esqueèa dessas coisas. Mesmo quando os repreendo, espero que se levantem novamente e lutem por vitôrias nessas âreas também, para Me darem mais um motivo de orgulho! Amo vocês! (Fim da mensagem de Jesus.)

10. (Mamäe:) Agora, passemos às mensagens que o Senhor deu aos COs na Cúpula 2001, e algumas das lièöes que Peter e eu compartilhamos com eles.

Sejam preenchidos com Minha alegria!

(Jesus canta:)

11. Borbulhando, borbulhando,

Borbulhando de alegria!

Eu rio‚ e canto

A todos vou contar

Estou feliz da vida

Näo podem Me calar

Borbulhando‚ borbulhando estou‚ de felicidade!

12. Ah, ah, ah! Devem estar querendo saber por que Eu haveria de incluir numa reuniäo de lideranèa um simples corinho infantil adaptado. Vou lhes contar... é porque Me sinto exatamente assim sobre vocês, e essa musiquinha o expressa muito bem. Minhas noivas, Minha alma estâ borbulhando porque a alegria‚ prazer, orgulho, gozo, felicidade, paixäo, emoèäo, inspiraèäo e excitaèäo que sinto por vocês e tudo o que realizaram e a maneira como cresceram é tal que näo consigo Me calar! Estou borbulhando, e simplesmente tinha que exteriorizar isso numa canèäo!

13. Outra razäo por que cantei essa musiquinha é porque — e isso é bem importante, entäo prestem atenèäo — quero que jâ comecem à vontade. Näo desejo que sintam medo, remorso ou que fiquem nervosos. Näo quero que pensem nos seus fracassos nem achem que têm que fazer tudo certinho. Näo quero que tenham medo de falhar ou que se desapontem consigo mesmos ou com o seu desempenho. Näo quero que se sintam culpados porque näo viveram à altura das suas expectativas irrealistas. Näo quero que fiquem achando que têm que se esforèar tanto‚ ou olhando para os seus erros, porque Eu näo estou preocupado com eles. Quero limpar isso tudo logo de cara para que tenham paz, sabendo que tudo estâ bem.

14. Quero que deixem tudo isso de lado e sejam preenchidos com a Minha alegria, que serâ a sua forèa. Quero que estejam convencidos que Eu os amo, e que Mamäe e Peter os amam. Quero que acreditem que eles, assim como Eu‚ entendem os seus problemas, os amam e oram por vocês. Eu, Mamäe e Peter estamos muito orgulhosos de vocês. Vimos como cresceram e progrediram‚ e queremos lhes dizer como estamos felizes com isso. Entendemos as suas limitaèöes e as dificuldades que enfrentam em seus Lares, com falta de pessoal, muitas crianèas, problemas de saúde, e assim por diante. Vocês têm que travar todas essas batalhas e mais ainda. Nôs entendemos, entäo näo precisam se preocupar.

15. Näo quero que se sintam inferiores pensando que näo realizaram tudo o que achavam que esperâvamos de vocês. Às vezes as suas expectativas säo fora da realidade e vocês extrapolam, aí ficam com sentimento de culpa por näo terem atingido a meta. Eu quero eliminar todos esses sentimentos negativos. Para Mim, vocês concluíram o curso repetidas vezes! Quero eliminar esses temores e preocupaèöes e dar-lhes paz.

16. Vocês todos estäo exatamente onde quero que estejam. Cresceram, estäo crescendo e continuaräo a crescer. Mamäe e Peter também estäo orgulhosos de vocês. Ninguém aqui estâ encrencado; todos fizeram um trabalho esplêndido. Talvez precisem de uns ajustes aqui e ali, mas näo é razäo para temerem. Estâ tudo bem. Tudo estâ de acordo com o Meu plano‚ entäo encham-se da Minha alegria.

17. Como dizem as Escrituras: “A alegria do Senhor é a sua forèa!” E assim serâ com vocês. Se acreditarem nessa promessa e a clamarem, prometo que a Minha alegria serâ a sua forèa. Podem agarrar-se a essa promessa. Ela pode ser o seu lema de hoje em diante, porque o medo e a preocupaèäo säo debilitantes e o impedem de aproveitar (o que permito na sua vida e o que quero lhe dar). Qualquer nervosismo, temor ou preocupaèäo estancam o fluxo do Meu Espírito na sua vida e roubam a sua felicidade. Entäo relaxem. Confiem em Mim e confiem em Mamäe e Peter. Nôs amamos vocês e queremos facilitar o seu trabalho.

18. Agora, deixem a Minha alegria borbulhar em vocês! Que ela seja a forèa que precisam! Regozijem-se nas suas vitôrias. Regozijem-se nas batalhas e nas bênèäos, nos triunfos e nas mudanèas. Regozijem–se sem parar! Parem de olhar para as suas falhas e aparentes derrotas. O Meu servièo deveria ser uma experiência alegre! Sei que nem sempre é divertido e hâ muita dor e sofrimento no caminho‚ mas sempre deveria haver alegria borbulhando em seu coraèäo.

19. Lembrem–se que a Minha alegria é a sua forèa. Essa alegria provém de Mim e do Meu Espírito, näo de todas as suas boas obras, embora Eu Me agrade delas. Conheèo os seus sacrifícios‚ e estou grato por eles também, mas nada Me agrada mais do que o amor que têm por Mim e pelos outros.

20. Lembrem-se que todas as metas que lhes apresento säo apenas isso: metas. Elas os mantêm em movimento, seguindo em frente, esticando a sua fé. Mas o mais importante é o amor que têm por Mim e pelos outros.

21. (Jesus fala:) As metas às quais Me refiro aqui säo todas as coisas que lhes pedi para fazerem, as metas que lhes apresentei e pedi que tentassem alcanèar. Mas além delas‚ existem coisas que näo podem ser negligenciadas. A primeira e mais importante é o tempo Comigo. Entäo, por favor, näo ignorem essa meta achando que é uma das metas que seria legal alcanèar, mas que näo espero que alcancem. Passar tempo Comigo é sagrado. Espero isso de vocês e sei que é possível, porque se Me pedirem Eu darei um jeito. (Fim da mensagem de Jesus.)

22. Tudo isso tenho dito e cantado a vocês, para que a Minha alegria permaneèa em vocês, e para que a sua alegria seja completa. Entäo deixem a sua felicidade borbulhar! Näo se acanhem. Vamos, cantem!

