Como Mudar Velhos Hábitos e Atitudes Muito Arraigadas

Maria
May 5, 2003

CM/FM 332412/00

Maria 555

Os que estäo dispostos a lutar e a se esforèar para mudar säo os que herdam as promessas e colhem o fruto da sua labuta.

Queridíssima Família,

Eu os amo muito! Recentemente o Senhor deu conselhos ôtimos sobre como mudar: como podemos efetuar mudanèas na nossa vida.

2. Todos nôs sabemos que näo é fâcil se transformar. É particularmente difícil mudar os hâbitos‚ as reaèöes instintivas e a mentalidade que sempre tivemos. Na verdade é quase impossível. Observe bem a palavra "quase". Porque é possível! Mas é fâcil ficar insensível aos avisos do Senhor, porque os hâbitos talvez estejam firmemente arraigados. Num caso destes, você com certeza vai precisar de ajuda sobrenatural, de um milagre para mudar. Você essencialmente tem que desejar isso mais do que qualquer outra coisa no mundo e estar disposto a renunciar a tudo para ganhar a vitôria. O Senhor sô poderâ fazer de você uma nova criatura se você estiver desesperado a esse ponto.

3. Seguem–se mensagens com dicas específicas e prâticas sobre o que você precisa para garantir uma transformaèäo duradoura e para superar hâbitos, reaèöes e mentalidades profundamente arraigadas.

Passos para uma transformaèäo!

4. (Jesus fala:) A palavra mudanèa tem um poder incrível! Ela afeta cada aspecto da Terra e do Céu e é‚ em grande parte, a forèa motriz de tudo. Quase toda grande realizaèäo, avanèo ou feito nobre é produto de uma alteraèäo. Tem sido a forèa propulsora de todo grande homem ou mulher — famoso ou infame. Todos aqueles que se lanèaram a fazer coisas novas, a fazer experiências, a resolver problemas, encontrar soluèöes, inovar, realizar o impossível e grandes avanèos para a humanidade — eram partidârios da palavra “mudanèa”.

5. Entäo por que é que tantos temem uma transformaèäo pessoal? É verdade, é difícil mudar, é uma batalha. As pessoas até podem mudar para pior em vez de para melhor. Mas estou falando de mudanèa no verdadeiro sentido da palavra. Estou falando do propôsito para o qual a palavra mudanèa e o seu poder foram criados: como instrumento para qualquer homem, mulher ou crianèa ter condièöes de causar um efeito na sua vida‚ coraèäo, mente, alma e espírito, condièöes para fazer a diferenèa, para ajudar os outros, para melhorar e permitir que Eu gere progresso e avanèo através deles. Essa é a raiz da palavra mudanèa.

6. Eu dei a mudanèa como um presente especial a todos os Meus filhos de todas as eras. Você näo tem que aceitar as circunstãncias em que se encontra. Näo tem que ficar satisfeito com a maneira como é, como pensa ou como se sente. Você pode mudar as coisas! Com a Minha ajuda, pode mudar qualquer coisa! As suas fraquezas podem tornar-se pontos fortes, a sua fé pode aumentar, o seu espírito pode alèar võo, pode aumentar a sua resistência... tudo é possível com a dâdiva da mudanèa. Ela é dada a todos. Näo hâ uma única pessoa nesta Terra — seja ela salva ou näo — que näo possa pegar a dâdiva da mudanèa e alterar algo para melhor na sua vida ou no mundo.

7. Entretanto, para vocês, Meus filhos, a mudanèa tem um poder ainda maior, porque vocês näo sô têm esse poder físico e natural ao seu dispor, mas também o sobrenatural e espiritual. Com isso‚ vocês têm uma forèa bruta ilimitada! Sabem o que isso significa? É uma dâdiva tremenda, mas muitos filhos Meus ficam receosos quando pensam em mudanèas‚ porque vêem através de espelho, em enigma, näo com a perspectiva celeste. Eles näo têm perfeita fé e confianèa de que qualquer coisa que Eu faèa ou mude serâ para o seu bem.

8. Aqueles que conseguem entregar suas vidas nas Minhas mäos mudam mais do que aqueles que tentam agarrar-se a si mesmos e manter–se seguros e livres de alteraèöes. Aqueles que se entregam num abandono total do ego, säo os que têm grandes transformaèöes — mentais, emocionais e físicas — que se manifestam de maneiras físicas, através de cura, felicidade‚ saúde, amor, do desfrutar da vida, confianèa, tranqüilidade, seguranèa, paz, prazeres, alegria‚ riso, amizades, realizaèäo, satisfaèäo, e por aí adiante!

9. Os benefícios das mudanèas divinas säo sempre bons. Os frutos de mudanèas fariam uma lista mais longa do que os frutos do Espírito, e säo dâdivas e bênèäos que cada um dos Meus filhos sinceramente deseja e busca. Tantas vezes eles oram por essas dâdivas que säo resultado de mudanèas, mas näo querem a mudanèa em si. Näo vêem que estäo interligados e que é preciso primeiro haver a mudanèa, para depois entäo se receber as dâdivas e bênèäos. Querem colocar o carro antes dos bois, mas assim näo väo chegar a lugar nenhum. Para receber as bênèäos pessoais que a mudanèa gera‚ você tem que renunciar a si mesmo e aos seus temores e preocupaèöes, e entregar a sua vida nas Minhas mäos.

10. Muitos oram e clamam a Mim por ajuda para superarem os seus pecados, fraquezas e incapacidades. Eu quero ajudâ-los, é o que mais desejo‚ pois adoro ajudâ-los. Mas eles têm que Me dar uma chance. Dependendo do pedido ou da situaèäo, algumas alteraèöes podem ser râpidas; outras levam mais tempo. Para certas mudanèas as pessoas têm fé; outras parecem ser mais milagrosas e até impossíveis.