23. Borbulhando, borbulhando,

Borbulhando de alegria!

Eu rio, e canto

Jesus salvou minha vida!

Hâ gente que näo entende,

Mas näo posso calar‚

Borbulhando, borbulhando estou, de felicidade!

24. Que tal essa para quebrar o gelo e as suas garrafas? Amo vocês, Minhas preciosas noivas. Qualquer aparente derrota ou falha serâ resolvida a Meu bom tempo‚ mas agora näo é hora de pensar nelas. É hora de encherem seus coraèöes com a Minha alegria e saberem que estou contente com o seu desempenho, e Mamäe e Peter também estäo! (Fim da mensagem de Jesus.)

25. (Mamäe:) Ajudou? Ficaram felizes? Väo seguir o conselho? É legal ouvir as instruèöes do Senhor, mas isso precisa ser incorporado às suas vidas, precisam obedecer, caso contrârio näo veräo os resultados. Como o Senhor disse, se o fizerem, se agarrarem aquilo e disserem: “Vou clamar isto, vou fazê-lo. Senhor, quero que faèa isto por mim”‚ entäo Ele farâ. Mas se apenas disserem: “Que legal! Isso é ôtimo, mas näo vai funcionar para mim.” Entäo näo vai funcionar! É tudo por fé, fé na Palavra e nas promessas dEle. E quando o Senhor diz: “Näo pensem sobre o assunto”, Ele estâ falando sério.

26. Näo estamos anulando o que lhes dissemos sobre pedir ao Senhor uma relaèäo de coisas pelas quais pedir oraèäo e aspectos nos quais precisam melhorar. (Veja “Como Mudar Velhos Hâbitos e Atitudes Profundamente Arraigadas”, CdM 3324:19-24, BN 929.) Mas näo fiquem pensando nessas coisas de forma negativa, nem se deixem desanimar por causa delas. Esperem pela oraèäo com expectativa, pois é o Senhor quem vai fazer a obra! Ele vai fazer o que estäo Lhe pedindo‚ entäo näo precisam se preocupar com essas coisas, as suas falhas. Apenas escrevam tudo numa folha de papel e peèam ao Senhor para ajudâ–los a recomeèar.

Expectativas fora da realidade

27. (Papai fala: ) Minha nossa! Näo é típico do Inimigo usar contra vocês, queridos, esse estratagema de expectativas que säo fora da realidade, companheiras fiéis do desencorajamento?! Se pudessem ver aqui do Meu ponto de vantagem, saberiam como säo amados e úteis, e como brilham com o sucesso que o Senhor lhes dâ, nunca mais se preocupariam, temeriam nem se sentiriam tentados a achar que näo estäo passando de série ou que estäo falhando ao Senhor, a Mamäe e Peter ou ao rebanho.

28. Quando digo que brilham com o sucesso advindo do Senhor, näo significa que säo perfeitos e bem-sucedidos em todas as metas e aspectos de sua vida espiritual e ministério, porque ninguém é assim. O que o Senhor considera sucesso? A resposta se encontra no simples versículo: “Bem estâ, servo bom e fiel; entra no gozo do teu Senhor.” Para o Senhor, sucesso é ser fiel ao chamado e ministério que Ele lhe deu. E é por isso que vocês todos brilham tanto, porque foram achados fiéis no alto chamado que receberam. Agüentaram e permaneceram fiéis ao seu chamado, muitos por anos e anos. Dedicaram-se de coraèäo‚ por amor e lealmente, a servir o seu Marido, rei, rainha e naèäo, por isso, säo um sucesso estrondoso!

29. Mesmo que achem que näo cresceram muito no último ano, ou näo tenham alcanèado uma certa meta, ou estiverem batalhando contra suas falhas e limitaèöes humanas, näo se preocupem. Ninguém espera que sejam perfeitos, e näo é isso que têm importãncia!

30. Para comeèar‚ mesmo que achem que näo cresceram muito, posso garantir que cresceram! Qualquer um que perseverou e permaneceu fiel e leal ao Senhor, à Palavra e à causa dEle hâ um ano ou mais, cresceu, mesmo que näo veja nenhum sinal ou manifestaèäo aparente.

31. O importante é que todos vocês lutaram, perseveraram e continuam perseverando! Permaneceram fiéis e verdadeiros! Estamos orgulhosos de cada um de vocês! Jâ realizaram muitíssimo sô por terem perseverado no seu chamado e ministério! Em alguns casos, tiveram que superar enormes obstâculos e impedimentos. Näo tinham pessoal suficiente ou uma boa equipe de apoio; batalharam contra enfermidades; tiveram que tratar de situaèöes difíceis nos seus Lares, e além de tudo ainda tiveram as suas batalhas e dificuldades pessoais.

32. Entäo tenham certeza que ninguém estâ apontando o dedo, os culpando ou julgando; muito pelo contrârio! Nôs os louvamos e sabemos que Mamäe e Peter certamente também os louvam‚ pois sabem o que enfrentam cada dia. Eles têm o mâximo amor, respeito, apreèo e admiraèäo por vocês. É verdade que eles dependem de vocês e apôiam-se em vocês, mas nem por isso suas expectativas säo fora da realidade. Eles näo esperam de vocês mais do que é humanamente possível. Na verdade, tenho visto como se maravilham com o que vocês conseguem realizar considerando os obstâculos que enfrentam cada dia. Todos nôs admiramos a sua perseveranèa, resistência e firmeza em atravessarem cada dia apesar dessas coisas.

33. Entäo‚ se algum de vocês estiver caindo sob o peso de expectativas irrealistas, deixem esta conversa dissipar esse ardil do Inimigo. Expectativas irrealistas o impedem de se liberar, de vivenciar a liberdade de ser você mesmo, de confiar no amor incondicional do Senhor o bastante para sentir–se à vontade e relaxar, ser autêntico e deixar o Senhor agir através de você. Expectativas falsas agem como um chicote, fazendo-o sempre achar que precisa se esforèar e empenhar cada vez mais, que precisa fazer mais, ser mais‚ e ser bem–sucedido em tudo!

34. Esse é o chicote do Inimigo, porque o objetivo dele é desgastâ–lo e fazê-lo sucumbir sob esse peso falso e debilitante que muitos infelizmente carregam por vontade prôpria devido às expectativas que assumem. É verdade que isso muitas vezes provém da motivaèäo pura de quererem agradar o Senhor e serem tudo o que Ele quer que sejam, mas cair na cilada de tentar carregar a pedra de expectativas falsas montanha acima é morte certa! Eventualmente cederäo sob o enorme peso, sucumbiräo e se esgotaräo.

35. Vocês têm a garantia do amor incondicional do Senhor‚ e Ele näo coloca nenhuma rocha de expectativas irrealizâveis nas costas de Sua Noiva enquanto ela sobe a montanha. Na verdade, o amor dEle é täo maravilhoso, completo e além da compreensäo humana que Ele a carregarâ pessoalmente com ternura até o cume, se necessârio.

36. Entäo näo deixem o Inimigo usar esse estratagema de falsas expectativas contra vocês, estâ bem? Vocês têm que lutar contra isso, porque os impede de descansar plenamente no Senhor. Acaba com a sua felicidade, paz e com a sua tranqüilidade de coraèäo e de espírito. Sem esse peso vocês têm verdadeira liberdade, e quando têm a paz e o descanso resultantes disso, entäo o Espírito pode descer sobre vocês mais plenamente. Aí tornam-se como aquele diamante de poeira cintilante que reflete a luz de Deus! Näo estaräo se esforèando nem tentando ser nada além do que Ele os ajuda a ser pela Sua graèa. Ficam livres para amâ-lO do jeito que säo, dando–Lhe entäo abertura para agir e brilhar mais através de vocês! — Uma mäo lava a outra.

37. E como diz a segunda parte do versículo: “Bem estâ, servo bom e fiel, entra no gozo do Seu Senhor”. Quando têm a paz, fé e confianèa de saberem que simplesmente amando o Senhor e sendo fiéis e verdadeiros a Ele estäo Lhe agradando, entäo têm a alegria verdadeira e completa que Ele menciona aqui. Aí podem relaxar e ter a verdadeira liberdade e alegria de Seu Espírito! (Fim da mensagem de Papai.)

38. (Peter:) A maldièäo das expectativas fora da realidade é muito real, näo é? Eu diria que todos passam por isso em alguma ocasiäo, ou com freqüência ou até cada dia. É aquela sensaèäo de näo estar realizando o bastante ou de näo estar amando o Senhor ou as pessoas o suficiente. Você acha que devia estar fazendo mais. Como Papai disse, isso realmente acaba com a liberdade do espírito e o faz deixar de ser autêntico.

39. Estava conversando com alguém outro dia e lhe disse: “Veja bem, você é apenas você. O Senhor o ama. Ele ama o fato de você amâ-lO, servi-lO e fazer coisas por Ele e os outros. Mas a principal razäo por que o ama é porque você é uma criaèäo dEle. Ele o fez desse jeito e o ama desse jeito.”

40. É claro que queremos progredir, melhorar e amar o Senhor mais‚ estar mais sintonizados com Ele e todas essas coisas, é bom agir assim. Mas precisamos nos lembrar que Ele näo nos ama porque trabalhamos tanto, mas simplesmente porque nos ama, e foi Ele que o fez do jeito que você é.

41. (Peter:) Quando você tem um cargo de responsabilidade, precisa ver que às vezes precisa de uma folga. Näo pode sempre estar disponível para cada pessoa e cada situaèäo. Se achar que deveria ou que precisa, vai estar constantemente se esforèando, tentando esclarecer cada dúvida, responder cada e-mail e solucionar tudo. E vai acabar esgotado, porque é simplesmente impossível. Ninguém espera que faèam isso.

42. O outro dia alguém me disse: “Sabe, eu desliguei o meu computador e nem olhei pra ele o dia inteiro.” Ele estava dizendo isso como se fosse algo muito ruim, tipo: “Puxa, como falhei. Eu desliguei meu computador e nem li as mensagens que chegaram. Näo atendi aos problemas de ninguém durante 24 horas!” E eu pensei: “Você devia fazer isso mais vezes!”

43. Pelo fato de sermos líderes, somos abordados por um monte de coisas: problemas dos outros, mensagens‚ etc. Se por um lado o correio eletrõnico foi uma super bênèäo, por outro foi uma maldièäo. Lembram-se quando näo tínhamos e-mail, e escrevíamos cartas à mäo e as enviâvamos pelo correio? Alguém lhe escrevia sobre um certo problema‚ e quando você finalmente tomava conhecimento jâ se passara um mês. E depois, quando a pessoa finalmente recebia uma resposta, jâ se passara outro mês, e pode ter certeza que nesse meio tempo o Senhor jâ tinha cuidado da situaèäo.

44. Mas agora a mentalidade é: “Puxa, precisamos fazer isto agora, hoje mesmo!” Aí vem o sentimento de culpa: “Precisâvamos responder mais râpido.” Ou: “Meu Deus, alguém teve um problema hoje e nôs näo respondemos hoje.” É claro que queremos ajudar a Família o mâximo possível e o mais râpido possível. Mas serâ que näo podemos também confiar algumas dessas coisas ao Senhor e näo ficarmos nos culpando por nossa falta de eficiência?

45. Precisamos diminuir o ritmo e parar de achar que podemos responder a tudo e fazer tudo, porque é uma expectativa irrealista achar que väo ter todas as soluèöes ou que podem consolar a todos. É impossível. Cada um tem que aprender a receber consolo e respostas do Senhor para a sua situaèäo. Na verdade nôs até atrapalhamos o Senhor quando tentamos fazer tanta coisa, realizar tanto e agir com tanta pressa. A motivaèäo é sincera. Ninguém age assim porque quer dar uma de sabichäo, mas sim motivado por amor. Mas achar que você consegue fazer tudo é uma ilusäo.

46. Até o Senhor teve que Se afastar, pois näo conseguia fazer tudo o tempo todo. Entäo desligue-se às vezes e näo se preocupe. Näo vâ se desligar e depois ficar preocupado achando que estâ falhando! Você näo consegue fazer tudo! Ninguém consegue! Entregue tudo ao Senhor e pergunte a Ele o que é mais importante fazer, depois ore e confie o resto a Ele!

47. (Mamäe:) Nôs näo temos obrigaèäo de fazer tudo. Peter disse que é uma ilusäo achar que podemos responder a todos. É uma expectativa irrealizâvel. Cada um de vocês precisa ver quais das suas expectativas säo fora da realidade. Algumas säo e outras näo. Talvez o Senhor queira que faèa certas coisas, mas deixe outras por fazer. Talvez você tenha expectativas irrealizâveis em uma ârea de sua vida, mas o Senhor espera mais ainda de você noutra.