11. Para Mim, nada é impossível! É verdade que muitas pessoas têm hâbitos, fraquezas ou defeitos profundamente arraigados que säo parte da sua natureza, do seu modo de ser, mas até esses podem ser modificados pelo Meu poder milagroso de mudanèa. Nada é difícil demais para Mim, mas preciso da sua cooperaèäo para realizar esses milagres.

12. No caso de problemas e dificuldades de longa data‚ a pessoa precisa passar por mais etapas para receber a bênèäo. Primeiro, preciso da sua permissäo para efetuar mudanèas. Requer muita fé e submissäo, porque quando um hâbito é negativo e de longa data, muitos dos Meus filhos têm dificuldade para se verem livres dele. Talvez queiram livrar-se dele e obter uma vitôria, mas como jâ faz parte deles hâ tanto tempo, falta-lhes fé para mudar. Eles näo têm fé de que podem verdadeiramente mudar‚ porque acham que é obra deles.

13. Mas é aí que se enganam. Sou Eu quem faz o milagre e causa a transformaèäo. É verdade, eles têm que fazer a sua parte, mas a sua parte näo é efetuar a mudanèa, é simplesmente estar submisso, disposto, receptivo, obediente‚ humilde e aberto à Minha voz. Eu darei instruèöes claras àquele que quiser mudar ou se livrar de uma fraqueza ou mau hâbito jâ de longa data. Se seguir o Meu conselho, se fizer o que Eu mandar, terâ a mudanèa que busca.

14. Depois, precisam acreditar. Näo adianta nada vir a Mim e pedir para mudar‚ pedir ajuda e um milagre para superar algo, se no fundo você näo acredita que é possível. Näo dâ para fingir que tem fé, sô para mostrar a outros, ou achar que eles têm fé que você pode mudar. Você tem que chegar ao ponto em que acredita que posso realmente transformâ-lo ou näo. Jâ prometi claramente que posso, e para poder efetuar uma mudanèa täo grande na sua vida, você precisa acreditar nessas promessas e vir a Mim com o coraèäo cheio delas, clamando-as e firmando-se nelas. Esse é um requisito para poder ter uma mudanèa täo grande em sua vida. Aquele que persiste na fé é quem recebe grandes respostas e têm grandes mudanèas.

15. Muitas vezes é esse o motivo porque algumas pessoas oram repetidamente por uma mudanèa ou desejam–na por muito tempo sem receberem a bênèäo nem verem isso se concretizar. Querem a mudanèa‚ e talvez acreditem em parte que possam recebê-la, mas näo têm fé plena. Säo negativas‚ näo acham que väo conseguir dar prosseguimento àquilo, acham que outros näo têm fé nelas, ou querem mudar sem dor nem dificuldade‚ entäo näo posso responder às suas oraèöes e efetuar mudanèas.

16. É difícil mudar, mas é muito gratificante. Os que estäo dispostos a lutar e a se esforèar para mudar säo os que herdam as promessas e colhem o fruto da sua labuta. Näo hâ praticamente nada que dê mais alegria do que ver o coraèäo e a vida de alguém mudar de um modo lindo, ver a manifestaèäo de um milagre täo poderoso. Näo é obra da pessoa, nem obra minha apenas, mas um trabalho conjunto, em equipe, uma parceria íntima entre uma pessoa que se submete ao seu Mestre e o Mestre que concede a dâdiva. Depois disso utilizam a dâdiva e colhem as bênèäos e benefícios.

17. E mesmo assim, como acabei de dizer, os efeitos da mudanèa continuam sendo uma parceria entre você e Eu. É por isso que jâ viram algumas pessoas terem uma transformaèäo maravilhosa e obviamente sobrenatural na sua vida, e ficarem bem por um tempo, mas depois voltarem à velha rotina, perderem a vitôria e a linda transformaèäo e voltarem ao seu estado anterior. Isso acontece porque perderam a conexäo Comigo, perderam a sua submissäo. Desistiram daquilo que exigi delas para continuarem fazendo progresso e trilhando o caminho da mudanèa. A mudanèa é uma dâdiva que tem que ser exercitada e aguèada. Você precisa preencher certos requisitos para poder realmente aperfeièoar essa dâdiva e usufruir do Meu poder milagroso que irâ ajudâ-lo a efetuar as mudanèas necessârias na sua vida.

18. Outro requisito para exercitar essa dâdiva de mudanèa é näo sô a pessoa acreditar que é possível mas desejâ-la fervorosamente e de todo o coraèäo. Ela precisa querer mudar, querer muito mesmo. Näo basta pensar: "Ah, é claro que seria ôtimo se eu pudesse mudar e ser uma pessoa mais preocupada com os outros ou menos melindrosa". Você tem que desejar a mudanèa, estar desesperado por ela e disposto a fazer qualquer coisa para obtê-la. Näo vai ganhâ-la de mäo beijada, tem que exercitar para obter essa dâdiva. Tem que aperfeièoâ-la com diligência e fervor se quiser fazer progresso e obter bons resultados. Eu dou o poder de mudar àqueles que estäo fervorosos nesse sentido.

19. Entäo, como é que se muda? Querem alguns passos simples para mudarem algum aspecto com o qual jâ tiveram muita dificuldade? O que fazer se você näo fizer nenhum progresso, por mais que tente, se ficou fervoroso e até tenha pedido oraèäo em conjunto? E se aparentemente ainda estiver na estaca zero e jâ estiver sentindo vontade de se conformar a ser daquela maneira? Serâ que existe esperanèa? Com certeza!