48. Entäo cada um precisa fazer uma auto-avaliaèäo. Ore e pergunte ao Senhor: “Em que aspecto estou esperando demais de mim mesmo ou achando que Você estâ esperando demais de mim? A meu ver, quais säo as Suas expectativas, e quais säo as minhas, as que eu mesmo me impinjo?” Vocês precisam perguntar isso ao Senhor‚ senäo, como väo saber quais metas realmente devem alcanèar?

49. Entäo, pergunte ao Senhor sem demora. Hoje mesmo! Descubra, assim poderâ agir no sentido de se livrar dos pesos que estäo lhe causando toda essa preocupaèäo e incapacitando–o de confiar e de relaxar no Senhor.

50. (Peter: ) Quando for perguntar ao Senhor sobre as suas expectativas irrealizâveis, poderia também pedir a Sua opiniäo sobre os aspectos nos quais você se considera um fracasso. O Senhor quer que sejamos humildes. Ele näo quer que andemos por aí dizendo: "Nôs somos dez mesmo! Sempre nos saímos bem. Estou fazendo um ôtimo trabalho!", porque isso näo é saudâvel no espírito. Por outro lado, Ele näo quer que andemos por aí achando que somos um fracasso total.

51. Algumas coisas que o Senhor nos pede säo metas, objetivos que devemos tentar alcanèar. Ele näo espera que as alcancemos 100% do tempo. O conceito de perguntar tudo ao Senhor é como “orar sem cessar”. Quem é que ora sem cessar o dia inteiro? Se formos interpretar “orai sem cessar” ao pé da letra‚ entäo todos nôs somos um grande fracasso. Mas tenho certeza que o Senhor näo colocou isso na Bíblia para fazer todo cristäo achar que sua vida espiritual é um fracasso sô porque às vezes pensa em outras coisas e näo passa o tempo todo orando.

52. Você näo pode ter expectativas irrealistas para si mesmo. Têm que perceber que às vezes o Senhor nos dâ metas e padröes para tentarmos alcanèar, para crescermos nesse sentido. Mas sô porque näo atingimos ou ultrapassamos tal meta, näo significa que estamos falhando.

53. Poderíamos andar por aí o tempo todo pensando: “Minha vida espiritual é um fracasso porque näo oro sem cessar e näo consulto o Senhor sobre cada coisinha.” Mas quando se compara ao nível em que estava hâ, digamos, dois anos‚ você estâ orando, ouvindo o Senhor e consultando-O muitíssimo mais do que antes‚ e isso é um progresso tremendo! Como o Senhor disse, todos progrediram. Queremos continuar avanèando, seguindo em frente, mas às vezes precisamos olhar para trâs e dizer: “Olhem quanto progredimos”, e comparar com o ponto em que estâvamos, näo aonde ainda temos que chegar.

54. A questäo é que temos que consultar o Senhor. Ele pode nos mostrar se näo somos täo amorosos ou espirituais como deveríamos ser e aí podemos nos concentrar em melhorar nesses aspectos. Mas se pensar nas âreas em que acha que estâ falhando ou falhou, ou nas quais näo estâ se saindo bem, e pedir ao Senhor a perspectiva dEle‚ Ele poderâ lhe dar uma avaliaèäo verdadeira da sua situaèäo. Agir assim ajudarâ a desanuviar a sua mente e lhe darâ uma visäo mais clara dos aspectos nos quais deveria melhorar, sem deixar o Inimigo ficar acusando-o em todos os aspectos da sua vida.

55. (Mamäe:) Simplesmente se lembre da citaèäo que resume esta lièäo: “O Senhor näo considera o quanto você ainda tem a progredir‚ mas sim o quanto jâ progrediu.” Entäo por que é que você estâ encarando a situaèäo de outra forma? Por que fazemos isso se sabemos que o Senhor nos ama incondicionalmente? Deveríamos orar para alinharmos os nossos pensamentos com a perspectiva do Senhor, assim teremos muito menos sentimento de culpa ou remorso, e se acreditarmos no que o Senhor nos disser, näo nos sentiremos fracassados.

56. O ãmago da questäo é justamente acreditar no que o Senhor disser. A fé deriva da Palavra, da leitura da Palavra, do acreditar nela, do lutar para aceitâ-la. Quando o Inimigo tentar entrar com suas mentiras‚ você tem que lutar de verdade para acreditar no Senhor. Näo é uma reaèäo natural. Às vezes é uma luta e tanto, mas se optar por acreditar nEle‚ passarâ a ter os pensamentos dEle, e deixarâ de ter esses problemas. Às vezes é difícil, mas é possível.

57. (Peter: ) É como o que Papai disse sobre medo na Carta “Ataque!” (CdM 171). Ele disse que você precisa encarar seus temores e ver quais säo verdadeiros e quais provêm do Inimigo, aí pode tratar dos temores verdadeiros. É o mesmo com os nossos erros. Pare e pense no assunto. Que aspectos de si mesmo ou coisas que näo fez o desencorajam constantemente? Pergunte ao Senhor sobre essas coisas, porque talvez sejam apenas expectativas irrealizâveis. Se näo estiver alcanèando essas metas que impõs a si mesmo, acha que falhou; mas talvez o Senhor näo esteja requerendo isso de você.

58. Vâ além. Se o Senhor näo estâ lhe pedindo tudo isso e você estâ tentando fazer tudo isso, Ele talvez nem lhe dê a graèa, porque näo quer que o faèa. Ele sabe que é demais para você. Entäo precisa descobrir o que o Senhor acha do seu sentimento de culpa e das coisas que o desencorajam. Pergunte-Lhe: “Em que sentido estou esperando demais de mim mesmo?” Ou: “Em que sentido estou deixando outras pessoas esperarem demais de mim?”

59. Se conseguir resolver isso, entäo terâ liberdade para ser autêntico e deixar o Senhor usâ-lo dentro do limite que Ele determinar. Se parar de tentar fazer todas essas coisas que näo é Ele que lhe pede‚ mas que você que acha que deve fazer ou deixa outros determinarem para você, poderâ se concentrar nas expectativas realizâveis. As expectativas dEle talvez sejam bem mais simples. Ele talvez näo requeira tanto de você porque entende as suas fraquezas e age dentro dessas limitaèöes.