20. Eu lhes mostrarei algumas medidas que podem tomar para efetuarem mudanèas na sua vida, mas cada um tem que personalizar a sua lista vindo a Mim para saber como vou agir na sua situaèäo, porque cada fraqueza e aspecto a ser superado tem características peculiares. Alguns exigem oraèäo forte e fervorosa em conjunto. Outros exigem que você se humilhe diante daqueles a quem é mais chegado. Ainda outros exigem um tempo diârio de oraèäo fervorosa, em particular, sô nôs dois. Existem vârias situaèöes, e lhe darei um plano segundo o seu coraèäo e a sua condièäo mental e espiritual, para poder obter as vitôrias e as mudanèas duradouras que busca. Mas os seguintes pontos gerais o ajudaräo e serviräo de orientaèäo:

  1. Agradeèa-Me pela capacidade de mudar que ponho à sua disposièäo através do Meu poder.
  2. Marque num papel as coisas das quais acha que precisa se livrar e que quer mudar. Às vezes é bom concentrar toda a sua atenèäo em um item de cada vez.
  3. Sonde o seu coraèäo para ver se tem fé de que Eu posso transformâ–lo. Pergunte-se se realmente acredita que posso mudar completamente as suas fraquezas.
  4. Pergunte-Me se você verdadeiramente acredita no Meu poder para transformâ-lo. Talvez ache que acredita, mas obtenha uma confirmaèäo de Mim, porque posso lhe mostrar quaisquer dúvidas atormentadoras que talvez estejam escondidas no seu coraèäo e que é preciso limpar com a Palavra e oraèäo.
  5. Leia a Palavra adequada para aumentar a sua fé no Meu poder para mudar. Leia sobre os milagres que fiz ao longo das eras. Peèa-Me mensagens personalizadas que aumentaräo a sua fé e peèa-Me para lhe dizer quando estâ pronto para comeèar a prôxima etapa. Sem fé, as suas obras säo mortas.
  6. Pergunte–se se estâ sério mesmo quanto a essa mudanèa? Você a deseja o bastante para aceitar as possíveis conseqüências? Estâ disposto a renunciar a si mesmo, aos seus planos, ao seu orgulho, às suas maneiras, pensamentos e idéias? Estâ disposto a Me deixar tornâ-lo disposto? A passar pelas dificuldades da mudanèa? Vale a pena para você?
  7. Venha a Mim e deixe as suas fraquezas nas Minhas mäos. Peèa-Me para mudâ-lo nos aspectos específicos que deseja. Se quiser, pode receber em profecia uma oraèäo que diga exatamente o que quer que Eu faèa por você.
  8. Receba promessas específicas de Mim sobre a mudanèa que vou lhe dar. Pergunte qual é a sua parte e lhe darei instruèöes detalhadas para seguir dia apôs dia. Faèa o que digo, pois é o que lhe compete para obter essa transformaèäo.
  9. Esteja pronto para lutar e batalhar nesse territôrio de mudanèa quanto tempo for preciso, até receber as mudanèas que pediu, sabendo que as recompensas säo altas — na verdade inestimâveis.
  10. Depois de ter entregue essas coisas a Mim e Eu ter lhe dito o que quero que faèa, esteja disposto a pedir oraèäo em conjunto. Pergunte-Me se precisa ir diante do corpo para receber oraèäo e imposièäo de mäos. Hâ grande poder e mais ajuda nesse tipo de demonstraèäo da sua humildade e dependência de Mim.
  11. Peèa-Me instruèöes específicas cada semana, e um relatôrio para saber como estâ se saindo. Pergunte-Me se estâ cumprindo a sua parte e como estâ indo. Peèa-Me maneiras específicas de reagir e responder de modo a formar novos hâbitos, contrârios à sua velha perspectiva e maneira de agir e reagir.
  12. Agradeèa-Me cada dia por agir na sua vida. Louve-Me por transformâ-lo. Louve sem parar! Näo se permita duvidar nem ficar desencorajado se achar que näo estâ mudando. Repreenda o Inimigo quando ele entrar e recuse-se a desistir. A vitôria e mudanèa säo suas, entäo clame-as por fé. Depois tome uma atitude em relaèäo às suas oraèöes, continuando a trabalhar de mäos dadas Comigo e seguindo a Minha voz. Eu lhe direi como prosseguir rumo à vitôria e eventual recompensa!

21. O mais importante é Me consultar para Eu lhe dizer qual vai ser o esquema para você mudar. Existem pontos‚ como aqueles acima, que säo iguais para todos. Mas o mais importante é o estado do seu coraèäo. O coraèäo humilde, fervoroso e submisso Eu näo desprezarei. E se você estiver assim, ou quiser desesperadamente estar, näo posso e nem irei rejeitâ-lo. Trabalharei com você por meses e até anos, se for preciso, para lhe dar a transformaèäo que deseja. Serei o seu Conselheiro Pessoal e nunca desistirei de você. Você vai mudar, mesmo que demore um pouco. Eu o ungirei com poder e dispensarei graèa‚ forèa e encorajamento sobrenaturais para continuar‚ mesmo quando cair e falhar. Eu liberarei mais ajudantes espirituais que lhe daräo a determinaèäo e convicèäo para mudar completamente.

22. Eu serei tudo para você, pois adoro efetuar transformaèöes‚ adoro principalmente ver o prazer e a alegria que um filho Meu sente quando faèo um milagre por ele, com ele e através dele. Trabalhando juntos, Eu posso ocasionar o milagre da mudanèa no seu coraèäo e vida, que é uma coisa linda e maravilhosa. Todos os Meus filhos deveriam experimentar.

23. Näo se desespere com algo que näo estâ certo na sua vida — peèa–Me para mudar isso! Mas certifique-se de que estâ disposto a ir até ao fim, porque o caminho muitas vezes é longo e difícil, e as batalhas da mente säo muito estressantes, mas vale a pena pela vitôria. As batalhas mais custosas däo os melhores resultados, e as recompensas compensam o preèo da batalha.

24. Entäo se a batalha for grande e você achar que näo vai conseguir a vitôria, anime–se, sabendo que os resultados da transformaèäo seräo tremendos e de longo alcance. Agüente firme! Embora doa, custe caro e chegue quase a ser insuportâvel, a mudanèa é uma bênèäo divina da Minha mäo, um toque especial do Meu amor por você. Se pedir, estou mais do que disposto a lhe dar. (Fim da mensagem de Jesus.)

Peèa paciência e fé e näo fique desanimado

25. (Jesus fala:) Você pode fazer muitas coisas — tanto no plano físico como no espiritual — para ocasionar uma mudanèa. Lembre-se que “para o homem é impossível, mas para Deus, tudo é possível”. O principal que pode fazer é orar... e näo desanimar! A oraèäo pode fazer milagres, e sô através do Meu poder milagroso é possível mudar de verdade o seu íntimo.

26. Você näo tem condièöes de fazer por si mesmo‚ principalmente no caso do modo de pensar, de reaèöes instintivas ou de coisas que afetam o seu coraèäo e o fazem reagir de uma certa maneira. Você pode realizar muito através da oraèäo. Se achar que estâ insensível aos pressentimentos do Meu Espírito, ore e peèa-Me para deixâ-lo mais sintonizado e sensível. Mas näo espere milagres da noite para o dia nem uma metanôia instantãnea. Muitas vezes as pessoas desanimam e desistem porque näo vêem uma mudanèa imediata. É preciso orar com perseveranèa, determinaèäo e tenacidade‚ e näo desistir. Seja como a mulher importuna que näo desistiu até obter uma resposta.

27. Lembre-se que vai cair, vai falhar, vai dar mancadas‚ e que talvez pareèa que näo estâ mudando, porque esse tipo de mudanèa näo é instantãnea. O Inimigo pode tentâ-lo a achar que näo hâ esperanèa, que nunca vai acontecer e que Eu näo respondo às suas oraèöes. Mas aqueles que perseveram recebem a recompensa, eles vêem o resultado. De modo que o mais importante é orar — näo sô pedir oraèäo aos seus amados e cõnjuges mas também ficar em contato Comigo, pedindo-Me para lhe falar sobre os aspectos que quer mudar. Ouèa o que tenho a dizer sobre o assunto, seja fiel em fazer o que pode e Eu farei o resto.

28. O espiritual é o mais importante, mas também existem coisas prâticas que você pode fazer. Por exemplo, encontre alguém que tem uma ou mais qualidades que você admira e peèa-lhe algumas dicas ou até observaèöes sobre a sua pessoa que possam ajudâ–lo. Faèa um estudo da Palavra e das outras publicaèöes que dei ao longo dos anos sobre o seu problema. Hâ muita informaèäo disponível no CAT Book, Home Arc, Descobrindo a Verdade‚ Manual da Palavra, e outras publicaèöes. Você pode procurar no índice e estudar o que Eu disse sobre diferentes problemas espirituais e até prâticos. E no caso de problemas prâticos como falta de memôria‚ desorganizaèäo e näo saber ouvir, talvez um livro de auto-ajuda seja útil. Pesquise e encontre na Palavra citaèöes ou versículos que pode clamar e aos quais se agarrar em tempos de provaèöes, desãnimo, ou quando acha que näo estâ progredindo muito. Estabeleèa metas‚ quer físicas, quer espirituais. Mas comece aos poucos, näo queira abarcar o mundo com as mäos.

29. Acima de tudo, peèa para Eu lhe dar paciência, fé e a capacidade de andar por fé e näo por vista. Muita gente desiste fâcil se näo vê a transformaèäo ocorrer täo rapidamente quanto quer. Retrocede e perde o progresso que fez. Esquece que o Inimigo vai lutar com unhas e dentes! Sendo o Inimigo da sua alma, ele näo quer que mude para melhor. Essa é mais uma razäo por que as pessoas desistem — consideram a luta muito difícil, exaustiva, desanimadora, e em vez de agüentarem e lutarem até à vitôria, ficam cansadas da batalha e desistem.

30. E, por último mas näo menos importante, consulte-Me sobre qualquer problema; peèa os Meus conselhos e orientaèäo repetidamente. Se tropeèar, peèa a Minha ajuda e dicas para evitar isso da prôxima vez. Lembre-se que Eu o conheèo intimamente e o guiarei gentilmente à mudanèa que quer ter. Juntos podemos ganhar a batalha! (Fim da mensagem de Jesus.)

Compreenda que precisa mudar

31. (Jesus fala:) Eu fiz o mundo e tudo o que nele hâ — o homem‚ os animais, a vida vegetal e a estrutura de todas essas coisas; as células e as moléculas e até a energia da qual säo feitas e que emanam de modo a fluírem, crescerem e se moverem numa certa direèäo. Eu determinei a rota das estrelas e dos planetas, o caminho que devem seguir, e seguem o padräo que estabeleci.

32. Eu criei os blocos bâsicos do universo que se reproduzem dentro dos mesmos padröes. As células se multiplicam para formar uma estrutura piramidal, cõnica ou seja qual for a forma que designei. Coloquei tudo em aèäo, portanto tudo se move na direèäo e no padräo que designei.

33. Criei o homem segundo princípios semelhantes, e uma vez que comece a seguir uma certa direèäo e um certo padräo, continua nessa direèäo. Se formar o hâbito de tomar café cada dia de manhä, vai fazer isso todos os dias. Toda a sua existência segue um certo padräo ou formato pré–estabelecido.

34. O homem é uma criatura de hâbitos, e as suas células, assim como a sua perspectiva espiritual e tudo o que é, naturalmente resistem a mudanèas, porque mudanèas geralmente implicam destruir o que foi formado e construir uma nova estrutura.