60. (Peter:) Para nôs vocês näo säo um fracasso. Talvez tenham que ser corrigidos de vez em quando, e precisem de uns apertöezinhos aqui e ali, mas temos grande admiraèäo por vocês, porque compreendemos que é muito difícil ser um CO, ou um VS, ou um pastor de Lar. Sô estar na Família jâ é difícil, porque você näo sô estâ vivendo a sua vida e enfrentando os obstâculos comuns da vida, mas também tem o Inimigo no seu pé o tempo todo. Existem pontos a superar e lièöes a aprender, entäo näo é fâcil. O seu trabalho é gigantesco, e estamos muito gratos por vocês.

61. (Mamäe:) A maneira de agir é a seguinte: simplesmente faèam o melhor possível cada dia. Entreguem ao Senhor o que näo tiverem condièöes de fazer. E se estiverem fazendo o melhor que podem‚ buscando a Palavra, os conselhos e as orientaèöes do Senhor, e depois obedecendo ao que lêem ou ouvem, entäo estaräo fazendo tudo ao seu alcance. Como Jesus disse da mulher: “Ela fez o que põde” (Marcos 14:8). Faèa o que puder e pronto. Simples, näo é?

62. (Peter: ) Por favor, aceitem o amor do Senhor e os elogios que Ele lhes faz. Releiam a profecia e aceitem essas palavras, porque é o que Ele sente em relaèäo a vocês. Talvez näo pensem o mesmo e ainda tenham um pouquinho daquela sensaèäo de fracasso, mas Ele — e nôs — temos opiniöes diferentes. Nôs os admiramos e precisamos de vocês, e o Senhor também precisa muito de vocês.

O que significa extrapolar

63. (Mamäe:) Perguntamos ao Senhor: “Agir no braèo da carne e extrapolar säo a mesma coisa? Se näo, qual é a diferenèa?”

64. (Jesus fala:) Operar no braèo da carne é um sintoma de farisaísmo. Você acha que consegue fazer o que precisa sem Mim, ou quase sozinho, com pouca ajuda Minha. Säo poucas as pessoas que pensam isso conscientemente, mas o homem por natureza é independente e se afasta dos caminhos do Meu Espírito. Sobrenaturalmente, você consegue superar isso e aprender a agir mais segundo o espírito. É uma luta constante para os Meus filhos se lembrarem sempre que sou Eu Quem tem que fazer a obra. E enquanto tiverem essa mentalidade e estiverem fervorosos Comigo, näo väo extrapolar.

65. Desse ponto de vista, pode–se dizer que extrapolar faz parte do agir no braèo da carne. Nem todos que agem no braèo da carne extrapolam, pois alguns sabem ir mais devagar e delegar tarefas muito bem, mas mesmo assim estäo agindo na carne e näo no espírito. Mas extrapolar é sempre um sinal de que se estâ agindo na carne, porque a pessoa näo estâ dependendo de Mim o bastante. Ela acha que tem que fazer tudo, ou mais do que Eu espero dela. Näo fica em sintonia Comigo nem lanèa os seus cuidados sobre Mim. Eu quero ajudar os Meus filhos a verem claramente como é perigoso tentar abranger coisas demais. É um sintoma claro de farisaísmo e do braèo da carne.

66. Mesmo quando a motivaèäo é boa, quer seja para ajudar alguém ou suprir uma necessidade, se extrapolar a ponto de cortar o tempo que passa Comigo ou seu tempo de descanso, o tempo sossegado que fiz com que precisasse, entäo é sim, um sintoma de farisaísmo e de agir no braèo da carne. No geral, as pessoas näo ficam se achando ôtimas e capazes de viver sem Mim, sô que é algo congênito no homem tentar fazer as coisas pela sua prôpria forèa.

67. É preciso um milagre, algo sobrenatural, um verdadeiro fervor para admitir que sozinho você näo consegue e que realmente precisa de Mim para tudo. E enquanto se lembrar disso e Me colocar em primeiro lugar, näo vai tentar abranger coisas demais. Vai Me buscar e tirar folgas, vai tomar tempo para se preencher Comigo. E, numa raríssima exceèäo, quando perder o seu costumeiro tempo quieto do dia, jâ terâ Me consultado sobre o assunto e o farâ com a Minha permissäo, porque sei que é uma parte muito importante do seu dia e que você vai compensar depois. Essa é a diferenèa.

68. Quando você se esforèa tanto para fazer tantas coisas, mesmo que seja com boas intenèöes e sinceramente dando a vida pelos irmäos e tentando realizar o Meu trabalho, ainda assim estâ agindo no braèo da carne. Você acha que de alguma forma conseguirâ chegar lâ pelo esforèo prôprio, em vez de obedecendo às Minhas leis do espírito, passando tempo Comigo e descansando como sei que precisa.

69. Faz sentido? Dâ para entender o que estou dizendo? Näo os estou condenando, pois sei que normalmente tentam abarcar o mundo com as mäos por motivos nobres. É o velho princípio da seara ser grande, mas poucos os ceifeiros. Porém, ainda precisam de Mim, o Senhor da seara, para fazer os milagres que näo podem fazer‚ e até para coordenar o trabalho que vocês têm condièöes de fazer. Ainda assim precisam se alimentar espiritualmente para terem condièöes de continuar. E quando tentam seguir sem alimentar-se e extrapolam‚ isso é sinal de que estäo agindo na carne e näo no espírito. (Fim da mensagem de Jesus.)

Você estâ extrapolando?

70. (Pergunta: ) Como é que você pode reconhecer quando estâ extrapolando e agindo no braèo da carne?

(Jesus fala:)

71. • Sente-se estressado, esgotado e preocupado?

72. • Os problemas ou dificuldades das pessoas na sua ârea (ou Lar) pesam no seu coraèäo e o fazem perder o sono?

73. • Você estâ constantemente cansado e sem inspiraèäo?

74. • Você acha que parar para relaxar e descansar ou para se recuperar quando necessârio é desperdièar tempo? Ou pelo menos que poderia utilizar esse tempo melhor fazendo outra coisa ou trabalhando?

75. • Você fica preocupado, sem saber se as pessoas väo entender ou väo criticâ-lo quando tira uma folga e pede para näo ser incomodado, ou quando toma tempo Comigo?

76. • Você Me coloca em primeiro lugar cada manhä? Ou entra de sola no dia, achando que tem tanto para fazer que näo pode tomar tempo suficiente na Palavra e em oraèäo‚ ou que se ficar lendo a Palavra vai cortar o seu tempo de trabalho e näo poderâ realizar nesse dia?