35. Como toda a criaèäo, o homem foi criado de modo a seguir na direèäo em que jâ estiver, para crescer, reproduzir as mesmas células, multiplicar as mesmas estruturas e formar hâbitos iguais. Entäo para mudar de direèäo você tem que "girar" até um certo grau, e isso requer esforèo e energia, em outras palavras, sacrifício. Requer que você se anule e à maneira como reage, ao seu modo de ser e de se comportar que se tornou um hâbito, algo confortâvel. Requer que você sacrifique "o arado e o gado" e Me siga numa nova direèäo.

36. Tudo se resume simplesmente a preguièa e egoísmo: achar que é mais fâcil continuar fazendo a mesma coisa em vez de enfrentar trabalho, problemas, tempo e energia para tomar passos concretos para mudar.

37. Mudanèas geralmente sô acontecem quando hâ uma necessidade. O passarinho geralmente näo deixa o ninho até a mäe empurrâ-lo para fora, porque é quente e confortâvel, é mais fâcil ser alimentado e ele gasta menos energia, faz menos sacrifício, e é simplesmente mais fâcil. Mas chega uma hora quando ele fica grande demais para o ninho e tem que aprender a sair para procurar sua prôpria comida, crescer, amadurecer e se tornar um pâssaro adulto. Ele tem que compreender que a sua vida näo pode continuar como estava. Algo tem que forèâ-lo a fazer aquela mudanèa, seja a necessidade de sair e procurar alimento porque os pais näo fazem mais isso‚ ou o fato dos pais o expulsarem.

38. Geralmente tem que haver um motivo, uma razäo‚ uma causa à qual ele dê prioridade. Tem que haver uma razäo‚ senäo as coisas näo mudam sozinhas. Nada muda sem uma razäo.

39. Essa razäo tem que estar presente para haver uma mudanèa duradoura e tem que ser mais importante do que todas as outras. Porque simplesmente é mais fâcil, menos trabalhoso e problemâtico e requer menos motivaèäo continuar do mesmo jeito. É mais fâcil continuar no mesmo caminho e direèäo, reagindo e agindo como sempre.

40. Eu fiz você assim! Näo tem nada do que se envergonhar, pois quando estâ seguindo na direèäo certa, faz muito por Mim, construindo aos poucos na direèäo em que estou guiando. Mas quando é hora para Eu mudar a direèäo, aí é doloroso. É como tentar fazer um boi teimoso ir em outra direèäo! Ele geralmente tem que ser forèado pelo aguilhäo.

41. Mas com você geralmente näo é assim‚ pois se for forèada, a mudanèa nem sempre durarâ. Você precisa de uma “razäo”. Precisa entender por que deve seguir numa outra direèäo‚ por que é importante mudar a maneira de reagir.

42. No caso de uma pessoa que estâ acima do peso ideal, talvez a razäo dela seja que vê que a sua forèa e saúde väo deteriorar e ela talvez até morra se continuar consumindo gordura sem queimâ-la, entäo isso a motiva a mudar os seus hâbitos alimentares e de exercício. Tem que haver uma razäo, pois dei livre arbítrio ao homem e ele precisa entender que mudanèas näo säo apenas legais ou boas mas sim absolutamente necessârias para obter-se o resultado desejado.

43. Para que a mudanèa “pegue” e dure, para que se concretize, você tem que ter um desejo e uma razäo muito mais fortes do que a letargia, do que o interesse prôprio nato do homem, e a sua natureza de “auto-preservaèäo” e de preservar o status quo. Você tem que ver que a direèäo que estâ seguindo, a da auto-preservaèäo, näo vai beneficiâ–lo, e tem que querer abandonar a maneira que conhece para abraèar as mudanèas que tem certeza säo necessârias.

44. Para que a mudanèa dure mesmo, você tem que ver que a sua vida e modo de pensar, reagir ou viver näo darâ o resultado que deseja. Tem que estar convencido de que uma mudanèa para a direèäo certa é absolutamente necessâria antes de esforèar-se para destruir a sua velha maneira de ser e cultivar uma nova. Por quê? Porque é muito trabalhoso‚ problemâtico e requer muito sacrifício!

45. O homem näo sô é uma criatura de hâbitos mas também de conforto. É natural querer que tudo seja organizado, confortâvel e satisfatôrio. Por isso, tem que haver uma boa razäo para quebrar aquela ordem, conforto e satisfaèäo! E essa razäo tem que ser mais importante do que o conforto, ordem e satisfaèäo que estâ desfrutando!

46. Eu criei o homem para que‚ por natureza, buscasse estabilidade e conforto. Mas a Minha presciência sobrenatural é buscar mudanèas quando as coisas näo estäo como deveriam. Sendo assim, preciso entäo anular a natureza que criei e substituir com a Minha maneira sobrenatural ou seja, acima da natureza humana, pois näo estou limitado por ela. Você estâ, mas Eu näo. É simples assim: você é quem estâ limitado a ela. Portanto, como freqüentemente acontece, para a mudanèa ser duradoura, a Minha natureza e modo de conduta têm que anular o seu.

47. É por isso que digo que é "quase" impossível, pois para o homem, na sua natureza, é impossível, pois ele foi criado para simplesmente seguir na direèäo em que se encontra. Mas com a Minha natureza näo é impossível, pois para Mim tudo é possível. Entäo, para que a mudanèa perdure‚ para que seja permanente, em outras palavras, completa e sôlida numa outra direèäo, a pessoa tem que buscar a Minha natureza e entender que o caminho pelo qual a sua natureza a estâ guiando näo é frutífero. Na verdade‚ muitas vezes levarâ à destruièäo da sua estrutura.

48. Uma vez que ela entenda isso, que consiga ver a maneira como estâ construindo e a direèäo que estâ seguindo, se conseguir ver que näo quer chegar a esse determinado destino, o qual resultarâ na destruièäo da sua atual estrutura, geralmente se sentirâ motivado a seguir outro rumo.

49. É assim que “cutuco” o homem. Assim como o gado é cutucado para se mover, o Meu “aguilhäo” com o ser humano é fazê-lo entender o resultado de suas aèöes. Isso o motiva a mudar de direèäo, caso contrârio ele näo muda. Ele tem que ver que a nova maneira vai dar o resultado desejado, que essa mudanèa de direèäo compensarâ o esforèo, o tempo, o trabalho e o sacrifício dos “confortos de casa” que vai lhe custar.

50. Eu faèo isso com muitos dos Meus filhos. Eu os desmantelo e os despojo — pelo menos os submissos, aqueles que submetem a sua vida à Minha vontade — da sua natureza e uso os seus espíritos para serem a base da nova natureza. Mas näo é fâcil ser despojado. Dôi e é frio, você näo estâ acostumado e näo é confortâvel.

51. O que é "conforto"? É comodidade, descanso, é suspender a produèäo de energia. Custa produzir energia. O que é que custa? Custa o seu conforto‚ descanso e comodidade, coisas que normalmente preferiria ter.

52. Isso tem que estar em primeiro lugar. Você precisa entender que é necessârio, senäo näo vai querer abandonar a sua maneira de ser com a qual estâ täo acostumado. É fâcil ser da maneira natural. Você näo precisa pensar para reagir dessa maneira. Jâ sabe direitinho o que fazer. Jâ memorizou o esquema e pode colocar o seu sistema no piloto automâtico e prosseguir na direèäo que treinou o seu corpo e espírito para seguirem. Para mudar, entretanto, você tem que voltar ao assento do motorista. Tem que agarrar o volante e lutar contra o impulso e contra a direèäo em que estâ seguindo.

53. É preciso despender energia, trabalhar! Näo é fâcil‚ porque você tem que se envolver e gastar energia. E o homem natural näo farâ isso voluntariamente, sem uma razäo, e tem que ser uma boa razäo — uma que supere a sua natureza preguièosa e acomodada, descansada, à vontade e que deseja parar de labutar. Sô quando entender que essa mudanèa é de vital importãncia, essencial, e que, ou vai deixar o seu modo atual de vida ou näo vai conseguir cumprir a meta que deseja, é que terâ a motivaèäo necessâria para efetuar uma mudanèa duradoura.

54. É possível ter uma mudanèa duradoura‚ sô que algumas pessoas estäo täo presas ao seu modo de ser que sô a alavanca da motivaèäo as faz mudar. No entanto, precisam perceber que a estabilidade e a falta de movimento näo säo os objetivos da vida. Precisam entender o princípio de que é necessârio mudanèa constante para poder alcanèar os objetivos que determinei; que precisam desistir da sua natureza que os faz agir do mesmo jeito e se oferecerem a Mim no altar como um sacrifício para Eu poder orientâ-los quanto à sua conduta. Quando Me pedirem para lhes dar a Minha natureza, entäo poderäo progredir e mudar cada vez mais, buscar a Minha face sempre, e constantemente deixarem o velho para trâs.

55. É por isso que digo que se alguém estiver em Mim, nova criatura é. Por quê? Porque se esforèou para näo se submeter à sua prôpria natureza‚ e sim para “se revestir de Jesus Cristo”, como Paulo täo adequadamente disse. Se você buscar a Minha natureza, vai Me encontrar em muitas curvas na estrada, ajudando-o a contornar esta e depois aquela. Ajudando-o a ser mais de um certo modo ou fazer o que Eu faria. Para o homem, isso näo é natural, mas para Mim é. Para Mim é natural ser flexível, mudar, ser submisso‚ cativante‚ carinhoso, amoroso‚ harmonioso, ir passo a passo segundo as circunstãncias e encontrar o melhor caminho através da mudanèa.

56. Efetuar mudanèa faz parte da Minha natureza. Embora mude muitas outras coisas, näo mudo este aspecto da Minha natureza. Eu sou o Deus do universo, o Deus dos Céus e o Deus da Terra. Também sou o seu Amigo, Amado e Companheiro. Você é o Meu prazer e por isso adoro cortejâ–lo e conquistâ-lo, conquistâ-lo para assumir a Minha maneira de agir, e convencê-lo a afastar-se dos seus caminhos naturais, que säo pecaminosos porque näo säo segundo o Meu padräo. Na sua prôpria forèa, as suas maneiras näo alcanèam as Minhas. Mas se Me buscar, Me encontrarâ, e se puser-se nas Minhas mäos — isto é‚ se descansar na Minha forèa e depender do Meu poder e energia — posso entrar em você, carregâ-lo, fazê-lo seguir na Minha direèäo e comeèar a fazer a Minha natureza se integrar a você, ao seu corpo e espírito.

57. Eu sou um Deus invisível, mas sou visível em você. Também sou visível na Minha criaèäo, mas fiz a Minha morada em você, pois você é o Meu templo onde decidi morar. Acha isso estranho? É porque amo você. Eu o criei segundo a Minha imagem e semelhanèa, e para ser Meu. Decidi habitar em você, de modo que para ser feliz, é preciso submeter–se ao Meu Espírito e caminhos, sacrificando a sua prôpria natureza e maneira natural de agir, para agir segundo a Minha natureza.

58. Para isso, no entanto‚ você precisa ver que os Meus caminhos säo melhores do que os seus; que é mais importante parar e ajudar a pessoa na estrada para Jericô do que passar de largo porque näo é do seu interesse. Você simplesmente tem que estar convencido, sem sombra de dúvida, de que quer ser como Eu. Se näo estiver convencido disso, vai voltar ao seu velho modo de ser por causa da sua natureza, ao conforto e comodismo. Mas se aceitar e verdadeiramente acreditar que Eu sou o caminho, a verdade e a vida, vai ver que sô serâ feliz se tornar–se o que quero fazer de você e se partilhar do Meu Espírito até que ele o transforme.