77. • Você toma tempo para Me amar intimamente cada dia, ou é algo que se perde no meio de todos os seus outros afazeres?

78. • Você Me louva constantemente, ou passa o dia sentindo-se pesado e preocupado? A sua primeira reaèäo é de louvor ou sente-se pressionado, como se estivesse sempre entre a cruz e a parede?

79. • Você se sente avassalado pelo seu trabalho e vida, e acha que näo tem tempo para si mesmo ou para administrar a sua vida?

80. • O seu casamento ou relacionamento estâ sofrendo por você estar ocupado demais para dedicar tempo ao seu cõnjuge, amados ou filhos?

81. • Quando alguém lhe faz uma pergunta ou pede conselhos, você tenta resolver a questäo pessoalmente, ou ora e Me pergunta, tendo a fé de que posso falar com a pessoa ou lhe dar algo para transmitir a ela?

82. • Para você a leitura da Palavra cada dia é um tempo irrevogâvel de comunhäo Comigo? Ou às vezes é encurtado ou simplesmente cortado?

83. • Você freqüentemente deixa a devoèäo em conjunto ou o tempo que passa lendo a Palavra com outra pessoa substituírem um tempo de leitura e de qualidade Comigo?

84. • Se acontece um imprevisto você cancela o seu tempo Comigo‚ ou o seu tempo de exercício ou tempo quieto porque acha que o imprevisto “tomou o lugar” dessas coisas, entäo você vai ter que deixar de fazer uma delas?

85. • É difícil para você tomar tempo Comigo cada dia? E quando o faz, a sua mente continua a mil por hora, repleta de outros pensamentos e pensando em tudo o que hâ para fazer?

86. • Você estâ sempre procurando justificativas por näo ter conseguido fazer tudo, ou se desculpando por näo ter feito isto ou aquilo, e assegurando às pessoas que o farâ assim que possível? Aí você tenta trabalhar em dobro nas coisas em que tem falhado, mesmo que isso signifique cortar o nosso tempo juntos, ou deixar de fazer algo que seja vital para a sua felicidade e saúde?

87. • Você é relapso quanto às necessidades do seu corpo (exercício‚ ar fresco, descontraèäo, sono suficiente‚ necessidades alimentares, lazer e diversäo) por achar que tem tanto trabalho que näo pode tomar tempo para essas coisas?

88. • Você sente com freqüência que tem que fazer tudo e que näo pode delegar por näo poder confiar o trabalho a outros? Ou porque acha que outras pessoas näo faräo o trabalho corretamente, entäo prefere fazê-lo você mesmo?

89. Meu querido, se você age assim, entäo estâ extrapolando. Esses säo sintomas. Às vezes podem ser sintomas de outra coisa, como por exemplo, de insubmissäo, de orgulho, ou falta de passar tempo Me amando. Mas muitas vezes isso é sinal de que estâ extrapolando, ou seja, agindo no braèo da carne. Avalie-se e Me pergunte se estâ ministrando ou esforèando-se demais. Se estiver, precisa reavaliar sua vida e servièo a Mim. Näo desejo que se esgote e se desmanche. Quero facilitar as coisas‚ aliviar sua carga e carregar seu fardo. É claro que sempre terâ uma carga de trabalho, e num certo sentido ela lhe parecerâ pesada, pois hâ muito a fazer e a sua responsabilidade é grande, mas Eu a aliviarei. Farei com que seja fâcil e tolerâvel.

90. Estâ errado viver täo estressado, e mesmo que suas intenèöes sejam boas, elas näo impediräo uma crise nervosa e a destruièäo de sua forèa espiritual e física. Entäo, por favor, entenda que no geral e quase sem exceèäo, se você estâ constantemente estressado é porque estâ tentando fazer coisas demais e näo estâ Me deixando agir. Simplesmente aceite isso por fé, depois Me permita ajudâ-lo e comeèar a mudar sua vida.

91. Cada um deveria Me perguntar quais säo os sinais de perigo no seu caso. Precisam estar cientes deles e combatê-los diligentemente‚ pois agir no braèo da carne e extrapolar assim pode tornâ–lo totalmente inútil para Mim. Eu lhes dei tanto em termos de orientaèäo e informaèöes sobre como utilizar o plano espiritual, como agir no espírito e usar os dons do espírito e as novas armas para realizar o Meu propôsito aí na Terra! Entäo quando negligenciam essas coisas e agem na sua prôpria forèa, a sua produtividade cai bastante‚ e em alguns casos é quase nula em comparaèäo com o que Eu poderia ou gostaria de fazer na situaèäo. Sô posso utilizar plenamente aqueles que säo humildes e submissos ao Meu Espírito. Sô posso utilizar plenamente aqueles que compreendem que näo têm forèa prôpria e que, se tentarem agir no braèo da carne, falharäo. Sô posso utilizar plenamente aqueles que dependem somente de Mim. (Fim da mensagem de Jesus.)

92. (Mamäe:) Se essas perguntas descreveram a sua condièäo, por favor, pare e pergunte ao Senhor as adaptaèöes que precisa fazer na sua vida. Ele provavelmente vai dar um conselho diferente para cada um, pois as circunstãncias variam. Mas Ele os ama, precisa de vocês e näo quer que fiquem esgotados, portanto garanto que lhes darâ boas soluèöes!

93. Por favor, tome tempo para pedir-Lhe tais soluèöes. Este conselho sô vai ajudar se agir de acordo. O primeiro passo é perguntar ao Senhor o que precisa mudar. Depois‚ aconselhe-se com seu cõnjuge, seu Lar ou seus colegas de trabalho para juntos fazerem as mudanèas ou ajustes necessârios. Se acha que é impossível, que näo hâ nada que possa ceder no seu horârio ou deixar de fazer‚ por favor, pergunte ao Senhor! Ele lhe mostrarâ. Ele tem uma soluèäo!

O trabalho é grande demais para você!

94. Na profecia a seguir o Senhor explica claramente que se achamos que temos que realizar tudo relacionado ao nosso trabalho, entäo estamos extrapolando. O trabalho é e sempre serâ demais para nôs! O erro é achar que somos nôs que temos que fazê-lo. É claro que sempre teremos servièo, mas a maneira de saber o que devemos fazer e o que devemos entregar ao Senhor em oraèäo, é perguntando-Lhe.

95. (Jesus fala:) É o conflito que se trava desde o início: carne versus espírito. Foi a luta entre Caim e Abel, a causa da controvérsia entre os dois. E esse mesmo conflito entre carne e espírito persiste até hoje.