59. Eu sou a Vida. A sua vida na Terra é apenas uma neblina, mas a Minha Vida é eterna, de geraèäo a geraèäo por toda a eternidade. Eu sempre sou. Eu Sou Quem Sou. Se compreender isto e acreditar, vai querer modificar o seu estilo de vida para que Eu possa fazer o que desejo através de você, para que a Minha natureza possa habitar em você. Isso näo é natural, é sobrenatural. Mas você tem que estar disposto a renunciar ao que tem para ter a Mim. Preencherei cada lugar que você desocupar, e cada pedaèo do seu espírito ou coraèäo que der a Mim Eu habitarei, fazendo-o mais parecido Comigo.

60. Como é que se faz isso? É simples! Quando quiser fazer algo que lhe agrada, e vir que Eu quero que faèa outra coisa, ou talvez algo que agrade o seu irmäo ou outra pessoa, submeta-se e deixe-Me agir como quero. Se fizer isso, a Minha natureza se tornarâ parte de você e comeèarei a agir e viver em você. Esse é o Meu desejo — viver em você — mas você tem que Me deixar, e deixar que as Minhas maneiras vivam em você. Você é quem decide.

61. Näo se esqueèa que hâ um caminho que parece certo ao homem, mas você sô saberâ escolher o caminho certo com o Meu conselho, pois sou o caminho‚ a verdade e a vida, e aquele que segue pelo Meu caminho receberâ cem vezes mais nesta vida, e no mundo por vir a vida eterna. Aquele que näo se envergonhar de Mim e das Minhas maneiras, Eu honrarei quando vier perante Mim no mundo por vir, que näo estâ longe. E aquele que se sacrifica agora para agarrar-se àquilo que é mais importante — os Meus caminhos — serâ encaminhado à vida que nunca morrerâ nem serâ destruída‚ mas que durarâ toda a eternidade.

62. É muito mais sâbio plantar os pés naquele caminho agora‚ pois os que acreditam mesmo näo vendo seräo mais bem-aventurados. Quando chegar ao Céu‚ serâ fâcil trilhar este caminho, pois serâ ôbvio que é assim que terâ vida, felicidade, paz, contentamento e todos os frutos do Meu Espírito que é o que o faz feliz. Porém, agora, nesta vida na Terra‚ você sô vê por fé através de um espelho em enigma. É muito melhor comeèar a seguir esse caminho de mudanèa agora, pois se trilhar o mesmo caminho que Eu trilhei na Terra, estarâ se mostrando Meu amigo e por isso as suas recompensas seräo por toda a eternidade.

63. Aqueles que Me honrarem agora Eu honrarei perante o Meu Pai e os anjos do Céu, e eles se sentaräo no Meu trono Comigo. Quando comparecerem diante de Mim no Meu Lar, Eu o honrarei tanto quanto Me honrou na Terra, seguindo os Meus caminhos.

64. Entäo venha, junte-se a Mim agora no caminho da vida, da mudanèa e do sacrifício; cresèa e torne-se a pessoa e a morada do Meu Espírito que desejo que seja, para Eu poder habitar em você e podermos seguir esse rumo juntos. (Fim da mensagem de Jesus.)

Como superar a inércia!

65. (Ajudante espiritual fala:) A forèa motriz da mudanèa é simples: para mover um objeto, deve-se aplicar uma forèa maior do que aquela que o mantém parado. A inércia precisa ser superada por uma forèa maior, senäo, o corpo continua parado, e o corpo em movimento continua na mesma direèäo.

66. Entäo, o que fazer se acha que estâ parado, avanèando devagar ou näo mudando tanto quanto o Senhor quer?

67. Você tem que encontrar aquela forèa que irâ empurrâ-lo, impulsionâ-lo, motivâ–lo e alterar o seu progresso. Muitas coisas faräo isso. Seguem-se algumas. O Senhor pode lhe dar conselho mais personalizado se você Lhe perguntar:

  1. Encontre pessoas que estäo seguindo na direèäo em que quer seguir e fique na companhia delas. Fique com elas e elas o ajudaräo a chegar aonde quer ir. Em outras palavras‚ escolha os seus amigos e colegas, discutam e decidam juntos como fazer essa mudanèa. Isso o motivarâ e lhe darâ apoio na direèäo certa. Essas discussöes podem ser públicas, numa reuniäo da equipe de pastores ou, dependendo da mudanèa necessâria‚ podem fazer discussöes em particular, confidenciais.
  2. Depois, procure pontos e dicas específicos na Palavra para lhe mostrar como efetuar essa mudanèa. Estude a mudanèa em si ou encontre dicas sobre o aspecto específico no qual deseja mudar. Uma boa maneira é com uma chave bíblica. Por exemplo, se sabe que precisa de mais tempo na Palavra e acha que o Senhor quer que tenha esse tempo de manhä, procure a palavra “manhä” na concordãncia para ver o que a Bíblia diz sobre buscar o Senhor de manhä. Você pode fazer o mesmo com os índices das Cartas e publicaèöes, ou com o HomeARC. Procure Cartas sobre tomar tempo para ler a Palavra e em silêncio, sobre a importãncia disso e como obtê-lo. Procure dicas em testemunhos nas REFs. Pesquise o assunto na Palavra. Vai ser um motivador incrível e lhe darâ algo concreto no qual se basear.
  3. Peèa oraèäo em conjunto para essa mudanèa ocorrer. Aí você terâ todo o Céu — Deus, Jesus‚ os anjos e ajudantes espirituais — lutando para você mudar. E as pessoas na Terra com quem vive também saberäo e o ajudaräo e apoiaräo.
  4. Ore cada dia para essa mudanèa ocorrer na sua vida. Faèa uma lista de oraèäo dos aspectos em que deseja mudar e depois anote quando conseguir criar o hâbito.
  5. Agradeèa e louve o Senhor continuamente por o estar ajudando tanto a mudar. Reconheèa que Ele estâ ajudando e continue louvando–O, mesmo que você às vezes falhe e näo consiga.
  6. Quando näo agir segundo o que sabe que o Senhor quer que faèa, consulte-O imediatamente‚ peèa-Lhe perdäo e clame 1 Joäo 1:9, para o Senhor renovâ-lo sempre que confessar as suas faltas.
  7. Dependa do Senhor (no seu íntimo) e näo na sua prôpria forèa ou capacidade para mudar sozinho.
  8. E, por fim, continue confiando, acreditando e obedecendo‚ sabendo que se Ele o guiou a mudar, vai mudâ-lo. Clame versículos que väo aumentar a sua fé de que Deus pode transformâ-lo, como por exemplo: "Fiel é Aquele que o chamou e que também o farâ", e “é Deus que opera tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade”. E aquele no qual o Senhor diz: “Eu aperfeièoarei aquilo que te concerne”. Também tem aquele que diz: “Näo vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovaèäo do vosso entendimento, para que proveis qual seja a boa e perfeita vontade de Deus”. Outro bom versículo é: "Se alguém estâ em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas jâ passaram, eis que tudo se fez novo".