96. O Inimigo luta tanto porque sabe que consegue entrar facilmente dessa forma. O homem jâ tem uma tendência natural a sentir–se capaz e apoiar-se na sua prôpria forèa e lôgica e, como estäo vivendo em corpos humanos, muitos têm dificuldade para diferenciar entre a forèa da carne e a forèa do espírito.

97. Abenèoei muitos de vocês com mentes fortes e inteligência, e quando estäo submissos ao Meu Espírito, tenho condièöes de utilizar seus dons naturais para realizar a Minha vontade. Dotei muitos de vocês com diferentes talentos e habilidades de organizaèäo, bem como iniciativa‚ e quando usam isso junto com o Meu Espírito, podem se transformar em instrumentos poderosos e úteis nas Minhas mäos.

98. Mas precisam deixar o Meu Espírito ter controle total. Orem sem cessar, sempre Me buscando e deixando–Me guiar e orientâ-los em tudo o que disserem e fizerem. Se näo, se agirem na sua prôpria forèa e sabedoria, näo poderei abenèoâ-los plenamente. Teräo complicaèöes e dificuldades, as coisas levaräo muito mais tempo do que esperavam e ficaräo desencorajados, cansados e sem o Meu Espírito e forèa.

99. Se ficam correndo por aí agindo no braèo da carne, fora da Minha proteèäo e bênèäo, näo posso abenèoâ-los e ajudâ-los tanto quanto gostaria. Têm que passar tempo Comigo e estar em comunhäo constante Comigo para o Meu Espírito poder lhes dar poder e unèäo. Seu trabalho e responsabilidade säo grandes demais para sequer pensarem em agir por conta prôpria. E se e quando tentarem, estaräo automaticamente extrapolando. É tudo uma questäo de ter a perspectiva errada, de achar que é você quem tem que agir, sendo que você näo tem que fazer nada! Eu é que tenho. No entanto‚ como o trabalho é muito, para algumas pessoas é difícil verem quando estäo comeèando a passar do limite e a agir no braèo da carne, assumindo trabalho demais em vez de se apoiarem em Mim e seguirem o Meu ritmo, a Minha orientaèäo e o Meu Espírito.

100. Quantas vezes jâ näo lhes mostrei e falei que, se passarem tempo Comigo, ajudarei o seu trabalho a progredir mais râpido e lhes darei soluèöes e respostas? Quando passam tempo Comigo fielmente‚ tenho condièöes de ajudâ-los a manter as coisas na perspectiva correta sem sentirem-se täo pressionados e tentados a ir além dos seus limites. Também tenho condièöes de dar-lhes as soluèöes em oraèäo muito mais rapidamente do que se tentassem obtê–las sozinhos, se é que as conseguiriam. Eu farei a obra por vocês, se Me permitirem. Entäo, se quiserem mesmo realizar muito, fazer bastante progresso e evitar a cilada de tentar abarcar o mundo com as mäos, o segredo é tomar o tempo necessârio Comigo. Dentro da dinãmica do espírito, pode-se realizar muito, muito mais, passando tempo Comigo.

101. Outro segredo para o sucesso é delegar. Isso é manifestar fé no Meu plano e nos outros; refreia o seu farisaísmo, evitando que seja täo tentado a fazer tudo sozinho e extrapole. Você näo consegue fazer tudo. Precisa aprender a confiar que estou no controle, que a obra é Minha e Eu a realizarei. A resposta é simples: precisa vir a Mim em oraèäo e Me perguntar. Veja se deveria estar fazendo essa tarefa ou delegâ–la, e Eu lhe mostrarei o que fazer. Se lhe disser para delegar, entäo pode dar alguns conselhos ou instruèöes às pessoas, mas depois ore, entregue nas Minhas mäos e confie que elas faräo o servièo. Talvez a pessoa näo trabalhe exatamente como você, pois cada um tem o seu estilo; mas se ela estiver em oraèäo, Eu a ungirei e o trabalho serâ bem feito.

102. Forèas e inspiraèäo provêm de Mim‚ e quando partilham do Meu Espírito, participam da Minha provisäo ilimitada.

103. Meus amores, preciso de vocês‚ entäo entreguem-se completamente a Mim para que possa ungi-los e usâ-los. (Fim da mensagem de Jesus.)

104. (Jesus fala:) Às vezes hâ tanto a fazer que é difícil para as Minhas noivas confiarem em Mim. Elas Me amam tanto que muitas vezes se esforèam demais para fazer na sua prôpria forèa a obra do espírito. No geral a motivaèäo é pura, desejam sinceramente ser uma bênèäo e cuidar diligentemente dos negôcios do Reino. Querem fazer um bom trabalho para Mim. Querem cuidar das ovelhas e dos muitos detalhes que ficam por sua conta.

105. Porém, precisam ver que se o Senhor näo edificar a cidade, em väo trabalham os que a edificam. É melhor fazer um pouco com o Meu Espírito do que muito no braèo da carne. Qualidade, näo quantidade. Esses Meus amados precisam compreender que o tempo que passam Comigo lendo a Palavra e no leito de amor é täo importante quanto o descanso e o alimento säo para fortalecer o corpo. O espírito‚ assim como o corpo, precisa da quantidade certa de alimento e de repouso.

106. O dia nunca chega para tudo que se tem a fazer, mas repito a pergunta: É melhor fazer poucas coisas bem feitas, ou muitas coisas pela metade? A resposta é ôbvia.

107. Em certas ocasiöes as Minhas noivas teräo que limitar seu tempo na Palavra ou em oraèäo, mas serâ raro, deveria ser uma exceèäo, e näo a norma. Se acharem que näo têm tempo para passar Comigo e que cuidar dos afazeres do Reino é mais importante do que passar tempo Comigo, é um sinal certo de que estäo comeèando a extrapolar‚ perdendo o senso de prioridade e comeèando a agir na carne.

108. Outro sinal de que estäo sobrecarregados é quando perdem a alegria simples de viver por Mim e a capacidade de desfrutar das coisas simples da vida: uma caminhada, uma conversa, ou um momento de convívio com um de seus preciosos cõnjuges. Outra coisa que também pode indicar que estäo extrapolando e deixando de lanèar seus fardos e cuidados sobre Mim, é se comeèarem a considerar seus deveres e encargos mais uma tarefa e peso do que uma alegria.

109. Todos deveriam curtir o seu trabalho. Deveriam gostar do lugar de servièo que escolhi para eles. Sei que às vezes peèo que Minhas noivas faèam coisas que näo säo sua preferência, mas se submeterem-se a Mim e verdadeiramente confiarem em Mim e Me entregarem sua vida e coraèäo, Eu lhes darei a graèa e alegria que provêm dessa abnegaèäo. Podem entäo se sentir em paz e satisfeitas fazendo o que lhes pedi.

110. De modo a fazerem o melhor que podem por Mim, precisam passar o tempo necessârio Comigo. Tantas coisas dependem dessas preciosas pessoas, e precisam estar em sintonia Comigo e permanecer no Meu Espírito. Os pastores precisam ser engrenagens bem lubrificadas no complexo mecanismo da Minha Família do Tempo do Fim. Precisam ser como os rubis nas mâquinas dos relôgios. Precisam estar posicionados, bem lubrificados e ajustados adequadamente de modo a encaixarem-se no seu lugar de servièo, assim as outras partes do mecanismo podem mover-se livremente com o mínimo de fricèäo.

111. Perguntam por que as Minhas noivas tendem a esforèar-se tanto na sua prôpria forèa? É que, no seu desejo sincero de serem mordomos fiéis daquilo que lhes confiei‚ comeèam a achar que elas têm que fazer a obra, que säo elas as responsâveis por todas as questöes do Reino. E de certa forma estäo certas, pois säo responsâveis‚ mas a maneira como lidam com essa responsabilidade é o que determina o sucesso ou fracasso.

112. Serâ que deixam essa responsabilidade aproximâ-las de Mim com um nível de fervor ainda maior? Serâ que as fazem Me buscar mais diligentemente do que faziam antes? As faz entender como säo incapazes de fazer qualquer coisa bem–feita sem o Meu Espírito? Reitera a sua convicèäo de que precisam de Mim e da Minha ajuda em todos os sentidos, ou acham que a sua unèäo jâ basta?

113. Embora Eu unja Minhas preciosas noivas com muitos dons e talentos, essa unèäo é uma coisa viva que precisa ser alimentada pelo Meu Espírito. Deveriam encarar da seguinte forma: a unèäo é o pacote, o programa bâsico que recebem para cumprir uma dada tarefa, mas esse bâsico precisa ser melhorado e atualizado com o passar do tempo para poder acompanhar as mudanèas em uma vocaèäo ou ministério. Você precisa se conectar e baixar a última versäo, com todas as melhorias, assim a sua unèäo näo farâ apenas o trabalho bâsico, mas o farâ de uma forma extraordinâria e terâ condièöes de se adaptar às alteraèöes ocorridas em qualquer trabalho ou desafio.

114. Minhas noivas às vezes tentam seguir sô com a sua unèäo bâsica por tempo demais, sem fazerem um upgrade. O problema é que, com o tempo, as demandas da sua vocaèäo ou ministério mudam, e se näo tiverem as últimas atualizaèöes‚ näo teräo condièöes de funcionar adequadamente e com o mâximo de eficiência.

115. Com tanta coisa para fazer, às vezes é fâcil perderem de vista a maneira certa de proceder e achar que os outros esperam um certo desempenho deles. Precisam deixar de lado quaisquer idéias pré-concebidas do que ou quem säo e do que precisam ser para Mim. Precisam perceber que sem o Meu Espírito näo säo nada, e esforèarem-se para ser acima de tudo o que Eu quero que sejam, näo o que acham que precisam ser por amor ao exemplo ou ao padräo. Eles querem ser modelos de pastores amorosos e diligentes em tudo, mas näo podem estabelecer um padräo artificial com o que consideram correto ou adequado. Precisam Me buscar em humildade e desespero de modo a serem o que quero que sejam: um exemplo do Meu amor e poder.

116. Minhas noivas às vezes assumem tarefas demais por orgulho, pois querem provar a outros que conseguem, que “estäo no esquema”. Bem, pra Mim estâ ôtimo, mas é importante que seja o Meu esquema, e näo o delas. Outras vezes, precisam ter mais fé para confiar que posso ungir outros para fazer as tarefas. A meta näo é umas poucas pessoas ficarem sobrecarregadas com tarefas que jamais poderiam fazer, mas sim espalhar entre mais pessoas de modo a levantar outros que possam cuidar diligentemente dos negôcios do Reino.

117. Eu sei que parece que nunca hâ gente suficiente a quem dar mais responsabilidade, mas às vezes é uma questäo de ter fé e confianèa para delegar, e tomar tempo e ter paciência para treinar as pessoas. É necessârio ter fé para confiar que os outros väo Me buscar fervorosamente. É necessârio fazer um esforèo e tomar tempo em oraèäo para que outros aprendam as lièöes que quero que aprendam. É necessârio ter paciência e fé para tomar tempo para instruir e ensinar as pessoas que estäo sob os seus cuidados. (Fim da mensagem de Jesus.)

Dever de casa

118. (Mamäe:) Se você é um membro da Carta e quiser fazer o melhor que pode por Jesus, por favor, näo deixe de fazer estas perguntas ao Senhor. Nôs nos demos ao trabalho de produzir estas BNs para vocês, investindo muito tempo, oraèäo e trabalho, e acho que o Senhor quer que as Suas Palavras dêem o mâximo de fruto possível. Por favor, näo as larguem depois que as lerem, mas deixem-nas mudar sua vida! Elas sô faräo isso se consultarem o Senhor sobre estas perguntas e descobrirem em primeira mäo, pessoalmente, o que Ele pensa, e depois esforèarem-se para põ-las em prâtica. Amo vocês!

n  Pastoreamento pessoal:

perguntas para fazer ao Senhor

  1. Quais säo as minhas expectativas irrealizâveis? O que é que eu deveria mesmo estar fazendo, e o que é que eu acho que deveria estar fazendo, mas estou apenas impondo a mim mesmo?
  2. Em que sentido espero demais de mim mesmo? De que formas permito que outros esperem demais de mim?
  3. Que aspectos da minha vida ou que falhas minhas me desanimam no longo prazo? Por favor, fale comigo sobre o sentimento de fracasso que tenho em relaèäo a (preencha com detalhes). Por favor, me diga como Você vê a situaèäo.
  4. Quais säo os sinais de perigo para mim que mostram que estou agindo no braèo da carne ou extrapolando?

Copyright © 2001 por A Família

(fim de arquivo)