68. Lembre-se que o Senhor pode renovâ-lo constantemente. Näo acontece sô uma vez quando você é salvo. Ele continua refazendo, adaptando e transformando-o para que esteja sempre atualizado com novos componentes, novas peèas e inovaèöes. E Ele sabe que elas väo funcionar! Estâ continuamente trabalhando na Sua criaèäo — você — para que continue sendo a melhor ferramenta possível. Você sô tem que se apresentar a Ele e dizer: “Aqui estou, Senhor! Mude-me!” e Ele serâ fiel. Simplesmente deixe-O fazer o que Ele quer e näo discuta, porque Ele sabe o que é melhor e farâ‚ tanto quanto você Lhe permitir.

Eu amo vocês! Tchau por agora.

Com amor

Um ser espiritual no Céu que estâ constantemente sendo mudado e recarregado para o aperfeièoamento do Reino Celestial de Deus. (Fim da mensagem.)

69. (Mamäe:) Obrigada, maravilhoso Marido, por nos encorajar tanto mostrando que é possível — e näo sô é possível mas Você estâ prometendo fazer tudo o que pode para nos ajudar. Nôs sô temos que fazer a nossa parte, que näo é fâcil, mas com certeza é mais fâcil do que tentarmos mudar sozinhos, que é impossível!

Entregue–Lhe a sua vontade e confie nEle!

70. Para finalizar, segue-se mais encorajamento e umas dicas específicas sobre o que é preciso para haver uma transformaèäo.

71. Senhor, nôs oramos dizendo que precisamos de todo o encorajamento que Você puder dar sobre como é possível mudar, näo importa a nossa idade ou quanto tempo estivemos naquela condièäo. Você disse que é possível mudar mesmo que alguém estivesse muito preso às suas maneiras. Mas precisamos saber o seguinte:

72. Qual é a nossa parte? O que precisamos fazer ou que atitude temos que ter para obter a mudanèa de Você ou para näo a perdermos?

73. Temos que saber que Você quer que mudemos. Temos que estar convencidos de que precisamos mudar e dispostos a fazer o que for preciso para mudar. Mas Você poderia por favor explicar um pouco mais esse e quaisquer outros pontos que encorajariam a nossa fé de que é possível mudar e que nos mostrariam como mudar e como näo recair na velha rotina ou hâbitos?

74. (Jesus fala:) Eu fiz com que a mudanèa fosse difícil para a natureza humana, porque isso o deixa mais fervoroso, e quando estâ assim, é mais fâcil mudar, porque estâ mais aberto a Mim e ao Meu Espírito

75. O segredo para conseguir mudar é ter fé. Se puder confiar em Mim de que sei o que estou fazendo e que tudo vai dar certo; se puder acreditar quando Eu disser que as coisas väo melhorar e ter fé suficiente para obedecer o que digo, mudarâ como Eu quero que mude. Mas se houver resistência porque você acha que sabe mais ou näo concorda plenamente com uma certa mudanèa ou näo tem fé para seguir a Minha orientaèäo, entäo você claramente näo conseguirâ mudar.

76. Sô Eu posso mudâ-lo, mas sô se você Me entregar a sua vontade. Nesse negôcio você recebe tanto quanto dâ. Felizmente para você, na verdade recebe uns 80% e dâ uns 20%, porque o esforèo que despende para submeter–se e concordar com a mudanèa é muito menor do que a energia milagrosa que uso para ajudâ-lo a mudar. Mas para Mim isso näo é um problema, porque afinal, sou onipotente, o Deus de tudo. Entäo você pode deixar todo o trabalho duro por Minha conta. Mas, por mais poderoso que Eu seja‚ näo posso fazer tudo sem a sua ajuda‚ sem você assinar e decidir que quer fazer o que lhe é pedido.

77. Quando näo entende porque precisa mudar ou por que uma mudanèa específica é a certa, aí entra o fator confianèa. Mas Eu também näo espero que aceite tudo cegamente e por fé. Estou mais do que disposto a lhe explicar e ajudar a entender porque peèo uma certa coisa. Você sô tem que ter fé para receber tais mensagens de Mim, e depois aceitâ-las, decidir acreditar nelas e agir segundo o que lhe mostrei. Se der esses passos e lutar para mudar, pode confiar que Eu o recompensarei. Farei isso ajudando-o a entender por que precisa mudar, bem como dando-lhe a graèa para tomar esse passo. Posso também facilitar a mudanèa, e isso é um efeito colateral natural quando confia plenamente em Mim. Você pode até chegar a desfrutar da transformaèäo! (Fim da mensagem de Jesus.)

Copyright © 2001 por A Família

(fim de arquivo)